Ver Versão Completa : Ar condicionado Hilux - SW4.
Gabrielpol
23/09/2007, 20:59
Amigos, recentemente mandei fazer um upgrade no meu sistema de ar condicionado.
Aproveitei e troquei as duas polias esticadoras, uma do ar cond. e a outra do alternador que estavam com folga lateral.
Na concessionaria toyota cada polia custa 430.00 reais.
A mesma polia que e fabricada pela DENSO, assim como todo o sistema de ar cond. dos vehiculos Toyota custa numa autorizada Denso 85.00 reais.
Referente ao servico nem se fala, para desmontar o compressor e trocar todos os retentores, orings, juntas etc, o valor cobrado foi de 120.00 reais.
As polias sao as mesmas do gol 1.0.
Espero que esta informacao seja util para algum de vcs.
Abracos.
Gabriel.
talha-mar
11/10/2007, 14:26
Dá pra trocar só os rolamentos de dentro dessas polias, são comuns de esferas da linha 6.000 ( tipo 6202 ou 6203 já não lembro ) e se botar de marca boa dura tanto quanto o esticador novo.
Sds
Henri
...A mesma polia que e fabricada pela DENSO, assim como todo o sistema de ar cond. dos vehiculos Toyota custa numa autorizada Denso 85.00 reais....
Excelente informação, Gabriel. Estes registros fazem grande diferença neste Fórum.
[]´s
Gabrielpol
22/10/2007, 09:39
Ola Henri, bem colocado este comentario dos rolamentos.
Realmente da para trocar somente eles e sai muito mais barato.
No meu caso um dos eixos esticadores aquele com parafuso estaba estragado e nao vende separado, dai preferi trocar os dois ja que achei barato depois do susto que tome do preco da concessionaria.
Um detalhe importante e saber que estas polias (inclusive as novas) tem uma pequena folga lateral de uns 2 milimetros se vc. mexer com a mao, mas nao e motivo para se preocupar.
Trocar so se estiver "rangendo'' ou com folga exessiva.
Abracos.
Gabriel.
(...)Aproveitei e troquei as duas polias esticadoras, uma do ar cond. e a outra do alternador que estavam com folga lateral. Na concessionaria toyota cada polia custa 430.00 reais.
A mesma polia que e fabricada pela DENSO, assim como todo o sistema de ar cond. dos vehiculos Toyota custa numa autorizada Denso 85.00 reais.
Referente ao servico nem se fala, para desmontar o compressor e trocar todos os retentores, orings, juntas etc, o valor cobrado foi de 120.00 reais. As polias sao as mesmas do gol 1.0. Espero que esta informacao seja util para algum de vcs. Abracos. Gabriel.
Excelente informação, Gabriel.
Infelizmente, tardia pra mim....:parede:
Manda aí o telefone ou endereço da autorizada Denso onde compraste as polias.
Abs,
Aurélio
Gabrielpol
24/10/2007, 12:33
Oi Aurelio, o telefone de la e 012- 39297793. Fica em Sao Jose dos Campos SP na vila industrial.
Entra no site da DENSO www.denso.com.br (http://www.denso.com.br) e ve se nao tem alguma mais proxima de vc.
Outra opcao e procurar em lojas de autopecas pela polia do gol 1.0 que e a mesma.
Boa sorte.
Abs.
Gabriel.
igneis alves demelo
10/11/2007, 22:53
Ola amigo, realmente trocar apenas o rolamento fica muito mais barato mesmo, troquei apenas o rolamento, um detalhe existe dois tipos de rolamento o fechado com uma latinha e o outro com um tipo de borracha. eu ja experimentei os dois o que é vedado com borracha aquenta mais e não fica com nenhum barulho ja que ele e fechado com borracha ( veda ).
e custa apenas $ 14,00 reais voce mesmo troca. ate +
talha-mar
12/11/2007, 09:57
Tem razão, bem lembrado, os que são fechados com a latinha tem a letra Z depois do número e os fechados com borracha tem as letras RS, e são mais vedados para pó e água.
Abraço 4x4
Henri
Alexandre Couto
12/11/2007, 17:48
Aproveitando o gancho... e fugindo da con$ecionaria, a serpentina tambem Denso eh a mesma do palio. Exatamente igual. Eh a peca onde geralmente dah perda do gas quando fica mais velha e quebra a colmeia de resfriamento por vibracao.
Abs
Alexandre
joaodopet
10/03/2009, 15:10
Bom galera, venho aqui relatar uma coisa pra vocês, e gostaria de saber se isso é normal.
É normal o A/C das SW4 2.8 93 não dar conta refrigerar com o carro parado?
Porque aqui em Vitória, com temperatura de uns 32~33°, se ficarmos com o carro parado no trânsito, ele simplesmente não dá conta de refrigerar, chega a ser melhor abrir os vidros do carro, agora se o carro estiver em movimento, gela normalmente. E mesmo acelerando com o carro parado não resolve(pelo menos a gente acelera um pouco e por pouco tempo e não muda, vou tentar colocar acima de uns 1200RPM e ver se resolve), só refrigera com o carro em movimento, isso é normal?
É assim desde que pegamos o carro(há 4 anos), e de lá pra cá, já fizemos revisão no ar, recolocamos o gás, mandamos limpar a colméia, trocamos o filtro e tudo mais.
E aí, é normal isso?
Abraços,
Igor
Eu tenho uma SW4 1999 e o ar funciona muito bem, mesmo com o carro parado. Contudo, a minha é 3.0 TDI e creio que não serivá de parâmetro para vc.
Sugiro postar essa dúvida lá na seção das Toyotas, pois há muitos companheiros com viaturas do mesmo ano e motorização da sua e podem te dar algumas informações específicas. Um abraço, Delfim.
joaodopet
12/03/2009, 13:58
Hum.....Valeu, vou postar lá!
Abraços,
Igor
praiasecacustom4x4
12/03/2009, 20:48
eu nao entendo muito de ar condicionado,o meu cliente que me vendeu a minha Hilux 95(mesmo ar condicionado) estava com o mesmo problema,falaron pra ele que o problema estava no compressor.trocou o compressor e recaregou depois de ter feito uma limpeza ao cirquito.posso falar que o ar gela.eu ja no gostando do AC mais ainda que gela(acho quare esagerado )decidi de desmontar tudo.
ve o compressor,acho que o problema esta ali
MARKIN25
12/03/2009, 21:00
Meu caro, da uma olhada nesse tópico,talvez deva estar passando pelo mesmo problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34834&highlight=condicionado+gela&page=3
abs
renato vieira
12/03/2009, 23:06
Pessoal,
Deixem-me pegar carona neste tópico.
Minha SW4 93 gela bem no forno de verão que é Porto Alegre. Aqui a temperatura passa de 30 todas as tardes de novembro a março.
Mas, tenho uma dúvida que gostaria de sanar.
Sempre que ligo o ventilador (alavanca horizontal), aciona o compressor independente de apertar o botão AC.
Na minha RAV, o comando é igual ao da Hilux mas o compressor só entra com o botão acionado.
Assim, posso desembaçar os vidros sem congelar no inverno.
Alguem sabe como faço para que o compressor da Hilux só entre quando acionar o botão?
Sds toyoteiras
joaodopet
13/03/2009, 17:50
É, o compressor começou com um barulinho estranho(meu pai levou pra olhar rápido antes da gente sair pro carnaval e falaram que era um rolamento interno), quando a gente tiver tempo, vamos mandar dar uma olhada!
Valeu pelas opiniões, quanto mais, melhor!
E Renato, aqui só aciona o compressor quando ligamos o botão, estranho isso, veja se não está com alguma "ligação direta".
E quando você liga somente o ventilador, mesmo com o botão A/C desligado, o ar gela?
Deve estar ligado direto, sei lá, porque nas duas Hilux que tivemos, só ligava o compressor quando acionávamos o botão A/C.
Ah......outra coisa que percebo é que o compressor sempre fica ligado, que eu saiba, era pra ele desligar as vezes(pra evitar o congelamento do sistema), está certo ele ficar ligado direto?
Abração a todos!
Igor
EDIT: O compressor das Hilux tem o mesmo sistema de "embreagem magnética" do compressor da Ranger?
guilhermeabreu
14/03/2009, 20:07
JOÃODOPET
Tenho uma SW4 93 e gela muito em pleno calor e transito lento , ontem mesmo trabalhei por 4 horas e ela ficou em pleno sol , aqui nesta época da 35 a 38 ºC a sombra e vem o nosso gaucho RENATO VIEIRA dizer que lá em PORTO ALEGRE está quente a 30ºC ,quente é aqui RENATO , mas após andar por 5 minutos , já estava agradavel e após 15 minutos , já estava frio .
Acho que esta com problema no seu ar .
Amigo RENATO desculpe a brincadeira ,mas 30ºC aí realmente é muito calor pra vcs .
ABRAÇÃO A TODOS
João, boa noite,
Sugestão, muda de profissional, pede para verificar todo o sistema de AC, tais como, evaporador sujo, corrêia folgada, vazamento usando líquido de contraste que mostrará possível vazamento, filtro de gás entupido,...etc
Tenho na minha SW-Jeep, um sitema idêntico (Hilux 2004)ao seu, e gela neste calorão na menor velocidade, vale lembrar que a área interna da minha SW é +/- = à sua e que não tenho uma boa isolação térmica = à sua SW.
Fiz a instalação com um profissional que é considerado o melhor da região, o Guilherme o conhece.
Caso você queira conversar com o profissional acima citado lhe passarei o telefone via MP.
Abs.
joaodopet
17/03/2009, 14:52
Obrigado por todas as respostas, assim que meu pai tiver tempo pra ver isso, vou falar com ele!
Abração!
Newton Fossati
11/04/2009, 16:34
Bom galera, venho aqui relatar uma coisa pra vocês, e gostaria de saber se isso é normal.
É normal o A/C das SW4 2.8 93 não dar conta refrigerar com o carro parado?
Porque aqui em Vitória, com temperatura de uns 32~33°, se ficarmos com o carro parado no trânsito, ele simplesmente não dá conta de refrigerar, chega a ser melhor abrir os vidros do carro, agora se o carro estiver em movimento, gela normalmente. E mesmo acelerando com o carro parado não resolve(pelo menos a gente acelera um pouco e por pouco tempo e não muda, vou tentar colocar acima de uns 1200RPM e ver se resolve), só refrigera com o carro em movimento, isso é normal?
É assim desde que pegamos o carro(há 4 anos), e de lá pra cá, já fizemos revisão no ar, recolocamos o gás, mandamos limpar a colméia, trocamos o filtro e tudo mais.
E aí, é normal isso?
Abraços,
Igor
Não sei já resolveu o problema, mas possuo uma sw4 1993, e o ar condicionado gela, olha que tô falando de uma cidade que por vezes parece o inferno, não me refiro pelo cheiro, e sim pela temperatura hehehe..
Todos brincam com o a/c do carro que funciona no modo geladeira(no 1) e no modo congelador(no 3)..
Há uns 20 dias atrás o ar parou de gelar tão bem, e desoconfiado mandei examinar, o núcleo evaporador(interno) havia furado(sujeira no núcleo, como poeira, folhas secas etc.. por isso é legal pelo menos uma vez por ano, abrir desmontar e lavar..) e tava perdendo gás, morri em R$750, pra manter a originalidade e voltou a ser o que era, na minha sw, tem um ventilador à frente do radiador do a/c, no meu caso tá desligado, e nem me preocupei ainda em ligar, pois mesmo em engarrafamento o ar gela bem..
Sugiro, que mudes de técnico de a/c, verifique pressão de gás, e se for o caso, ponha a funcionar o eletroventilador a frente do radiador do a/c..
O ar da sw, gela muito.. Eu estranhei quando li o post..
Abração e boa sorte!
joaodopet
13/04/2009, 22:09
O ventilador da frente da nossa está funcionando sim, mas mesmo assim ainda não dá conta em dias quentes, vamos ter que mandar o carro revisar, aí se der, falo com meu pai pra mandar verem isso aí do ar!
Valeu gente!
Leujunior
16/09/2010, 14:07
Amigos, recentemente mandei fazer um upgrade no meu sistema de ar condicionado.
Aproveitei e troquei as duas polias esticadoras, uma do ar cond. e a outra do alternador que estavam com folga lateral.
Na concessionaria toyota cada polia custa 430.00 reais.
Referente ao servico nem se fala, para desmontar o compressor e trocar todos os retentores, orings, juntas etc, o valor cobrado foi de 120.00 reais.
As polias sao as mesmas do gol 1.0.
Espero que esta informacao seja util para algum de vcs.
Abracos.
Gabriel.
Ola a minha hilux esta sem nenhuma das polias tensoras da correia do ar. como consigoa adaptar a do gol? e qual modelo do gol é igual as polias? a sua hilux possui 2 polias tensoras? Se puder me enviar algumas fotos agradeço. jlojunior@ibest.com.br
O compressor do ar condicionado da minha SW 2.5 estragou. Um cara que mexe com AR me disse que os compressores de hilux são todos iguais. Alguém sabe informas se procede? Pelo que vi no ML as novas são de correia plana e a 03 para trás são de correia trapezoidal. Será que as da 98 serve na 93?
Rodolfo40c
27/01/2012, 14:07
Irei trocar a unidade condensadora(colméia) da minha camioneta, me cobraram 320,00 pela condensadora nova + 200,00 mão-de-obra. Tô sendo explorado ou é isso mesmo? Não é concessionária!
guilhermeabreu
27/01/2012, 14:12
Irei trocar a unidade condensadora(colméia) da minha camioneta, me cobraram 320,00 pela condensadora nova + 200,00 mão-de-obra. Tô sendo explorado ou é isso mesmo? Não é concessionária!
Ta bom , ontem peguei meu ENGESA que deixei na oficina só para colocar gás e me cobraram R$300,00 , pois o filtro estava entupido , trocou um bico de mangueira , AR COND. é ísto aí só facada .
jorge.duarte
27/01/2012, 21:10
O compressor do ar condicionado da minha SW 2.5 estragou. Um cara que mexe com AR me disse que os compressores de hilux são todos iguais. Alguém sabe informas se procede? Pelo que vi no ML as novas são de correia plana e a 03 para trás são de correia trapezoidal. Será que as da 98 serve na 93?
Ezahn,
Estragou o que? nos compressores, quase tudo pode ser substituido. Recentemente a minha perdeu o gás, por 2 vezes, pesquisaram e descobriram, que o problema estava no selo do compressor. Trocado o selo, rolamentos, e colocado gás, tudo voltou ao normal. Alguns dias depois o compressor parou de atracar a embreagem, aquela que é acionada pelas correias, o mecanico achou que poderia ser a bobina fraca, mas fez o ajuste com as arruelas, que ajustam a distancia e ficou bom.
Paguei R$ 280, 00 tudo c/M.O.
Abs
Ezahn,
Estragou o que? nos compressores, quase tudo pode ser substituido. Recentemente a minha perdeu o gás, por 2 vezes, pesquisaram e descobriram, que o problema estava no selo do compressor. Trocado o selo, rolamentos, e colocado gás, tudo voltou ao normal. Alguns dias depois o compressor parou de atracar a embreagem, aquela que é acionada pelas correias, o mecanico achou que poderia ser a bobina fraca, mas fez o ajuste com as arruelas, que ajustam a distancia e ficou bom.
Paguei R$ 280, 00 tudo c/M.O.
Abs
Jorge, na realidade começou um barulho faz tempo. Tipo rolamento. Estes dias o barulho aumentou muito e mesmo com o ar desligado o centro da polia rodava um pouco. Quando liga o ar não engrena totalmente. Parou de gelar. Parece que estragou foi a parte da frente, rolamento e a embreagem ficou frouxa.
Na minha ideia teria conserto, mas levei em 2 caras distintos e ambos me falaram que não tem como consertar o compressor de ar!!!!! Só trocando.
Agora isto que vc falo é novidade para mim. Tem como consertar? Eu sou meio "professor pardal" se vc me der esperanças eu desmonto tudo e tento fazer funcionar de novo. Da mais umas dicas que já estou com a mão na caixa de ferramentas!!!!
Abraços
guilhermeabreu
31/01/2012, 23:43
Jorge, na realidade começou um barulho faz tempo. Tipo rolamento. Estes dias o barulho aumentou muito e mesmo com o ar desligado o centro da polia rodava um pouco. Quando liga o ar não engrena totalmente. Parou de gelar. Parece que estragou foi a parte da frente, rolamento e a embreagem ficou frouxa.
Na minha ideia teria conserto, mas levei em 2 caras distintos e ambos me falaram que não tem como consertar o compressor de ar!!!!! Só trocando.
Agora isto que vc falo é novidade para mim. Tem como consertar? Eu sou meio "professor pardal" se vc me der esperanças eu desmonto tudo e tento fazer funcionar de novo. Da mais umas dicas que já estou com a mão na caixa de ferramentas!!!!
Abraços
GRANDE EZAHN
Tu és corajoso pacas , eu tb gosto muito de mexer nas coisas , mas compressor de ar condicionado???? Tem que ter coragem , mas se tem gente que mexe PQ VC NÃO PODERIA TB ??? O máximo que pode acontecer é vc não conseguir consertar e ter que comprar um novo , mas se todos já condenaram ele , não custa tentar , ADMIRO SUA CORAGEM .
ABRAÇÃO e boa sorte na empreitada .
jorge.duarte
31/01/2012, 23:49
Abraços
Ezhan,
O meu começou assim. Comecei a reparar um babado de oleo, na frente da polia, ficou assim um bom tempo. Depois do nada, vazou o gás, levei na loja o cara testou tudo e achou que tinha vazado pela valvula. Logo a seguir começou a fazer barulho de rolamento. Uns meses depois, vazou o gas novamente, levei em outro cara. Ele detectou que o selo do compressor estava ruim, por isso vazou um pouco de oleo e depois vazou o gas. Ele desmontou tudo, TROCOU os rolamentos e ficou bom. No dia seguinte a embreagem não atracava, neste caso ele tirou arruelas de tras da polia e jogou para frente. Resumindo o teu problema está na mesma região que deu no meu. Se tem folga no rolamento, a causa de não estar atracando a embreagem é isso. A regulagem da embreagem e feita atraves de arruelas, onde vc ajusta colocando mais ou menos na frente da embreagem ou atras...deu pra entender? Acho que vc é capaz sim de meter a mão, e parte do principio que já está ruim...se precisar comprar os rolamentos posso ver aqui no Rio e te enviar, veja direitinho o codigo gravado na frente do rolamento e me passe. No meu caso, eu não fiz, pois quando estava turbinando o carro o cara do ar passou e disse que fazia o serviço, como estava enrolado no turbo, deixei ele fazer pois me cobrou um valor razoavel.
Abs
Ezhan,
O meu começou assim. Comecei a reparar um babado de oleo, na frente da polia, ficou assim um bom tempo. Depois do nada, vazou o gás, levei na loja o cara testou tudo e achou que tinha vazado pela valvula. Logo a seguir começou a fazer barulho de rolamento. Uns meses depois, vazou o gas novamente, levei em outro cara. Ele detectou que o selo do compressor estava ruim, por isso vazou um pouco de oleo e depois vazou o gas. Ele desmontou tudo, TROCOU os rolamentos e ficou bom. No dia seguinte a embreagem não atracava, neste caso ele tirou arruelas de tras da polia e jogou para frente. Resumindo o teu problema está na mesma região que deu no meu. Se tem folga no rolamento, a causa de não estar atracando a embreagem é isso. A regulagem da embreagem e feita atraves de arruelas, onde vc ajusta colocando mais ou menos na frente da embreagem ou atras...deu pra entender? Acho que vc é capaz sim de meter a mão, e parte do principio que já está ruim...se precisar comprar os rolamentos posso ver aqui no Rio e te enviar, veja direitinho o codigo gravado na frente do rolamento e me passe. No meu caso, eu não fiz, pois quando estava turbinando o carro o cara do ar passou e disse que fazia o serviço, como estava enrolado no turbo, deixei ele fazer pois me cobrou um valor razoavel.
Abs
Jorge, valeu muito esta sua dica. Como vc e o Guilherme falaram, já ta condenado mesmo. Vou meter a chave nele!! Cotei um novo. Paralelo 1.100,00 original 2.300,00.
O meu eu acho que pode nem ter vazado o gás. Estava gelando bem até o dia anterior de parar de funcionar, e parou porque não esta desembreando, ou seja, quando liga não roda o compressor direito. E ficou com um barulho feio de rolamento e de ferro com ferro na embreagem. Não vazou óleo tb. No fim do dia, quando estragou, como o cara tinha condenado o compressor, cortei a correia para parar o barulho. Isto no fim foi bom tb porque nesta perspectiva de consertar, isto me poupou mais desgaste pois rodei mas de 1000 km depois. Vou tentar sacar a embreagem e trocar o rolamento.
Coragem eu tenho, ainda mais com estes orçamentos!!! Ja desmontei todinha a peça de botões da porta do motorista, molinha por molinha,:eek::eek: já desmontei todo o painel e alarme,:shock::shock: já desmontei até lente de máquina fotografica reflex, tirei todos os elementos para limpar!!:x O que é um compressorzinho do Ar!!!:p
Abraços, e vou postando conforme for mexendo.
jorge.duarte
02/02/2012, 19:14
Jorge, valeu muito esta sua dica. Como vc e o Guilherme falaram, já ta condenado mesmo. Vou meter a chave nele!! Cotei um novo. Paralelo 1.100,00 original 2.300,00.
O meu eu acho que pode nem ter vazado o gás. Estava gelando bem até o dia anterior de parar de funcionar, e parou porque não esta desembreando, ou seja, quando liga não roda o compressor direito. E ficou com um barulho feio de rolamento e de ferro com ferro na embreagem. Não vazou óleo tb. No fim do dia, quando estragou, como o cara tinha condenado o compressor, cortei a correia para parar o barulho. Isto no fim foi bom tb porque nesta perspectiva de consertar, isto me poupou mais desgaste pois rodei mas de 1000 km depois. Vou tentar sacar a embreagem e trocar o rolamento.
Coragem eu tenho, ainda mais com estes orçamentos!!! Ja desmontei todinha a peça de botões da porta do motorista, molinha por molinha,:eek::eek: já desmontei todo o painel e alarme,:shock::shock: já desmontei até lente de máquina fotografica reflex, tirei todos os elementos para limpar!!:x O que é um compressorzinho do Ar!!!:p
Abraços, e vou postando conforme for mexendo.
É isso aí, só aprendemos quando metemos a mão. Eu tambem sou assim, gosto de fazer tudo...Por esse preço, manda pelos correios aqui no Rio, que levo onde levei o meu...com o frete e mão de obra não vai chegar nem perto.......eheheheh
Depois que desmontar tira as fotos e posta aqui.
Abs e boa sorte
Pessoal, estou confiante. Desmontei a frente do Ar, só a parte da polia e embreagem magnética e não tem muita dificuldade. O rolamento estava todo debulhado mesmo.Fui atras do rolamento e a principio não achei. Então fui no único carra especializado em ar daqui de Registro e o cera tinha o rolamento. Não é barato, 90 paus. Agora é só montar tudo de novo e colocar a correia para ver se vai funcionar. Estou na torcida.
É, por enquanto não ficou bom.
Reparei que a bobina estava danificada, com fios cortados, mas montei assim mesmo. Não tá juntando forte o suficiente. Fica patinando e esquenta pacas. Gela bem pouquinho, isto me deixa animado. Trocando esta bobina deve ficar bom.
Depois do carnaval vou atrás da bobina.
jorge.duarte
17/02/2012, 14:24
É, por enquanto não ficou bom.
Reparei que a bobina estava danificada, com fios cortados, mas montei assim mesmo. Não tá juntando forte o suficiente. Fica patinando e esquenta pacas. Gela bem pouquinho, isto me deixa animado. Trocando esta bobina deve ficar bom.
Depois do carnaval vou atrás da bobina.
Legal que conseguiu desmontar!! quanto a bobina, vc tentou mover algumas arruelas??!? geralmente quando fica "fraco" para atracar é pq o campo magnético está longe! lembra que comentei a minha aconteceu a mesma coisa? as vezes patinava e as vezes não atracava. Boa sorte aí!
Legal que conseguiu desmontar!! quanto a bobina, vc tentou mover algumas arruelas??!? geralmente quando fica "fraco" para atracar é pq o campo magnético está longe! lembra que comentei a minha aconteceu a mesma coisa? as vezes patinava e as vezes não atracava. Boa sorte aí!
A bobina tá ruim mesmo. Tem vários fios partidos. O rolamento quando debulhou soltou as bolinhas e elas acabaram estragando a bobina. Eu testei com menos arruela já patina sem ligar. fica encostando.
Uma bobina nova ta em torno de 150,00. Já vai ficar bem melhor que trocar o compressor.
Valeu.
jorge.duarte
17/02/2012, 21:35
A bobina tá ruim mesmo. Tem vários fios partidos. O rolamento quando debulhou soltou as bolinhas e elas acabaram estragando a bobina. Eu testei com menos arruela já patina sem ligar. fica encostando.
Uma bobina nova ta em torno de 150,00. Já vai ficar bem melhor que trocar o compressor.
Valeu.
Beleza então. Pelo menos ficou mais barato do que te cobraram, com a vantagem de ter aprendido mais 1!
Abs
Amigos, estou ainda na peleja com o compressor da Japa. Não desisti. Depois de debulhado o rolamento troquei ele (90,00). Ficou patinando de cara. Troquei a bobina (190,00) que tinha sido danificada pelos pedaços de bolinhas do rolamento. Ai quando liguei a principio funcionou, mas depois de andar um pouco patinou novamente, mas desta vez fritou!!! No compressor onde encaixa o rolamento estava meio gasto tb, e depois de fritar a embreagem magnética travou o rolamento porque derreteu o plastico interno que da o espaçamento entre as bolinhas. O rolamento acabou girando inteiro no encaixe do corpo do compressor. Gastou um pouco mais. Fui conversar com um cara que entende disto (deu para perceber que estou fazendo tudo de orelhudo) e ele me disse que que as faces das duas peças que fazem o acoplamento magnético (polia e cubo frontal) tem que estar bem lisinhas para "grudar", e de fato a polia estava meio ferrada pelas bolinhas tb. Agora eu já sei o que devo fazer, só não sei se o super aquecimento não ferrou o compressor por dentro. Minha ultima tentativa: Vou comprar outro rolamento, dar uma plainada na polia e frontal no torneiro (30,00), inventar uma gambiarra para tirar a folga entre o rolamento e o encaixe no corpo do compressor. Se funcionar ótimo, se não terei que me render a um compressor base troca, mas parece que as minhas peças novas podem ser aproveitadas.
Abraços. Depois posto o resultado.
jcnow444
09/03/2012, 08:17
Amigos,
não sei o que acontece com meu ar condicionado. Quando ele fica ligado, ta gelando legal, até demais pro meu gosto. No entanto se ele esta em funcionamento por um breve tempo e eu faço alguma curva ou então inclino a viatura, cai água no pé do passageiro, coisa de alagar o tapete... não medi mas é algo perto de 2 litros de água gelada.
O pior e tudo que esta molhando o pé de quem manda e desmanda em casa!!!
Minha viatura é uma Hilux 93.
Tem algo que eu mesmo posso fazer em casa? É algum encanamento entupido? Não queria gastar com isso.
Abraços e fico agradecido com quem puder ajudar.
Amigos,
não sei o que acontece com meu ar condicionado. Quando ele fica ligado, ta gelando legal, até demais pro meu gosto. No entanto se ele esta em funcionamento por um breve tempo e eu faço alguma curva ou então inclino a viatura, cai água no pé do passageiro, coisa de alagar o tapete... não medi mas é algo perto de 2 litros de água gelada.
O pior e tudo que esta molhando o pé de quem manda e desmanda em casa!!!
Minha viatura é uma Hilux 93.
Tem algo que eu mesmo posso fazer em casa? É algum encanamento entupido? Não queria gastar com isso.
Abraços e fico agradecido com quem puder ajudar.
Cara, isto é bem fácil de resolver. Tem um dreno que sai da caixa do resfriador/sistema de ar, justamente ali atrás do porta luvas, e nela tem um dreno com uma mangueira que sai em baixo do carro. Quando o ar esta ligado fica saindo água em baixo do carro. Isto deve estar entupido. O mais provável é a mangueira entupida com barro (mesmo poeira com água acaba virando um barro). Neste caso, procure a saída do dreno por baixo do carro e enfie um arame na mangueira, ou puxa o tapete no pé do passageiro e desencaixa a mangueira da caixa de plástico. A outra possibilidade é sujeira dentro da caixa de plastico do ar, em cima do dreno, ai vc pode tentar desentupir fazendo um ganchinho de arame e enfiando no mesmo local onde vc desengatou a mangueira só que para cima, para dentro da caixa do ar. Ou se não der certo terá que abrir a caixa de plastico e limpar, mas é bem mais complicado.
Boa sorte, se precisar te mando fotos depois.
Abs
marcelot
10/03/2012, 07:53
Cara, isto é bem fácil de resolver. Tem um dreno que sai da caixa do resfriador/sistema de ar, justamente ali atrás do porta luvas, e nela tem um dreno com uma mangueira que sai em baixo do carro. Quando o ar esta ligado fica saindo água em baixo do carro. Isto deve estar entupido. O mais provável é a mangueira entupida com barro (mesmo poeira com água acaba virando um barro). Neste caso, procure a saída do dreno por baixo do carro e enfie um arame na mangueira, ou puxa o tapete no pé do passageiro e desencaixa a mangueira da caixa de plástico. A outra possibilidade é sujeira dentro da caixa de plastico do ar, em cima do dreno, ai vc pode tentar desentupir fazendo um ganchinho de arame e enfiando no mesmo local onde vc desengatou a mangueira só que para cima, para dentro da caixa do ar. Ou se não der certo terá que abrir a caixa de plastico e limpar, mas é bem mais complicado.
Boa sorte, se precisar te mando fotos depois.
Abs
Estou com o mesmo problema! Vou tentar limpar o dreno e depois posto se deu resultado.
Nos dois casos ta mais parecendo q a borrocha q liga a saida do dreno esta solta ou mal encaixada, varifique a conexao, pde ser issoo, abraço.
Felipebrandao
11/03/2012, 10:07
Galera para quem esta com agua saindo para dentro carro, e acho que para todos que estão dando manutenção no ar da hilux. Seria ideal retirar o sistema interno do ar onde fica o evaporador, fiz o serviço esses dias num domingo e para minha surpresa não acreditei como o ar ainda estava gelando, como o carro não possui filtro para o ar condicionado o sistema inteiro estava domado por poeira e o evaporador envolvido por uma lama preta e que deixava um odor de mofo no carro caso ele ficasse muito tempo fechado, feito a limpeza e tambem a troca das espumas que vedam a caixa e depois encher o sistema com gas com um serviço de 120 reais pronto o carro ficou com um ar condicionado zero até os vidro agora estão embaçando quanto a troca do gas é que preferi desmontar o evaporador para lavar fora do veiculo, mas caso deseje da para lavar sem tirar o gas do sistema porem da o dobro do trabalho.
Em breve vou refazer o serviço para trocar o evaporador, não consegui limpar ele completamente, pois o aluminio das aletas ja estava bem corroido pela sujeira e encrostada nele dai ainda continua bem leve o odor de mofo, mesmo com a higienização do sistema, dai eu filmo o processo e deixo aqui no forum que vai ajudar bastante o pessoal.
gabriel theodoro de souza
11/03/2012, 15:15
caríssimos forenses, preciso trocar aquela chave que seleciona a intensidade do ar condicionado, alí no painel, porém ,apesar de já ter debulhado tudo ao redor dela, não consigo chegar nela para tira-la.Algum de vocês pode
me ajudar? Estou me referindo a minha SW41993(japa)obrigado,gabriel
11/03/2012, 15:24
Caro Felipe, onde fica o evaporador?sob o porta luvas ou sob o capô?Estou com o painel quase desmontado, e agora posso aproveitar para fazer esta limpesa.obrigado,gabriel
11/03/2012, 16:02
Caro Felipe, onde fica o evaporador?sob o porta luvas ou sob o capô?Estou com o painel quase desmontado, e agora posso aproveitar para fazer esta limpesa.obrigado,gabriel
Felipebrandao
12/03/2012, 19:30
Gabriel desculpa a demora da resposta, caso ainda esteja mexendo no painel ele fica atras do porta luvas para conseguir tirar ele você precisa primeiro tirar o ventilador dai você já vai ver o evaporador e então no lugar mesmo se quiser é só conferir se o tubo do respiro esta desentupido e jogar e jogar aguá com pressão. até notar que limpou, ou como no meu caso retirar ele fora e depois levar para recolocar gas no sistema novamente.
A minha tb está jogando água no pé. Vou limpar.
Amigos, onde fica o radiador do ar quente? Fica ali junto do evaporador do ar condicionado? Fica paralelo ao evaporador? Fica na frente, atrás? A minha sw4 93 não tem ar quente. Se algum de vcs estiver mexendo, digo desmontando a caixa do evaporador, poderia tirar umas fotos e postar aqui? Penso em adaptar um ar quente.
Obrigado
Amigos, estou ainda na peleja com o compressor da Japa. Não desisti. Depois de debulhado o rolamento troquei ele (90,00). Ficou patinando de cara. Troquei a bobina (190,00) que tinha sido danificada pelos pedaços de bolinhas do rolamento. Ai quando liguei a principio funcionou, mas depois de andar um pouco patinou novamente, mas desta vez fritou!!! No compressor onde encaixa o rolamento estava meio gasto tb, e depois de fritar a embreagem magnética travou o rolamento porque derreteu o plastico interno que da o espaçamento entre as bolinhas. O rolamento acabou girando inteiro no encaixe do corpo do compressor. Gastou um pouco mais. Fui conversar com um cara que entende disto (deu para perceber que estou fazendo tudo de orelhudo) e ele me disse que que as faces das duas peças que fazem o acoplamento magnético (polia e cubo frontal) tem que estar bem lisinhas para "grudar", e de fato a polia estava meio ferrada pelas bolinhas tb. Agora eu já sei o que devo fazer, só não sei se o super aquecimento não ferrou o compressor por dentro. Minha ultima tentativa: Vou comprar outro rolamento, dar uma plainada na polia e frontal no torneiro (30,00), inventar uma gambiarra para tirar a folga entre o rolamento e o encaixe no corpo do compressor. Se funcionar ótimo, se não terei que me render a um compressor base troca, mas parece que as minhas peças novas podem ser aproveitadas.
Abraços. Depois posto o resultado.
Finalmente acabei o conserto. Está funcionando. Troquei o rolamento novamente e mandei no torno a polia e cubo frontal. O acoplamento ficou bem certo. O segredo é que o cubo frontal tem que encostar completamente na polia para grudar e não patinar.
Como eu disse o local onde o rolamento encaixa no corpo do compressor estava gasto fazendo com que a capa interna do rolamento girasse junto com ele. Fiz a legitima gambiarra. Fiz um anel recortando uma lata de cerveja, ou seja, fiz uma bucha com lata de skol e o rolamento entrou bem justo. Agora o ar ta girando redondo. Gastei 400,00, isto ainda com os 2 rolamentos pois 1 eu estraguei. Se tivesse acertado na primeira seriam 310,00. De qq forma bem mais barato do que os 1000,00 que me pediram no compressor novo.
Agora fica a dica, se o ar estiver com rolamento chiando troque logo o rolamento que não estraga mais nada. E é moleza de trocar.
Se alguém quiser fotos ou mais dicas de um toque.
Abraços
Felipebrandao
13/03/2012, 01:00
Ezahn o radiador do ar quente fica depois do evaporador do ACD pra chegar nele voce precisa tirar toda a caixa da ventilação, porem acredito que na parte interna deve estar tudo ok, o seu problema pode estar no lado de fora onde as mangueiras são encaixadas.
a pouco tempo notei um problema no meu carro que quando ligava somente o ar ele ficava quente e quando ligava o ar condicionado ele não gelava tanto, dai fui notar que a caixa da ventilação estava quente foi quando eu vi que a valvula que segurar a agua quente para entrar na caixa estava deixando vazar aguá para dentro da mangueira mesmo com a posição fechada, ela tinha emperrado dai fui numa loja especializada em ar condicionado tentar encontrar uma válvula nova e o cara simplesmente me falou que quando aparece esse caso na loja dele ele simplesmente arranca as manqueiras e isola o radiador interno,dai que vem a duvida quanto ao seu carro que poderia ter passado na mão de um desses gambiarreiros, e voltando ao assunto então apos o mecânico ter me passado o serviço voltei para casa decido a concertar eu mesmo o sistema, dai quando abro uma surpresa, a válvula estava cheia de ferrugem colada nela devido ao antigo dono não usar aditivo, dai foi só limpar passar um desengripante para dar uma ajuda na lubrificação e pronto ficou 100% e nessa brincadeira acabei lavando o evaporador a caixa de ar e a tubulação inteira do ar, e reconstruí as espumas que vedam a caixa, se voce abrir vai notar que a espuma esta completamente podre, sintoma que ja vi em varias hilux onde até mesmo da para ver pedacinhos de espuma sair pela ventilação, resumindo o serviço que o cara me cobrou R$320 reais ficou apenas por R$100 para a reposição do gas, e mais uma dica é dar uma lubrificada no rolamento do ventilador caso ele esteja vibrando ou fazendo barulho, é so tirar uma tampinha abaixo do motor e mandar um lubrificante, menos desengripante para não mandar o motor para as cucuia.
Ezahn o radiador do ar quente fica depois do evaporador do ACD pra chegar nele voce precisa tirar toda a caixa da ventilação, porem acredito que na parte interna deve estar tudo ok, o seu problema pode estar no lado de fora onde as mangueiras são encaixadas.
a pouco tempo notei um problema no meu carro que quando ligava somente o ar ele ficava quente e quando ligava o ar condicionado ele não gelava tanto, dai fui notar que a caixa da ventilação estava quente foi quando eu vi que a valvula que segurar a agua quente para entrar na caixa estava deixando vazar aguá para dentro da mangueira mesmo com a posição fechada, ela tinha emperrado dai fui numa loja especializada em ar condicionado tentar encontrar uma válvula nova e o cara simplesmente me falou que quando aparece esse caso na loja dele ele simplesmente arranca as manqueiras e isola o radiador interno,dai que vem a duvida quanto ao seu carro que poderia ter passado na mão de um desses gambiarreiros, e voltando ao assunto então apos o mecânico ter me passado o serviço voltei para casa decido a concertar eu mesmo o sistema, dai quando abro uma surpresa, a válvula estava cheia de ferrugem colada nela devido ao antigo dono não usar aditivo, dai foi só limpar passar um desengripante para dar uma ajuda na lubrificação e pronto ficou 100% e nessa brincadeira acabei lavando o evaporador a caixa de ar e a tubulação inteira do ar, e reconstruí as espumas que vedam a caixa, se voce abrir vai notar que a espuma esta completamente podre, sintoma que ja vi em varias hilux onde até mesmo da para ver pedacinhos de espuma sair pela ventilação, resumindo o serviço que o cara me cobrou R$320 reais ficou apenas por R$100 para a reposição do gas, e mais uma dica é dar uma lubrificada no rolamento do ventilador caso ele esteja vibrando ou fazendo barulho, é so tirar uma tampinha abaixo do motor e mandar um lubrificante, menos desengripante para não mandar o motor para as cucuia.
Valeu, suas dicas me ajudaram. Mas a minha eu acredito que não tenha ar quente de fábrica. No painel não tem vermelho e só tem 4 botões. 1 de ligar o ventilador, 1 de fechar e abrir a circulação externa, 1 de ir para o vidro ou pra frente e por fim este de intensidade do frio, no qual tem apenas a cor azul crescente para a direita. Tem alguém que tem o painel assim e tem ar quente?
Mas de qq firma vou desmontar para ver.
Abraços e valeu.
14/03/2012, 21:43
Gabriel desculpa a demora da resposta, caso ainda esteja mexendo no painel ele fica atras do porta luvas para conseguir tirar ele você precisa primeiro tirar o ventilador dai você já vai ver o evaporador e então no lugar mesmo se quiser é só conferir se o tubo do respiro esta desentupido e jogar e jogar aguá com pressão. até notar que limpou, ou como no meu caso retirar ele fora e depois levar para recolocar gas no sistema novamente.
Caro Felipe, muito obrigado, ainda estou com o painel desmontado.Vou fazer como você sugere.
Benê Sernaglia
16/03/2012, 12:46
Estou remontando o sistema de ar da minha hilux japa, e a minha esta sem aquela polia lisa(884408 n. 1) que fica do lado direito do compressor de ar, na concesionaria é R$ 600 e pouco .. um absurdo
Alguma dica de qual outra polia pode ser utilizada ?
Tem como alguém me passar as medidas dessa polia ?
Mais uma informação util, o ventilador interno do gol G3 com ar serve perfeitamente na hilux, o sem ar também serve so que o motor é menor e menos potente.
No mercado livre tem varias peças para compressores de ar.
Abraços,
Abraços,
Benê, o preço desta polia é abusivo, na America cotei uma vez e custava uns R$250,00.
Acho que da para adaptar um fácil. O suporte a sua tem certo. Vc vai ter que adaptar um rolamento normal com um eixo e um espaçador. No rolamento original já tem este eixo. As medidas do rolamento São 5 cm x 2 cm. Tem um ressalto de uns 4 mm no encosto da porca. Segue fotos.
338028338029338030
sandro_ventania
11/06/2012, 23:13
Lá vai eu mexer na embreagem do ar tambem...ontem começou a fazer um barulho e saiu um cheiro de borracha queimada...parei o carro e quando fui ver, era a embreagem que travou...se eu tento ligar o ar começa a chiar mas não vai...a bobina tá boa...será que o compressou travou?
renanabraham
27/06/2012, 17:22
Estou remontando o sistema de ar da minha hilux japa, e a minha esta sem aquela polia lisa(884408 n. 1) que fica do lado direito do compressor de ar, na concesionaria é R$ 600 e pouco .. um absurdo
Mais uma informação util, o ventilador interno do gol G3 com ar serve perfeitamente na hilux, o sem ar também serve so que o motor é menor e menos potente.
Abraços,
Boa tarde... Gostaria de saber se o ventilador do gol g3 é pulga and Play? Tipo, tira o original e pluga o do gol???
Ate a fiação é igual???
Boa tarde... Gostaria de saber se o ventilador do gol g3 é pulga and Play? Tipo, tira o original e pluga o do gol???
Ate a fiação é igual???
Cara, acredito que o conector vc deve ter que adaptar. Isto sempre muda de uma marca para outra. Mas não é nada difícil.
guilhermeabreu
27/06/2012, 23:11
Abraços,
BENÊ
Esta polia é muito parecida com a que tem na frente que escora pelas costas tb a correia do alternador , a minha um dia travou , fui na CCS era R$550,00 , meu mecanico falou que não precisava comprar , que ele iria retirar a polia original , retirar o rolamento e TROCAR SÓ O ROLAMENTO , custo final : ROLAMENTO NOVO R$24,00 + MÃO DE OBRA R$15,00 , total de R$39,00 , esta polia tb é de encosto da correira , é só vc retirar , desmontar o rolamento e comprar outro igual e pronto .
Estou precisando de uma polia do compressor do ar condicionado da SW4 93. A minha está empenada. É só a polia, vou colocar todo novo, só que a polia não estou achando. A polia é aquela peça do compressor onde passa a correia e ela gira o tempo todo quando o carro esta ligado. QQ coisa de um toque aqui ou por MP.
Obrigado
rodolfocfaria
25/09/2012, 15:48
Pessoal,
por algum motivo o compressor do ar-condicionado da minha SW4 travou.
Alguém sabe o que pode ter acontecido. E quanto custa +- para arrumar isso?
GalegoFerrari
25/09/2012, 19:03
Caro Rodolfo, não sei quanto fica para arrumar, porém dizem que para a sw4 97 em diante o compressor do fiat Uno ou Palio fica perfeito e é bem mais barato. Como a sua é 94 não sei se é o mesmo modelo. Se for o mesmo e ele não tiver mais conserto fica a dica.
Forte abraço.
rodolfocfaria
25/09/2012, 21:58
Bom saber disso... Obrigado!
Alguém sabe dizer se é compatível também na 94???
Abraços
sandro_ventania
26/09/2012, 00:18
Pode ser entupimento...leve na oficina que eles testam isso...o teste é barato...depois é que vem a facada...he he he!
rodolfocfaria
26/09/2012, 07:28
Vou fazer isso hoje...
Troquei o gás e óleo, troquei o ventilado que estava parado, depois de ter feito isso, o compressor trava kkkk
Abraços
Caro Rodolfo, não sei quanto fica para arrumar, porém dizem que para a sw4 97 em diante o compressor do fiat Uno ou Palio fica perfeito e é bem mais barato. Como a sua é 94 não sei se é o mesmo modelo. Se for o mesmo e ele não tiver mais conserto fica a dica.
Forte abraço.
GalegoFerrari,
Até onde ouvi dizer, a peça do ar-condicionado das SW4 3ª Geração que pode ser substituída pela do Fiat Uno é o evaporador, e não o compressor. Vc pode confirmar isso para nós? Um abraço, Delfim.
GalegoFerrari
26/09/2012, 20:46
Grande mestre Delfim,
Voçê está coberto de razão, foi um ato falho meu. A peça é mesmo o evaporador. Peço desculpas ao amigo Rodolfo pela informação equivocada. Grato pela ajuda.
Forte abraço.
Forte abraço.
Vc sabe de que motor de uno ou palio que é este que serve?
Editando!!!
Deixa pra lá
A minha estragou este compressor e o maldito é mosca branca por aqui.
rodolfocfaria
28/09/2012, 07:15
É.. Meu compressor também foi pro espaço!
Mas já troquei e agora, até então, tá tudo certo no Ar =]
fabriciusmaximus
15/12/2012, 21:52
boa Ezahn!
Gostaria de sua ajudar pois recentemente minha hilux 95 passou por situação parecida e gastei 400,00 de mão de obra e mais 400 de peças e o cara não conseguiu fazer o ar gelar da japa.
o cara trocou o rolamento, bobina e outra peça e colocou gás e o ar não gela. Disse que haveria necessidade de desmontar o painel para corrigir o núcleo e pediu mais dinehiro.
O que vc me aconhselha fazer pois acho que estou sendo enganado e o pior não resolvem o meu problema do ar!!!
boa Ezahn!
Gostaria de sua ajudar pois recentemente minha hilux 95 passou por situação parecida e gastei 400,00 de mão de obra e mais 400 de peças e o cara não conseguiu fazer o ar gelar da japa.
o cara trocou o rolamento, bobina e outra peça e colocou gás e o ar não gela. Disse que haveria necessidade de desmontar o painel para corrigir o núcleo e pediu mais dinehiro.
O que vc me aconhselha fazer pois acho que estou sendo enganado e o pior não resolvem o meu problema do ar!!!
Fabriciu, o que ocorre? O compressor não aciona? Quando desligado gira só a polia, o eixo fica parado. Quando está bom, ligando gira tudo (polia e eixo). A sua quando liga gira o eixo? Se não estiver girando o eixo ai pode ser falta de gás rele, fusível e outras coisas mais. O mais fácil é começar verificando os reles que ficam naquela caixinha menor perto da bateria, eles são do ar. Depois é tudo atras do porta luvas mesmo. Ali tem uma caixa de fusível na lateral e a placa de controle embutida na caixa do ar.
Se estiver girando o compressor e não gela ai é mistério!! Pode ser muita sujeira no evaporador.
Boa sorte, e depois conta ai o que era!!!
guilhermeabreu
16/12/2012, 20:01
Minha EX-BONEQUINHA me deu foi trabalho para fazer o ar gelar , consrtava e depois de 3 meses no mpaximo o ar não gelava mais , daí que da última vez o cara descobriu que estava vazando gas pelo selo mecânico do compressor , trocou o selo e pronto gastei R$200,00 .
JoãoHilux
16/12/2012, 20:35
amigos, nem foto tenho ainda, mas dúvidas e problemas sim kkkkkk, minha 3.0 2002 o ar dela refresca o ambiente, é uma bostassa comprando com outras duas da mesma versão que já andei.
Uma vez levei num bam bam bam de ar e ele disse que o ar ia gelar pra car#%@#% depois de jatear água no radiador, melhorou, depois vi que a ventoinha tava frouxa, fizzemos um remendo interno nela pra mesma girar normalmente, sem folga, isso em outra oficina, mas mesmo assim o carro não gela e já estou com ela faem 3 anos agora em dezembro.
Palpites?
fabriciusmaximus
17/12/2012, 00:57
Boa noite Ezhan !!!
resposta1 - quando o ar está desligado a polia gira, e as vezes se ver o eixo girando.
resposta2 -quando o ar está ligado a polia gira e o eixo também.
o compressor aciona , a polia funciona e o eixo gira, o pessoal da oficina completou o gás ! (na saída da tubulação é perceptível a tubulação gelada, porém não é suficiente para esfriar a cabine da toyota)
1- o ar da japa não estava gelando, e derrepende começou a esquentar muito e cheiro de queimado - levei na oficina e o cara trocou a bobina , o rolamento , cubo e também instalou 2 eletroventilador , porém o ar continua fraco ( ele alegou que seria necessário desmontar o painel para esfriar bem . isto é correto ???)
2- antes do problema o ventilador ajustava nas velocidades baixo , medio , forte e agora não está fazendo mais (o que pode ter ocorrido ??? como faz para resolver ???)
guilhermeabreu
17/12/2012, 14:47
Boa noite Ezhan !!!
resposta1 - quando o ar está desligado a polia gira, e as vezes se ver o eixo girando.
o compressor aciona , a polia funciona e o eixo gira, o pessoal da oficina completou o gás ! (na saída da tubulação é perceptível a tubulação gelada, porém não é suficiente para esfriar a cabine da toyota)
1- o ar da japa não estava gelando, e derrepende começou a esquentar muito e cheiro de queimado - levei na oficina e o cara trocou a bobina , o rolamento , cubo e também instalou 2 eletroventilador , porém o ar continua fraco ( ele alegou que seria necessário desmontar o painel para esfriar bem . isto é correto ???)
2- antes do problema o ventilador ajustava nas velocidades baixo , medio , forte e agora não está fazendo mais (o que pode ter ocorrido ??? como faz para resolver ???)
A merda toda é que nesta área só tem curioso e FDP para pegar o dinheior nosso , no seu caso , vc deve estar com problemas ÉLÉTRICOS e do próprio cicúito do AR CONDICIONADO , vc tem que levar num cara BOM QUE CONHEÇA TUDO DE AR , DESDE A PARTE DE GAS , CANOS CONDENSADOR , COMPRESOR , CAIXA EVAPORADORA E ELÉTRICA TB ou seja : VC PRECISA DE UMA REVISÃO COMPLETA DO SEU SITEMA DE AR CONDICIONADO , e onde esta este cara que entende de tudo e NÃO SEJA DESONESTO ???????
NÃO TE AJUDEI EM NADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa noite Ezhan !!!
Primeira coisa: com o ar desligado não deveria girar o eixo nunca. A embreagem magnética deve estar pegando. Ou é regulagem que se faz com umas arruelas ou o rolamento tá ruim, fora de centro, ou polia ou embreagem torta.
Quanto ao caso do em funcionamento, este cano gelado junto ao compressor é o retorno. Quando o compressor comprime, esquenta. Ai vai para o condensador, lá na frente para esfriar, depois entra no carro e passa pelo evaporador que é onde gela. de lá retorna para o compressor. Se esta retornando gelado mas não estria dentro do carro é porque o evaporador ( atras do porta luvas) deve estar completamente tampado de poeira não permitindo que o ar do ventilador troque calor com o evaporado. Na minha SW4 93 estava assim, este modelo de carro não tem o filtro de polem logo a sujeira passa no evaporador e vai acumulando. O vento assopra bem no painel? Se estiver fraco é mais um sinal disto. Na minha eu mesmo desmontei tudo e limpei, mas é um trabalho urso, e tem que tirar o gas para não perder, pois tem que soltar os canos. Eu dei uma geral e tanto, alem da limpeza, troquei todas as espumas de vedação. Agora tá tinindo, não sai nem um ventinho no pé da patroa (20 pontos!!!) E quando liga na velocidade 3 ou 4 até assobia!!! E alto!!!!
Quanto à parte das 3 velocidades não estarem mais funcionando, isto indica que ele faz alguma cagada na parte elétrica. Na minha eu acabei trocando o compressor depois de tentar arrumar eu mesmo e fazer M.... Ai depois tive que levar em um alto eletrico para ajeitar a instalação. O cara fez umas cagadinhas mas depois acertou tudo. Ficou bom, mas é o melhor auto elétrico da cidade.
Boa sorte.
fabriciusmaximus
19/12/2012, 00:04
Boa noite pessoal !
vou seguir orientção dos colegas e vou procurar um especialista em refrigeração de veículo, só to preocupado com a facada que eles vão querer empurrar no meu bolso!!!
Valeu moçada!
Boa noite pessoal. Há dois dias fiz manutenção no sistema de ar-condicionado da minha viatura. Não estava funcionando. Filtro estourado, caixa imunda, etc. Felizmente encontrei, por acaso, um mecânico honesto de ar-condicionado e o mesmo fez um serviço de primeira. Inclusive sugeriu instalar uma ventoinha na frente do condensador (radiador do ar-condicionado). Usamos um modelo pequeno, não sei qual é, e coube como uma luva entre a grade e o condensador. A eficiência do ar-condicionado melhorou absurdamente, inclusive em baixas velocidades ou trânsito pesado. Fica a dica. Saudações.
roberto rody
30/12/2012, 22:39
Valeu
gde abç
Boa noite pessoal. Há dois dias fiz manutenção no sistema de ar-condicionado da minha viatura. Não estava funcionando. Filtro estourado, caixa imunda, etc. Felizmente encontrei, por acaso, um mecânico honesto de ar-condicionado e o mesmo fez um serviço de primeira. Inclusive sugeriu instalar uma ventoinha na frente do condensador (radiador do ar-condicionado). Usamos um modelo pequeno, não sei qual é, e coube como uma luva entre a grade e o condensador. A eficiência do ar-condicionado melhorou absurdamente, inclusive em baixas velocidades ou trânsito pesado. Fica a dica. Saudações.
OLá
Irei fazer a manutenção na minha SR5 94....vc teria como saber qual ventuinha seu mecanico utilizou ?
Realmente o ar da minha é bem fraco...
Abs
NEstor
guilhermeabreu
02/01/2013, 19:32
A minha ex-BONEQUINHA SW4 93 tem a ventoinha na frente e é original , acho extranho a sua 95 não ter , mas pouco antes de eu vendê-la tive que fazer uma revisão no ar e o cara TB HONESTO ( o que é muito difícil ) falou que a minha ventoinha estava com defeito e colocou outra do paralelo e pegou na mesma furação original , acho que temos no mercado nacional ventoinha própria para as HILUX e SW4 .
A minha SW4 2002 que comprei agora não tem a ventoinha , acho que vou adaptar uma lá tb , com certeza irá melhorar o desempenho do ar .
Finalmente acabei o conserto. Está funcionando. Troquei o rolamento novamente e mandei no torno a polia e cubo frontal. O acoplamento ficou bem certo. O segredo é que o cubo frontal tem que encostar completamente na polia para grudar e não patinar.
Como eu disse o local onde o rolamento encaixa no corpo do compressor estava gasto fazendo com que a capa interna do rolamento girasse junto com ele. Fiz a legitima gambiarra. Fiz um anel recortando uma lata de cerveja, ou seja, fiz uma bucha com lata de skol e o rolamento entrou bem justo. Agora o ar ta girando redondo. Gastei 400,00, isto ainda com os 2 rolamentos pois 1 eu estraguei. Se tivesse acertado na primeira seriam 310,00. De qq forma bem mais barato do que os 1000,00 que me pediram no compressor novo.
Agora fica a dica, se o ar estiver com rolamento chiando troque logo o rolamento que não estraga mais nada. E é moleza de trocar.
Se alguém quiser fotos ou mais dicas de um toque.
Abraços
Apesar do tópico ser sobre ar condicionado da hilux 2.8, acho que dá também para falar sobre as 3.0, dada a similitude.
Bom, mesmo com o ar condicionado funcionando bem, percebi uma estranha poeira vermelha espalhada sobre as mangueiras e peças superiores do motor.
Deu de perceber que se espalharam pelo vento provocado pela ventoinha.
Observando tudo com o motor ligado, notei a polia do ar condicionado girando bem desbalanceada e, volta e meia dava umas travadas.
Fui numa conhecida oficina de ar condicionado, sendo tudo desmontado.
Ao retirar o rolamento e girá-lo solto na mão, dava para escutar as esferas; ou seja, perdeu a lubrificação.
Percebeu-se que com esses trancos da polia, a parte interna do rolamento estava girando sobre a tampa do compressor, desgastando o pescoço da mesma.
Trocada apenas a tampa do compressor, selo e o rolamento, com a necessária carga de gás, o problema persistiu.
Partiu-se então para uma maior aproximação do magneto.
Funcionou parcialmente, mas ainda dando umas travadas.
Viu-se então que com o dano no rolamento, a polia desgastou irregularmente.
Foi então encaminhada ao torneiro mecânico para um passe (:angel:) e melhor faceamento da parede.
Pronto!
Aquela poeira vermelha era a polia desbalanceada encostando no fio e conector do magneto.
Não é necessário trocar o compressor; apenas a tampa, que é vendida separadamente.
O dono da oficina disse ser comum esse problema nas Toyotas.
Seguem fotos indicando o desgaste no pescoço da tampa, da polia e, o compressor com a tampa nova.
Preços:
Tampa do compressor: R$ 130,00;
Rolamento: R$ 90,00;
Selo: R$ 60,00;
Carga de gás: R$ 90,00;
Toneiro mecânico: R$ 40,00 mais R$ 30,00 pelo tempo do funcionário ir até o torneiro;
Mão de obra: R$ 140,00.
Total: R$ 580,00.
renanabraham
17/01/2013, 18:09
Como que retira o gas e casa?
simplemente solta as mangueiras que entram na unidade de resfriamento?
Galera, alguém sabe o código do compressor da SW4 1998? O meu travou. Será que compensa tentar arrumar ou só um novo?
O que está travando nele é a polia.
Será que acho pelo ebay ou rockauto? O mecânico me disse que custa R$ 1.800,00 e como eu nunca dei na minha mãe, não posso aceitar!
marco campos
19/03/2013, 11:58
Bom dia pessoal, resolvi fazer a pergunta aqui pois é sobre ar condicionado.
Alguem sabe informar se a Hilux 2004 tem filtro de ar condicionado? Onde fica?
Recebi a resposta da America sobre o preço do compressor do ar-condicionado. Devem estar de gozação:
"
BOA TARDE!!
COMPRESSOR AR COND.___R$ 4.250,00 NOVO ORIGINAL TOYOTA!!
OBRIGADO!!"
Mais caro que o cabeçote original. Daria pra comprar quase 20 pistões originais... E agora, como faço? Compro um ventilador de caminhão?
dorderf, eu troquei o compressor da minha SW4 93 a pouco tempo. Ficou em 1480,00. Disse o técnico que é denso, a marca do original, mas não é com saquinho toyota!!! Ai vai para 4500,00!!! Sobre trocar, se foi a polia que travou, ou seja, o rolamento da polia, ia travar a correia mesmo com o ar desligado. Se for isto dá para trocar só o rolamento e talvez a embreagem magnética. Mas quando é o compressor que ferra, ou seja, a correia gira normal com o ar desligado, só que quando liga gira o eixo e não gela ou nem gira mais, ou faz barulho, ai é trocar o compressor mesmo. E digo mais, não entre em compressor recondicionado, não aguenta. Procure que vc acha um denso por volta de 1500,00, completo, com polia, embreagem e tudo.Boa sorte.
dorderf, eu troquei o compressor da minha SW4 93 a pouco tempo. Ficou em 1480,00. Disse o técnico que é denso, a marca do original, mas não é com saquinho toyota!!! Ai vai para 4500,00!!! Sobre trocar, se foi a polia que travou, ou seja, o rolamento da polia, ia travar a correia mesmo com o ar desligado. Se for isto dá para trocar só o rolamento e talvez a embreagem magnética. Mas quando é o compressor que ferra, ou seja, a correia gira normal com o ar desligado, só que quando liga gira o eixo e não gela ou nem gira mais, ou faz barulho, ai é trocar o compressor mesmo. E digo mais, não entre em compressor recondicionado, não aguenta. Procure que vc acha um denso por volta de 1500,00, completo, com polia, embreagem e tudo.Boa sorte.
Valeu, Ezahn! Vc comprou o compressor num loja específica de ar-condicionado ou na net?
Galera, alguém sabe o código do compressor da SW4 1998? O meu travou. Será que compensa tentar arrumar ou só um novo?
O que está travando nele é a polia.
Será que acho pelo ebay ou rockauto? O mecânico me disse que custa R$ 1.800,00 e como eu nunca dei na minha mãe, não posso aceitar!
Dorderf, acho que tivemos o mesmo problema (polia).
Não precisei trocar o compressor. Só a tampa.
Veja os detalhes aqui na postagem 55.
E boa sorte.:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/32230-ar-condicionado-hilux-2-8-a.html
Dorderf, acho que tivemos o mesmo problema (polia).
Não precisei trocar o compressor. Só a tampa.
Veja os detalhes aqui na postagem 55.
E boa sorte.:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/32230-ar-condicionado-hilux-2-8-a.html
Glaicon, agora no meu caso acontece o que o Ezahn disse. A polia só trava quando aciono o ar-condicionado. No começo só fica fazendo um barulho de correia estragada (embora seja nova) e depois começa a travar. Sem o ar, não ocorre barulho algum.
sandro_ventania
20/03/2013, 14:14
Doderf...o meu ar estava com problema, ligava ele e poucos minutos depois travava a polia, rangia e chegava a feder a queimado da embreagem. Levei na loja e depois de vários testes(que custou dinheiro), descobriram que era a válvula de expansão...no meu caso ela foi recondicionada por falta de uma nova na loja...por enquanto tá aguentando.
Valeu, Ezahn! Vc comprou o compressor num loja específica de ar-condicionado ou na net?
O cara que mexe em ar aqui em Registro que pediu a um fornecedor dele. Posso pegar uns contatos com ele e passar para VC, é em São Paulo.
O cara que mexe em ar aqui em Registro que pediu a um fornecedor dele. Posso pegar uns contatos com ele e passar para VC, é em São Paulo.
Ezahn, depois que o carro saiu da oficina, parou o barulho e tá esfriando que é uma beleza!
Mas sei que uma hora vai voltar, portanto, adoraria o contato que vc tem aí em sampa!
dordef, se voltou pode ser que fosse entupimento no sistema. Você já trocou alguma vez o filtro? A minha parou de gelar um dia destes e depois voltou. O cara que mexe com ar aqui me aconselhou trocar o tal filtro. Não é o filtro de pólem, é um que filtra a circulação do gás/óleo. É uma peça cilíndrica que tem um vidrinho em cima e no meu carro fica perto do condensador. Tem que levar para trocar pois o técnico recupera o gás do sistema, troca, e depois recoloca o gás.
Agora uma coisa importante. Se vc ligar o ar e perceber que não esta gelando, desligue logo pois se for entupimento e não circular o gás com o compressor trabalhando, ai derrete o compressor, pois junto com o gás circula o óleo que lubrifica o compressor.
dordef, se voltou pode ser que fosse entupimento no sistema. Você já trocou alguma vez o filtro? A minha parou de gelar um dia destes e depois voltou. O cara que mexe com ar aqui me aconselhou trocar o tal filtro. Não é o filtro de pólem, é um que filtra a circulação do gás/óleo. É uma peça cilíndrica que tem um vidrinho em cima e no meu carro fica perto do condensador. Tem que levar para trocar pois o técnico recupera o gás do sistema, troca, e depois recoloca o gás.
Agora uma coisa importante. Se vc ligar o ar e perceber que não esta gelando, desligue logo pois se for entupimento e não circular o gás com o compressor trabalhando, ai derrete o compressor, pois junto com o gás circula o óleo que lubrifica o compressor.
Quando liga o ar gela na hora. Agora o sistema está IMUNDO. Às vezes voa um material parecido com espuma preta, que ao tocar se desmancha... Tenho que parar o carro pra ver isso, mas não aguento mais ficar sem carro!
Quando liga o ar gela na hora. Agora o sistema está IMUNDO. Às vezes voa um material parecido com espuma preta, que ao tocar se desmancha... Tenho que parar o carro pra ver isso, mas não aguento mais ficar sem carro!
Isto que vc fala é sujeira no caminha do ar. Isso não estraga o compressor, só pode causar algum tipo de alergia por ácaros. Para limpar de verdade tem que tirar o Gás, desmontar todas as caixas do ar que ficam em baixo do painel (ventilador, AC, ar quente e distribuição), lavar, trocar as espumas de vedação e montar novamente. Ah, tem que soltar a água tb pois vai ter que tirar o radiador do ar quente. Eu fiz isto na minha. Tem uma "limpeza que fazer mas não chega nem perto disto. Para ter uma ideia, o evaporador do AC estrava com mais da metade da área tampado de pó. O que eu disse é sujeira no circuito do Gás.
Isto que vc fala é sujeira no caminha do ar. Isso não estraga o compressor, só pode causar algum tipo de alergia por ácaros. Para limpar de verdade tem que tirar o Gás, desmontar todas as caixas do ar que ficam em baixo do painel (ventilador, AC, ar quente e distribuição), lavar, trocar as espumas de vedação e montar novamente. Ah, tem que soltar a água tb pois vai ter que tirar o radiador do ar quente. Eu fiz isto na minha. Tem uma "limpeza que fazer mas não chega nem perto disto. Para ter uma ideia, o evaporador do AC estrava com mais da metade da área tampado de pó. O que eu disse é sujeira no circuito do Gás.
Ezahn, pra tirar esse pó preto eu teria que desmontar todo o painel? Meu carro tem o circuito de ar quente fechado. Acho que o antigo dono teve problema de vazamento.
dorderf, tem uma "limpeza" que as lojas da AC vendem que eles pulvedizam um produto e sei lá mai o que fazem que diz que limpa. A minha eu desmontei tudo porque estava sem gás mesmo e eu encarnei de ver se não dava para colocar ar quente. A minha não tem. A limpeza que eu fiz é limpeza mesmo. No condensador bati até VAP!!. As espumas que vedam entre uma peça e outra e tb vedam as tampas que direcionam o ar para cá ou para lá estavam todas desmanchando. Desmanchando mesmo. Relava o dedo e virava pó. Quando fechava o ar para um determinado lado, não fechava totalmente , pois não tinha mais a espuma. Agora fecha 100%.
Agora se vale a pena desmontar fia a seu critério!!!
Abraços
F. Oliveira
25/03/2013, 14:21
dorderf, tem uma "limpeza" que as lojas da AC vendem que eles pulvedizam um produto e sei lá mai o que fazem que diz que limpa. A minha eu desmontei tudo porque estava sem gás mesmo e eu encarnei de ver se não dava para colocar ar quente. A minha não tem. A limpeza que eu fiz é limpeza mesmo. No condensador bati até VAP!!. As espumas que vedam entre uma peça e outra e tb vedam as tampas que direcionam o ar para cá ou para lá estavam todas desmanchando. Desmanchando mesmo. Relava o dedo e virava pó. Quando fechava o ar para um determinado lado, não fechava totalmente , pois não tinha mais a espuma. Agora fecha 100%.
Agora se vale a pena desmontar fia a seu critério!!!
Abraços
Caro Ezahn,
Nao entendi essa parte: "Quando fechava o ar para um determinado lado, não fechava totalmente , pois não tinha mais a espuma. Agora fecha 100%."
Como a espuma influencia?
Abracao!!
Caro Ezahn,
Nao entendi essa parte: "Quando fechava o ar para um determinado lado, não fechava totalmente , pois não tinha mais a espuma. Agora fecha 100%."
Como a espuma influencia?
Abracao!!
Então F. Oliveira. Quando mexe nos controles do painel para o ar ir para o pé, para o vidro, para a frente e para as laterais, isto controla umas portinhas que abrem ou fecham nas caixas de ar. Quando estas portas fecham, elas não encostam tudo, elas ficam uns 2 a 4 mm longe no batente e ali tem uma espuma que faz a vedação do ar tanto que não faz barulho de plastico batendo, faz um barulho amortecido. Quando o carro tá velho, a espuma já esfarelou e ai quando fecha não fecha tudo, fica a fresta que era para ter a espuma. O pior de tudo era o controle de entrar ar interno ( re-circular) ou ar de fora. Esta não vedava nunca e ficava saindo vento no pé da patroa!!! Ganhei 1000 pontos depois que consertei!!!
Veja as fotos:
Esta primeira é da caixa suja, aparecem 2 portinhas de controle, uma mais quadrada que abre para dentro, a mais de cima na foto, que marquei em vermelho onde a espuma veda. Na verdade esta peça é toda coberta de espuma não sei porque, mais repara que não tinha quase nada de espuma mais. A outra portinha de baixo abre para fora e marquei o lugar da espuma só que ela é pelo lado de dentro, não aparece na foto.
402620
Estas duas fotos já é limpo e com as espumas trocadas. Dá para perceber a diferença !!! Repare a espuma branca nas duas portinhas. Nesta foto a portinha retangular esta aberta e da para ver a espuma por dentro. Troquei tb as espumas que vedam a união de uma caixa com a outra, que é a espuma cinza que aparece ao redor da porta quadrada.
402622402623
Esta foro é para ver o nipe do trampo.Nesta foto a caixa do forçador de ar está no local, é esta que aparece no pé do passageiro. É esta que tem a entrada de recirculação por baixo (não esta aparecendo nesta foto) que ficava soprando no pé da patroa!!!
402621
Fiz todo o trampo com espuma fina e dupla face daquela fininha tb, tipo durex. Em alguns lugares usei cola de sapateiro.
Para quem se animar!!!
Caramba meu amigo excelente trabalho e que trabalho, você usou qual produto pra limpar a caixa seca? Tá parecendo novo!
F. Oliveira
26/03/2013, 12:05
Rapaz....isso são informações definitivas sobre limpeza de ar-condicionado.
esclareceu tudo...perfeito...!!!
agora, convenhamos....que serviço de primeira!!
Abracao!!!
Tem nem risco de eu tentar algo do gênero... no final iam "sobrar" um monte de parafusos!
Opa Ezahn!
Saiu nova, hein!
Trabalhou com esmero mesmo, parabéns!
Muito obrigado pelo post, com certeza irei dar uma verificada na limpeza.
Grande abraço
Fabrizio
Caramba meu amigo excelente trabalho e que trabalho, você usou qual produto pra limpar a caixa seca? Tá parecendo novo!
Cara, foi um belo trabalho mesmo. O mais complicado é montar e desmontar, ou melhor, ao contrario. Lavei com água e sabão mesmo, com esponja. Esfreguei até sair toda espuma antiga e colei a nova com dupla face ou cola de contato. O evaporador lavei com Vap, só tem que tampar e vedar bem o cano para não entrar umidade.
Obrigado pelas considerações, e precisando gritem ai. O manta deste serviço é que tem que tirar o gás do ar e soltar a mangueira de água. No meu caso ia trocar o compressor e não tem ar quente, ai já facilitou.
Quer ter uma ideia de como estão estas espumas de vedação, tem uma que dá para ver sem desmontar nada. olhe por baixo do porta luvas a primeira caixa de ar, a do forçador (ventoinha). Bem em baixo dela tem uma abertura com uma portinha que falei. É uma das portinhas de controle de recirculação ou entrada de ar externo. Ela fecha quando esta para entrada de ar externo e abre quando é para puxar o ar de dentro do carro. Esta portinha é totalmente forrada de espuma por baixo, dá para ver, e a minha não tinha mais nada de espuma, quando fechada ficava uma fresta de uns 4 mm e o ar externo entrava por ela no pé da patroa!!! Esta fresta é fechada pela espuma.
O primeiro passo para desmontar qualquer parte do sistema já é soltar as mangueiras de gás no cofre do motor.Sem tirar usto não desmonta nada!
Abraços e quero ver quem se arrisca!!Hahahaha
402795
jorge.duarte
26/03/2013, 22:55
Aproveitando o assunto, indico o produto abaixo é ótimo para tirar a melecada de cola.
402822
Abs
Jorge,
Onde vc comprou?
Um abraço, Delfim.
jorge.duarte
27/03/2013, 20:03
Jorge,
Onde vc comprou?
Um abraço, Delfim.
Comprei lá no Leroy!
HERBERT GNAPP
01/07/2013, 03:57
Meus caros amigos, to precisando fazer higienização desta bendita caixa pois quando ligo o ar ele gela bem, porém solta um cheiro de mofo bem forte, sei q a caixa fica dentro do painel por detrás do porta luvas, pois bem, poderia até pagar alguem pra fazer isso mais em alguns lugares os caras saem metendo a chave de fenda arranhando o painel prefiro eu fazer. sei q vou ter q tirar o painel, sera q vou ter q desconectar os tubos q estão ligados ao compressor. se alguém já fez me de uma força acho q vai me ajudar e vários outros colegas um grande abraço a todos.
Meus caros amigos, to precisando fazer higienização desta bendita caixa pois quando ligo o ar ele gela bem, porém solta um cheiro de mofo bem forte, sei q a caixa fica dentro do painel por detrás do porta luvas, pois bem, poderia até pagar alguem pra fazer isso mais em alguns lugares os caras saem metendo a chave de fenda arranhando o painel prefiro eu fazer. sei q vou ter q tirar o painel, sera q vou ter q desconectar os tubos q estão ligados ao compressor. se alguém já fez me de uma força acho q vai me ajudar e vários outros colegas um grande abraço a todos.
Meu amigo, com certeza vai ter que desconectar toda a tubulação do ar condicionado, para retirar totalmente a caixa evaporadora, portanto é melhor fazê-lo numa loja, pois vai ter que esgotar o gás do ar condicionado, a não ser que primeiro você tente fazer a higienização do ar com aquela máquininha, mas te digo logo se a caixa estiver muito suja, cheia de lodo não tem jeito, mas é possível depois da limpeza completa da caixa adaptar um filtro de ar e nunca mais vais ter que desmontar, é só trocar o filtro, ok!!
Caro Herbert,
Pode ser que não resolva o seu caso, mas existe um procedimento para tentar resolver o mau cheiro (que é provocado por bactérias que ficam na umidade da caixa evaporadora quando desligamos o ar).
É um procedimento sugerido pelas montadoras.
Ligue motor e ligue o ar com o comando de temperatura no máximo (quente) e o ventilador na velocidade máxima.
Feche o carro e deixe-o rodar assim (com você fora ;)) por minimo vinte minutos.
Este procedimento deveria matar as bactérias responsáveis pelo mal cheiro.
Comigo funcionou, mas o cheiro não era tão forte assim.
Como regra faço isso cada dois ou três meses.
Vale a pena tentar, antes de desmontar o painel.
Grande abraço
Fabrizio
Esses spay que que dizem higienizador de ar, molha e faz apodrecer as espumas das caixas evaporadoras, do meu desmontei todo o painel retirei a caixa evaporadora, as espumas estavam diluindo, troquei todas e fez limpeza da caixa da serpentina, o gas é perdido
caro herbert,
pode ser que não resolva o seu caso, mas existe um procedimento para tentar resolver o mau cheiro (que é provocado por bactérias que ficam na umidade da caixa evaporadora quando desligamos o ar).
é um procedimento sugerido pelas montadoras.
Ligue motor e ligue o ar com o comando de temperatura no máximo (quente) e o ventilador na velocidade máxima.
Feche o carro e deixe-o rodar assim (com você fora ;)) por minimo vinte minutos.
Grande abraço
fabrizio
Esses spay que que dizem higienizador de ar, molha e faz apodrecer as espumas das caixas evaporadoras, do meu desmontei todo o painel retirei a caixa evaporadora, as espumas estavam diluindo, troquei todas e fez limpeza da caixa da serpentina, o gas é perdido
Olá Sinval,
Somente para constar: no procedimento que passei não é usado nenhum produto, mas somente o próprio calor gerado pelo sistema de ar condicionado.
Grande abraço
Fabrizio
Eu desmontei tudo, limpei e troquei todas as espumas pois estavam desmanchando. Tem que soltar o evaporador, vai sair o gás. Se quiser fazer vc mesmo, vá em uma loja que mexe com ar e peça para ele recuperar o gás. Eles tiram o gás e depois coloca novamente. Gasta menos que a carga completa. No caso da monha tirei as 3 caixas. A minha é uma SW4 93, a primeira coisa que tem que soltar é a caixa do evaporador que fica por cima das outras (tira o porta luvas antes).
A sequencia:
1- tira o porta luvas
2- desconecta o negativo da bateria
3- solta as mangueiras do AC no cofre do motor (tampe bem as 4 extremidades com um pedaço de pano enfiado nos canos e plastico por cima para não entrar umidade na tubulação)
4- solta os parafusos da caixa do AC e ele sai (tem uns chicotes e contatos para desmontar)
Depois disto dá para desmontar a caixa do forçador (motor / ventilador) e independente disto a do ar quente e distribuição. Se for mexer recomendo desmontar as 3.
A do forçador é bem fácil.
A do ar quente tem que soltar os canos co cofre do motor, desmontar toda parte central do painel (não sei como é na SW4 97, na 93 e nas caminhonetes é assim) Ai sai a caixa do ar quente. Troquei todas as espumas, usei cola de contato e fita dupla façe daquela fina, que parece durex. Tem espuma nas 3 caixas e na junção delas. Eu lavei tudo com esponja, sabão e até VAP! O evaporador tinha mais da metade tapado de sujeira. O fluxo de ar aumentou muito. O cheiro sumiu. Agora quando ligo o ventilador no 2 e fecho as ventilações frontais elas já assobiam, vou desmontar esta ventilação e colocar espuma tb. Antes saia vento no pé da patroa, agora fica 100% vedado.
Esta é a caixa do ar quente e distribuição (ma minha não tem ar quente, é só distribuição). Antes e depois o contorno em vermelho é onde não estava vedando por falta das espumas.
419943419944
Aqui é para vc ter ideia do trampo. Veja que aqui já estava com a caixa do forçador recolocada no local.
419946
Se quiser mais dicas é só perguntar.
Abraços e boa sorte
Ezahn
Belas fotos.Ajudaram bastante
Ezahn,
Ótimo trabalho, parabéns!
Grande abraço
Fabrizio
Marqinhos
08/07/2013, 23:57
Pessoal, tenho uma Japa (SW4 93 TDI) e o ar condicionado fica eficiente somente em movimento (aumenta o giro), no engarrafamento deixa muito a desejar, já fiz a munutenção no compressor (Carga de gás / lubrificação) e não resolveu. Alguém tem uma dica do que pode ser?
TCHEIGOR
09/07/2013, 02:44
o meu tava mais ou menos assim quando comprei e era a ventoinha do a/c que estava queimada, já olhou a sua se aciona quando liga o ar?? (foi colocada a do gol, se não me engano g3)
Andando, o vento melhora a troca no radiador e o ar funciona melhor. Mas mesmo depois de trocada a ventoinha ainda sinto que quando sobe o giro realmente fica muito mais violento o ar, geladasso. Mas pra área que o ar tem que gelar só com aquelas saídas do painel tem que ser meio exagerado mesmo (a minha é sw4 japa).
Uma limpeza na caixa evaporadora tbem vai melhorar o rendimento, to criando coragem pra fazer isso ainda...
boa sorte e um abraço.
Pessoal, tenho uma Japa (SW4 93 TDI) e o ar condicionado fica eficiente somente em movimento (aumenta o giro), no engarrafamento deixa muito a desejar, já fiz a munutenção no compressor (Carga de gás / lubrificação) e não resolveu. Alguém tem uma dica do que pode ser?
Deve ser mesmo a ventoinha do A/C que não deve estar entrando em ação juntamente com o compressor, se achar por melhor pode colocar uma elétrica extra na frente do radiador do ar condicionado, para cumprir o seu papel, ok!
Deve ser mesmo a ventoinha do A/C que não deve estar entrando em ação juntamente com o compressor, se achar por melhor pode colocar uma elétrica extra na frente do radiador do ar condicionado, para cumprir o seu papel, ok!
A SW 93 tem ventoinha elétrica? Então as nossas involuíram, pois só tem a mecânica.:pensativo:
A SW 93 tem ventoinha elétrica? Então as nossas involuíram, pois só tem a mecânica.:pensativo:
Glaicon meu amigo, você não entendeu o que disse, vamos lá, se quiser pode colocar uma ventoinha elétrica extra, já fiz isso numa SW4 97 td que tive, pra aumentar a capacidade de refrigeração, quando parado em trânsito pesado, ok!
Olá Marqinhos,
Além do que os amigos comentaram muito bem, existe uma regulação na bomba injetora que aumenta o giro do motor quando se liga o ar e o a embreagem do compressor se aciona.
Pode ser que este acionamento (feito por vácuo) não esteja funcionando corretamente e o giro do motor não seja suficiente para ter um resfriamento legal.
Penso que se a Toyota se preocupou em montar um mecanismo desse, deve ser importante que o giro motor suba nestas condições.
É um simples pulmãozinho que aciona uma haste regulável.
No meu caso, o giro levantava demais (atrapalhava nas descida usando o freio motor, porque quando o compressor entrava em funcionamento o carro acelerava).
Eu o regulei do jeito que o motor não suba de giros alem de 800 mesmo com ar ligado.
É suficiente uma chave de boca de 10 mm.
Faça a regulação com o motor em temperatura de funcionamento.
Observando a bomba quando você liga o ar, pode ver a haste se mexendo bem acima da bomba, logo abaixo da haste do acelerador.
Se não funcionar, controle as mangueirinhas do sistema, pode ter um vazamento.
Veja as fotos a seguir.
Grande abraço
Fabrizio
guilhermeabreu
09/07/2013, 17:08
Complementando mais ainda :
A SW4 93 TEM A VENTOINHA ELÉTRICA PARA O CONDENSADOR ( radiador do ar ) + A HÉLICE MECANICA PARA O MOTOR , e a SW4 96 em diante não tem a ventoinha para o ar condicionado só a mecânica para o radiador , e na minha ex SW4 93 tinha a ventoinha elétrica que era acionada qdo o ar era ligado e a rotação do motor aumentava sozinho qdo isto ocorria como o Fabrizio falou , e ocorreu desta ventoinha dar defeito e o ar piorou , foi só colocar uma ventoinha nova que voltou a gelar como antes .
Glaicon meu amigo, você não entendeu o que disse, vamos lá, se quiser pode colocar uma ventoinha elétrica extra, já fiz isso numa SW4 97 td que tive, pra aumentar a capacidade de refrigeração, quando parado em trânsito pesado, ok!
Entendi.
Bom, as 98 gelam muito bem.
Todavia, acho legal essa possibilidade de acrescentar a ventoinha elétrica na viatura.
A Cherokee Sport era assim, com as duas ventoinhas.
Era vento que não acabava mais no motor.:mrgreen:
Hirocaster
11/07/2013, 03:47
Boa noite pessoal, será que alguém sabe onde posso achar um suporte original do compressor do AC da hilux 2.8?
Boa noite pessoal, será que alguém sabe onde posso achar um suporte original do compressor do AC da hilux 2.8?
Amigo essa peça acho que somente procurando por sucatas no Mercado Livre, ou você anunciar na seção aqui dos classificados, posta uma foto da peça lá que é saúde certo de alguém te indicar ou vender pra ti, boa sorte!
Marqinhos
11/07/2013, 22:39
Pessoal, muito obrigado pelas dicas, vou verificar todos os pontos e depois informo se resolver...Recebi uma aula. Valeu!
Alguém pode explicar um probleminha que acontece no meu carango?
Seguinte, depois de rodas muito em estrada, mesmo com o eletroventilador que instalei funcionando normalmente quando o compressor funciona, o ar vai perdendo a eficiência. Fica saindo ar gelado, mas sem a força que normalmente sai.
Será que se eu instalar outro eletroventilador resolve?
Olá Ezahn,
Belo trabalho o seu! parabéns pelo resultado.
Me tira umas dúvidas:
Que tipo de espuma tu utilizou, tanto a branca quanto a cinza?
Onde se encontra para compra?
A questão do gás, tem que retirar do sistema para desmontar certo? Tu tem alguma forma de armazenar ele e reutilizar ou é descartado e depois faz uma recarga?
Desculpe meu desconhecimento, mas sou completamente leigo.
Um abraço,
Edu
Hirocaster
13/07/2013, 03:59
Amigo essa peça acho que somente procurando por sucatas no Mercado Livre, ou você anunciar na seção aqui dos classificados, posta uma foto da peça lá que é saúde certo de alguém te indicar ou vender pra ti, boa sorte!
Herick, pior que nem tenho foto da peça, pq a picape não veio com ar condicionado, no mercado livre ja procurei e não achei nada, só achei o compressor! Se alguém tiver foto da peça e puder postar...
Herick, pior que nem tenho foto da peça, pq a picape não veio com ar condicionado, no mercado livre ja procurei e não achei nada, só achei o compressor! Se alguém tiver foto da peça e puder postar...
Vamos aguardar uma boa alma pra fazer esse favor! Ajudem o amigo aí.....
Olá Raphael,
Quero fazer uma limpeza no filtro da minha vtr. Mas desconheço o procedimento e a sua localização.
Tens alguma dica de onde o filtro é localizado?
E em relação a ventoinha adicional, poderia postar fotos e a referencia dela?
Obrigado,
Edu
Acho que nenhuma SW4 ou pickup japa tem filtro para o ar-condicionado... só se adaptar!
Acho que nenhuma SW4 ou pickup japa tem filtro para o ar-condicionado... só se adaptar!
Filtro do gás amigos, que contém silica em seu interior! Não é filtro do sistema de ar que vai para a cabine. Hehehe. Saudações!
RFDEX a minha ainda está com o ar original sem nenhuma manutenção, nem recarga de gás. Gela muito mesmo, até na lenta. Nem sonho em colocar uma ventoinha. Mas fica a i a dica, quando achar necessário já temos um parâmetro. As japás que eu saiba não possuem filtro do A/C não, se possuir a minha só tem poeira. E se realmente tivesse o A/C não estaria com a mesma eficiência.
Ola Raphael, penso que o AC da minha SR5 precisa de alguma manutenção. Pois ñ gela muito. Já vi um tópico falando desta limpeza mas não localizei novamente. Ñ sei se o problema seja falta de gás, filtro, radiador etc. Sendo difícil é encontrar um mecânico de AC honesto, gostaria de eu mesmo por as mãos na graxa. E este filtro do gás, onde fica localizado? Obrigado Edu
O filtro do gás que conheço também é o filtro secador. A/C só perde gás se tiver vazamento, caso contrário vai permanecer ali a vida inteira. O meu já são 18 anos e funciona como um relógio. Sei que existe um produto para limpeza de A/C que dizem ser muito bom. Você coloca o ar para funcionar apenas circulando o ar de dentro e abre uma válvula do aerosol que vai liberando o produto e o sistema de A/C como esta circulando apenas com o ar de dentro do carro vai fazendo a limpeza. Vou ver se lembro o nome.
O filtro do gás que conheço também é o filtro secador. A/C só perde gás se tiver vazamento, caso contrário vai permanecer ali a vida inteira. O meu já são 18 anos e funciona como um relógio. Sei que existe um produto para limpeza de A/C que dizem ser muito bom. Você coloca o ar para funcionar apenas circulando o ar de dentro e abre uma válvula do aerosol que vai liberando o produto e o sistema de A/C como esta circulando apenas com o ar de dentro do carro vai fazendo a limpeza. Vou ver se lembro o nome.
Na espera da lembrança (daria até o nome de um filme!).
rborguesan
27/12/2013, 18:20
Olá, possuo uma Hilux SRV 2008, mas faz uns 20 dias que o Ar Condicionado começou a dar problema... o problema é o seguinte:
1º - Reparei que quando estava viajando o Ar Condicionado do nada parou de gelar... a luz do A/C continuava ligado normal, mas quando olhei o compressor ele estava parado...
2º - se deixo o carro desligado por uns 2~3 minutos e tento ligar o Ar Condicionado ele funciona, mas novamente depois de um tempo ele para de funcionar.
3º - se eu estou dentro da cidade em baixa rotação, sem forçar o carro, o Ar Condicionado funciona normalmente.
Levei em 3 oficinas "especializadas" em Ar Condicionado, mas nenhuma conseguiu identificar o problema, eles analisaram o gás, os termostatos o compressor e nada de encontrar o problema. Então resolvi levar na agencia da Toyota na cidade vizinha, no caminho para cidade vizinha o Ar fez o mesmo problema, funcionou no inicio da viagem, mas depois já voltou a desligar...
Chegando na concessionaria eles testaram de tudo, ficamos 8 horas na oficina, começando pelo Gás, Fusíveis, Sensores, Compressor, o radiador do ar Quente, enfim, tudo o que era possível.
Foi então que eles viram que o motor estava esquentando... pelo painel do carro não estava alterando significativamente, mas quando foi medido pelo aparelho chegou até 110ºC com o Ar Condicionado ligado (Segundo eles o limite/ideal seria perto dos 80º), dai quando chegava nessa temperatura o compressor parava de funcionar e logicamente o Ar Condicionado também... Com isso a concessionaria me falou no "achismo" que a unica coisa que sobrou foi que deve ter algum trinco/empenamento no cabeçote, pois o motor estava esquentando e a água não chegava a ferver, mas estava com pressão alem do normal no radiador.
Como depois de 8 horas já ia fechar o lugar não deu tempo de abrir e testar o cabeçote de uma Hilux único dono com 170mil KM...
A minha pergunta é... é possível realmente ser o cabeçote??? O carro não apresenta vazamento, nem falha no desempenho, nem fumaça cinza expelindo pelo cano de escape... unica coisa é que eles falaram que esta esquentando, mas isso não aparece no painel do carro...
PS: Uma coisa que eu reparei... com o carro frio e sair percorrer uns 30KM com o Ar Condicionado desligado e tentar ligar o Ar, ele funciona normalmente, mas depois de uns ~5 minutos o Ar Condicionado desliga novamente e só liga se o carro ficar percorrendo em lentar por um tempo ou desligar e esperar uns minutos...
Isso está com cara de cabeçote mesmo ou algum problema que passou despercebido no compressor????
att.
Borguesan
Olá, possuo uma Hilux SRV 2008, mas faz uns 20 dias que o Ar Condicionado começou a dar problema... o problema é o seguinte:
1º - Reparei que quando estava viajando o Ar Condicionado do nada parou de gelar... a luz do A/C continuava ligado normal, mas quando olhei o compressor ele estava parado...
2º - se deixo o carro desligado por uns 2~3 minutos e tento ligar o Ar Condicionado ele funciona, mas novamente depois de um tempo ele para de funcionar.
3º - se eu estou dentro da cidade em baixa rotação, sem forçar o carro, o Ar Condicionado funciona normalmente.
Levei em 3 oficinas "especializadas" em Ar Condicionado, mas nenhuma conseguiu identificar o problema, eles analisaram o gás, os termostatos o compressor e nada de encontrar o problema. Então resolvi levar na agencia da Toyota na cidade vizinha, no caminho para cidade vizinha o Ar fez o mesmo problema, funcionou no inicio da viagem, mas depois já voltou a desligar...
Chegando na concessionaria eles testaram de tudo, ficamos 8 horas na oficina, começando pelo Gás, Fusíveis, Sensores, Compressor, o radiador do ar Quente, enfim, tudo o que era possível.
Foi então que eles viram que o motor estava esquentando... pelo painel do carro não estava alterando significativamente, mas quando foi medido pelo aparelho chegou até 110ºC com o Ar Condicionado ligado (Segundo eles o limite/ideal seria perto dos 80º), dai quando chegava nessa temperatura o compressor parava de funcionar e logicamente o Ar Condicionado também... Com isso a concessionaria me falou no "achismo" que a unica coisa que sobrou foi que deve ter algum trinco/empenamento no cabeçote, pois o motor estava esquentando e a água não chegava a ferver, mas estava com pressão alem do normal no radiador.
Como depois de 8 horas já ia fechar o lugar não deu tempo de abrir e testar o cabeçote de uma Hilux único dono com 170mil KM...
A minha pergunta é... é possível realmente ser o cabeçote??? O carro não apresenta vazamento, nem falha no desempenho, nem fumaça cinza expelindo pelo cano de escape... unica coisa é que eles falaram que esta esquentando, mas isso não aparece no painel do carro...
PS: Uma coisa que eu reparei... com o carro frio e sair percorrer uns 30KM com o Ar Condicionado desligado e tentar ligar o Ar, ele funciona normalmente, mas depois de uns ~5 minutos o Ar Condicionado desliga novamente e só liga se o carro ficar percorrendo em lentar por um tempo ou desligar e esperar uns minutos...
Isso está com cara de cabeçote mesmo ou algum problema que passou despercebido no compressor????
att.
Borguesan
Caro Borguesan.
Isso de o ar condicionado desligar quando o motor aquece acima do normal existe e é um sistema de proteção do motor, aliviando a carga dele. Já aconteceu comigo num Fiesta e tb na Hilux. Em ambos o ponteiro da temperatura começou a subir e o ar desligou. Inclusive serviu de sinal pra parar o carro, nas duas vezes.
No meu caso a Hilux é 2002 (motor 1KZT-E), diferente do seu, mas com cabeçote de alumínio e relativamente frágil para superaquecimentos.
Tenho ouvido falar mais em trinca de cabeçote no meu modelo de motor do que no seu.
Na sua eu não saberia dizer, mas nas Hilux mais antigas (motores 3L, 5L 1KZT e 1KZT-E) o marcador de temperatura é meio danado, pois só acusa superaquecimento quando a temperatura está muito alta e sobe rapidamente. Com isso o motorista não percebe a tempo de parar o carro e trinca o cabeçote.
O nível de água do radiador está baixando? Esse nível deve ser verificado sempre com o veículo frio, de preferência de manhã, antes de ligar o carro. Se na CCS disseram que o sistema de arrefecimento está com muita pressão, isso é um indício de problema, ou no cabeçote, ou na junta do cabeçote, ou na tampa do radiador, etc.
Essa temperatura de 110ºC foi medida como e onde? Na água, no bloco, no cabeçote...
Respondendo a tua pergunta: Na minha opinião o problema do ar condicionado está associando ao superaquecimento do motor. Ainda mais com o relato do técnico da CCS. Acho que tu deves fazer uma revisão em todo o sistema de arrefecimento (radiador, tampa do radiador, válvula termostática, líquido de arrefecimento. Se o problema persistir, parte pra junta de cabeçote e cabeçote.
O meu radiador, quando deu problema, tava com a colmeia toda amassada, provavelmente da pressão de lava-jato.
ph43lz1n
27/12/2013, 22:15
Amigo passei por problema semelhante ao seu, o ar condicionado para de gelar, so que no meu o medidor de temperatura começou a subir na hora, e hj depois de trocar bomba d'agua, valvula termostatica, tampa do radiador, hoje fui e troquei a junta do cabeçote pois nao chegou a trincar o cabeçote pq quando a temperatura passou do meio eu ja parei na hora e levei de guincho, nao sou muito experiente nesse assunto mais no meu caso aconteceu isso, e peguei ela hoje vou andar mais pra ver se resolveu o meu problema, mais creio que agora deve ter resolvido. ate mais e sorte ai no conserto, tomara que nao tenha trincado o cabeçote.
guilhermeabreu
27/12/2013, 22:39
BORGUESAN
Concordo com o CLANDIO e o PH , neste carro realmente tem sensores de proteção que faz o carro até parar de andar ou melhor não passar de 80km/h qdo tem alguma coisa de errado que possa prejudicar o motor .
Foi muito bem lembrado pelo CLANDIO que os marcadores de temperatura das HILUX não marcam como deveriam a temperatura , ele vai e fica um pouco abaixo do meio e qdo ele mexe para subir um pouco a TEMPERATURA DA ÁGUA JÁ PASSOU DOS 100ºC o que leva a perda do motor .
Por isto comecei uma camapnha aqui para colocarmos um outro sensor de temperatura em nossos carros , mas a maioria deles são de HILUX até 2002 , mas hoje estou com uma SW4 2008 e estou vendo que tem nescessidade tb de colocar este SENSOR A MAIS EM NOSSOS CARROS com este seu relato e o PH tb , é triste dizer isto , a gente com um carrão deste ter que colocar uma gambiarra no painel para FICARMOS MAIS TRANQUILOS QTO AO SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR .
Mas com certeza esta CCS que vc levou acertou que o motivo do seu ar condicionado deixar de funcionar pq o motor esta aquecendo .
Agora o DURO$$$$$ é descobrir o PQ DESTE SUPERAQUECIMENTO , ainda mais em se tratando de um carro ÚNICO DONO E COM APENAS 170.000KM .
Fico triste com seu relato e na minha opinião ACHO QUE VC ESTA FERRADO .
Mas como o CLANDIO perguntou , e vc ainda não respondeu um carro só aquece qdo falta água e vc não falou se esta sumindo água .
Vamos aguardar as suas respostas .
Estou na sua torcida .
E já ia me esquecendo , SEJA MUITO BEM VINDO A ESTE FORUM , ISTO AQUI VICIA É O ÚNICO PROBLEMA .
Abraço
rborguesan
28/12/2013, 10:09
Caro Borguesan.
Isso de o ar condicionado desligar quando o motor aquece acima do normal existe e é um sistema de proteção do motor, aliviando a carga dele. Já aconteceu comigo num Fiesta e tb na Hilux. Em ambos o ponteiro da temperatura começou a subir e o ar desligou. Inclusive serviu de sinal pra parar o carro, nas duas vezes.
No meu caso a Hilux é 2002 (motor 1KZT-E), diferente do seu, mas com cabeçote de alumínio e relativamente frágil para superaquecimentos.
Tenho ouvido falar mais em trinca de cabeçote no meu modelo de motor do que no seu.
Na sua eu não saberia dizer, mas nas Hilux mais antigas (motores 3L, 5L 1KZT e 1KZT-E) o marcador de temperatura é meio danado, pois só acusa superaquecimento quando a temperatura está muito alta e sobe rapidamente. Com isso o motorista não percebe a tempo de parar o carro e trinca o cabeçote.
Olá Clandio, primeiramente obrigado pela resposta.
Quanto ao medidor do painel ele realmente é muito estranho, não sei se ele faz o calculo da média com outro sensor ou o que, só sei que o técnico me mostrava no aparelho temperatura superior a 110ºC forçando o carro e no carro só mexeu no ponteiro quando estávamos voltando devagar para a CCS...
O nível de água do radiador está baixando? Esse nível deve ser verificado sempre com o veículo frio, de preferência de manhã, antes de ligar o carro. Se na CCS disseram que o sistema de arrefecimento está com muita pressão, isso é um indício de problema, ou no cabeçote, ou na junta do cabeçote, ou na tampa do radiador, etc.
O surgimento da minha desconfiança do diagnostico deles foi exatamente por isso, o nível da água nunca baixou, nem ouve perca de desempenho. Os únicos indícios foram pressão superior ao normal no radiador, mas não chegou a vazar e o aquecimento do motor, mas também sem se notar isso no painel.
Essa temperatura de 110ºC foi medida como e onde? Na água, no bloco, no cabeçote...
Olha, não sei te responder ao certo, mas lembro que o nome onde marcava os 110ºC era algo parecido com "coldest temp"
Mas não tenho certeza onde era feito essa medição...
Respondendo a tua pergunta: Na minha opinião o problema do ar condicionado está associando ao superaquecimento do motor. Ainda mais com o relato do técnico da CCS. Acho que tu deves fazer uma revisão em todo o sistema de arrefecimento (radiador, tampa do radiador, válvula termostática, líquido de arrefecimento. Se o problema persistir, parte pra junta de cabeçote e cabeçote.
O meu radiador, quando deu problema, tava com a colmeia toda amassada, provavelmente da pressão de lava-jato.
A parte do arrefecimento a CCS testou tudo, até fez sangria e trocou o líquido para ver se não tinha água junto ou ar... a parte da tampa acredito que esteja normal, pois por mais quente que a água estava não acontecia vazamentos...
O jeito é torcer para ser junta pois a troca da junta é em torno de 400~500 reais na CCS já o cabeçote só de peça era mais de 11mil... Motor novo esta em torno de 35mil... e o pior de tudo é que eu queria vender ela, já pensou ter que trocar o cabeçote pra vender???? 11mil perdidos... complicado isso viu.
mas obrigado novamente pela ajuda, vou viajar com o carro da minha esposa mesmo essa semana, porque não posso adiar a viagem, mas assim que voltar vou levar numa retifica boa aqui da minha cidade e analisar a junta e o cabeçote...
att.
Borguesan.
rborguesan
28/12/2013, 10:15
Amigo passei por problema semelhante ao seu, o ar condicionado para de gelar, so que no meu o medidor de temperatura começou a subir na hora, e hj depois de trocar bomba d'agua, valvula termostatica, tampa do radiador, hoje fui e troquei a junta do cabeçote pois nao chegou a trincar o cabeçote pq quando a temperatura passou do meio eu ja parei na hora e levei de guincho, nao sou muito experiente nesse assunto mais no meu caso aconteceu isso, e peguei ela hoje vou andar mais pra ver se resolveu o meu problema, mais creio que agora deve ter resolvido. ate mais e sorte ai no conserto, tomara que nao tenha trincado o cabeçote.
Olhá amigo, obrigado por compartilhar e tomara que de tudo certo com a sua, pois a minha, com as repostas que estou tendo vou depender de muita sorte para não precisar trocar o cabeçote...
att.
Borguesan.
rborguesan
28/12/2013, 10:30
BORGUESAN
Concordo com o CLANDIO e o PH , neste carro realmente tem sensores de proteção que faz o carro até parar de andar ou melhor não passar de 80km/h qdo tem alguma coisa de errado que possa prejudicar o motor .
Olá Guilherme, primeiramente obrigado pela resposta.
Bom concordo que se estivesse realmente acontecendo alguma coisa ia perder potencia ou algo do tipo, mas esse foi o problema, não ouve perda de potencia/desempenho, único fator foi o compressor desligar pelo fato do motor estar aquecendo, mas aparentemente isso também é um indicio de problema no motor, porem eu não sabia até hoje...
Foi muito bem lembrado pelo CLANDIO que os marcadores de temperatura das HILUX não marcam como deveriam a temperatura , ele vai e fica um pouco abaixo do meio e qdo ele mexe para subir um pouco a TEMPERATURA DA ÁGUA JÁ PASSOU DOS 100ºC o que leva a perda do motor .
Por isto comecei uma camapnha aqui para colocarmos um outro sensor de temperatura em nossos carros , mas a maioria deles são de HILUX até 2002 , mas hoje estou com uma SW4 2008 e estou vendo que tem nescessidade tb de colocar este SENSOR A MAIS EM NOSSOS CARROS com este seu relato e o PH tb , é triste dizer isto , a gente com um carrão deste ter que colocar uma gambiarra no painel para FICARMOS MAIS TRANQUILOS QTO AO SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR .
concordo com você amigo, precisamos urgente de mais um sensor para informar isso, pois já pensou, percebo um problema no ar condicionado e acabo tendo que trocar o cabeçote????
Mas com certeza esta CCS que vc levou acertou que o motivo do seu ar condicionado deixar de funcionar pq o motor esta aquecendo .
Agora o DURO$$$$$ é descobrir o PQ DESTE SUPERAQUECIMENTO , ainda mais em se tratando de um carro ÚNICO DONO E COM APENAS 170.000KM .
Fico triste com seu relato e na minha opinião ACHO QUE VC ESTA FERRADO .
Mas como o CLANDIO perguntou , e vc ainda não respondeu um carro só aquece qdo falta água e vc não falou se esta sumindo água .
Vamos aguardar as suas respostas .
Estou na sua torcida .
E já ia me esquecendo , SEJA MUITO BEM VINDO A ESTE FORUM , ISTO AQUI VICIA É O ÚNICO PROBLEMA .
Abraço
Poise amigo, o jeito agora é torcer para ser a junta porque se for o cabeçote... 11mil no minimo.
O problema é trocar o cabeçote é acontecer o mesmo problema novamente, porque quando eu comprei todos me falaram que o motor da TOYOTA era para mais de 1Milhão de KM... já tive outras 2 camionetas e esse foi o primeiro problema que tenho relacionado a motor...
Como falei anteriormente vou viajar com o carro da minha esposa essa semana, para me preparar psicologicamente para que na outra semana eu veja esse problema, assim que eu tiver a resposta eu venho aqui informá-los.
Novamente obrigado pelas respostas e pelas boas vindas...
att.
Borguesan.
guilhermeabreu
28/12/2013, 10:49
BORGUESAN
O difícil é acreditar que sem perder água o motor apresenta aquecimento , eu não abriria AINDA o motor , digo : retirar o cabeçote para trocar a junta , outras coisas poderia fazer o carro aquecer sem perder água , como filtro entupido o que é pouco provável , pois vc deve ter trocado todos , MAS EXISTE NO COLETOR DE ADMISSSÃO a formação de uma lama proveniente da VÁLVULA EGR mas neste caso o carro perderia desemepenho o que tb não é o seu caso .
Mas eu investigaria mais antes de trocar a junta do cabeçote , APESAR DE ESTAR AUMENTANDO A PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO , que é um forte indício de estar passando presssão do motor para o sistema de arrefecimento , DAÍ É JUNTA DO CABEÇOTE MESMO .
É uma merda isto , a confiança no carro vai pro esgoto .
Mas estou na sua torcida pra que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$$ .
jorge.duarte
28/12/2013, 11:11
BORGUESAN
O difícil é acreditar que sem perder água o motor apresenta aquecimento , eu não abriria AINDA o motor , digo : retirar o cabeçote para trocar a junta , outras coisas poderia fazer o carro aquecer sem perder água , como filtro entupido o que é pouco provável , pois vc deve ter trocado todos , MAS EXISTE NO COLETOR DE ADMISSSÃO a formação de uma lama proveniente da VÁLVULA EGR mas neste caso o carro perderia desemepenho o que tb não é o seu caso .
Mas eu investigaria mais antes de trocar a junta do cabeçote , APESAR DE ESTAR AUMENTANDO A PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO , que é um forte indício de estar passando presssão do motor para o sistema de arrefecimento , DAÍ É JUNTA DO CABEÇOTE MESMO .
É uma merda isto , a confiança no carro vai pro esgoto .
Mas estou na sua torcida pra que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$$ .
Borguesan
Eu concordo com o Guilherme, não abra antes de ter um diagnóstico preciso. O fato de ter pressão no sistema, acredito que seja por causa da elevada temperatura da água 110C, como o circuito de água do nosso carro é "blindado" a água ferve e não tem para onde expandir. A minha está com um pequeno vazamento na bomba d'água, já comprei tudo inclusive a a correia dentada e esticador, pois para trocar a bomba tem que sacar tudo isso, mas ainda não tive tempo para fazer o serviço, quando estive na oficina para fazer o orçamento o mecanico disse que esses carros apresentam muitos problemas na válvula termostática...Cabeçote ou junta dando passagem de compressão vc percebe de cara no desempenho, funcionamento do motor, etc...Comece com o mais barato, válvula, bomba, verificação do radiador e descarte abrir o cabeçote. Faça igual quando vai a médico...pegue a segunda opinião!!!!
Abs
Mais uma vez, vejo a ENORME necessidade de se ter um sensor direto na água que sai do motor antes de ir pro radiador. Meu carro depois que fiz o motor subiu rapidamente a temperatura, embora o sensor original do carro nem do canto saía, aí foi simplesmente lavar o radiador e estava tudo certo!
Sinceramente, eu trocaria tudo mais simples antes de chegar a mexer no cabeçote. Trocaria a válvula termostática, a tampa e dava um confere no radiador... Se bem que estou achando de graça a troca dessa junta na concessionária. Na oficina onde costumo levar meu carro só pra retirar e colocar o cabeçote no lugar custa cerca de R$ 800,00.
Se tiver passando realmente pressão do motor, não acredito que a simples troca da junta irá resolver. Mas, pode ser. Esses novos cabeçotes talvez sejam mais bem trabalhados, embora o ferro tenha o dobro de resistência ao calor que o alumínio, que por sua vez tem muito mais facilidade em não acumular calor. Não sei do que é feita a junta do cabeçote desse carro, se for de ferro/aço, a lógica é que o cabeçote tenha ido pro espaço.
rborguesan
28/12/2013, 19:07
Olá amigos, agradeço a todos pelo feedback...
Fiz o que todos falaram e passei a manha na oficina de um amigo meu até as 2 horas da tarde sem almoço, e aparentemente parece que arrumamos o problema.
Primeiro foi constatado que a válvula termostática estava meio entupida, não sei como passou despercebido pela CCS, depois disso vimos que não mudou muita coisa e continuamos investigando, lavamos o radiador e depois a gente reparou que mesmo como carro em alta rotação era possível parar a ventoinha com a mão... aparentemente a ventoinha não estava trabalhando conforme o giro do motor o que fazia com que aquecesse o motor e automaticamente desligasse o compressor fazendo com que o A/C parasse de gelar...
O que foi feito então, foi adicionado um anel de borracha na polia para fazer com que a ventoinha girasse conforme o giro do motor para poder fazer o teste, andei uns 50km em 3000rpm para fazer esse teste, cheguei em casa com o medidor de temperatura do painel na metade e quase morrendo de frio, quando abri o capo fui encostar no cabo que sai a água do motor para o radiador e não estava pelando de quente como as outras vezes, era até possível segurar dessa vez... deixando o carro em lenta por uns minutos a temperatura do painel já baixou um pouco, então novamente deixei o carro em 2000rpm para testar e a temperatura mostrada no painel subiu minima coisa, continuando abaixo da metade.
Agora vou para o próximo teste para ver se realmente esta tudo funcionando, vou arriscar e fazer aquela viagem que havia comentado... vamos ver como vai se portar a temperatura do motor, mas acredito que não vai ter maiores problemas. Assim que eu chegar ao destino aviso aqui no post se foi tudo certo.
Não sei como isso passou despercebido, mas sair de "Abrir o Motor" para um anel de borracha pra ventoinha funcionar conforme o giro do motor é uma ótima noticia hein... Até o ronco do carro ficou mais bonito com o motor+ventoinha funcionando certo.
att.
Borguesan.
Acompanhando a solução do problema e felizmente tudo deu certo! Ficaremos na torcida para que seja somente isso, de qualquer forma eu no seu lugar instalaria um sensor de temperatura digital com sinal sonoro para evitar $$$$$ futuros! Um forte abraço.
jorge.duarte
28/12/2013, 20:57
Olá amigos, agradeço a todos pelo feedback...
Fiz o que todos falaram e passei a manha na oficina de um amigo meu até as 2 horas da tarde sem almoço, e aparentemente parece que arrumamos o problema.
Primeiro foi constatado que a válvula termostática estava meio entupida, não sei como passou despercebido pela CCS, depois disso vimos que não mudou muita coisa e continuamos investigando, lavamos o radiador e depois a gente reparou que mesmo como carro em alta rotação era possível parar a ventoinha com a mão... aparentemente a ventoinha não estava trabalhando conforme o giro do motor o que fazia com que aquecesse o motor e automaticamente desligasse o compressor fazendo com que o A/C parasse de gelar...
O que foi feito então, foi adicionado um anel de borracha na polia para fazer com que a ventoinha girasse conforme o giro do motor para poder fazer o teste, andei uns 50km em 3000rpm para fazer esse teste, cheguei em casa com o medidor de temperatura do painel na metade e quase morrendo de frio, quando abri o capo fui encostar no cabo que sai a água do motor para o radiador e não estava pelando de quente como as outras vezes, era até possível segurar dessa vez... deixando o carro em lenta por uns minutos a temperatura do painel já baixou um pouco, então novamente deixei o carro em 2000rpm para testar e a temperatura mostrada no painel subiu minima coisa, continuando abaixo da metade.
Agora vou para o próximo teste para ver se realmente esta tudo funcionando, vou arriscar e fazer aquela viagem que havia comentado... vamos ver como vai se portar a temperatura do motor, mas acredito que não vai ter maiores problemas. Assim que eu chegar ao destino aviso aqui no post se foi tudo certo.
Não sei como isso passou despercebido, mas sair de "Abrir o Motor" para um anel de borracha pra ventoinha funcionar conforme o giro do motor é uma ótima noticia hein... Até o ronco do carro ficou mais bonito com o motor+ventoinha funcionando certo.
att.
Borguesan.
Bourguesan
Que bom que aparentemente resolveu! Como disse, comece pelo mais simples. CCS já foi sinônimo de qualidade, mas a maioria de hoje é um lixo, só querem condenar e pronto, vide seu exemplo.
Abs
guilhermeabreu
28/12/2013, 21:53
BORGUESAN
Não gosto muito da ideia de vc colocar uma borrachinha na hélice viscosa para fazer ela girar junto com o eixo do motor , SE FOI CONSTATADO QUE ELA ESTA RUIM SEM EFEITO , TROCA POR OUTRA NOVA E ORIGINAL ANTES DESTA SUA VIAGEM , vai que esta borrachinha saia do lugar e vc vai da esquente no seu motor .
Lembrando que o marcador de temperatura dos nossos carros só começa a mexer qdo a água JÁ ESTA A MAIS DE 100ºC , daí o motor já foi pro saco .
Este sensor extra digital ele marca a temperatura do momento e oscila bastante no uso do nosso carro e o ponteiro original nem se mexe nestas oscilações reais .
Fazer o que vc quer fazer É FAZER GAMBIARRA e tem tudo para dar ERRADO , olha a lei de MURPH , que diz : SE ALGUMA COISA TEM A POSSIBILIDADE DE DAR ERRADO , " COM CERTEZA VAI DAR ERRADO " .
eduardo.parisio
29/12/2013, 09:12
a minha 2006 q eh igual a sua,tava fazendo isso,mas tava esfriando muito pouco,isso a dois anos atraz em juazeiro do norte,a carga de gas tava baixa, no relogio q mede a pressao do gas,a alta marcava muito baixa,completei,foi 50 reais, e depois de 2 anos, deu de novo a bronca de ar nao eesfriando direito, eu estava esse feriado de natal no maranhao,deu o mesmo problema,pressao de alta muito baixa,completei o gas foi 60 reais, e ta gelando muuito,espero q dure mais 2 anos,kkkk
Concordo com o Dr. Guilherme. Essa história de borrachinha não me agradou não. Acho que só serve pra teste em curto espaço de tempo. Se deu resultado positivo, partiria pra troca da polia viscosa.
kenjimkm
29/12/2013, 13:29
Boa tarde. tenho um certo conhecimento sobre motores a gasolina e alcool e falando sobre refrigeracao do motor deve ser o mesmo conceito do motor diesel. A questao de usar um sensor adicional so vai resolver se o mesmo for instalado dentro do bloco e cabecote do motor pq e onde a temperatura sobe primeiro. E para saber se temos problemas com a bomba dagua ou valvula termostatica teriamos que medir o volume de agua deslocado pela bomba (igual aqueles medidores da sabesp que mede o volume deslocado). Porem esse tipo de sensor eu acho inviavel montar no motor.
Boa tarde. tenho um certo conhecimento sobre motores a gasolina e alcool e falando sobre refrigeracao do motor deve ser o mesmo conceito do motor diesel. A questao de usar um sensor adicional so vai resolver se o mesmo for instalado dentro do bloco e cabecote do motor pq e onde a temperatura sobe primeiro. E para saber se temos problemas com a bomba dagua ou valvula termostatica teriamos que medir o volume de agua deslocado pela bomba (igual aqueles medidores da sabesp que mede o volume deslocado). Porem esse tipo de sensor eu acho inviavel montar no motor.
Eu acredito que o sensor de água seja mais que suficiente. Pra água escorrer toda e o sensor não mostrar teria que ser algo tão incrível que não imagino. Mesmo se as mangueiras se romperem ainda restará água no motor que irá avisar do aumento súbito de temperatura.
Acho que o ideal seria dentro do bloco ou cabeçote. Isso o ideal. Como não temos isso disponível, de modo simples, entendo que a medição na superfície externa do bloco ou cabeçote vai informar uma condição de aquecimento acima do normal, pois terás o acompanhamento dessa temperatura durante todo funcionamento do motor.
Todo motor existe uma faixa normal de temperatura de operação. Além disso existe uma faixa que pode subir essa temperatura sem causar dano ao motor. Com esses sensores adicionais conseguimos ver e ser avisados (alarme sonoro) que a temperatura do motor subiu além do normal.
Por isso devemos deixar o alarme disparar uns 5ºC acima da temperatura normal de funcionamento do motor. No nosso casso esses valores são obtidos na prática, reunindo informações dos colegas daqui do fórum, uma vez que não temos os valores dos manuais técnicos.
Essa é a minha opinião.
Abraços.
Clandio
rborguesan
30/12/2013, 11:17
Olá amigos, venho avisar que a viagem foi tudo certo, carro não deu sinal nenhum de aquecimento...
Estou pensando em trocar essa polia que me orçaram em uns 500 reais montada, e já fazer a troca dessa camioneta em alguma ccs.
Vocês sabem me informar se eu posso trocar de estado com uma camioneta sem placa, somente com a nota dela??
att.
Borguesan.
Olá amigos, venho avisar que a viagem foi tudo certo, carro não deu sinal nenhum de aquecimento...
Estou pensando em trocar essa polia que me orçaram em uns 500 reais montada, e já fazer a troca dessa camioneta em alguma ccs.
Vocês sabem me informar se eu posso trocar de estado com uma camioneta sem placa, somente com a nota dela??
att.
Borguesan.
Adorei o preço dessa concessionária!
guilhermeabreu
30/12/2013, 19:56
KENJIMKM
Seja muito bem vindo ao forum , mas a nossa intenção é realmente ser alertado antes que a temnperatura da água/motor suba além do normal pois o MARCADOR DE TEMPERATURA ORIGINAL na realidade demora a passar esta informação , ISTO VERIFICAMOS NA PRÁTICA , pois eu perdi o motor por duas vezes sem que o MARCADOR ORIGINAL CHEGASSE NO VERMELHO e relatos aqui do DORDERF no qual verificou que com este RECETRONIX instalado no carro dele que a temperatura da água do carro dele chegou a 102ºC no RACETRONIX e só a partir dalí que o MARCADOR ORIGINAL começou a mexer .
Reafirmando meu conceito de que DEVEMOS SIM COLOCAR MAIS UM OU DOIS SENSORES EXTRAS para nos informar ou APITAR CASO A TEMPERATURA PASSE DO NORMAL .
É por isto que estamos aqui neste tópico falando e discutindo NO BOM SENTIDO lógico este assunto tão importante .
NÃO ESTOU DISCORDANDO DA SUA TEORIA do sensor dentro do motor , mas com estas medidas que já tomamos , a maioria já foi beneficiado do AVISO SONORO via SIRENE que este RACETRONIX e SPIA ELETRÔNICO tocam qdo a temperatura ultrapassa o limite colocado pela gente , que gira em torno de 5ºC a mais do que a temperatura de serviço em trabalhos normais .
ABRAÇO E BOM ANO NOVO PRA VC E SUA FAMÍLIA
jorge.duarte
31/12/2013, 16:58
BORGUESAN
Não gosto muito da ideia de vc colocar uma borrachinha na hélice viscosa para fazer ela girar junto com o eixo do motor , SE FOI CONSTATADO QUE ELA ESTA RUIM SEM EFEITO , TROCA POR OUTRA NOVA E ORIGINAL ANTES DESTA SUA VIAGEM , vai que esta borrachinha saia do lugar e vc vai da esquente no seu motor .
Lembrando que o marcador de temperatura dos nossos carros só começa a mexer qdo a água JÁ ESTA A MAIS DE 100ºC , daí o motor já foi pro saco .
Este sensor extra digital ele marca a temperatura do momento e oscila bastante no uso do nosso carro e o ponteiro original nem se mexe nestas oscilações reais .
Fazer o que vc quer fazer É FAZER GAMBIARRA e tem tudo para dar ERRADO , olha a lei de MURPH , que diz : SE ALGUMA COISA TEM A POSSIBILIDADE DE DAR ERRADO , " COM CERTEZA VAI DAR ERRADO " .
Completando
SE ALGUMA COISA TEM A POSSIBILIDADE DE DAR ERRADO , " COM CERTEZA VAI DAR ERRADO e CAUSANDO O MAIOR PREJUÍZO POSSÍVEL!!!
Abs
Galera, depois de trocar i evaporador do carro e o filtro secador, os conduítes de alumínio do sistema, após algum tempo de viagem, congelam (acredito que o evaporador dentro do carro deva congelar tb). Será que foi o termostato que foi tá ruim? Quando instalaram o sistema novo o compressor não disparava desligando, mas aí meteram uma solda e teoricamente resolveu. Mas hj numa pequena viagem o congelamento foi grande! Mas dentro da cabine começou a esquentar, tudo que não quero numa viagem pro Ceará!
Foi colocado um termostato de geladeira, regulável. Gostei da ideia. O termostato original, digital, ligava e desligava muito rápido o compressor e isso congelava o sistema. Agora vou comprar um termômetro pra medir a temperatura do ar que sai do sistema. O ar tem que ficar entre 5 e 10°.
Foi colocado um termostato de geladeira, regulável. Gostei da ideia. O termostato original, digital, ligava e desligava muito rápido o compressor e isso congelava o sistema. Agora vou comprar um termômetro pra medir a temperatura do ar que sai do sistema. O ar tem que ficar entre 5 e 10°.
Entre 5 e 10ºC? Nunca medi, mas tenho a impressão que o meu sai mais alta a temperatura. Acho que uns 15ºC. Essa temperatura é medida no difusor de saída da ventilação?
Entre 5 e 10ºC? Nunca medi, mas tenho a impressão que o meu sai mais alta a temperatura. Acho que uns 15ºC. Essa temperatura é medida no difusor de saída da ventilação?
Exatamente. Coloca-se um termômetro que tem uma vareta na parte de trás. Pelo que pesquisei ele é chamado de termômetro de cozinha.
Parecido demais com este aqui: -10'C ~ 110'C Food Termômetro - Branco + Prata - Frete Grátis - DealExtreme (http://dx.com/pt/p/10-c-110-c-food-thermometer-white-silver-256607)
Exatamente. Coloca-se um termômetro que tem uma vareta na parte de trás. Pelo que pesquisei ele é chamado de termômetro de cozinha.
Parecido demais com este aqui: -10'C ~ 110'C Food Termômetro - Branco + Prata - Frete Grátis - DealExtreme (http://dx.com/pt/p/10-c-110-c-food-thermometer-white-silver-256607)
Beleza. Vou tentar medir aqui pra ver como está o meu ar condicionado.
Beleza. Vou tentar medir aqui pra ver como está o meu ar condicionado.
Vou comprar um termômetro desse pra usar na viagem pro Ceará. Deve ser interessante saber agora como funciona o sistema de ar condicionado. Se cair abaixo de 5° e o compressor ficar ligando rápido, congela DE VERDADE. Os conduítes ficaram brancos. Imagem a força do compressor em manter "neve" num ambiente super quente, como ao lado de um motor diesel...
Muita gente aqui tava reclamando da baixa da eficiência do ar durante viagens. Acredito que seja essa a causa. O fato de ter algo que me possibilite controlar o ponto de desligamento e ligamento do compressor me deixou bastante animado.
Por acaso alguém sabe as medidas do rolamento da polia do A/C, ou indicar o modelo do mesmo. Forte abraço .
calhiandro
04/03/2014, 20:37
Pessoal, meu carro desde que comprei, notei que após algum tempo ele, perdia eficiência do ar condicionado, hoje, ao chegar de viagem pude descobrir o motivo por qual ele perdia eficiência, congelamento dos dutos do ar condicionado, gostaria de uma opinião de vocês, sobre como resolver esses problema dizem que é o termostato??? Anexas as fotos de como fica depois de um tempo ligado.
Leve num especialista, pode ser entupimento, excesso de gás, termostato....
Calhiandro, este está gelando de verdade hein...
Abraço e espero que resolva.
Newton Guerra
06/03/2014, 10:14
Eu acho que pode ser entupimento na tubulação. Tem que ver como está o condensador (aquele radiador dianteiro).
Abraços
A minha tb tava assim. O sensor que vai no evaporador estava com defeito, aí o ar saía tão gelado que terminava gelando tudo, e começava a esquentar pq tudo congelava. Lenei num especialista em ar e ele colocou um sensor de geladeira regulável. Nunca mais tive problemas!
calhiandro
06/03/2014, 15:46
A minha tb tava assim. O sensor que vai no evaporador estava com defeito, aí o ar saía tão gelado que terminava gelando tudo, e começava a esquentar pq tudo congelava. Lenei num especialista em ar e ele colocou um sensor de geladeira regulável. Nunca mais tive problemas!
Justamente dordef, o problema é o termostato, gostaria de saber qual sensor de geladeira você utilizou para resolver o problema.
calhiandro
06/03/2014, 15:49
Calhiandro, este está gelando de verdade hein...
Abraço e espero que resolva.
Boa Zani.:curtir:
Grande abrço.
calhiandro
11/03/2014, 18:08
Pessoal, alguém sabe dizer se o termostato das hilux sw4 1996 a 2002 é o mesmo? O meu é igual a esse do link abaixo:
CATÁLOGO HDS Ar Condicionado Automotivo (http://www.redehds.com.br/catalogo/produtos_detalhes.php?prodID=3263)
Mandei um email pra ferraço e eles não tem. Estou aguardando a resposta da america autopeças. Alguém sabe onde encontrar tal termostato? Lembrando que a minha o ar é digital.
Aguardo uma ajuda ai de vocês.
454792
Aí está o meu termostato de geladeira! Agora não consegui ver marca nenhuma não...
calhiandro
15/03/2014, 08:32
Dordef, falei com o cara que esta mexendo no meu ar condicionado sobre essa possibilidade de colocar termostato de geladeira, mas ele preferiu colocar o original, então ele mandou minha caixa de vaporização ai pra Recife. Pra veê se consegue o termostato, ja liguei pra america e ferraço e eles não tem. Na verdade quando desmontamos o ar percebi que o termostato é diferente do que a gente imaginava ele é o de dois fios ao invés de três fios como eu acreditava. Segunda feira chega a caixa com o termostato ai eu digo o resultado.
Grande abraço dordef
calhiandro
15/03/2014, 10:27
Pessoal quem puder ajudar estou procurando esse termostato do ar condicionado o número de referência é: 8250 50.
Anexa a foto.
calhiandro
22/03/2014, 10:49
Pessoal bom-dia, estou precisando da ajuda de voces, gostaria de saber qual é a carga exata de gás do ar condicionado da hilux sw4 2001 diesel? O valor em gramas?
calhiandro
27/03/2014, 19:37
Pessoal, resolvi o problema coloquei um termostato regulável e agora arma e desarma o compressor, sanando assim o problema de congelamento dos dutos do ar condicionado. A peça que coloquei foi parecida com essa do Dorderf.
Valeu abraços
Pessoal, resolvi o problema coloquei um termostato regulável e agora arma e desarma o compressor, sanando assim o problema de congelamento dos dutos do ar condicionado. A peça que coloquei foi parecida com essa do Dorderf.
Valeu abraços
Eu comprei um termômetro desse aqui: https://www.google.com.br/search?q=termometro+vareta&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&imgil=gNtIwgp0to514M%253A%253Bhttps%253A%252F%252F encrypted-tbn0.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9 GcSHk0AcZSnGCHefxHZnVtTQDUZ9LjR_kUO0budFaJBlMXJ4aM 5A%253B237%253B237%253Bz00uIr8HTWQSDM%253Bhttp%252 53A%25252F%25252Fgestaoderestaurantes.com.br%25252 Fblog%25252Findex.php%25252Ftag%25252Fvareta%25252 F&source=iu&usg=__KFtTGBdgUFsjZ8Marx8lYZOJv1A%3D&sa=X&ei=uXE1U_HSB8qnsQTemIHwBQ&ved=0CEIQ9QEwAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=gNtIwgp0to514M%253A%3Bz00uIr8HTWQSDM%3Bhttp% 253A%252F%252Fgestaoderestaurantes.com.br%252Fblog %252Fwp-content%252Fuploads%252F2010%252F04%252Fimage6.png %3Bhttp%253A%252F%252Fgestaoderestaurantes.com.br% 252Fblog%252Findex.php%252Ftag%252Fvareta%252F%3B2 37%3B237
Pra saber se o bicho tá na temperatura certa. A regulagem desse termostato é muito sensível. Pra fazer use um alicate e gire coisa pouca.
Engels Kbça
13/11/2014, 13:25
Pessoal, meu carro desde que comprei, notei que após algum tempo ele, perdia eficiência do ar condicionado, hoje, ao chegar de viagem pude descobrir o motivo por qual ele perdia eficiência, congelamento dos dutos do ar condicionado, gostaria de uma opinião de vocês, sobre como resolver esses problema dizem que é o termostato??? Anexas as fotos de como fica depois de um tempo ligado.
:pensativo: Huum !! O meu também estava assim....vou ver o que está acontecendo.
calhiandro
13/11/2014, 13:42
Já que desenteram o tópico, o meu coloquei o termostato regulável, na cidade beleza, mas quando pego a estrada depois de um tempo congela tudo, não sei mais o que fazer. Dordef, estou me decidindo ir ai em recife e colocar um regulável desses que você colocou e ficou bom.
Engels Kbça
14/11/2014, 10:00
Já que desenteram o tópico, o meu coloquei o termostato regulável, na cidade beleza, mas quando pego a estrada depois de um tempo congela tudo, não sei mais o que fazer. Dordef, estou me decidindo ir ai em recife e colocar um regulável desses que você colocou e ficou bom.
:pensativo:Porque não coloca o original ??
calhiandro
14/11/2014, 10:57
:pensativo:Porque não coloca o original ??
Por que não encontrei em canto nenhum: ferraço, america, nem para pedido na concessionária. Engels se por acaso achar é so dar o grito. Avise-me por favor.
Abraços
Engels Kbça
14/11/2014, 11:29
Por que não encontrei em canto nenhum: ferraço, america, nem para pedido na concessionária. Engels se por acaso achar é so dar o grito. Avise-me por favor.
Abraços
Calhiandro
Manda uma foto/referencia Toyota....:semideiaestou sem acesso ao catalogo, não consegui baixar ainda.
calhiandro
14/11/2014, 14:24
Estou sem acesso também ao catalogo. Estou viajando. So quando chegar em casa vou ter acesso ao catalogo a não ser wue alguém poste.
Vamos esperar....
AlonsoFausto
14/11/2014, 15:44
Estou sem acesso também ao catalogo. Estou viajando. So quando chegar em casa vou ter acesso ao catalogo a não ser wue alguém poste.
Vamos esperar....
Segue termostato do ar digital: Part number 886253-A090
483787
Pessoal, alguém sabe dizer se o termostato das hilux sw4 1996 a 2002 é o mesmo? O meu é igual a esse do link abaixo:
CATÁLOGO HDS Ar Condicionado Automotivo (http://www.redehds.com.br/catalogo/produtos_detalhes.php?prodID=3263)
Mandei um email pra ferraço e eles não tem. Estou aguardando a resposta da america autopeças. Alguém sabe onde encontrar tal termostato? Lembrando que a minha o ar é digital.
Aguardo uma ajuda ai de vocês.
com base na sua foto segue imagem e código do termostato
cod 8879035010
483797
483787
rsrsr são dois termostatos, este que você postou é o termostato número 1 que vai na parte superior da caixa
calhiandro
14/11/2014, 18:11
Jsantos, eu já troquei o termostato que vai na caixa evapiradora. Será que o problema é no segundo termostato? As hilux com ar condicionado manual não tem esse segundo termostato. O curioso é que os dois colegas que conheço que trocaram o termostato por um regulável ficaram muito bom. So se o defeito for nesse segundo termostato. No caso como nas nossas viaturas o ar condicionado é automático e digital esse segundo termostato deve medir a temperatura ambiente para,selecionar a melhor temperatura autimaticamente. Esse termostato que fica dentro da caixa evaporadora tem a função de ligar e desligar o compressor para,evitar o congelamento do gás. Não sei por que no meu caso não funcionou com perfeição?? O termostato que vai na caixa evaporadora é o mesmo para versão automática e manual..
Jsantos, eu já troquei o termostato que vai na caixa evapiradora. Será que o problema é no segundo termostato? As hilux com ar condicionado manual não tem esse segundo termostato. O curioso é que os dois colegas que conheço que trocaram o termostato por um regulável ficaram muito bom. So se o defeito for nesse segundo termostato. No caso como nas nossas viaturas o ar condicionado é automático e digital esse segundo termostato deve medir a temperatura ambiente para,selecionar a melhor temperatura autimaticamente. Esse termostato que fica dentro da caixa evaporadora tem a função de ligar e desligar o compressor para,evitar o congelamento do gás. Não sei por que no meu caso não funcionou com perfeição?? O termostato que vai na caixa evaporadora é o mesmo para versão automática e manual..
O sistema das nossas viaturas é diferente, usa 2 termostatos, um igual ao do link que vc passou e e outro o Alonso postou, nas mais antigas (antes de 2000) só tem o termostato que foi o postado pelo Alonso.
Nas viaturas com ar digital tem os 2, e o 2º termostato é aplicado a partir de agosto de 2000.
talvez o instalador não tenha levado em conta as 2 medições de temperatura daí não funcionou a contento.
os outros devem ter ficado bons pois a temperatura do ar era medida mecanicamente (Termostato regulável casou), e as mais novas é feito de forma eletrônica (vc regula quantos graus quer) funciona como um split moderno atingiu a temperatura exata ele desliga.
calhiandro
14/11/2014, 20:10
Pois então Jsantos, então é isso. Você acha que se consegue regular o termostato regulável para casar com esse outro termostato?
Pois então Jsantos, então é isso. Você acha que se consegue regular o termostato regulável para casar com esse outro termostato?
vou ficar te devendo, mas veja na ccs ou com o Anderson se vc consegue essas peças.
calhiandro
14/11/2014, 20:46
Não consegue nem na concessionária, essas peças. Mas vou ligar para saber. Quem me disse que não tinha nem para pedido na concessionário foi o Anderson da ferraço.
Não consegue nem na concessionária, essas peças. Mas vou ligar para saber. Quem me disse que não tinha nem para pedido na concessionário foi o Anderson da ferraço.
Talvez não no PY, mas nas ccs daqui caso a toyota não tenha em estoque você pode encomendar do Japão, demora em torno de uns 90 dias mas chega.
pega os números que te passamos e se puder vá a ccs pessoalmente.
tem algumas peças que no py não tem e costuma ter no centro de distribuição da toyota e vice versa.
Engels Kbça
15/11/2014, 08:22
483787
Encontrei esse no Ebay 18,32 dolares Toyota Evaporator Thermistor 886253A090 | eBay (http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-OEM-Evaporator-Thermistor-886253A090-/301182011701)
calhiandro
15/11/2014, 09:09
Engels, como faço para comprar pelo ebay. Sou meio burro para comprar essas coisas rsrs. Como é que chega ate aqui o brasil? Pela referência a peça é exatamente essa.
Engels Kbça
15/11/2014, 10:51
Engels, como faço para comprar pelo ebay. Sou meio burro para comprar essas coisas rsrs. Como é que chega ate aqui o brasil? Pela referência a peça é exatamente essa.
KKKK......Logo a quem vc vai perguntar..:parede:...sou outro.....o Newton deve saber.
geovanih
15/11/2014, 11:16
É fácil, como comprar por aqui.
Faz um cadastro no ebay, informando seu endereço.
É bom fazer um cadastro no paypal também(acho até que está sendo unica forma de pagamento). Bom porque os dados de seu cartão(internacional) ficam em apenas um lugar. Essa parte demora um pouco, porque tem que validar o cartão.
Comprar e esperar, leva de 1 a 6 meses. :shock: é, lixo de país.
Agora o problema, o vendedor em questão não envia para o Brasil. Da para falar com o vendedor e ver se ele abre uma exceção, e envia.
Muitos não gostam de enviar pra ca porque é muita picaretagem. lixo de país de novo.
Se quiser saber algo mais prende o grito.
Abraço
calhiandro
17/11/2014, 10:09
KKKK......Logo a quem vc vai perguntar..:parede:...sou outro.....o Newton deve saber.
Engels, você chegou a ligar para alguma concessionária? Assim que puder vou entrar em contato com a concessionária e passar esse part-number.
Eu acho que no seu caso, resolveria um universal regulável, conheço duas pessoas que fizeram e ficaram muito bons. No meu caso é estranho de mais, se andar a baixa velocidade como andei ontem, voltando de viagem até uns 90 km/h ele demora a congelar ficou mais ou menos umas 2:30 a 3:00 perfeito, mas se andar em velocidades acima de 110 km/h e a noite congela rapidinho. Talvez uma regulagem resolvesse:?:news-coffee:. Da para vê que o compressor arma e desarma, mas na estrada por algum motivo ele deixa de fazer isso em um determinado momento.
Engels Kbça
18/11/2014, 12:43
Engels, você chegou a ligar para alguma concessionária? Assim que puder vou entrar em contato com a concessionária e passar esse part-number.
Eu acho que no seu caso, resolveria um universal regulável, conheço duas pessoas que fizeram e ficaram muito bons. No meu caso é estranho de mais, se andar a baixa velocidade como andei ontem, voltando de viagem até uns 90 km/h ele demora a congelar ficou mais ou menos umas 2:30 a 3:00 perfeito, mas se andar em velocidades acima de 110 km/h e a noite congela rapidinho. Talvez uma regulagem resolvesse:?:news-coffee:. Da para vê que o compressor arma e desarma, mas na estrada por algum motivo ele deixa de fazer isso em um determinado momento.
Calhiandro
É só encomendar na CSS Toyota, leva código do termostato 88790-35010 que eles encomendam. caso tenham em estoque no Brasil, leva dois dias para chegar. Vou pedir o meu lá.
TCHEIGOR
18/11/2014, 14:02
Não sei se a informação vai resolver porque minha camionete é de outro ano, mas tive esse mesmo problema, o A/C funcionava uns minutos e parava, congelando tudo. Foi trocada uma válvula de retorno do gás, que estava trancando.
calhiandro
18/11/2014, 15:18
Calhiandro
É só encomendar na CSS Toyota, leva código do termostato 88790-35010 que eles encomendam. caso tenham em estoque no Brasil, leva dois dias para chegar. Vou pedir o meu lá.
Engels, exatamente acabei de fazer o pedido na css. Custou R$ 83,63. Usei aquele part- number para comprar: 886253A090. Ela não deu prazo nenhum pode demorar 10 dias como pode demorar 90 dias agora é so aguardar. :news-coffee:.
Torcer para que resolva o problema.
calhiandro
18/11/2014, 15:23
Engels, exatamente acabei de fazer o pedido na css. Custou R$ 83,63. Usei aquele part- number para comprar: 886253A090. Ela não deu prazo nenhum pode demorar 10 dias como pode demorar 90 dias agora é so aguardar. :news-coffee:.
Torcer para que resolva o problema.
Olha quando desmontei o meu ar condicionado pela primeira vez, por causa desse problema o cara disse que o termostato ainda era o original, mas acho que não era a numeração dele é a seguinte: 8250 50. Deve ser por isso que congelava e quando troquei por um elétrico regulável também não deu certo. Agora vamos aguardar.
Engels, quanto custou o seu?
ps: abriu uma concessionária toyota aqui faz 4 meses e não sabia, agora ficou melhor ainda para pedir peças.:torcendo:
Quando desmontar o teu tira uma foto do teu termostato com a numeração para a gente vê.
Abração
Engels Kbça
19/11/2014, 13:14
Olha quando desmontei o meu ar condicionado pela primeira vez, por causa desse problema o cara disse que o termostato ainda era o original, mas acho que não era a numeração dele é a seguinte: 8250 50. Deve ser por isso que congelava e quando troquei por um elétrico regulável também não deu certo. Agora vamos aguardar.
Engels, quanto custou o seu?
ps: abriu uma concessionária toyota aqui faz 4 meses e não sabia, agora ficou melhor ainda para pedir peças.:torcendo:
Quando desmontar o teu tira uma foto do teu termostato com a numeração para a gente vê.
Abração
Ainda não pedí o meu, mas quando desmontar eu tiro foto.
Engels Kbça
19/11/2014, 13:16
CONDENSADOR
Alguém já trocou o condensador, aquele que fica na frente, junto com o radiador...estou procurando e não encontro.
CONDENSADOR
Alguém já trocou o condensador, aquele que fica na frente, junto com o radiador...estou procurando e não encontro.
O da Chalana ta meio zuado, também venho procurando esse condensador e até agora não achei ele.
calhiandro
22/11/2014, 10:44
A caixa evaporadora que fica dentro do carro, olhei em algum tópico aqui que pode ser do gol bolinha ou do palio com motor fiasa. Então o condensador deve dar para adaptar de outro carro.
:curtir:
A caixa evaporadora que fica dentro do carro, olhei em algum tópico aqui que pode ser do gol bolinha ou do palio com motor fiasa. Então o condensador deve dar para adaptar de outro carro.
:curtir:
tem que pensar no dimensionamento da coisa, o nosso compressor é o mesmo da besta gs de 15 lugares, logo o penso que o condensador tem que ser proporcional.
CONDENSADOR
encontrei no ml a R$ 796, 00 sem frete.
segundo o Anderson a Paccini tem o condensador, custa em torno de R$ 1.200. sem frete, mas eu não entrei em contato.
Segundo o catálogo toyota de 95-2004 o condensador é o mesmo nas sw4
Engels Kbça
25/11/2014, 09:31
encontrei no ml a R$ 796, 00 sem frete.
segundo o Anderson a Paccini tem o condensador, custa em torno de R$ 1.200. sem frete, mas eu não entrei em contato.
Segundo o catálogo toyota de 95-2004 o condensador é o mesmo nas sw4
Encontrei numa loja em BH, paguei na quinta-feira passada e só postaram hoje nos correios, paguei R$890,00 marca DENSO.
Encontrei numa loja em BH, paguei na quinta-feira passada e só postaram hoje nos correios, paguei R$890,00 marca DENSO.
Pode passar o contato?
obrigado!
Engels Kbça
25/11/2014, 13:08
Pode passar o contato?
obrigado!
JSantos
Comprei lá mais não recomendo:banido:, atendimento muito ruim :freaking:, paguei a peça e SEDEX na quinta-feira, com promessa de postar no correio no dia seguinte, sexta-feira. Hoje recebi o canhoto da postagem, só colocaram no correio HOJE. Fiquei muito chateado com a loja:banido:.
A loja é SO AR, em Belo Horizonte-MG
JSantos
Comprei lá mais não recomendo:banido:, atendimento muito ruim :freaking:, paguei a peça e SEDEX na quinta-feira, com promessa de postar no correio no dia seguinte, sexta-feira. Hoje recebi o canhoto da postagem, só colocaram no correio HOJE. Fiquei muito chateado com a loja:banido:.
A loja é SO AR, em Belo Horizonte-MG
é soda!!
o vendedor do ml diz que o dele é marca importado, continuo na peleja!!
obrigado pela resposta!!
calhiandro
25/11/2014, 19:04
Jsantos, se o problema for so o prazo de postagem, eu compraria .nde o engels comprou. A marca denso é a marca original dos sistemas de ar condicionado das nossas viaturas.
Abraços
Jsantos, se o problema for so o prazo de postagem, eu compraria .nde o engels comprou. A marca denso é a marca original dos sistemas de ar condicionado das nossas viaturas.
Abraços
nem tinha me atentado a isso rsrsr, pretendo zerar outras partes da chalana a longo prazo....
Engels Kbça
27/11/2014, 10:17
Abraços
:freaking::freaking:Ainda não recebí a peça..eu procuraria outra loja ..:freaking::freaking:
Engels Kbça
27/11/2014, 10:20
é soda!!
o vendedor do ml diz que o dele é marca importado, continuo na peleja!!
obrigado pela resposta!!
:angel: Made in China é importado..:angel:
Engels Kbça
27/11/2014, 10:23
Abraços
Procura na ACA,ACA :: Ar Condicionado Automotivo (http://www.aca.ind.br/) eles vendem mais barato, mas estava aguardando a chegada de peças do fornecedor, eles tem Denso também.:computador:
Procura na ACA,ACA :: Ar Condicionado Automotivo (http://www.aca.ind.br/) eles vendem mais barato, mas estava aguardando a chegada de peças do fornecedor, eles tem Denso também.:computador:
Obrigado Engels!
Factotum
28/11/2014, 17:15
Amigos boa tarde!
Estou com problemas com meu ar.
é o digital da sw4 2001 efi.
Como começou:
minha bateria acabou.
Efetuei a troca, retirei a velha que era de 70 amperes,(bem abaixo do utilizado) fui até a loja retornei com uma de 90 amperes,
efetuei a troa normalmente, não inverti polos etc..
após isso meu ar começou a esquentar quando liga o A/C.
Porém os canos da frete estão gelando,acho que normalmente, olhei fusíveis nada. Levei em meu mecânico de confiança, ele não encontrou nada de anormal na parte do motor, revisou os fusíveis e nada.
Ainda não levei em uma especializada em ar, porém alguém pode me ajudar??
talvez um dos termostatos da evaporadora? ou mesmo a parte digital do ar?
Agradeço antecipado a ajuda meus caros!!
Att,Vinicius
Factotum
30/11/2014, 12:52
Quem procura acha!
analisando mais uma vez, descobri que no cofre do motor,
há uma peça preta escrito denso,onde há entrada e saída de uma tubulação, tipo de uma válvula, que é acionada via um cabo de aço, no caso que fecha e abre a entrada
de ar quente vindo do motor.
E o bendito cabo de aço estava solto,desconectado.
Encaixei o cabo e girei a válvula e pimba!
Ar condicionado funcionando novamente!
Se alguém tiver algum problema semelhante ta aí a dica.
Abraço
Rubens Linhalis
01/12/2014, 13:30
Quem procura acha!
analisando mais uma vez, descobri que no cofre do motor,
há uma peça preta escrito denso,onde há entrada e saída de uma tubulação, tipo de uma válvula, que é acionada via um cabo de aço, no caso que fecha e abre a entrada
de ar quente vindo do motor.
E o bendito cabo de aço estava solto,desconectado.
Encaixei o cabo e girei a válvula e pimba!
Ar condicionado funcionando novamente!
Se alguém tiver algum problema semelhante ta aí a dica.
Abraço
tira uma foto dessas peças e cabo para nós !
AlonsoFausto
01/12/2014, 13:55
tira uma foto dessas peças e cabo para nós !
Rubens, é aquela peça que faz com que a água passe pelo radiador de ar quente dentro do painel... nas que tem ar digital o cabo é porcamente ligado no motor elétrico e solta com muita facilidade mesmo. Na minha até apertei mais o cabo para não soltar. Entretanto, meu sistema está isolado...
Factotum, se a água do sistema de arrefecimento começar a baixar, isole o sistema de ar quente, pois o radiador pode estar furado...
Abraços.
Engels Kbça
01/12/2014, 23:03
Abraços
Hoje recebi o condensador:freaking: e não é DENSO como o vendedor informou,me parece um xing ling, vou devolver.:freaking:
Hoje recebi o condensador:freaking: e não é DENSO como o vendedor informou,me parece um xing ling, vou devolver.:freaking:
se for procooler é nacional, o preço dele no mercado é de no máximo R$ 500.
EduardoSW
18/12/2014, 09:56
Salve Galera,
Reativando o tópico para registrar limpeza efetuada no Sistema de Ar Condicionado da minha VIATURA....E para dizer que estou muito satisfeito com o resultado! E também pra lembrar do ENCONTRO DE ITACARÉ-BA em janeiro/2015....
Continuando os preparativos para a viagem de janeiro/2015 para encontrar alguns dos grandes amigos virtuais aqui do 4x4Brasil.....
CREIO QUE CONFIRMADOS:
GuilhermeAbreu, amigoGuilhermeAbreu, Engels, Leandrot, sandro ventania, joaopereira1000.
A CONFIRMAR:
Enasor (?), JRoberto (?), GUSTA_BTS (?), Rubens Linhalis (?), rfdex (?), Foltram F 1000 (?), Jsantos, FIDELIS,
Aproveitando o tópico..... E AÍ GALERA? VAMO QUE VAMO.....:safari-rig:
No ano passado encontrei uma oficina aqui no DF (KarClima na 703 Norte) com um profissional/proprietário honesto e cuidadoso, chamado Carlos..... O botão de ajuste de temperatura do ar digital da minha SW4 2002 não estava regulando temperatura.....Rapidinho ele identificou o problema num servomotor instalado na parte de baixo do painel na caixa de ventilação.....Fiquei pesaroso, pois ele falou que teria que morrer em peça original.....Todavia, que ele tentaria a recuperação....E vejam só....com cuidado e habilidade (usando cola superbonder e bicabornato de sódio) conseguiu recuperar o suporte plástico do contato deslizante deste servo, fazendo com que voltasse a operar normalmente.
O Carlos é uma cara de confiança e recomendo-o à todos.....
Ontem, como não tinha o histórico de limpeza do sistema, apesar de estar funcionando sem problemas (gelando que é uma beleza) e pensando na viagem para a Bahia (Etâ calorzão), voltei à KARCLIMA para fazer a higienização e limpeza completa do sistema, incluindo a troca do Gás de Refrigeração....
Serviço feito e registros fotográficos realizados.....Fiquei assustado com a sujeira! vejam fotos abaixo do antes e depois...
487360487361487362487363487364487365
Nao poderei ir amigo. Na proxima estou dentro! Boa viagem. Abracos
Schwertz
26/05/2015, 09:20
Caro Herbert,
Pode ser que não resolva o seu caso, mas existe um procedimento para tentar resolver o mau cheiro (que é provocado por bactérias que ficam na umidade da caixa evaporadora quando desligamos o ar).
É um procedimento sugerido pelas montadoras.
Grande abraço
Fabrizio
Amigo, nesse procedimento, deve-se acionar o ar condicionado com a temperatura no quente, ou apenas a ventilação com a temperatura no quente?
Olá, estou com problema no compressor, aquela polia interna, não sei se é a embreagem do sistema, as vezes para de rodar e quando volta dá um tec, isso é normal?
Olá, estou com problema no compressor, aquela polia interna, não sei se é a embreagem do sistema, as vezes para de rodar e quando volta dá um tec, isso é normal?
Não é o momento que arma ou desarma o compressor?
O ar está gelando?:pipoca:
[QUOTE=Glaicon;2299947]Não é o momento que arma ou desarma o compressor?
O ar está gelando?:pipoca:[/QUOTE
Sim, está gelando, só que a polia interna de vez em quando para e quando volta dá esse tec, desculpe-me pela ignorância, talvez esteja norma então?
Sim, está gelando, só que a polia interna de vez em quando para e quando volta dá esse tec, desculpe-me pela ignorância, talvez esteja norma então?[/QUOTE]
Se o "tec" da sua viatura for igual ao "tec" da minha, então está normal.:mrgreen:
Sim, está gelando, só que a polia interna de vez em quando para e quando volta dá esse tec, desculpe-me pela ignorância, talvez esteja norma então?
Se o "tec" da sua viatura for igual ao "tec" da minha, então está normal.:mrgreen:[/QUOTE]
Ok Glaicon, obrigado pela informação.
sandro_ventania
30/07/2015, 18:33
É normal...o termostato regula a temperatura do ar, armando e desarmando a embreagem do compressor!
É igual geladeira e ar condicionado de casa...não trabalham 100% do tempo...já observaram?
Ola Hirocaster,
conseguiu resolver a questão do seu a/C da hilux 98? To passando por isso agora...
Rarmbrock
22/10/2015, 21:15
Amigos ....
Na oficina Aki eles trocam a válvula termostática pelo menos a cada 05 anos junto com reparo..... E o fluido de arrefecimento para não oxidar o sistema. A cada quatro anos ou 80 mil km.... O dr macete fala que todo verão tem que trocar.... Que da pra fazer em casa..... E a maioria dos meca nem avisam..... Da uma olhada aí no YouTube .... Abraços
Rarmbrock
22/10/2015, 21:16
Complementado esse é um dos fatores primordiais para a durabilidade delas
Ronanciti
06/01/2017, 00:25
Cara... E um pouco tardio minha resposta. Sei disso mas ela pode ajudar muita gente. Por isso eu responderei. O problema na sua Hilux e muitooo muitooo simples... "O RADIADOR ESTAVA ENTUPIDO". Issoe muito comum nas camionetes. E o fato de os dutos do radiador estarem entupidos, fazem com que o motor aqueça nao ate o limite as vezes e volte ao normal instantes depois. Isso e muito comum. O fato de o ar condicionado desligar e por que o carro tem um sistem de alivio no motor, ao ver que ele esta aquecendo, e automaticamente desliga o AR. Muitas oficinas de adivinhões farão trocar bomba dágua,, vaulvula termostatica.. E por ai vai... Vai aqui uma dica... --SE SUA CAMIONETE AQUECEU,,-- vá primeiro em um cara que mexe com radiador. É o mais óbvio. E se voce der sorte de não ter que trocar o radiador, é um
Serviço que custa no máximo 250 reais. Isso com o fluido novo. Não caiam no conto do vigario. AQUECEU? Olha primeiro o radiador. E muito comum entupir. O cara vareta ele rapidinho e sua camionete ta nova para rodar. Pode acreditar. Tem nada estragado. Abre o olho.
Ronanciti
06/01/2017, 00:29
Problema diagnosticado.. RADIADOR ENTUPIDO... É so levar em um cara bom de radiadores que ele varéta e fica novo. Abre o olho
Boa noite amigos , hoje fui ligar o ar condicionado e não esfriou , o que possa ser , falta de gás , problemas na ventoinha , ele liga , mas não gela
Abs gente e obrigado
Se ele liga (acopla a polia do compressor) e não esfria, acho que é falta de gás mesmo.
Franco Deiana
09/03/2017, 07:34
Ola Wan, tudo bem... a mesma coisa esto eu com meu sw4. probabilmente tem um vazamento no condicionador, tem que mudar evaporador o a borracha de correia do ventilador interno agora nao lembro o nome exato. Na imagem do motor tem marcado em preto a parte que necessita de ser substituído interior544560544561
Obrigado amigo Claudio e Franco, hoje vou dar uma olhada nesses itens e posto aqui o que realmente aconteceu, obrigado gente !!
Ola Wan, tudo bem... a mesma coisa esto eu com meu sw4. probabilmente tem um vazamento no condicionador, tem que mudar evaporador o a borracha de correia do ventilador interno agora nao lembro o nome exato. Na imagem do motor tem marcado em preto a parte que necessita de ser substituído interior544560544561
Franco, isso eu vejo em uma eletrica ?
abs
Franco Deiana
09/03/2017, 18:32
Wan isso vc tem que ver em uma boa loja com pessoal que trabalha com profissão e sério muito bem com condicionador, em uma eletrica sim... lembrasi que um evaporador original Toyota tem um custo de 5 mila R$ mas não concordo... existem paralelos que têm um custo de 800 ate 1000 R$ no mercado livre que fazer a mesma funcionalidade eles são bons. Enquanto que na parte interior, onde é a parte da borracha é de cerca 50 a 100 R$.
Estou dizendo os preços mais ou menos do que eu pagei...
Boa noite gente , hoje fui em uma oficina especializada em ar, me disseram que o compressor estragou , mas amanhã eles me falaram se só foi o coonpresaor mesmo , se for , disseram que fica em torno de 1500 a 1800
Amanhã vou pegar mais uma opinião , vou postando aqui .
Isso é comum já que o carro vai fazer 10 anos ?
Abs gente !