Ver Versão Completa : Instalando Direção Hidráulica De Santana Em F75 E Rural
JÚLIO4X4
20/09/2007, 08:29
Caros Colegas,
Como Tive Uma Enorme Ajuda Dos Ruralistas Quando Precisei Sobre A Adaptação Da Direção Hidráulica Do Santana Na Minha F75, Deixo Para Quem Quiser Fotos E Croquí Da Adaptação, Indico Sim E Ficou Muito Bom. Agora Meu Pé-de-boi, Está No Estaleiro Sendo Restaurado, Mas Breve...breve Voltará às Trilhas.
Agradeço à Aqueles Que Me Ajudaram E Contribuíram Para Esta Adaptação, E, Aos Criadores Do Fórum 4x4 Brasil, Pela Bela Iniciativa.
Abraços à Todos.
Júlio / Bh-mg
Denilsom
20/09/2007, 10:25
Colega gostei da sua adaptaçao ficou boa, so nao gostei como vc ligou o pivo que faz o comando da roda esquerda parece que soldou um olhal onde recebe o pivo, vc poderia ter usado um terminal de olhal do Jeep com a barra da Rural 4x2 da a medida certa e nao usa solda, eu fiz na minha.
ADRIO DIAS
20/09/2007, 12:43
Colega gostei da sua adaptaçao ficou boa, so nao gostei como vc ligou o pivo que faz o comando da roda esquerda parece que soldou um olhal onde recebe o pivo, vc poderia ter usado um terminal de olhal do Jeep com a barra da Rural 4x2 da a medida certa e nao usa solda, eu fiz na minha.
Denilson voce tem fotos da sua adaptaçao e desse olhal de jeep?Se tiver posta ai!!!!
Abraço.
cara beleza?
Me diz três coisas:
Vc cortou o chassis para colocar a chapa que onde é fixado setor?Pode ter deixado ele mais fraco,ainda mais por estar entre os pontos de fixação dos jumelos.
Vc não colocou o reforço na haste do setor que faz axial?
Como foi a ligação das mangueiras?É hidro né?
ABS
JÚLIO4X4
21/09/2007, 12:51
Caro colega,
VC tem razão, quando fiz esta primeira, não estava encontrando a ponteira do Jeep com olhal, a solução foi fazer este olhal e soldar, porém existe um pino de fixação, prensado e soldado à barra de direção que tbm é super dimencionada, utilizei tubo de caldeira, que tem a parede extremamente grossa, não comprometendo a segurança da direção.
Sds, Júlio.
JÚLIO4X4
21/09/2007, 13:12
cara beleza?
Me diz três coisas:
Vc cortou o chassis para colocar a chapa que onde é fixado setor?Pode ter deixado ele mais fraco,ainda mais por estar entre os pontos de fixação dos jumelos.
Vc não colocou o reforço na haste do setor que faz axial?
Como foi a ligação das mangueiras?É hidro né?
ABS
Vamos lá:
- Não é necessário dar corte em nenhuma parte do carro, por isto optei pela DH do Santana, é apenas uma peça soldada entre os pinos, respeitando os limites dos mesmos, pois se for necessário retirar, não compromente nada.
- Quanto ao axial, nunca tive problemas, já ví setores como o meu quebrados, trincados... não entendi como quebraram, pois já fiz trilhas pesadas aqui em BH, como a "GALOPEIRA" 09 KM de trilha em 07:00... 08:00 h. de tão técnica e pesada e respondeu perfeitamente.
- A ligação das mangueiras, mantive as originais, não se muda nada, dá para aproveitar todas as mangueiras, o suporte da bomba fica posicionado à direita do motor visto de frente para trás, nos dois primeiros parafusos do cabeçote conforme foto e as mangueiras do setor saem do lado do bocal inferior do radiador, aí é só alegria. Talvez tenha só que prolongar uma das mangueiras do reservatório, que é facilmente encontradas em auto peças.
Sds, Júlio
Olá,
Nessa parte que perguntei se vc não cortou o chassi....pois me parece que a chapa segura o setor é a mesma que está dentro do chassi,tem até u número ali...
Abs
JÚLIO4X4
24/09/2007, 12:55
Olá,
Nessa parte que perguntei se vc não cortou o chassi....pois me parece que a chapa segura o setor é a mesma que está dentro do chassi,tem até u número ali...
Abs
Zepi,
A chapa q estou usando é 3/4 e talves pela posição da foto deu a impressão que o chassi foi cortado, mas na verdade está apenas sobreposta e ainda mais, tomei cuidado para não afetar os cravos (pinos) do chassi, e, o número que consta nela é das medidas dos cortes solicitadas ao fornecedor, aí estava apenas no início da instalação, quando a chapa chegou e eu a soldei no local. Júlio
Beleza Júlio!
Agora na outra foto pude ver...hehehehe
Legal,estou fazendo na minha também a mesma adaptação.
Mas acho que terei de trocar o setor pois o meu as mangueiras saem pra cim e não para o lado.Gostaria de saber a diferença...se é a marca...
A minha é a primeira foto:
Alfredo_Lobo
25/09/2007, 23:49
Olá, Júlio
Eu também estou colocando DH do Santana na minha Rural, me diga uma coisa e a coluna de direção é do Santana tb? Teria foto como ficou a coluna de direção.
Obrigado.
Alfredo Lobo
Barueri-SP
Vamos lá:
- Não é necessário dar corte em nenhuma parte do carro, por isto optei pela DH do Santana, é apenas uma peça soldada entre os pinos, respeitando os limites dos mesmos, pois se for necessário retirar, não compromente nada.
- Quanto ao axial, nunca tive problemas, já ví setores como o meu quebrados, trincados... não entendi como quebraram, pois já fiz trilhas pesadas aqui em BH, como a "GALOPEIRA" 09 KM de trilha em 07:00... 08:00 h. de tão técnica e pesada e respondeu perfeitamente.
- A ligação das mangueiras, mantive as originais, não se muda nada, dá para aproveitar todas as mangueiras, o suporte da bomba fica posicionado à direita do motor visto de frente para trás, nos dois primeiros parafusos do cabeçote conforme foto e as mangueiras do setor saem do lado do bocal inferior do radiador, aí é só alegria. Talvez tenha só que prolongar uma das mangueiras do reservatório, que é facilmente encontradas em auto peças.
Sds, Júlio
Alfredo,
Qual dos modelos acima é o seu setor?Qual marca?
Abs
Alfredo_Lobo
26/09/2007, 13:22
Eu não sei te responder isto, mas era de uma Santana Quantun 1995, estou colocando a mesma coluna de direção que desta Quantun.
Abraço.
lairtosartor
27/09/2007, 21:46
ola amigos ai vai alguns materiais de auto ajuda lembrando que não sou eu o idealizador e sim o nosso amigo sergio . ok
ola pessoal gostaria de saber se posso instalar com a coluna original pois meus cambio é na coluna de direçaão!!!
lairto sartor
29/09/2007, 13:27
ola pessoal deem uma lida neste link que vcs encontrarão muitas duvidas relacionadas a esta adaptação que foi discutida para jeep cj 5 e não tem muita diferença nenhuma para rural e f75 que só leva vantagem por ser de dimensões diferente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&highlight=diferen%E7as+dire%E7%E3o
lairtosartor, tem mais material como o que já divulgou? As medidas das outras peças que serão necessárias para fabricar este suporte?
EveraldoJ
29/09/2007, 14:56
ZEPI existe uma difernça entre as duas caixas que você citou,
é que mangueiras de lado é do santana , mangueiras em cima é do gol ok:concordo:
EveraldoJ
29/09/2007, 15:04
CANGU, você pode instalar caixa hidraulica de santana na coluna original sim.
Você tera que desmontar a sua caixa original e ultilizar o eixo da coluna
inteiro,assim o eixo que liga a coluna a caixa sai bem embaixo e não atrapalha
o sistema da alavanca de cambio ok:concordo:
lairto sartor
29/09/2007, 20:34
lairtosartor, tem mais material como o que já divulgou? As medidas das outras peças que serão necessárias para fabricar este suporte?
da uma vasculhada naquele link que tem sim as medidas que vc esta pedindo .
como fizeram com as polias ???? e alguem ae jo colocou ar condicionado queria saber se alguem ja fez ou colocou uma polia dupla mo motor das rural!!!!!
bf-161
JÚLIO4X4
04/10/2007, 12:57
Caro amigo,
Desculpe a demora na resposta, estava sem computador.
Vamos lá a minha é da ZF, não sei se é por isto, mas é só entortar os canos da sua que dá do mesmo jeito, ou se preferir vá em qualquer loja do ramo Hidráulico que eles fazem este tipo de tubulação fácil... fácil.
Júlio
JÚLIO4X4
04/10/2007, 13:06
Beleza Júlio!
Agora na outra foto pude ver...hehehehe
Legal,estou fazendo na minha também a mesma adaptação.
Mas acho que terei de trocar o setor pois o meu as mangueiras saem pra cim e não para o lado.Gostaria de saber a diferença...se é a marca...
A minha é a primeira foto:
Caro amigo,
A mais indicada é a segunda, ZF, é a melhor. Quanto a tubulação, é só virar no ângulo que vc precisar, para fazer esta dobra caso vc não saiba, é só pegar um cano rígido (ferro) e como se fosse abraçá-lo com o tubinho da direção é só colocá-lo no ângulo que necessitar.(o cano de ferro é para não amassar o caninho e dar a curvatura que precisar).
A segunda opção é procurar uma casa que trabalhe com mangueiras hidráulicas, para eles é fichinha.
Abraços, Júlio
JÚLIO4X4
04/10/2007, 13:25
como fizeram com as polias ???? e alguem ae jo colocou ar condicionado queria saber se alguem ja fez ou colocou uma polia dupla mo motor das rural!!!!!
bf-161
Amigo,
É só colocar a polia da Bomba d´água do opala, porém o centro da polia é menor, tendo assim que procurar um torneiro para abrir o centro da polia e fazer nova furação de acordo com a sua original que é simples. Adaptei uma DH na minha F75 e para o Compressor ou Bomba é a mesma coisa.
Diego Roque Valandro
08/10/2007, 15:07
Na minha eu coloquei a direção hidráulica do opala, ficou boa.
Não precisei fazer muitas adaptações.
JÚLIO4X4
09/11/2007, 14:11
bf-161
Caro amigo,
coloquei sim para adaptar a DH, vc pode usar a polia do Opala que é dupla, vc terá de procurar um torneiro para abrir o centro da polia e fazer novas furações, simples assim.
qualquer dúvida mando e-mail com foto mais detalhada.
tenho uma rural 1976 4x4 ford , tomei a liberdade de copiar seu projeto e aplica-lo em minha rural, terei apenas que modificar algumas coisas pois , tenho cambio no volante e motor 4cc. tenho apenas uma duvida em reação a cx de direção utilizada: Caso o curso da cx for maior que os dos munhoes como deverei proceder?.........A caixa tem regulagem de deslocamento?
dickvigarista
22/11/2007, 17:34
Tenho uma ZF original do Opala instalada em minha Pickup Willys, e foi usada uma polia de original do motor(no caso Jeep) e torneado para unir as duas, visto que existe balanceamento nelas.
leoromeu
26/11/2007, 18:24
bf-161
Olá, eu estou com ar e direção hidráulica, ou seja, uma polia tripla no BF-161. Na verdade na primeira adaptação era com uma polia dupla porém a correia do alternador não estava passando pela polia de forma correta (pelo menos 1/2 dela) e acabava não carregando a bateria o suficiente, depois com a polia tripla melhorou.
Denilsom
27/11/2007, 09:23
Oi colega Leoromeu! gostaria de saber qual ar condicionado que vc usou na sua Rural?de qual carro? na questao das polias nao vou ter problemas pois o motor e um maxiom HS ja tem suporte e polias para o ar.
grato.
vinicius fernandes
03/05/2008, 10:13
Novato tenho uma f75 estou colocando dh santana.
como posso fazer a ligaçao de uma coluna de direçao a cx sem muito problema?Quem puder me ajudar.
Desde ja obrigado.
vinicius fernandes
03/05/2008, 16:16
olá pessoal...
alguém tem ou sabe de alguém que tenha para vender a coluna de direção completa da S10.ABRAÇO VINÍCIUS :parede:
All:
Já tive o setor hidráulico do landau instalado na minha Rural mas nunca ficou bom como eu gostaria, o setor ficou baixo e existia um momento de força muito grande que fazia a ponta do chassi se movimentar quando esterçava o volante com o carro parado. Dai retirei este setor e comecei a instalar um setor do santana. Minha Rural está com as molas da Toyota Bandeirante e jumelos dos caminhões mercedes o que deixou os eixos mais próximos do chassi apesar de manter a mesma altura de uma Rural original (talvez até um pouco mais alta mesmo estando com as molas por baixo dos eixos, SUA ou SPUA). Tentei instalar o setor VW embaixo da travessa mas com isto ficou alinhada com o eixo e quando a suspensão trabalhasse acabaria por esmagar o setor, dai comprei um suporte para o setor (que deveria ser para Rural ou jipe mas na verdade serve sem adaptações apenas para o jipe) e o estou instalando entre a travessa e os jumelos e agora fiquei com receio deste suporte dobrar para cima ou para baixo quando o setor estiver funcionando.
Alguém tem fotos tiradas de baixo para cima (de dentro de uma valeta) para que eu possa ver o posicionamento do setor em relação ao eixo e à travessa?
All:
Seguem as fotos para ilustrar o texto confuso acima.
Interessante Denilson então coloca uma foto ai pra gente ter uma ideia melhor de como ficou.
E Bruno achei sua instalação muito boa mas pela foto não entendi a ligação das barras que vão pra roda.
Abraços.
Zeph:
Ainda não há conexão feita, sobre os feixes de mola está a barra que liga um munhão ao outro e ainda não há barra ligando o setor ao munhão esquerdo (que fica mais longe do setor que o munhão direito). Este é o meu grande problema do dia, como conectar o setor ao munhão esquerdo. No esquema anterior eu mandei fazer um segundo olhal no munhão direito pois o setor era o de landau, agora tenho que ligar no outro lado e gostaria de usar peças prontas para facilitar uma eventual manutenção. Pensei no High Steer da Ensimec mas gostaria de gastar um pouco menos do que os R$ 400,00 na peça + jogo de ponteiras da F-1000. Fico tentado a comprar só as ponteiras da F-1000 e mandar abrir os cônicos dos munhões, estou pesquisando terminais para ver se tem algum com o cônico "bemmmm" parecido com os do jeep/rural mas que tenha também o terminal reto com o olhal, como o central do jeep, mas sem aquela curva antes da rosca.
Caros Colegas,
Como Tive Uma Enorme Ajuda Dos Ruralistas Quando Precisei Sobre A Adaptação Da Direção Hidráulica Do Santana Na Minha F75, Deixo Para Quem Quiser Fotos E Croquí Da Adaptação, Indico Sim E Ficou Muito Bom. Agora Meu Pé-de-boi, Está No Estaleiro Sendo Restaurado, Mas Breve...breve Voltará às Trilhas.
Agradeço à Aqueles Que Me Ajudaram E Contribuíram Para Esta Adaptação, E, Aos Criadores Do Fórum 4x4 Brasil, Pela Bela Iniciativa.
Abraços à Todos.
Júlio / Bh-mg
Júlio, bom dia!
Olhando suas fotos, gostaria que olhasse na foto da bomba, pois acho que ficou desalinhada com a polia do vira. Se estiver errado, me perdoe, pois gostei da sua adaptação, vou fazer na minha. Tem como mandar as fotos do acionamento?
Agradeço....
Olá, Júlio
Eu também estou colocando DH do Santana na minha Rural, me diga uma coisa e a coluna de direção é do Santana tb? Teria foto como ficou a coluna de direção.
Obrigado.
Alfredo Lobo
Barueri-SP
Poderia mandas as fotos?
Obrigado.
CANGU, você pode instalar caixa hidraulica de santana na coluna original sim.
Você tera que desmontar a sua caixa original e ultilizar o eixo da coluna
inteiro,assim o eixo que liga a coluna a caixa sai bem embaixo e não atrapalha
o sistema da alavanca de cambio ok:concordo:
Cangu, boa tarde!
a ligação do eixo da coluna na caixa é feita com cruzetas? teria fotos?
abraços
Este cônico com roscas dos dois lados poderia solucionar o problema de ligação do setor à barra principal, o problema é que esta foto está no site da Ensimec, não sei se eles que a fabricam ou se é peça da linha FORD como está indicado no próprio site.
Ismael Montes Sousa
04/06/2012, 23:54
All:
Amigo Gostei da sua adaptação mais queria saber outra coisa qual jumelo é esse que vc usou nessa sua caminhonete?
Abraços Ismael
Amigo Gostei da sua adaptação mais queria saber outra coisa qual jumelo é esse que vc usou nessa sua caminhonete?
Abraços Ismael
Olá, Ismael!
Este conjunto de suporte e jumelo é do caminhão MB 1113, o mesmo que foi instalado na minha. Se Tem mais fotos ho tópico da Rural Tarja Preta (na sessão Frota 4x4 Brasil) e no meu tópico tb - Neytiri (link na minha assinatura abaixo).
Abraço!
Ismael Montes Sousa
27/09/2012, 00:01
ola amigos ai vai alguns materiais de auto ajuda lembrando que não sou eu o idealizador e sim o nosso amigo sergio . ok
Amigo até hj eu estou boiano nessa peça ai como que é? manda fazer ou já tem pronta?
Ismael Montes Sousa
15/03/2013, 23:19
All:
Amigo que feixe de molas é esse que vc ta usando? é dificil a adaptação? fica mais macia e mais baixa Obrigado
Boa noite galera!!
Alguem ja ouviu falar da direção semi hidraulica da Kombi?? sera que da pra adaptar na F75??
obrigado a todos
Boa tarde, sou novo aqui , gostaria de saber se a direcao do santana manual fica boa e o que vou precisar trocar na f75, pois as barras de direcao sao novas e originais... desde ja agradeco
Dantas Guedes
18/03/2015, 13:48
Olha,vai ficar boa sim.O suporte vai ser o Mesmo da hidráulica sugerido nos posts anteriores, fica bom sim. Mas a Original é muito diferente, esta vai ser paralela ao diferencial e a barra de direção, não paralela ao chassi como a direção original.
correabh
05/06/2015, 23:46
Tambem sou novo por aqui.... Estou adaptando direção Gol e não é hidráulica. Estou fazendo igual ao Julio. Tenho dúvidas quanto a adaptação da coluna direção pois quero aproveitar a original e cortar. Seria possível? Alguma foto detalhada? Grato.
squinzani
26/01/2016, 09:14
Caro amigo,
coloquei sim para adaptar a DH, vc pode usar a polia do Opala que é dupla, vc terá de procurar um torneiro para abrir o centro da polia e fazer novas furações, simples assim.
qualquer dúvida mando e-mail com foto mais detalhada.
pode me mandar mais fotos ?
estou estudando qual das polias vou duplicar... ai essa idéia achei legal.
manda aqui no forum que todos já ficam vendo as fotos.
antonio umino
26/01/2016, 14:57
Squinzani.
coloca a polia da bomba de água do corcel ... acho do corcel II.....
coloca uma sobre a outra e faz uma nova furação dos parafusos da polia. fica muito bom...
Colocar a polia dupla do opala. deve diminuir a rotação da helice.. pois ela é muito maior...
A do corcel. usa a correia tipo 10 a mesma do corcel.... e a original do motor Bf. é 13...
ok..
abraços.
antonio umino
30/11/2016, 15:19
539857
539856
Esta caixa de direção hidraulica do santana foi adaptado em um F 75 e a barra de direção está batendo na caixa.hidraulica.
Colocaram calço no suporte de mola para abaixar o molejo. mas mesmo assim está pegando...
Alguém já colocou esta caixa em uma Rural ou Pickup (f 75).... e tem uma colocação melhor??
obrigado.
abraços...