PDA

Ver Versão Completa : Ponta de eixo



Eduardo Velo
30/04/2003, 20:48
Aos jipeiros :
Por acaso algum de vcs já ouviu falar que a ponta de eixo trraseiro , por não ser flutuante , :twisted: quebra sem dar aviso prévio ??? :?:
Fiquei preocupado , porque isso aconteceu com Pedro de SBC , será que tem como se evitar que aconteça , ou temos que investir num eixo flutuante ??? :?:
Abraços ... :D
Edu

Leandro
30/04/2003, 23:49
Caro Eduardo.
Isso já aconteceu em nossa Rural. Uma vez estavamos andando na rua, e uma hora parecia q o câmbio tinha desengatado. Depois disso, ela "tombou" para o lado esquerdo trazeiro. Nós só vimos o "pneuzinho" (Fate O), passando do lado dela. Depois dessa, enquanto não instalamos a ponta de eixo flutuante, estamos sempre dando uma desmontada no sistema, e dando uma verificada, para que não aconteça de novo.
Um abraço

Leandro

Giovani
01/05/2003, 00:28
Aos jipeiros :
Por acaso algum de vcs já ouviu falar que a ponta de eixo trraseiro , por não ser flutuante , :twisted: quebra sem dar aviso prévio ??? :?:
Fiquei preocupado , porque isso aconteceu com Pedro de SBC , será que tem como se evitar que aconteça , ou temos que investir num eixo flutuante ??? :?:
Abraços ... :D
Edu

:D Olá Eduardo!

:D Tenho em meu Jeep 79 essa ponta de eixo. Tenho bloqueio Ensimec 100%, pneus Frontiera 750x16, motor Maverick 6 clindros com 112cv e 22,6 Kgf/m de torque! Não quebra nem ferrando! :D
8) O que acontece: o rolamento dessa ponta de eixo fica preso por um anel de ferro prensado no próprio. Como os "mexânicos" não costumam entender porra nenhuma, soldam esse anel. Tá feita a m&3d@. Esse anel deve ser aquecido, de forma que dilata e encaixa perfeitamente, apenas "largando" ele no lugar. Depois que esfria não solta mais. Mesmo pondo um único pontinho de solda nesse anel, vc está condenando a ponta de eixo. Quando fizerem a troca do rolamento, de preferência ponham esse anel novo, é baratinho. Verifiquem as pontas de eixo, para ver se algum "gênio" já não andou fazendo isso nelas. É fácil perceber as marcas. :wink:

Eduardo Chaves
01/05/2003, 15:31
PessoALL,

Alguém tem idéia do valor do eixo flutuante ?

Giovani, é muito complicado de se trocar ???

Ah sim... só para informar, se alguém acompanhou minha dúvida sobre a posição do alternador no outro tópico, eu realmente re-instalei sobre a bomba injetora, ficou muito bom, antes estava sob o compressor, e estava encostando no suporte do amortecedor... É esperar pra ver...


[]'s com a bateria carregada...

Giovani
01/05/2003, 19:03
PessoALL,
Alguém tem idéia do valor do eixo flutuante ?
Giovani, é muito complicado de se trocar ???


:D Olá Eduardo!

:shock: E existe um kit pronto????? Por aqui o que se faz é pegar a manga de eixo dianteira, tornear seu encaixe para servir no eixo traseiro. Daí pega-se a ponta de eixo, corta e solda na ponta outra, igual à dianteira. Essa solda agüenta o tranco pois não terá mais o esforço de suportar o peso do jeep. Então monta-se na traseira um conjunto de cubo e rolamentos igual ao dianteiro, podendo até usar roda-livre. :wink:
O custo vai depender das peças, se vc irá comprar em desmanches ou novos. :wink:

Eduardo Velo
05/05/2003, 13:41
PessoALL,
Alguém tem idéia do valor do eixo flutuante ?
Giovani, é muito complicado de se trocar ???


:D Olá Eduardo!

:shock: E existe um kit pronto????? Por aqui o que se faz é pegar a manga de eixo dianteira, tornear seu encaixe para servir no eixo traseiro. Daí pega-se a ponta de eixo, corta e solda na ponta outra, igual à dianteira. Essa solda agüenta o tranco pois não terá mais o esforço de suportar o peso do jeep. Então monta-se na traseira um conjunto de cubo e rolamentos igual ao dianteiro, podendo até usar roda-livre. :wink:
O custo vai depender das peças, se vc irá comprar em desmanches ou novos. :wink:

Galera da lama , o Pedro fez o serviço no dele , passando pra freio a disco na traseira e ficou em R$ 3.000,00 , por isso queria saber se realmente é necessário a troca por eixo flutuante ou basta a preventiva .
Leandro da Rural , aconteceu algum chiado ou trepidação antes de quebrar a ponta de eixo ou foi sem aviso ???
Abraços ...
Edu

Giovani
06/05/2003, 00:13
Galera da lama , o Pedro fez o serviço no dele , passando pra freio a disco na traseira e ficou em R$ 3.000,00 , por isso queria saber se realmente é necessário a troca por eixo flutuante ou basta a preventiva .
Leandro da Rural , aconteceu algum chiado ou trepidação antes de quebrar a ponta de eixo ou foi sem aviso ???
Abraços ...
Edu

:D Olá Edu!

:shock: 3.000 reais!!!!!! O que ele fez???? Mandou folear a ouro as peças???? :o :o Com essa grana, aqui em minha cidade, vc paga mão de obra para trocar motor, com adaptação de câmbio, compra e instala, freio à disco nas 4 rodas, põe direção hidráulica, pedaleira suspensa com servo freio e ainda sobra pra tomar umas geladas... :lol:
Cara, se por aí custa tudo isso... deixa quieto! Fazendo uma manutenção preventiva, prestando atenção no que descrevi acima, vc não terá problemas...
:idea: Outra dica à todos companheiros: sempre acompanhem a desmontagem e montagem de suas viaturas, nos mecânicos. Arranjem tempo pra isso... ou vão continuar pagando caro... E mais, vc's estarão aprendendo como se faz, poupando muitas latinha$$$, com mão de obra "especializada" no futuro! :wink:

Eduardo Souza
06/05/2003, 01:01
Grande Mestre Giovani,

É isso aí!



:idea: Outra dica à todos companheiros: sempre acompanhem a desmontagem e montagem de suas viaturas, nos mecânicos. Arranjem tempo pra isso... ou vão continuar pagando caro... E mais, vc's estarão aprendendo como se faz, poupando muitas latinha$$$, com mão de obra "especializada" no futuro! :wink:

Meu Samuca DeepMud vai entrar em cirurgia semana que vem. Aquela velha cirurgia de colocar o feixe de molas traseiros na dianteira, colocar os feixe do CJ3 na traseira, trocar jumelos, trocar amortecedores, buchamento, etc etc etc... e, por fim, colocar espaçadores de roda de 1".
Resolvi operar num mecânico que vai me deixar assistir a toda a cirurgia, justamente pra ir pegando os macetes de como fazer as coisas sem sobrar muitos parafusos depois! :lol: :lol: :lol:
E também vou tirando as fotos - se o flash da minha Kojak ajudar (é a Kodak made in Paraguay - www.kojac.com.py) - pra depois postar aqui no Fórum.
P* abraço, índio véio!
E - do jeito que tem gaúcho boa gente aqui no fórum - acho legal você começar a pensar em escrever um dicionário Gauchês-Português! :lol: :lol: :lol:

Eduardo

Giovani
06/05/2003, 03:04
Grande Mestre Giovani,
É isso aí!
P* abraço, índio véio!
E - do jeito que tem gaúcho boa gente aqui no fórum - acho legal você começar a pensar em escrever um dicionário Gauchês-Português! :lol: :lol: :lol:
Eduardo

:D Grande Eduardo!

:D Obrigado pelo "Mestre", mas não exagera, desse jeito fico envergonhado... :oops:
:D Tamu qui pá judá! :D Pros índio macanudo não esvaziá a guaiaca... :wink:

Adriano Braga
06/05/2003, 08:35
E ai Giovani!!!! Belê?!?!?!?!?
Nos estamos aqui falando de guaiaca p/cá e guaiaca p/lá......Será que o pessoal mais ao norte sabe o que é? :shock: :lol: :lol: :lol:
Acho que é uma coisa bem regional!!!!!!!!!!!!hahahaha
Mas que qdo a viatura quebra a guaica sofre isso não dá para negar...hahahaha :lol: :lol:

Leandro
06/05/2003, 12:37
Leandro da Rural , aconteceu algum chiado ou trepidação antes de quebrar a ponta de eixo ou foi sem aviso ???
Abraços...
Edu

Grande Edu,
Desculpe a demora para te responder. Mas o que aconteceu na hora da quebra, foi como se o câmbio tivesse desengatado mesmo, logo depois a roda caiu. Na hora a gente estava passando na frente de uma concessionaria de Land Rover, então vc imagina a nossa velocidade. Ainda que a roda atravessou uma avenida movimentada antes de parar, e sem causar nenhum acidente, foi por Deus!!!!
Ta certo? Abraço.

Alemão/ F II
06/05/2003, 21:39
Grande mestre Giovani 8) !!!
Por aqui em SP vai ser difícil achar o dicíonário do Sul , mas graças aos amigos nossos de cada lama os termos mais sulistas serão traduzidos , ou então vai saber lá o que é Guaiaca....rrrsss :?:
Outra coisa , pessoal ! Aqui em Sampa o serviço mais simples possível é de tirar várias latinhas do bolso , imaginem ciosas do tipo motor e câmbio....Por isso estamos aqui pra evitar esta perda de pratas.
Ah! já tava esquecendo de mandar um alô ..lá mais no sul ainda , é do Adriano Braga do Jordânia F III que estou falando ...só agora que tive a curiosidade de ver as fotos da máquina que ele tem , parabéns cara , seu carro é Dez ....mas deixa eu perguntar uma coisa ele é branco e o resto é decorativo tipo adesivo mesmo ? :?:
Valeu galera !
Valeu mano ...Firmeza....! :twisted:

Giovani
06/05/2003, 23:40
Grande mestre Giovani 8) !!!
Por aqui em SP vai ser difícil achar o dicíonário do Sul , mas graças aos amigos nossos de cada lama os termos mais sulistas serão traduzidos , ou então vai saber lá o que é Guaiaca....rrrsss :?:


:lol: :lol: Grande Alemão! Guaiaca é onde o gaúcho guarda o dinheiro... É tipo um cinto, de couro... :lol: :lol: :lol:

Adriano Braga
07/05/2003, 08:24
E ai Alemão!!!!! Fala Gaudério!!!! :D

Gostaste da viatura? Ele é todo branco sim...como trabalho com programação visual...projetei o desenho e passei para uns fornecedores meus adesivarem o carro. Deu um diferencial. Mas posso te dizer que é o mesmo que andar com uma melancia na cabeça :lol: :lol: :lol: O bicho já não é pequeno e ainda com adesivos laranja e preto....ai fura as cuecas :lol: :lol: :lol:

Grande abraço

Adriano Braga
07/05/2003, 08:28
Oh Giovani...dando tiro nos pés!!!hahahaha :lol: :lol:

Cinturão de couro manooooooo!!!!!! :lol: :lol:

Abraço

Leandro
07/05/2003, 12:43
Grande Adriano.
Realmente o seu Engesa ta muito legal!!!! Só tenho duas perguntas (a 1ª é meio idiota, pois não entendo muito de Engesa):
:arrow: esse seu modelo já é fabricado alongado??
:arrow: Quanto custa, em média, para adesivar uma viatura (com esse estilo de adesivos do seu Engesa)??
Desde ja agradeço.
Abraço.

Adriano Braga
07/05/2003, 14:04
E ai Leandro!!!! 8)
Bom...o negócio é o seguinte...este engesa é original...é um fase3, ou jordânia como o pessoal chama. Jordânia pq ele foi produzido para exportação para o exército deste país. A história que ouvi de mais de uma fonte é de que existem apenas 12 ou 15 carros neste modelo no Brasil. É um jipe bem raro. O meu foi um dos últimos a ser produzido...é um 93.

Qto aos adesivos...eu paguei bem barato pq os caras são meus fornecedores e me cobraram apenas o material. Alem do que eu mesmo fiz a programação visual dele. Eu paguei, há um ano, 200 pratas para adesivá-lo.

Agora quem faz as perguntas sou eu :wink: ...sou fiçurado por uma rural...quase comprei algumas...estou sempre dando uma olhada em algumas. Vc fez alguma coisa de especial nela? Eu estava namorando uma 59 com a frente bicuda...Show de bola...mas tinha que fazer um monte de coisas...inclusive motor e caixa (trocar). Fale da sua rural!!!

Grande abraço

Eduardo Souza
07/05/2003, 16:40
Giovani, Grande Mestre,


Grande Alemão! Guaiaca é onde o gaúcho guarda o dinheiro... É tipo um cinto, de couro... :lol: :lol: :lol:

Daí tchê? :wink:
Pra acabar com essa estória de dicionário Gauchês - Paulistês - Carioquês - Mineirês - Português, contribuo aqui com o Novo Dicionário 4x4 Brasil da Língua Gaúcha, que vou postar em breve em PDF na área de Downloads! :lol: :lol: :lol:

Alguns termos interessantes do Dicionário:

Abichornado: adj. Aborrecido, triste, desanimado
Achego: Amparo, encosto, proteção.
Água-Benta: Cachaça, destinada a ser bebida ocultamente.
A la pucha: Exprime admiração, espanto.
À meia guampa: Meio embriagado, levemente ébrio.
Bagual: Cavalo manso que se tornou selvagem. Reprodutor, animal não castrado.
Buenacha: Boa.
Cambicho: Apego, paixão, inclinação irresistível por uma mulher.
Chambão: Otário.
Charla: Conversa.
Chasque: Recado; Mensagem.
Chinoca: Mulher.
Colhudo: Cavalo inteiro, não castrado. Pastor.; Figuradamente, diz-se do sujeito valente, que enfrenta o perigo, que agüenta o repuxo.
Daí Tchê: Oi.
Embretado: Encerrado no brete.; Metido em apertos, apuros ou dificuldades; enrascado, emaranhado.
Patrão-Velho: Deus.
Sair Fedendo: Fugir à disparada.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Grande abraço, paisano!

Eduardo

Adriano Braga
07/05/2003, 17:38
Edu
Mas fala Bagual!!!

E ai tchê...tem uns termos no teu dicionário que nunca ouvi!!!
Cambicho e chambão! Da onde tiraste isso :?: :lol: :lol: :lol:

abraço

Leandro
07/05/2003, 18:12
Agora quem faz as perguntas sou eu ...sou fiçurado por uma rural...quase comprei algumas...estou sempre dando uma olhada em algumas. Vc fez alguma coisa de especial nela? Eu estava namorando uma 59 com a frente bicuda...Show de bola...mas tinha que fazer um monte de coisas...inclusive motor e caixa (trocar). Fale da sua rural!!!

Grande abraço


Fala Adriano.
Realmente tivemos que fazer bastante coisa na nossa Rural. Quando a compramos, estava com a lata em ótimas condições mas a pintura estava horrível, o estofado tb. Sem contar que ela era 4x2 com molas helicoidais, e o motor estava no limite. E pra vc ter uma idéia, estava com pneu de omega, agora vc imagina uma perua daquele tamanho com aquele pneuzinho!!!! Tava braba a coisa!!!
:arrow: Depois de adquiri-la, começamos pela pintura e estofamento.
:arrow: Mandamos retificar o motor (ja que naquele tempo, eram raros os casos de adaptação de motores (opala, silverado, etc) nesses carros, então decidimos não arriscar.
:arrow: Arrumamos a caixa de direção (original) e compramos um jogo de rodas Mangels (aquela de furos q parece da F1000), com pneus de camionete.
:arrow: Compramos a suspensão inteira da F-75 (eixos, feixes de mola, inclusive o câmbio 4 marchas, etc, etc). E deixamos ela um tempo de férias para tal adaptação.
Quando vimos q a trilha necessitava de acessórios mais "pesados",
:arrow: colocamos os pneus Argentinos (Fate O), estribo, trocamos o parachoque dianteiro e colocamos a caixa de direção do Maverick.
Chegamos até a instalar ar condicionado (ja que tínhamos ganho todo o sistema). Só q agora, adaptamos o motor de opala (4cil.) e nem colocamos mais o ar. No momento ela está assim, e mais o insufilme (verde) e calços mais alto na carroceria. Como vc pode ver, a lista é grande, mas valeu a pena. E hj ela não faz feio nas trilhas.
Ta certo??
Um grande abraço.

Eduardo Souza
08/05/2003, 07:17
Grande Adriano!



Mas fala Bagual!!!
E ai tchê...tem uns termos no teu dicionário que nunca ouvi!!!
Cambicho e chambão! Da onde tiraste isso :?: :lol: :lol: :lol:

AHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH! :lol: :lol: :lol:

Depois de uma intensa pesquisa na net - 15 minutos não mais - encontrei muitos dicionários de gauchês!
Minha pesquisa começou com "dicionários", mas quando coloquei Cuia e Bomba no Google, a maioria dos sites do RS apareceram!

AHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Dá uma olhada no dicionário que eu montei! Tá nesse link!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=415

P* abraço, índio véio!

Edu

Eduardo Velo
08/05/2003, 09:52
[Grande Edu,
Desculpe a demora para te responder. Mas o que aconteceu na hora da quebra, foi como se o câmbio tivesse desengatado mesmo, logo depois a roda caiu.

Aí Leandro , vi que teve trabalho na Rural heim cara ...
Voltando a quebra na ponta de eixo , queria saber se teve algum chiado de rolamento ou trepidação acontecendo bem antes da quebra , avisando que o rolamento estava ruim ou alguma trava soltando , ou mesmo óleo de câmbio com água ou lama , que acaba entrando pelo retentor estourado , ou pelo respiro , enfim qqer tipo de aviso bem anterior á quebra ? :?: :?:
Abraços pampeiros ...
Edu

Leandro
08/05/2003, 12:33
Fala Edu.
Agora entendi :oops: , não me lembro muito bem, pq faz um bom tempo já. Mas se não me engano, ela andava meio xiando mesmo, e de vez em quando, fazia uns "CLANK", mas como a gente não entendia, achamos q não era nada. Mas deu no q deu!!!! :roll:. Hj a gente ta sempre dando umas verificadas (ponta de eixo, rolamentos, diferenciais, etc), para não corrermos nenhum risco.
Ta certo??
Abraço.

OBS: Estou postando umas fotas da Rural no meu album pessoal.

Giovani
08/05/2003, 20:34
Oh Giovani...dando tiro nos pés!!!hahahaha :lol: :lol:

Cinturão de couro manooooooo!!!!!! :lol: :lol:

Abraço

:D Tá bão! Não poupa ninguém... :lol: :lol: :lol:

Eduardo Velo
10/05/2003, 14:22
[quote="Leandro"]Caro Eduardo.
Isso já aconteceu em nossa Rural. Uma vez estavamos andando na rua, e uma hora parecia q o câmbio tinha desengatado.

Caso queiram maiores informações a respeito desse assunto entrem no site :idea: http://www.brasiloffroad.com.br/materias.asp?pIntSecao=6 , é muito interessante :wink: , dá uma aula sobre os sistemas de ponta de eixo . 8)
Abraços ...

Edu S. André
Engesa F3

Cunha03
30/08/2010, 09:29
Tenho uma Frontier SEL 07/08 automatica e estou com problemas na ponta de eixo traserio lado direito, na consecionaria esta sem chance comprar essa peça e mesmo assim tenho que aguardar 15 dias.
Algum forista pode dar uma informação?
numeração da peça 38164EB700
Obrigado

guilhermeabreu
30/08/2010, 13:43
Tenho uma Frontier SEL 07/08 automatica e estou com problemas na ponta de eixo traserio lado direito, na consecionaria esta sem chance comprar essa peça e mesmo assim tenho que aguardar 15 dias.
Algum forista pode dar uma informação?
numeração da peça 38164EB700
Obrigado

CARO CUNHA03

Dê uma olhada no tópico específico das picapes que vc deve ter um apoio melhor .

ABRAÇO