Ver Versão Completa : Amplificador de Faisca (Centelha) funciona?
Pessoal!
Esses produtos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62152963-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57341035-_JM
afirmam aumentar em 15% a economia de combustível e na mesma ordem ganho em toque, em especial em baixas rotações.
Alguém usou ou usa esse equipamento?
Ele realmente funciona?
Caro Laos.
O que eu uso na minha Rural (motor BF-161 - original dela!) é o que se segue:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61043674-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-_JM
Notei diferença na partida com o motor frio (fica afogado por muito menos tempo), no consumo que pulou de 4,5 km/l para 6 km/l (gasolina) e o motor que esta parecendo um relóginho faz tempo, se for contar que depois que instalei o módulo não regulei mais nada...
Em relação as ignições que vc colocou o link, procure no próprio forum dos Cj's que tem um tópico falando sobre a ignição da CM Racing. Me parace que é tão forte que se estiver usando cabos de velas de baixa qualidade, o faísca rompe o isolamento do cabo e pula para o bloco do motor.
segue o tópico abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31297
Pelo que ví, tem gente descendo a lenha no produto do cara e gente idolatrando o mesmo.
No meu ponto de vista, não vale a pena por um kit destes. Se é realmente tão potente assim, vai ter que gastar mais com cabos de vela, rotor do distribuidos e toda a parte de ignição do seu motor. Aparentemente este tipo de ignição é bom pra quem tem muita preparação no motor, se ficar tudo original e por a ignição vai ser um queima-queima só.
Sem contar que o atendimento do cara é uma bost@.
Abraços
Caro Laos.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61043674-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-_JM
Notei diferença na partida com o motor frio (fica afogado por muito menos tempo), no consumo que pulou de 4,5 km/l para 6 km/l (gasolina) e o motor que esta parecendo um relóginho faz tempo, se for contar que depois que instalei o módulo não regulei mais nada...
Em relação as ignições que vc colocou o link, procure no próprio forum dos Cj's que tem um tópico falando sobre a ignição da CM Racing. Me parace que é tão forte que se estiver usando cabos de velas de baixa qualidade, o faísca rompe o isolamento do cabo e pula para o bloco do motor.
segue o tópico abaixo.
Pelo que ví, tem gente descendo a lenha no produto do cara e gente idolatrando o mesmo.
No meu ponto de vista, não vale a pena por um kit destes. Se é realmente tão potente assim, vai ter que gastar mais com cabos de vela, rotor do distribuidos e toda a parte de ignição do seu motor. Aparentemente este tipo de ignição é bom pra quem tem muita preparação no motor, se ficar tudo original e por a ignição vai ser um queima-queima só.
Abraços
isso só gera discussão de quem ouviu dizer que....me contaram que.....ouvi falar que.......
uso a varios anos e só tive alegrias,quanto aos cabos de vela isolando uma vez só bem feita resolve....
mas como vc mesmo diz na sua assinatura.........
alexandre roveri
19/09/2007, 08:07
Caro Laos.
segue o tópico abaixo.
Abraços
Oh, rapaizi, eu tava doido pra colocar uma igniçãozinha dessa no meu BF 3.0 ! Como é que foi pra instalar e a regulagem ? :pensativo:
m0r473n53
19/09/2007, 09:08
Caro Laos.
Abraços
Assino em baixo, também instalei no meu BF161 um modulo destes, e comprei justamente este do anuncio, funciona muito bem e o Motor esta funcionando feito um relojinho, sem falar que é bater na chave e o motor pegar (isso frio). e a instalação é rápida e facil de fazer. :palmas:
Milton Quindim
19/09/2007, 11:24
Assino em baixo, também instalei no meu BF161 um modulo destes, e comprei justamente este do anuncio, funciona muito bem e o Motor esta funcionando feito um relojinho, sem falar que é bater na chave e o motor pegar (isso frio). e a instalação é rápida e facil de fazer. :palmas:
Aumentou a potencia ? e o consumo dominuiu mezsmo?
m0r473n53
19/09/2007, 13:35
Aumentou a potencia ? e o consumo dominuiu mezsmo?
quanto a potência aumentou concerteza, ja o consumo eu ainda não tive oportunidade de verificar, e acho que não vou saber tão cedo, estou prestes a começar uma reforma geral nela, (chassis, cambio e direção). mas acredito que realmente o consumo diminua, pois o motor esta trabalhando muito bem.
m0r473n53
19/09/2007, 19:28
caso alguém queira o modulo de ignição para veiculos com platinado, o contato do cara do mercado livre é esse: marcelotonella@gmail.com
é mamão com açúcar pra instalar o módulo dele.
abraço t+
interessante mesmo o sistema fora que o Marcelo é muito gente fina
segue o video:
http://www.dedobroca.com/video.html
pelo que vi a faisca sai uns 5 milimetros mesmo com a vela mais "aberta" e o mais legal vc pode colcoar uma bobina de gol MI por exemplo que vai gerar mais força ainda sme ferrar com o platinado (e o condensador fica inutilizado)
idéia muito boa gostei mesmo
ah oque posso dizer de experiencia no meu voyage sport sobre isso é o seguitne
coloquei apenas a bobina do santana MI no meu voyage 94 a alcool e realmente pega muito fácil de manhã com o frio que for menos de 10ºc, ou seja tme nego gastando ai com bobina da accel moh dinehirão sendo que uma relez bobina plástica de 60 reais marflex resolve o problema e ainda melhora o consumo.
não digo que será a solução definitiva no motor BF-161 mas sim a mais econômica custoxbeneficio
claro uma ignição mais moderna, com distribuidor eletronico partida eletrica e talz seria maravilhoso e fica perfeito, mas acredito que sempre que vc puder ter opções mais baratas em jeep já que ele vai cair na lama e pode muito bem detonar todos esses modulos e etc é sempre bem vinda.
O Fontana ali em cima fala bem da CM racing e do modulo deles pois usa no carro dele e tem tempo de teste com ela, acho um ponto válido e interessante, mas tudo é custo x beneficio, dependendo de quanto se gasta num modulo daquele, toda a alteração necessária e vedação pra não ter fuga e tudo mais derepente vale mais a pena a troca do motor por um mais moderno que vai funcionar normal para nossa aplicação.
Não é para gerar polêmica mas temos sempre de considerar custo x beneficio e a utilidade do veículo, acho que se vc tem um jeep montado para o dia a dia, um projeto que vc quer gastar e investir o valor de um carro zero troca logo o motor por um injetado e vai fundo, agora montar isso pra colocar na lama e ter uma provável queima do módulo por causa das condiç!ões que enfrentamos acho um pouco de falta de noção de valores, se bem que tem gente que tem condições de gastar o quanto quer, mas lhes pergunto... vale a pena?
Fontana:
Exatamente! como eu digo em minha assinatura... só quero aprender e dar "pitacos" porque se conselho fosse bom eu vendia. Neste caso em especial, questiono o mesmo que o Rubenssx, que fez questão de salientar por várias vezes. Se posso com L$5.000,00 comprar um motor V6, com ignição e injeção eletrônica, com 150cv, por que vou investir 10% de um motor desses pra melhorar um motor com, no mínimo 30 anos de uso, que já apanhou muito nesta vida, e só tem uns 90cv? NA MINHA OPINIÂO NÂO VALE A PENA. Mas é só a minha opinião!!! não vale a pena ficar perdendo tempo no teclado pra discutir isso.
Alexandre Roveri:
Não querendo menospresar ninguém mas, a instalação é ridicula de simples. Em 1° lugar, quando comprei o módulo do Marcelo, uma das coisas que ele me pergunto foi o tamanho que eu queria que ele fizesse o chicote do módulo, pra não ter que ficar fazendo emendas nos fios. Acertado isso, ele me mandou 3 e-mails. Um explicava como instalar o módulo, outro explicava como regular o ponto de ignição do motor e outro falava sobre o GAP das velas, que nem sempre significa sinal de maior e/ou melhor faísca. Quando o módulo chegou, já sabia de cabeça como deveria fazer. Ai foi retirar o distribuidor, limpar tudo, trocar o platinado, eliminar o condensador do sistema (não é necessário condensador por causa do módulo, que o inutiliza), fixar o módulo sob o painel da Rural (uso a Rural para trilhas, então foi melhor proteger bem!), passar os fios para o cofre do motor (pedi que o chicote tivesse 1,5 metros de comprimento), ligar toda a fiação (4 fios, um no terra, um no (+) da bobina, um no (-) da bobina junto com o fio da chave de ignição e outro direto no platinado), regular o ponto de ignição do motor, dar a partida e pular de alegria.
Milton Quindim:
Como já postei, minha Rural fazia de 4 a 4,5km/l antes do módulo. Depois do módulo passou a fazer, no mínimo 6km/l. Deve-se levar em consideração que fiz uma geral no motor todo, troquei: platinado, bobina, cabos de vela, velas, bóia do carburador, agulha do carburador, giglê (mantive a mesma giclagem porém, com um giclê novo), aquela bombinha da rápida do carburador e regulei a ignição e a alimentação todinha. Como disse o m0r473n53, o motor pega frio e sem precisar afogar, tem melhores respostas com o motor em lenta e em rápida. Outra coisa que influencia diretamente no consumo é aquela peçinha que fica acomodada no pedal do acelerador, quanto mais pesada, mais o carro bebe. ;)
Ia esquecendo de dizer que o Marcelo ainda colocou uma chave liga-desliga no módulo, quando vou deixar a Rural na rua, sempre levo comigo a Rosca da chave-geral e desligo o módulo, assim, se alguem quiser roubar a Aleluia (não sei quem poderia querer roubar uma Rural mas,...), vai ter que levar empurrando ou arrumar uma rosca de chave-geral igual a minha e ainda saber desse pequeno "segredo".
Um abraço.
Lama
agora num é mais segredo heim???? ehueuehueheuh
Opsss!!! É que me escapuliu!!! Hahahahaha. Não dá nada!
Rubens.
Vc disse que colocou a bobina do Gol MI no Voyage. Ficou bom? Não deu nenhum problema? Li em outros tópicos que se por a bobina do Gol MI tem que colocar uma pre-resistência, se não a bobina esquenta muito e queima (tudo isso com o módulo, é claro!!!). É verdade? Qual bobina vc tem no seu BF-161?
No meu, tenho uma Marflex azul clara, que é pra usar com motor somente a platinado - apesar de usar o módulo.
Abraço
Elmer_Jeep
24/09/2007, 00:36
Galera, desculpe se a pergunta for idiota, minha área é motor diesel, também trabalho com Retífica de motores e os conheço por dentro.
Pergunta: Esse módulo aí do mercado-livre deixa o funcionamento da viatura(BF161) como se tivesse distribuidor eletronico? A eficiencia é a mesma ou é um meio termo entre platinado X eletronico ?
[]'s
Olá Elmer, não sua pergunta seria deveras pertinente
nào saberia precisar se é um distribuidor eletronico, mas diriamos que seria um platinado infinito (só chaveando, nào passa faisca nele com amperagem alta) e o condensador é inutilizado, logo isso seria sim uma ignição eletroncia com a vantagem de poder colcoar uma bobina muito mais forte e oque via te impedir de subir mais a potemcia da faisca será os cabos de velas e velas.
Vantagens são claras dá pra melhorar a queima com uma faisca melhor sem precisar gastar muita grana com um distribuidor eletronico.
outra vantagem que vejo é que se o modulo queimar ele é transistorizado e deve ter componentes discretos que possibilita qualquer tecvnico em eletronica de qualquer esquina arrumar o modulo sem precisar necessariamente trocar tudo ao custo de centavos ou no maximo 10 reais algma peça!
Danniel Pizatto
24/09/2007, 01:48
Elmer, não seria 100% eletrônico pois continua o platinado e os avanços à vácuo e centrífugo.
Elmer,
Isso pode ser chamado de "ignição por platinado com assistência eletrônica", onde a eletrônica entra com a função de amplificador de corrente, permitindo que uma corrente elétrica de pequena intensidade na entrada faça o controle de uma corrente de maior intensidade na saída, e com circuito do tipo é possível eliminar o desgaste dos contatos do platinado, o que já é grande coisa em se tratando de ignição via platinado, mas normalmente não se vai muito mais longe do que isso.
Caso tenha interesse, em meu site (endereço na assinatura) na seção "teoria" item "ignição" encontrará informação que trata justamente sobre amplificadores de corrente.
Sds,
Sukys
Thiago Rodeghel
24/09/2007, 02:14
Não conheço esses outros módulos, mas eu tenho um conjunto desses no meu CJ... e realmente funfa:concordo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62834456-_JM
[s]
Elmer_Jeep
24/09/2007, 09:31
Valeu pessoal, obrigado pelas informações.
[]'s
jeep4x4podre
24/09/2007, 22:46
Pessoal, fiquei interessado nesses amplificadores, alguém já colocou um desses (CM Racing ou TechRace, MSD) nos 4.1 injetados que possuem bobina de ignição direta ? Caso não seja possível, será que existe alguma outra opção ou alternativa para amplificar a faísca ?
thanks !
4x4podre
seguinte se o seu motor já tiver ignição eletronica vc pode opta rpor colcoar modulo MSD ou CMRACING sim só que depende o quanto quer gastar e do quer se quer apenas uma sensível melhora coloque uma bobina mais forte e mantenha cabos supressivos e pronto tá tudo em casa
terá um motor mais eficiente já mas se qusier os modulos só instale como o fontana disse
guto_udesc
04/10/2007, 00:33
Colegas jipeiros ..
Tenho um jeep 70 com motor 6cc original, com platinado e demais originais também.
Li aqui no fórum sobre esses amplificadores de faísca. Qual a diferença dos amplificadores de marcas diferentes ?? Porque tanta diferença nos preços ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62152963-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57341035-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-platinado-_JM
Preciso de acessórios a parte ou basta comprar esse módulo e instalar ? Fácil instalação para o mecânico ? Preciso trocar os cabos de vela ? Hoje o motor está com 8.0 mm supressivo em silicone, posso usar esse ?
Valeu
Prezados,
peço licença para sugerir os links http://www.motorspice.com.br/motorAntigo.htm e http://www.motorspice.com.br/dis/dis.htm
que tem a ver com as discussões sobre igniçãoxplatinadoxdistribuidor.
Um abraço!
Sérgio
guto leia o topico inteiro e irá entender que o msd precisa do distribuidor eletronicoe ignição eletroncia e já o modulo não precisa, leia tudo com calma que irá entender melhor