Conectar

Ver Versão Completa : Turbinando O Niva

fortal4x4
17/09/2007, 20:48
olá amigos do forum 4x4, possuo um niva com motor ap 1.8, carburação 2E com giclagem mexida, e tempo adiantado. Ele anda bem, só que queria mais. então, estou decidido a turbinar o bicho. Como eu não entendo do assunto, o que eu queria dos amigos é o seguinte: qual turbina devo ultilizar? que tipo de adaptações têm que ser feitas? tem que mexer no coletor? e o escapamento? estive conversando com algumas pessoas que dizem entender do assunto, e eles me falaram que eu tenho que saber o que que eu quero, se e velocidade final, ou arrancada. e é logico que pra um 4x4, eu quero arrancada, quero que ele desenvolva bem rapido, pra não deixar de subir nenhum tipo de duna. e que aumente o seu torque. aguardo ajuda dos amigo. vlw.
obs.: se alguem tiver um turbo usado que esteja querendo vender, pode ofertar...

grapowski
18/09/2007, 12:58
Como está fortal4x4?
Acredito q você deva tentar ainda melhorar o motor sem turbinar o bixinho. Existem maneiras de deixa-lo mais forte sem precisar de sobrealimentação.
Troque o comando de válvulas, mude a carburação para uma maior, melhore a taxa de compressao, troque as válvulas por maiores, e assim por diante. A durabilidade do motor aspirado será maior.

Ainda assim se vc quiser mesmo turbinar, q afinal é uma solução um pouco mais barata, procure uma turbina de tamanho menor do q seria normalmente usado. Ela vai "encher" mais rápido, te dando torque e potencia em baixa rotação. Ou ainda, analise a possibilidade da instalação de um Supercharger (nao se se dá no motor AP).

Marcio Rossetto
18/09/2007, 16:58
Caro colega , o meu Niva é com ap 2.0 a alcool , e o torque desse motor é bem mais alto que o ap 1.8 , acho interessante voce pensar na hipótese de por esse motor no seu Niva , vai sentir a diferença . Acho que se voce trocar so o motor parcial , sai na casa de 1000 latinhas .
Pense em colocar o carburador 3E .

fabioaguilera
20/09/2007, 19:22
É fácil.
Vá à uma loja ou oficina de preparação de carros e diga assim: "Quero turbinar um motor AP 1.8". :mrgreen:

Se o resto das coisas do Niva (t-case, diferenciais, cruzetas, etc) vão aguentar algo com esta potencia cavalar é que é o grande mistério. O Albino da Apoio 4x4, salvo engano da minha parte, montou um Niva com mais de 200cv! :shock:

Sua pergunta "como turbinar o Niva?" seria cabível se fosse turbinar o motor original do Niva. Vc tá turbinando um AP que, por acaso, está instalado num Niva.

Vc não deverá encontrar nenhuma dificuldade em encontrar kits prontos e com preços bem razoáveis. Mercado Livre pode te render algo em termos de peças usadas, mas atenção com o estado da turbina. Principalmente eixo, rolamentos, etc.

Abraço

Nivoide
23/09/2007, 23:51
Fabio, gostei da figura resgatando o ecosport...show de bola...kkkk