PDA

Ver Versão Completa : Como Lavar a Viatura Apos a Trilha ?

Murillus
18/09/2007, 13:53
Estou postando um topico que anida não vi por aqui... Como Lavar a Viatura Apos a Trilha... Sei que até soa um pouco besta, mas no meu caso que tb uso a viatura no dia-a-dia, me parece pertinente... até porque nao é só jogar agua e ponto final, pois um 4x4 fica com sugeira até o pensamento e afinal, depois de lama ou praia ou duna, ele bem que merece uma buchinha...

Mas então:

Como se deve lavar uma viatura após uma trilha ?

Murillus
18/09/2007, 14:06
Tem algumas controversias em relação a isso, principalmente quando falam que tem alguns produtos que prejudicam as borrachas, notadamente, as mangueiras. Eu particularmente mando pulverizar com óleo mesmo. Em relação às mangueiras não sei, mas que o carro fica conservado em baixo fica, e tamb''em fica muito mais fácil de limpar.

Mas eu encontrei isso:
1 - A sujeira e as manchas podem provocar danos na pintura do veículo.
2 - As manchas podem desgastar a pintura e também causar a corrosão da lataria.
3 - O melhor local para lavar o carro é na sombra.
4 - A carroceria não deve estar quente para não causar manchas.
5 - A sujeira na parte inferior do carro pode provocar ferrugem.
6 - Enxuguar com panos macios, limpos e sem fiapos.
7 - Encerar o carro a cada lavagem. Isso protege a pintura contra os danos dos raios solares e da poluição.
8 - Nas rodas e nos pneus, limpá-los com água e sabão neutro e uma escova de cerdas macias.
9 - Não se deve utilizar óleo ou qualquer outro produto derivado do petróleo para auxiliar a limpeza, pois podem ressecar e provocar danos na borracha, diminuindo a vida útil do pneu.
10 - Para deixar as rodas brilhando, encer-as periodicamente.
11 - Os produtos utilizados na limpeza do veículo devem ser apropriados para lavagem automotiva.
12 - Evite detergentes domésticos, querosene e óleos.

E ai ?

Murillus
18/09/2007, 14:30
... problema é lavar por preço justo ... acho que jipe não precisa deixar "brilhante" não precisa passar cerinha, não precisa secar, só precisa passar a wap, esfregar, um aspirador e um pano umido por dentro e já era ...

Ai vem um carinha e diz... O que não se deve fazer...

- limpar a carroceria a seco.
- usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.
- raspar as manchas de piche,insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.
- lavar a carroceria quente ou ao sol .
- limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.
- deixar acumular sujeira na carroceria.
- andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos para-lamas.
- as peças em plástico não deverão ser polidas.
- usar produtos que contenham silicones.

Ta vendo como isso é confuso...

Murillus
18/09/2007, 14:37
E pior... acho que depois de uma boa trilha precisa...

Lavar bem por fora e por dentro
Lavar bem em baixo e o motor
Engraxar
Desmontar e limpar os freios principalmente se for lama

Mas como fazer isso? Onde fazer Isso? Que produtos usar?

FábioSM
19/09/2007, 15:47
Murillus,
pois minha dúvida era mais onde deixar o carro aqui em fortal ...
Acabei deixando a S10 do meu pai num lavajato perto daqui de casa, pois era um preço razoavel, e por baixo ele usa óleo rústico antiferrugem...
lavar, aspirar, motor, lavar por baixo .. R$ 30

Murillus
19/09/2007, 16:38
Galera da lama , apesar de fazer trilhas ha um bom tempo , percebo que sempre tem uma coisa nova pra ver na viatura depois da trilha , mesmo alguns colegas que fazem muitas , esquecem da manutenção pós trilha .

Será que poderíamos fazer um check-list pós trilha pra todos poderem usufruir ???

Vou colocar aqui algumas coisas que faço , após mandar lavar e lubr. :

1 - Desmontagem das rodas para verificação e limpeza do sistema de freio .
2 - Abertura da cx seca para inspeção e limpeza
3 - Verificação e limpeza do filtro de ar
4 - Verificação dos níveis e estado do óleo do câmbio e dos diferenciais
5 - Verificação da carroceria e chassi
6 - Verficação dos níveis de água , óleo hid. e óleo do carter
7 - Verificação do sistema de iluminação (sempre solta um fiozinho)
8 - Verificação das coifas em geral (amort. dir. , cx seca , ...)

Parece que gasta muito tempo , mas é bem rápido acho qeu no máx. leva 3 horas , batendo papo e tomando uma cerva , vc nem sente o trampo .

Como já disse , pode ter coisa que não tô verificando e deve ser verificado , se tiver alguém expert em pós trilha deixa o toque aí pra gente ...

[]s ...

É pra aprender a dar uma geral no jipe...

Murillus
19/09/2007, 16:41
... Graxa Anti Ruste da Texaco é a mais indicada para esse tipo de aplicação.... é interassante para o pessoal que está começando a fazer trilhas tornar hábito a verificação desses itens após brincar por aí. A idéia de apresentar a lista é ótima e realmente pode ser aperfeiçoada até chegar a um check list completo de faça você mesmo pós trilha.

Usar diesel ?

Murillus
19/09/2007, 17:01
... procurando um produto para pulverizar a parte inferior do veículo (chassis, suspensão, etc) que seja repelente de água e pó...

Diesel serve ?

... caso do chassi e suspensão já estejam com pontos de ferrugem, existe algum produto que remova essa ferrugem?...

... Já ouvi falar que o Texaco Anti Ruste é muito bom...

Mas isso diminui a vida util das borrachas...

Murillus
20/09/2007, 14:43
Pois é, também queria passar algo embaixo do meu carro, para conservá-lo. Como moro em cidade litorânea, sempre há maresia. O fundo do carro ainda está intacto, é uma Xterra 04, que andava quase que somente em asfalto. Mas acho que foi aplicado óleo de mamona nela.

Agora o que será que eu faço? Lavagem com água quente e aplicação de protetor de chassis? Tem que ser um produto que dure pelo menos 1 ano...

Tenho o mesmo problema que vc... poir é que ainda ponho a viatura na praia e na duna... haja maresia...

rogeriomasih
27/09/2007, 01:26
Qual o problema do óleo de mamona?
Sempre escutei que ele não resseca as borrachas...

Gildo Antônio
28/09/2007, 21:59
Olá.

Óleo de mamona eu não sei, mas existe um produto indicado para ser aplicado no chassi.
Eu encontrei a informação sobre ele aqui no forum mas não me lembro do tópico. Apenas guardei o site no favoritos: http://www.ipiranga.com.br/petroleo/distribuicao/conteudo_postos_produtos_lubrificantes_automotivos 6.htm

Abraços.

Gildo.

Murillus
01/10/2007, 13:58
Qual o problema do óleo de mamona?
Sempre escutei que ele não resseca as borrachas...

Segundo o carinha que lava meu carro, oleo de mamona deixa tudo muito melecado e por isso gruda muita sujeira e areia, ou seja, proteje contra ferrugem mas prejudica as peças devido o atrito pela sujeira que acumula...

... existe um produto indicado para ser aplicado no chassi.
http://www.ipiranga.com.br/petroleo/distribuicao/conteudo_postos_produtos_lubrificantes_automotivos 6.htm

Protetor Super
- Óleo protetor especialmente desenvolvido para pulverização de chassis de automóveis, caminhões, ônibus, equipamentos agrícolas e de terraplanagem.
- Grande poder antiferrugem e anticorrosivo, com forte ação desaguante.
- Cria uma camada protetora que evita corrosão.
- Não ataca as partes emborrachadas e mangueiras.
- Embalagem disponível: 1 Litro (24x1 L) e 20 Litros (Balde)

Murillus
01/10/2007, 14:57
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/conservacao.htm

Após a lavagem recomendo pulverizar um produto especial tipo óleo para proteger as partes metalicas, caixas de rodas e longarinas contra ferrugem. Eu uso os óleos protetores de chassi das marcasCastrol Protetor de Chassi e Texaco Fluido Anti Ruste. O produto da Texaco parece uma graxa e é dificil de pulverizar e deverá ser aquecido em banho de água quente antes de pulverizar, ou então aplicado com pincel. Evite de aplicar o produto nos pneus e no cano de escapamento. O cano de escapamento umedecido com óleo protetor irá soltar muita fumaça quando ligar o motor e esquentar. Para proteger pequenas áreas por baixo da Rural você pode usar um óleo protetor fino disponivel em embalagem de aerosol de muitas marcas (M1, WD-40, Locktite, Jimo, etc...). Após varias lavagens e aplicações de óleo protetor no chassi será formado uma pelicula resistente que irá proteger o chassi por muitos anos.

Barao de Castro
13/01/2008, 14:17
Estou postando um topico que anida não vi por aqui... Como Lavar a Viatura Apos a Trilha... Sei que até soa um pouco besta, mas no meu caso que tb uso a viatura no dia-a-dia, me parece pertinente... até porque nao é só jogar agua e ponto final, pois um 4x4 fica com sugeira até o pensamento e afinal, depois de lama ou praia ou duna, ele bem que merece uma buchinha...

Mas então:

Como se deve lavar uma viatura após uma trilha ?

Eu anda muito pouco em praia, meu negócio é mais dunas mesmo, e como também uso o carro na semana, fgeralmente mando lavar na segunda, lavagem geral inclusive motor), no caso uso esses pulverizadores de chassi. Agora só0 faço uma exigência ao cara do lava-jato, que só começe a lavar o motor quando o carro estiver frio, no mínimo depois de uns 30 mim parado, e ter máximo cuidado com água na parte eletrônica.

sds

Breno

Barao de Castro
13/01/2008, 14:23
Diesel serve ?

Mas isso diminui a vida util das borrachas...

Eu sempre lavei meu carro, parte do motor com diesel para desengordurar e facilitar a lavagem, mas sempre ouvi dizer que é rui para as borrachas. Atualmente pulverizo meu carro com óleo POLVITEC, produto exclusivo para chassi, e o preço que pego no representante é bom, 1 litro custa R$8,00. Alguém conhece esse produto?

sds

Breno

landeirohpcu
29/11/2008, 16:36
Bom oleo de mamona 100% não ataca as borrachas mas é muito caro, diferente desses que compramos em postos que contem aditivos de enximento derivados de petroleo que atacam as borrachas
Melhor coisa que se faz e utilizar vaselina solida, disolva e aplique com pistola por baixo, usava em minha toyota bandeirante e nunca tive problema com buchas, quando usei momona disolvel as buchas.
vaselina quem indicou foi um amigo da comunidade da bandeirante, onde ele me explicou por a + b que vaselina não ataca
abraço

Murillus
30/11/2008, 15:32
depende do carro...

se for troller... tira os pneus e manda muita agua... depois passa antitruste...
de tempos em tempos é bom pintar o troller por baixo... mas nao sei o nome da tinta que usam... so sei que fede pra dedeu...

se for land... fazer semelhante ao troller... e se preocupar muito com o chassi...

se for de metal... suzuki por exemplo... tira os pneus e o disco de freio e manda muita agua... depois passa antitruste...
e uma semana antes das trilhas tb passe o antirustre...

ou seja, lavar é agua mesmo... e por depois algo pra nao oxidar...

[]s

diogofsnet
30/11/2008, 16:14
Olá pessoal.

Tenho um vitara e gostaria de saber quais são os cuidados que se dever ter com a viatura após cada trilha,seja na terra ou na lama,pra manter o bicho conservado...coisas como onde é essencial apertar,onde e como limpar,conferir folga,etc.

Desde já agradeço.
abração

JEFFCATUNDA
30/11/2008, 16:29
Olá pessoal.

Tenho um vitara e gostaria de saber quais são os cuidados que se dever ter com a viatura após cada trilha,seja na terra ou na lama,pra manter o bicho conservado...coisas como onde é essencial apertar,onde e como limpar,conferir folga,etc.

Desde já agradeço.
abração
Diogo.

O que conserva a viatura é lavar o mais rapidamente possivel...e dependendo do tipo de terreno que vc andou, as vezes é necessário té trocar os óleos.

Se andou só em areia/ barro seco, faz lav.com polimento comum, com jato de alta pressão e lubrifica graxeiros + anti-rust por baixo da viatura...

Se pegou agua( principlmente salgada) e pouca lama...adicione a lav. anterior a retirada das rodas...e se pegou muita lama...a retirada dos cubos para limpeza das pastilhas e lonas de freio...e verificar se o óleo da transmissão ta contaminado com agua.....bem como verificar o estado do radiador e do alternador, pois acumulam lama petrificada e se danificam....

JEFFCATUNDA
30/11/2008, 16:40
Olá pessoal.

Desde já agradeço.
abração
Dê uma olhada aqui.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32028 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32028)

diogofsnet
17/12/2008, 22:35
vlw jeff agora vou saber cuidar da criança direitinho

hercilio.neto
17/12/2008, 22:55
Rapaziada,

Quando volta da trilha cheio de barro (por cima, por baixo e por dentro) é legal bater uma água urgente. Mesmo que voce chegue em casa de noite.
Porque o barro seca e gruda de tal forma... Isso quando não vem com mato enfiado nas molas e nos eixos...
Aí no dia seguinte, manda pro lava-rápido e faz tudo isso que falaram.

Um abraço a todos

HERCILIO NETO

JEFFCATUNDA
18/12/2008, 00:02
vlw jeff agora vou saber cuidar da criança direitinho
espero ter ajudado colega.

EEKTEIMOSO
11/01/2010, 22:12
Prezados,

Alguém poderia me dizer qual melhor modo para efetuar uma lavagem após uma trilha? A utilização de vaselina por baixo dos carros ainda é recomendável?

Grato.

Chiari
12/01/2010, 12:10
Bem legal esse tópico, esse é o maior fator que me faz abdicar de alguma trilha.

Como estou de mudança aproveitei pra fazer uma caixa de decantação na frente de minha casa para que o barro não chegue até a rua, pois é condomínio e ai já viu né.

POrem gostaria de saber se alguem conhece algum produto que diminua a quantidade de terra que vem nos jipes, ou seja algo que reduza a aderencia dessa terra.

Não estou dizendo que não vai trazer nehuma terra, e sim que venha um pouco menos.

Já ouvi falar em pulverizar diesel por baixo e nas caixas de roda, porem fiz um teste e achei que não foi muito efetivo, alem de ecologicamente incorreto.

Abraço a todos.

JJMenescal
28/01/2010, 11:22
Olá pessoal,

Sempre lavei meu carro (Tracker 2008/2009), após passeios e viagens em praia, somente com bastante água, incluindo a retirada das rodas para lavagem dos cubos. No entando, tenho percebido, ultimamente, o aparecimento de alguns indícios de corrosão em estado bem inicial. Na verdade, são aqueles pequenos salpicados amarronzados em poucos pontos do chassi e bandejas dianteiras. Algo bem típico de veículos que trafegam pelo litoral.

No intuito de interromper este processo, pretendo aplicar na parte inferior da minha Tracker o Protetor Super da Ipiranga. De todos os produtos mencionados aqui, foi o que mais me chamou atenção, além de ser, aparentemente, o único que continua no mercado.

A única contra-indicação que verifiquei foi constar em sua composição o óleo de mamona. Já tinha ouvido falar que tal produto ataca seriamente as borrachas e mangueiras. No entanto, resolvi pequisar um pouco mais e encontrei a seguinte citação que apresento à vossa opinião:

O uso do óleo como lubrificante tem sido amplamente difundido sobretudo em algumas situações específicas em que os óleos minerais tornam-se menos eficientes. Tal é o caso de certos equipamentos, como mancais ou engrenagens sujeitas a esfriamento a água, determinando, portanto, a necessidade de lubrificação com óleo de mamona, cujo grupo hidroxílico no derivado ricinoléico, lhe confere alta capacidade de aderência às superfícies umedecidas. Além de seu baixo ponto de solidificação, em torno de 30oC negativos, outras qualidades do óleo de mamona, tais como resistência ao escoamento e viscosidade elevada, o recomendam também como lubrificante de turbinas de aeronaves ou de veículos automotores que operam em regiões geladas. Suas características físicoquímicas favorecem, por outro lado, a sua utilização como fluído para freios hidráulicos de veículas, não atacando a borracha, metais ou plásticos, sendo que esta aplicação do óleo de mamona é a mais importante no Brasil.

O texto foi extraído do site: http://www.biodieselbr.com/plantas/mamona/co-produto-oleo-de-mamona.htm

E aí? Alguém comenta?

Ricardo Passoni
28/01/2010, 12:40
É isso ai pulveriza o Produto da Ipiranga na parte de baixo e chassis , no motor eu costumo pulverizar WD ,e na parte interna do caput , o barro não gruda e tiro so com uma mangueira com agua, no alternador tbem do uma borrifada , afinal o barro que entra detona e trava o mesmo rs!
abraços

arlei_vitara
28/01/2010, 19:39
Olá pessoal,

Sempre lavei meu carro (Tracker 2008/2009), após passeios e viagens em praia, somente com bastante água, incluindo a retirada das rodas para lavagem dos cubos. No entando, tenho percebido, ultimamente, o aparecimento de alguns indícios de corrosão em estado bem inicial. Na verdade, são aqueles pequenos salpicados amarronzados em poucos pontos do chassi e bandejas dianteiras. Algo bem típico de veículos que trafegam pelo litoral.

No intuito de interromper este processo, pretendo aplicar na parte inferior da minha Tracker o Protetor Super da Ipiranga. De todos os produtos mencionados aqui, foi o que mais me chamou atenção, além de ser, aparentemente, o único que continua no mercado.

A única contra-indicação que verifiquei foi constar em sua composição o óleo de mamona. Já tinha ouvido falar que tal produto ataca seriamente as borrachas e mangueiras. No entanto, resolvi pequisar um pouco mais e encontrei a seguinte citação que apresento à vossa opinião:

O uso do óleo como lubrificante tem sido amplamente difundido sobretudo em algumas situações específicas em que os óleos minerais tornam-se menos eficientes. Tal é o caso de certos equipamentos, como mancais ou engrenagens sujeitas a esfriamento a água, determinando, portanto, a necessidade de lubrificação com óleo de mamona, cujo grupo hidroxílico no derivado ricinoléico, lhe confere alta capacidade de aderência às superfícies umedecidas. Além de seu baixo ponto de solidificação, em torno de 30oC negativos, outras qualidades do óleo de mamona, tais como resistência ao escoamento e viscosidade elevada, o recomendam também como lubrificante de turbinas de aeronaves ou de veículos automotores que operam em regiões geladas. Suas características físicoquímicas favorecem, por outro lado, a sua utilização como fluído para freios hidráulicos de veículas, não atacando a borracha, metais ou plásticos, sendo que esta aplicação do óleo de mamona é a mais importante no Brasil.

O texto foi extraído do site: http://www.biodieselbr.com/plantas/mamona/co-produto-oleo-de-mamona.htm

E aí? Alguém comenta?

Meu único comentario a respeito é que este tal "Protetor Super da Ipiranga" parece a lenda do Saci Perere... todos acreditam mas ninguém sabe ninguém viu :parede: :parede: :parede:

Ao menos aqui no RS já cansei de procurar, achei somente numa distribuidora de lubrificantes industriais, e apenas o balde de 20lts :putz: :putz:

Mandei mail para o SAC da Ipiranga e adivinhem................até hoje esperando. Viva o consumidor !

JJMenescal
28/01/2010, 20:54
Arlei,

Tenta o 0800-0253805, que é o Canal Direto Ipiranga. Sou de Fortaleza mas mudei-me no início de janeiro para Ribeirão Preto-SP. Liguei para eles e obtive indicação de onde comprar o produto aqui. Tá saindo a R$ 12,00 o litro. Com certeza aí no Rio Grande do Sul deve haver um distribuidor que atenda ao varejo.

Um abraço!