Conectar

Ver Versão Completa : Novo na lista busca motores

Walter Louzan
21/09/2007, 10:53
Olá a todos!
Com licença, deixa eu me apresentar... Aquí é o Walter, gringo de SP, à beira de comprar um russinho para levar para a serra. Estou quase fechando com un Niva 91 de un amigo, único dono, com muito pouco o nenhum uso nos últimos anos. Carro urbano, nunca fez trilha. E queria colocar nele un AP 1.8, que segundo me infromaram, tem uma boa relação custo/beneficio, e grande facilidade de manutenção, importante para mim que penso ficar com ele meio longe de uma boa oferta de mecánica (Se fosse ficar na cidade, tentava pôr nele um diesel).
As minhas primeiras perguntas são:
1 alguém sabe onde posso conseguir motores dados de baixa, revisados, com papeis OK??
2 já li por aqui que o grande papa da instalação de motores no Niva é o Bacelar, com quem alias conversei por telefone e foi muito amável e deu um monte de info. Também achei o site da Atacama 4x4, onde também foi muito bem atendido, mas não achei referência a eles em outro lugar. Alguém conhece o trabalho deles?
Muito obrigado, e perdão pela primeira mensagem gigante...

Walter

fabioaguilera
21/09/2007, 14:52
Seja bem vindo, Camarada. Antes de qualquer coisa é preciso fazer uma pergunta: Por que vc quer trocar o motor do Niva?

Fábio Neves
21/09/2007, 16:03
Camagada :-P,

Segunda pergunta :pensativo:,

Se vc quer um niva com motor AP, compre um já legalizado e com tudo pronto:palmas:, pois cê vai ter tanta dor de cabeça :parede: com mecânicos ladrões:twisted:, kits mau feitos:putz: e etc!!!

Fica mais barato vc passar o motor dele pra 1.8 e etc....

Agora se vc só quer par subir a serra, então compre um fusca!!!:roll:

Sds,

Walter Louzan
21/09/2007, 20:22
Oi camaradas
Vou respondendo pela ordem:
Fabio Neves, obrigado pelas boas-vindas. E explicando um pouco mais sobre a vontade de trocar o motor, como contei no primeiro post, vou morar longe de uma boa oferta de mecânicos que entendam do Niva, de lugares para comprar peças, etc. Se puser na ponta do lápis uma revisão de motor, troca de carburador, etc, etc, e somar um eventual resgate com guincho na serra, a dificuldade e distancia para achar peças e mão de obra capacitada, etc, a economia de manter o motor original começa a ir pelo ralo. Se somar a isto a economia de poder rodar com álcool, e os conselhos dos amigos que já tiveram as duas motorizações, acho que vale a pena. Mas isto tudo só vale porque o Niva e o preço dele estão muito bons.

Fabio Aguilera, acho que em parte vc tem razão. Mas comprar um Niva com VWAP instalado não é garantia de que tenha sido bem feito, com um kit bem feito, etc. Se é para fazer, prefiro eu mesmo encarar a empreitada, que no desafio está a graça.
E sobre sua sugestão de comprar um fusca, essa foi a minha primeira opção, mas como pintou a possibilidade de dispor da grana para chegar ao Niva, achei melhor. Pra ficar morando na serra, pegando terra e ladeira todo dia, os dois acho que dão conta do recado, mas o Niva oferece uma serie de recursos que o nobre fusca não tem. Como levar uma carguinha, poder engatar um trailer...
A outra opção que considerei foi um jumento, mas já viu o preço de um bom animal??? E o custo do veterinário??:lol:

Um abraço...

Walter

Gustavo Niva
21/09/2007, 21:11
Walter,
instalar um ap sai mais caro do que tu deve estar pensando...
logo que comprei o niva também pensei em trocar... hj em dia se eu comprasse um gol instalaria o motor do niva no lugar do ap :) ok... exagero... mas msm assim, dá uma chance pro motor original. até onde sei o que dá mais problema no niva não é o motor... só o resto todo...

[]s
Gustavo.

Cesar Rocha
21/09/2007, 22:30
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Muito boa Gustavo!!!
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Eu tambem acho que se bem executada uma manutenção preventiva no motor original e usado com bom senso ele aguenta muito bem o tranco!!
:concordo:

Abraço!

Luiz Kristophor
22/09/2007, 01:04
Walter, boa noite, sou proprietário de um niva 91 tambem, bom o primeiro concelho que te dou é se quer motor ap, compre um niva já adaptado e legalizado, sai mais barato que comprar o niva e depois fazer a adaptação, isso pensando na relação custo beneficio. Já se grana e tempo não forem problema, ai sim, faça vc mesmo o trabalho, nada como acompanhar tudo para de fato saber como o carro está.
Quando fui comprar o meu niva, pouco tempo atrás, testei e dirigi varios carros e conversei com muitas pessoas, nos testes percebi que os melhores carros eram os adaptados pelo Rogério Bacelar, eram mais equilibrados sem trepidação dava para perceber a diferença, no final acabei comprando um niva que tinha sido montado e revisado por ele, acabei me tornando cliente e sempre que preciso levo meu carro lá, logo que comprei o Frank, deixei lá para uma revisão completa e novas adaptações como reforço na suspenção e etc... pois ia fazer uma viagem de 12.000km pelo brasil, e fiz! ele mandou muito bem na revisão e preparo do carro.
Na verdade o Rogério foi o cara que criou e desenvolveu o kit de adaptação do AP no Niva, fabrica e vende o kit para todo o brasil, só trabalha com esse carro é um especilista em Nivas, recomendo o serviço dele, o unico problema é a fila de espera, pois a oficina é pequena e o homem faz pessoalmente carro por carro.

Luiz Kristophor
22/09/2007, 01:12
Walter, só mais uma dica, sei de um Niva que está a venda no Mercado Livre que foi montado pelo Rogério, quando fui comprar o meu carro, quase comprei este, testei o carro e achei muito bom, só não comprei porque era inesperiente e achei que era muito carro para o que eu queria fazer, mas hoje vejo que teria valido apena por tudo que o carro tem. Segue abaixo o link, vale a pena ver esse carro pessoalmente.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62851464-jeep-niva-pantanal-4x4-_JM

Abs. Luiz

Jossano
22/09/2007, 15:06
Walter

Tenho um Niva ha 7 amos e aprendi um monte de coisas nesse tempo.

Na minha opnião é besteira trocar o motor do Niva por um AP por ter mais credibilidade... isso é besteira.

Se vc quer colocar um motor AP pq é gosto pessoal ou pq quer ter 115 HP de baixo do capo ou odeia ser ultrapassado por towner na subida (exagero!!! meu :) ) tudo bem... isso é uma otima razao... agora confiança???

Vamos por na ponta do lapis:

Motor original passado para 1.7 com preparação esportiva
- custo completo com retifica e etc R$ 3000,00 (chutando alto)

Motor AP
- custo do motor R$ 2000,00 (documento baixa no detran etc)
- Retifica completa R$ 2000,00 (vc vai confiar num motor que vc nao sabe historico? lembre-se que a questao é confiança)
- instalção R$ 2500,00 ( kit bom e alguem serio para instalar)
- pormenores R$ 1000,00 (um alternador, motor de patida, documentos, etc... pormenores)

Chutando ai uns R$ 7500,00

Tive motor original passado para 1.7 alcool e com preparação esportiva e rodei mais de 1000km sem manutenção alguma (pequenos ajustes como valvulas, corrente, etc)... nao pense que eu estava na cidade..... o motor foi iusado nas nos seguintes trajetos:

Sao paulo - ceara - fortaleza - lencois maranhences - sao paulo.... sendo que durante mais de 1 ano rodei sem saber o que era asfalto... so dunas estradas de terra.

Hoje tenho um motor 1.7diesl da fiat... mas ai é outra historia!!!

Um carro que esta exelente é o do Alesandro, com o motor AP 2.0 (do recado acima)... pergunta quanto ele gastou na brincadeira????

bom, mas iso tudo é uma opniao minha pessoal, de quem tem Niva ha 7 anos e ja vi de tudo!!!

abracos

Giuliano Barbosa
22/09/2007, 17:10
Poxa não vejo a hora de passar para nova etapa de ansiedade, desejando que meu Niva ande "muito" mais...por enquanto ainda estou enrolado com o problema de vibrações (desde que comprei o Niva há 6 meses) e não dá pra ficar passando de 80Km/h - encarar subida sem embalo é que é dose... mas deu pra perceber que se forçar o pé um pouco mais, mesmo com o motor original dá pra andar entre 90 e 100Km/h sem forçar muito, o que está excelente para um 4x4 integral na minha modesta opinião.:concordo:
Hoje levei-o a um mecânico em Volta Redonda que tem boa experiência com Niva. Agora ele só vai sair da oficina quando tiver 100%.
Inclusive já vou aproveitar o "embalo" das despesas e colocar um comando Aerocar. (já em ignição eletrônica, cabos de silicone, carburador Weber e filtro esposrtivo)
Espero que não demoro muito senão começa a crise de abstinência do Russinho!:cry:

fabioaguilera
22/09/2007, 23:27
Amigo Walter

Vc postou uma resposta confundindo minha resposta com a do Jossano! :concordo:

Eu te fiz a pergunta (já respondida por ti em outros posts) sobre seu objetivo com a troca do motor!

Abraço

nivento
24/09/2007, 00:15
Olá
sou novo no forum mas niva a 1 ano e 1/2... e algumas experiencias claro q retiradas mtas dicas aki do forum... soh demorei p/ increver por preguiça...rsrss
Entaum meu motor pifou... ganbiarra de qdo comprei ou o GNV sei lah
jah esta feito o motor... completo parte de ciam e baixo tudo com encamisamento de bloco pistao standart originais... enfim td... qto a brincadeira 2.500 latinhas como eh por aki neh...hehehe doeu mas estou satisfeito fiz carbura radiador e motor completo por este preço
se fosse colocar um AP motor 2.0MI com nota 1.200, mais mao de obra, mais kit adaptação, radiador, adapt eletricas etc etc fiocaria por volta de 4.000 ou 5.000
e tb preferi a originalidade do carro no todo
em dezembro e vez do cambio troca de retentores(tem um vazando, mas sou chato com carro) e tb sincronizados dificuldade p/ engatar marchas (embreagem boa 1/2 vida ainda)

Fabio Bellarmino - Niva 91 vulgo - Nivento

alessandrosp
24/09/2007, 00:50
Bem, vou registrar a minha experiência aqui.

Quando eu comprei meu NIva, o motor estava péssimo, precisava usar a reduzida para subir rampa de shopping :parede:.

Resolvi colocar o motor AP então pois, como ela já tinha um kit GNV, o uso do carro é diário, além de algumas trilhas e passeios pegando a estrada mesmo.

Gastei por volta de R$5.500,00 em tudo e confesso que estou muito satisfeito, porque além de usar o carro diariamente gastando pouco (eu juro!!) brinco legal com ele também e não faz feio na estrada.

É claro que muitos preferem a originalidade do carro, mas como quando comprei o Niva (que era pra ser meu segundo carro) e hoje só tenho ele, não me arrependo não.

O serviço foi feito em uma oficina onde o dono tem, além de uma Camper, um Niva também. Por isso nunca precisei apertar sequer um parafuso do kit ou voltar lá refazer o serviço.

Eu digo sempre que tudo depende de nossas necessidades. Em meu caso preferi coclocar um Ap 2.0 injetado e está ótimo.:dance:

Espero ter contribuido. :concordo:

Mauricio Rossetto
24/09/2007, 11:40
Camaradas, têm quem defenda a mecânica original e quem queira um jipe mais pro lado crossover. Se quiser preparar o Niva com motor original, tenho um motor que acabei de preparar: cabeçote, comando/polia Sobe/Aerocar... está ótimo, na estrada não faz mais feio até no GNV. Está andando mais que o motor que preparei com pistões de Tempra. Se interessar peço mil pratinhas. Como está instalado, poderá testá-lo no Niva antes de levá-lo.

Abraços

Walter Louzan
24/09/2007, 20:20
Obrigado a todos os camaradas que ajudaram a esclarecer este iniciante. Se o lance com este Niva que tenho na alça da mira não der certo, devo começar a procurar um levando em consideração os conselhos recebidos. Alessandro, se não for incômodo, gostaria de trocar um mail em particular com Vc. para saber quem fez a adaptação no teu Niva.

Um abraço...

Walter

emtsuhako
24/09/2007, 20:27
Walter, já que vc é de Sampa, dê um pulo aqui em Sorocaba e procura o Marcão, da MacLada... ele tem dois ou três Nivas para vender... um deles é um legítimo Pantanal 4x4, vermelho, com direção aliviada francesa... o motor é original, só não lembro se foi passado para 1.7. O tel dele é (15) 3221-1982.

shuther4x4
24/09/2007, 21:43
Se você estiver distante e pifar, dá pra adaptar um monte de coisas: Vamos pelo motor:

filtro- fiat
correia dentada: ha ha ha ha, não têm
correia do alternador: também nacional, nem me lembro!!!!
Alternador: já adaptaram um monte!!!!
carbura: vai desde weber a solex (não vai faltar aí)
retentor de válvula: carro nacional também
Pistão: têm nacional que serve....
cabo de vela.... e por aí vai
Só não passei os dados corretos pois fiquei com preguiça de procurar, mas é só ir lá no canto da página e buscar!!!!! Têm de aprender a usar o "çaite"!
Então!!!!
Como disseram antes os problemas são as outras coisas!!!!!!!
Abraços e boa sorte!

plnx
25/09/2007, 15:42
Bom, vou dar a minha contribuição:
Ainda não tenho niva, na verdade estou vendendo minha Parati 93 1.8 Álcool, para pegar um Niva ap 1.6 diesel, apesar de já ter ouvi falar bem e mal desse motor, este niva está com motor e cambio novos ( com menos de 3 mil KM) e o dono está vendendo pq está construindo uma casa. Já com medo de pegar o carro e não gostar do motor, estou estudando como seria para voltar a usar um motor a álcool ou gasolina, eu poderia aproveitar o kit de colocar um AP 2.0 injetado, ai encontrei o pessoal aqui falando que o cambio, cx de tranf, eixos, etc. não suportam mais que 5.500rpm ... dado este que me deixou encafifado...
fui pesquisar e encontrei o seguinte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Gol

1.0 TotalFlex

Cilindrada (cm³) 999
Potência líquida máxima (cv/rpm) (G) 68,0cv - (A) 71,0cv / 5.750rpm
Torque líquido máximo (kgfm/rpm) (G) 9,4kgfm - (A) 9,7kgfm / 4.250rpm
1.6 TotalFlex

Cilindrada (cm³) 1596
Potência líquida máxima (cv/rpm (kW)) (G) 101 (68)- (A) 103 / 5.750
Torque líquido máximo (kgfm/rpm) (G) 14,2 - (A) 14,5 / 3.000
1.8 TotalFlex

Cilindrada (cm³) 1781
Potência líquida máxima (cv/rpm) (G) 103,0 - (A) 106,0 / 5250
Torque líquido máximo (kgfm/rpm) (G) 15,5 - (A) 16,0 / 3000
portanto se a informação de que o cambio não suporta mais que 5500rpm for correta (coisa que não acredito), teria que ter o cuidado de não utilizar apenas as ultimas 250rpm do motor 1.0 e do 1.6, visto que o 1.8 tem potência máxima abaixo dos 5500 rpm.

Pelo que conheço de preparação, uma das únicas coisas que altera o regime de rotação de potência máxima é o comando de válvulas, portanto num niva original com comando aerocar, teremos o regime em questão alterado para cima ou para baixo ( se não estou enganado é para cima)

Bom, não sei se compliquei mais ainda ou se consegui demonstrar que a estoria das rotações do motor não tem nada a ver.

Aproveito para fazer uma pergunta, o niva que citei no começo da mensagem, está com o motor desalinhado em relação ao cambio ou o cambio em relação a cx de transferência. Conversando com o dono ele nem sabe disso, e deve estar rodando assim a aproximadamente 1 ano, quais problemas isso poderia acarretar ? e, qual seria o custo medio para corrigir isto ?

[]'s aguardando as pedradas

Marcio Rossetto
25/09/2007, 16:08
Quem disse que o cambio não aguenta o ap 2.0 ?

O meu Niva tem o ap 2.0 a alcool e a transmissão aguenta tranquilamente . Recentemente abri meu cambio para revisão e não encontrei nada gasto . Faço trilha também .

Tem mais , pode ver que ta cheio de Niva AP 1.8 para vender e isso porque alguem no passado falou que era o melhor motor , pois bem , isso é um mito. Imagina gastar quase 5000,00 para trocar 6 por meia duzia , ou seja, 1.6 para 1.8 e ganhar míseros 4 kgf/m de torque ?

Quem fez isso não ficou 100% satisfeito.

Por isso que afirmo, ja que vai gastar para trocar o motor , bota logo o ap 2.0 e aí vai sentir diferença.

alessandrosp
26/09/2007, 00:35
Fala Márcio! Concodo com vc. Tenho um Niva com motor AP 2.0 a gasolina / GNV e é o bicho! Fui para a Pousada do Lado de Lá em Aiuruoca/MG e o Niva foi sossegado. Meu niva subiu onde um Tucson morreu...hahaha....agora não sei se o cara era bração ou o Tucson não aguentou. O cambio tá inteirão.