Ver Versão Completa : Embreagem Hilux SW4 - Chiando
Amigos,
Troquei a embreagem (completa) da minha HIlux SW4 98 3.0 TD com peças originais e agora com 5.000 km de uso ela começou a emitir um tipo de chiado quando o veiculo é ligado, frio, em marcha lenta e sem que a embreagem seja acionada.
Na medida que o carro vai esquentando esse barulho diminui.
Também é possível eliminar o barulho acionando o pedal de embreagem cerca de uns 5 mm, ou seja, quando a folga inicial de acionamento é eliminada.
Como que eu devo fazer para eliminar esse barulho?
Se eu regular a haste de acionamento do pedal de embreagem (que fica logo abaixo do painel de instrumentos, entre o pedal de acionamento da embreagem e o cilindro mestre da embreagem hidráulica) o barulho com certeza irá desaparecer, porém a veículo poderá ficar usando a embreagem todo o tempo e a durabilidade será drasticamente comprometida.
Alguém sabe qual é o procedimento correto para regular esta haste de acionamento da embreagem?
Todas dicas e sugestões serão bem recebidas.
Muito obrigado,
Rubens
Rubens,
Sua pergunta já tem mais de 6 meses e provavelmente vc já resolveu o problema, mas resolvi postar a título de colaboração para os nossos outros amigos toyoteiros que possam ter o mesmo problema.
Vamos lá...
A minha SW4 tava chiando a embreagem tb ( os mesmos sintomas) e o pessoal da Toyomec (excelente oficina com ótimo atendimento) me explicou o seguinte: O colar de embreagem possui uma borrachinha onde o garfo aciona o dito cujo. Quando essa borrachinha gasta, o atrito do metal com metal causa o tal chiado. Eles resolveram o problema na minha SW4, simplesmente utilizando um spray de GRAXA BRANCA através da abertura da caixa seca, por onde entra a haste que aciona o garfo e, o mais importante, colocaram a coifa original que fecha a dita abertura... Tava faltando ela no meu carro e poderia entrar poeira, barro, água, etc. espero ter ajudado.
Fiz o mesmo procedimento na Toyomec, mas voltou a apresentar o chiado uns 2 meses depois. Segundo eles, é problema crônico.
Alguém sabe de alguma solução definitiva ?
Abraços.
Renatopami
30/03/2008, 11:44
Curioso.....:pensativo:
Escutei este barulho pela primeira vez no meu carro(hilux CD 3.0 TD) ontem,realmente com o carro frio faz um chiado,é só pisar na embreagem que o chiado some:parede:
Mas pelo o que vcs estão falando,isso não traz nenhum problema,correto?
ABRAÇOS!!!
Renato,
Para o carro não, mas causa sérios problemas aos nervos... Detesto rumorosidade no carro e tento me livrar dos ruídos indesejáveis sempre que é possível. Tomara que apareça alguém com uma solução definitiva...
Renato,
Consultando alguns mecânicos inclusive da Toyota, fui informado que este chiado é proveniente do contato do rolamento com o gardo do câmbio.
Disseram que é só lubrificar (entre o rolamento e o garfo - sentido oposto ao plato) que o barulho desaparece. Eu tentei lubrificar e não consegui devido ao espaço.
Um outro mecânico disse que este "problema" está dentro do rolamento da embreagem. Quando o veículo está frio, o plato fica deslisando na blindagem deste rolamento, que por estar frio não acompanha a rotação do motor gerando o barulho. É só pisar na embreagem que o barulho desaparece e quando solta ainda com o carro frio o barulho aparece novamente.
Uma solução dada por ele foi na desmontagem da blindagem do rolamento da embreagem para que a graxa possa ser trocada por uma utilizada em homocinética (molibdénio).
Eu ainda não tive tempo para resolver.
Se alguem tiver outras idéias, favor avisar!
Abraços,
Rubens
Obrigado pela resposta. O problema ainda continua!
Você sabe qual ponto que foi lubrificado?
Dúvidas: Entre o plato e o rolamento ou entre o rolamento e o garfo de acionamento da embreagem.
Grato,
Rubens
Rubens, foi lubrificado entre o rolamento (colar) e o garfo de acionamento. Através do orifício quadrado onde tem uma coifa sanfonada, o mecânico utilizou um spray de graxa branca.
Vou tentar lubrificar novamente (eu mesmo) para ver se o problema some.
Você sabe qual foi a quantidade de graxa que ele utilizou?
Será que não há possibilidades de danificar os discos da embreagem pelo excesso de graxa?
Abraços,
Rubens
Eduardo Aguiar
01/04/2008, 14:40
Eu uso aquele spray de lubrificação comum (aqueles anti-ferrugem usados para lubrificar até parte elétrica) e resolve temporariamente. Eu gostaria de saber qual é a especificação dessa graxa branca spray. Gostaria de tentar usá-la, pois quando o barulho volta é um pé no saco!
A minha também é sw4 1998 3.0 tD. Parece então que o problema é crônico!!!.
O spray que uso é o mesmo que os mecânicos da toyota usaram para resolver meu problema. Eles disseram que se continuasse o barulho, seria necessário trocar o garfo.
Até agora o spray tá resolvendo, embora que mensalmente!
abraços.
Eduardo,
Eu também estou procurando por esta graxa branca.
Hoje eu fui até uma revenda de peças mecânicas aqui na região sul de São Paulo e encontrei a marca HP(Graxa Branca), conforme foto ilustrativa anexa. Esta graxa é utilizada para lubrificar correntes de motos também.
Será que é esta graxa que está sendo utilizada?
Alguém poderia nos ajudar na identificação/confirmação da marca da graxa que está sendo usada para minimizar este "sofrimento".
Grato,
Rubens
Rubens,
Não posso afirmar que foi essa marca a utilizada no meu carro, mas com certeza é o mesmo produto, ou seja, graxa branca em spray.
Eduardo Aguiar
03/04/2008, 10:46
Rubens,
Obrigado pela informação! Vou procurar aqui em São Carlos.
Um abraço.
Pessoal,
Hoje, menos de um mês depois da lubrificação com graxa branca, o chiado voltou. :(
Pelo visto é um problema de muitos proprietários de SW4... Será que tem solução?
Eduardo Aguiar
06/04/2008, 11:30
Será que trocando o tal do GARFO resolve? Alguém sabe quanto custa?
Ainda não comprei a graxa, mas vou tentar!
Dpab,
Obrigado pelo informação!
Eu ainda não tenho a solução. Vamos ficar em contato para que possamos solucionar este problema!
Grato,
Rubens
Rubens e demais,
Ontem tava chovendo pra cacete aqui no Rio de Janeiro e quando cheguei em casa, tava fazendo o chiado e relatei aqui. Mas hoje, quando liguei o carro pela manhã o chiado havia sumido outra vez e assim permaneceu durante todo o dia. Vou continuar observando e posto aqui se o chiado voltar outra vez. Abração, Delfim.
Eduardo,
Eu também tenho essa dúvida.
Porém tudo indica que o problema está entre o garfo (colar) e o rolamento.
Estou pensando engraxar com a graxa de molibdenio (mesma graxa usada em homocinética).
Procurei esta graxa em spray e não encontrei.
Vamos ficar em contato!
Abraços,
Rubens
Estou nessa há um tempão... tiram o chiado na revisão, passo 600Km tranquilos e os outros 4.400Km azucrinado.
No meu caso chia quando frio ou quando em temperatura normal de operação, tanto faz.
Acho que já virou neura, porque nem a mulher, nem as crianças, nem os amigos, ninguém mais ouve.
Só EU.
Ou já parou e eu é que não sei ou estão sendo complacentes comigo. :mrgreen:
Pedro,
Me solidarizo com o seu tormento, realmente dá nos nervos esse chiado. Aqui em casa só eu ouço tb, acho que as mulheres e as crianças pensam que é normal e nem ligam, pq pra eles o importante é o carro levá-los ao shopping, tanto faz se tem esse ou aquele barulho... kkkkkkkk.
Um abração, Delfim.
Pedro,
Concordo com você, este barulho somente quem conhece o carro é capaz de escutar.
Estamos tentando achar uma solução, mas ainda não encontramos.
Abraços,
Rubens
Eduardo Aguiar
21/04/2008, 21:20
Aos especialistas de plantão,
A embreagem da minha sw4 continua chiando, e está num ponto em que a lubrificação não está mais resolvendo.
Será que eu tenho que efetuar a troca do garfo?
Quanto custa essa peça?
Ou será que o problema pode ser em outra peça?
Gostaria de uma ajuda, e peço para o pessoal mais experiente que me dê uma luz na solução desse problema que afeta principalmente o nervo do proprietário (barulho chato!!!!)
um abraço, e obrigado!
Rapaz que azar. Achei que tinha achado o tópico e a solução
A minha está fazendo um barulho, mas é quando debreamos . Parece como se fosse o turbo soprando. Mas por enquanto só eu escuto.
Regis
E o mistério continua.... :parede::parede::parede:
Ninguém chega aqui com uma notícia boa, dizendo que descobriu a pólvora... KKKKKK...
Acho que dei sorte (toc, toc, toc), pois a minha não faz o famigerado chiado há bastante tempo... Abração, Delfim.
Engels Kbça
21/04/2009, 18:54
A minha também tem esse chiado, mas já me acostumei com ele,:parede: com os vidros fechados nem noto mais, acho que esse chiado é original Toyota, das SW :mrgreen::mrgreen:
SÉRGIO HOLANDA
21/04/2009, 19:32
Fala meu amigo!!!!!
Pessoal,
Eu tive duas SW4, uma 1998 (rodei 220mil km) e uma 2001 EFI (320 mil km) e o único chiado que tinha era no pedal da embreagem quando acionava, (inheq, inheq...) ai era só lubrificar dentro da coifa do acionador da embreagem e priu, depois de rodar em lama e areial pesado ou água voltava, ou depois de alguns milhares de km...agora isso só apresentava depois dos 100 mil km, antes nenhuma delas fazia isso...a do meu pai está com 248mil km e tem isso também, de vez enquando lubrifico e priu...ou então a cada 100mil km trocar uma buchazinha de teflon no pedal da embreagem, troquei nas minhas e na do meu pai também...custava a última vez que troquei R$ 10,00 a peça...é um saco pra trocar...no mais as minhas nunca troquei a embreagem e a do meu pai também ainda é a original.
Abrs,
Sérjão
A minha também tem esse chiado, mas já me acostumei com ele,:parede: com os vidros fechados nem noto mais, acho que esse chiado é original Toyota, das SW :mrgreen::mrgreen:
Engels Kbça
24/04/2009, 12:47
Fala meu amigo!!!!!
Pessoal,
Eu tive duas SW4, uma 1998 (rodei 220mil km) e uma 2001 EFI (320 mil km) e o único chiado que tinha era no pedal da embreagem quando acionava, (inheq, inheq...) ai era só lubrificar dentro da coifa do acionador da embreagem e priu, depois de rodar em lama e areial pesado ou água voltava, ou depois de alguns milhares de km...agora isso só apresentava depois dos 100 mil km, antes nenhuma delas fazia isso...a do meu pai está com 248mil km e tem isso também, de vez enquando lubrifico e priu...ou então a cada 100mil km trocar uma buchazinha de teflon no pedal da embreagem, troquei nas minhas e na do meu pai também...custava a última vez que troquei R$ 10,00 a peça...é um saco pra trocar...no mais as minhas nunca troquei a embreagem e a do meu pai também ainda é a original.
Abrs,
Sérjão
Fala Serjão:concordo:
:dance:Amanhã vou trocar óleo e filtro, vou aproveitar o elevador e vou dar uma olhada por baixo e lubrificar.
:parede: Agora que terminei a montagem do motor 14B, da Band do mano, vou ter mais tempo aqui no forum.
SÉRGIO HOLANDA
24/04/2009, 17:31
E se preparar com a 14B pra Transamazônica 20101...
:dance::dance::dance::dance:
Fala Serjão:concordo:
:dance:Amanhã vou trocar óleo e filtro, vou aproveitar o elevador e vou dar uma olhada por baixo e lubrificar.
:parede: Agora que terminei a montagem do motor 14B, da Band do mano, vou ter mais tempo aqui no forum.
Olá Pessoal,
Eu tambem tenho este problema , mas não tem outra solução, é de seis em seis meses lubrificar com SPRAY , a area lubrificada é em um ponto de apoio do garfo num pino da ponta esferica que encaixa no garfo, com o movimento do garfo nesta area esferica que causa o atrito, afaste a coifa de borracha de proteção ,que dar para visualizar este contato
Sei não. Acho que temos dois ou mais barulhos .
Um é o que a maioria e o Sérjão postaram – este como já eduquei o meu ouvido na D20 – não o noto. Notei-o agora recente porque fui na viatura debrear com a maquina parada . O que eu refiro só notamos quando debreamos andando ou seja nas trocas de marchas e usualmente acima de 2000 giros. E agora outros Tb notam ( ou fingem notar para me agradar ).... Como é que funciona o atuador hidráulico ?
Regis
Concordo com vc... Acho que estamos tratando de dois barulhos distintos.
No meu caso, o chiado que fazia com a viatura parada cesou após algumas lubrificações no local citado pelo Sinval, ou seja, onde o garfo atua junto ao rolamento (colar) da embreagem...
Do outro barulho eu não consigo me livrar, é um "nheeeeecccc" que acontece justamente como vc citou, só nas trocas de marchas e com a viatura em movimento. O curioso é que esse barulho não acontece quando piso no pedal de embreagem com a viatura parada. Um abraço, Delfim.
Engels Kbça
26/04/2009, 20:03
E se preparar com a 14B pra Transamazônica 20101...
:dance::dance::dance::dance:
:dance::parede::parede:Mandei seu site pra ele ver.....o bicho endoidou quando viu, já me escalou como zequinha..:parede::parede:
SÉRGIO HOLANDA
26/04/2009, 20:58
:concordo::concordo::concordo:
Então tá tudo combinado!!!
Vocês já estão na programação de 2010...
Abraços amigão...
Sérjão
:dance::parede::parede:Mandei seu site pra ele ver.....o bicho endoidou quando viu, já me escalou como zequinha..:parede::parede:
giba1700
10/05/2009, 21:19
Amigos,
Realmente este é um problema crônico em alguns modelos de veículos com embreagem hidráulica. O tópico foi postado há muito tempo, mas o problema com certeza ainda existe em muito veículos, portanto penso que minha experiência pode ser útil. Depois de muito tempo lubrificando o garfo/colar consegui achar um maneira de acabar com aquele chiado chato na embreagem. Confeccionei uma espécie de "luva" na extremidade externa do garfo da minha SW 3.0, com uma orelhinha e um orifício por onde engatei uma mola de uns 25 mm de diametro externo por uns 180 mm de comprimento com arame em torno de 1,6 mm de diametro. Fixei atravez de arame a outra extremidade da mola sentido frente do veículo, em algum suporte do motor.
Desta forma o garfo fica com pressão menor aplicada no colar minizando o risco de ruído. Esta mola aciona a partir de uns 0,3 kgf , + ou -, não pode ser muito forte pois além do pedal da embreagem ficar mais pesado pode ocorrer o não "carregamento" do atuador (pistão) hidráulico, ou seja, o pedal da embreagem fica sem ação.
Já rodei cerca de 20 mkm neste último ano e o ruído, quando aparece, é quase despercebido e logo para.
Sds Giba
SW4 2000
SW4 2007
Willys 1951
Giba,
Se você puder postar as fotos do seu projeto e da instalação, com certeza irá ajudar muitas pessoas.
Abraços,
Rubens
Engels Kbça
11/05/2009, 18:43
Giba,
Se você puder postar as fotos do seu projeto e da instalação, com certeza irá ajudar muitas pessoas.
Abraços,
Rubens
Isso:concordo::concordo: coloca as fotos:pipoca:
delfim
experimente em neutro subir a rotação para 2000 ou mais e debrear.
posta depois para sabermos se tb faz o barulho. meu barulho tá aumentando e eu estou quase abrindo .
regis
giba1700
19/05/2009, 19:44
Giba,
Se você puder postar as fotos do seu projeto e da instalação, com certeza irá ajudar muitas pessoas.
Abraços,
Rubens
Ok Rubens, vou providenciar
[] Giba
marceloblu
29/03/2010, 13:06
ola... galera..
alguem poderia postar uma foto do local :evil::evil: para colocar este spray de graxa
a minha sw4 97 esta começando com este barulho chato...
valeww:-D
Olá pessoal,
Como vcs, sofria dos mesmos 2 barulhos standart das SW4: o nhec-nhec quando piso no pedal e o outro já tanto mencionado aqui neste tópico. Consegui resolver os 2 barulhos numa tacada só: quando entro na viatura, a primeira coisa que faço é ligar o som, depois é só ligar a viatura e partir pro abraço. Não ouço estes 2 barulhos faz tempo....
Brincadeiras a parte, parece que se a sua viatura apresenta esses 2 barulhos, é sinal que o sistema de embragem está funcionando NORMALMENTE!
Aproveitem a sua excelente Toyota!
marceloblu
28/05/2010, 12:45
ola... galera..
alguem poderia postar uma foto do local :evil::evil: para colocar este spray de graxa
a minha sw4 97 esta começando com este barulho chato...
valeww:-D
ok...não precisa ser foto...mais onde fica este bendito local...:pensativo::pensativo::parede:
valeww
Amigo,
O local é o colar que tem no mecanismo do rolamento de embreagem. O ideal é você usar uma graxa para alta temperatura para evitar que escorra para os discos e com isso causar problema na embreagem patinando.
O local é pelo lado do cambio perto do atuador hidraulico da embreagem. Tem um guarda pó da embreagem que você facilmente retira e é por ali que você poderá lubrificar.
Novamente: tome cuidado com a quantidade e tipo de graxa que você vai usar para evitar problemas futuros.
Espero ter ajudado.
Abs,
Rubens
Gostei da idéia do som, eheheheh.
Brincadeira a parte, SW4 é igual caminhão pequeno. Não pode se pretender silencio total. Ainda mais diesel com aquelas vibrações todas após dez anos ou mais de vida. Se pode pretender que funcione - sempre.
Barulhos de vez em quando aparecem...e as vezes somem sozinhos...
O barulho ao pisar é fácil de resolver, é só engraxar o acionador da embreagem. (É um barulho até gostoso, lembra a sopro do ar dos caminhões quando trocam de marcha, mas é um parece tudo pessoal meu que sou filho de motorista de caminhão).
O barulho que aparece somente com o pedal da embreagem solto, normalmente indica gasto do rolamento em todos os carros. Aí não tem regulagem, é só trocar mesmo.
Ao engraxar o componente, a folga é preenchida pela graxa por um tempo, depois disso tudo volta a se manifestar.
Quebrar não deveria, mas quero lembrar que não é usual que uma embreagem dure 200.000km em outros carros.
Deste ponto de vista o preço de uma engraxada de vez em quando não me parece salgado...
rapidius
10/03/2011, 09:58
Bom dia a todos
Troquei a embreagem (disco, platô e colar) há 2 meses e estou com este chiado.
O barulho é ouvido quando o pedal não está acionado. O barulho aumenta conforme o giro do motor. Andando com o vidro aberto o barulho está incomodando bastante.
O mecânico lubrificou o rolamento com spray, durou uma semana sem barulho. Agora voltou com força, parece que mais alto do que estava.
As peças que coloquei são originais. Vi em outro tópico aqui no forum que o problema pode ser apresentado quando no momento de colocar a embreagem algo é forçado.
Alguém com alguma idéia?
JPPONTES SW4 4040
10/03/2011, 13:49
Amigos,
A poucos dias comprei minha SW4 3.0 TD...Estou Super satisfeito, porém percebi este "Chiado" ao pisar e também escuto só que bem mais forte é um tec tec tec tec tec tec.....Quando fica no neutro...ao pisar na embreagem some e continua o Som do motor normal...Levei num mecânico( Kildare da DKautos..Trabalhou vários anos na NewLand Toyota autorizada aqui na região)
Ele disse q eu deveria trocar o " KIT"... Ou se não me incomodasse com o barulho dava pra aguentar....
Fiz uma passeio rápido na praia e como era um trecho pequeno não esvaziei os pneus e coloquei só em H4...Senti a embreagem feder....
Ainda não orçei o KIT.. Sabem quanto custa em média??
Encontro na internet??
Só Serve Original???
Agradeço a ajuda!!
Bom dia a todos
Troquei a embreagem (disco, platô e colar) há 2 meses e estou com este chiado.
Amigo o problema que causa este chiado e a folga entre o colar e o rolamento. Na medida que o carro esquenta existe a dilatação do material que acaba momentaneamente com esse barulho. O barulho é atenuado ao acionar levemente o pedal da embreagem.
Para resolver o barulho, deverá ser trocado o colar, o rolamento e também engraxar o eixo piloto.
Uma alternativa que poderá ter uma durabilidade bem maior do que jogar um spray tipo WD40, está na lubrificação do eixo piloto com graxa de cobre, que foi desenvolvida para temperatura de até 1100 C. Com graxa deste tipo o risco de contaminar o plato, disco e volante é bem menor comparada a graxa comum.
O grande problema é ter acesso ao eixo piloto.
Abs,
Rubens
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 20:29
Alguns modelos de Kits, mesmo originais, apresentam uma acomodação irregular, na verdade achamos que seria o problema na urna mesmo e com isso muitas apresentam esse som... quando sujas mais ainda.
Abrs,
Bom dia a todos
Troquei a embreagem (disco, platô e colar) há 2 meses e estou com este chiado.
O barulho é ouvido quando o pedal não está acionado. O barulho aumenta conforme o giro do motor. Andando com o vidro aberto o barulho está incomodando bastante.
O mecânico lubrificou o rolamento com spray, durou uma semana sem barulho. Agora voltou com força, parece que mais alto do que estava.
As peças que coloquei são originais. Vi em outro tópico aqui no forum que o problema pode ser apresentado quando no momento de colocar a embreagem algo é forçado.
Alguém com alguma idéia?
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 20:30
Só utilize o kit original, custa em média R$ 2.000,00 fora a MO.
Abrs...
Amigos,
A poucos dias comprei minha SW4 3.0 TD...Estou Super satisfeito, porém percebi este "Chiado" ao pisar e também escuto só que bem mais forte é um tec tec tec tec tec tec.....Quando fica no neutro...ao pisar na embreagem some e continua o Som do motor normal...Levei num mecânico( Kildare da DKautos..Trabalhou vários anos na NewLand Toyota autorizada aqui na região)
Ele disse q eu deveria trocar o " KIT"... Ou se não me incomodasse com o barulho dava pra aguentar....
Fiz uma passeio rápido na praia e como era um trecho pequeno não esvaziei os pneus e coloquei só em H4...Senti a embreagem feder....
Ainda não orçei o KIT.. Sabem quanto custa em média??
Encontro na internet??
Só Serve Original???
Agradeço a ajuda!!
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 20:32
rub, modelos com kit zerado apresentam esse barulho também...
quanto ao som produzido pela lubrificação do eixo piloto isso se dá principalmente em veículos que sujam muito, como o meu que faz trilha, ai sua dica é ótima... fiz isso a dois meses na minha.
abrs...
Amigo o problema que causa este chiado e a folga entre o colar e o rolamento. Na medida que o carro esquenta existe a dilatação do material que acaba momentaneamente com esse barulho. O barulho é atenuado ao acionar levemente o pedal da embreagem.
Para resolver o barulho, deverá ser trocado o colar, o rolamento e também engraxar o eixo piloto.
Uma alternativa que poderá ter uma durabilidade bem maior do que jogar um spray tipo WD40, está na lubrificação do eixo piloto com graxa de cobre, que foi desenvolvida para temperatura de até 1100 C. Com graxa deste tipo o risco de contaminar o plato, disco e volante é bem menor comparada a graxa comum.
O grande problema é ter acesso ao eixo piloto.
Abs,
Rubens
rub, modelos com kit zerado apresentam esse barulho também...
quanto ao som produzido pela lubrificação do eixo piloto isso se dá principalmente em veículos que sujam muito, como o meu que faz trilha, ai sua dica é ótima... fiz isso a dois meses na minha.
abrs...
Sérgio, concordo com você!
Por isso o melhor é comprar por kit original, mesmo pagando R$ 2.000,00.
Como que você faz para ter acesso ao eixo piloto?
Na minha eu tiro o guarda pó que fica no garfo da embreagem e faço a lubrificação, porém não é muito prático e nem sempre consigo fazer a correta lubrificação.
Abs,
Rubens
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 21:02
Rubens...
Faço dessa mesma forma que você, mas revisando para a Transamazônica eu troquei o retentor do volante e ai limpei geral e depois graxa aeronáutica de alta resistência. Mas normalmente faço desse jeito, meto a mangueira pra lavar e depois lubrifico com WD-40, pode meter sem medo. Fora isso só retirando a urna... ai é um trabalhão!!!
Quanto ao kit, para esse motor 3.0TD somente o original, se colocar paralelo não dura nada, além de ficar com a embreagem ruim.
Abração
Sérjão
Sérgio, concordo com você!
Por isso o melhor é comprar por kit original, mesmo pagando R$ 2.000,00.
Como que você faz para ter acesso ao eixo piloto?
Na minha eu tiro o guarda pó que fica no garfo da embreagem e faço a lubrificação, porém não é muito prático e nem sempre consigo fazer a correta lubrificação.
Abs,
Rubens
JPPONTES SW4 4040
10/03/2011, 21:04
Só utilize o kit original, custa em média R$ 2.000,00 fora a MO.
Abrs...
Olá Sergio,
Desculpa pela minha ignorância...:parede:
Com esses sintomas que falei...fora o barulho e sentir o pedal duro e aquela tremidinha ao arrancar de 1ª....:pensativo:.
Oque me preocupou foi a questão da embreagem "feder:putz:"
Isso é uma característica de que a peça está realmente precisando ser trocada??:?:
Obrigado pelas dicas e não em canso de ver seu blog e vídeos no YouTube...Parabéns..!!:palmas::concordo:
Um dia irei numa expedição desta envergadura...:cool:
Abração..
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 21:36
Fala JP...
Que isso, ninguém nasce sabendo! Vamos simbora...
Tremida na arrancada - Colar da embreagem
Quanto a feder, não quer dizer que esteja ruim, mas certamente que fora utilizada de forma errada. Na areia pesada ande sempre com reduzida... quantos Kms tem sua SW4?
Valeuzzz pelo elogio... queria ter mais tempo para me dedicar ao blog e afins, mas quem sabe um dia passo a viver disse... rsrsrs... seria bom de mais!!!
Abração!
Sérjão
Olá Sergio,
Desculpa pela minha ignorância...:parede:
Com esses sintomas que falei...fora o barulho e sentir o pedal duro e aquela tremidinha ao arrancar de 1ª....:pensativo:.
Oque me preocupou foi a questão da embreagem "feder:putz:"
Isso é uma característica de que a peça está realmente precisando ser trocada??:?:
Obrigado pelas dicas e não em canso de ver seu blog e vídeos no YouTube...Parabéns..!!:palmas::concordo:
Um dia irei numa expedição desta envergadura...:cool:
Abração..
Ola pessoal,
Na minha SW99 com uns 200 e poucos mil km, já faz tempo que estou convivendo com este barulho, cheguei a levar num mecanico pra trocar o rolamento, o carro voltou e continuou o memso barulho, cheguei a pensar que o mec. era picareta e nao tinh atrocado nada !.. depois disso resolvi nem mecher até precisar trocar toda a embreagem, o que está para acontecer (faz tempo dando a tremidinha em 1ª)
Entao pergunto, se eu colocar o kit original este barulho pode ou vai continuar ?
O que devo fazer quando trocar o kit para evitar que o barulho volte ?
Agradeço muito por qqr informação.
Abs.
JPPONTES SW4 4040
10/03/2011, 21:47
Fala JP...
Que isso, ninguém nasce sabendo! Vamos simbora...
Tremida na arrancada - Colar da embreagem
Quanto a feder, não quer dizer que esteja ruim, mas certamente que fora utilizada de forma errada. Na areia pesada ande sempre com reduzida... quantos Kms tem sua SW4?
Valeuzzz pelo elogio... queria ter mais tempo para me dedicar ao blog e afins, mas quem sabe um dia passo a viver disse... rsrsrs... seria bom de mais!!!
Abração!
Sérjão
:lol:Rsrss..Pois é Serjão..Se a gente pudesse viver somente fazendo oque ama..MAS...rsrsrs8-)
Cara ela tá com 230.000KM:pensativo:
Venho de um Honda civic e estou Mega-Hiper-Satisfeito com minha SW4 :concordo:
Passei até por um aperreio aqui com uma árvore que caiu em cima e a viatura aguentou o tranco(fotos no álbum):parede:
Quero ir devagar com o lance da areia, massa esse conselho de usar somente a reduzida na areia fofa.. e na estrada de terra ideal para não forçar a embreagem é usar h4???
Valeu pelas dicas!!
Muito Obrigado..
Abraço.
JP
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 21:49
Como já relatado antes, alguns desses barulhos são crônicos, mas outros podemos amenizar com a lubrificação.
Quanto a tremidinha, se for um kit bem rodado pode ser o colar, se for novo pode até ser regulagem mesmo.
Abs,
Sérjão
Ola pessoal,
Na minha SW99 com uns 200 e poucos mil km, já faz tempo que estou convivendo com este barulho, cheguei a levar num mecanico pra trocar o rolamento, o carro voltou e continuou o memso barulho, cheguei a pensar que o mec. era picareta e nao tinh atrocado nada !.. depois disso resolvi nem mecher até precisar trocar toda a embreagem, o que está para acontecer (faz tempo dando a tremidinha em 1ª)
Entao pergunto, se eu colocar o kit original este barulho pode ou vai continuar ?
O que devo fazer quando trocar o kit para evitar que o barulho volte ?
Agradeço muito por qqr informação.
Abs.
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 21:58
É com esse KM você já deve ir pensando em trocar o kit, vá se programando. Outras coisas que deverão aparecer com esse KM são:
- Conjunto da direção, ou seja, ovalização da mesma e com isso reparo, fica em torno de R$ 1.000,00, verifique sempre o nível do fluído de direção, quando começar a baixar está na hora de fazer o reparo da direção.
- Condensador do ar condicionado vai pro beleu nessa média de KM. Não se preocupe, o do Palio EX de dula tubulação serve, e custa menos de R$ 350,00, enquanto o original vai pra casa dos 1.500,00... mas o do Palio pega certinho... hehehe... todas as minhas Toyotas entre 200 e 250 mil troquei.
Na estrada de terra ande 4x4 somente se quiser correr e ter mais aderência, se não vai de 4x2 mesmo... na areia mais firme ande de 4x4Hi, quando notar que o carro está começando a morrer, e reduzindo muito as marchas use a reduzida.
Pode ir perguntando!
Abrs,
sérjão
:lol:Rsrss..Pois é Serjão..Se a gente pudesse viver somente fazendo oque ama..MAS...rsrsrs8-)
Cara ela tá com 230.000KM:pensativo:
Venho de um Honda civic e estou Mega-Hiper-Satisfeito com minha SW4 :concordo:
Passei até por um aperreio aqui com uma árvore que caiu em cima e a viatura aguentou o tranco(fotos no álbum):parede:
Quero ir devagar com o lance da areia, massa esse conselho de usar somente a reduzida na areia fofa.. e na estrada de terra ideal para não forçar a embreagem é usar h4???
Valeu pelas dicas!!
Muito Obrigado..
Abraço.
JP
JPPONTES SW4 4040
10/03/2011, 22:08
É com esse KM você já deve ir pensando em trocar o kit, vá se programando. Outras coisas que deverão aparecer com esse KM são:
- Conjunto da direção, ou seja, ovalização da mesma e com isso reparo, fica em torno de R$ 1.000,00, verifique sempre o nível do fluído de direção, quando começar a baixar está na hora de fazer o reparo da direção.
- Condensador do ar condicionado vai pro beleu nessa média de KM. Não se preocupe, o do Palio EX de dula tubulação serve, e custa menos de R$ 350,00, enquanto o original vai pra casa dos 1.500,00... mas o do Palio pega certinho... hehehe... todas as minhas Toyotas entre 200 e 250 mil troquei.
Na estrada de terra ande 4x4 somente se quiser correr e ter mais aderência, se não vai de 4x2 mesmo... na areia mais firme ande de 4x4Hi, quando notar que o carro está começando a morrer, e reduzindo muito as marchas use a reduzida.
Pode ir perguntando!
Abrs,
sérjão
Pois é eu realmente já estou me programando:mrgreen: rsrsrrs..
Irei checar estes itens...:pensativo:
Qualquer maneira valeu pelas dicas..
Irei orçar o KIT aqui em Fortaleza na NewLand ...:sad:
e ver a M.O também...
Oque preciso de imediato é na parte da suspensão.. A direção está torta e quando fui alinhar verificou que precisa trocar as barras de direção, buchas inferiores do amortecedor e as mas não quero fugir do tema do tópico...rsrrss:mrgreen::oops:
A embreagem se torna mais importante neste caso????:pensativo:
Pode me deixar na mão se pifar de vez não é???:pensativo:
Abração!!
SÉRGIO HOLANDA
10/03/2011, 22:23
JP...
Suspensão é tão importante quanto a embreagem, que além de lhe deixar na rua pode acabar na hora em que você esteja fazendo uma ultrapassagem... e a suspensão pode dar problemas em um mesmo momento.
Abração!
Sérjão
Pois é eu realmente já estou me programando:mrgreen: rsrsrrs..
Irei checar estes itens...:pensativo:
Qualquer maneira valeu pelas dicas..
Irei orçar o KIT aqui em Fortaleza na NewLand ...:sad:
e ver a M.O também...
Oque preciso de imediato é na parte da suspensão.. A direção está torta e quando fui alinhar verificou que precisa trocar as barras de direção, buchas inferiores do amortecedor e as mas não quero fugir do tema do tópico...rsrrss:mrgreen::oops:
A embreagem se torna mais importante neste caso????:pensativo:
Pode me deixar na mão se pifar de vez não é???:pensativo:
Abração!!
Ola Sérgio,
Obrigado pelas dicas, já que as outras dicas servem para mim tbm, pois esta com kilometragem similar !
Obrigado a todos.
Abs.
JPPONTES SW4 4040
10/03/2011, 23:51
JP...
Suspensão é tão importante quanto a embreagem, que além de lhe deixar na rua pode acabar na hora em que você esteja fazendo uma ultrapassagem... e a suspensão pode dar problemas em um mesmo momento.
Abração!
Sérjão
Pô Serjão valeu mesmo.:concordo::palmas:.e olha vou lhe aperriar com minhas futuras dúvidas :dance:..rsrsrrs...
e la vai de novo..rsrsr qual o tópico do fórum que posso debater sobre os itens de suspensão específico de Toyota procurei e ainda não achei..:oops::putz:
Tem algum tópico relacionado:pensativo: Se não for incomodar demais...rsrsrs:mrgreen:
forte Abraço..!!
JPPONTES SW4 4040
14/03/2011, 22:04
Companheiros,
Orçei o KIT de Embreagem da SW4 3.0TD:o
Custa na autorizada R$ 2.225,00 fora M.O:twisted:
quanto será que custa o paralelo??:pensativo:
Tudo bem ...peça que se troca a cada 80.000km???:stop:
Mas será que esse preço varia de Estado para Estado???:pensativo:
Pedi para um primo q tem uma igual a minha em CWB para ver quanto é lá....Mas acho q não vai haver muita diferença..:oops:
Agora é juntar o possível para pagar á vista e parcelar o resto..por enquanto vou ficar só na vontade das trilhas para não forçar mais e acabar me deixando na mão..:mrgreen:
Será que comprar na argentina fica mais barato??? :pensativo:Alguém tem contato de confiança..??
Agradeço a ajuda!!
Aguardo comentários..
jorge.duarte
15/03/2011, 00:03
Companheiros,
Orçei o KIT de Embreagem da SW4 3.0TD:o
Custa na autorizada R$ 2.225,00 fora M.O:twisted:
quanto será que custa o paralelo??:pensativo:
Tudo bem ...peça que se troca a cada 80.000km???:stop:
Mas será que esse preço varia de Estado para Estado???:pensativo:
Pedi para um primo q tem uma igual a minha em CWB para ver quanto é lá....Mas acho q não vai haver muita diferença..:oops:
Agora é juntar o possível para pagar á vista e parcelar o resto..por enquanto vou ficar só na vontade das trilhas para não forçar mais e acabar me deixando na mão..:mrgreen:
Será que comprar na argentina fica mais barato??? :pensativo:Alguém tem contato de confiança..??
Agradeço a ajuda!!
Aguardo comentários..
O Pessoal do forum sempre indica a américa auto peças, que geralmente é bem mais barato. Manda um email que te passam o valor: ricardo.america@hotmail.com.
Abraços
SÉRGIO HOLANDA
15/03/2011, 08:36
Não compre Kit paralelo, vais ter de trocar com pouco tempo e vais gastar novamente tudo. O preço não varia muito não, mas acho que consegues uns 10% de diferença ai. Se tiver um canal para comprar na Argentina ou Paraguai, beleza, vai te custar uns R$ 1.000,00, original na autorizada. Um kit desses original vais rodar mais de 200mil km, eu rodei 320mil km com a minha última SW4.
Abrs,
Companheiros,
Orçei o KIT de Embreagem da SW4 3.0TD:o
Custa na autorizada R$ 2.225,00 fora M.O:twisted:
quanto será que custa o paralelo??:pensativo:
Tudo bem ...peça que se troca a cada 80.000km???:stop:
Mas será que esse preço varia de Estado para Estado???:pensativo:
Pedi para um primo q tem uma igual a minha em CWB para ver quanto é lá....Mas acho q não vai haver muita diferença..:oops:
Agora é juntar o possível para pagar á vista e parcelar o resto..por enquanto vou ficar só na vontade das trilhas para não forçar mais e acabar me deixando na mão..:mrgreen:
Será que comprar na argentina fica mais barato??? :pensativo:Alguém tem contato de confiança..??
Agradeço a ajuda!!
Aguardo comentários..
rapidius
15/03/2011, 08:39
Eu comprei na Americas Autopeças.
Original a 850 o kit.
+ 100 de sedex para o Rio.
Ta chiando, mas é original.
[]'s
Fabricio
JPPONTES SW4 4040
15/03/2011, 17:34
Eu comprei na Americas Autopeças.
Original a 850 o kit.
+ 100 de sedex para o Rio.
Ta chiando, mas é original.
[]'s
Fabricio
Valeu a Dica Fabrício!:concordo:
Mas o Original somente é vendido na Concessionária Toyota??:pensativo:
Essa America auto peças vende original também??? Tem garantia???:pensativo:
Abraço.;-)
Eduardo Schaefer
15/03/2011, 18:04
Boa tarde,é tão superior o disco e prensa original a um da marca LUK ? pois comprei para a minha SW 94 (tudo bem,é 2.8 e consequentemente são mais baratas as peças)um kit da marca LUK(disco e prensa,novo,não recondicionado) e rolamento KOYO(Japones) por R$ 260,valeria a pena ter pago quase 3 vezes mais por uma original ?Amanhã vou trocar e espero que dure pelo menos uns 80 ou 100 mil KM, isso da uns 4 anos sem incomodo,assim espero :pensativo:
jorge.duarte
15/03/2011, 19:31
Boa tarde,é tão superior o disco e prensa original a um da marca LUK ? pois comprei para a minha SW 94 (tudo bem,é 2.8 e consequentemente são mais baratas as peças)um kit da marca LUK(disco e prensa,novo,não recondicionado) e rolamento KOYO(Japones) por R$ 260,valeria a pena ter pago quase 3 vezes mais por uma original ?Amanhã vou trocar e espero que dure pelo menos uns 80 ou 100 mil KM, isso da uns 4 anos sem incomodo,assim espero :pensativo:
Eduardo,
Luk é usado por montadoras!! Pode ir na fé que o produto é bom, quanto ao rolamento nao conheço...talvez um SKF seria melhor...minha opinião.
Abraços
JPPONTES SW4 4040
15/03/2011, 20:22
Agora me EmBananei todo Aqui..!! rsrsrsrsrsrs....
Vende-se o KIT (Original e/ou Paralelo)
OU pode comprar o popularmente dito "Colar, Disco e Platô" Separadamente??
De Marcas diferentes.... Não sei não...Como se diz por aqui..: "- É coisa de GambiArra"..kkkkkk...Rsrsrs..
Mas quer Saber na Moral..??""
Vou na do SerJão... Gasto as Bandas, mas vou por Original!!!
Peça que pode durar mais 200.000Km...Na Hora!!!
Só em não ter dor de cabeça com Isso...O carro ficar completamente "NA Mão"..
Isso Aí!! Com a Minha Toyota!! Não Abro nem Pro Trem!! heheheheheheh
Abraço pra Todos e a cada dia que passa fico mais FÃ desse Fórum!!
Sempre em QAP.
JP
feitosac
16/03/2011, 00:30
JP
Se quiser comprar na Américas, pode comprar sem susto, os caras são sérios, a explicação pro preço baixo é que eles estao em Ponta Porã, divisa com o Paraguay, pedem as peças originais para a autorizada Toyota de Assunção, só compro peças originais com eles, e com nota fiscal, até hoje nunca tive problemas, se fosse na minha SW4 , certamante ia de kit original como o Serjão falou.
Ah... minha SW4 chia tambem.
Abraços.
Eu comprei na Americas Autopeças.
Original a 850 o kit.
+ 100 de sedex para o Rio.
Ta chiando, mas é original.
[]'s
Fabricio
Amigo Fabricio,
Você tem o telefone da Americas Autopeças e o nome da pessoa que envia as peças para você?
Preciso comprar algumas peças e vou fazer uma cotação com eles.
Abraços,
Rubens
JPPONTES SW4 4040
08/04/2011, 10:05
Meus Nobres Amigos,
Cotei o Kit de embreagem com o pessoal da Amércia. gostei do preço e espero o quanto antes solicitar o envio.
Mas estou precisando de uma ajuda.
Esse final de semana irei com um amigo conheçer seu terreno numa praia aqui próximo..
Sei que vai ter a possibilidade de irmos algum trecho pela praia..
Como da última vez senti a embreagem "Feder".....andando...de pneu cheio e somente de 4x4H...
Desta vez é mais prudente andar com os pneus com 18 libras e na reduzida??
Assim forçando menos a embreagem???
Isso procede??
Sei q n devo passar dos 60km/h na reduzida, mas não é essa a intenção mesmo..
Ir devagarzinho de reduzida pra não forçar a embreagem é a melhor solução??
Agradeço a ajuda dos companheiros..
Grande Abraço e Bosta Trilhas..
JP
jacquesfreitas
25/09/2011, 01:55
ola... galera..
alguem poderia postar uma foto do local :evil::evil: para colocar este spray de graxa
a minha sw4 97 esta começando com este barulho chato...
valeww:-D
Marcelo,
Tirei essas fotos embaixo da minha, alguém poderia explicar o que se deve fazer a partir das fotos?
Jacques Freitas.
--
https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLNDFmNzdlMWEtZDQ2Yy00NzZlLWIxNDI tMTc4N2Q0NGMzM2U5
https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLNDFmNzdlMWEtZDQ2Yy00NzZlLWIxNDI tMTc4N2Q0NGMzM2U5
https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLMTc2NmFmM2UtYTZkYy00NjE1LThhNjQ tYTc4MGY2ZWZkNTY3
https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLMTc2NmFmM2UtYTZkYy00NjE1LThhNjQ tYTc4MGY2ZWZkNTY3
Florestal
03/03/2012, 22:23
pessoal
retomando o topico tb estou com o mesmo problema (apareceu ontem depois de 2 horas na mardita marginal pinheiros completamente lotada em SP. O recomendável é mandar o spray de graxa branca nessa parte da foto 2 que o Jacques enviou???
Abs e obrigado
Florestal
Florestal,
Infelizmente trata-se de uma chateação crônica das SW4 e toda intervenção será paliativa.
Retire a coifa sanfonada e borrife a graxa branca entre o garfo e o colar (rolamento) da embreagem.
Convém também lubrificar o eixo do cilindro hidráulico de acionamento da embreagem e os pedais da viatura, a fim de parar (provisoriamente) o nhec-nhec que se ouve ao pisar no pedal da embreagem.
Um abraço, Delfim.
Jacques / Florestal,
Assino em baixo o que o nosso amigo Delfim comentou, este problema é crônico.
Como que eu faço: Eu utilizo mangueira fina, para ter acesso até o colar da embreagem (entre a extremidade do garfo de acionamento da embreagem, parte interna, com o colar) e com uma seringa de 50 ml eu adiciono graxa no mecanismo interno. Cuidado para não adicionar graxa em demasia para não correr o risco de contaminar o disco da embreagem.
Eu sigo estas dicas do Delfim e o problema é bem amenizado.
Da próxima vez que eu for fazer a troca do conjunto de embreagem, vou trocar o colar da embreagem e fazer a lubrificação do colar, do eixo primário com graxa a base de cobre que suporta temperaturas altissimas.
Abraços,
Rubens
Rubens, foi lubrificado entre o rolamento (colar) e o garfo de acionamento. Através do orifício quadrado onde tem uma coifa sanfonada, o mecânico utilizou um spray de graxa branca.
Falei com o mecânico ontem. Barulhinho idêntico ao relatado, ou seja, pára de fazer quando pisa na embreagem.
A idéia dele também é de lubrificar o rolamento.
Pouca graxa para não atingir o disco de embreagem.
Mais um servicinho agendado.:concordo:
Falei com o mecânico ontem. Barulhinho idêntico ao relatado, ou seja, pára de fazer quando pisa na embreagem.
A idéia dele também é de lubrificar o rolamento.
Pouca graxa para não atingir o disco de embreagem.
Mais um servicinho agendado.:concordo:
Glaicon,
O ideal é fazer a lubrificação com graxa de cobre que suporta temperatura de até 1100 graus.
Na minha Hilux eu fiz assim e nunca mais apareceu este chiado. Tentei do mais simples para o mais sofisticado, comecei com WD40, passei para graxa branca, graxa de molykote e finalmente para a graxa de cobre, sempre aplicando pouquissima quantidade.
Embora o local é de dificil acesso, você consegue fazer este serviço em casa!
Abs,
Rubens
brunodut
11/07/2012, 22:32
Glaicon em qual oficina você esta fazendo os reparos na sua viatura?? pois ainda estou a procura de uma boa.
Glaicon em qual oficina você esta fazendo os reparos na sua viatura?? pois ainda estou a procura de uma boa.
A princípio eu iria na Picape Company ou na oficina aonde levava a Cherokee.
Todavia, tem o mecânico da auto-peças Estrela, no Estreito, que faz de tudo um pouco.
Mostrou-me a facilidade na troca das peças, e possui preço de mão de obra bem acessível.
E você pode levar suas peças.:concordo:
O nome dele é Neri. 48 9965-4644.
Se eu morasse em SC, não pensaria 2 vezes, faria a manutenção da viatura na oficina do Tadi, em Orleans.
O cara é fera em Toyota (ex concessionária), sem falar que é super prestativo aqui no fórum.
Um abraço, Delfim.
Se eu morasse em SC, não pensaria 2 vezes, faria a manutenção da viatura na oficina do Tadi, em Orleans.
O cara é fera em Toyota (ex concessionária), sem falar que é super prestativo aqui no fórum.
Um abraço, Delfim.
Concordo plenamente com os comentários do amigo Delfim.
O Tadi é 100%.
Abs,
Rubens
Glaicon,
O ideal é fazer a lubrificação com graxa de cobre que suporta temperatura de até 1100 graus.
Abs,
Rubens
Está difícil de achar a maledita!
Falei com um amigo que é revendedor de carrocerias de caminhão e instalação de terceiro eixo.
Ao perguntar sobre essa graxa de cobre, ele disse que não tem, mas "acha que leu sobre isto na nota fiscal de revisão do seu Ford Fusion".
Já tenho outro lugar para ir.:concordo:
Está difícil de achar a maledita!
Falei com um amigo que é revendedor de carrocerias de caminhão e instalação de terceiro eixo.
Ao perguntar sobre essa graxa de cobre, ele disse que não tem, mas "acha que leu sobre isto na nota fiscal de revisão do seu Ford Fusion".
Já tenho outro lugar para ir.:concordo:
Glaicon,
No Mercado Livre tem a pronta entrega:
Graxa De Cobre Cu800, Massa De Cobre - R$ 80,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242023589-graxa-de-cobre-cu800-massa-de-cobre-_JM)
Lá eles mencionam que esta graxa vai de -40 C até 1200 C.
A Lumobras também fabrica: Pasta Acobreada - Pasta Lubrificante Especial - Lumobras (http://www.lumobras.com.br/aplicacoes/acoplamento/pasta-acobreada.html)
O que eu uso é da Molykote, modelo HSC Plus
MOLYKOTE PASTA HSC PLUS (http://www.lubrificantes.net/fpa-001.htm)
Ficha técnica: http://www.graxalubrificante.com.br/molykote/molykote_hsc_plus.pdf
Abs,
Rubens
natnahas
20/06/2013, 20:33
segue video que ilucida o problema Dr CARRO Dica Embreagem Barulho e Curso do pedal - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9tNiGpGshU0)
segue video que ilucida o problema Dr CARRO Dica Embreagem Barulho e Curso do pedal - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9tNiGpGshU0)
Gostei do vídeo, pois o cara não condenou a embreagem.
Pelo contrário, disse que deve ter sido resultado da troca da mesma, não mais havendo a acomodação do garfo na "bolinha" desgastada.
Já nem ligo mais para o barulhinho da minha. Se tirar agora, acho que vou estranhar.:mrgreen:
OliverThies
18/12/2013, 10:35
Puts, na minha começou ontem esse barulho.
Mas o meu barulho é quando pisa na embreagem, se estiver andando ou parado não faz diferença.
Olhei debaixo do carro e ví que o barulho vem do atuador.
Nele tem um conector para engarradeira, sem ter essa ferramenta como eu jogo graxa ali? Um spray de graxa com aquele caninho resolve?
Puts, na minha começou ontem esse barulho.
Mas o meu barulho é quando pisa na embreagem, se estiver andando ou parado não faz diferença.
Olhei debaixo do carro e ví que o barulho vem do atuador.
Nele tem um conector para engarradeira, sem ter essa ferramenta como eu jogo graxa ali? Um spray de graxa com aquele caninho resolve?
Desculpe, mas não entendi. Tu quis dizer dizer conector pra engraxadeira? Se sim, na minha não tem nada disso. Será que tu não tá te referindo ao "parafuso" de sangrar no cilindro de embreagem auxiliar?
Pelo que vi até agora, esses barulhos tem duas origens: uma na haste do atuador, dentro da capa seca e outro na mola do pedal, embaixo do painel (dentro do carro).
OliverThies
20/12/2013, 10:26
Desculpe pela ignorância. Pensei que ali entrasse graxa.
Eu já consegui resolver, eu estava com os 2 problemas.
mandei graxa branca pelo buraco da coifa da haste e na mola.
agora ficou zero, tentei com wd e não rolou
Desculpe pela ignorância. Pensei que ali entrasse graxa.
Eu já consegui resolver, eu estava com os 2 problemas.
mandei graxa branca pelo buraco da coifa da haste e na mola.
agora ficou zero, tentei com wd e não rolou
Não tem que se desculpar. Em primeiro lugar, ninguém nasce sabendo. Em segundo, se tu não perguntasse, não iria aprender.
Muitas vezes essas dúvidas e contribuições que estão aqui, vão servir a outros foristas em consultas futuras.
Só uma notícia triste: essa solução não dura muito. Quando voltar o barulho, vai ter que repetir o processo de lubrificação.
Abraços.
Clandio
Não tem que se desculpar. Em primeiro lugar, ninguém nasce sabendo. Em segundo, se tu não perguntasse, não iria aprender.
Muitas vezes essas dúvidas e contribuições que estão aqui, vão servir a outros foristas em consultas futuras.
Só uma notícia triste: essa solução não dura muito. Quando voltar o barulho, vai ter que repetir o processo de lubrificação.
Abraços.
Clandio
Amigo e amigos, poderia dar mais umas dicas por gentileza,
A minha Sw99, esta com esse barulho a muito tempo, e a pouco tempo troquei a embreagem e o rolamento , pensei que melhoraria um pouco pelo menos, mas ficou igual, sei que eu deveria ter trocado o parafuso(pino bola) do garfo, mas não lembrei, e agora não to afim de desmontar tudo só pra arrumar isso.
Então pergunto, como exatamente e onde deve ser aplicada a graxa branca, tipo, pelo buraco da coifa, mas bem no rolamento(colar ) , e por todo ele ? seria só na parte de face para o cambio, ou do lado face para o motor tbm ? não tem perigo de contaminar o volante e disco ?
E quanto tempo vai durar aproximadamente ?
Irei tentar esse recurso paliativo, até que decida desmontar novamente.
Qualquer dica e sugestão é bem vinda.
Obrigado.
Amigo e amigos, poderia dar mais umas dicas por gentileza,
A minha Sw99, esta com esse barulho a muito tempo, e a pouco tempo troquei a embreagem e o rolamento , pensei que melhoraria um pouco pelo menos, mas ficou igual, sei que eu deveria ter trocado o parafuso(pino bola) do garfo, mas não lembrei, e agora não to afim de desmontar tudo só pra arrumar isso.
Então pergunto, como exatamente e onde deve ser aplicada a graxa branca, tipo, pelo buraco da coifa, mas bem no rolamento(colar ) , e por todo ele ? seria só na parte de face para o cambio, ou do lado face para o motor tbm ? não tem perigo de contaminar o volante e disco ?
E quanto tempo vai durar aproximadamente ?
Irei tentar esse recurso paliativo, até que decida desmontar novamente.
Qualquer dica e sugestão é bem vinda.
Obrigado.
ZZ Top.
No meu caso, o mecânico afastou a coifa do atuador e borrifou aquela graxa líquida (spray) da Wurth. Na ocasião ele colocou aquele "caninho" que vem junto com o spray paralelo ao atuador e deu uns 4 jatos.
Penso que se exagerar pode contaminar o disco sim, então tenta aos poucos e vê o resultado. Desculpa se não pude dar mais detalhes, mas é isso que vi fazer. Daqui a pouco os amigos postam mais informações.
Abraços.
Engels Kbça
21/12/2013, 06:36
Amigo e amigos, poderia dar mais umas dicas por gentileza,
A minha Sw99, esta com esse barulho a muito tempo, e a pouco tempo troquei a embreagem e o rolamento , pensei que melhoraria um pouco pelo menos, mas ficou igual, sei que eu deveria ter trocado o parafuso(pino bola) do garfo, mas não lembrei, e agora não to afim de desmontar tudo só pra arrumar isso.
Então pergunto, como exatamente e onde deve ser aplicada a graxa branca, tipo, pelo buraco da coifa, mas bem no rolamento(colar ) , e por todo ele ? seria só na parte de face para o cambio, ou do lado face para o motor tbm ? não tem perigo de contaminar o volante e disco ?
E quanto tempo vai durar aproximadamente ?
Irei tentar esse recurso paliativo, até que decida desmontar novamente.
Qualquer dica e sugestão é bem vinda.
Obrigado.
Esse ruído é "Original de fábrica" rodei 320 mil km com esse barulhinho na embreagem, só parou quando troquei o conjunto, mas já estou com saudade ...:violao:
Italo Xavier Santos
03/07/2014, 16:44
Amigos aproveitando o tópico...
Comprei uma SW4 98 recentemente e lí todo este tópico pois a mesma possui o mesmo ruído, ainda vou tentar amenizar com a aplicação da graxa cobreada... Mas venho solicitar a ajuda dos companheiros pois esta semana a viatura falhou o arranque e fui direto ao eletricista para resolver, é um profissional muito bom que faço serviços a mais de 15 anos, porém na retirada acidentalmente quebrou o tubo de aço pouco antes do acionador da embreagem, até ai foi mais fácil fabricar um do que encontrar para comprar, o problema se deu após a montagem, o sistema estava com ar e "apanharam" bastante para conseguir resolver, só conseguiu desmontando o cilindro que tem o reservatório em cima e efetuando uma limpeza completa pois estava sujo e acredito que como desceu todo o óleo a sujeira chegou ao pistão... mas após tudo "resolvido" o carro deu embreagem normal porém a 1ª ficou difícil de entrar, gostaria de saber se há alguma regulagem ou algo do gênero pois não estava assim e como disse acima a oficina é de elétrica logo eles possuem um conhecimento da mecânica da SW4 um pouco limitado.
JUNIOR3032
22/09/2015, 16:43
Fala galera, só para atualizar a questão do mesmo barulho acontece com minha viatura Hilux Sr 2.5 2008
558933
558932
o local de aplicação nas fotos acima seria entre o pino esferico do garfo e o garfo, fiz a aplicação com ajuda de um pincel pequeno utilizei graxa branca comum (não spray), resolve tanto o "chiado" causado pela folga entre o pino e garfo" (que cessa quando se pressiona o pedal); quanto o rangido de porta que o corre quando se pressiona o pedal causado pelo atrito entre eles.
ola... galera..
alguem poderia postar uma foto do local :evil::evil: para colocar este spray de graxa
a minha sw4 97 esta começando com este barulho chato...
valeww:-D
rogdanilo
05/02/2020, 09:38
Fala galera, só para atualizar a questão do mesmo barulho acontece com minha viatura Hilux Sr 2.5 2008
Estou com este problema, aconteceu após a troca da embreagem.
Hilux 3.0D4 2007.
Já comprei o kit do garfo e aquele pino, marca Patral por R$ 120,00.
Vou trocar na prox semana
4runner2700
04/04/2025, 20:16
Pessoal, tudo bem?
Possuo uma I/Toyota Hilux SW4 2.7 1998/1999 e começou um barulho ao tirar o pé da embreagem com o carro em "ponto morto" e parado. O barulho se assemelha a algo metálico. O que pode ser?
PS: Kit completo da embreagem trocado há +/- 1 ano e meio.
Respondido já, neste tópico. Leia as postagens anteriores aqui, está tudo bem e tecnicamente explicado. Favor retornar reposta depois de resolver, isto acrescenta maior conhecimento a todos.
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