PDA

Ver Versão Completa : instalação de cabo de antena PY



Jeanilson
23/09/2007, 17:47
Povo,

Estou fazendo um "upgrade" na instalação elétrica do meu Vitara e estou precisando passar um fio positivo da bateria até o porta-malas, para a ligação de uma tomada 12V.

A minha dúvida é que o caminho mais fácil é justamente por onde eu já passei o cabo da antena do rádio VHF, já instalado e funcionando 100%. A instalação desse fio, com corrente máxima prevista de 10A, junto com o cabo da antena por uma distância de aproximadamente 4 metros poderia causar alguma problema no rádio e/ou interferência na transmissão/recepção?

[]'s

P.S.: já utilizei a pesquisa e não achei nenhum tópico que pudesse me ajudar. Se já existe algo parecido desde já peço desculpas... :mrgreen:

Cavalcante
24/09/2007, 08:00
Vai tranquilo Jeanilson. A menos que você ligue um inversor nessa tomada, e dos vagabundos, não vai ter nenhum problema.

Jeanilson
24/09/2007, 12:03
Vai tranquilo Jeanilson. A menos que você ligue um inversor nessa tomada, e dos vagabundos, não vai ter nenhum problema.
Obrigado, Cavalcante, pela resposta! :concordo:

Agora fiquei curioso: O que um inversor poderia causar de interferência? É que no futuro pretendo usar uma daquelas mini-geladeiras nessa tomada e não sei se ela vem com um inversor (motor eu tenho certeza que ela tem). :pensativo:

[]'s

Grassmann
24/09/2007, 14:47
Jeanilson,

Permita-me responder...
A função do inversor é transformar corrente contínua em corrente alternada. Alguns inversores mais, digamos, simples, não tem um filtro tão eficiente na entrada (12Vcc), e podem fazer com que sinais espúrios (tensões em corrente alternada, com frequências elevadas) sejam enviados na linha de alimentação do inversor. Estes sinais, trafegando pelo cabo em paralelo com o cabo de antena podem causar interferência.
Quer eliminar de vez a possibilidade de problemas? Passe a alimentação 12V pelo outro lado do carro. Se achar difícil, passe pelo teto, logo acima das colunas. No meu carro, passei a alimentação do módulo do sub por ali.

[]´s

Jeanilson
24/09/2007, 17:16
Jeanilson,

Permita-me responder...
A função do inversor é transformar corrente contínua em corrente alternada. Alguns inversores mais, digamos, simples, não tem um filtro tão eficiente na entrada (12Vcc), e podem fazer com que sinais espúrios (tensões em corrente alternada, com frequências elevadas) sejam enviados na linha de alimentação do inversor. Estes sinais, trafegando pelo cabo em paralelo com o cabo de antena podem causar interferência.
Quer eliminar de vez a possibilidade de problemas? Passe a alimentação 12V pelo outro lado do carro. Se achar difícil, passe pelo teto, logo acima das colunas. No meu carro, passei a alimentação do módulo do sub por ali.

[]´s
Valeu, Grassmann!

Então para ter 100% de tranquilidade vou tentar passar o fio pelo outro lado da viatura, mesmo. Só não vai dar para aproveitar o sua dica de passar pelo teto pois o meu vitara é canvas. :mrgreen:

[]'s

Cavalcante
24/09/2007, 17:23
Perfeito. Mas quanto à geladeira, acho que ela não vai ser problema. Normalmente essas geladeiras usam um resistor pra troca de calor, então não há ruído elétrico.

Sukys
24/09/2007, 18:33
Cavalcante,

Resistor pra troca de calor????

Em geladeiras portáteis que se usam em carro (funcionamento elétrico, sem uso de compressor) o resfriamento é feito por dispositivo semicondutor, chamado de "célula peltier", que atuam pelo efeito do mesmo nome.

Geladeira desse tipo quebra um galhão, mas o consumo elétrico é alto (coisa de 10~20A para os modelos pequenos) e o resfriamento depende de diferencial de temperatura.

Sds,
Sukys

Cavalcante
24/09/2007, 21:17
Sukys, tem um outro tipo de geladeira, com potência consumida da ordem de 1W para cada 1,5 litros de volume do compartimento (isso é um chute, baseado em frigobares de um hotel do qual me pediram pra achar outros resistores, e esses eram de 55W e o frigobar tinha de volume útil coisa de 80 litros) que utiliza amônia como gás refrigerante, e um resistor no evaporador. Imagino que a temperatura lá dentro seja algo em torno de 5ºC, por aí dá pra calcular o consumo de energia...

Agora, devo confesar que não faço a mínima idéia de qual tipo que se usa em carro. A amônia é mais eficiente, mas ocupa mais espaço...

Sukys
24/09/2007, 22:43
Ah tá, resistor de aquecimento, troca de calor por amônia.
É que o efeito peltier também acontece na junção de metais (corrente elétrica circulando entre bismuto/ferro por exemplo, que em termos elétricos não deixa de ser um resistor) só que o efeito em junção metálica é muito pequeno pra ter utilização prática em geladeira.

Já vi trailler com geladeira refrigerada por amônia, mas com aquecimento por GLP ou querosene, e o tamanho não é muito diferente de frigobar, o que torna complicado seu uso em portamalas de carro.
Por efeito peltier (via semicondutor) a eficiência não é lá essas coisas, mas em compensação funciona tanto pra refrigerar quanto para aquecer, e existem modelos tão pequenos que cabem até no porta luvas do carro. Serve pra refrigerar uma lata de cerveja ou aquecer uma sôpa, vai da sêde ou da ressaca do dia. :-)

Mas... e aí, quando é que vão acabar as férias do russo?

Sds,
Sukys

Cavalcante
25/09/2007, 00:29
Pô rapaz, vc me lembrou que preciso editar minha assinatura...

Ainda faltam algumas coisas, mas já tá rodando ;)

Sukys
25/09/2007, 02:35
Tá rodando, é?
É o seguinte, Cavalcante, tenho um brinquedinho eletrônico pra ser avaliado, de preferência por alguém meticuloso, detalhista e dono de carro velh... antigo. :-)

Topas? Se gostar fica pra você, só cobrarei a fita isolante que será gasta pra isolar três fios (500 mangos o cm) :mrgreen:

Sds,
Sukys

Cavalcante
25/09/2007, 07:34
Rapaz, o "corpo de prova" é todo seu! Marque dia e hora e escolha as armas!:):)

Sukys
25/09/2007, 17:36
Cavalcante,

Pra não gerar conversa que não tem nada ver com este tópico, maiores detalhes em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29560&page=6

Sds,
Sukys