PDA

Ver Versão Completa : Reduzida



Marcio Lutterbach
21/09/2007, 16:01
Está escapando.O que é mais fácil de se verificar?
Marcio

Serengetiman
21/09/2007, 17:23
Tive um problema semelhante num suzuki samurai e para a minha felicidade era apenas um dos suportes da caixa de transferencia, uma vêz recolocado ficou perfeito novamente. Vale checar, abs

Bernardo Hoelz
22/09/2007, 14:27
Marcio, qnd comprei a minha band tbm tava com a reduzida escapando....o problema eram nos rolamentos eles estavam gastos, aih troquei e ficou blz!

abraços

joão k. chikui
22/09/2007, 15:04
Marcio, antes de desmontar , veja se ao engatar a reduzida a alavanca não está ficando encostada na lataria , pois isto pode provocar as escapadas. lembre-se que a carroceria e o conj motor cambio se mexem .
Verificar Coxins de cambio e motor tb.

natao10
22/09/2007, 16:28
Aproveitando o tópico...
Recentemente tive problemas com minha caixa de transferência. Acabei tendo que trocar quase tudo lá dentro. Após arrumada, o carro ficou com o cambio perfeito, não tenho do q reclamar. Mais nesses dias engatei o 4x4 e td normal. Ai começa o problema...quando fui desengatar para voltar pro 4x2, por o carro estar sem as borrachas que fecham os buracos nas alavancas, percebi que a alavanca da 4x4/reduzida, não retorna até encostar do limitador, ela para uns 2 dedos antes do fim do curso antes do limitador. Alguem saberia me dizer o que pode ser isso? Ou é assim mesmo? Não sei se antes de desmontar o cambio e transferência estava assim. Ou talves seja esse o gerador do problema que tive.


Renato Gambin
JamesBand 91

Gildo Antônio
22/09/2007, 19:31
Olá.

Vale a pena verificar o que o colega Chikui falou no tópico anterior, pois já tive esse problema da reduzida escapar e era justamente porque a alavanca ficava pegando na lataria. Uma entortadinha na alavanca e o problema acabou.

Abraços.

Gildo.

Runner
14/03/2012, 14:13
Amigos a minha reduzida (band97) n entra de jeito nenhum, entra a 4x4 e acende no painel, mas qundo coloco para a direita, continua no 4x4 e apaga no painel. Percebo que n houve mudança nenhuma no torque.

Sergio c
03/10/2013, 16:28
A minha band, quando comprei, era difícil acionar o 4x4, sendo que fui observar e a bola da alavanca acionadora estava gasta, não empurrava o pino do cambio totalmente para a frente, além de quase escapar por cima do pino entalhado. Tirei a alavanca e preenchi com solda, tanto para cima e para os lados, entrando bem justa no entalhado do pino acionador, sendo que a coloquei de volta e ficou tudo beleza. De uns tempos p ca a reduzida escapou duas vezes, ficando em neutro, ai, dei uma olhada e a alavanca estava pegando na borracha, sendo que dei uma regulada e ficou bom.
Outro segredo é que em trilhas medias e pesadas, cada 10 ,15 minutos dou mais uma forçada na reduzida, pois ela vai querendo escapar aos poucos até que desaciona, sendo que não tive mais problemas de escape.

Sergio c
05/10/2013, 22:38
Fiz mais uma trilha pesada este fim de semana e nada da reduzida escapar....

Leo.BH4x4
06/10/2013, 03:32
Ta acontecendo a mesma coisa na minha....Reduzida escapando.

Sergio c
03/01/2014, 09:38
Ta acontecendo a mesma coisa na minha....Reduzida escapando.
A minha não escapou mais, depois que eu revisei o sistema de acionamento e nas trilhas pesadas, de vez em quando fico dando uma pressionada na alavanca para a direita. Mas se escapar seguido, só abrindo a caixa e mandando a engrenagem da reduzida para a retífica. Um abraço.

hercilio.neto
03/01/2014, 10:37
No meu jipe, devido aos calços de 2" a alavanca encosta na lata, então tem que forçar pra encaixar, mas depois não solta.

TOMYOTA
04/01/2014, 15:31
olá natao10, o q pode estar acontecendo é que a luva acionadora aquela que faz a união do eixo com a engrenagem estar com desgaste interno la naqueles dentinhos pequenos se vc observar nas pontas deles eles naum podem serem arendodados e sim retos com um leve desgaste feito pela usinagem(fabricação).

Sergio c
07/01/2014, 22:01
A minha não tinha mais escapado, mas, como no final de ano resolvi abrir tudo para dar uma olhada, meu meca me orientou a levar as engrenagens para dar uma retificada nos dentinhos que ficam no meio da engrenagem, onde a luva acionadora acopla com a engrenagem. Levei em um cara fera e ele, com um pequeno esmeril, deixou os dentinhos até um puco negativo pro lado de dentro das engrenagens e da luva, sendo que apos o encaixe, tem que voltar ela um pouquinho p destravar e desengatar. Montei e ficou perfeito, segue fotos anexas. Um abraço.

hercilio.neto
07/01/2014, 22:05
Hiii Sergio, as fotos não vieram.

Sergio c
07/01/2014, 22:07
Hiii Sergio, as fotos não vieram.
Agora acho que foi, não ficaram muito boas, mas da para ter uma noção. Um abraço.

fabiano r
21/01/2014, 11:23
Pessoal estou pensando em adaptar uma terceira alavanca para acionar a reduzida um sistema parecido com o que o Lobo da Trilha usava, pois gostaria de poder usar a reduzida sem ter a necessidade de tracionar. Minha DÚVIDA é se isso pode causar algum dano ao veículo ou se não tem problema em reduzir sem tracionar. Desde já agradeço!

mecamaniaco
21/01/2014, 16:05
Pessoal estou pensando em adaptar uma terceira alavanca para acionar a reduzida um sistema parecido com o que o Lobo da Trilha usava, pois gostaria de poder usar a reduzida sem ter a necessidade de tracionar. Minha DÚVIDA é se isso pode causar algum dano ao veículo ou se não tem problema em reduzir sem tracionar. Desde já agradeço!

Boa tarde Fabiano,

Apesar de eu não ver muita vantagem em reduzir sem traçar, isso não lhe traria maiores problemas desde que a adaptação fique bem feita.

fabiano r
21/01/2014, 17:07
Boa tarde Fabiano,

Apesar de eu não ver muita vantagem em reduzir sem traçar, isso não lhe traria maiores problemas desde que a adaptação fique bem feita.

Boa tarde mecamaniaco! Amigo a vantagem para mim seria uma garagem apertada em uma rampa onde tenho q sair de ré todo o dia e seria interessante poder reduzir outra para fazer uma manobra com muita carga em piso firme (manobrar o jeep com um carroção ou carretinha com cerca 2000kg de carga fica muito mais fácil reduzida só q não pode estar traçado pq se não estoura tudo)

Vou colher mais informações desde já muito obrigado pelo retorno.

Fband
21/01/2014, 17:36
Boa tarde mecamaniaco! Amigo a vantagem para mim seria uma garagem apertada em uma rampa onde tenho q sair de ré todo o dia e seria interessante poder reduzir outra para fazer uma manobra com muita carga em piso firme (manobrar o jeep com um carroção ou carretinha com cerca 2000kg de carga fica muito mais fácil reduzida só q não pode estar traçado pq se não estoura tudo)

Vou colher mais informações desde já muito obrigado pelo retorno.

Fabiano,

Você colocou o câmbio sincronizado com reduzida correto ?
Na minha band eu tambem fiz esse up e eu consigo reduzir sem colocar na 4x4.
Você tem duas opções:
1ª - Tirar uma peça que impede o acionamento da reduzida sem tracionar primeiro. É essa peça que está circulada em vermelho.
2ª - Engatar a 4x4 e a reduzida mas sem acionar as rodas livres. Você poderá manobrar sem problema devido as rodas livres estarem liberadas, ou seja, sem transmitir a tração para os pneus dianteiros.

447833

Espero que fiz entender !

Walter da Camper
21/01/2014, 18:38
Para essa aplicação que descreveu não há problema nenhum em utilizar a reduzida em 4x2.
Porém, em situações de grande esforço, como subidas muito íngremes com erosão e pedras soltas, o excessivo torque aplicado apenas sobre o diferencial trazeiro pode causar uma quebra, já que em 4x4 o torque é dividido entre os eixos.
Sei disso porque já esfarelei uma caixa satélite fazendo trilha em 4x2 reduzida.



Boa tarde mecamaniaco! Amigo a vantagem para mim seria uma garagem apertada em uma rampa onde tenho q sair de ré todo o dia e seria interessante poder reduzir outra para fazer uma manobra com muita carga em piso firme (manobrar o jeep com um carroção ou carretinha com cerca 2000kg de carga fica muito mais fácil reduzida só q não pode estar traçado pq se não estoura tudo)

Vou colher mais informações desde já muito obrigado pelo retorno.

fabiano r
22/01/2014, 07:46
Fband vou verificar essa peça, já tinha pensado em fazer isso mas tinha dúvidas se não poderia acontecer de cair no neutro com a trepidação?

Walter isso é apenas para pequenas manobras, sem perigo de quebras. (como ficou a turbina na camper?)

Vlw muito obrigado pelas informações, estou com o jeep na reforma (pqp não acaba nunca já estourou o prazo e nada afffff) assim que pegar a band novamente vou ver o que fica melhor.

Abraço!

Walter da Camper
22/01/2014, 12:14
Grande amigo Fabiano, a turbina foi devidamentes testada em 2 viagens na virada do ano e ficou 100%.

Quanto a cair no neutro com a trepidação, acredito que não há esse risco. Minha alavanca foi montada sem aquela peça e funciona perfeitamente.

Abçs.

Fband
22/01/2014, 14:03
Fband vou verificar essa peça, já tinha pensado em fazer isso mas tinha dúvidas se não poderia acontecer de cair no neutro com a trepidação?

Walter isso é apenas para pequenas manobras, sem perigo de quebras. (como ficou a turbina na camper?)

Vlw muito obrigado pelas informações, estou com o jeep na reforma (pqp não acaba nunca já estourou o prazo e nada afffff) assim que pegar a band novamente vou ver o que fica melhor.

Abraço!

Fabiano,

Até hoje, uma única vez escapou a reduzida, mas creio que não foi por causa da falta daquela peça que limita a alavanca.

Abs

Sergio c
28/01/2014, 09:04
Eu também acho que poderia se usar a reduzida sem acionar o 4x4, para não forçar o conjunto traseiro, como o rolamento do meio do cardã, sendo que se tiver um lugar que não precise da tração, pode-se reduzir e subir em primeira marcha na lenta.
Eu, para subir a rampa de casa, sempre puxo a tração e reduzida, pois sobe sem esforço e na lenta, vou pensar tb em acionarc a reduzida sem usar a tração.

Dimasi
28/01/2014, 09:56
Tem o recurso de deixar as RL desacopladas

Zerocom
31/01/2014, 20:56
Não entendi, muito a questão das rodas livre e reduzida...sou novo no mundo das toyotas, mas tenho umpouco de experiencia de carona nas bands, principalmente quando viajava pelo pantanal, podia observar os motoristas, sempre acionavam a roda livre e traçavam ela, independente a 4x4 HI e 4xe LOW, agora uma dúvida, jamais tinha reparado nisso, em novembro fui ao pantanal com ela, e andando no areião com ela sem tração nenhuma, cheguei num banco de areia e precisei traça-la, só que apenas engatei a alavanca, acabei esquecendo de posicionar a roda livre e mesmo assim ela puxou a dianteira, como isto é possível? em qual caso ligar as RLs?

Sergio c
31/01/2014, 22:21
Não entendi, muito a questão das rodas livre e reduzida...sou novo no mundo das toyotas, mas tenho umpouco de experiencia de carona nas bands, principalmente quando viajava pelo pantanal, podia observar os motoristas, sempre acionavam a roda livre e traçavam ela, independente a 4x4 HI e 4xe LOW, agora uma dúvida, jamais tinha reparado nisso, em novembro fui ao pantanal com ela, e andando no areião com ela sem tração nenhuma, cheguei num banco de areia e precisei traça-la, só que apenas engatei a alavanca, acabei esquecendo de posicionar a roda livre e mesmo assim ela puxou a dianteira, como isto é possível? em qual caso ligar as RLs?
Se puxou a dianteira é pq as rodas livres deviam estar acionadas, ou com defeito e trancadas acionadas, senaõ, quando tu puxou a alavanca, a força iria até os semi eixos, mas naõ giraria os cubos de rodas e consequentemente as rodas, pois a funçao da RL é essa, de travar o semi eixo com o cubo de roda,
Ou essa band nao tem o famoso queixo duro, semi eixos travados direto com os cubos?

hercilio.neto
31/01/2014, 22:26
Não entendi, muito a questão das rodas livre e reduzida...sou novo no mundo das toyotas, mas tenho umpouco de experiencia de carona nas bands, principalmente quando viajava pelo pantanal, podia observar os motoristas, sempre acionavam a roda livre e traçavam ela, independente a 4x4 HI e 4xe LOW, agora uma dúvida, jamais tinha reparado nisso, em novembro fui ao pantanal com ela, e andando no areião com ela sem tração nenhuma, cheguei num banco de areia e precisei traça-la, só que apenas engatei a alavanca, acabei esquecendo de posicionar a roda livre e mesmo assim ela puxou a dianteira, como isto é possível? em qual caso ligar as RLs?
A roda livre serve para desacoplar a roda do movimento do eixo. Esse recurso é usado para que quando o veículo estiver rodando em 4x2 as rodas dianteiras não façam girar os semi eixos, o diferencial e o cardã, preservando assim as engrenagens, rolamentos e retentores da tração dianteira.
Quando é engatado o 4x4, a caixa de transferencia transmite a força do motor para o conjunto de tração dianteira, movimentando o cardã, que movimenta o diferencial, que movimenta os semi eixos, que movimentam as rodas... daí se as rodas tiverem desacopladas pela roda livre o sistema gira todo mas não movimenta as rodas.
Provavelmente voce já estava com as rodas acopladas quando engatou o 4x4, do contrário não teria tração nas rodas dianteiras.