PDA

Ver Versão Completa : Cruzeta do munhão x Homocinética



Alexandre Vaz Ferreira
14/05/2004, 00:38
E aí pessoal :D

Alguém já viu falar em usar ou usa homocinética no lugar da cruzeta do munhão no CJ :shock: :roll: :?: .

Ouvi dizer que aqui perto tem uma empresa que fabrica carreta agrícola e usam as homocinéticas do gol, não sei se é verdade :? , vou verificar, parece que o semi eixo adaptado já vem pronto tb não sei daonde :oops: .

Até então achava que era lenda, quando hoje em conversa com um amigo, que tem um CJ 74, ele me disse que quebrou uma homocinética, isso mesmo, ele foi verificar e tinha a tal da homocinética de um lado e cruzeta de outro.

Lembro que noutro tópico bem antigo, o Monge, se não me falha a memória, levantava a possibilidade de usar esta adaptação já que tinha quebrado 3 cruzetas até então.

Será que a tal homocinética é mais resistente que a cruzeta :?: . E será que é uma boa essa adaptação :?:

Um abração

Elmer_Jeep
14/05/2004, 01:13
alguns amigos aki já comentaram num tópico sobre instalação de homocinética nos cardãns informando que as homocinéticas são mais resistente q as cruzetas(quem não aguenta são as coifas).

bom, mas sobre caso citado aqui eu já vi em alguns cj3 ORIGINAIS homocinéticas no munhão.

meu cj5 está com munhões de toyota band adaptado nas carcaças dana44 utilizo nele as homocinéticas da toyota que são bem robustas, já utilizei antes quando a carcaça dana era original, tinha apenas que fazer um retrabalho no torno pra homocinética(toyota) não raspar dentro da carcaça do munhão(dana) quando fazia curvas, nada que fragilizasse a peça.

Resumindo, se é melhor ou pior não dá pra perceber, mas pela robustez do conjunto apresenta ser beeem mais resistente do que aquela cruzetinha...
8)
[]'s (sempre adaptados)

Eduardo Velo
14/05/2004, 09:40
fala Alexandre , penso o mesmo que o RR , só não colocaria homocinética pela fragilidade da coifa , apesar de não ser tão bom exemp. os Hummers usam homocinética , só que são coifas saradas , pela informação que tive , ainda não cheguei perto de um pra tirar a dúvida , Marrua tbm vai ser montado com homocinética ...

[]s...

Alexandre Vaz Ferreira
14/05/2004, 12:35
Beleza pessoal

Se a homocinética vai dentro do munhão, tudo cheio de graxa, será que precisa coifa :?: . Elmer, vc usa coifa?
Vou ver se descubro como fazem na empresa que citei (se é que fazem mesmo :? ).
Um abração

Elmer_Jeep
14/05/2004, 12:55
Não amigos, não uso coifa, apenas citei as coifas no caso de a homocinética ser instalada no cardân.

Agora tem alguns diferenciais onde o munhão é aberto, tipo nos engesa ou no wrangler, aí nesse caso acho que pra usar homocinética teria sim que usar uma coifa pois nesses tipos de munhão aberto a homocinética ficaria exposta.
Qualquer dúvida, pergunte novamente :)
8)
[]'s esclarecedores.

leopoldo
15/05/2004, 00:13
EU uso as homocinéticas da toyota.

só que o trabalho de colocá-las lá é o cão.

tem que fabricar semi-eixo e espaçador de manga.

deve sair por volta de uns 2.000,00 para fazer um kit, +-.

Alexandre Vaz Ferreira
15/05/2004, 11:17
Boa Leopoldo

Tu acha que a homocinética é melhor que cruzeta para ser usada no munhão dos CJ :?: .
Mesmo sendo díficil e caro tu recomendaria esta adaptação :?: . Como é +/- o trabalho que tem que fazer no semi eixo :?: .

Nesta empresa que citei antes, parece que os semi eixos vem pronto de algum lugar, esta semana vou tentar descobrir e ver se consigo umas fotinhos :wink: .
Um abração

fugger
15/05/2004, 13:38
EU uso as homocinéticas da toyota.

só que o trabalho de colocá-las lá é o cão.

tem que fabricar semi-eixo e espaçador de manga.

deve sair por volta de uns 2.000,00 para fazer um kit, +-.

:shock: 2000 po um kit? :shock:

De qual Toyota é esta homocinetica? Da Band?

Se são, não compensaria trocar os eixos por completo?

Além de aumentar a resistencia do conjunto, muda algo no quanto vc pode virar o pneu?

[]'s chocados

leopoldo
15/05/2004, 21:42
No meu caso, como já tinha desenvolvido freio a disco e o novo projeto do eixo do meu CJ não compensava usar eixo de toyota, afinal teria que trocar tudo....disco, pinça, roda livre, jogo de rodas, etc......

No caso do esterçamento, é praticamente igual.

Assim, apenas fabriquei os suportes da homocinética e os semi-eixos para aguentar o V8, que faz os semi eixos dianteiros originais do jeep virar farinha.

Lembrem que no meu CJ, uso um eixo dianteiro na traseira, para o esterçamento !

Sem dúvida alguma, a homocinética da BAND é muito mais resistente que
a cruzeta sem vergonha (garfo inclusive) do jeep.

Só que o trabalho de adaptação só compensa num projeto complicado como o meu.

Agora, para vocês, se o problema é resistência mecânica, aconselho a colocar o eixo inteiro da toyota(BAND) e os dois, lógico. Só atentem que não há as opções de coroa-pinhão como tem no DANA 44.

Só prestem a atenção no seguinte detalhe:

cruzeta ou homocinética, só sobrevivem se não houver excesso de torque com as mesmas esterçadas, ou seja, quando forem fazer fora de estrada e o jeep está atolado, não se pode afundar o pé no acelerador, principalmente na reduzida se a roda estiver esterçada.

Quanto mais esterçamento na roda mais fácil das mesmas irem para o espaço.

E no meu caso, eu desenvolví meu próprio kit. Como?

1-faça um desenho em corte completo do eixo DANA 44, com precisão de 0,5 mm, nas 3 vistas, em escala 1:1, com todos os detalhes.....desde a roda livre até a coroa/pinhão, caixa do diferencial, inclusive as carcaças de munhão interno e externo. Encontre todos as eixos x,y,z das peças e seus ângulos de trabalho. Inclusive do semiéixo e das cruzetinhas.
2-faça o mesmo só com a homocinética da BAND, mas detalhado. Desmonte uma e desenhe peça por peça.
3-sobreponha os desenhos e encontre o centro de giro da homocinética que teria de ser o mesmo das cruzetas.
4-naturalmente, o cubo dianteiro ficará mais para fora.
5-um fator que ajuda nesta adaptação é que a flange brochada da BAND é igual à do CJ, a menos das estrias, assim, uso a roda livre do CJ, mas o cubo interno da BAND.
5-agora desenhe um suporte da bucha de bronze fosforoso da homocinética, que também poderá ser o suporte da pinça.
6- agora você tem como calcular o comprimento dos semi-eixos.
7-agora é só detalhar as peças, escolher os materiais e partir para o torneamento, frezagem, têmpera, revenimento, etc.....etc.....etc.....

Simples, mas dá trabalho; principalmente para fazer os desenhos das peças.

Alexandre Vaz Ferreira
15/05/2004, 22:51
:shock:

Sergio Rocha
15/05/2004, 22:57
Um dia chego lá.(daki a 5000 anos) :cry:

Alexandre Vaz Ferreira
15/05/2004, 23:48
:lol: :lol:

fugger
16/05/2004, 18:25
:shock: :( Obrigado pela explicação Leopoldo, mas...
.
.
.
.
.
.
.


:cry: acho que as cruzetas vão ter que aguentar mais um pouco...

[]'s

alan4x4
27/10/2004, 22:12
GALERA NÃO DESANIME VOU COLOCAR O MITO PRA RODAR, DE KOMBI MAS VOU COLOCAR NO SARGENTO E VER A MERRECA QUE VAI DAR, POIS NÃO AGUENTO MAIS ESSA TAL DE CRUZETA QUE NÃO ME DEIXA TERMINAR UMA TRILHA SEQUER !!! CONTO PRA VCS SE VOU ESTAR FELIZ OU (*&&¨%%$5@#@!@#%%&%%¨%¨##%$%$%$ DA VIDA MAS QUE VOU TENTAR VOU, ENTRE ESSE SITE E OUTROS RECOLHI O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO SOBRE AS COIFAS, A TAL VELOCIDADE MULTIPLICADA, BÁ BÁ BÁ, MAS PELO VISTO PELO SISTEMA DA KOMBI VAI SER BEM SEMELHANTE SEGUNDO O MEXÂNICO DO MEU SARGENTO... EM BREVE NO MÁXIMO NO FERIADO TEREI BOAS OU MÁS NOTÍCIAS !!! :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :cry: :cry: :cry:

Sergio Rocha
27/10/2004, 22:14
GALERA NÃO DESANIME VOU COLOCAR O MITO PRA RODAR, DE KOMBI MAS VOU COLOCAR NO SARGENTO E VER A MERRECA QUE VAI DAR, POIS NÃO AGUENTO MAIS ESSA TAL DE CRUZETA QUE NÃO ME DEIXA TERMINAR UMA TRILHA SEQUER !!! CONTO PRA VCS SE VOU ESTAR FELIZ OU (*&&¨%%$5@#@!@#%%&%%¨%¨##%$%$%$ DA VIDA MAS QUE VOU TENTAR VOU, ENTRE ESSE SITE E OUTROS RECOLHI O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO SOBRE AS COIFAS, A TAL VELOCIDADE MULTIPLICADA, BÁ BÁ BÁ, MAS PELO VISTO PELO SISTEMA DA KOMBI VAI SER BEM SEMELHANTE SEGUNDO O MEXÂNICO DO MEU SARGENTO... EM BREVE NO MÁXIMO NO FERIADO TEREI BOAS OU MÁS NOTÍCIAS !!! :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :cry: :cry: :cry:

Acho q vão ser más notícias.

Alexandre Vaz Ferreira
27/10/2004, 23:51
GALERA NÃO DESANIME VOU COLOCAR O MITO PRA RODAR, DE KOMBI MAS VOU COLOCAR NO SARGENTO E VER A MERRECA QUE VAI DAR, POIS NÃO AGUENTO MAIS ESSA TAL DE CRUZETA QUE NÃO ME DEIXA TERMINAR UMA TRILHA SEQUER !!! CONTO PRA VCS SE VOU ESTAR FELIZ OU (*&&¨%%$5@#@!@#%%&%%¨%¨##%$%$%$ DA VIDA MAS QUE VOU TENTAR VOU, ENTRE ESSE SITE E OUTROS RECOLHI O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO SOBRE AS COIFAS, A TAL VELOCIDADE MULTIPLICADA, BÁ BÁ BÁ, MAS PELO VISTO PELO SISTEMA DA KOMBI VAI SER BEM SEMELHANTE SEGUNDO O MEXÂNICO DO MEU SARGENTO... EM BREVE NO MÁXIMO NO FERIADO TEREI BOAS OU MÁS NOTÍCIAS !!! :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :cry: :cry: :cry:

Alan

Vai devagar meu............. pensa bem.............. estuda.......pensa de novo........estuda mais um pouco........ pensa mais....... :wink:

Por exemplo: Esse tópico é sobre homocinética no munhão :roll: ......... é isso que tu vai fazer :?:

um abração

leopoldo
28/10/2004, 08:44
Se for no munhão, a única homocinética que eu conheço, nacional e com um preço razoável e que pode ser achada em desmanches e pode ser + facilmente adaptada no jeep é a de toyota BAND.

Essa homocinética que o colega dele achou enrustida no CJ - 74 só pode ser a antiga do jeep, chamada de Rzeepa. Só que não se acham mais para vender aqui no Brasil. O último par vendido pela agromotor esta com um colega que usa num willys 1949.

equipeminas4x4
28/10/2004, 09:37
Fala sério,

Todo dono de Vitara e Samurai sonha em ter uma cruzeta no dif. dianteiro e vc quer fazer o caminho inverso?? Se uma cruzeta não tá aguentando o tranco, uma homocinética de Kombi é que não vai aguentar mesmo.
É engraçado, pois o sistema do Willys é um dos mais confiáveis que existe, no quesito resistência e vc diz que tá quebrando direto. É melhor olhar isso direito, deve tá com problema em outro lugar, o que faz a cruzeta ter problemas.

[]´s

billj
28/10/2004, 12:17
Comparando conjuntos do mesmo tamanho, a bichacinética é mais forte que a cruzeta. E pode invertir a relação..... Ou seja, comparando conjuntos da mesma resistência, a bichacinética é menor em tamanho.......

Porém, a bichacinética tem lá suas restrições. Qualquer sujeira dentro dela e já era. E ela não aguenta rotações tão altas quanto a cruzeta, devido á coifa.

Abraços,

leovalle
28/10/2004, 12:50
Fala sério,

Todo dono de Vitara e Samurai sonha em ter uma cruzeta no dif. dianteiro e vc quer fazer o caminho inverso?? Se uma cruzeta não tá aguentando o tranco, uma homocinética de Kombi é que não vai aguentar mesmo.
É engraçado, pois o sistema do Willys é um dos mais confiáveis que existe, no quesito resistência e vc diz que tá quebrando direto. É melhor olhar isso direito, deve tá com problema em outro lugar, o que faz a cruzeta ter problemas.
[]´s

Esse problema é muito conhecido por mim, chama-se pé de chumbo. Já fui um dos maiores moedores de transmissões e um dos maiores críticos de bloqueios. Fiquei tentando inventar soluções mirabolantes e fui até contra alguns aqui no fórum (lembra Bill) sobre o uso de bloqueio, bloqueio de macho ser braço, etc, etc, etc.

Me rendí e bloquei o carro e passei longos 7 meses sem quialquer quebra nas transmissões, mesmo fazendo trilhas de grau máximo de radicalismo. Fiz o ET desse ano sem bloqueio e tenho certeza que o conjunto não quebrou, apesar de eu ter fincado o pé, por ter preservado as peças da transmissão de rural que comprei em estado quase de zero durante o uso do bloqueio.

Bloqueie, tire o pé e terá com certeza menos quebras. Hoje o que defendo é o investimento na suspensão, pneus, direção e nas relações de redução. O resto melhor deixar original (eixos). Agora se tiver grana, compre logo os 60 iguais do Tannure ou os antigos que ele tá vendendo.

[]'s

leopoldo
28/10/2004, 14:28
Leo Valle,

O bloqueio não foi projetado para moer transmissão, juntamente o contrário, preservá-la, mas você qostaria saber porque um jeep com bloqueio pode mais facilmente moer peças??????

Sandro Tannuri
28/10/2004, 16:02
...compre logo os 60 iguais do Tannure ou os antigos que ele tá vendendo.

[]'s

Obrigado pela propaganda amigo Leo.

Não se esqueçam que a cruzeta do D44 nacional e menor do que a do D30 importado, ou seja o ponto fraco desses eixos dianteiros sempre sera a cruzeta. Tem gente que fabricou semi-eixos para usar a cruzeta grande e não quebrou mais.

Abraços,

leovalle
28/10/2004, 16:45
Leo Valle,

O bloqueio não foi projetado para moer transmissão, juntamente o contrário, preservá-la, mas você qostaria saber porque um jeep com bloqueio pode mais facilmente moer peças??????

Leopoldo,

Não entendí sua colocação, já que disse exatamente ao contrário.

"Bloqueie, tire o pé e terá com certeza menos quebras. Hoje o que defendo é o investimento na suspensão, pneus, direção e nas relações de redução. O resto melhor deixar original (eixos). Agora se tiver grana, compre logo os 60 iguais do Tannure ou os antigos que ele tá vendendo. "

Agora "mas você qostaria saber porque um jeep com bloqueio pode mais facilmente moer peças??????"

Explica aí essa frase, pq boiei? Isso é uma pergunta, uma crítica ou o que?

[]'s achando que esse cara tá bebendo

leovalle
28/10/2004, 16:50
...compre logo os 60 iguais do Tannure ou os antigos que ele tá vendendo.

[]'s

Obrigado pela propaganda amigo Leo.

Não se esqueçam que a cruzeta do D44 nacional e menor do que a do D30 importado, ou seja o ponto fraco desses eixos dianteiros sempre sera a cruzeta. Tem gente que fabricou semi-eixos para usar a cruzeta grande e não quebrou mais.

Abraços,

Sandro,

Depois de vendidos cobro a comissão :D

Com certeza a opção pelas cruzetas mais fortes praticamente eliminam o problema e não tem os incovenientes das homocinéticas.

Sandro, vc optaria por trocar por homocinéticas? sim/não, Pq?

[]'s

Sandro Tannuri
28/10/2004, 17:35
Sandro, vc optaria por trocar por homocinéticas? sim/não, Pq?

[]'s

Se eu tivesse um D44 nacional trocaria as cruzetas pelas grandes se fosse usar pneu ate 38", acima disso não gastaria para juntar para um 60.
Homocineticas não me agradam.

Abraços,

leopoldo
28/10/2004, 19:30
Explica aí essa frase, pq boiei? Isso é uma pergunta, uma crítica ou o que?

É uma pergunta para chegar à uma explicação técnica, baseado na sua afirmação de que tinha colocado blocante e tinha moido peças.

É que existe uma má interpretação generalizada sobre os efeitos na transmissão por um jeep com blocante.

Embora o auto-blocante seja uma necessidade na aplicação off road, como todo equipamento quando não usado de acordo com as limitações que impõe à máquina, alguma coisa vai para o espaço e isso nã está escrito no manual.

Um jeep com auto blocante tem mais chances de moer um semi-eixo ou até quebrar um diferencial, quando comparado com um equipado com o diferencial normal.

E isso é por um simples motivo: sobrecarga da tensão de torção no eixo.

Num jeep blocado, o blocante distribui a torção em 2 semi-eixos ao mesmo tempo, porém, num fora de estrada, quando as rodas podem sair do chão, tudo bem que o jeep não atole, afinal o blocante está lá para isso,
mas......
e esse é o segredo, toda vez que uma roda sai no ar ou perde aderência, um lado, ou melhor, uma planetária e consequentemente um semi-eixo leva a carga de 2 semi eixos.

Isso não acontece no diferencial normal, pois uma roda patina e a outra para. na reduzida a situação piora com a redução multiplicada pelos 2,46 do jeep.

Então, é normal esperar que num jeep com blocante seja possível quebrar, por exemplo, um semi-eixo, coisa que não acontecia quando o mesmo jeep tinha diferncial normal.

A sua atitude de aliviar o pé, sem que você talvez não soubesse o real motivo, acabou sendo acertada e é isso mesmo que deve ser feito.

Num jeep blocado, todo o cuidado é pouco, não só numa estrada para não perder o controle, mas para também não perder o "controle" e fincar o pé e moer o jeep.

Parabéns pela intuição. Aproveito então para encorajar os outros, que não tem o mesmo bom senso a tirar a sua experiência como lição.

Preservar a máquina para não quebrar o bolso e a cara.

leovalle
29/10/2004, 01:02
Leopoldo,

Mais uma vez acho que você não entendeu minhas observações.

O caso não é de intuição, mas de experiência. Suas colocações são pertinentes e chegam a ser óbias suas explicações.

Mas se você obsevar bem o que escrevi verá que em momento algum afirmei que blocante quebra carro. O que quebra carro é fadiga, ânsia e na maioria das vezes burrice.

Discordo quando vc diz que o carro bloqueado tem mais chance de moer qualquer coisa, seja por que pretexto for. A sobrecarga existe por um simples motivo: VAIDADE E MEDO DE SER SACANEADO. No meu caso uso uma ferramenta que substitui essa palavra e se chama guincho.

Você mostra ter um ótimo conhecimento técnico.

Sem falsa modéstia possuo conhecimento prático. Visite:

http://www.radicaloffroadclube.com.br/
http://www.radicaloffroadclube.com.br/03endurance/03endurance05pos.htm
http://www.jipeirosanonimos.com.br/03conhecaaturma/03leovalle.htm
http://www.jipeirosanonimos.com.br/15destaques/15d03.htm

[]'s aguardando você na Super do Trial de SP

leopoldo
29/10/2004, 12:08
Bom, muito obrigado pelo elogio Leo, mas:

O que eu disse acima é verdade, infelizmente.

Somente os diferenciais tipo DESBLOCANTES, como os de discos de atrito , como os POWERLOCK e TRACKLOCK não sobre carregam os semi-eixos.

Todos os outros, como arb, no-spin, truetrack , etc.....sobre-carregam.

Mas esse não é o intuito desse tópico.

É só um lembrete.

Eduardo Velo
29/10/2004, 12:25
Leopoldo , penso o mesmo , os de disco tipo Cheroka , tudo bem , mas esses que bloqueiam 100% forçam todo o cjto desde o motor até a pta de eixo ...
Os carros de arrancada que bloqueiam 100% e reforçam pinhão , homocinéticas ... acabam entortando biela pq todo o esforço acaba sendo transferido ao virabrequim , daí se tira uma idéia do esforço feito ...
A habilidade do piloto conta muito , mas que tem muito mais esforço com bloqueio 100% não tenho dúvida , principalmente um cjto muito rodado ...

[]s ...

leovalle
29/10/2004, 15:24
Bom, muito obrigado pelo elogio Leo, mas:

O que eu disse acima é verdade, infelizmente.
Somente os diferenciais tipo DESBLOCANTES, como os de discos de atrito , como os POWERLOCK e TRACKLOCK não sobre carregam os semi-eixos.
Todos os outros, como arb, no-spin, truetrack , etc.....sobre-carregam.
Mas esse não é o intuito desse tópico.
É só um lembrete.

Mais uma vez reforço que vc tem conhecimento técnico e que está correto nas observações. Quando digo que não quebra, não estou dizendo que não força, pois isso é óbvio.

tentando ser mais claro, o que tenho por experiência é que com os bloqueios, os obstáculos tornam-se mais transponíveis e isso faz com que não se precise fincar o pé no fundo pra passar na marra.

Portanto com certeza é mais fácil quebrar fincando o pé num carro sem bloqueio, do que quebrar passando na maciota usando o bloqueio. Claro que tudo o que sempre escrevo estou pensando em trilhas e obstáculos de alto grau de dificuldade, onde os não bloqueados tem pouca possibilidade de transpor.

Ufa. espero que dessa vez tenha sido claro.

[]'s

leopoldo
29/10/2004, 15:28
claro como uma supernova !

voltemos então ao dilema das cruzetas ou o autor do tema não volta mais.

Alexandre Vaz Ferreira
29/10/2004, 18:08
E aí pessoal :D

Alguém já viu falar em usar ou usa homocinética no lugar da cruzeta do munhão no CJ :shock: :roll: :?: .

Ouvi dizer que aqui perto tem uma empresa que fabrica carreta agrícola e usam as homocinéticas do gol, não sei se é verdade :? , vou verificar, parece que o semi eixo adaptado já vem pronto tb não sei daonde :oops: .

Até então achava que era lenda, quando hoje em conversa com um amigo, que tem um CJ 74, ele me disse que quebrou uma homocinética, isso mesmo, ele foi verificar e tinha a tal da homocinética de um lado e cruzeta de outro.

Lembro que noutro tópico bem antigo, o Monge, se não me falha a memória, levantava a possibilidade de usar esta adaptação já que tinha quebrado 3 cruzetas até então.

Será que a tal homocinética é mais resistente que a cruzeta :?: . E será que é uma boa essa adaptação :?:

Um abração


Pessoal

Ainda lembram o assunto desse tópico.................................. :roll:

Pois é, como fiquei de investigar bem como era essa história de homocinética no lugar da cruzeta, fui na tal fábrica de Carretas Agrícolas hoje e é o seguinte:
- Eles, por falta de cruzetas de boa qualidade atualmente no mercado resolveram fazer o sistema com a homocinética do gol;
- Eles fazem um novo semi eixo a partir de uma barra de aço com uma das pontas torneada e frezada para o encaixe pra homocinética;
- segundo o dono , já fizeram mais de 200 conjuntos e aplicaram em suas carretas agricolas, que é uma espécie de veiculo tracionado que substitui o trator para serviços mais leves como colheita de frutas e etc
- desses 200 (400 semi eixos) somente 2 quebraram
- Ele me disse que poderia perfeitamente ser usadas em todos modelos de Jeeps, canela fina ou grossa, Rural e F75, mesmo que em condições severas como nossas trilhas;
Aí vai as fotos do conjunto.

um abração

leovalle
29/10/2004, 18:17
Alexandre,

Cara, sentí um frio na espinha. aquela estria levou calor, em provavelmente uma têmpera "maçarico banho de óleo".

Não sentí firmeza, mas se alguém puder ser corajoso e tentar ser a cobaia, pode ser :D

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
29/10/2004, 18:22
Putz

Falto dizer que qualquer dúvida do pessoal o dono (Sr Gilberto) tá disposto a responder:

Industrial Margil Ltda
Dono: Gilberto Martini
Fone: (55) 99414913
E-mail: margil@luanett.com.br

E o mais importante............. PREÇO..........

...............350,00 o conjunto

e ai pessoal, será que aguenta, pelo menos acho que é melhor que essa cruzetas de "antimônio' feitas por aí :lol: .

um abração

Alexandre Vaz Ferreira
29/10/2004, 18:29
Alexandre,

Cara, sentí um frio na espinha. aquela estria levou calor, em provavelmente uma têmpera "maçarico banho de óleo".

Não sentí firmeza, mas se alguém puder ser corajoso e tentar ser a cobaia, pode ser :D

[]'s

E aí Leo

Tive essa impressão também, vo pergunta pra eles outra hora :?

Mais uma foto :wink:

leopoldo
29/10/2004, 18:33
Bom, no meu V8 uso mesmo as da toyota, fabricadas pela albarus.

Os semi-eixos de SAE 4340 temp/revenido.

essas aí acho que virariam pó.


pode ser que para os 4 e 6 cilindros aguente, sem a reduzida.

Alexandre Vaz Ferreira
29/10/2004, 18:38
e aí Leopoldo

Tu acha que o semi eixo ou a homocinética não aguentariam?
Ou os dois?
Sem reduzida não dá né :roll:

um abração

leopoldo
29/10/2004, 20:56
Pelas fotos vemos:

1- o semi-eixo foi rebaixado de forma a poder usinar o entalhado da homocinética. A camada usinada deve ser de uns 3 mm, exatamente a camada de cementação que eu suponho, tinha nesse eixo.

Conclusão:

o semi-eixo está beeeem mais fraco que o original, eu diria uns 30%, no mínimo.

2- a ponteira da homocinética foi usinada e soldada à homocinética do VW. Portanto o tratamento térmico de têmpera por indução foi para o espaço e não sabemos a qualidade do aço, o acabamento e como foi o posterior acabamento que foi usado na ponteira.

Conclusão:

A homocinética deve ter ficado beeeeeem mais fraca que a original e eu estimo em 40% da resistência de uma original.


Faça um teste:

coloque um jogo no jeep.
pare numa rua asfaltada.
esterçe a direção.
coloque 1º reduzida.
engate a roda livre.
arranque com força.
engate a ré.
faça o mesmo.
depois da 3º vez, se não ouvir um estouro, tem boas possibilidades.

leovalle
29/10/2004, 21:30
Alexandre,

Tenta conseguir com o cara um kit pra teste. Se esse negócio der certo, acredito que ele vai ganhar uma grana.

Vai lá e vira cobaia pra nóis :lol:

Alexandre Vaz Ferreira
30/10/2004, 13:29
Leopoldo e Leo

Obrigado pelas observações de vcs :D

Eu ainda nunca quebrei essas cruzetas do munhão, mas como to colocando o 4.1 é certo que as possibilidades de quebra aumentarão........mas então tá descartado essas "bichacinéticas", mesmo assim valeu a pesquisa, pois fica a alternativa ai pra algum jeepeiro de Shopping :twisted: :lol: .

O Sandro falou da possibilidade de instalar cruzetas maiores. como será que se faz isso :?: ?

Qual será a marca de cruzetas tipo original mais confiáveis no mercado hoje.........Se não me engano o Giovani quebrou 2 ou 3 novas rapidinho e só parou de quebrar quando colocou uma antiga que conseguiu num ferro velho :shock:

Um abração

Eduardo Chaves
30/10/2004, 15:07
...Qual será a marca de cruzetas tipo original mais confiáveis no mercado hoje...

Spicer...

[]'s...

leovalle
30/10/2004, 21:06
O Sandro falou da possibilidade de instalar cruzetas maiores. como será que se faz isso :?: ?

Não tenho certeza, mas acho que o Sandro importou as dele. SE realmente estiver pensando, um kit desse deve tá na faixa de R$ 3.000,00. Se tiver interesse ou qualquer dúvida, ou pra encher o saco mesmo, manda a pergunta pro André (do ET) que agora tá se dedicando exclusivamente a preparações especiais, principalmente para retardados como nós. o site dele é:
www.worldscap.com.br

[]'s

Wallace
01/11/2004, 12:01
Somente os diferenciais tipo DESBLOCANTES, como os de discos de atrito , como os POWERLOCK e TRACKLOCK não sobre carregam os semi-eixos.

Todos os outros, como arb, no-spin, truetrack , etc.....sobre-carregam.

Truetrack sobrecarrega? Tem certeza, ele é deslizamento limitado, por engrenagens mas é, e com uma roda no ar ou sem tração, toda a tração vai para ela.
Eu também acho que bloqueios tipo Lock-right ou similares não devem gerar quebras, pois deveria pular dentes antes de quebrar algo.
O perigo mesmo é não seber usar um ARB ou soldar.

leopoldo
01/11/2004, 15:03
Todo bloqueio que pode transferir 100% da tração a uma roda (apenas)que esteja tracionando o jeep impõe a força extra no semi-eixo.

Reduzido é pior. Não é que vai quebrar sem mais sem menos mas, se o piloto insistir no pé no acelerador, sempre vai existir o risco de ouvir aquele belo estalo !

cristiano
01/11/2004, 16:41
tem uma materia de um cara que mora aqui em Brasília que tem um Jeep com homocinética no lugar de cruzeta e nunca teve problemas...

procurem por dragão federal aqui no forum....

Sandro Tannuri
01/11/2004, 17:26
O Sandro falou da possibilidade de instalar cruzetas maiores. como será que se faz isso :?: ?

Não tenho certeza, mas acho que o Sandro importou as dele. SE realmente estiver pensando, um kit desse deve tá na faixa de R$ 3.000,00. Se tiver interesse ou qualquer dúvida, ou pra encher o saco mesmo, manda a pergunta pro André (do ET) que agora tá se dedicando exclusivamente a preparações especiais, principalmente para retardados como nós. o site dele é:
www.worldscap.com.br

[]'s

O esquema que sugeri e esse do Andre mesmo, ele fabricou os semi eixos para cruzeta grande. As cruzetas importadas são muito caras e não fariam sentido num D44 19 estrias.

Abraços,

cevvedana
19/06/2012, 21:40
e aí pessoal :d

alguém já viu falar em usar ou usa homocinética no lugar da cruzeta do munhão no cj :shock: :roll: :?: .

Ouvi dizer que aqui perto tem uma empresa que fabrica carreta agrícola e usam as homocinéticas do gol, não sei se é verdade :? , vou verificar, parece que o semi eixo adaptado já vem pronto tb não sei daonde :oops: .

Até então achava que era lenda, quando hoje em conversa com um amigo, que tem um cj 74, ele me disse que quebrou uma homocinética, isso mesmo, ele foi verificar e tinha a tal da homocinética de um lado e cruzeta de outro.

Lembro que noutro tópico bem antigo, o monge, se não me falha a memória, levantava a possibilidade de usar esta adaptação já que tinha quebrado 3 cruzetas até então.

Será que a tal homocinética é mais resistente que a cruzeta :?: . E será que é uma boa essa adaptação :?:

Um abração




ai magrão realmente a homocinética resiste mais que a cruzeta, uso em uma rural e até agora esta melhor que o cruzeta, adaptei a do tempra..... é meio complicado mais o certo é desmontar a homocinética para não destemperar as esferas.

cevvedana
19/06/2012, 21:42
A melhor homocinética é a do tempra, o corretoédesmontar as esferas para não destemperar, qualquer torneiro faz os corte e ememnda usando a mesma roda livre e as mesmas planetárias......

xicoffck
23/06/2012, 15:53
354811

hahahahaha

diego4x4
05/07/2012, 03:25
A melhor homocinética é a do tempra, o corretoédesmontar as esferas para não destemperar, qualquer torneiro faz os corte e ememnda usando a mesma roda livre e as mesmas planetárias......

Realmente, troféu de ouro por desenterrar o tópico, foi longe em amigo...
Mas enfim vc mencionou que usa homocinéticas do tempra? nunca vi isso, são resistentes? que motor e quais pneus vc usa?

É que estou montando a minha com um v6 4.3 e já ia partir para um kit com homocinéticas de band. mas to pesquisando ainda quais são as alternativas disponíveis no mercado.

M-Beltrame
05/07/2012, 10:26
Diego, continua com a da band... Por melhor q as homo do tempra sejam elas ainda são fracas para o nosso uso...
Ela é boa no tempra...




T+

M-Beltrame
10/07/2012, 15:52
Pessoal boa tarde.
Pra colocar as homo de band no jeep eu tenho q comprar qual kit???
Eu telha q comprar o kit completo com semi cubo roda-livre?
Pensei q tinha um kit para fazer a adaptação com oq eu já tenho, sem precisar comprar tudo novo...



T+

xicoffck
11/07/2012, 03:46
compra o kit parcial com semi eixo e a estria interna da roda livre, mas vai precisar usar a manga de eixo original por dentro pra caber a homocinética! e talvez uma leve esmirilhada no munhão! abs

maico lapschies
11/07/2012, 09:59
Pessoal boa tarde.
Pra colocar as homo de band no jeep eu tenho q comprar qual kit???
Eu telha q comprar o kit completo com semi cubo roda-livre?
Pensei q tinha um kit para fazer a adaptação com oq eu já tenho, sem precisar comprar tudo novo...



T+

olha o kit da enfer
http://www.rota4x4.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_325_Willys-%20Kit%20Eixo%20Diant%20Dif%20Dana%2044%20(19%20e% 2030%20Estrias)%20Cod.Enfer%201011364.jpg
usa os rolamentos, porcas, travas originais. roda livre tem que trocar a parte interna( vem no kit)
só faltaria as homo da toy bandeirantes, e no munhão por dentro passar a retifica.


esse seria o kit mais em conta, depois tb tem o ensemic. e o da totaltork que vem completo,com cubo,manga e rolamentos mais resistentes.

[]'s

M-Beltrame
12/07/2012, 09:50
Obrigado pela ajuda, rápida por sinal, valeu.
Já tomei uma decisão, vou compra esse kit q vcs indicaram, tem lá na rota4x4 por um preço bom e já vem com as homos.
O meu eixo se quebrou quase por inteiro, foi roda livre, cruzeta e semi-eixo tudo na msm porrada...




T+