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Colepicola
21/09/2007, 19:01
Alguem sabe se eu colocar as molas originais traseiras da 110 no 90 com os amortecedores originais da 90 vai, levantar um pouco ou dar problema.

Toti
24/09/2007, 14:58
Uma vez testei umas molas amarelas - acho que Heavy Duty - e alem de levantar a traseira uns 8 cms e não mais entrar na minha garagem, em varios momentos a suspensão batia pela abertura total, ou seja a toda hora os amortecedores deviam esticar ao maximo e ouvia-se barulhos de batentes de abertura. Ficou uma bosta!!!
A oficina trocou sem custo pelas molas originais. Ficou perfeito.
Se vc pretende levantar um pouco o carro sugiro botar espaçadores de até 1 polegada nas 4 molas. Eles podem ser de metal - em São Paulo o Luiz Fraga da The Specialist instala com perfeição - ou uns discos tipo "emborrachados" que são instalados nas molas da Discovery II, veja em http://www.cgauer.com.br/lr/assentosdemola/
Boa sorte e abraço
Toti
Def90 - RJ (Com assento de molas da Disco II)

Colepicola
24/09/2007, 20:39
Uma vez testei umas molas amarelas - acho que Heavy Duty - e alem de levantar a traseira uns 8 cms e não mais entrar na minha garagem, em varios momentos a suspensão batia pela abertura total, ou seja a toda hora os amortecedores deviam esticar ao maximo e ouvia-se barulhos de batentes de abertura. Ficou uma bosta!!!
A oficina trocou sem custo pelas molas originais. Ficou perfeito.
Se vc pretende levantar um pouco o carro sugiro botar espaçadores de até 1 polegada nas 4 molas. Eles podem ser de metal - em São Paulo o Luiz Fraga da The Specialist instala com perfeição - ou uns discos tipo "emborrachados" que são instalados nas molas da Discovery II, veja em http://www.cgauer.com.br/lr/assentosdemola/
Boa sorte e abraço
Toti
Def90 - RJ (Com assento de molas da Disco II)
comprei quatro amortecedores novos e não quero destrui-los boa dica. Grato

Igor Sedex 10
29/09/2008, 12:08
Galera, tenho que trocar as molas da minha Defender 90, tenho um 33"x12,5" no carro e como minha mola ta meio "cansada" ta arrastando tudo quando faço curvas mais acentuadas.......vou trocar e aproveitar pra mandar fazer maior, meu amortecedor se eu não me engano é um Monroe, to querendo mandar fazer as molas 2" maior pra frente e 2,5" maior atraz ....... o que vocês acham e me aconselham?!?!?!?!?!

Abraços a todos!!!

Noventinha 00
30/09/2008, 09:57
Igor,
a Bearmach vende molas já prontas maiores.
Acho que vale a pena dar uma checada.
www.bearmach.com.br (http://www.bearmach.com.br).
Abraços.
Rodrigo.

Igor Sedex 10
30/09/2008, 10:45
Igor,
a Bearmach vende molas já prontas maiores.
Acho que vale a pena dar uma checada.
www.bearmach.com.br (http://www.bearmach.com.br).
Abraços.
Rodrigo.

Valeu pela dica Rodrigo, eu conheço esse Freitas da bearmach, quer dizer, o Aita cnhece, já sondou o preço la com ele, parece que as molas tão R$730,00 lá nele, consegui na molas lobo a R$410,00 do tamanho que eu quiser, só to em duvida agora é se meu amortecedor tem curso pra eu poder aumentar a mola ...... ta rolando um "medinho" rsrsrsrsrsrs

Abraços

Noventinha 00
30/09/2008, 15:01
Esses caras dão cada facada né? Impressionante!!!
Sorte sua (e agora minha tb) conhecermos o Aita...rs
Por falar nisso, meu carro tá lá na Tambaú pra fazer o reparo da direção, como o Aita indicou. O lugar parece ser de 1ª!!
Agora faz o seguinte: Qual é o amortecedor? Dependendo do fabricante, ele próprio pode te dar a informação do curso do amortecedor, bem como outros detalhes.
Qdo tiver um tempinho, manda mais informações sobre o Molas Lobo!!
Pode mandar pvt ou para: rodrigo@ba-advogados.com.br.
Grande abraço,
Rodrigo.

Igor Sedex 10
30/09/2008, 18:07
Esses caras dão cada facada né? Impressionante!!!
Sorte sua (e agora minha tb) conhecermos o Aita...rs
Por falar nisso, meu carro tá lá na Tambaú pra fazer o reparo da direção, como o Aita indicou. O lugar parece ser de 1ª!!
Agora faz o seguinte: Qual é o amortecedor? Dependendo do fabricante, ele próprio pode te dar a informação do curso do amortecedor, bem como outros detalhes.
Qdo tiver um tempinho, manda mais informações sobre o Molas Lobo!!
Pode mandar pvt ou para: rodrigo@ba-advogados.com.br.
Grande abraço,
Rodrigo.

Vou fazer o serviço la amnhã ........ se ficar bom te recomendo, eles enrolam a mola na hora, e fazem do tamanho e "bitola" que você "quiser", desde que não interfira na segurança, eles avaliam pra ver se não vai dar problemas pra eles ......... e por esse preço até agora pra mim ta excelente, fora que eu já os conhecia da época em que eu curtia carros rebaixados:mrgreen:

Igor Sedex 10
02/10/2008, 12:26
Rodrigo, molas trocadas!!!! Paguei R$396,00 no par da traseira!!!! o mais barato que consegui e foi no tamanho e espessura que eu queria (similar às molas azuis da Bearmach) ....... contato de lá .... 78971036 .... Allan ...... se não me engano é o dono!!!!!

busta
02/10/2008, 13:36
Rodrigo, molas trocadas!!!! Paguei R$396,00 no par da traseira!!!! o mais barato que consegui e foi no tamanho e espessura que eu queria (similar às molas azuis da Bearmach) ....... contato de lá .... 78971036 .... Allan ...... se não me engano é o dono!!!!!

PÕE FOTO!!! :mrgreen:

Igor Sedex 10
02/10/2008, 13:59
PÕE FOTO!!! :mrgreen:

Foto ainda não tenho, mas pradar uma idéia o paralama esta à 12cm do pneu (o vão que fica entre o alargador do paralama a parte superior do pneu)

Ps.: meu pneu é um 33" / 12,5" R15

busta
02/10/2008, 14:28
Foto ainda não tenho, mas pradar uma idéia o paralama esta à 12cm do pneu (o vão que fica entre o alargador do paralama a parte superior do pneu)

Ps.: meu pneu é um 33" / 12,5" R15

O MEU TAMBÉM!!!

TIRA A FOTO PRA GENTE VÊ VAAI!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

Noventinha 00
03/10/2008, 10:54
Rodrigo, molas trocadas!!!! Paguei R$396,00 no par da traseira!!!! o mais barato que consegui e foi no tamanho e espessura que eu queria (similar às molas azuis da Bearmach) ....... contato de lá .... 78971036 .... Allan ...... se não me engano é o dono!!!!!

Deve ter ficado o bicho, hein Igor!! Como vc resolveu a questão do curso dos amortecedores? Depois passa as impressões de alteração na direção do carro, como o comportamento nas curvas, etc. Outra coisa, vc mediu a nova altura do carro?
Vou colocar esse telefone na minha agenda!!!
Grande abraço.
Rodrigo.

Igor Sedex 10
08/10/2008, 11:41
Deve ter ficado o bicho, hein Igor!! Como vc resolveu a questão do curso dos amortecedores? Depois passa as impressões de alteração na direção do carro, como o comportamento nas curvas, etc. Outra coisa, vc mediu a nova altura do carro?
Vou colocar esse telefone na minha agenda!!!
Grande abraço.
Rodrigo.

Rodrigo, o carro ta bem menos "bobo", ta fazendo curva muito bem, adorei o comportamento do carro, e a mola tb é muito boa, já resistiu à 5° Etapa do Carioca Off-Road que à propósito levei o 4° Lugar da turismo light ............ quanto ao amortecedor, não cheguei a medir o curso dele não, mas até agora nenhum problema!!!!!! abraços!!!

lulaquintella
09/11/2008, 12:54
Caros amigos,acabei de comprar um defender 90 2002, e ja fiz todas as manutencoes preventivas que eu pude ver como fundamentais.
1-Troquei todas ac correias e seus esticadores.
2-Troquei todos os fluidos oleos dif,caixa,motor,etc..
3-Bomba d'agua nova,o bicho ja tava aberto mesmo!
4-Dei uma geral nas buchas,estavam todas OK.
5-Pneus novos,BF A/T.
6-Coloquei quatro amortecedores OME Heavy Duty,e oito calcos de mola originais da LR discovery,o que eu realmente recomendo pois o andar do carro ficou otimo.
Mas ai comecou o meu problema,eu vou colocar um guincho na viatura,entao comprei um suporte da keko,somente a parte central sem as abas.
Acho que ele deve pesar uns 20KG, Mesmo sem o guincho eu ja pude sentir uma tendencia do carro afundar de frente em algumas situacoes.
A pergunta e a seguinte:Quais as molas eu devo colocar para nivelar o bicho sem ele ficar duro demais?
Vou usar:suporte Keko +- 20KG,Guincho Warn 9.0RC 25KG,e um par de farois Hella 4000.
Obrigado a todos.
Abracos

Igor Sedex 10
09/11/2008, 23:33
Caros amigos,acabei de comprar um defender 90 2002, e ja fiz todas as manutencoes preventivas que eu pude ver como fundamentais.
1-Troquei todas ac correias e seus esticadores.
2-Troquei todos os fluidos oleos dif,caixa,motor,etc..
3-Bomba d'agua nova,o bicho ja tava aberto mesmo!
4-Dei uma geral nas buchas,estavam todas OK.
5-Pneus novos,BF A/T.
6-Coloquei quatro amortecedores OME Heavy Duty,e oito calcos de mola originais da LR discovery,o que eu realmente recomendo pois o andar do carro ficou otimo.
Mas ai comecou o meu problema,eu vou colocar um guincho na viatura,entao comprei um suporte da keko,somente a parte central sem as abas.
Acho que ele deve pesar uns 20KG, Mesmo sem o guincho eu ja pude sentir uma tendencia do carro afundar de frente em algumas situacoes.
A pergunta e a seguinte:Quais as molas eu devo colocar para nivelar o bicho sem ele ficar duro demais?
Vou usar:suporte Keko +- 20KG,Guincho Warn 9.0RC 25KG,e um par de farois Hella 4000.
Obrigado a todos.
Abracos

Amigo, o mais indicado são as molas "azuiz" da Bearmach (acho que é assim que se escreve) pois elas são mais groças que as originais e assim tem um coeficiente elastico difrenciado que faz com que ela suporte mais peso sem "arriar", caso não queira pagar o preço dessas molas, indico que você vá a uma casa de mola e peça para ele fazerem uma mola do mesmo comprimento que a original porém com cerca de 3 milimetros de diametro a mais, fiz isso na minha noventinha na molas lobo e o carro ficou 6 cm mais alto!!!

Noventinha 00
10/11/2008, 17:31
Igor, tava pra te perguntar isso já faz um tempinho.
Quais as diferenças que vc sentiu após a troca das molas? O carro ficou mais duro? E a dirigibilidade? Mudou muito por causa da altura maior e consequente alteração no centro de gravidade?
Outra coisa: qdo eles trocaram as molas, os calços tb foram trocados? Estavam incluídos no preço?
abço.

Igor Sedex 10
10/11/2008, 18:08
Igor, tava pra te perguntar isso já faz um tempinho.
Quais as diferenças que vc sentiu após a troca das molas? O carro ficou mais duro? E a dirigibilidade? Mudou muito por causa da altura maior e consequente alteração no centro de gravidade?
Outra coisa: qdo eles trocaram as molas, os calços tb foram trocados? Estavam incluídos no preço?
abço.

Noventinha, não sei como explicar direito, é só sentindo o carro, achei que ele mudou bastante para melhor, a carroceria não "chacoalha" mais tanto na curva (não sei a dos nossos amigos, mas a minha chacoalhava bastante), achei ele mais "firme" na pista, dando mais segurança ao dirigir, essa alteração faz com que a mola suporte mais peso assim o amortecedor percorre um menor curso e a carroceria não balança tanto!!!! outra alteração que estou fazendo no carro mas ai não tem nada haver com mola e afins é colocando a barra de direção reforçada da Bearmach, R$790,00 o kit com as ponteiras, e as barras da frente (amortecedor/roda) e a barra de traz (roda/roda) elas tem quase o dobro de espessura da original, fazemdo com que suportem mais pancadas e etc, estou trocando pois na ultima etapa do "CARIOCA Off-Road Rally de Regularidade" e sofri um acidente que fez um "U" na minha barra, e ja que vou trocar troco lgo por uma reforçada!!!

Igor Sedex 10
10/11/2008, 18:16
Para ter uma idéia, pouco tempo atraz voltando da Bocaina, desci as Araras com uma média de 90km/h fazemdo as curvas à 70km/h e estava com pneus mud, o carro saiu somente uma vez de trazeira e mesmo assim foi na curva mais fechada da serra e ainda assim não tive trabalho para mantelo na pista pois ele deu somente uma leve deslizada na pista!!!!

norberto
16/11/2008, 15:51
Amigo, o mais indicado são as molas "azuiz" da Bearmach (acho que é assim que se escreve) pois elas são mais groças que as originais e assim tem um coeficiente elastico difrenciado que faz com que ela suporte mais peso sem "arriar", caso não queira pagar o preço dessas molas, indico que você vá a uma casa de mola e peça para ele fazerem uma mola do mesmo comprimento que a original porém com cerca de 3 milimetros de diametro a mais, fiz isso na minha noventinha na molas lobo e o carro ficou 6 cm mais alto!!!


Igor,

Esta alteração não prejudicou a articulação da suspensão em trilha?
Nos X, por exemplo?

[]s

Norberto

Igor Sedex 10
16/11/2008, 23:14
Igor,

Esta alteração não prejudicou a articulação da suspensão em trilha?
Nos X, por exemplo?

[]s

Norberto

Até agora não tive nenhum problema, porém acho (não tenho certeza) que meus amortecedores não são originais, acho que são uns Monroe com curso maior, com amortecedores originais acho que pode complicar um pouquinho sim, mas ai tem que esperimentar "calcular" pra ver se o amortecedor terá curso para acompanhar a mola!!!

Guilherme Velloso
17/11/2008, 15:38
Noventinha, não sei como explicar direito, é só sentindo o carro, achei que ele mudou bastante para melhor, a carroceria não "chacoalha" mais tanto na curva (não sei a dos nossos amigos, mas a minha chacoalhava bastante), achei ele mais "firme" na pista, dando mais segurança ao dirigir, essa alteração faz com que a mola suporte mais peso assim o amortecedor percorre um menor curso e a carroceria não balança tanto!!!! outra alteração que estou fazendo no carro mas ai não tem nada haver com mola e afins é colocando a barra de direção reforçada da Bearmach, R$790,00 o kit com as ponteiras, e as barras da frente (amortecedor/roda) e a barra de traz (roda/roda) elas tem quase o dobro de espessura da original, fazemdo com que suportem mais pancadas e etc, estou trocando pois na ultima etapa do "CARIOCA Off-Road Rally de Regularidade" e sofri um acidente que fez um "U" na minha barra, e ja que vou trocar troco lgo por uma reforçada!!!

Caro Igor,
achei bem interessante a sua configuração. Eu tenho uma LR discovery93, e substitui as molas(4) pelas molas traseiras da 130, com um amortecedor cofap de curso longo, e utilizo pneus blackstar guyanna 225/65/16, e tem dado certo.
Porém recentemente tive o mesmo problema com a barra de direção, que também virou um U, evoluindo com um prejuizo $$$$.
por gentileza descreva ou me envie por e-mail as especifcações das barras de direção que vc colocou
muito grato
Guilherme

Loras
17/11/2008, 15:50
Igor,

Esta alteração não prejudicou a articulação da suspensão em trilha?
Nos X, por exemplo?

[]s

Norberto

Norberto,

Uma mola mais "dura" altera a compressão da suspensão.

Logo pode sim prejudicar o X, uma vez que comprime menos.

Ou seja, a diferença entre a roda aberta e a roda fechada irá diminuir (uma vez que a mola não limita o curso aberto).

O quanto isso acontece, depende do peso sobre o eixo da viatura.

Uma maneira fácil de aumentar o curso traseiro para baixo na Defender são amortecedores mais longos ou reposicionar o suporte superior do amortecedor.

Abraço,

Igor Sedex 10
17/11/2008, 16:42
Caro Igor,
achei bem interessante a sua configuração. Eu tenho uma LR discovery93, e substitui as molas(4) pelas molas traseiras da 130, com um amortecedor cofap de curso longo, e utilizo pneus blackstar guyanna 225/65/16, e tem dado certo.
Porém recentemente tive o mesmo problema com a barra de direção, que também virou um U, evoluindo com um prejuizo $$$$.
por gentileza descreva ou me envie por e-mail as especifcações das barras de direção que vc colocou
muito grato
Guilherme

Guilherme, a especificação exata não sei, mas é um kit que a bearmach (acho que é assim que escreve) vende reforçado pra lands!!! é uma barra bem mais robusta!!!

Aqui vai o site ai vc pega o telefone de contato, se for ligar pro rio fala com o Freitas, que é quem me atende e atende o meu mecanico (Aita)!!!

http://www.bearmach.com.br/ (http://www.bearmach.com.br/)

alberto megda
15/04/2009, 23:14
to precisando de um jogo de molas para minha defender que de um lift na viatura, de modo q os pneus 33 nao raspem mais em trilhas. Aquelas molas azuis da bearmarch nao me interessam, pois acho elas muitu duras, elas sao heavy duty! precisave de uma mola macia como a original, mas uns 4cm mais alta. pensei nas molas da ironman, mas ninguem tem em estoque! Vcs me recomendam alguma outra marca?

Marco Aurélio R Guimarães
16/04/2009, 00:06
Amigo Madruga:
As da Ironman estão para chegar em no máximo 1 mês. Se conseguir esperar...
Abraço!

Guilherme Velloso
16/04/2009, 19:54
Amigo Madruga:
As da Ironman estão para chegar em no máximo 1 mês. Se conseguir esperar...
Abraço!

Estou com o mesmo problema para minha discoI. Esta ironman poderia ser utilizada nela? seria equivalente (altura) a da 130 que eu já venho utilizando?
Grato
Guilherme

Marco Aurélio R Guimarães
17/04/2009, 11:47
Estou com o mesmo problema para minha discoI. Esta ironman poderia ser utilizada nela? seria equivalente (altura) a da 130 que eu já venho utilizando?
Grato
Guilherme

Oi Guilherme, bom dia!
Creio não haver problema na utilização destas molas na sua Discovery, já que o berço é o mesmo e você já está usando as da 130. Estas molas da Ironman, dependendo do kit escolhido, vão alterar a dureza do veículo em diferentes porcentagens e o ganho em altura fica em torno de 4 a 5 cm. Estes dados de altura são da Defender, mas acredito também que não seja diferente no caso da DiscoI...
Dá uma verificada no material abaixo.
Abraço!

praiasecacustom4x4
17/04/2009, 12:54
se pode colocar a mesma mola o defender,a ironmen da 5cm de altura a mais no defender,devido ao maior peso do Dicoveri proporcionado na traseira da uma altura efetiva de 3.5-4cm a mais.
a mola da 130 no disscoveri da altura a mais devido a dureza da mola sendo que ela fui projetada para um trabalho de carga.se o dicoveri tem varios acessorios,guinchos etc ideal seria utilizar as molas para levanrtar a 130 de 5 cm

Guilherme Velloso
17/04/2009, 15:51
Caro Marco Aurélio e "praia seca",
valeu pelas dicas

mas, qual a opinião de vcs qto as molas do OME, pois elas (a OME extra heavy duty)saem a US$ 80 + frete pela expeditionexchange.

valeu!!!
Guilherme

praiasecacustom4x4
17/04/2009, 21:55
sinceramente preferisco as ome,tem mais anos de trabalho com 4x4,a ironmen nao tem 10 anos,esta ja na onda da moda.ome e mais "profissional"

Marco Aurélio R Guimarães
22/04/2009, 12:20
Caro Marco Aurélio e "praia seca",
valeu pelas dicas

mas, qual a opinião de vcs qto as molas do OME, pois elas (a OME extra heavy duty)saem a US$ 80 + frete pela expeditionexchange.

valeu!!!
Guilherme

Olá Guilherme! Saudações!

Desculpe a demora para responder, mas estava em viagem neste feriado, conhecendo um pouco mais dos arredores do Paraná! Cheguei ontem consado e não pude responder de imediato.
Quanto ao seu questionamento, minha opinião é que ambos os produtos são excelentes, caindo a aquisição de qualquer um deles no gosto pessoal. Se você tem a oportunidade de adquirir as molas da OME por esses valores citados, é um bom negócio. Somente não saberia te informar se as molas da OME vão te proporcinar também um aumento de altura.
Quanto à "moda" Ironman, sou obrigado a esclarecer a todos que leram este tópico, que o produto está no mercado Australiano e mundial há 50 anos. Inicialmente produzida pela JSW (Jacob Spring Works), há cerca de 15 anos foi lançado o nome Ironman, diferenciando a linha de outros produtos. Ainda hoje as suspensões são produzidas por esta empresa, com o Know How adquirido por todos esses anos. Seria injusto classificar as suspensões de "menos profissionais" sem um real conhecimento da história da indústria. As suspensões são atualmente distribuidas para mais de 40 países e tem sua durabilidade comprovada no Rallye Dakar.

Grande abraço!

alberto megda
22/04/2009, 13:25
Olá marcos! A irom man tem dois tipos de molas? Havy Dutty e confort? Os dois tipos levantarão o carro 4 cm??? Nao quero as heavy dutty , quero uma que levante o carro, mas nao seja tao dura

Marco Aurélio R Guimarães
22/04/2009, 16:47
Oi Seu Madruga!
Os kits da Ironman são 4: Confort, Performance, Constant Load e Extra Constant Load. Todas eles vão proporcionar o aumento de altura em torno dos 4 cm e todos os kits irão deixar o carro mais firme, em diferentes proporções: Confort 20%; Performance 25%; Constant Load 30% e Extra Constant Load 40%.
O ideal seria o Confort e o Performance. Coloquei na minha 110 o Constant Load e te digo por experiência própria: É para Constant Load MESMO! Com o veículo vazio fica muito duro.
Detalhe importante que deve ser observado, é a aquisição também dos amortecedores com curso maior, o.k.?
Abraço!

alberto megda
24/04/2009, 17:33
Chegando entao me avise marcos

Guilherme Velloso
29/04/2009, 17:34
Oi Seu Madruga!
Os kits da Ironman são 4: Confort, Performance, Constant Load e Extra Constant Load. Todas eles vão proporcionar o aumento de altura em torno dos 4 cm e todos os kits irão deixar o carro mais firme, em diferentes proporções: Confort 20%; Performance 25%; Constant Load 30% e Extra Constant Load 40%.
O ideal seria o Confort e o Performance. Coloquei na minha 110 o Constant Load e te digo por experiência própria: É para Constant Load MESMO! Com o veículo vazio fica muito duro.
Detalhe importante que deve ser observado, é a aquisição também dos amortecedores com curso maior, o.k.?
Abraço!
Caro Marco Aurélio
pensando na discoI (2.500kg) poderia ser comparada a uma 110? ou a 130?
neste caso na sua opinião, a mola iroman seria tb a confort ou performance?
e o custo?
Guilherme

lulaquintella
02/05/2009, 11:09
Oi Seu Madruga!
Os kits da Ironman são 4: Confort, Performance, Constant Load e Extra Constant Load. Todas eles vão proporcionar o aumento de altura em torno dos 4 cm e todos os kits irão deixar o carro mais firme, em diferentes proporções: Confort 20%; Performance 25%; Constant Load 30% e Extra Constant Load 40%.
O ideal seria o Confort e o Performance. Coloquei na minha 110 o Constant Load e te digo por experiência própria: É para Constant Load MESMO! Com o veículo vazio fica muito duro.
Detalhe importante que deve ser observado, é a aquisição também dos amortecedores com curso maior, o.k.?
Abraço!

Marco,Eu stou usando os OME que comprei ai com vcs,que vale citar chegaram rapido e exatamente como combinado.
A minha duvida e?:Eu posso usar as molas da ironman com estes amortecedores? O meu e um DEF 90 2002.
Obrigado.

Marco Aurélio R Guimarães
04/05/2009, 02:33
Caro Marco Aurélio
pensando na discoI (2.500kg) poderia ser comparada a uma 110? ou a 130?
neste caso na sua opinião, a mola iroman seria tb a confort ou performance?
e o custo?
Guilherme

Oi Guilherme!
Veja bem, no meu ponto de vista, acredito que a Disco I estaria mais para 110 do que para 130, cuja concepção é para trabalho e carga. Tanto a Disco quanto o 110 possuem utilizações aproximadas, privilegiando um uso menos severo do que a picape.
Quanto a escolha dos kits, vai de sua utilização do veículo. Se a maior parte do tempo você usa no dia a dia da cidade ou em viagens, talvez a escolha recaia sobre o confort. Por outro lado, se você o usa ou quer um up grade para trilhas, talvez o performance seja sua opção. Eu,particularmente optei pelo performance, apesar de usar a 110 no dia a dia. Ela fica mais dura, mas não é nada que incomode ou atrapalhe e, quando precisar carregar mais o defender para uma viagem ou tiver que colocá-lo em um trecho um pouco mais "pesado" que o normal, já terei as condições necessárias para enfrentar o serviço extra. Então, a escolha é realmente pessoal e você, mais do que ninguém, é o único que pode avaliar as condições reais de uso da Disco.
Abração!

Marco Aurélio R Guimarães
04/05/2009, 02:40
Marco,Eu stou usando os OME que comprei ai com vcs,que vale citar chegaram rapido e exatamente como combinado.
A minha duvida e?:Eu posso usar as molas da ironman com estes amortecedores? O meu e um DEF 90 2002.
Obrigado.

Oi Lula!
Vamos combinar o seguinte: te respondo certinho amanhã. Quero ir no Armazém e fazer a comparação dos dois amortecedores, levando em consideração o aumento de altura com o uso das molas da Ironman. Quero ver exatamente qual a diferença de comprimento dos amortecedores para poder te responder com segurança, o.k.? O problema com o tamanho dos amortecedores da OME com as molas da Ironman é que, se os OME não tiverem curso maior que os originais, você poderá danifica-los com o uso de molas maiores, ocasionando uma quebra. Portanto, confiro amanhã as diferenças e te respondo com mais propriedade.
Abração!

Marco Aurélio R Guimarães
04/05/2009, 21:03
Saudações!
Lula, comparações feitas hoje pela manhã. Ambos os amortecedores são do mesmo tamanho em seu curso mais longo, ou seja, esticado. Portanto, não vejo problemas no uso dos OME com as molas.
Abraço!

lulaquintella
04/05/2009, 21:39
Entao,Marco,qual mola vc me recomenda?
O meu Noventinha tem um guincho warn 9.5 ti e um berço com suporte de farois da Kekoe faroisde milha originais LR.
Eu gostaria de usar as molas com 25%, sera que vou perder muito em conforto? Lembre-se que meus amortecedores sao OME Heavy Duty.
A,o preço tb.
Forte abraço
Lula

Hugo4x4
04/05/2009, 21:49
Oi Seu Madruga!
Os kits da Ironman são 4: Confort, Performance, Constant Load e Extra Constant Load. Todas eles vão proporcionar o aumento de altura em torno dos 4 cm e todos os kits irão deixar o carro mais firme, em diferentes proporções: Confort 20%; Performance 25%; Constant Load 30% e Extra Constant Load 40%.
O ideal seria o Confort e o Performance. Coloquei na minha 110 o Constant Load e te digo por experiência própria: É para Constant Load MESMO! Com o veículo vazio fica muito duro.
Detalhe importante que deve ser observado, é a aquisição também dos amortecedores com curso maior, o.k.?
Abraço!

Marco Aurélio,

Para esses quatro tipos de molas Ironman pode informar as características técnicas de altura, diâmetro externo, diâmetro do arame, número de espiras e a relação de deformação em lbsf/pol. Elas são progressivas?

Marco Aurélio R Guimarães
08/05/2009, 19:09
Entao,Marco,qual mola vc me recomenda?
O meu Noventinha tem um guincho warn 9.5 ti e um berço com suporte de farois da Kekoe faroisde milha originais LR.
Eu gostaria de usar as molas com 25%, sera que vou perder muito em conforto? Lembre-se que meus amortecedores sao OME Heavy Duty.
A,o preço tb.
Forte abraço
Lula

Oi Lula!
Bom, acredito que o kit Performance seja o mais indicado para você. Com esse peso extra na dianteira, vai ficar muito bom. A 90 vai ficar mais firme e acredito que o conforto para você não vai ficar prejudicado.
Abraço!

Marco Aurélio R Guimarães
08/05/2009, 19:14
Marco Aurélio,

Para esses quatro tipos de molas Ironman pode informar as características técnicas de altura, diâmetro externo, diâmetro do arame, número de espiras e a relação de deformação em lbsf/pol. Elas são progressivas?

Oi Hugo, boa noite.
Os dados que você procura estão neste link:
http://www.ironman4x4.com/specscoilspringsl.html (http://www.ironman4x4.com/specscoilspringsl.html)

Por favor, dê uma olhadinha lá. A medida externa é a mesma das molas originais, senão não caberia nos berços, correto? As molas são progressivas e a relação de deformação é segredo de fábrica, não divulgado por motivos óbvios.
Abraço

Loras
09/05/2009, 07:36
Marco,

Bem?

Vou ser sincero contigo.

Segredo de fábrica é ótimo.

Para mim isso é falta de respeito com o consumidor.:parede:

Compro uma peça que não sei a espeficifação.:shock:

Aí preciso basear minha escolha em avaliações subjetivas e pessoais de outros usuários.

Impressionante como é difícil a vida daqueles que se interessam pelas especificações REAIS dos produtos para fazer uma análise CRITERIOSA da escolha.

Dizer que são Confort, Performance ou Heavy Duty não diz nada para mim.

Apenas a altura final dela com peso livre também não ajuda muito, mas é dado importante.

Tive dificuldade semelhante quando escolhi meus amortecedores.

A compressibilidade é fácil de medir. Basta alguns testes em laboratório. Portanto, segredo de fábrica não justifica esconder tal informação.:concordo:

Enfim, tenho uma tabela com alguns dados que consegui de diversas molas para Defender.

Vou postar assim que estiver concluída.

Uma dúvida. Qual o significado da sigla End I/D (mm), última coluna das referências da Ironman?

Abração,

offroad
09/05/2009, 09:42
Loras o ID eh o diametro interno.
jah tive problema no passado tb. queria molas traseiras mais macias (no caso feixe) mas poucos informam isso.
o amortecedor pelo q sei eh mais dificil, pq alguns modelos a curva de compressao eh variavel.
nao eh culpa do marco, eh o importador q nao deve saber/ter informacoes tecnicas para passar p/ ele.



Marco,

Bem?

Vou ser sincero contigo.

Segredo de fábrica é ótimo.

Para mim isso é falta de respeito com o consumidor.:parede:

Compro uma peça que não sei a espeficifação.:shock:

Aí preciso basear minha escolha em avaliações subjetivas e pessoais de outros usuários.

Impressionante como é difícil a vida daqueles que se interessam pelas especificações REAIS dos produtos para fazer uma análise CRITERIOSA da escolha.

Dizer que são Confort, Performance ou Heavy Duty não diz nada para mim.

Apenas a altura final dela com peso livre também não ajuda muito, mas é dado importante.

Tive dificuldade semelhante quando escolhi meus amortecedores.

A compressibilidade é fácil de medir. Basta alguns testes em laboratório. Portanto, segredo de fábrica não justifica esconder tal informação.:concordo:

Enfim, tenho uma tabela com alguns dados que consegui de diversas molas para Defender.

Vou postar assim que estiver concluída.

Uma dúvida. Qual o significado da sigla End I/D (mm), última coluna das referências da Ironman?

Abração,

Loras
09/05/2009, 14:27
Loras o ID eh o diametro interno.
jah tive problema no passado tb. queria molas traseiras mais macias (no caso feixe) mas poucos informam isso.
o amortecedor pelo q sei eh mais dificil, pq alguns modelos a curva de compressao eh variavel.
nao eh culpa do marco, eh o importador q nao deve saber/ter informacoes tecnicas para passar p/ ele.

Concordo contigo!!

Não acho que é culpa do Marco.

Já entrei em contato com os fabricantes e se quer tive retorno dos emails.

A Ironman pelo menos respondeu, pedindo que entrasse em contato com o Rafael.

Mas infelizmente não disponibilizou as informações que preciso...

Sigo na busca!!

Abraço,

Hugo4x4
09/05/2009, 22:27
Pessoal,

Comprar molas Ironman no Armazém 4x4 e igual a comprar colchão de molas na loja da esquina, dão nome de fantasia esquisito e o jeito para saber qual levar é ir à loja, deitar nele com a atendente se for de casal, se gostar leva. Neste caso não pretendo viajar até Curitiba com um guincho, vários pesos e uma trena para experimentar e definir qual é a que preciso. Tem uma tabela legal que ajudará adquirir originais ou de outras marcas em http://members.shaw.ca/jbarge/springinfo.html#OEM

lulaquintella
09/05/2009, 23:10
Oi Lula!
Bom, acredito que o kit Performance seja o mais indicado para você. Com esse peso extra na dianteira, vai ficar muito bom. A 90 vai ficar mais firme e acredito que o conforto para você não vai ficar prejudicado.
Abraço!
Marcos, obrigado!
Quando vc tiver as molas para o ninety me avisa
Abraço

marcio pajero
09/05/2009, 23:37
Como não sou expert no assunto, quando instalei o guincho work 12000 na minha 110 a frente abaixou uns 3 ou 4 cm pois ele pesa com o suporte quase 40kg. Fui a concessionaria e comprei 2 molas de 130 Heaviduty e ela voltou a nivelar. Esta instalada desde 2002, sem problemas nenhum de conforto e estabilidade, tendo ficado como a 110 que tinha anteriormente. Ai passa a ser avaliação subjetiva e pessoal como o Loras não quer. Desta forma fica somente como comentario. Marcio

Marco Aurélio R Guimarães
10/05/2009, 14:34
Bom, em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer àqueles que viram minha real situação. Confesso que procurei as informações em diversos lugares e por fim, entrei em contato com o Raphael, quando minhas possibilidades de conseguir as informações se esgotaram. Nem o Raphael soube me informar, porque a fábrica também não informa a ele, que é o distribuidor.
Por outro lado, devemos também ter o bom senso e respeitar o trabalho desenvolvido por anos por uma fábrica para desenvolver um produto. Certamente não é o caso dos amigos aqui do forum, mas a divulgação de certas informações onde se consiga chegar a uma, digamos, réplica do produto não é uma forma interessante de estar em um mercado competitivo. É possível por exemplo, saber-se a composição do xarope da Coca-Cola, mas alguém no mundo, fora poucas pessoas, tem as quantidades destes ingredientes????
Vejo que a tabela postado pelo Hugo, é uma compilação de informações colhidas por independentes e não informações das fábricas e em alguns casos as informações são também ignoradas, estou correto?
Sei que é frustrante para aquele consumidor sério que busca as informações técnicas para comprar aquilo que realmente quer e precisa, mas sejamos realistas. Quantos de nós sabe o que se traduz um número de relação de compressão de molas em modos práticos? Eu pessoalmente não tenho a mínima idéia e tenho certeza que a maioria também não tem.
Desta forma, só tenho que me desculpar com os amigos porque não obtive as informações solicitadas, mas garanto que não foi por má vontade e sim por absoluta ausência dos dados.
Abraço a todos!

Loras
10/05/2009, 21:05
Bom, em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer àqueles que viram minha real situação. Confesso que procurei as informações em diversos lugares e por fim, entrei em contato com o Raphael, quando minhas possibilidades de conseguir as informações se esgotaram. Nem o Raphael soube me informar, porque a fábrica também não informa a ele, que é o distribuidor.


Exato. A Ironman não informa os dados técnicos.



Por outro lado, devemos também ter o bom senso e respeitar o trabalho desenvolvido por anos por uma fábrica para desenvolver um produto. Certamente não é o caso dos amigos aqui do forum, mas a divulgação de certas informações onde se consiga chegar a uma, digamos, réplica do produto não é uma forma interessante de estar em um mercado competitivo. É possível por exemplo, saber-se a composição do xarope da Coca-Cola, mas alguém no mundo, fora poucas pessoas, tem as quantidades destes ingredientes????


Concordo parcialmente contigo. Um desafio::arrow:

Te passo a receita do bolo todinha, completa. E duvido você faça o bolo melhor que o feito por minha mãe... :mrgreen:

Copiar especificações é uma coisa. E para conseguí-las, como disse, basta VONTADE e um laboratório suficientemente equipado.

A qualidade no processo de fabricação é que deveria diferenciar a Ironman.

Produzir numa oficina fundo de quintal é uma coisa.

Produzir numa fábrica, com programa de qualidade é outra.

Por isso a Ironman garante seus produtos.

Enfim, se fosse para copiar, eu já teria dados suficientes para fazê-lo.

Mas sinceramente, não teria a mesma "segurança", pois não desejo ser cobaia de nenhuma empresa. E hoje não confio em nenhum fabricante "menor" de mola a ponto de confiar minha Defender nele.




Vejo que a tabela postado pelo Hugo, é uma compilação de informações colhidas por independentes e não informações das fábricas e em alguns casos as informações são também ignoradas, estou correto?


Exato. E a minha tabela também será independente, e possivelmente terá alguns erros. Afinal foram informações colhidas na internet. Inclusive essa que o Hugo mandou já havia sido incluída.



Sei que é frustrante para aquele consumidor sério que busca as informações técnicas para comprar aquilo que realmente quer e precisa, mas sejamos realistas. Quantos de nós sabe o que se traduz um número de relação de compressão de molas em modos práticos? Eu pessoalmente não tenho a mínima idéia e tenho certeza que a maioria também não tem.
Desta forma, só tenho que me desculpar com os amigos porque não obtive as informações solicitadas, mas garanto que não foi por má vontade e sim por absoluta ausência dos dados.
Abraço a todos!

Ponto importante. Nos tópicos que presenciei, você sempre tratou de maneira cortês e profissional seus clientes. A possibilidade de má vontade sequer passou em minha cabeça, pois sei bem da dificuldade de conseguir tais dados técnicos.

Enfim, é assim que a vida segue.

Agora, um comentário off topic. É impressionante.:arrow:

Quando você começa a prestar atenção nos detalhes técnicos importantes de tudo que compra, cai a ficha de quanto somos lesados. Não somente no meio automobilístico, mas em diversas áreas.

Como por exemplo. Dois cartões de memória. Exatamente iguais. Mas um muda o nome, sendo chamado de "cartão especial para vídeos". Especificações exatamente iguais ao cartão simples.

Mas o preço...:shock:

Abraço,

offroad
15/05/2009, 23:07
concordo com o Loras,
mas como vc vai vender e/ou representar um produto se nao tem dados/conhecimento dele ?
Nos usuarios nao temos dinheiro para comprar mola e sair testando, mas se alguem quer copiar, seja concorrente ou nao, eh soh ele comprar uma mola e analisar, simples.... olha a eibach, eh a melhor e mola dah toda especificacao.

tem q confiar no proprio taco

lulaquintella
10/08/2009, 10:22
Amigos, estou precisando trocaras molas da minha DEF 90.
Estou pensando na Ironman.
Alguem que ja esta usando poderia dar informaçoes sobre o comportamento da mola.
Obrigado a todos.

busta
10/08/2009, 12:05
Mola não, mas amortecedores Nitrogas sim.

Bom, bem bom. Custo benefício excelente.

Igor Sedex 10
18/08/2009, 11:44
Mola não, mas amortecedores Nitrogas sim.

Bom, bem bom. Custo benefício excelente.

Busta, qual o motivo de molas não? qual o lado negativo ........ só por curiosidade e ver se posso defender o produto do seu argumento ....... abraços!!!!

Andei em 3 veículos e gostei muito do comportamento do carro, muito estável, porém todos estavam o kit completo, não sei o comportamento com partes originais do carro!!!

Igor Sedex 10
18/08/2009, 11:46
Amigos, estou precisando trocaras molas da minha DEF 90.
Estou pensando na Ironman.
Alguem que ja esta usando poderia dar informaçoes sobre o comportamento da mola.
Obrigado a todos.

Lula, se decidir por Ironman me procura, sou distribuidor autorizado no Rio de Janeiro, ainda sem loja, porém posso tentar um preço legal pra você, qualquer coisa me liga!!!

9942-0116 ....... abraços!!!

Estou toda quinta-feira no Beco do Alemão na Barra da Tijuca no encontro semanal do CJRJ, cujo sou diretor de eventos, apareça por lá para conversarmos (a partir das 20:00h), abraços!!!

Loras
18/08/2009, 12:29
Busta, qual o motivo de molas não? qual o lado negativo ........ só por curiosidade e ver se posso defender o produto do seu argumento ....... abraços!!!!

Andei em 3 veículos e gostei muito do comportamento do carro, muito estável, porém todos estavam o kit completo, não sei o comportamento com partes originais do carro!!!

Acho que o Busta só quis dizer que não usa molas Ironman... apenas os amortecedores.

Lula, o que você precisa saber da mola?

O coeficiente elástico eu busco há algum tempo, sem sucesso.

Outros dados você pode encontrar no próprio site deles.

Sugiro que ande num Defender com as molas instaladas e depois decida.

Abraço,

Igor Sedex 10
18/08/2009, 14:31
Acho que o Busta só quis dizer que não usa molas Ironman... apenas os amortecedores.

Lula, o que você precisa saber da mola?

O coeficiente elástico eu busco há algum tempo, sem sucesso.

Outros dados você pode encontrar no próprio site deles.

Sugiro que ande num Defender com as molas instaladas e depois decida.

Abraço,

SPRING NUMBER WIRE DIAMETER FREE HEIGHT END I/D
(mm) (mm) (mm)


LAND005B 17 400 118


LAND006B 20 405 134



LAND006C 21 440 134



LAND007B D/S N/S 16 390/382 118



LAND008B 17 440 134



LAND009B D/S N/S 16 405/395 117



LAND011B D/S N/S 17 425/420 117



LAND011C D/S N/S 18 425/420 118


LAND014B D/S N/S 15 410/390 117


FREE HEIGHT - Altura da Mola
WIRE DIAMETER - Diametro do aço
END I/D - Diametro da mola


Loras, estou correndo atráz do coeficiente!!! Abraços!!!

Igor Sedex 10
18/08/2009, 14:48
eita, tentei fazer ua tabelinha mas não deu muito certo ........

praiasecacustom4x4
18/08/2009, 17:51
bom trabalho Igor

Igor Sedex 10
19/08/2009, 17:05
bom trabalho Igor

Vlw meu brother, se precisar de algo só mandar um PVT!!! Abraços!!!

praiasecacustom4x4
31/08/2009, 20:05
ola Igor te mandei uma MP