PDA

Ver Versão Completa : Sportage - não era isso que eu esperava!!



Wender
21/09/2007, 12:15
Salve galera,

meu primeiro post nesse sensacional fórum, já lí inúmeros post anteriores e sem dúvida é bastante esclarecedor... parabéns a todos os participantes....

Bom galera é o seguinte:

adquiri recentemente (03/08/2007) meu primeiro 4x4, uma sportage MRDI 96/96 2.0 gasolina, assim que peguei o carro, levei para a oficina que cuidava da minha antiga caminhonete (S10), para fazer uma revisão, 4 dias depois a surpresa:
Correa dentada, tensor da correa, rolamento auxiliar da correa, jogo de velas, filtro de combustível, filtro de ar, correa do alternador, junta coletor admissão, junta retentor TBI, barra direção central, braço auxiliar de direção, balança superior LD, kit embreagem + mão de obra e uma facada de R$ 2500,00.
Beleza, primeira revisão, ninguém sabia como o antigo dono cuidava, peguei o carro, mas não fiquei satisfeito, o carro melhorou, mas ainda não estava bom, engasgando e bebendo mais que eu 4.2km por litro e eu digirindo igual a minha avó, pq se pisar já viu....
Nada do mecânico achar oq era, encontrei esse fórum e lí aqui que alguns fazem 8km na cidade e andando normalmente... putz, me deu vontade de arrastar o mecânico pela cidade inteira amarrado na sportage.
25 depois de o carro sair dessa revisão, ele para, levei em outra oficina e o diagnóstico foi que 1 bico injetor estava travado, carro 2 dias lá e nada de conseguir recuperar o bico, nesse interim fiquei sabendo que a sportage não tinha recebido limpeza nos bicos na primeira revisão e que 3 bicos eram originais mas 1 era adaptado, o bico adaptado é o da Ranger 4.0 (0280150972), também não conseguimos nenhum bico original para suprir a falta do bico com problemas (original), então o mecânico fez alguns testes de vazão, etc, e chegou ao do Omega, Vectra e Santana 2.0 (0280150962), foi feita a mesma adaptação do bico da ranger e instalado, após análise, trocou a Sonda Lambda e junta do coletor de admissão, porém a empresa não possui o conector para rastrear o carro no computador. Existe a suspeita do sensor MAF estar com problemas mas não foi trocado. O carro foi entregue, melhorou mais que na primeira revisão, melhorou o consumo, mas ainda não consegui chegar aos 5,5km por litro....
Preciso de ajuda, sugestão, reza de quem conhece e tem sportage, pq assim num dá, não era isso que esperava do carro, sempre tive vontade ter uma sportage, mas até agora só decepção...

Alegria só uma, troquei a S10 nela pq gosto de descer meu barquinho no rancho e pra chegar lá é um morro enorme, a S10 penava pra descer com o barco (lancha 16pés + motor 6cc e rabeta), subir o morro, só com trator puxando, já a sportage é traçar e subir de boa.... só por isso ainda não vendi esse carro...

Grande abraço a todos e espero trocar muitas informações...

Wender A. Paderes
Uberlândia-MG

comenale
21/09/2007, 22:59
Infelizmente acho que você não deu sorte pela forma como o antigo proprietário cuidava da sport.

Na minha opinião acho que o Eduardo (maverickturbo) pode lhe passar algumas dicas importantes.

Creio que ele veja este tópico nos próximos dias.

Maverickturbo
23/09/2007, 18:40
Wender,

Com certeza o antigo dono deve ter judiado bastante dela ou não deu nenhuma manutenção! Ela ainda ta falhando? Essa falhas eram bem fortes do carro parecer que ia morrer ou so uma falhinha como se fosse carburado? Como esta a lenta dela? A temperatura esta normal? Uma coisa que parece meio boba, mas quando eu troquei parece que "desentupiu" foi o abafador original! Não sei se porque ele estava entupido ou se ele restringe muito! Bico original é caro, custa uns 300 cada um! Eu vejo as vezes vendendo no mercadolivre ou vc pode tentar em algumas lojas aki de são paulo como a www.castro.com.br, www.powerparts.com.br e te uma outra chamada africano, mas esqueci o endereço!

Zé Renato
23/09/2007, 19:00
Verifique se o catlizador não está obstruído, quando entope poder causar esse tipo de problema!:concordo:

Wender
24/09/2007, 11:06
Grande Maverickturbo, Zé Renato e Comenale,

Os problemas de falhas foram sanados, eram fortes sim como vc falou, agora está blz, porém a marcha-lenta dela está com 1100RPM, depois de andar um tanto bom, quando paro no sinal ela chega a 900 mas logo volta para os 1100, temperatura normal, mas como o pessoal fala muito aqui no fórum sobre os marcadores, fico meio ressabiado com isso, mas a água se mantém no nível, já verifiquei ventoinha e ela está funcionando...
Com a troca do bico original que travou pelo do Vectra 2.0 (Omega 3.0/Vectra 2.0B/ Santana 2.0 é o mesmo para todos), limpeza nos outros bicos e a regulagem dessa ultima vez ela me deu uma boa surpresa, de 4,3litros por km fez agora 6,22 na cidade, mas andando com pé leve...
Estive observando o carro por baixo esse final de semana e observei que a parte elétrica está bem ruim, fios ressecados e emendas mal-feitas, a parte de escape tb foi soldada em muitos lugares e está bem prejudicada, estou pensando seriamente em trocar toda essa parte, a elétrica vou mandar refazer rapidinho...
Qual escapamento é melhor? porque liguei agora de manhã nas maiores lojas da cidade e ninguém tem o original, mas todos disseram que pode ser adaptado... Alguém ai já adaptou de algum outro carro??

Problema maior é o caixa - já foi R$ 3.080,00 nos primeiros 30 dias de uso... rsrsrs e a digníssima ainda me lembra disso toda hora.... hehehe

Grande abraço a todos...

Wender A. Paderes
Uberlândia-MG

Maverickturbo
24/09/2007, 13:55
Wender,

A marcha lenta deve ficar entre 700 e 800 rpm quando o carro esta quente e por volta dos 1100 com o carro frio! Ja esta começando a melhorar o consumo, uma coisa que vc pode fazer tbm, é tirar os cabos da bateria pra zerar a memoria do modulo, quando meu pai andava com o carro, ele andava só com o pe bem leve e quando eu peguei, mesmo pisando bastante o carro não desenvolvia. Depois de dar um "reset" no modulo e andando com o pe embaixo, o comportamento do carro era outro! Na minha primeira modificação no escapamento, foi colocado um de opala! Ficou bem legal, com um ronco bom! Agora acho que eu tenho um JK e um outro, não tenho mais o catalisador tambem.

Wender
24/09/2007, 18:27
Maverickturbo,

O "reset" eu fiz assim que peguei o carro na oficina, me conta uma coisa, você quando trocou o espacamento trocou tudo? colocou tudo de Opala, toda a tubulação? você eliminou o catalisador por completo? esse JK atual seu, é melhor que o do Opala? qual vc recomenda??

A marcha-lenta dela ainda insiste em permanecer nos 1100 mesmo depois de andar uns 80, 90km, as vezes ela cai para para uns 900 mas não permanece nem 1 minuto e volta a subir, ainda não sei como vou resolver, mas pelo menos consegui ultrapassar a barreira dos 6km por litro... rsrsrs

Wender A. Paderes
Uberlândia

Beto V8
09/10/2007, 00:14
Estou iniciando no FORUM, bem interessante.

Bom, tbm tenho Sportage (Grand Sportage 2.0 Gas. Cambio Aut.). Tenho ela desde ZERO km, ano 2000/2000. Até o ano passado não tive problemas com ela. Com 80.000 km tive q fazer o cabeçote e o motor (incrível não??). Ando com ela em condições severas, pego estrada ruim e ando sempre com o pé embaixo!!!

De julho/2006 até hoje foram gastos 14.500 em oficina!!! Sim, isso mesmo!!! Fiz todo o motor (cabeçote, retífica, anéis, bronzinas, juntas, rolamentos, esticadores, correias, filtros, óleo de motor, óleo de caixa, óleo de diferencial, mangueiras...enfim, tudo NOVO e ORIGINAL). Depois do motor fiz algumas coisas na suspensão. Troquei todas as buchas, braços, pivôs, calços.

Outra dor de cabeça foi o diferencial traseiro que eu quebrei. Sim, quebrei o diferencial traseiro de uma Sportage com CAMBIO AUTOMATICO!!! Pode parecer estranho, mas quebrou e não sobrou nada. Coroa, Pinhão, Caixa Satélite, planetárias...enfim tudo virou farelo. Tive dificuldade em achar o diferencial correto, pois como ela eh câmbio automático a relação é diferente das outras.

Achei na SUZUCAR, por 1.500,00!!!! Está no lugar e roncando!!

A última que ela me aprontou foi o radiador que rachou. Ele rachou bem na tampa superior, onde vai parafusado a entrada de ar do motor. Gastei mais 460,00 numa tampa nova!!!

Nunca usei tanto o guincho do seguro como este ano.

Agora dentre todas essas que ela me aprontou, a mais curiosa foi o fato dela pegar fogo 3 vezes em menos de 6 meses. Na promeira vez me assustei e n consegui ver de onde o fogo vinha e até usar o extintor boa parte das capas plásticas do motor já haviam sido consumidas pelo fogo. Queimaram os chicotes elétricos da caixa automática, capas do filtor de ar, mangueiras, pintura do cofre do motor e capô.

Depois de muito analisar, descobrimos que o fogo começou no coletor de escape. A tampa do cilindro mestre do freio vazou e pingou bem em cima do coletor. lógio, quente...pegou fogo num instante!!!

Depois de trocado o cilindro mestre...o problema continuou. Vímos que o problema era no suspiro. Quando a Sportage se inclinava demais o líquido saía pelo suspiro e pingava em cima do coletor quente....FOGOOO CERTOOO....

Resolvi fazendo o suspiro com uma magueira....

Bom, era isso....hehehehe

De Sportage alguma coisa eu entendo e já passei....

GRande abrass
BetoV8

Maverickturbo
10/10/2007, 14:36
Wender,

Eu usei so o abafador de opala, a diferença do JK e do opala vai ser o ronco que vai ficar so, ai vai depender do seu gosto! Na minha eu tirei totalmente o catalisador, no lugar so tem um cano reto!

mpimenta
05/11/2007, 23:03
Wender,

Tb sou novo no post e comprei a minha Sport em Abril, após revisão de praxe velas, correias e etc já rodei 5 mil Km ( 2 mil nas férias em Minas ) e o único problema que tive foi a marcha lenta oscilando ora com o motor frio, ora com o motor quente, depois de baixar os esquemas elétricos no site da Kiatechinfo e testar todos os componentes da injeção conforme o manual encontrei mal contato no chicote, especificamente nos fios do motor de passo ( responsável pelo ajuste da marcha lenta ) encontrei tb mal contato no fio sensor de temperatura que segundo um eletricista de confiança me informou dificulta a partida com o motor frio.

Boa sorte.

Gleison BH
12/11/2007, 19:42
Bom vou dar meu testemunho.

Eu comprei a minha em fevereiro. Na primeira revisão que fiz: duas borrachinhas da suspensão, correia dentada, tensores, correias do ar e DH e mão de obra - tudo ficou em R$880,00. Ah, e na concessionária.

Nunca tive problemas com o carro. Já fiz uma viagem de 5.000km e outras duas de 2.000km.

Somente na semana passada que ela começou a engasgar. Levei na concessionária: troquei as velas e pastilhas de freio (ficou em R$235,00 com a mão de obra).

ENFIM, ESTOU ADORANDO O CARRO E MUITO SATISFEITO COM O CUSTO DE MANUTENÇÃO!!!!!!!

Mas as vezes é sorte, as vezes é azar. Já tive um GOL que me deu tanta dor de cabeça... apagava e ficava dias sem ligar... ia pro mecânico... saía... ia pro eletricista... voltava a funcionar... parava outra vez... ia pro mecânico... saía... ia pro eletricista... voltava a funcionar... e nunca descobri o defeito....

Mud & Roots
13/11/2007, 11:39
Bom, hoje está fazendo um ano que eu comprei a Galactica... ela está na oficina faz duas semanas, com previsão de mais uma...:evil: nem vou entrar muito no assunto, nem falar de números, já cansei dessa historinha.

Provavelmente ela vai sair da oficina direto para uma turnê em concessionárias, à procura de um bom negócio por um Uno Mille filezinho. Neste um ano gastei muito mais dinheiro que esperava/gostaria/deveria e o prazer off-road que me foi proporcionado não foi muito maior do que o que eu obtinha com meu velho Mille EP 93.

Eu costumava dizer, pra quem dizia "vende essa lata velha, é só preju" que pensar no preço de uma Ecosport, ou mesmo de uma Land Rover, consolava. Mas essa fase passou também.

Se alguém se interessar, por 35 mil eu passo ela, aceito carro popular (de pref. Uno Mille ou Gol 1000), se alguém se interessar entre em contato. Boa sorte a todos os Sportagers, não desejo pra ninguém o que venho passando com a minha.

Vanderlei Luiz Orlandin
15/11/2007, 11:52
Grande Maverickturbo, Zé Renato e Comenale,

Os problemas de falhas foram sanados, eram fortes sim como vc falou, agora está blz, porém a marcha-lenta dela está com 1100RPM, depois de andar um tanto bom, quando paro no sinal ela chega a 900 mas logo volta para os 1100, temperatura normal, mas como o pessoal fala muito aqui no fórum sobre os marcadores, fico meio ressabiado com isso, mas a água se mantém no nível, já verifiquei ventoinha e ela está funcionando...
Com a troca do bico original que travou pelo do Vectra 2.0 (Omega 3.0/Vectra 2.0B/ Santana 2.0 é o mesmo para todos), limpeza nos outros bicos e a regulagem dessa ultima vez ela me deu uma boa surpresa, de 4,3litros por km fez agora 6,22 na cidade, mas andando com pé leve...
Estive observando o carro por baixo esse final de semana e observei que a parte elétrica está bem ruim, fios ressecados e emendas mal-feitas, a parte de escape tb foi soldada em muitos lugares e está bem prejudicada, estou pensando seriamente em trocar toda essa parte, a elétrica vou mandar refazer rapidinho...
Qual escapamento é melhor? porque liguei agora de manhã nas maiores lojas da cidade e ninguém tem o original, mas todos disseram que pode ser adaptado... Alguém ai já adaptou de algum outro carro??

Problema maior é o caixa - já foi R$ 3.080,00 nos primeiros 30 dias de uso... rsrsrs e a digníssima ainda me lembra disso toda hora.... hehehe

Grande abraço a todos...

Wender A. Paderes
Uberlândia-MG
confira a sonda labda e as bobinas e ira estabilizar a lenta .

leonardo trilheiro
06/02/2008, 21:36
boa noite maverick qual seria o mais silencioso o jk ou o silencioso de opala
obrigado pela atenção