Ver Versão Completa : Relé De Pisca
felipe kowalski
17/09/2007, 10:31
Amigos,
não entendo nada de eletrica, então me desculpem as besteiras que talvez eu irei falar hehehe.
Então, eu preciso ligar o pisca em meu jeep, o vendedor olhou minha chave de seta e me deu um relé com 3 teminais para ligar os fios, ok comprei o relé e tudo que faltava, mas quando fui ligar o relé eu vi que nesses 3 terminais não diz qual seria a entrada, a saida e o terra, só tem o numero 31, no outro 49 e no outro 49a, como faço pra saber qual é a função de cada terminal para ligar corretamente os fios??
Aguardo ajuda.
Abraço
Felipe Kowalski
Amigos,
não entendo nada de eletrica, então me desculpem as besteiras que talvez eu irei falar hehehe.
Então, eu preciso ligar o pisca em meu jeep, o vendedor olhou minha chave de seta e me deu um relé com 3 teminais para ligar os fios, ok comprei o relé e tudo que faltava, mas quando fui ligar o relé eu vi que nesses 3 terminais não diz qual seria a entrada, a saida e o terra, só tem o numero 31, no outro 49 e no outro 49a, como faço pra saber qual é a função de cada terminal para ligar corretamente os fios??
Aguardo ajuda.
Abraço
Felipe Kowalski
Felipe,
Segue a descrição referente aos números dos pólos do relê.
31 – Terminal negativo da bateria.
49 – Entrada +12 (+24) do relê do pisca.
49a – Saída para a lâmpada do relé do pisca.
Ou na prática da instalação:
31 – Ligar no pólo negativo da bateria.
49 – Ligar no pólo positivo da bateria após fusível.
49a – Entrada de sinal (+12V) na chave de seta.
Segue também um link para todas as descrições para os códigos de relê.
http://www.dni.com.br/ (http://www.dni.com.br/) - Na parte esquerda tem um link para “Tabela de equivalência / Norma DIN” – “Norma DIN”.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Dirceu
felipe kowalski
17/09/2007, 11:29
DJunior,
eu tenho um esquema de ligação da cahve de seta que diz que no relé eu preciso ter:
1 entrada de 12v
1 saida de 12v pulsado(piscando, eu imagino)
e 1 terra
É este mesmo o relé que eu preciso? ou seria um outro modelo?
* ja deu pra ver como eu entendo muito de eletrica...
Abraço
Felipe Kowalski
DJunior,
eu tenho um esquema de ligação da cahve de seta que diz que no relé eu preciso ter:
1 entrada de 12v
1 saida de 12v pulsado(piscando, eu imagino)
e 1 terra
É este mesmo o relé que eu preciso? ou seria um outro modelo?
* ja deu pra ver como eu entendo muito de eletrica...
Abraço
Felipe Kowalski
Felipe,
É exatamente o que eu expliquei de forma diferente acima. Da maneira do esquema da chave de seta:
49 - 1 entrada de 12v
49a - 1 saida de 12v pulsado(piscando, eu imagino)
31 - 1 terra
O relê é este mesmo que você comprou. Vale ressaltar que o relê só pulsa com carga, ou seja, você precisa ligar as lampadas em paralelo (Dianteira e Traseira - Direita / Dianteira e Traseira - Esquerda).
Abraços,
Dirceu
felipe kowalski
17/09/2007, 13:02
DJunior,
Obrigado pelas informações, ajudou bastante!!
Me diz mais uma coisa: eu usei uma lampadazinha de 2W como indicador do pisca(essa luzinha fica na chave de seta), se eu usar uma luz mais forte vai dar problema?? e se for uma luz mais fraca?? o original era 24v e 4W e agora coloquei 2W, vai dar problema??
DJunior,
Obrigado pelas informações, ajudou bastante!!
Me diz mais uma coisa: eu usei uma lampadazinha de 2W como indicador do pisca(essa luzinha fica na chave de seta), se eu usar uma luz mais forte vai dar problema?? e se for uma luz mais fraca?? o original era 24v e 4W e agora coloquei 2W, vai dar problema??
Felipe,
Se eu entendi direito, essa lampada de 2W fica dentro do jeep para indicativo de seta funcionando!!!!
Quanto a problemas não vai dar não.
A relação mais forte ou mais fraca está diretamente relacionado a luminosidade da mesma. Acho que 2W está mais do que bom, se já não for muito.
4W vai ficar muito claro e a noite vai acabar te enchendo o saco esta luz forte piscando na sua cara.
Abraços,
Dirceu
felipe kowalski
17/09/2007, 15:07
BELEZA!!!
Valeu!! ja me ajudou bastante, acho que agora é só ir pra "aula pratica" hehehe
me diz uma coisa, como posso identificar se as lampadas estão ligadas em paralelo?
outra coisa: eu precisarei de luz de freio tambem, a cebolinha que está no cilindro mestre tem 2 conectores, nesse caso precisa vir um fio 12v até ali e na segunda saída ir até as luzes traseiras??
BELEZA!!!
Valeu!! ja me ajudou bastante, acho que agora é só ir pra "aula pratica" hehehe
me diz uma coisa, como posso identificar se as lampadas estão ligadas em paralelo?
outra coisa: eu precisarei de luz de freio tambem, a cebolinha que está no cilindro mestre tem 2 conectores, nesse caso precisa vir um fio 12v até ali e na segunda saída ir até as luzes traseiras??
Felipe,
Não sou nenhum expert em eletrônica, quanto menos em chicote de jeep. Agora suas dúvidas necessitam de um pouco mais conhecimento e equipamentos, tais como, multímetro, caneta para teste de positivo e negativo, etc...
Somente para te dar um exemplo, a luz de ré pode ter o contato fechado tanto pelo negativo, quanto pelo positivo. Isso depende de quem fez anteriormente a parte elétrica do seu jeep. E tem que ser analisada antes de dar algum suporte a distância.
A lógica de toda ligação é a seguinte:
Positivo da bateria / caixa de fusível / lâmpadas, relês, etc... / Negativo da bateria
Porém o contrário também é verdadeiro.
Negativo da bateria / lâmpadas, relês, etc... / caixa de fusível / Positivo da bateria
Logo, não vou chutar sem ter certeza da instalação elétrica do seu jeep.
Aconselho você procurar um amigo com mais experiência / prática, pois uma ligação relativamente simples poderá causar grandes problemas por falta de conhecimento técnico / habilidade na instalação.
Desculpa se fui um pouco direto, mas quem está fazendo a ligação elétrica no meu jeep sou eu, e não dá para fazer nada sem muita atenção, quanto menos com alguém do lado dando palpites e tirando a concentração.
De qualquer forma, se precisar de ajuda é só gritar :concordo:.
Abraços,
Dirceu
felipe kowalski
17/09/2007, 17:45
Mas de qualquer forma, valeu pela ajuda!! Me ajudou bastante.
Eu vou me informar com algum eletricista por aqui.
Abração
Felipe Kowalski