Ver Versão Completa : Fotos Suporte bomba direção hidraulica
Saudações a todos.
Após dois anos de leitura e colheita de fotos no forum decidi eu mesmo instalar a direção hidraulica e a pedaleira no meu jeep.
Independente da preferência de qulaquer um, o maior problema que estou tendo é mesmo fazer o suporte para a bomba. :pensativo:
No meu caso vou usar a caixa e bomba da blazer no motor original 6cc.
Como já vi cada suporte gambiarrado por aqui, peço aos amigos que postem fotos dos suportes de vocês para que não só eu, mas, todos que queiram uma boa adaptação possamos plagiar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Como não há nehum tópico específico sobre este tema pensei em juntar fotos de todos os suportes de bomba de Dh aqui, criando um tópico para futuras consultas de interessados. :concordo:
[]´s
Osmir
leopoldo
23/09/2007, 20:21
fotos ..... só tenho de V8.
MAs em todas as suas pesquisas não achou nem 1 foto decente ?
Elmer_Jeep
24/09/2007, 00:51
Osmir, na seção Rural/F75 tem um tópico com várias fotos de bomba hidráulica adaptadas no motor BF, eu postei umas fotos lá tb mas agora to sem tempo pra achar o topico, da uma pesquisada lá usando as palavras: HIDRÁULICA, BOMBA.
Sobre a caixa de direção tenho algumas fotos no tópico do Crocodillo quando adaptei no chassi original http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=24
Aqui pelo fórum quem mais adaptou foi o Thiago Rodeghel e o JEEPLEO, dá uma olhada nos tópicos das viaturas deles que tem as fotos.
[]'s
Thiago Rodeghel
24/09/2007, 01:22
Osmir, na seção Rural/F75 tem um tópico com várias fotos de bomba hidráulica adaptadas no motor BF, eu postei umas fotos lá tb mas agora to sem tempo pra achar o topico, da uma pesquisada lá usando as palavras: HIDRÁULICA, BOMBA.
Sobre a caixa de direção tenho algumas fotos no tópico do Crocodillo quando adaptei no chassi original http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=24
Aqui pelo fórum quem mais adaptou foi o Thiago Rodeghel e o JEEPLEO, dá uma olhada nos tópicos das viaturas deles que tem as fotos.
[]'s
Opa é nois!!! Elmer
É verdade, qdo instalei a minha na época, não achei ninguém q tinha alguma foto aqui no fórum(se tinha não encontrei, ou não foi postada) fiz o suporte 2x, mas agora já tem muitos com essa caixa. Tem um tópico Direção Hidraulica em CJ5... lá tem muitas fotos. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8&highlight=dire%E7%E3o+hidraulica&page=15 Inclusive, já aproveita a descoberta do Elmer e troca o pitman tbm.
[s]
Alexandre Vaz Ferreira
24/09/2007, 01:35
Acho que as tuas duvidas estão neste tópico... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13512
Mas as fotos detalhadas que postei na época sumiram...de repente algum moderador ajeita elas.
[]s
Elmer_Jeep
24/09/2007, 09:25
Acho que as tuas duvidas estão neste tópico... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13512
Mas as fotos detalhadas que postei na época sumiram...de repente algum moderador ajeita elas.
[]s
Fotos ok :concordo:
agora eu pergunto:
alguem teria fotos do suporte da bomba de DH no motor OHC?????
Elmer_Jeep
24/09/2007, 15:04
Fontana
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31885
[]'s
fotos ..... só tenho de V8.
MAs em todas as suas pesquisas não achou nem 1 foto decente ?
Td bem Leopoldo.
Achei sim, mas nenhuma em detalhes.
Além disto como o pessoal deste forum é muito criativo, vai que já tenham desenvolvido um novo modelo...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
Osmir
Acho que as tuas duvidas estão neste tópico... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13512
Mas as fotos detalhadas que postei na época sumiram...de repente algum moderador ajeita elas.
[]s
Alexandre valeu aí pela força, tópico matador, solucionou meus problemas.:concordo:
[]´s
Osmir
Opa é nois!!! Elmer
É verdade, qdo instalei a minha na época, não achei ninguém q tinha alguma foto aqui no fórum(se tinha não encontrei, ou não foi postada) fiz o suporte 2x, mas agora já tem muitos com essa caixa. Tem um tópico Direção Hidraulica em CJ5... lá tem muitas fotos. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8&highlight=dire%E7%E3o+hidraulica&page=15 Inclusive, já aproveita a descoberta do Elmer e troca o pitman tbm.
[s]
Thiago, com os devidos royalties não pagos, rsrs... a sua instalação foi justamente a que serviu de base para a minha escolha.
Aliás teu jeep é cheio das tecnologias, parabéns:palmas:
[]´s
Osmir
Aproveitando, valeu de novo a todos que me ajudaram mais uma vez:concordo:
Thiago Rodeghel
25/09/2007, 02:26
Thiago, com os devidos royalties não pagos, rsrs... a sua instalação foi justamente a que serviu de base para a minha escolha.
Aliás teu jeep é cheio das tecnologias, parabéns:palmas:
[]´s
Osmir
Aproveitando, valeu de novo a todos que me ajudaram mais uma vez:concordo:
Opa valeu Osmir:concordo:
Aliás foi um Sr. Osmir q tbm me dá uma força aqui nos trampos do Jeep(meu pai:mrgreen:) Pode colocar essa caixa que vai ficar muito boa:dance:
[s]
Pessoal eu novamente.
Mais algumas dúvidas aos especialistas e engenheiros.
Um amigo eng mecanico disse que soldar a barra de direção para aumentá-la no comprimento é perigoso pois ela poderá romper em um momento crítico, causando um acidente, etc etc etc.
Por isto ele me sugeriu que procurasse um torneiro em uma cidade proxima que faz estrias em barras.
Fui lá, a oficina do sujeito é muito organizada, maquinário novo, e ele confirmou que faz mesmo estrias nas barras utilizando uma plaina, que até me mostrou.
Disse que antes de fazer o serviço ele me dá o endereço de uma empresa da mesma cidade que realiza um teste não destrutivo na coluna original do carro, para saber o material que terá deverá ser utlizado para a confecção da nova coluna de direção.
Após nas junções eu deveria utilizar Juntas universais para basculante(para quem não conhece o desenho segue abaixo). e pode acessar o link http://www.stahl.com.br/stahlport/resource/juntasbasculantes.htm
Segundo ele este é o metodo mais seguro para se fazer um sistema de coluna de direção resistente.
Procede esta afirmação do ponto de vista da eng mecanica?
Fazer barras estriadas na plaina e uni-las coms estas chamadas juntas universais para basculates é mais seguro que cortar e soldar uma barra original ?
Estas tais junas universais para basculante são resistentes tais como as originais de carro, alguém aí já usou?
Aguardo a opnião de voces, leopoldo fique a vontade para os seus ensinamentos:concordo:
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
28/09/2007, 09:41
Pra vc ter uma idéia da resistencia, essas juntas universais são comumente usadas nos cardâns de guinchos mecânicos.
O problema vai ser só a questão da estria mesmo pois geralmente a cavidade interna dessas peças é quadrada.
[]'s
Thiago Rodeghel
28/09/2007, 14:05
Ptz, qdo vc comprar a caixa da S10, já compra a barra retrátil, que sai da coluna e liga na caixa, já vem com a trizeta... Melhor não complicar muito.
[s]
Elmer_Jeep
28/09/2007, 18:01
Ptz, qdo vc comprar a caixa da S10, já compra a barra retrátil, que sai da coluna e liga na caixa, já vem com a trizeta... Melhor não complicar muito.
[s]
Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...
Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.
[]'s
Ptz, qdo vc comprar a caixa da S10, já compra a barra retrátil, que sai da coluna e liga na caixa, já vem com a trizeta... Melhor não complicar muito.
[s]
Fala thiago.
Seguinte, o cara que me vendeu a caixa me passou ela barato, mas tava sem o pitman e a coluna de direção, ou seja só a caixa mesmo, daí o meu problema.:parede:
To quebrando a cabeça para ver se alguma cruzeta de outro carro cabe ali na saida da caixa.:pensativo:
Diga uma coisa, voce esta usando todo o sistema da blazer na coluna de direção.
No seu tópico só tem foto da sua coluna de direção na caixa VW, mas a da blazer não tem.
[]´s
Osmir
Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...
Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.
[]'s
Elmer td bem.
A caixa da blazer tem sim esta junta de borracha, segundo informações aqui chamada junta elástica.
Posta os detalhes aí de mais esta criação...... só uma questão, a criação ja está patenteada? Se não estiver corre o risco de eu copiar:dance:
[]´s
Osmir
Thiago Rodeghel
29/09/2007, 02:42
Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...
Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.
[]'s
A minha até agora não deu problema, tanto qdo usava caixa de Santana agora com a caixa da S10. A da Blazer não é só borracha, é reforçada com malha. A Blazer aqui de casa nunca deu problema tbm isso. E olha q usei muito o Jeep diaramente durante 2 anos... isso incluindo viagens, trilhas e cidade... Não posso reclamar, nem dizer ao contrário...
Tbm daria mesmo para confecionar uma só com cruzetas, mas no meu caso só tenho 1 cruzeta, e essa junta original q comprei junto com a coluna da S10. Mas sim, acredito q só com cruzetas, deva ser mais forte ainda... enquanto isso...
[s]
Thiago Rodeghel
29/09/2007, 02:50
Fala thiago.
Seguinte, o cara que me vendeu a caixa me passou ela barato, mas tava sem o pitman e a coluna de direção, ou seja só a caixa mesmo, daí o meu problema.:parede:
To quebrando a cabeça para ver se alguma cruzeta de outro carro cabe ali na saida da caixa.:pensativo:
Diga uma coisa, voce esta usando todo o sistema da blazer na coluna de direção.
No seu tópico só tem foto da sua coluna de direção na caixa VW, mas a da blazer não tem.
[]´s
Osmir
Sim todo o sistema da Blazer, desde o volante, coluna, cruzeta, barra retrátil, essa junta, caixa de direção. O pitman veio junto tbm, mas o pitman vc pode comprar separado, normalmente. Qq autopeças vc pode pedir ou encomendar...vc pode colocar o original da S10 ou da F1000, depende do que quer fazer...
Eu usei a mesma barra retrátil, que antes ligava na caixa VW. O encaixa era praticamente o mesmo na estria da VW. Aí qdo comprei a caixa da S10, ficou como original. A única coisa que fiz, foi alongar ela, pq para a caixa VW dava o tamanho, já qdo troquei a caixa, levei esta barra retrátil, a uma empresa que alonga cardans, e mandei fazer o serviço. Não tem segredo.
Agora se não achar, dá para comprar as cruzetas do Uno, e fazer essa barra do zero. Uma vez tbm vi no desmanche a do Ford Ka a trizeta, tbm dá pra fazer. aí é só bolar...
[s]
leopoldo
29/09/2007, 10:10
1- .... soldar a barra de direção para aumentá-la no comprimento é perigoso ....
2- ..... procurasse um torneiro em uma cidade proxima que faz estrias em barras.
3- ... faz mesmo estrias nas barras utilizando uma plaina ...
4- ... realiza um teste não destrutivo na coluna original do carro, para saber o material que deverá ser utlizado para a confecção da nova coluna de direção.
5- Após, nas junções, eu deveria utilizar Juntas universais para basculante(para quem não conhece o desenho segue abaixo). e pode acessar o link http://www.stahl.com.br/stahlport/resource/juntasbasculantes.htm
6- Segundo ele este é o metodo mais seguro para se fazer um sistema de coluna de direção resistente.
7- Fazer barras estriadas na plaina e uni-las coms estas chamadas juntas universais para basculates é mais seguro que cortar e soldar uma barra original ?
1- Tanto "soldar" como "usinar" ou mesmo "adaptar" uma barra de outro veículo é perigoso.
Explicação: A barra é dimensionada para o veiculo X em que sabem-se os esforços no sistema de direção. Ao adaptar num veículo Y, ela pode estar naturalmente SUB-dimensionada. Por isso a adaptação ou usinagem podem não ser a simples garantia que vai funcionar para sempre como deve. Sobre a solda, comento no item 7.
2- Embora seja possível, vide consideração acima. Aliás, dependendo desta barra, não apenas usinagem está em jogo mas, o tratamento térmico.
3- Plainamento ou frezamento, pode-se utilizar, depende da disponibilidade do maquinário.
4- Teste NÃO destrutivo para analisar o material ? todos que eu me lembro ano momento SÃO destrutivos, pois agridem o material analisado.
Agora,
Teste não destrutivo para analisar o materiais de pois de usinado ou soldado, sim .... existem varios testes que podem ser usados:
ultra-som, correntes parasitas, liquidos penetrantes, particulas magnéticas, raios-x ou gamagrafia. mas a seleção do método e como aplicar é o segredo do sucesso do teste.
5- Bom material.
6- Considere os comentários do item 1 e a seguir.
7- Bom, devemos lembrar as junções por solda caminham junto com as contruções mecanicas em todos os niveis. Contruções pesadas tais como estruturas de edifícios, navios, ferrovias, e mesmo muitas peças aeronauticas são fabricadas a partir de elementos soldados.
Então, qual o segredo se peça de jato pode ser soldada mas de jeep não ??? quem falou que não pode ?
Aplicabilidade, critério, dimesionamento e analise.
Pegar um eixo de cambio, setor de caixa de direção, um semi-eixo e assemelhados e simplesmente soldar com TIG, MIG ou vareta e deixar por isso mesmo é o tiro nno escuro, a chance para o azar pois são eixos tratados termicamente e depois, dependendo do eixo, retificados, e mesmo que o soldador seja exímio, não deixe crateras mordeduras e a aparencia final seja exuberante, o tratamento termico do eixo foi-se. Pode ser restaurado, mas o que eu digo é que não pode ser simplesmente soldado e usado. Vai dar problema e poderá ser catastrófico.
Diferente de soldar um chassir e colocar um reforço apropriado. O material pode e vai ter uma alteração, mas covive-se com esta condição sem maiores consequencias, a menos de serviços excandalosamente "puecos".
Diferente de soldar a tubeira de aço na carcaça do diferencial FoFo, que com o material correto e a tecnica apropriada possibilita fazer o CJ rodar num DANA44.
Outro ponto a ser observado é a qualificação do componente. Peças soldadas, dependendo do uso passam pela analise do projetista. Ele dimensiona e depois de executado o processo de solda, como fica a dúvida: tem integridade ou não, então a peça é qualificada.
São desenvolvidos ensaios por pessoal experiente que determina se a peça está apta a ser usada ou se o processo, materiais e tecnicas estão de acordo com as caracteísiticas que se desejada peça.
Normalmente um processo de qualidade industrial está envolvido e tudo é quantificado e estabelecido para não haver diferença de lote. Apeça de um ano atras deve ser o mais aproximadamente possível da de hoje, admitindo-se só as variaçãos (tolerancias) pré estabelecidas e testadas no paragrafo acima.
E para garantir, testes destrutivos e não destrutivos acompanham o processo, inclusive a vida em serviço: como falham e porque falham.
Solda por ponteamento(resistencia), brazar, soldar, atrito, feixe de eletrons, laser, mig, tig, etc... fazem parte das maquinas que usamos.
Mas o jipeiro adaptador não tem esse suporte todo e tem que contar com a experiência e bom-senso, pois uma peça soldada mas super-dimensionada irá com certeza resistir muito mais que uma peça usinada mas sub-dimensionada. Ou uma peça de dimensionamento semelhante mas sem o devido tratamento termico.
Elmer,
Aproveitando a dica:
Sobre a caixa de direção tenho algumas fotos no tópico do Crocodillo quando adaptei no chassi original http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=19849&page=24
Outro detalhe interessante pra quem for usar DH de S10, encontrei um pitman que cabe certinho nela e tem material pra receber um terminal de direção graaaande
TRW
32828112S
BRAÇO DE DIREÇÃO
F1000 F4000
Você saberia dizer se este pitman da F1000 serve também na caixa da Ranger?
Marcos
Elmer_Jeep
30/09/2007, 17:24
Elmer,
Você saberia dizer se este pitman da F1000 serve também na caixa da Ranger?
Marcos
Cara, nunca vi de perto uma caixa de direção da ranger, não sei te dizer se serve, pra ter certeza só vc levando essa caixa nas autopeças e fazendo o teste.
[]'s
Elmer,
A caixa da Ranger é essa aí embaixo, acho que é igual à do Landau (à menos do sentido de rotação do pitman ,que gira no mesmo sentido do volante).
O galho de levar esse troço na loja é o peso, acho que deve pesar uns 15 Kg... Mas vou tirar as medidas do entalhado e ver esse o braço da F1000 cabe lá, se couber vai ficar muito bom!
[]s
Marcos
Ps, a foto veio deste site: http://www.hermtheoverdriveguy.com/id120.htm
Elmer_Jeep
04/10/2007, 18:10
Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...
Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.
[]'s
Bom, as fotos que eu to devendo aqui.
Como falei antes, as fotos e as informações das peças que foram usadas na confecção dessa minha barra retrátil.
Foto1: Conjunto axial(telescopico) da F1000.
Foto2: Um pedaço de barra de direção da Toyota band
Foto3: Um pedaço do eixo sem-fim(parte estriada) e cruzeta da pampa
Foto4: Montagem final (faltando soldar).
Bom, a haste maciça da barra axial da F1000 tem o formato basicamente quadrado(foto 1 à direita) e uma das extremidades foi usinada pra encaixar(prensada) no pedaço de barra de direção da band, nessa junção ainda vou fazer os devidos procedimentos pra serem soldadas corretamente.
A extremidade final retirei da coluna de direção da pampa que apesar de ser um automóvel as cruzetas tem dimensões semelhantes à da F1000(compare as fotos 1 e 3), então o sem-fim foi cortado aproveitando somente a estria e usinado na outra extremidade pra também entrar prensado e posteriormente soldado na barra toyota.
A coluna de direção que uso é do opala e teve que ser alongada pra encaixar perfeitamente no painel e atravessar a parede de fogo, durante esse processo o sem-fim(opala) foi emendado com uma pedaço contendo a estria da pampa pra permitir o encaixe dessa cruzeta que já estava nos planos.
Acho q é isso, qualquer dúvida estou à disposição.
[]'s
Thiago Rodeghel
05/10/2007, 00:54
O meu está assim...
A minha como era na época qdo usava caixa de S10. Barra ainda original, sem alongar. Encaixava tranquilamente na estria da caixa de direção do Santana8)
Ainda é a mesma coisa hj, a única coisa que fiz foi mandar alongar, o tubo, só mais nada. Para alcançar a caixa de direção da S10
[s]
Bom, as fotos que eu to devendo aqui.
Como falei antes, as fotos e as informações das peças que foram usadas na confecção dessa minha barra retrátil.
Foto1: Conjunto axial(telescopico) da F1000.
Foto2: Um pedaço de barra de direção da Toyota band
Foto3: Um pedaço do eixo sem-fim(parte estriada) e cruzeta da pampa
Foto4: Montagem final (faltando soldar).
Bom, a haste maciça da barra axial da F1000 tem o formato basicamente quadrado(foto 1 à direita) e uma das extremidades foi usinada pra encaixar(prensada) no pedaço de barra de direção da band, nessa junção ainda vou fazer os devidos procedimentos pra serem soldadas corretamente.
A extremidade final retirei da coluna de direção da pampa que apesar de ser um automóvel as cruzetas tem dimensões semelhantes à da F1000(compare as fotos 1 e 3), então o sem-fim foi cortado aproveitando somente a estria e usinado na outra extremidade pra também entrar prensado e posteriormente soldado na barra toyota.
A coluna de direção que uso é do opala e teve que ser alongada pra encaixar perfeitamente no painel e atravessar a parede de fogo, durante esse processo o sem-fim(opala) foi emendado com uma pedaço contendo a estria da pampa pra permitir o encaixe dessa cruzeta que já estava nos planos.
Acho q é isso, qualquer dúvida estou à disposição.
[]'s
Elmer socorrendo do seu conhecimento novamente.
Eu estava procurando uma cruzeta para a adaptação, já que aquelas dos basculantes não são estriadas como voce adiantou.
A "menor" cruzeta que eu achei foi a do caminhão mercedinho.
Porem olhando mais atentamente a foto 3 que voce postou, a da coluna da pampa, parece que a cruzeta ali é livre nas duas pontas, desconectando as duas pontas das barras, procede esta informação? :pensativo:
O que eu quero dizer é que esta cruzeta não tem uma das pontas soldadas na barra de direção como ocorre normalmente com os carros em geral, como por exemplo a foto 1 que voce postou.
Espero que voce tenha entendido o que eu quis dizer.
Caso esta não seja assim voce conhece alguma cruzeta de carro que seja assim.
Valeu novamente pela ajuda.:concordo:
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
07/10/2007, 00:24
Porem olhando mais atentamente a foto 3 que voce postou, a da coluna da pampa, parece que a cruzeta ali é livre nas duas pontas, desconectando as duas pontas das barras, procede esta informação? :pensativo:
Osmir
Correto, esse conjunto de cruzeta e garfos são independentes dos eixos sem-fim, mas a estria é de pampa e não sei se encaixa em outros eixos.
[]'s
Correto, esse conjunto de cruzeta e garfos são independentes dos eixos sem-fim, mas a estria é de pampa e não sei se encaixa em outros eixos.
[]'s
Valeu Elmer.:concordo:
Os eixos eu vou estriar então não tem problema.
A questão é se esta cruzeta serve plug and play na estria da caixa do omega. :pensativo:
Amanhão vou ver se as encontro estas cruzetas por aqui para fazer o teste na caixa.
[]´s
Osmir
Bom dia a todos.
A instalação da direção continua, já fiz os suportes, porém, me deparei com um problema que voces tiram de letra, mas como não sou mecanico, vou pedir a opinião de voces.
O meu suporte da bomba hidraulica vai preso nos dois parafusos do cabeçote, como é no da maioria.
Ocorre que o mecanico me informou que eu não posso simplismente tirar estes dois parafusos para instalar o suporte, pois, segundo ele, teria de desmontar o cabeçote inteiro, leva-lo na retifica, trocar a junta, etc, lembrando que neste caso teria a mão de obra dele para pagar também. :parede:
O mesmo mecanico me informou que caso eu não fizesse assim como ele recomendou, correria o risco de empenar o cabeçote ou mesmo possibilitar a entrada de agua no oleo posteriormente, etc.
Para não fazer besteira pergunto: :pensativo:
Posso simplesmente retirar os dois parafusos indicados nas fotos abaixo, instalar o meu suporte e depois apertá-los com o torquimeto, ou tenho mesmo de seguir a receita do mecanico? o que me dizem?
Obs: peguei estas fotos no próprio forum, mas, não sei de quem são.
[]´s
Osmir.
Alexandre Vaz Ferreira
21/10/2007, 11:24
Osmir
No meu só foi tirado e recolocado os parafusos, sem toda essa frescura...acho que o cara só quer uns troco a mais...
[]s
leopoldo
21/10/2007, 12:52
:parede:
Traz gipe qui eu troca a junta e bonho parafusos e cobro ... baratinho salim.
:lol:
É........ pelo jeito não procede a informação do mexicanico.
Do jeito que ele falou parecia que se eu só soltasse o parafuso e não fizesse a etapa posterior de troca da junta e etc, podia até jogar o motor fora.
Mais uma vez escapei de outro golpe. :discordo:
Agradeço aos amigos novamente e amanhã já vou lá arrancar os parafusos e instalar o suporte, apertando posteriormente com o torquimetro, claro. :twisted::twisted:
[]´s
Osmir
Alexandre Vaz Ferreira
22/10/2007, 00:20
Obs: peguei estas fotos no próprio forum, mas, não sei de quem são.
Opa
A primeira é minha, foi o suporte feito pelo Berga que vendi pro Melancia:concordo:
[]s contentes das fotos serem úteis:D
Opa
A primeira é minha, foi o suporte feito pelo Berga que vendi pro Melancia:concordo:
[]s contentes das fotos serem úteis:D
È Alexandre tenho muita coisa aqui para servir como inspiração, mas, na maioria das vezes não sei de quem é.:parede:
Com certeza as fotos são uteis,mas as informações mais ainda.:palmas:
[]´s
Osmir
Boa noite a todos.
Depois de conversar com alguns amigos e me inspirar nas fotos do forum, finalmente fiz o meu suporte da bomba de Dh.
Não é profissional, afinal é homemade, mas quebra o galho. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Valeu a todos pela ajuda. :concordo:
Seguem as fotos abaixo.
[]´s, já indo para a próxima etapa, o alinhamento do chassis.
Osmir
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