Conectar

Ver Versão Completa : Como destruir a caixa de redução e caixa de marchas...

themoteo
17/09/2007, 12:08
Pessoal,

na oficina onde coloquei o TRex para se recurar da dormida em Guaiuba
( vide http://br.youtube.com/watch?v=b5yEhk2I0FE )

tinha um Troller 2006 com pneus BF ALL TERRAIN 33" ,com um pequeno problema: o eixo da caixa de redução e da caixa de marchas "torados" .

Como aconteceu?:pensativo:
Segundo o André, mecânico da oficina, o proprietério encheu o motor( algo em torno de 4000 RPM), engatou a primeira marcha, sem a reduzida, 4x2 e soltou o pé...ah..isso no asfalto:parede:... segundo o relato o Troller chegou a empinar, tirando os dois pneus dianteiros do asfalto, depois fez um "barulhinho" e não andou mais...

Pra quem nunca viu, esses eixos são algo em torno de 5cm de diâmetro de aço...

O prejú...só a caixa de redução R$ 9.000,00

Recomendo não testarem pra saber se é verdade...:discordo:

CAVESO
17/09/2007, 17:07
O bolso de quem compra jipe para arrancadas e pegas no asfalto é a alegria dos mecânicos e concessionárias...

Eliseu
17/09/2007, 21:14
Tenho um amigo que costuma fazer isso... Vou mostrar este tópico para ele, hehe! []`s

abreu
17/09/2007, 22:50
Eu fiz exatamente isso no meu com 2 dias de uso.
Quebrei as 2 planetárias... Graças a deus encontrei as 2 por R$350...

Mas quebra mesmo... Motor muito forte, relação muito curta, é muito força jogada no chão...

Abraços.

murilloaquino
17/09/2007, 23:29
Eu achei que os pneus perdessem o atrito antes de estourar tudo....

themoteo
17/09/2007, 23:56

Acredito que dependa muito das condições dos pneus e solo, ou seja, do atrito. Se o cara tiver sorte e a aderência não for muito grande pode acontecer de patinar antes de quebrar algo. Quer dizer, nem sei se é sorte, porque vai que o "doidim" se intusiasma e vai querer fazer de novo, mas enchendo o motor até o limite:parede: pra ver se o "bicho" canta legal...

abreu
18/09/2007, 10:43

É ai onde entra o cambio muito curto Murillo...
No cambio mais longo, os pneus perdem facilmente o atrito com o chão, sem forçar muito os componentes mecanicos do carro...

Mas o cambio do Troller é muito curto, não dá rotação suficiente nos pneus para que eles percam o atrito... Ai jah viu neh? O carro dá aquele pulo para frente geralmente quebrando alguma coisa.

E quanto a ele levantar a frente, com pneus 33" é a pura verdade. Eu ja vi a mesma cena, sem quebras, para a sorte do dono.

Abraços.

CAVESO
18/09/2007, 11:16

Pneu novo + asfalto é lógico que não haverá perda de atrito. Tanto é verdade que o jipe empinou (por estar em 4x2) e não patinou os pneus. Se estivesse em 4x4 teria quebrado mais coisas!

Mas como disse acima: quem gosta de fazer gracinhas com jipe no asfalto acaba fazendo a alegria dos mecânicos...

Demetrio C. Serratine
26/02/2008, 18:59
O Troller é bom, o problema é o controle de qualidade. Em julho ultimo em viagem pelo norte da Argentina, meu Troller com apenas 15.000 kms. no asfalto quebrou totalmente a caixa de redução. Com isso, fiquei quinze(15) dias parado em San Salvador de Jujuy a espera das peças de reposição, que foram remetidas pela concessionária de Floripa.

rogeriomasih
26/02/2008, 19:02
Não bateu umas fotos do destroço para nos mostrar ???

abreu
26/02/2008, 23:14
O Troller é bom, o problema é o controle de qualidade. Em julho ultimo em viagem pelo norte da Argentina, meu Troller com apenas 15.000 kms. no asfalto quebrou totalmente a caixa de redução. Com isso, fiquei quinze(15) dias parado em San Salvador de Jujuy a espera das peças de reposição, que foram remetidas pela concessionária de Floripa.

Desculpa, mas ai nesse seu relatos tem coisas que não batem.
Eu não vejo como a caixa de redução possa ir embora sem estar sendo usada.
Ou você estava andando reduzido no asfalto?

Outra coisa é sobre o controle de qualidade:
A Troller pode até ter falha nesse controle, mas a caixa de redução é fornecida pela BorgWarner, uma das empresas mais conceituadas no seu ramo no mundo. É fornecedora da Mercedes e etc...

Abraços.

themoteo
26/02/2008, 23:41

Outra coisa é sobre o controle de qualidade:
A Troller pode até ter falha nesse controle, mas a caixa de redução é fornecida pela BorgWarner, uma das empresas mais conceituadas no seu ramo no mundo. É fornecedora da Mercedes e etc...

Abraços.

Eu pensei e vc falou Abreu.

CAVESO
26/02/2008, 23:55

E quem disse que a redução não roda quando desengatada?

Não rodam as engrenagens que reduzem, mas as de ligação ao diferencial traseiro giram e muito.

Quer testar? Coloque a alavanca (ou botão) de redução em N e tente andar com seu troller...

themoteo
27/02/2008, 05:45

Não rodam as engrenagens que reduzem, mas as de ligação ao diferencial traseiro giram e muito.

Quer testar? Coloque a alavanca (ou botão) de redução em N e tente andar com seu troller...

Com certeza Caveso,

mas quebraria apenas o eixo. O que me espantou foi dizer que tinha destruido a caixa de redução, uma vez que no caso da quebra do eixo é só trocar o mesmo sem precisar trocar as duas engrenagens e a corrente.

themoteo
27/02/2008, 05:55

Ah..e ia esquecendo..o Troller não tem a posição N na redução.

Vermeio
27/02/2008, 07:55
em relação ao acontecido ja presenciei uma quebra destas, só que neste caso o troller nem andou, simplesmente quebrou o eixo piloto na hora.
3.0 bf 33'

abreu
27/02/2008, 15:04

Troller não tem "N" na tração CAVESO... Nunca viu mesmo um Troller né? Aff...

As engrenagens rodam sim, mas sem nenhuma carga! Não há como quebrar assim!
A não ser que o amigo tenha rodado sem óleo na caixa, ou com uma boa quantidade de água dentro dela, ai falta lubrificação e já era mesmo.

Mas andando em 4x2 e estourar a redução? Não vejo como.

Abraços.

Ps. Eu não tenho certeza se elas rodam ou não. Minha logica diz que elas ficam desengrenadas, logo, paradas. Lembre-se que as engrenagens da redução não são as mesmas da tração 4x2 ou da 4x4 HI. Confirmarei jaja com meu mecanico...

themoteo
27/02/2008, 16:23

As engrenagens rodam sim, mas sem nenhuma carga! Não há como quebrar assim!
A não ser que o amigo tenha rodado sem óleo na caixa, ou com uma boa quantidade de água dentro dela, ai falta lubrificação e já era mesmo.

Mas andando em 4x2 e estourar a redução? Não vejo como.

Abraços.

Ps. Eu não tenho certeza se elas rodam ou não. Minha logica diz que elas ficam desengrenadas, logo, paradas. Lembre-se que as engrenagens da redução não são as mesmas da tração 4x2 ou da 4x4 HI. Confirmarei jaja com meu mecanico...

Abreu,

eu acho que as engrenagens da caixa de redução são usadas em 4x4H. Tive um problema com a corrente que pega nas duas engrenagens dessa caixa e o barulho só aparecia em 4x4H e 4x4L, sumindo completamente em 4x2.

CAVESO
27/02/2008, 16:38

Não tem "N" pois o engate é elétrico.

Quando for fazer trilhas pesadas e precisar passar o engate para mecânico (alavanca), entenderá o que eu disse....

sulzbach
28/02/2008, 00:35

Demetrio,

Foi tudo feito em garantia ? Você tem idéia do custo de toda a logística ?

Christian
28/02/2008, 11:21
Abreu,

eu acho que as engrenagens da caixa de redução são usadas em 4x4H. Tive um problema com a corrente que pega nas duas engrenagens dessa caixa e o barulho só aparecia em 4x4H e 4x4L, sumindo completamente em 4x2.

nessa imagem explodida vcs vão entender o que quebra na tcase:parede:

Christian

Christian
28/02/2008, 11:26
ha e na caixa de cambio quebra o eixo primario " entalhado" e as vezes junto com isso a rabeta da caixa peça 90:parede:

CAVESO
28/02/2008, 13:14
Essa t-case é por engrenagens...

Mas o Abreu não disse que é por correntes?????

Christian
28/02/2008, 16:50

pior que essa tcase B&W e por corrente , mas eu tbem ñ achei ela !!!:pensativo:

Christian

abreu
28/02/2008, 19:13

Quem eu!?
Ta fumando o que caveso?
Eu não disse foi nada!