Ver Versão Completa : BF-161 do "Magnum": Acho que agora ele chegou ao fim...
Lucas Nassif
21/09/2007, 19:20
Boa Noite a todos.
Quem acompanha o "histórico" do meu Jeep no tópico do mesmo, sabe o quanto ele estava funcionando beleza, tanto em motor como nas outras partes mecânicas.
Pois bem, mas hoje o Magnum me surpreendeu!!
Acontece que essa semana tivemos que usá-lo no dia a dia, pois o carro principal estava com um amigo. Tava rodando perfeitamente, motor redondo, muita força, consumo moderado....Até hoje na hora do almoço, quando fui andar e percebi uns "tof tof" diferentes na descarga: "PQP, O MOTOR TÁ RATIANDO!!!!" :putz: :putz: :putz:
Eu nem acreditei, pois iria completar 1 ano que ele não ratiava...! :x
O engraçado é que antes de dar isso tudo, as velas estavam com a cor normal (marrom claro), não ratiava nem um pouco, para pegar era uma maravilha............foi de uma hora pra outra!!
Agora mesmo meu pai estava dirigindo ele, e não conseguiu subir o morro de casa!! Fui lá socorrer...
Eu estava esperando encontrar do mesmo jeito em que ele estava na hora do almoço (parecendo que 2 velas falhavam).
Mas me enganei...ele só subiu de reduzida (e quase que num vai nem assim), o motor ratiava 1000 vezes mais (parecia que tinha menos q 3cc funcionando), quando pisava tudo ele dava tiros, ........o motor tá HORRIVEL!!!
Estou achando que ele chegou ao fim!!!
Alguém poderia me ajudar?????
Não quero ficar sem Jeep no FDS... :cry: :cry: :cry:
Abrss a todos os amigos que dispuserem a me ajudar. :putz:
Fala Lucas!!!
Pelo seu relato, falhando dois cilindros e, sem força, só pode ser junta...
...junta tudo e joga fora...:mrgreen: hauhauhauhauhau
é a junta do cabeçote que queimou.
Nada fora do comum, até o Engesão, quando com motor de opala 4cc, queimou a junta duas vezes, agora o 6cc, já ferveu e não queimou a junta.:concordo:
Pega aquela chave especial, o muquímetro e desmonta o cabeçote, não é complicado.
Bom fds!
Kim.
ps.: Vai até esquecer do bura:putz:
Lucas Nassif
21/09/2007, 19:36
Fala Lucas!!!
Pelo seu relato, falhando dois cilindros e, sem força, só pode ser junta...
...junta tudo e joga fora...:mrgreen: hauhauhauhauhau
é a junta do cabeçote que queimou.
Nada fora do comum, até o Engesão, quando com motor de opala 4cc, queimou a junta duas vezes, agora o 6cc, já ferveu e não queimou a junta.:concordo:
Pega aquela chave especial, o muquímetro e desmonta o cabeçote, não é complicado.
Bom fds!
Kim.
Olá, grande amigo!!
Bom, hoje eu fui pro curso a tarde pensando na merd* que tava pra mim arrumar. Fui e voltei com a "junta de cabeçote" na mente.....agora que vc tocou no dito cujo, pode até ser.
Agora, se for a junta mesmo, não sei se vou arrumar!!
Uma coisa é certa: toda vez q forçava o jeep na subida de uma serra, por exemplo, e parava em seguida, o ponteiro da temperatura ia nas alturas, e depois retornava lentamente. A partir disso aí que me fez pensar que esse problema é junta do cabeçote...!!!
ps.: Vai até esquecer do bura:putz:
Esquecer pq??? Ele num tinha nada.....tava implicando atoa com o coitado..:mrgreen:
Abraçao! :concordo:
Lucas!
Se for somente por alguns dias (90, 120 ou 180) somente troca, sem plainar o cabeçote mesmo, pois tem um outro projeto em andamento (GM 6cc).
Então, pode vc mesmo trocar, o que vai precisar de especial é o troquímetro, de resto, sem problemas...
Geralmente, na junta vem a sequencia de aperto!
Normalmente, em 3hs de serviço vc faz.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
21/09/2007, 19:50
Lucas!
Se for somente por alguns dias (90, 120 ou 180) somente troca, sem plainar o cabeçote mesmo, pois tem um outro projeto em andamento (GM 6cc).
Então, pode vc mesmo trocar, o que vai precisar de especial é o troquímetro, de resto, sem problemas...
Geralmente, na junta vem a sequencia de aperto!
Normalmente, em 3hs de serviço vc faz.
Abraços.
Kim.
Sei como é....mas agora eu preciso TER CERTEZA ABSOLUTA que é a junta, pois como tem outro projeto, gasto ATOA com esse motor é crime!
Existe algum tipo de teste F.V.M para comprovar se é ou nao a junta?
Abrss
Lucas!
Vc disse que tem dois cilindros falhando, certo?
Então está passando compressão de um cilindro para o outro, pois no BF 161, quando queima junta, geralmente e de um cilindro para o outro, dificilmente entra água no óloe ou vaza compressão para o radiador (borbulha quando retira a tampa).
Terá que verificar a pressão nos dois cilindro que falham.
Retire todas as velas e, coloque uma em um dos cilindros que falha e de partida, observando se vaza compressão no cilindro ao lado (provavelmente o outro que está falhando)
abraços.
Kim.
Lucas Nassif
21/09/2007, 21:19
Lucas!
Vc disse que tem dois cilindros falhando, certo?
Então está passando compressão de um cilindro para o outro, pois no BF 161, quando queima junta, geralmente e de um cilindro para o outro, dificilmente entra água no óloe ou vaza compressão para o radiador (borbulha quando retira a tampa).
Terá que verificar a pressão nos dois cilindro que falham.
Retire todas as velas e, coloque uma em um dos cilindros que falha e de partida, observando se vaza compressão no cilindro ao lado (provavelmente o outro que está falhando)
abraços.
Kim.
Fala Kim,
bom, agora que a raiva passou um pouco, fui lá no Magnum.
Dei a partida, motor falhando....como disse antes, agora o jeep falha mais do que na hora do almoço. Fiz os testes da vela, e agora o 4º, 5º e 6º cilindros estão "desativados". Tirei as 3 velas e coloquei 3 das reservas que tenho aki...nada mudou!!
Estou ficando preocupado.
[]
Lucas Nassif
22/09/2007, 10:05
All,
hoje cedo eu busquei o meca pra olhar o Magnum!
Revisamos ponto, substituimos velas, olhamos se a tampa do distribuidor tava trincada, bobina, etc etc etc.....mas nada do motor reagir.:parede::parede:
O jeito foi olhar a compressão.
SURPRESA!!!
O Quarto e o Quinto cilindros estão com 0 de compressão....o ponteiro do manômetro não mexeu 1mm.
Acontece que na hora em que esses 2 pistoes vao comprimir a mistura, a compressão está escapando pelo carburador, por isso tá dando tiros.
Bom, agora tendo certeza que o problema do motor é interno, daqui a pouco vou levar o jeep na casa do meca, para iniciar a desmontagem hoje ainda.
Sobre a compressão ter sido 0, podem ser varias causas:
:arrow: Junta queimada (o mais provável):confused:
:arrow: Valvulas MUITO desreguladas;:|
:arrow: Cabeçote trincado.:putz::parede:
Lembrando que se for a junta, vou trocar (e descobrir por que ela queimou tão fácil), pois ela não é tão cara assim. Mas, se for o cabeçote, vamos aproveitar e tirar esse BF do Magnum de uma vez, e deixar os 2 (jeep e o motor) encostados no fundo do quintal, até o inicio do ano que vem.
Hoje ainda, mais a tarde já tenho notícias do que realmente aconteceu.
Por enquanto é só, pessoal!
Abrss a todos. :concordo:
Lucas!
Então, 4º e 5º cilindro, certo?
Foi a junta que queimou entre esses dois cilindros.
Por isso que a combustão volta para a tubagem.
Bom serviço e, abraços.
Kim.
leopoldo
22/09/2007, 17:26
Bom se vc fez o teste de compressão e o 4º e 5º dão 0 de compressão, pelo menos vc sabe que não são cabos de vela trocados.
Tire a tampa do cabeçote e veja se as válvulas de admissão estão abrindo-fechando e se estão com a folga correta.
O bom seria também remover as tampas laterais e observar o mesmo com as valvulas de escape.
Tenha certeza que não tem valvula presa para não pagar mico de abrir a junta e ver ela tinindo de boa.
Agora, não desespere pois a troca de junta do cabeçote é algo relativamente fácil e rápido.
Lucas Nassif
22/09/2007, 19:16
Boa Noite...
venho comunicar que o querido Magnum já tá na ativa de novo!!! :palmas:
Como disse antes, levei o Jeep até o meca e fiquei lá um bom tempo, observando e ajudando no trabalho.
Realmente era a junta que tinha queimado. OPS, quimada não...ela simplismente rompeu.
Com a junta nova na mão, trocamos na mesma hora. Conferimos se o cabeçote não tinha empenado, mas tava tudo em ordem. O meca me disse que meu BF tá muito enxuto, pois as camisas num tem 1 arranhado, e nenhum dos pistões apresentam folga. Com isso, acho que vou deixar meu Gm 4.4 pra daqui uns 2 anos...
Brincadeirinha!!! :D
Agora falando sério, o serviço até que foi rápido. Com 3 horas fizemos tudo. Agora o Jeep tá com um barulho encantador (um reloginho na marcha lenta), muita força....tá nos trinks!
Agora vem a pergunta: Por que a junta foi pro saco??
Acontece que a alguns meses atras alguma coisa tava me dizendo que o motor tava trabalhando com excesso de temperatura....mas nunca levei isso a sério....ou seja, levei ferro agora.
Seguindo a dica do meu mecânico, na segunda feira a noite vou tirar o radiador do carro e levá-lo para dar um trato nele, pois eu e o meca percebemos que ele está muito sujo...se nao me engano, o cara vai "varetar" o radiador...é isso mesmo?
Ah, detalhe: Como tivemos que tirar o cabeçote, aproveitei e coloquei a junta de amianto na pata do bura. Agora é só observar quando ele esquentar mais..mas esse teste eu vou deixar pra depois que o serviço do radiador estiver concluído.
Seguem algumas fotos:
:arrow: Motor com a junta antiga;
:arrow: Motor sem a junta;
:arrow: Estado da junta antiga!! Ela rompeu entre o 4 e o 5 cilindro;
:arrow: Vista do motor;
:arrow: Cabeçote;
Abraços a todos que me ajudaram. :concordo:
Lucas Nassif
22/09/2007, 19:21
Últimas fotos:
:arrow: Magnum já em casa;
:arrow: Motor após o serviço;
:arrow: Zoom na junta;
:arrow: Junta de amianto. Como disse em outro tópico, deixei uma extensão da junta debaixo da cuba, para amenizar a temperatura do mesmo.
:arrow: Outra foto da junta velha.
Abraços!!
leopoldo
22/09/2007, 21:34
Pode ter sido danificada na ultima vez que foram instalar. Se o mecanico não foi cuidadoso, pode ter dobrado ou vincado a junta naquele pedaço, se deixou o cabeçote bater ou ligeiramente cair sobre a junta, pode ter amassado naquele ponto. Ou se ele coloca fora da posição correta e tenta ajustar arrastando o cabeçote sobre a junta, pode danificar em algum lugar e com o tempo, ela abre o bico.
Pode ter sido falta de aperto nos prisioneiros em volta deste rombo. E pode ter sido superaquecimento naquele ponto, com ou sem detonação e pre-ignição (bateção de pino).
Se vc tivesse tido tempo, poderia ter dado um banho de aluminio alta temperatura nas 2 faces da junta para melhorar a vedação e impedir dela colar no bloco ou no cabeçote.
Eu só achei esquisito estes detalhes, que não puderam ser verificados com clareza devido à definição da foto.:
BLOCO (ampliada a foto 2): A linha preta entre a camisa do 5 e a valvula de escape do 4. E a linha preta entre a camisa do 5 e a valvula de escape do 5
CABEÇOTE (ampliada a foto 5): Linha clara interrompida na vizinhança da camara do 4.
Mas tenho certeza que vc fez uma inspeção visual detalhada com auxílio de uma lupa, depois de vigorozamente ter limpado o bloco/cabeçote, certo ?????
Bem, agora que está tudo bem, não esqueça que na semana que vem, deverá reapertar o cabeçote.
Nos motores com uma concepção de algum tempo atraz, esse procedimento é comum.
Se não o fizer, terá que trocar a junta novamente.
Sobre varetar o radiador, é muito bom esse procedimento, mais recomendaria que antes de proceder a esse serviço, coloque um bardhal rad clean, do jeito que está, use por uma semana, depois faça o serviço de varetar e, então coloque um frasco de um ati-fervura ou qualquer outro aditivo. (no Brancão uso um de caminhão, concentrado, é um frasco para 40L, coloco-o todo)
E, um bom final de semana!:concordo:
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
23/09/2007, 09:30
Mas tenho certeza que vc fez uma inspeção visual detalhada com auxílio de uma lupa, depois de vigorozamente ter limpado o bloco/cabeçote, certo ?????
Certíssimo!!!
Eu achei estranho a junta ter se rompido. Como dito antes, o Jeep começou a falhar na sexta feira cedo, mas ele continuou sendo usado (o que pode ter piorado) no resto do dia.
IMHO, por ter continuado rodando com ele mesmo depois de apresentar falhas, aquele pedaço foi só piorando, até um ponto em que a junta não aguentou e rompeu. E para onde foi aquele pedaço??? Um dos canecos ingoliu.. :shock: :palmas:
Abrassss
Lucas Nassif
23/09/2007, 09:34
Bem, agora que está tudo bem, não esqueça que na semana que vem, deverá reapertar o cabeçote.
Nos motores com uma concepção de algum tempo atraz, esse procedimento é comum.
Se não o fizer, terá que trocar a junta novamente.
Existe essa tbm??? :roll: :mrgreen:
Sobre varetar o radiador, é muito bom esse procedimento, mais recomendaria que antes de proceder a esse serviço, coloque um bardhal rad clean, do jeito que está, use por uma semana, depois faça o serviço de varetar
Que coisa é essa?? :parede:
Essa semana eu vou ver o que faço nesse radiador, pois meu meca disse que do jeito que está, é arriscado fazer trilhas e pegar estrada por longo tempo. Então, o Magnum ficará de repouso por alguns dias.
Abrss.
Que coisa é essa?? :parede:
Abrss.
E aí Lucas, já tá rodando?
Bem, o produto em questão é um frasco de 100ml com óleo solvente (dilui em água) e outras quimicas...
Tem o efeito de limpeza, criando uma película oleosa no bloco, evitando assim que se crie novamente aqule "barro" dentro do radiador.
Esse "barro", nada mais é que ferrugem originado da parte ferrosa do bloco, que se decanta onde o fluxo de água é menor, ou seja, no fundo do radiador.
O processo de varetar, é para retirar a formação de obstruções nas canaletas do radiador que ficam na cólmeia. O cara retira a parte superior ou inferior doradiador e passa uma vareta de aço dentro do mesmo, canaleta por canaleta.
Não deixe de pedir um teste com pressão após o serviço, pois pode acontecer de "limpar" algum furo!!!
Procure o produto em um posto de gasolina, é da linha bardhal.
Abraços.
Kim.
ps.: O vídeo da militec, onde tenta "frear a peça" com uma alavanca, eu já conhecia a uns 15 anos atraz, com o bardhal b12.
Lucas Nassif
23/09/2007, 10:21
Ah tá Kim,
mas num seria melhor eu colocar isso após o serviço do radiador não??
Digo isso pq ja combinei de levar o radiador na terça feira, e não adianta eu colocar isso hj sendo que o Magnum ficará parado.
Abrs..
josemarcta
16/06/2008, 19:49
olá Pessoal ! a final o problema estava na junta ou nas válvulas ?
obrigado
Lucas Nassif
17/06/2008, 19:10
olá Pessoal ! a final o problema estava na junta ou nas válvulas ?
obrigado
Estava na junta. Na foto dá pra ver que ela se rompeu entre o 4° e o 5° cilindro!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=95204&d=1190499067
Retomando esse topico, meu motor tá com um barulho interno e com o segundo pistão falhando (tirei o cabo de vela e não aconteceu, recoloquei e tirei outro, o motor parecia perder rotação) o mecanico da retifica que trocou aneis, fez cabeçote e bronzina de biela falou que pelo barulho parece valvula de espace, isso faz o motor falhar?
Caro RBM!
Esses dias, um amigo comprou uma F75 como fundida!
Regulamos as válvulas, e o motor está funcionando perfeitamente!
Tá certo que tinha duas válvulas com cerca de 10mm de folga, sendo que o normal é 0,41 escape e 0,46 admissão (BF 161).
O que quero te dizer, é que válvula desregulada, faz falhar, esquentar, perder rendimento, dentre outras coisas.
Abraços.
Kim.
Caro RBM!
Esses dias, um amigo comprou uma F75 como fundida!
Regulamos as válvulas, e o motor está funcionando perfeitamente!
Tá certo que tinha duas válvulas com cerca de 10mm de folga, sendo que o normal é 0,41 escape e 0,46 admissão (BF 161).
O que quero te dizer, é que válvula desregulada, faz falhar, esquentar, perder rendimento, dentre outras coisas.
Abraços.
Kim.
Obrigado Kim
Christian L A Marchi
23/07/2008, 10:13
Ontem andei uns vinte quilometros no máx a 60km/h. Ao chegar no destino tava tudo OK. Depois, quando fui para casa, ao ligar ele comçou a fazer um barulho esquisito (como se tivesse afogando). Só que não morreu, só perdeu potencia, a quarta marcha quase não o leva! Para testar as velas é só retirar o cabo com ele ligado? E para testar as outras possibilidades?
Agradeço a atenção
Christian L A Marchi
23/07/2008, 17:48
Prezados Amigos
Ontem andei uns 20 km a no max 60km/h. Até chegar ao destino tudo bem... Ao ligar o carro para retornar, escutei o motor fazendo um barulho diferente. Parecia até uma "TOBATA" toc toc toc... Além disso perdeu força, a 4ª marcha leva ele com dificuldade. Não percebi esquentar além do normal. Gostaria de saber quais testes devo realizar e como faze-los? Retiro as velas enquanto ele estiver funcionando? Percebi um pouco de gasolina derramada ao redor do filtro de gasolina. Alguma outra orientação?
PS: Ele não morre, só perdeu potencia. Percebi também um pouquinho de fumaça branca, coisa que quase não havia antes.
Atenciosamente
Christian
Põe logo o 4.4 e manda fechar esse tópico!Hehehehe!
Como vai a montagem?
O meu estou com preguiça de ir ver...hehehe!
Abraço!
Christian L A Marchi
23/07/2008, 18:33
Prezado Zepi
Se fecharem o tópico, terei que perguntar em outro. Poderias me ajudar com o meu problema?
23/07/2008, 22:11
Põe logo o 4.4 e manda fechar esse tópico!Hehehehe!
Como vai a montagem?
O meu estou com preguiça de ir ver...hehehe!
Abraço!
Faaaaaaaaaalla Zepi!!
Bom, liguei pro cara ontem, ele já ta com todas as peças. Me disse que amanhã o motor tá pronto pra eu ir lá buscar, mas só posso ir lá no sabado!!
Portanto, sábado eu tô lá garrado roncando a criança!! :mrgreen:
Lucas Nassif
23/07/2008, 22:14
Prezado Zepi
Se fecharem o tópico, terei que perguntar em outro. Poderias me ajudar com o meu problema?
com o Jeep ligado, tire 1 cabo de vela de cada vez (segure pela parte isolante, senão vc leva um puta choque).
Assim que tirar o cabo, tenta perceber se o motor falha mais (a rotação diminui). O normal é ele falhar mais. Caso vc tire um dos cabos e o funcionamento do motor fique inalterado, é pq aquele cilindro não está queimando. Aí resta saber o porque:
Se é vela ruim;
Se é cabo de vela ruim;
Se é junta queimada (é bom medir a compressão dos cilindros)
Ou se é outra causa que não tô lembrando agora, mas o principal é isso!