Conectar

Ver Versão Completa : Conserto de macaco hidraulico

Fabiano-SL
23/09/2007, 14:56
O macaco hidraulico tipo garrafa 4t do meu jeep começou a falhar... ele não erguia a haste até o final. Fiz os procedimentos de bombear com a valvula aberta p/ tirar o ar, mas não adiantou... Esse macaco ficou guardado muito tempo na horizontal e vazou oleo por uma tampão de borracha que fica no corpo da garrafa. Acho que é esse o problema: falta de óleo.

Peguntas: qual óleo utilizar e quanto colocar?

Zepi
24/09/2007, 08:11
Fala Fabiano!Beleza?

X2

Hehehehehe!

GBarros
24/09/2007, 09:09
Quando comprei o jipe, veio dois macacos hidráulicos nele. Um aparentemente mais novo e o outro todo detonado. O Mais velho, parecia mais robusto, mas estava sem óleo. Comprei óleo hidráulico (daquele vermelho) e completei até o máximo (até a tampa), pensei que nem ia funcionar, pois ele já estava todo enferrujado por dentro. Finalizei colocando a borracha e tapando o buraco de colocar o óleo. Resultado, a borracha não vedava e tive que arranjar outra mais justa. Ficou melhor que o mais novo, pois como não sabia quantas toneladas ele conseguia erguer, o tamanho dos dois é visualmente igual, mas a qualidade deve ter influenciado nesta hora. O cara que me vendeu a borracha disse que macaco hidráulico deve ser trocado o oléo de vez em quando, pra garantir uma qualidade melhor do funcionamento do aparelho.

akio nishikawa
24/09/2007, 09:15
Quando comprei o jipe, veio dois macacos hidráulicos nele. Um aparentemente mais novo e o outro todo detonado. O Mais velho, parecia mais robusto, mas estava sem óleo. Comprei óleo hidráulico (daquele vermelho) e completei até o máximo (até a tampa), pensei que nem ia funcionar, pois ele já estava todo enferrujado por dentro. Finalizei colocando a borracha e tapando o buraco de colocar o óleo. Resultado, a borracha não vedava e tive que arranjar outra mais justa. Ficou melhor que o mais novo, pois como não sabia quantas toneladas ele conseguia erguer, o tamanho dos dois é visualmente igual, mas a qualidade deve ter influenciado nesta hora. O cara que me vendeu a borracha disse que macaco hidráulico deve ser trocado o oléo de vez em quando, pra garantir uma qualidade melhor do funcionamento do aparelho.
Usa o hidraulico 68.O nivel eh um pouco(2 unhas..) abaixo do orificio de abastecimento.Complete o nivel com o macaco na posiçao vertical, ok?Vc. sabe qual eh a marca do macaco?se for comprar um novo, opte pela marca McFort Schuler, esse eh o melhor deles e o kit pra reposiçao de peças eh facil de achar.Eu faço manutençao de macacos hidraulicos aqui na minha loja.se vc. precisar de mais alguma dica, de um toque, ok?Abraços!

Fabiano-SL
24/09/2007, 18:41
valeu pessoal...

[]'s

minhastrilhas
28/12/2010, 19:49
Boa noite Pessoal.

Tenho um macaco na minha Bandeirante, possivelmente até original..... Bom, ao conferir o mesmo nada dele subir! Resolvi abrir a válvula da base e escorrer o óleo e não tinha nada.

Recorri temporariamente a um óleo usado de moto para conferir, onde completei via a válvula mesmo, retirando-a por completo e colocando o óleo.... Macaco passou a funcionar, ok, Porém, ao completar com o óleo começou a vazer por um orificio lateral, isto é normal? O suspiro devia estar vedado?

Grato pela ajuda!

matrakaum
04/11/2011, 11:06
Subir o meu sobe mas não desce....e o pior que ele é dos grandes....
Será que tem como arrumar?

Supercharger
04/11/2011, 13:13
Provavelmente sim. Tem uma válvula de retorno para fazê-lo descer.

matrakaum
06/11/2011, 19:08
ele não tem nada para abrir embaixo dele. Na parte de cima, aonde tem o cilindro que sobe, tem um arruelão....vou tentar soltar ali. Será que é ali que tem esta válvula....Descobri na Sexta que ele é para 12T.
Kra, mto melhor do que usar o Jacaré...

Murillus
10/11/2013, 17:16
O macaco do meu troller estava fixado de tal maneira que ficou travado... passou pelo menos 05 anos sem sair do lugar... pois esta semana, devido a pintura interna do troller, consegui retira-lo serrando os parafusos que o fixavam... e depois de limpo com querozene, foi pintado... o mecanismo de elevação estava funcionando perfeitamente... somente fiz a troca do oleo...

Segue umas dicas de reparações gerais de macaco:

1 - Limpe completamente os mecanismos, pois os detritos podem obstruir o bom funcionamento do macaco... Será mais fácil identificar as fugas de óleo, considerada a falha mais comum em um aparelho como esse... Use um pano molhado para limpar o cilindro, o aríete e as superfícies expostas...
2 - Inspecione a base do macaco para encontrar fugas de fluidos ou partes danificadas, soltas ou em falta... Você também deve procurar falhas nas soldagens... Estes problemas podem tornar a utilização do macaco perigosa... Além disso, as partes danificadas devem ser substituídas por um comerciante registrado ou outro profissional experiente na área...
3 - Se não existir qualquer indício de fuga de óleo, e ainda assim o macaco não funcionar corretamente, você deve afrouxar a pressão... Para o fazer, deve girar a válvula no sentido dos ponteiros do relógio para reparar o problema e libertar a pressão...

Fuga de óleo:

1 - Coloque um recipiente de drenagem de óleo debaixo do macaco, abra o tanque de fluido e vire o macaco ao contrário... Assim, irá drenar o fluido hidráulico...
2 - Identifique a parte do macaco que está vazando e use uma chave inglesa ajustável para retirar o parafuso de fixação... Puxe o cilindro hidráulico e procure o O-ring que está dentro dele... Ele está localizado, geralmente, atrás ou na frente das roscas, nas quais ele foi montado... Assim que o localizar, puxe o anel usando um alicate...
3 - Compre um novo O-ring, usando o antigo como modelo para que você adquira o tipo correto... Esfregue o novo anel em fluido hidráulico e coloque-o no cilindro...
4 - Substitua o cilindro hidráulico e encaixe o parafuso de fixação... Depois de verificar que o vazamento foi reparado, encha o macaco de fluido hidraulico...

Dicas & Advertências:

1 - Se você não está familiarizado com os termos ou processos mencionados, contate um profissional experiente...
2 - Muitos MEXânicos usam qualquer tipo de oleo... Inclusive queimado... Mas jamais utilize oleos usados, pois eles destroem os retentores e ai perde a pressão... Use apenas óleo hidráulico...

eliasFerreira
14/03/2014, 10:18
Pessoal, quais são as melhores marcas?

Infelizmente o mercado está cheio das marcas xing ling...