Conectar

Ver Versão Completa : CJ-6 duvida- desborbulhador vale a pena??

Bernardão cj-6
20/09/2007, 11:33
Bom dia pessoal, sou novo no forum, acabei de adquirir um cj-6, o famoso bernardao, tive que fazer umas modificacoes nele porque estava muito velho, até agora foram: troquei as rodas e aros, coloquei um distribuidor de opala, freios a disco na dianteira, coloquei o diferencial do cj-5, os rolamentos foram trocados e outroas coisas, tambores do freio na traseira etc... Proxima semana todas as molas (aquele conjunto de molas uma em cima das outras, nao sei o nome ao certo) serao trocadas porque ja estao muito velhas e o jeep pula demais, trepida demais.

Entao, peguei ele da oficina, andei dois dias e ele empacou, o pessoal da oficina voltou e levaram-no pra ver o que tinha de errado, no fim trocaram um kit dentro do carburador, nao lembro o nome, custou 100 o servico. Agora ele morre bem menos mas ainda as vezes ele falha, andei lendo o forum aqui e gostaria de saber se esse desborbulhador serviria pro carro nao morrer tanto? vale a pena colocar?

Obrigado........

Bernardão cj-6
20/09/2007, 11:41
Ah, o tanque tambem estava com problema, vazamento e tal, ai foi trocado por um tanque maior de 65 litros da rural e esta embaixo do jeep agora, nao mais embaixo do motorista.

Tambem quando eu levar pra trocar as molas será colocado um amortecedor pra melhorar a direcao que é muito pesada.

GBarros
20/09/2007, 12:01
Entao, peguei ele da oficina, andei dois dias e ele empacou, o pessoal da oficina voltou e levaram-no pra ver o que tinha de errado, no fim trocaram um kit dentro do carburador, nao lembro o nome, custou 100 o servico. Agora ele morre bem menos mas ainda as vezes ele falha, andei lendo o forum aqui e gostaria de saber se esse desborbulhador serviria pro carro nao morrer tanto? vale a pena colocar? Obrigado........

pelo que já vi aqui nos tópicos, o desborbulhador serve como um retorno do combustivel para o tanque, evitando uma pressão excessiva na camara da boia do carburador, evitando que ele afogue o carburador. Se seu problema or afogamento do carburador (excesso de combustivel injetado no coletor) pode ajudar. Mas outra coisa que notei: 100 reais pra trocar itens de dentro do carburador? Que carburador é esse? Que peças foram essas? Acho que estão te passando pra trás viu. Abre o olho!

Bernardão cj-6
20/09/2007, 12:08
Vou ver que peça foi, é uma pecinha bem pequena com um cilindro pequeno, ele me mostrou mas nao sei o que é, vou ver melhor isso. a peca custou 70 mais mao de obra deu 100.

Bernardão cj-6
20/09/2007, 12:10
Eu nao sei se o problema dele é afogar, mas as vezes ele morre do nada, e é chato isso. quando eu arranco com ele sempre tenho que arrancar em rotacao alta ou ele morre.

GBarros
20/09/2007, 13:24
Pois dê uma olhada mesmo nesta peça. Dependendo do carburador (e mesmo que esse seja o mais moderno possível) as peças não são tão caras, até porque carburador já é uma peça em desuso em carros novos. E outra, procure saber um pouco mais sobre mecanica, principalmente nas partes aonde sempre precisam de regulagem, ou peças que se desgastam com facilidade e precisam de serem trocadas com mais frequencia, pois evita que mecanicos aproveitadores te enrole. E outra tb: se vc arrumou seu carro em um mecânico, e ficou ruim, levou nele de novo e continuou ruim, troque de mecanico. Eu digo que mecanico é igual médico: se não detectou o problema, não deu solução cabível pro problema, arrume outro que consiga e não espere a situação piorar. Abração!:concordo:

leopoldo
20/09/2007, 20:37
A função do desbolhador é minimizar o afogamento de motor ao desligar, em caso de motor quente.

leia este tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26861

Aparentemente seu problema é parte elétrica se ao morrer o motor vc detecta gasolina na cuba. Se, por outro lado, não há gasolina, pode ser sujeira no tanque, bomba ou algum arquivo X.

Kim
20/09/2007, 21:10
Vou ver que peça foi, é uma pecinha bem pequena com um cilindro pequeno, ele me mostrou mas nao sei o que é, vou ver melhor isso. a peca custou 70 mais mao de obra deu 100.

Caro amigo!

Parece que o meca trocou o injetor da rápida!

Troquei um essa semana, o custo bruto da peça foi de 6,00 e, minha mão de obra somente para isso foi de 10,00.

Cuidado!

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
20/09/2007, 21:21
Caro amigo!

Parece que o meca trocou o injetor da rápida!

Troquei um essa semana, o custo bruto da peça foi de 6,00 e, minha mão de obra somente para isso foi de 10,00.

Cuidado!

Abraços.

Kim.

Porr* meu!!!

Injetor da rápida por R$ 70,00??

Isso é um assalto!!!!! :mrgreen:

Bom, a alguns meses eu coloquei o tal do desborbulhador, que eu sempre ouvia falar por aqui. Coloquei pois o Magnum falhava d+ quando inclinado. Seguindo as dicas dos amigos, instalei ele 2cm acima do nível da cuba e ficou show!!! Agora nas inclinações ele não falha, não rateia, não morre na marcha lenta, não afoga, não falta gasolina, pega de primeirinha...................sensacional. Vale a pena!!

Agora, não sei se ele "cura" esse seu problema.
Pra mim, ficou um espetáculo!!!

Segue fotos do motor do Magnum! Observe onde foi instalado o desborbulhador.

Luiz Marcos
20/09/2007, 21:37
Lucas, vi que a mangueira do combustivel passa por cima do motor. Não tem perigo de com o motor quente a mangueira derreter? No meu jipe também, já pensei em colocar algum tipo de suporte para a mangueira não encostar no motor.

Lucas Nassif
20/09/2007, 21:46
Lucas, vi que a mangueira do combustivel passa por cima do motor. Não tem perigo de com o motor quente a mangueira derreter? No meu jipe também, já pensei em colocar algum tipo de suporte para a mangueira não encostar no motor.

Olá Luiz,

A mangueira que passa mais perto do coletor de escape é a do retorno. Se ela tivesse solta, quando o jeep inclinasse, com certeza ela entraria em contato com o coletor e derreteria na hora. Mas eu prendi ela em outra coisa com presilha, na região do coletor, para evitar que a mangueira aproxime do mesmo.

Mas a idéia de um suporte (canaleta), é uma excelente idéia.

Abrss.

Lama
20/09/2007, 22:40
Bernardão:

Se tem que subir giro de motor pra arrancar, ou é a rápida do carburador (como já foi dito aqui, a peça não custa nem L$10,00 e é uma haste de metal com uma "borrachinha" na ponta) ou a bóia do carburador que tá muito baixa, ou com já disse o mestre Leopoldo, é problema de elétrica. Passei por isso uns 2 mêses atrás e o problema foi a bobina que subiu no telhado e depois pulou (moreeeuuuu!!!). Quando o motor tava frio, pegava e andava normal, ai quando esquentava tinha dificuldades de arrancar, assim ia até não querer andar mais. Troquei a bobina e resolvi o problema. ;)

Agora que vc já comprou o seu jipe, só te digo uma coisa. Preparece!!!!!!! porque vc acabou de entrar pra faculdade da mecânica caseira. O melhor mecânico do seu carro é vc mesmo, meu conselho é vc começar a estudar tudo sobre a mecânica do seu jipe (desmontagem, montagem, regulagens e identificação de problemas). 1°, pra vc saber o que acontece e não deixar nenhum mexânico idiota te passar pra trás, 2°, por que se vc sabe qual o problema e sabe como resolver, poque pagar pra alguém fazer o serviço?

Embora não ache que o desborbulhador vá resolver seu problema, tirei o da minha Rural, percebi que não se fazia necessário uma vez que a bomba de gasolina não dá pressão suficiente para utilizá-lo. Se pintar interresse, é um Brosol em metal, paguei L$80,00 nele novo e te faço por L$40,00 + frete de Curitiba pra Floripa. Devo avisá-lo que este tipo de peça, se acha até por L$10,00 só que em plástico.

Abraços.

DougBRSP
21/09/2007, 10:00
Verifique tbem se com a adaptação do novo tanque na traseira foi mantido pelo menos um respiro, senão vai formar vácuo e dar problemas de alimentação tbem. Mas acredito mesmo que seja problema elétrico.

[]s - Parabéns pela aquisição

mola
21/09/2007, 11:49
pelo que percebi o bernardão Cj6 não é do tipo "faço eu mesmo", uma sugestão, tambem sou de Floripa, passa na oficina do Neri, ali no começo do Estreito que ele de dá um diagnostico preciso.
um abraço..Mola

Bernardão cj-6
21/09/2007, 14:56
Valeu galera pelas respostas, vou dar uma conversada com meu mecânico.

Fotos do bernadão:

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=2258608032778325552

Bernardão cj-6
21/09/2007, 14:58
Ah, essas fotos foram tiradas antes das modificacoes, agora ele está com rodas e pneus novos.

Kim
21/09/2007, 20:10
Caro Bernardão cj-6!

Coloca o desborbulhador abaixo da linha do bura, pois se acontecer algum problema com a agulha, ele não despeja todo o seu conteúdo no mesmo.

Vão falar que não funciona, mais funciona e eu posso provar, pois o meu é assim.

Abraços.

Kim.

Paulo Sabra
22/09/2007, 06:04
Bernadão CJ 6,

Parabéns, pela aquisição.
Mas vai de vagar, pois na anciedade você acaba pagando o preço de cair nas mãos de pessoas que não querem te ajudar, só querem o seu dinheiro.
Em tudo que vc fizer, pesquise muito, procura estudar a mecanica do seu Jeep para você poder dominar a linguagem dos mecanicos e das lojas especializadas.
O Fórum com certeza vai ser uma boa ferramenta de pesquisa e aprendizado para você.
Boa Sorte.

Bernardão cj-6
24/09/2007, 10:55
Entao, o jipe pifou de novo, to ficando p da vida, eles trocaram alguma coisa do carburador ai ele voltou a funcionar. bom, peguei ele e dei umas voltas, no inicio ele andava super bem e tal, mas depois de uma meia hora andando ou mais até ele comecava a falhar, a 3 marcha nao desenvolvia, ai reduzia pra 2 ele ia, depois perdi a segunda, tipo, eu conseguia passar a 2 mas o carro nao desenvolvia, ai fiquei na 1 só e consegui voltar pra casa, dentro de casa ele nem andava mais, eu engatava a 1 e ele só acelerava, nao andava nada.

Ai hj foi pra oficina de novo, o cara falouq ue deve ser o distribuidor, a bobina ou algo assim do distribuidor, ja que eu troquei, é agora um de opala. ele falou que isso é tipico do distribuidor, quando o motor esta quente ele vai falahando desse jeito mesmo, acho que a bobina do distribuidor algo assim.

Bom, ele foi hj pra oficina, vamos ver no que vai dar, antes com o distribuidor original ele nao tinha esses problemas.

Bernardão cj-6
24/09/2007, 15:41
Alguém ajuda ai!!! Esse jeep está me dando nos nervos, já é a segunda vez seguida que ele me deixa na mão.

Lucas Nassif
24/09/2007, 19:17
Entao, o jipe pifou de novo, to ficando p da vida, eles trocaram alguma coisa do carburador ai ele voltou a funcionar. bom, peguei ele e dei umas voltas, no inicio ele andava super bem e tal, mas depois de uma meia hora andando ou mais até ele comecava a falhar, a 3 marcha nao desenvolvia, ai reduzia pra 2 ele ia, depois perdi a segunda, tipo, eu conseguia passar a 2 mas o carro nao desenvolvia, ai fiquei na 1 só e consegui voltar pra casa, dentro de casa ele nem andava mais, eu engatava a 1 e ele só acelerava, nao andava nada.

Ai hj foi pra oficina de novo, o cara falouq ue deve ser o distribuidor, a bobina ou algo assim do distribuidor, ja que eu troquei, é agora um de opala. ele falou que isso é tipico do distribuidor, quando o motor esta quente ele vai falahando desse jeito mesmo, acho que a bobina do distribuidor algo assim.

Bom, ele foi hj pra oficina, vamos ver no que vai dar, antes com o distribuidor original ele nao tinha esses problemas.

Esse problema que aconteceu com vc foi alguma coisa na ignição.

Pode ser velas, platinado, bobina, etc...

Como vc disse que tá colocando distribuidor de opala, certamente é a ignição eletrônica. Testa o bixo depois que ficar pronto e vê se o problema persiste.

Abrs.

Julinot
04/07/2008, 20:13
O "desbolhador" ajuda a diminuir o consumo ?

Abraços a todos...

A função do desbolhador é minimizar o afogamento de motor ao desligar, em caso de motor quente.

leia este tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26861

Aparentemente seu problema é parte elétrica se ao morrer o motor vc detecta gasolina na cuba. Se, por outro lado, não há gasolina, pode ser sujeira no tanque, bomba ou algum arquivo X.

matrakaum
04/07/2008, 20:22
Não sei se é apenas subjetivo mas, no meu caso, senti diferença sim. Não posso falar em kms rodados, pois, na verdade nunca marquei. Mas, como disse, é subjetivo.
Agora que ele parou de falhar ...ah isto parou...parecia que dava excesso.
Sei que ainda terei de regular a bóia, mas como não manjo nada tenho medo de mexer ali e fazer a cácá que fiz da última vez.

Dodger
04/07/2008, 22:16
Não sei se é apenas subjetivo mas, no meu caso, senti diferença sim. Não posso falar em kms rodados, pois, na verdade nunca marquei. Mas, como disse, é subjetivo.
Agora que ele parou de falhar ...ah isto parou...parecia que dava excesso.
Sei que ainda terei de regular a bóia, mas como não manjo nada tenho medo de mexer ali e fazer a cácá que fiz da última vez.

faz caca não.
Ora, pra que agente tem carro veio??? A graça num é poder meter a mão e sentir o gostinho de ver que foi vc quem fez??

Carburador não morde(eu achava que sim até bem pouco tempo)! pega o esquema dele, de preferencia com vista explodida e mandar ver. Só tomar cuidado de memorizar todos os passos pra não se enrolar na hora de remontar.

depois que eu peguei um solex H-34 duplo todo sujo, entupido e com tudo quanto é gigleur, venturi, difusor montado e de numero errado e coloquei como novo fiquei me achando o máximo, ehehehehe!!!

guto_udesc
13/02/2010, 02:05
Olá !

Pessoal tenho um BF-161 e gostaria de saber se vale a pena "investir" em um desborbulhador ? Qual a real função dele e se existem contra indicações em seu uso ??

[]s

SERGIO MOLLO
13/02/2010, 09:26
Olá !

Pessoal tenho um BF-161 e gostaria de saber se vale a pena "investir" em um desborbulhador ? Qual a real função dele e se existem contra indicações em seu uso ??

[]s

Caro Guto; A funcao do desborbulhador e' eliminar bolhas de ar que possam vir pelo sistema. Outra vantagem e' que com ele, a boia do carburador nao sofre muita pressao, visto que ha' um retorno para o tanque, desta maneira , o investimento que e' cerca de R$ 10,00 valera ser feito. Contra indicacao nenhuma.
Abracos

guto_udesc
13/02/2010, 09:33
Caro Guto; A funcao do desborbulhador e' eliminar bolhas de ar que possam vir pelo sistema. Outra vantagem e' que com ele, a boia do carburador nao sofre muita pressao, visto que ha' um retorno para o tanque, desta maneira , o investimento que e' cerca de R$ 10,00 valera ser feito. Contra indicacao nenhuma.
Abracos
Olá Sergio !

Desculpe minha ignorância no assunto, mas como fica a ligação do desborbulhador? Preciso passar um tubo extra do desborbulhador até o tanque ou é somente abrir a via antes do carburador e colocá-lo ?

Poderia me explicar, por favor ?

[]s

SERGIO MOLLO
13/02/2010, 09:51
Guto; Voce vai ter obrigatoriamente, colocar uma mangueira de retorno para o tanque. No desborbulhador, tem tres tubos, no de baixo voce poe a mangueira que vai para o carburador, no do meio, voce coloca a mangueira que vem da bomba, e no superior leva para o tanque.
Qualquer duvida e' so perguntar:concordo:

guto_udesc
13/02/2010, 14:55
Guto; Voce vai ter obrigatoriamente, colocar uma mangueira de retorno para o tanque. No desborbulhador, tem tres tubos, no de baixo voce poe a mangueira que vai para o carburador, no do meio, voce coloca a mangueira que vem da bomba, e no superior leva para o tanque.
Qualquer duvida e' so perguntar:concordo:
Olá Sergio !

Mas esse retorno para tanque eu terei que fazer (soldar um bico) uma entrada no tanque de combustível ou já existe essa entrada de retorno ?

[]s

Zé Renato
13/02/2010, 16:32
Só um comentário. Um colega no início falou que havia usado um desborbulhador de metal que custou se não me engano Cr$ 80,00, e que estava vendendo pois não tinha mais ultilidade para ele.Quero chamar a atenção que o desborbulhador é de plástico e não de metal.Essa peça em metal muito parecida com desborbulhador (possui formato parecido e três tubos também), na verdade não é o desborbulhador e sim o "CANISTER", é um filtro de carvão usado para purgar vapôres do carburador e do tanque.Pelo fato de ser parecido por fora, é muito usado (errôneamente) como desborbulhador. Essa peça "CANISTER", não é para ter contato diretamente com a gasolina, e sim com os vapôres dela.Muitos desavisados a instalam, e dependendo da bomba de "gas" usada, não há melhora e às vêzes até piora o funcionamento.Justamente por ser um "filtro de carvão", torna-se exessivamente pesado para a bomba.:pipoca:

SERGIO MOLLO
13/02/2010, 17:02
Olá Sergio !

Mas esse retorno para tanque eu terei que fazer (soldar um bico) uma entrada no tanque de combustível ou já existe essa entrada de retorno ?

[]s

Caro Guto;
Tem algumas maneiras de se fazer o retorno, voce pode fazer um furo no gargalo do tanque, pode tambem furar a boia,ou fazer como eu: Como no tanque, na parte de baixo, perto da saida de combustivel, tem um bujao que acho que e' para esgotar o comb. do tanque, eu peguei se nao me engano, um conector daqueles que usa-se em pistola de pintura(onde encaixa a mangueira na pistola), estanhei um tubo de cobre, com a altura suficiente para ficar bem proximo a parte de cima do tanque, depois e' so rosquear e encaixar a mangueira. O resultado e' exelente.
Obs. Nao sei se expliquei bem, qualquer coisa e' so preguntar.

guto_udesc
13/02/2010, 17:09
Caro Guto;
Tem algumas maneiras de se fazer o retorno, voce pode fazer um furo no gargalo do tanque, pode tambem furar a boia,ou fazer como eu: Como no tanque, na parte de baixo, perto da saida de combustivel, tem um bujao que acho que e' para esgotar o comb. do tanque, eu peguei se nao me engano, um conector daqueles que usa-se em pistola de pintura(onde encaixa a mangueira na pistola), estanhei um tubo de cobre, com a altura suficiente para ficar bem proximo a parte de cima do tanque, depois e' so rosquear e encaixar a mangueira. O resultado e' exelente.
Obs. Nao sei se expliquei bem, qualquer coisa e' so preguntar.
Ok Sergio entendido. Obrigado!!!

[]s

CURUMIN
21/01/2013, 10:10
Pessoal,

Posso reabrir esse tópico?

Bom tenho um CJ6 BF 161 (com ignição) também e acredito que estou com um probleminha do carburador, pois quando parado ou andando ele dá uma "leve" falhada, a qual os mecanivos que levei aqui em Sampa falaram ser normal nesses carros, queria saber se é realmente.

Pois já troquei:
- Velas;
- Cabos de vela;
- Bobina;
- Tampo do distribuidor com rotor;
- Filtro de combustivel;
- troquei os reparos do carburador;
- tanque de plástico;
- mangueiras do tanque;

E nada? é dificil trasmitir o som por escrito mas é uma leve falhada, será que o desborbulhador resolve? ou seria o caso de trocar por um carburador de opala?

Obrogado.

Jacimar
21/01/2013, 13:53
Boa tarde prezado ! é difícil opinar sem mais detalhes, quando você acelera ele responde bem ? falha quando quente ou frio ? o carburador foi revisado e não há entrada de ar falsa ? sua ignição possui avanço ? a bobina está correta ? sem saber maiores informações eu apostaria no carburador ou avanço . . . um abraço !

Em tempo : O desborbulhador, que é a pergunta que você fez, não acho que vá interferir pois ele é usado para resolver problemas de excesso de combustível, motor afogando quando quente e tal . . .

claudio aires
10/01/2020, 16:06
Boa tarde prezado ! é difícil opinar sem mais detalhes, quando você acelera ele responde bem ? falha quando quente ou frio ? o carburador foi revisado e não há entrada de ar falsa ? sua ignição possui avanço ? a bobina está correta ? sem saber maiores informações eu apostaria no carburador ou avanço . . . um abraço !

Em tempo : O desborbulhador, que é a pergunta que você fez, não acho que vá interferir pois ele é usado para resolver problemas de excesso de combustível, motor afogando quando quente e tal . . .

Caro, tenho um CJ5 e meus problemas acabaram.
Já tinha trocado:
- Velas;
- Cabos de vela;
- Bobina;
- Filtro de combustivel;
- Carburador;
- tanque de plástico;
- mangueiras do tanque;
Mesmo assim, o Jeep duma hora pra outra começava a falhar e morria e só depois de muito custo pegava. A partida sempre foi um espetáculo (10 dias parados e pegava de primeira).
Aí coloquei o desborbulhador plastico (marca vogel).
Só alegria. Nunca mais deu problema. O motor 6cc agora trabalha tranquilo.

Aristides Jr
13/01/2020, 11:39
Olá pessoa!

Eu uso no meu, acho que valeu a pena instalar!

As vantagens são:-

-> Controlador da pressão da bomba
Instalei um gicleur na saída, no meu carburador funciona perfeitamente com 0,2 kgf/cm2 ou 3 psi (na verdade utilizei uma ponta de caneta Bic) Para ficar bom tem que medir a pressão com manômetro.

-> Retira calor da bomba
O combustível circula e com isso ele retira calor da bomba, ela funciona melhor.

Desvantagens:-

Mais conexões e emendas, (atenção nos vazamentos)

Comentário final:-
Meu jeep parado "seca" o carburador!
Não tem vazamento!
Pode ser que o calor do motor evapora??? Não sei???

Primeiro instalei o desborbulhador acima do nível da cuba, não ajudou!
Mudei para o mesmo nível continua "sumindo" a gasolina.

Para religar depois de 10 dias parado, tenho que "encher" o carburador com uma bisnaga, ou tenho que dar várias partidas longas.

570527

Abraço a todos,

Systema
26/02/2020, 11:11
tive um problema assim, só resolveu com a troca do carburador, não tinha vazamento mas secava e de consequencia oxidava o carburador por dentro

Aristides Jr
26/02/2020, 12:09
Olá Systema!

Muito bom que tenha encontrado uma solução para este problema, que por sinal assola muitos Willys!

Gostaria de saber mais detalhes:-

Com a troca do carburador, voce resolveu de vez o problema de secar o carburador?

Quanto tempo pode ficar parado?

A troca do carburador foi por outro novo igual ou substituiu por outro modêlo?

Abraço Aristides Júnior

rogclaro
27/04/2020, 15:21
Tem que colocar uma mangueira preta (não sei o nome) dentro das mangueiras para evitar incêndio no bruto.
No meu as três mangueiras estão coberta com outra mangueira

Systema
31/05/2021, 13:33
sim, ja faz um bom tempo fica parado até meses e não seca mais ....