PDA

Ver Versão Completa : Faz alguma diferença ? ventuinha antes ou depois do radiador



edwint
21/09/2007, 16:33
Coloquei uma ventuinha antes do radiador (entre a grade e o radiador) mas com a rotação p/ o lado correto, jogando o ar p/ traz.

Minha pergunta: faz alguma diferença se eu colocar a ventuinha depois do radiador? entre o radiador e motor? ou deixa-la como esta?

Zepi
21/09/2007, 16:49
Olá amigo!
Há tempos venho me fazendo essa pergunta...
Eu acho que não há diferença nenhuma,já que a intenção é forçar o ar a "passar" pelas aletas do radiador,e não necessáriamente empurrar ou puxar...
Claro que tem de ser observado que nessas ventoinhas modernas as hélicaes tem curvaturas que favorecem a rotação em um sentido(circular).
Digo se foi projetada para girar no sentido horário,se for invertidos os fios ela ira inverter o fluxo mas não com tanta eficiência.
Mas agora dizer que funciona melhor na frente ou atrás do radiador acho que não tem sentido.
Algumas ficam na frente por falta de espaço,atrás está a ventoinha do radiador de água do motor,e na frente fica a do ar condicionado.Questão de espaço.
O ar de fora do cofre deve passar pelas aletas,e qual adiferença de se "puxar" o ar,ou "empurar",a fim de retirar de calor?
Parei para analizar o formato dinâmico das hélices da ventuinha que tenho,deve ser realmente muito eficiente....


Abs

leopoldo
21/09/2007, 19:13
SIM

Há diferença. É melhor depois do radiador.

edwint
22/09/2007, 13:05
a desvantagem de ser na frente é que agua e barro vao diretamente nela
pode prejudicar o motor da ventuinha, na minha ja houve caso de desbalancear a helice devido a um torrao de barro que ficou grudado numa das pas

Zepi
22/09/2007, 20:36
Concordo com o Edwint,mas me referi ao fato de soprar ou puxar o ar isoladamente.

Leopoldo,qual seria a diferença?
Quando vc diz "depois do radiador" seria no sentido traseira/dianteira?


Abs

leopoldo
22/09/2007, 21:23
existe uma maior eficiência se a helice está entre o radiador e o motor, ou seja: puxando o ar.

Zepi
23/09/2007, 00:21
Obrigado Leopoldo,

Se vc diz eu acredito,mas continuo sem "entender" o porquê...
Imagino que saiba me esclarecer técnicamente,a razão de a ventoinha ter mais eficiência nesse sentido?



[]' pensando na ventoinha dentro do cofre...

leopoldo
23/09/2007, 10:02
Algumas coisas são intuitivas ou constatadas em laboratório.

Poe a mão na boca, com os dedos ligeiramente entre abertos, sopre (+difícil) e depois, tente puxar o ar(+facil).

Uma explicação:

Ao assoprar o ar sobre o radiador, o ar será comprimido pq o radiador oferece uma resistencia à sua passagem pelas aletas e canaletas. Ao ser comprimido, o ar procura sair pelas laterais e não seguir em frente.

Por outro lado, se ele está atrás do radiador, ele faz faz depressão (baixa a pressão) e isso facilita o ar escoar pelo radiador.

Lógico, entre os 2 processos temos de descontar a perda de carga. Mas só aqui, temos ganho um desempenho sobre o sistema.

Depois, pense no ar:

no 1º caso, o ar está frio, mais denso e portanto, mais "difícil" de faze-lo passar por uma peneira ... exagerando .... é como comprimir um tijolo contra a peneira de macarrão. Coitada da hélice ... e consome mais energia.

no 2º caso, puxamos um ar que se aqueceu, portanto perdeu densidade, mais "fácil" de fazê-lo passar por uma peneira ... exagerando ...é como se na mesma peneira, vc faz passar a massa do tijolo sem ser ainda .... tijolo. A hélice está feliz ... e consome memos energia do motor.

Porém, nem tudo é um mar de rosas. A hélice não está sózinha. Temos o motor.

Antes do radiador, a hélice "pega" ar frio (melhor) .... no depois, "pega" ar quente (pior). Portanto, temos fadiga termica no material neste depois. Nem todos os materiais gostam de ficar sendo aquecidos e esfriados sem ao longo do tempo, trincar.

Depois, temos o mesmo com o material dos motores. Temos a poteção do radiador dos elementos(chuva, lama, como já mencionado). Temos a acessibilidade.

Mas, no geral, atras do radiador é melhor.

Zepi
23/09/2007, 13:30
Agora sim fico contente...hehehehe....
Minha idéia era colocar na frente pois abriria mais espaço paro o 6cc,mas sabendo da melhor eficiência colocarei atrás(do radiador) já que uso GNV....



Obrigado!

Abs

mola
24/09/2007, 10:03
Com pouco tempo de fórum já percebi que as intervenções do Leopoldo são sempre propositivas e muito bem embasadas tecnicamente .. é o cara...com ele é barba , cabelo e bigode.:palmas:

Palpite de iniciante pela perspectiva “intuitiva” como fala o Leopoldo:
Se vai ser utilizada somente ventoinha elétrica, entre o motor e radiador ,puxando o ar, parece ser mais correto, pois com a viatura em movimento qualquer obstáculo a frente do radiador prejudica a “entrada/passagem do ar” o que pode acarretar um acionamento mais freqüente da ventoinha.

Estou colocando uma exatamente assim, entre o motor e o radiador.

Mola

Hugo4x4
24/09/2007, 21:54
Leopoldo:

Colocando o ventilador em uma caixa e esta grudada no radiador como são as ventoinhas modernas para orientar o fluxo de ar no sentido das aletas tanto faz colocar o ventilador de um lado ou de outro que a eficiência não muda.
Com uma temperatura menor o mesmo ventilador bombeará mais ar, ou seja, melhor antes do radiador, e em caso quando não se precisa do ventilador (velocidades maiores) a obstrução que este faz ao ar naturalmente entrando é desprezível.

Edwint e Zepi:

Entre a grade e o radiador também é uma boa solução.

joão k. chikui
24/09/2007, 22:45
Acrescentando mais algo a favor da ventoinha atrás do radiador:
Quando desligada , o ar fresco encontrará o radiador e o resfriará muito melhor do que se encontrar um montão de pás e fios a atrapalhar.
Uma coisa a se observar , é dar muita importância à coifa própria do ventilador e esta bem vedada ao radiador.Isto aumentará por demais a eficiência da refrigeração.

leopoldo
25/09/2007, 00:39
Mais lenha na fogueira .... eles não explicaram como eu mas atribuíram 15% de diferença. :shock: a favor de colocar atras do radiador


http://www.chevyhiperformance.com/techarticles/148_0504_cooling_system_info/index.html (http://www.chevyhiperformance.com/techarticles/148_0504_cooling_system_info/index.html)


Keeping Your Cool


How It Works: Cooling Systems
By Bob Mehlhoff


Fan Fair
Compared to engine-driven fans, electric fans offer the benefits of reducing engine drag and allow the fan to typically be installed in several locations.


Electric fans installed in front of the radiator are called pusher fans, and behind the radiator are puller fans.


Pusher fans typically impede airflow by blocking portions of the radiator's core, as opposed to a puller fan, which pulls air through the radiator and is generally about 15 percent more efficient.


So if space allows, it is usually better to install the fan on the engine side of the radiator to operate as a puller, where it can draw more airflow.Depois eu procuro + referencias

Hugo4x4
25/09/2007, 21:35
Leopoldo,

A obstrução que se refere ao colocar antes do radiador eu entendo como "perda de carga" ao atravessar o ar o ventilador que também existe quando colocado do outro lado, por isto não concordo com o que diz o artigo.

joão k. chikui
25/09/2007, 22:04
Hugo
Então será que aquele batalhão de engenheiros que Têm ford, Gm , Fiat , Toyota, Honda estão ganhando dinheiro sem fazer devidamente os testes , afinal todas usam a ventoinha atrás do radiador.
Pode até que o resultado seja empírico. Mas, que em velocidade o fluxo de ar que iria resfriar o radiador , ao encontrar uma coifa com um ventilador, é muito mais desviado do que se encontrasse o radiador livre , e depois a coifa(ao contrário, favorável).
Hugo , imaginando que a coifa do ventilador se pareça com um funil, numa mesma velocidade do vento, em qual sentido passa mais ar? Da boca grande para a fininha ou o contrário?

leopoldo
25/09/2007, 23:01
Caros colegas.

Em velocidade, quem refrigera é o ar de impacto, ou vento relativo, ou o nome que quiserem dar. Neste caso, quem atrapalha é a ventoínha na frente pois faz "sombra" no radiador. Se vc andasse sempre a mais de uns 30km/h sempre, nem precisaria de ventoínha. A função da ventoínha mecanica ou elétrica ou hidraulica é fornecer "vento" para o veículo parado. Oque podemos discutir é o rendimento dela com o CJ parado. Esta deve ser a questão pois em movimento, não há muito o que discutir. Eu tenho minhas suposições. OS fabricantes que anexei tem algumas determinações:

Por exemplo, este fabricante de ventoínhas também garante + eficiencia quando está depois do radiador, portanto, se ele não está certo, quem estará ??????

20% e a cotação está subindo:

http://www.derale.com/faq.html

Q: What is the difference between a "pusher" and a "puller" fan?

A puller fan mounts on the engine side of the radiator and pulls the air through the radiator core.

A puller fan mounts on the front bumper side of the engine, pushing the air through the radiator core.

A puller fan is 20% more efficient than a pusher fan.

All Derale electric fans are fully reversible and can be used for pushing or pulling. All fans are set up in the factory as pullers.



Depois, da FLEX-A-LITE:

http://www.flex-a-lite.com/auto/html/frequent-question.html

Which type of electric fan is better, a pusher or puller ?
For primary use a puller. For auxiliary use a pusher.

leopoldo
26/09/2007, 00:15
Agora, só para bagunçar mais a vida:

Achei um trabalho publicado na SAE que inverte para a pusher em 15%, mas o cara testou 4 ventoinha sobre um radiador - Fan and Heat Exchanger Interactions - http://www.emp-corp.com/media/SAEPapers/2005-01-2004.pdf

Deu nó na cabeça. Vou dormir e pensar uns dias

elcio
27/09/2007, 10:43
é o mesmo principio dos coolers de processador, que puxam o ar ao inves de sopra-lo em direção ao processador, ou os de fontes de computador, etc.

Zepi
27/09/2007, 11:04
Posso estar errado,mas no caso dos processadores ele retiram o calor no interior do equipamento não?
No caso do radiador existe a polêmica da ventonhinha vir antes ou depois do radiador mas o sentido do ar é sempre o mesmo.
Nenhum sistema puscha/empurra ar do cofre pra fora(pelo menos que eu saiba...)
Ou dá pra colocar o "processador "na frente ou atrás da mini ventoinha?

Não entendi eu acho....

Abs

elcio
27/09/2007, 11:14
Posso estar errado,mas no caso dos processadores ele retiram o calor no interior do equipamento não?
No caso do radiador existe a polêmica da ventonhinha vir antes ou depois do radiador mas o sentido do ar é sempre o mesmo.
Nenhum sistema puscha/empurra ar do cofre pra fora(pelo menos que eu saiba...)
Ou dá pra colocar o "processador "na frente ou atrás da mini ventoinha?

Não entendi eu acho....

Abs

nao
me refiro ao cooler que fica sobre o processador especificamente.
imagine aquela grade sobre o processador como um radiador, o processador um motor.
aquela grade absorve o calor do processador e o cooler puxa o ar, dissipando esse calor.
air puller

edwint
27/09/2007, 13:31
bahhhh eu coloquei a ventuinha na frente (cj3) para aproveitar o espaço que tem na frente do jeep com isso ganhei espaço ente o motor e radiador.

leopoldo
27/09/2007, 20:00
... para aproveitar o espaço que tem na frente do jeep com isso ganhei espaço ente o motor e radiador.

Independente de ser mais ou menos eficiente, o problema do jeep não são 10, 15, ou 20% a mais de rendimento no sistema de refrigeração.

O jeep tem uma outra dezena de coisas que poderiam ser pelo menos 10% melhores mas, não são e nem sempre é só a ventoínha aqui ou alí que vai resolver o problema.

A nossa amiga tem outra finalidade e não é discorrer sobre estes valores.

Ela é + eficiente. Ela acupa menos espaço. Ela é + " inteligente". Ela é + versátil ... e combinada com um bom sistema selado e com tanque coletor pelo menos resolveram o meu problema de motor quente a muito tempo.

Embora seja divertido discutir esses assuntos tenho que concordar aqui estamos retóricos demais pois, esses +/- 10% de nada adiantam se: o único espaço disponível para colocar esses trecos é justamente do lado contrário que a midia publica.

O que eu posso garantir é que colocar da um certo trabalho, impõe ao jipeiro outras preocupações - pois é um sistema mais complexo e cada item pode resolver dar uma pane diferente a cada dia - mas tem uma capacidade de resolver problemas ligados a helices mecanicas desbalanceadas, ruidosas e perigosas e ineficientes.

Ontem, depois de achar um tratado de um certo experimentador que modelou matematicamente e simulou 4 ventoínhas em um mesmo radiador, em 2 teorias: puller e pusher, concluiu que a puller seria mais eficiente, encontrei o relato de um outro experimentador que rodou no seu carro os 2 sistemas e concluiu ao contrário, depois de monitorar e medir as temperaturas em infravermelho num motor de carro de rua. Em modo pusher, a temperatura em baixas velocidades seria de 1º C menores.

Pessoal, 1º C no motor de um jeep é irrisório demais para ser notado pelos termometros normais.

Ao pé da letra, eu digo o seguinte:

O uso de ventoínha elétrica, bem selecionada, devidamente montada, mantida e com todos os apetrechos de controle, formam uma poderosa ferramenta de controle de temperatura com o radiador.

Ao meu ver, ela oferece + vantagens que desvantagens e por isso, se vc opta por colocar na frente ou atrás :mrgreen:, não vai se arrepender.

Mas, só se fizer a lição de casa direitinho.

edwint
28/09/2007, 10:44
sem entrar no mérito de perdas, eu coloquei uma ventuinha superdimensionada (do vectra)daí tenho certeza de um boa troca de calor. uso motor Ap e o radiador do jeep que tem uma capacidade MUITO maior que o original do ap.

nunca tive problemas de superaquecimento e a temperatura sempre gira em torno de 70 a 80 graus.

bzu
26/04/2015, 12:33
Blz Leopoldo , qual ventoinha atualmente vc usa entre. Motor e radiador do CJ ? Tem como postar foto? Meu email é nizaaltair@hotmail.com
obrigado