PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre guincho!!!!!

JAIME MOREIRA
18/09/2007, 15:58
Tenho uma duvida que ainda não achei a resposta!!!
Comprei um Troller 04, e acabo de instalar um guincho work 9000!!!:dance:
Quando pesquisei sobre guincho tirei muitas duvidas aqui e encontrei outras....
A maioria fala que o work 9000 é mais que suficiente pra puxar um troller, outros falam que é muito fraco!!
Já li muito sobre cabos de guincho estourando, então aí vai a minha duvida...
Tirando a hipótese de cabo velho e enferrujado, muitos ja tiveram o cabo de guincho estourado, principalmente quando exigidos ao estremo...

Então quanto suporta um cabo de guincho??????????

Se o cabo estiver bom e se romper não é sinal que o guincho teve mais força do que o cabo pode suportar??
Adianta ter um guincho super potente e o cabo não suportar???
abraços

alexandre roveri
18/09/2007, 16:32
Por ser um equipamento de segurança, cabos de aço obedecem, pelo menos deveriam, a uma norma de construção !
Existem muito tipos de alma :- alma de aço de uma perna, perna de cabo, etc
Alguns tipos de trançagem: - a direita, a esquerda, regular,etc

Esse site tras alguma coisa pois as tabelas são um tanto extensas : - http://www.cabopec.com.br/produtos/cabosdeaco/index.php

Tb pesquise por "CIMAF", excelente fabricante

E tem tb o fator diâmatro de carretel, quem limita o diâmtro máximo do cabo a ser enrolado nele

JAIME MOREIRA
18/09/2007, 18:26
Tb pesquise por "CIMAF", excelente fabricante

ok, mas queria saber nos cabos originais que vem no guincho work..etc..
aguentam 9000 libras ... até 12500 libras???????????

abraços:concordo:

joão k. chikui
18/09/2007, 20:13
Jaime , seu questionamento é apenas sobre o Cabo , ou no geral , e principalmente a caixa de contatores ??
Gosto muito do 12000 compacto, para viaturas pesadas como troller e Band.

JAIME MOREIRA
18/09/2007, 20:25
João,
essa minha duvida é mais sobre o cabo mesmo, ja ouvi muita gente falando que o cabo estourou, quase acertou um... etc
aquele papo que todo mundo ouviu!!!!
o cabo estoura porque ja ta ruim ou estoura porque o guincho é mais potente que o cabo???

alexandre roveri
19/09/2007, 08:01
Pois então Jaime, nos sites indicados tem muito material a respeito de como identificar a hora da troca e possiveis indicios de defeitos !
Outra coisa, tem as tabelas indicativas para identificar a capacidade de carga dos cabos , seu guincho é 9000libras né ? Que dá 4082kg !
Identificando o cabo por diâmetro e tipo é possivel saber se ele está subdimensionado ou não !
Agora se os casos relatados por ai são referentes a manutenção inadequada, bom, quem sou eu pra julgar, né ?
Acho que o importante é saber se o seu está conforme com as normas de segurança ou não ! E como vc é o usuario do equipamento deve ter conhecimento pra julgar se o seu está legal né ! :concordo:

folgado
19/09/2007, 08:32
Jaime,
o cabo de aço do Work 9.000 é da mesma bitola e tamanho que o do Work 12.000 = 5/16" x 30 m.
Só o Work 12.500 que tem 3/8"x30 m de cabo, mas pesa quase o dobro do Work 9.000 (55Kg x 32Kg).
Os guinchos Warn 9.5SI, 9.5TI, 9.5XP também tem cabo de 8 mm (5/16").
Os cabos de aço dos guinchos Ekron, mecânico 9000 Lbs ou elétrico 9500 lbs, também são de 5/16" (8 mm).
Para o Troller, o Work 9.000, na minha modesta opinião, é suficiente, já que tem capacidade de carga de 4.100 Kg.
Um abraço.
Antonio.

Marcelo
20/09/2007, 18:26
Jaime,

O cabo do guincho deve ser encarado como o fusível do sistema, principalmente quando estamos falando dos guinchos mecânicos, onde não há componentes eletrônicos envolvidos (sei que não é seu caso). Ou seja, se o cabo estourou (em condições normais) é porque estava utilizando o guincho para puxar uma carga maior que ele aguenta. Se colocar um cabo mais grosso que o indicado pelo fabricante, corre o risco de danificar o guincho enquanto o cabo continuará intacto.

Por isso, a melhor forma de evitar estouro do cabo é conhecendo o limite do guincho e não exigir que o cabo faça hora-extra em sua vida útil.

[s] guinchados,

RAR
22/09/2007, 19:45
Jaime,
É o seguinte... antes que faça uso do seu guincho é bom que participe de curso ou eventos off-road onde se ensine como utilizar este equipamento. Com a prática vais saber quando e como deve utilizá-lo. A sua preocupação quanto a resistencia do cabo é de certa forma secundária. Pode-se dizer que ela é adequada a capacidade do guincho, que neste caso para um cabo de 5/16" é da ordem 3500 Kgf (carga de rompimento mínima). A capacidade de um guincho, embora nominal seja (no seu caso) de 9000lb, ou seja 4082 Kg, significa que na 1ª. camada do tambor deva ter este valor teoricamente. Na 2ª. camada deve cair para 6000lb (2722 kg) e assim por diante. Todo bom jipeiro numa trilha deve avaliar as situações que se apresentam antes de fazer uso a torto e a direita do guincho, muitas vezes se resolve uma situação com uso cintas e até mais rapidamente. São acessórios imprecindíveis ao guincho uma ou duas cintas, manilhas e patesca. Não deixe de compra-los. Tem manual muito bom da Warn na net que dá boas dicas. De resto bons passeios, mas sempre acompanhado.
Sdçs

folgado
23/09/2007, 12:09
A patesca é muito importante.
Com ela e um ponto de ancoragem no pára-choque você divide por 2 o esforço no cabo do guincho (e também não exige tanto da bateria).
Em compensação, divide-se por 2 também a velocidade com que o jipe é puxado.
E também divide-se por 2 o alcance do cabo de aço, já que ele terá de "ir" até a patesca e "voltar" ao pára-choque do guincho. Então, para resolver esse problema, umas cintas são muito úteis.
[]'s (não me esqueci das antigas aulas de física...)
Antonio.

joão k. chikui
23/09/2007, 12:32
Folgado, no caso do guincho elétrico , a afirmação que ao colocar patesca a velocidade cai pela metade , nem sempre é verdade.
Se vc comparar a velocidade de recolhimento do cabo com tensão quase máxima, onde esta se reduz significativamente, com a velocidade com metade desta tensão( já que estará fazendo uso da patesca) , onde o elétrico trabalha mais rápido, fica bem equilibrado.

folgado
23/09/2007, 20:42
Folgado, no caso do guincho elétrico , a afirmação que ao colocar patesca a velocidade cai pela metade , nem sempre é verdade.
Se vc comparar a velocidade de recolhimento do cabo com tensão quase máxima, onde esta se reduz significativamente, com a velocidade com metade desta tensão( já que estará fazendo uso da patesca) , onde o elétrico trabalha mais rápido, fica bem equilibrado.

entendi...

carraro
24/09/2007, 14:55
a resposta é bem simples:1) sim o guincho é mais potente do que o cabo,2) ele é o fusivel pra nao quebrar outra coisa + cara, 3)+ o mais importante ,NAO Ç FICA ENTRE O VEICULO E O OBJETO QUE Ç ESTA PUXANDO A MENOS QUE QUEIRAM UMA TRAJEDIA, POIS COMO DIÇ CABOS SAO O FUSIVEL E ARREBENTAM NAO PORQUE ESTAO ENFERRUJADOS OU COISA PARECIDA + SIM PORQUE ESTAO: SOFRENDO TRAÇAO ALEM DO QUE PODEM SUPORTAR ,OU "MASTIGADOS"devido a nao ç ter paciencia em ajustar a posiçao de enrolamento!!!!!!!,o ideal é perceber que ja ç esta atolado ou coisa parecida e nao ter a menor pressa pra realizar os trabalhos com o guincho que é um aliado poderoso hoje em dia, mas tambem merece muitos cuidados senao te ele deixa nao mao na hora que mais precisar,NAO PREÇISO NEM COMENTAR O USO DE LUVAS DE ALTISSIMA RESISTENCIA PRA LIDAR COM O CABO,mesmo ele estando zero.:concordo: no mais ,2 patescas,2pares de luva,2 anilhas,2 presilhas de cabo,1 lanterna eficiente,1 bateria reserva 70ah(sempre carregada),1 pá,1 enxadinha,2ltrs agua,2 cintas de 3m e muita disposiçao = jeep sempre desatolado:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: experiencia de quem usou eletricos RANSEY a vida toda em trilhas realmente pesadas.desde o 5000PRO até o cavalar do PATRIOT.

joão k. chikui
24/09/2007, 19:51
Carraro
Nem todos guinchos elétricos usam o Cabo de aço como fusível. Não cito marca pois não gosto de polêmica, mas , tenho 2 que "avisam " que vc está abusando: como assim? Tenho voltímetro no painel e quando vc abusa da força , além de ficarem muito lentos, a voltagem da bateria , mesmo com motor ligado abaixa para menos de 11 V , parto para o uso da Patesca. Tenho conversor de 12V dc para 110 V AC na viatura, que apita um alarme quando a tensão abaixa a este ponto.
Sei que se continuar abusando, a caixa de solenóides desativam por um tempo , acho que como auto-proteção.
Infelizmente , tenho colegas que acham que o bom equipamento é aquele que não pára( estoura o cabo mas não pára).
Carraro , tenho 2 que não param, mas , para trilhas pesadas sempre prefiro os que param sem estourar o cabo.
Ultima curiosidade :Os 2 litros de água é para beber ou tem outra finalidade??

alexandre roveri
24/09/2007, 21:31
Vc´s tem noção do absurdo que está sendo afirmado nesse tópido, de que, cabo de aço é "fusivel" de sistema !
AINDA tem gente falando que é melhor arrebentar o cabo do que queimar um motor :parede:
Pessoal, para, pensa!:roll::discordo:
Vc´s já imaginaram o que seria de uma ponte rolante de 20ton. se o "fusivel" fosse o cabo ?

Caralho, motor compra outro !!! Quanto custa um braço ?
Ou tem alguem aqui no forum que me garante com 100% de certeza, que em 100% das operações de guincho, não me vai passar um Zé Ruela no meio do caminho !
Alguem já pensou no passivo judicial que uma afirmação como essa pode acarretar para um fabricante caso, ocorra um acidente ?

Tem alguma coisa errada ai ! Se a máquina pode tracionar 4 ton. o cabo não pode ter menor capacidade que isso !

JAIME MOREIRA
24/09/2007, 21:44
Caraca...
e eu que achei que esse topico não ia dar em nada, que só eu tivesse essa dúvida!!!
Na verdade esse topico é porque tenho uma baita preocupação por conta do que ja vi em fotos quando o cabo estoura e estou me precavendo pra não fazer besteira...
na ultima trilha, perdidos na mata, tive um pequeno probleminha com o guincho...
no maior atoleiro, meus pneus ja estavam completamente agarrados de barro, e não tracionavam mais nada, pra desatolar usei o guincho, mas estava tão fincado na lama, que o guincho começou a ficar lerdo...
ai mandaram parar e puxar, veio um e falou que estava um pouco quente... pra esperar um pouco, outro sabio (que não me lembro o nome) viu que o cabo estava se enrolando muito junto, todo de um lado, ou seja, era um pouco de cada....
desenrolamos, puxamos, paramos, desenrolamos puxamos, paramos....
até o troller sair....
com uns pneus melhorzinhos tinha sido mais facil, mas deu pra aprender bastante..:concordo:

folgado
24/09/2007, 23:05
Concordo com o Alexandre : cabo não pode servir de "fusível". Se isso fosse verdade, o guincho não ofereceria segurança nenhuma, e não poderia ser vendido da maneira como é, em vários países (alguns deles sérios, por sinal)...
[]'s.
Antonio.

Otávio Luiz
25/09/2007, 17:23
Só pra colaborar com o tópico: existem procedimentos simples que amenizam o perigo de um cabo estourado.
:arrow:Coloque um peso no cabo na hora de rebocar, pode ser um galho de árvore, o tapete de borracha do jipe, um casaco... assim se o cabo arrebentar ele vai pro chão e não ricocheteia.
:arrow:Se for operar o guincho de dentro da viatura abra o capô, te livra de ter um para-brisa ou a testa quebrada.
:arrow:NUNCA deixe ninguém ao lado da viatura, pois se o cabo arrebentar ele vai ricochetear. Peça para todos se afastarem.
Essas aprendi com o mestre José Roberto, no tempo que o curso D´Paschoal era "de grátis".:concordo:
Inclusive recomendo o livro, vejam no site www.tecnica4x4.com.br

Marcelo
25/09/2007, 18:09
Pessoal,

Fui um dos que disseram que o cabo de aço é o "fusível" do sistema para guinchos mecânicos. Segundo o próprio Manual da Ekron, onde também tem inúmeros procedimentos para operação do guincho, todos eles descritos pelos colegas. Se seguidos, dificilmente o cabo, se estourar, irá causar algum acidente.

Mas isso em guinchos mecânicos onde os componentes envolvidos não são passíveis de qualquer componente elétrico/eletrônico que possa causar algum dano durante o uso quando estamos com uma carga além da suportável do guincho.

[s] macanicamente guinchados,

Cavalcante
25/09/2007, 21:05
Marcelo, independente de se tratar de equipamento mecânico ou elétrico, de guincho, talha, guindaste, ponte rolante, o diabo, quando se movimenta uma carga os elementos sob tração (no caso do guincho, o cabo de aço, manilhas e pontos de ancoragem) têm de ter CINCO vezes a capacidade da MAIOR das capacidades envolvidas (ou seja, a da máquina). Porquê tanto? Simples, imagina você que algum desavisado quer mover uma carga de 100 ton, com uma máquina que aguenta tracionar só 40 ton. Se o cabo está justo para a máquina, esta vai tentar puxar a carga, mas não vai conseguir, mas vai aplicar toda sua tração no cabo, que rompe. Se o cabo está devidamente sobredimensionado, a máquina vai aplicar carga, vai se esfolar todinha, mas o cabo que sustenta a carga não cede, e não sai chibateando todo mundo... E volto a dizer, tanto faz se a máquina (guincho, talha, o diabo) é mecânico, elétrico, a vapor ou nuclear...

Fusível aí é a máquina, como um todo, não aguenta, trava... Perde-se uma caixa de transferência ou um conjunto de redutores, mas não se põe ninguém em risco

Marcelo
25/09/2007, 22:23
Cavalcante,

Entendo seu ponto de vista, mas não concordo em partes. Uma máquina tem que estar preparada para os "desavisados", mas quando estamos falando de um equipamento "pessoal" onde o indivíduo que deverá manipulá-lo tem que ser conhecedor do assunto, podemos descartar algumas hipóteses para desavisados.

Até onde sei, todos os fabricantes de guincho mecânico nacional tem o conceito de que "o cabo é o fusível do sistema" e a recomendação é de sempre "proteger" o cabo do guincho para evitar que o mesmo, em caso de ruptura, cause acidentes. Veja bem, se seguirmos sempre esse procedimento estaremos isolando o fator de risco.

Também não podemos generalizar, estamos falando de um equipamento para um veículo, e não de uma ponte onde passa milhões de pessoas por dia, ou de um equipamento que carrega 20 conteiners/hora.

Esse é o meu ponto de vista e respeito o seu.

[s]

Cavalcante
27/09/2007, 08:34
Cavalcante,

Uma máquina tem que estar preparada para os "desavisados", mas quando estamos falando de um equipamento "pessoal" onde o indivíduo que deverá manipulá-lo tem que ser conhecedor do assunto, podemos descartar algumas hipóteses para desavisados.

...

Também não podemos generalizar, estamos falando de um equipamento para um veículo, e não de uma ponte onde passa milhões de pessoas por dia, ou de um equipamento que carrega 20 conteiners/hora.

Marcelo, o que você diz só reforça o que falo. Justamente por ser uma máquina de uso "pessoal", está sujeita à utilização por desavisados, que instalam no carro e saem por aí querendo puxar caminhões. Máquinas pesadas são operadas por pessoal, a princípio, treinado, e não pelo usuário comum. E justamente por serem usuários "a princípio" treinados as normas de dimensionamento ignoram isso e imaginam sempre o caso da besta quadrada operando o maquinário...

Quanto a passar uma ou um milhão de pessoas, acidente é acidente, e pendurar alguém num fusível não é uma atitude responsável da parte de nenhum fabricante.

alexandre roveri
27/09/2007, 11:25
Pessoal,

Fui um dos que disseram que o cabo de aço é o "fusível" do sistema para guinchos mecânicos. Segundo o próprio Manual da Ekron, onde também tem inúmeros procedimentos para operação do guincho, todos eles descritos pelos colegas. Se seguidos, dificilmente o cabo, se estourar, irá causar algum acidente.
[s] macanicamente guinchados,

Primeiro vou pedir desculpas pois relendo o que escrevi me parece meio exagerado agora !
Voltando ao assunto : - Acho que desviamos um pouco sobre o assunto, na verdade acredito que esse tópico deveria focar mais sobre a verificação do estado do cabo de aço, do que se o fabricante está acertando ou errando na sua estratégia de marketing !
Partindo do principio de que o fabricante sabe o que está fazendo e que nem todo consumidor de guinchos tem conhecimento sobre engenharia e cabos de aço, vamos lá !

:arrow: Cabos com marcas de vinco devem ser trocados imediatamente !
:arrow: Cabos desfiados devem ser trocado imediatamente

folgado
27/09/2007, 12:19
Alguém usa aqueles cabos de material sintético, que dizem ser mais resistente que cabo de aço, e mais leve?
É confiável?

JORGE DELMANTO
27/09/2007, 17:08
Esses cabos são bem mais leves, resistentes, nao desfiam, nao enroscam mas sao muito caros.

Ademais, nao basta apenas trocar o de aço pelo kevlar...ha adaptações q devem ser feitas na roldana, para nao desfia-los...

abçs

carraro
30/09/2007, 12:58
:discordo:bom vamos lá,NO MEU VER "CABOS SAO SIM O FUSIVEL DE GUINCHOS"??????simplesmente por que geralmente sao o ponto mais fragil e de menor manutençao do equipamento,+ o maior fator de todos é sem duvida o(CIDADAO BRASILEIRO!!!!)nao é o caso de criar um ponto de vista maluco,+ sim UM PONTO DE VISTA de quem anda no mato a muitos anos!!!!!!acho que já ç vao mais de 20 no minimo,e é ai que julgo que os cabos sao os fusiveis de guinchos ,pois já vi inumeros arrebentarem na cara das pessoas,nao que o equipamento seja mal projetado ou que o cabo realmente seja feito pra estourar antes de qualquer outra peça + sim porque quando queima um solenoide(NO CASO DOS ELETRICOS QUE POR SINAL FAÇO MANUTENCAO AQ NA OFICINA DE VARIAS MARCAS E MODELOS) o brasileiro corre troca-la pra nao ficar sem o guinchinho pro final de semana,quando quebra uma roldana ele corre troca-la pelo mesmo motivo,+QUANDO O CABO SOFREU UMA TORÇAO ABSURDA NA ULTIMA ENCRENCA NINGUEM NEM AMEAÇA DESENROLA-LO PRA VER Ç OCORREU ALGUM DANO QUE O IMPEDIRA DE SER USADO NOVAMENTE" ,BRASILEIRO NAO FAZ MANUTENÇAO PERIODICA EM NADA QUE Ç MOVA ,ELE ESPERA O ULTIMO MINUTO PRA ARRUMAR AS COISAS,E ACHA QUE ESTA ECONOMIZANDO COM ISTO:evil:"quando vai sair de jeep entao deus me livre,é carro dando problema do inicio ao fim da trilha,simplesmente por que nao ç programou uma revisao no "equipamento" depois da ultima trilha,seja guincho, eixos ,ou carburador......tudo bem uns vao dizer que nao tiveram tempo, outros que nao sabem,e ate que nao tinhao grana,TUDO DESCULPA ESFARRAPADA de gente desorganizada,e pouco preocupada com a qualidade do proximo passeio que fará,guinchos sao equipamento de socorro PRA CASOS EXTREMOS,nao ç deve utiliza-los o tempo todo, sejam eletricos ou mecanicos ,senao o carro vivera na oficina dando pau em tudo quanto é peça ,os eletricos consomem vida util de varios outros itens ,(que tambem nao sao verificados)os mecanicos consomem muito combustivel e "empenam" muitas outras peças ,pois arrancam qualquer coisa do lugar , que tambem nao sao verificadas ,depois todo mundo diz que nao sabe por que o jeep ta caindo aos pedaços e da tanta manutençao:parede:,sair com um jeep,bike,moto,ou seja lá oque o cidadao usa pra ç divertir (ou trabalhar)exige "MANUTENÇAO"ate mesmo pro corpo 2 litros de agua sao necessarios em 24h pro cara nao morrer,imagina entao o cabo de aço do guincho que esta desfiado,mastigado,enferrujado,mal instalado,fora de especificaçao, ganchos soltos ,presilhas mal apertadas,curto demais,ou longo demais(travando o carretel),e ainda por cima sem um operador especializado ou no minimo "familiarizado" com o equipamento,(90%)nao sabem pra que lado um cabo deve enrolar ç forem perguntados aq agora e sem ir olhar lá no jeep,:mrgreen:,pessoinhas o cabo é sim o fusivel do guincho por que é o que menos tem manutençao preventiva,todo mundo sabe como puxar um cabo ate um ponto de ancoragem + sao poucos que sabem procedimentos basicos de como ancorar sem que o cabo possa vir a arrebentar,ou MACHUCAR um ser vivo,seja a arvore ou o seu companheiro de "TRiP".E COMO DIÇ LÁAAA ATRAZ guinchos só devem ser usados em casos extremos ,o companheirismo em puxar com outro veiculo ,usar pás,enxadinhas,cortadeiras,regado a muita agua ou (cerveja, pra quem bebe) deve ser colocado em 1 lugar senao daq a alguns anos teremos muitas super maquinas pra nos tirar de enroscos,mas ai só veremos a cara do operador quando começar ou terminar uma trilha.RESPEITANDO O PONTO DE VISTA DE TODOS,+ MANUTENÇAO PREVENTIVA AINDA É O MAIS SEGURO :concordo:

Jeanilson
01/10/2007, 11:38
:discordo:bom vamos lá,NO MEU VER "CABOS SAO SIM O FUSIVEL DE GUINCHOS"??????simplesmente por que geralmente sao o ponto mais fragil e de menor manutençao do equipamento,+ o maior fator de todos é sem duvida o(CIDADAO BRASILEIRO!!!!)nao é o caso de criar um ponto de vista maluco,+ sim UM PONTO DE VISTA de quem anda no mato a muitos anos!!!!!!acho que já ç vao mais de 20 no minimo,e é ai que julgo que os cabos sao os fusiveis de guinchos ,pois já vi inumeros arrebentarem na cara das pessoas,nao que o equipamento seja mal projetado ou que o cabo realmente seja feito pra estourar antes de qualquer outra peça + sim porque quando queima um solenoide(NO CASO DOS ELETRICOS QUE POR SINAL FAÇO MANUTENCAO AQ NA OFICINA DE VARIAS MARCAS E MODELOS) o brasileiro corre troca-la pra nao ficar sem o guinchinho pro final de semana,quando quebra uma roldana ele corre troca-la pelo mesmo motivo,+QUANDO O CABO SOFREU UMA TORÇAO ABSURDA NA ULTIMA ENCRENCA NINGUEM NEM AMEAÇA DESENROLA-LO PRA VER Ç OCORREU ALGUM DANO QUE O IMPEDIRA DE SER USADO NOVAMENTE" ,BRASILEIRO NAO FAZ MANUTENÇAO PERIODICA EM NADA QUE Ç MOVA ,ELE ESPERA O ULTIMO MINUTO PRA ARRUMAR AS COISAS,E ACHA QUE ESTA ECONOMIZANDO COM ISTO:evil:"quando vai sair de jeep entao deus me livre,é carro dando problema do inicio ao fim da trilha,simplesmente por que nao ç programou uma revisao no "equipamento" depois da ultima trilha,seja guincho, eixos ,ou carburador......tudo bem uns vao dizer que nao tiveram tempo, outros que nao sabem,e ate que nao tinhao grana,TUDO DESCULPA ESFARRAPADA de gente desorganizada,e pouco preocupada com a qualidade do proximo passeio que fará,guinchos sao equipamento de socorro PRA CASOS EXTREMOS,nao ç deve utiliza-los o tempo todo, sejam eletricos ou mecanicos ,senao o carro vivera na oficina dando pau em tudo quanto é peça ,os eletricos consomem vida util de varios outros itens ,(que tambem nao sao verificados)os mecanicos consomem muito combustivel e "empenam" muitas outras peças ,pois arrancam qualquer coisa do lugar , que tambem nao sao verificadas ,depois todo mundo diz que nao sabe por que o jeep ta caindo aos pedaços e da tanta manutençao:parede:,sair com um jeep,bike,moto,ou seja lá oque o cidadao usa pra ç divertir (ou trabalhar)exige "MANUTENÇAO"ate mesmo pro corpo 2 litros de agua sao necessarios em 24h pro cara nao morrer,imagina entao o cabo de aço do guincho que esta desfiado,mastigado,enferrujado,mal instalado,fora de especificaçao, ganchos soltos ,presilhas mal apertadas,curto demais,ou longo demais(travando o carretel),e ainda por cima sem um operador especializado ou no minimo "familiarizado" com o equipamento,(90%)nao sabem pra que lado um cabo deve enrolar ç forem perguntados aq agora e sem ir olhar lá no jeep,:mrgreen:,pessoinhas o cabo é sim o fusivel do guincho por que é o que menos tem manutençao preventiva,todo mundo sabe como puxar um cabo ate um ponto de ancoragem + sao poucos que sabem procedimentos basicos de como ancorar sem que o cabo possa vir a arrebentar,ou MACHUCAR um ser vivo,seja a arvore ou o seu companheiro de "TRiP".E COMO DIÇ LÁAAA ATRAZ guinchos só devem ser usados em casos extremos ,o companheirismo em puxar com outro veiculo ,usar pás,enxadinhas,cortadeiras,regado a muita agua ou (cerveja, pra quem bebe) deve ser colocado em 1 lugar senao daq a alguns anos teremos muitas super maquinas pra nos tirar de enroscos,mas ai só veremos a cara do operador quando começar ou terminar uma trilha.RESPEITANDO O PONTO DE VISTA DE TODOS,+ MANUTENÇAO PREVENTIVA AINDA É O MAIS SEGURO :concordo:
Fala, Carraro! :concordo:

Concordo contigo sobre o uso do guincho. Sempre que possível, prefiro puxar (ou ser puxado por) outro jipe pela cinta do que ficar usando o guincho todo o tempo.

Só não entendi sobre a questão do cabo do guincho. Você afirma que ele é o fusível do guincho ou que ele arrebenta pela falta de manutenção? Não entendi muito bem a sua resposta... :oops:

Meu ponto de vista: Fusível - peça projetada para falhar ao atingir um limite previamente estabelecido, a fim de preservar os demais componentes do sistema.

Particulamente eu não acredito que em um guincho com capacidade de 4,500 Kg tenha um cabo que se romperia se ultrapassasse essa carga. Isso seria perigoso e tecnicamente difícil, pois um cabo que agüenta até 4,500 Kg pode se romper antes desse limite (por isso que em elevadores se utilizam "fatores de segurança" elevados para os cabos).

Agora sobre a falta de manutenção preventiva, realmente é algo muito grave o que acontece em nossas trilhas, lugar onde as viaturas são mais exigidas. :-x

[]'s prezando sempre pela manutenção preventiva.

alexandre roveri
01/10/2007, 12:33

Perfeita a sua colocação !!!! :concordo:

Fábio
01/10/2007, 15:04
Vou discordar de todo mundo....(rs)

No meu ver, o fusivel num sistema de guincho, deve ser o motor e não o cabo. Se não fosse assim, o cabo invariávelmente se partiria sempre que o guincho atingisse sua capacidade máxima de carga (independente de manutenção ou não do cabo!)

Não me lembro bem, mas acho que inclusive existem normas de engenharia que deteminam que a capacidade de carga deve ser de 2,6 vezes aquela nominal do equipamento (me corrijam os engenheiros que não foram abduzidos por Sistemas de TI).

[]s

carraro
01/10/2007, 22:53
o cabo nao arrebenta ç ele estiver "OTIMO"no caso dos eletricos o motor (do guincho)super aqueçera antes, ou uma solenoide travara impedindo o acionamento,+ ç o cabo estiver visivelmente com defeitos a chance dele vir a arrebentar, mesmo que esteja com pequena carga sobre ele, sera grande!!!!!por isto nao pense duas x em troca-lo ç estiver em duvida, mesmo que tenha que deixar de ir na proxima trilha pra economizar a $$$$ do cabo.aproveitaçe e retiraçe a parte ruim dele e faz uns de socorro com as sobras boas ,ai amortiza o valor de um cabo novo .PS:Só por curiosidade a parte fraca dos WORK,é no aço empregado nos dentes que fazem o travamento do carretel aos redutores,espanam com relativa facilidade,acho que a WORK deveria rever esta parte do projeto deles pois é um bom guincho,+ JÁ TIVEMOS ALGUNS CASOS DO CABO MESMO ESTANDO RUIM AGUENTAREM,mas os dentes de travamento "banguelarem".A E NA DUVIDA Ç O CABO AGUENTA OU NAO USA UMA PATESCA.

joão k. chikui
02/10/2007, 07:05
X2 X3 !!!
fábio , só discordo de vc onde vc fala que vai discordar de TODO mundo, afinal lá no post #14 defendi os bons equipamentos, que prezam pela segurança.
Pessoal, uso de patesca para dobrar a força aplicada sobre a viatura, não deve ser motivo de chacota dos colegas , mas sim , visto como uma atitude de segurança , visto que divide a tensão aplicada ao cabo pela metade , além de dividir a tensão para outro ponto de ancoragem.

Vou discordar de todo mundo....(rs)

No meu ver, o fusivel num sistema de guincho, deve ser o motor e não o cabo. Se não fosse assim, o cabo invariávelmente se partiria sempre que o guincho atingisse sua capacidade máxima de carga (independente de manutenção ou não do cabo!)

Não me lembro bem, mas acho que inclusive existem normas de engenharia que deteminam que a capacidade de carga deve ser de 2,6 vezes aquela nominal do equipamento (me corrijam os engenheiros que não foram abduzidos por Sistemas de TI).

[]s

Jeanilson
02/10/2007, 11:03
...
PS:Só por curiosidade a parte fraca dos WORK,é no aço empregado nos dentes que fazem o travamento do carretel aos redutores,espanam com relativa facilidade,acho que a WORK deveria rever esta parte do projeto deles pois é um bom guincho,+ JÁ TIVEMOS ALGUNS CASOS DO CABO MESMO ESTANDO RUIM AGUENTAREM,mas os dentes de travamento "banguelarem".
...
Putz! Isso já aconteceu com o meu Work 9000... :putz: :parede:

Só que na época eu não sabia se tinha sido um problema "de projeto" ou se tinha sido causado por uma "barbeiragem" minha, já que o guincho travou após ter sofrido um tranco forte.

Acabei tendo que trocar 6 engrenagens da redução que estavam com os dentes "tortos". :(

[]'s