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Ver Versão Completa : Munhão - Parafusos Maiores ou Porca Interna ?



Leo - Beethoven
16/09/2007, 01:14
Já pesquisei sobre isso nos bons tópicos sobre o munhão do CJ, mas não vi nada muito as claras, por isso decidi abrir um novo tópico sobre o assunto pra discutirmos, até pq acho ser um problema de muitos.

Desmontando os munhões esse fds do CJ pra uma revisão, notei que as roscas dos parafusos que fixam o cubo no munhão, não estão 100%, Como eu sou um cara chato que gosta de tudo bem feito e penso que sempre tem algo a ser melhorado, pergunto:
Vale a pena aumentão o diâmetro dos parafusos ? Pensei em abrir roscas com machos de 10mm e usar parafusos nessa medida, o que iria garantir maior resistência. Mas pensando um pouco mais, alguém já usou aqui uma contra porca por dentro do munhão ? Não vejo problema nisso, mas será que não pegaria na cruzeta do semi-eixo ??

Opiniões sobre quem está usando alguma dessas idéias, ou outras até, são bem vindas.

A minha idéia é reduzir o risco ao máximo do problema de queda do munhão, sem ter que trocar o eixo. Não que o sistema original seja de todo ruim, mas como disse, sempre existe uma forma de melhoria.

Abraços.

Milton Quindim
16/09/2007, 01:21
Mas como seria presa esta contra porca? ela ficaria por dentro certo?

Leo - Beethoven
16/09/2007, 01:25
Mas como seria presa esta contra porca? ela ficaria por dentro certo?

Exatamente isso, nobre amigo Quindim. :concordo:

Abraço

Milton Quindim
16/09/2007, 01:41
Exatamente isso, nobre amigo Quindim. :concordo:

Abraço

Então...como ficaria presa para poder ser apertada se ela estah por dentro e naum há acesso?
Solda?

Leo - Beethoven
16/09/2007, 01:55
Então...como ficaria presa para poder ser apertada se ela estah por dentro e naum há acesso?
Solda?

Não tava pensado em solda....por aí teria cara de gambiarra e sou meio contra em soldar ferro fundido, ainda mais o munhão. Tava pensando em fazer chave estrela em um formato que daria pra segurar as porcas por dentro, a partir do outro lado ou algo assim. Tudo bem que daria um trabalho bom na montagem e eventual desmontagem, mas imagine o quanto de resistência não ganharia ?
Aumentar a rosca e usar parafusos maiores eu sei que o pessoal já faz, mas tava com idéia de melhorar ainda mais a coisa, sacou ?

Abs.

Milton Quindim
16/09/2007, 02:30
Sei...pensei que talvez fosse interessante usar uns rebites com rosca interna naum sei se vc jah viu algum assim...acha em casas especializadas em parafusos...o nome eh rebite mas parece mais uma bucha.vc parafusaria ele por dentro e dpois entraria com o parafuso do lado de fora creio que seria o que vc procura.

leopoldo
16/09/2007, 10:23
1º - a porca vai esfregar na calota esferica do munhão
2º - vc iria penar no inferno para poder apertar a desgranhenta, ainda mais que o aperto deve ser dado com o munhão em movimento para não brinelar os rolamentos
3º - é mais admissível fazer rosca sobremedida pois tem material de sobra.
4º - pode ser que helicoil seja a sua solução.

esquece da porca !

Cavalcante
16/09/2007, 10:35
E um bom selante químico também ajuda a ficar com a consciência tranquila...

Elmer_Jeep
16/09/2007, 13:39
Já pesquisei sobre isso nos bons tópicos sobre o munhão do CJ, mas não vi nada muito as claras, por isso decidi abrir um novo tópico sobre o assunto pra discutirmos, até pq acho ser um problema de muitos.


Achei um, acredito que tem tudo o q vc procura :mrgreen:

Roscas do Munhão espanadas: o que fazer ?? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15142)

[]'s

Leo - Beethoven
16/09/2007, 17:20
1º - a porca vai esfregar na calota esferica do munhão
2º - vc iria penar no inferno para poder apertar a desgranhenta, ainda mais que o aperto deve ser dado com o munhão em movimento para não brinelar os rolamentos
3º - é mais admissível fazer rosca sobremedida pois tem material de sobra.
4º - pode ser que helicoil seja a sua solução.

esquece da porca !

Também tava achando que a porca poderia pegar na calota esférica....idéia descartada.
Estou pensando em abrir rosca nova de 10mm, mas será que vale a pena abrir com rosca fina ? Ou convencional já aguentaria bem...com certeza mais que a rosca orginal....
No tópico que o Elmer deu a dica, o pessoal por lá falou em usar prisioneiro e porca do lado externo, será que não é dar tiro de 12 pra ecertar mosca ? Digo isso por que um parafuso iria travar da mesma forma...

Tbém pensei em helicoil mas tem material demais por lá, daria pra abrir até 12mm que tem parede de sobra....esse seria o "last-resort".

Valeu as dicas de todos !!

Abs

Cláudio Brasília
16/09/2007, 19:26
Acho que ele queria dizer prender a manga de eixo no munhão...depois é que vem o cubo...estou confuso agora...

leopoldo
16/09/2007, 19:39
Leo,

O problema não é abrir a rosca nova, mas sim:

1- abrir uma nova rosca que remova os filetes "acidentados" e ainda assim obter filetes de boa qualidade.

O original 3/8" - 9,5 mm e a sua nova opção 10 mm pode não bastar pois parte dos filetes danificados podem coexistir. Além disto, M10 e UNF possuem passos diferentes portanto, vc aparentemente obteria uma rosca de qualidade inferior à otima, se comparar partir de um material em bruto.

O ideal seria passar para a sobremedida 7/16" mas, neste caso, vc poderá estar enfraquecendo a espessura de borda do munhão (furo - borda, tanto borda externa quanto borda parafuso com o furo do pino mestre)

Ainda há o problema secundário da necessidade de alargar os furos do pino mestre, na mesma relação com os novos do munhão. Vc altera uma peça original e tem que arcar com a lembrança que este é diferente.

2- O perpendicularismo que deve ser mantido. Sim, caras especialistas e com equipamentos corretos fazem com as patas nas costas. Mas SE vc não tem os equipamentos corretos, pode matar uma ou todos os novos pre-furos de munhão e/ou pino mestre.

Eu ainda acho mais viável usar helicoil, pois vc mantém tudo original, mas é uma decisão sua.

Leo - Beethoven
16/09/2007, 23:31
Leopoldo, fazer a rosca ali sem problemas, ferramental e experiência eu tenho nisso. Mas olhando a tabela de roscas, para 10mm teria que ter mais de 9,5 mm de furo pra sobrar material mesmo...não ficaria mesmo 100%.
Vou fazer umas medições pra ver se aguentaria 7/16" sem comprometer a estrutura. Se não tiver jeito, será com helicoil mesmo. Não será uma solução que qualquer um que está acompanhando por aqui poderá fazer, mas pelo menos ficará perfeito, e creio que o objetivo de se ter uma condição melhor que a original será atingido.
Vou continuar a postar aqui os resultados, pois assim teremos o desfecho dessa técnica.

Abs.

Milton Quindim
16/09/2007, 23:53
Leopoldo, fazer a rosca ali sem problemas, ferramental e experiência eu tenho nisso. Mas olhando a tabela de roscas, para 10mm teria que ter mais de 9,5 mm de furo pra sobrar material mesmo...não ficaria mesmo 100%.
Vou fazer umas medições pra ver se aguentaria 7/16" sem comprometer a estrutura. Se não tiver jeito, será com helicoil mesmo. Não será uma solução que qualquer um que está acompanhando por aqui poderá fazer, mas pelo menos ficará perfeito, e creio que o objetivo de se ter uma condição melhor que a original será atingido.
Vou continuar a postar aqui os resultados, pois assim teremos o desfecho dessa técnica.

Abs.

Ei colega eu gostei da ideia dio Marcel de usar prisioneiros...quanto ao exagero????????

Sei não, "melhor deixar sobrar do que faltar"...já dizia Maria para Jesus naquela festa da multiplicação dos pães e vinhooo...hehehe:mrgreen:

Leo - Beethoven
17/09/2007, 10:43
Estava hoje falando com uma empresa que a anos trabalho com elementos de fixação como, parafusos, machos, cossinetes, etc....a respeito de opções para Helicoil, realmente vou ter que ir até lá pra avaliar as opções pois existem vários modelos.
A idéia seria utilizar um que proporcione a mesma resistência mecânica da rosca original.

Para quem está acompanhando o tópico e a palavra Helicoil soa como grego (apesar de ser inglês), aí vai um link com alguns detalhes.

http://www.screwcenterbrooklin.com.br/helicoil/helicoil.htm

Abs.

Leo - Beethoven
17/09/2007, 10:56
Eu compraria 6 prisioneiro 3/8" rosca fina com cabeça, com porca autotravante.
É tipo prisioneiro de roda, só q bem menor e a estria entra nestes furos com rosca espanada igual dedo nozóio. :shock: :shock:

Precisa ver o melhor comprimento do prisioneiro, se tiver kit freio à disco usa um maior, só q não me lembro a medida agora.

Bom, desmonta tudo, e coloca esses prisioneiros de dentro pra fora na prensa. Se não tiver prensa na marreta tb funfa legal. Pode ser q algum dele fique meio torto, dificultando a montagem da manga de eixo, ae vc coloca a porca e dá umas pancadinhas q ele chega no lugar.... :mrgreen: :mrgreen:

Esses pririoneiros vão substituir os parafusos, q geralmente te deixam na mão no meio da trilha, com a grande vantagem de não quebrar e nem espanar rosca nunca mais e se alguém falar q a cabeça do prisioneiro pega no semi-eixo ou nunca viu montado, ou tá chutando ou num sabe o q fala mesmo.

[]´s... com a 1ª modificação do munhão antes de fazer RockCrawling.

Estou citando aqui a resposta do Marcel no outro tópico, pois assim juntamos por aqui, uma outra opção, que poderemos discutir. Não peguei outros sugestões no outro tópico, pois algumas já falamos por aqui e outras soam mais como gambiarra que outra coisa (então deixo de fora).

Quando o Marcel falou em prisioneiro, acredito que ele tenha mencionado exatamente aquele modelo com cabeça plana e que no final da rosca (próximo a cabeça) o diâmetro seja maior e estriado, afim de recravar na estrutura no munhão. Se não me falhe a memória, esses prisioneiros são similares aos que vão no cubo dianteiro onde vão as porcas da roda, certo ?
Pergunto: Prensar esses prisioneiros será uma boa dor de cabeça pois não se tem muito acesso do outro lado do munhão para uma prensagem bem paralela, correto ? E alinhar na porca como ele menciona pode ser um problema....

Na verdade, só quero extender esse assunto um pouco mais afim de definir a opção de melhor custo/benefício.

Abs.

Milton Quindim
17/09/2007, 15:01
Pelo que eu entendi na sugestão do Marcel tem de desmontar tudo mesmo e com o munhão desmontado onde era a rosca que prendia o parafuso deve-se prensar os prisioneiros com cabeça. A medida é a que cabe corretamente sem folga e com um pouco de pressão. A cabeça fica ddentro da carcaça e a rosca ficaria onse entrava o parafuso. Assim usando uma porca com parlock, ou travante no lugar onde seria a cabeça do parafuso sextavado...
Isso para mim foi a ideia mais simples e mais funcional pois os prisioneiros não soltariam facilmente e a rosca seria responsabilidade da porca não sendo necessario refazer cada vez que ficasse espanada. E se quebrar simplesmente bate de fora para dentro e troca-se o prisioneiro. Bem simples e prático.

Leo - Beethoven
17/09/2007, 15:59
Pelo que eu entendi na sugestão do Marcel tem de desmontar tudo mesmo e com o munhão desmontado onde era a rosca que prendia o parafuso deve-se prensar os prisioneiros com cabeça. A medida é a que cabe corretamente sem folga e com um pouco de pressão. A cabeça fica ddentro da carcaça e a rosca ficaria onse entrava o parafuso. Assim usando uma porca com parlock, ou travante no lugar onde seria a cabeça do parafuso sextavado...
Isso para mim foi a ideia mais simples e mais funcional pois os prisioneiros não soltariam facilmente e a rosca seria responsabilidade da porca não sendo necessario refazer cada vez que ficasse espanada. E se quebrar simplesmente bate de fora para dentro e troca-se o prisioneiro. Bem simples e prático.

Creio que essa seria basicamente a idéia mesmo, pelo menos não vejo outra forma prática.
A minha única preocupação com este método é prensar os prisioneiros de forma a garantir uma perpendiculariade que requer o sistema. Imaginou como ficaria com os prisioneiros tortos ?
Não há espaço, mesmo desmontando o munhão por completo para garantir um apoio 100% paralelo e prensar legal, sacou ? A não ser que ele tenha algum "arranjo" e não nos contou....

Abs.

leopoldo
17/09/2007, 20:34
Se a ideia é limpar a rosca e "enfiar" um corpo cilindrico de prisioneiro, observem que o corpo do munhão talvez não tenha espessura para suportar um prisioneiro com interferencia. É algo possível mas com interferência a coisa fica mais delicada, é uma montagem mais criteriosa e vc necessita limpar a rosca com a broca e depois alargar com alargador paralelo até obter o grau de interferencia máximo, sem rachar a carcaça. Já não é uma operação tão simples. Avalie bem a interferencia de pino de aço em furo FoFo, senão a carcaça vai abrir.

e lembrando:

Só não esqueça que os calços devem ter o furo alargado, caso seja a sua opção enfiar os 7/16" direto. E alargar os calços vai ser um pepino.



Então, vamos falar das tecnologias diosponíveis:

a- Podemos optar em prisioneiro M10 com corpo liso / corpo roscado. A parte lisa em cima de rosca removida e travado com trava química. Neste caso, é como acima e é bom usar alargador para o acabamento da parede.

b- Usar outro tipo de prisioneiro ... é uma opção. Passei numa loja de parafusos e ví uma série de prisioneiros com diversos tamanhos e tipos de roscas Inclusive tem um 7/16 em uma ponta e 3/8 na outra, com corpo liso de 7/16" ou 3/8".

c- Existe um outro tipo de rosca, a TRI-LOBULAR que lamina a rosca conforme penetra na peça. Não sei se fabricam M10. Se houver, vc tem sorte. Vc nem precisaria mexer na rosca espanada. Coloca e vira o bicho e pronto. Fica travada. Tem parafuso, mas no seu caso, colocaria prisioneiro.

d- Temos a opção da helicoil. É uma boa opção pois vc pode trocar a rosca se detonar de novo.

e- temos a opção de jaqueta: usina 7/16" e poe uma jaqueta com 7/16" externa e 3/8" interna. Usaria os mesmo parafusos originais e nem mexe no pino mestre.


Outra coisa, é analisar o componente e oque o papel da rosca:

O parafuso trabalha nesta peça sob tensão de tração. NADA de esforço cortante. O cortante é absorvido pela guia do rolamento. Portanto de 3/8" para M10, não há problema, só ganha em capacidade de tração (torque). De corpo totalmente roscado para corpo parcial roscado, não há problema, só ganha (não há fadiga lá).

O problema é o 7/16" ... o alargamento aproxima demais o furo do paafusos ou prisioneiro do nucleo centralizador do pino mestre. Há o inconveniente dos calços de regulagem e dependendo da fundição do munhão, pode ser que o furo do prisioneiro/parafuso fique próximo demais da borda. Possível mas tem de analisar bem o munhão e ver se há parede.

Leo - Beethoven
17/09/2007, 22:36
Leopoldo, diria que muito bem embasada as suas colocações.

Pretendo ir a dois fornecedores de elementos fixadores esta semana afim de encontrar a melhor opção, iriei avaliar tudo o que tem disponível no mercado. Usar Helicoil é moleza pra mim, tenho até o Kit aplicador em casa. Mas gostaria de usar o meu caso para os amigos aqui poderem usar como exemplo em qualquer lugar do Brasil como fórmula. No meu caso é fácil, encontro Helicoil literalmente na esquina de casa, mas muitos aqui não tem a mesma sorte.
Se encontrar um prisioneiro comercial que atenda todas as questões por vc citadas, com certeza vou por este caminho.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos....prometo postar fotos aqui do proceso escolhido.

Abs

carraro
18/09/2007, 12:25
:pensativo: recentemente tivemos 2 casos de queda de cubos em jeeps com pneus grandes e kits de discos ,nos dois casos os carros haviam acertado buracos fortemente,fazendo com que os parafusos estourassem as roscas e deixando tudo caido pelo chao,dai parti pra ideia da confeççao de um munhao + resistente ,+ por enquanto o conserto fiz colocando 7/16 nos dois munhoes com prisioneiros e porcas parlock,mas vi recentemente que o FRANCO DA ENSIMEC ,faz a reforma dos eixos dana usando prisioneiros do chassis dos mercedes bens ,da uma olhada la no site dele.:concordo:

leopoldo
18/09/2007, 19:20
Quebra de cubos, parafusos de munhões .... são coisas diferentes.

Cubo que cai ?

Isto pode muito bem ter NADA a ver com a necessidade de confecção de novos munhões.

Por acaso, esses adaptações de disco são aquelas em que não há transferencia de apoio entre a manga/suporte de pinça/munhão ?

Se for .... é MAIS que certo que VAI quebrar. Nenhum munhão do planeta conserta isso.

leopoldo
19/09/2007, 23:32
Rodrigo,

A pane é nos 4+4 parafusos do pino mestre e não nos 6 da manga.

Agora, uma curiosidade: o site diz para passar a broca de 10 mm no furo para remover a rosca de 3/8" UNF do munhão. Depois, tem a necessidade de fazer uma operação com 16 mm.

Perguntas:

1- É para broquear ou frezar ? o que é esses 16 mm.

2- Porque desta operação ?

3- Esta operação é em apenas 2 furos, para a cabeça abaulada destes 2 prisioneiros para ficarem assentadas e evitar de pegar na calota esferica do munhão interno no esterçamento ou, em todos?

4- Se for nos 6 furos de cada flange, qual a profundidade de penetração desta operação no corpo do munhão. Ou melhor,

5- Quanto fica de parede de flange no munhão ?

6- Há gabarito para esta operação ?

7- Que tipo de prisioneiro de cabeça abaulada é usado (material e tratamento) ?

8- Qual a forma de junção do corpo de prisioneiro com a aba da flange do munhão ( interferencia, rosqueamento, etc ...)?

carraro
21/09/2007, 01:09
entao RODRIGO é isto que faço aq na oficina,LEOPOLDO o rebaixo é feito com uma broca de 16mm,para dar "ajuste"aos prisioneiros que sao passados por traz do munhao,e sao de cabeças redondinhas, + acabam deixando o munhao com parede razoavel ainda (ç a mula que fizer nao abusar da broca é logico),(acredito ficar + confiavel que no metodo original)e da pra aguentar + uns anos sem incomodar ,aq na oficina os jeeps que dao pau nos munhoes geralmente estao com pneus grandes e ai nao tem jeito mesmo, o "munhao é fraco"e estouram as roscas da manga direto,ai pra nao trocar o munhao inteiro,daç um jeito com estes prisioneiros + ç alguem um dia ç estrepar todo por causa desta "adapetraçao",ai azar, quem mandou QUERER USAR UM TROÇO DE MAIS DE 40 ANOS pra fazer trilha,o povo que importe uns "DINATRAX" que dai nao quebram,ops, a nao ser o bolso,:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: sonhando em por uns pneuzao 80"assim que alguma industria brazuca abraçar a ideia e fabricar uns munhoes + resistentes...... + sem querer tirar o scalpo da gente.:twisted:

leopoldo
21/09/2007, 18:56
1- ç a mula que fizer nao abusar da broca é logico)
2- acredito ficar + confiavel que no metodo original
3- da pra aguentar + uns anos sem incomodar ,
4- munhao é fraco"e estouram as roscas da manga direto,
5- + ç alguem um dia ç estrepar todo por causa desta "adapetraçao",ai azar, quem mandou QUERER USAR UM TROÇO DE MAIS DE 40 ANOS
6- assim que alguma industria brazuca abraçar a ideia e fabricar uns munhoes + resistentes...

1- Isso é algo temeroso se a pessoa que vai fazer não tem ideia do certo

2- Acreditar é uma coisa. A realidade é outra. Pode ser melhor, igual ou ... pior. Varios fatores entram nesta equação.

3- Isso é possível, mas depende de (1) e (2).

4- Fraco é relativo.

5- Este é o ponto. Isso NÂO é admissível e taopouco é um argumento válido.

Se VC faz para VC e ... se estrepa, é uma coisa. SE vc fabrica para outros e estes se estrepam, é OUTRA.

Para vc usar ou mesmo vender para terceiros , VC tem de se certificar que a sua ideia é revolucionária, é tão boa ou ainda melhor que a original e VC tem de provar por analise de engenharia do produto, teste funcional e por durabilidade. NÂO É ACEITO A PREMISSA .... se colocar, tu que se dane.

Os esclarecimentos do post anterior são necessários sobre este kit da GARRA, para avaliar a ideia, funcionalidade, o desempenho, e eventuais inconsistencias, se existirem.

E lembre que:

a- nos EUA os eixos eram DANA 30 com munhões fechados ou abertos e existiram montagens com pneus enormes a décadas.

b- nem todos os eixos tem tantos anos assim, onde o principal problema seria falha estrutural por fadiga de algusns componentes.

E

Isto porque tenho uma suspeita da possibilidade destes munhões originais terem falhado nas roscas por outros motivos ... que eu até já conheço.

SE vc tiver umas fotos dos kit usados nestes munhões, dos parafusos, dos próprios munhões, fica possível, sem ir até ai avaliar esta possibilidade suspeita.

carraro
21/09/2007, 22:07
:concordo:OPA chefe todos os que cairao ate agora estavam com as roscas danificadas por "espanamento" ,tipo o cara monta, "NAO "coloca trava quimica alguma e as vezes nem mesmo arruelas de pressao,ai ao chegar no final do curso de aperto o cidadao dava aquela "reforçada" com a delicadeza de um elevante espancando o dono do circo por falta de amendoim!!!!!!!. As roscas estavam todas repuxadas para fora, quase no limite de soltarem por "espanamento",ai veio uma cratera na estrada e" bum" arrancou os pobres coitados do lugar,deixando cair tudo por terra,+ a minha visao de munhao fraco é de que foram projetados pra segurar pneus 700x16,e ç foram superdimensionados eu nao sei ,entao tenho medo de por pneu grande e um munhao ç partir em pedaços,mas ç alguem me confirmar que eles suportam uma carga 100% maior, ai eu fico tranquilo com uns 35",que no meu ver seria o ideal deixando o jeep virar as esquinas sem ficar desproporcional demais esteticamente e atrapalhando o transito com rézinhas pra ajeitar a tangencia :lol:

leopoldo
22/09/2007, 01:03
Meu jeep, roda hoje como CJ-6. Pesa 2200kgs e rodo direto e não quebrou ainda com os 35"

Meu jeep rodou como CJ-5. Rodava com os pneus 9.00x16 durante uns 6 anos, com a configuração normal de munhão e não quebrou, espanou ... esfolei o jeep, virava curvas em 2 rodas, peguei inumeras lombadas, ralei com o V8 e, as mangas e munhões não quebraram.


Pq ? Parte é a manutenção em dia. Parte são pequenos segredos nas adaptações e parte fatores do acaso.

Porém,

a sua explicação para os fatos narrados indicam erros de montagem, manutenção, abuso, imperícia e burrices que não justificam ainda definir, neste momento a peça como "Fraca".

Não há peça indestrutível frente a ameaça de imperícia e abuso.

Milton Quindim
22/09/2007, 01:17
Meu jeep, roda hoje como CJ-6. Pesa 2200kgs e rodo direto e não quebrou ainda com os 35"

Meu jeep rodou como CJ-5. Rodava com os pneus 9.00x16 durante uns 6 anos, com a configuração normal de munhão e não quebrou, espanou ... esfolei o jeep, virava curvas em 2 rodas, peguei inumeras lombadas, ralei com o V8 e, as mangas e munhões não quebraram.


Pq ? Parte é a manutenção em dia. Parte são pequenos segredos nas adaptações e parte fatores do acaso.

Porém,

a sua explicação para os fatos narrados indicam erros de montagem, manutenção, abuso, imperícia e burrices que não justificam ainda definir, neste momento a peça como "Fraca".

Não há peça indestrutível frente a ameaça de imperícia e abuso.

Opa ...diz ai mestre Leopoldo...como se comporta seu Jipão na trilha?????????/
Deve ser animal né com todos estes equipamentos e ainda mais todo projetado corretamente pronto para enfrentar qquer obstáculo...conta ai pra nois...valeu.

leopoldo
22/09/2007, 14:18
Comporta-se como um jeep, só que mais pesado, mas que faz umas curvas esquisitas.

Porém, muito do que eu coloquei não foi determinado "para a trilha" e sim "para melhorar o jeep".

Por exemplo: a suspensão é mais confortável mas necessita umas alterações para aumentar o desempenho na trilha. Mas para rodar na cidade, está ótimo.

Milton Quindim
22/09/2007, 23:51
Comporta-se como um jeep, só que mais pesado, mas que faz umas curvas esquisitas.

Porém, muito do que eu coloquei não foi determinado "para a trilha" e sim "para melhorar o jeep".

Por exemplo: a suspensão é mais confortável mas necessita umas alterações para aumentar o desempenho na trilha. Mas para rodar na cidade, está ótimo.


Cara ...e eu achava que teu carro era um monstro para fazer trilhas...e vc usa mais na cidade mesmo...deve apavorar os outros com ele deste tamanho neh...vi as suas fotos jah ele eh bem alto...vc eh baixinho eh?

carraro
23/09/2007, 20:33
Comporta-se como um jeep, só que mais pesado, mas que faz umas curvas esquisitas.

Porém, muito do que eu coloquei não foi determinado "para a trilha" e sim "para melhorar o jeep".

Por exemplo: a suspensão é mais confortável mas necessita umas alterações para aumentar o desempenho na trilha. Mas para rodar na cidade, está ótimo.:pensativo:puts LEOPOLDO tinha começado a ficar feliz com a historia dos 900x16, ja tinha ate achado os redondos e ia falar com o MARILSON ,pra rolar um super desenho mud neles,+ ai entrou a questao basica,mesmo rodando no "asfalto"com toda grosseria que alguem pudesse desprender ao volante de um jeep,isto jamais ç compararia aos esforços aplicados sobre os munhoes e mangas em uma unica trilha pesada, da qual sou totalmente adepto:-D,nao sei qual seu grau de intimidade com trilhas pesadas + ç viesse andar com nós aq em CURITIBA, é bem provavel que seu jeep voltasse todo quadrado pra casa,e precisaria passar por uma nova reestruturaçaozinha basica:mrgreen: .Saimos apenas uma vez por mes ,+ quando saimos nao fica nada na nossa frente,ai que entrou a questao de que nao só o munhao é fraco + todo o conjunto de trasmissao (original),e mesmo que efetuemos a melhor revisao que exista antes de sairmos com nossos jeeps,ainda assim os esforços aplicados sobre os eixos que temos, sao muito grandes ,e mais ainda quando trocamos os motores e cambios por outros mais potentes e de torque muito mais elevado, atualmente podemos colocar uma gama muito grande de motores + modernos em nossos carros + estamos totalmente refens de antigos eixos e cambios que mesmo provando ainda serem muito robustos,nao vejo um mercado muito promissor pra daq a 4,5 anos visto que a tendencia sera a extinçao destas peças (originais),hoje sofremos com a baixa qualidade de peças paralelas e preços abusivo nos desmanches (pensao que jeepeiro ou é milionario ou é trouxa mesmo)e ç nao começarmos a cutucar as ideias pra revolucionarmos o mercado off-road nacional,daq a poucos anos nao serao só trilhas que nao teremos.........,+ tambem faltaram peças pra equiparmos nossos carros (entendam peças de fabrica,nao aquelas que conseguimos enfiar a marretadas),e sim testadas e aprovadas pro uso radical que estamos dando a nossos velhos guerreiros,porque pneus "recapados" de otima qualidade já temos + (imaginem uns 0 bala de fabrica,com uns dentoes querendo morder o chao, e quando digo dentoes sao dentes mesmo ,nao estes banguelas dos BF,ou GENERAIS PARAGUAIOS que a turma coloca), motores tamos susse ,flanges e usinagens (parabens aos brasucas que metem a mao,a media é alta !!!!)mas e o resto que ficou no meio de campo???????? tirando o empreendorismo do "FRANCO da ENSIMEC"que no meu ver devia começar a "exportar" seus produtos, nao tem mais ninguem pra segurar um pais do tamanho do brasil,havido por novidades e com um territorio magnifico pra pratica do off-road (ps:e com capacidade pra comprar uma peça reforçada),que nao caia no meio da rua,depois de um dia magnifico de trilhas,é ai que acho que os munhoes sao fracos.!!!!!!:concordo:

leopoldo
23/09/2007, 21:20
CARRARO,

Lá pelos idos anos 90 eu usava no meu CJ5 o V8, cambio 4 marchas do OHC, essa suspensão que eu tenho + molas helicoidais, pois ar ... nem por sonho ... só importanto por um brecinho camarada de mega sena, e o pneus 9x16.

Já naquela época eu sofria com o cambio original e os semi-eixos que quebravam a taxa de um par a cada 3 meses, não por abuso mas por subdmensionamento. Abuso ? .... é ... um pouquinho.

Os pneus comiam no asfalto qu eu podia ver a trilha atrás do jeep .... e pior .... ficavam completamente quadrados.

Dai, depois de moer uns 5 cambios, coloquei o C4, e nunca mais tive problema de cambio.

É por isso que eu sei dessas fraquezas do jeep ... já passei por várias fases: BF, maverick 3.0, e agora V8, SUA, SOA(spoa), molas helicoidais e agora ar, high steer, cambio 3 marchas 4 marchas do 6 e do 4 cilindros, e agora automatico, 750x16 9x16, 33x15, e agora 35x1 5mas, eixo semi-flutuante, semi-flutuantes e agora direcional nas 4, freio a disco na frente e depois nas 4, e falando sobre isso, o munhão nunca me deu dor de cabeça.

Mas ví muitos terem, por simples orelhada. É como a DANA 18, nunca tive problemas com a minha, mas sei de muitos que tiveram.

Mas uma coisa vc tem razão: a medida que nossa insatisfação cresce, a gente pega nas ferramentas e inventa, inova, adapta e cria monstro e monstrinhos. Uns nos acompanham e outros só aparecem para assombrar.

MAs no andar da carruagem, espere pelo pior. Não acredito que veremos empresas que produzam a longo prazo produtos que nós gostaríamos de ver como se fosse numa prateleira de loja como lá nos EUA. Esquece. É o fator $$$. quem quer investir centenas de milhares de reais para satisfazer ... quantos poderiam pagar .... 100, 200 ???

Devemos mesmo nos preparar para daqui 5 a 10 anos a maoiria das peças de jeep sumirem do mercado a medida que houver a reposição para os novos modelos ou similares. e os veínhos serem sucateados pois muitos desistirão pelo simples fato do inviável. Inviável viver catando peça em desmanche .... Inviável ficar abastecendo as oficinas .... inviável mexer aqui e quebrar lá.

Quem tiver um jeep, só se contentará por necessidade com adaptações caras que puxarão outras complicadas e mais caras.

Daí, os desmanches verão a maioria dos jipeiros do futuro que andam com os veínhos reformados como criaturas em extinção ou exóticas

Milton Quindim
24/09/2007, 00:49
Daí, os desmanches verão a maioria dos jipeiros do futuro que andam com os veínhos reformados como criaturas em extinção ou exóticas

É por isso que sempre que me perguntam que motor eu vou colocar no Quindim depois que o BF dele der pau eu respondo...Não sei ainda até lá já vai ter passado muito tempo e então colocarei o mais moderno possivel, pois perder uma tempo enorme e queimar a cuca para fazer uma adaptação de um motor "velho" eu não vou mesmo.
Isso come tempo e dinheiro, alimantarei os ferros-velhos com o que sobrar do Quindim sempre renovado dentro do coerente para meu uso. Sem exageros desnecessarios e tentando manter a mesma linha de hoje.
E os parafusos dos munhões...ainda não deram problema , mas quando derem usarei a receita do Marcel.
Abraços a todos.

Elmer_Jeep
24/09/2007, 09:20
.. tirando o empreendorismo do "FRANCO da ENSIMEC"que no meu ver devia começar a "exportar" seus produtos, nao tem mais ninguem pra segurar um pais do tamanho do brasil,havido por novidades e com um territorio magnifico pra pratica do off-road (ps:e com capacidade pra comprar uma peça reforçada),que nao caia no meio da rua,depois de um dia magnifico de trilhas,é ai que acho que os munhoes sao fracos.!!!!!!:concordo:

Acho q devia é baratear e preencher algumas lacunas no mercado nacional :concordo:

Zepi
24/09/2007, 09:47
Quebra de cubos, parafusos de munhões .... são coisas diferentes.

Cubo que cai ?

Isto pode muito bem ter NADA a ver com a necessidade de confecção de novos munhões.

Por acaso, esses adaptações de disco são aquelas em que não há transferencia de apoio entre a manga/suporte de pinça/munhão ?

Se for .... é MAIS que certo que VAI quebrar. Nenhum munhão do planeta conserta isso.



Leopoldo,

Não consegui visualizar o que vc falou sobre esse apoio manga/suporte/munhão.
Nesses kit vendidos quais tem esse problema?
Estou prestes a colocar freios a disco,por isso pergunto.

No kit berga tem esse apoio, por exemplo?


Obrigado,

Abs

Leo - Beethoven
24/09/2007, 10:12
Amigos,

Estou postando aqui a minha decisão sobre o assunto. Que fique claro que não estou criticando outras sugestões aqui dadas, apenas optei pela melhor que se aplicava ao meu caso e por isso apresento aqui os motivos:
Optei pelo uso do Helicoil pois examinando cuidadosamente o munhão, notei que que existe muita pouca parede restante para outra solução como o uso de prisioneiros prensados. Na foto vocês terão a real noção disso, e poderão ver um furo com o Helicoil aplicado e outro original 3/8” que a rosca está perfeita, a parede ali é de apenas 4mm.
Fiz um teste com o fundido para identifica-lo e saber a sua resistência real, felizmente trabalho na área de resistência dos materiais e pude me valer de algumas “ferramentas” para esse levantamente que não estão disponíveis facilmente. Pude avaliar que o Ferro Fundido (ou fofo) do munhão é do tipo Cinzento (estrutura) e para quem conhece um pouco mais do assunto vai entender que esse material não é nenhum exemplo de eficiência. Usar ali um prisioneiro seria jogar de mais com a sorte. Apesar da solução parecer a mais viável e resistente a princípio (até pra mim mesmo), vi que alargar o furo para prensar um prisioneiro iria deixar a parede muito fina e seria jogar com a sorte da resistência do material que em caso de falha no furo inutilizaria o munhão em definitivo sendo a troca do mesmo inevitável.
A princípio queria uma solução simples para que ajudasse a todos aqui, que fosse fácil encontrar os itens necessários em qualquer lugar do Brasil e que fosse vantajoso ($$) tbém.
Pra quem me conhece, gosto sempre das soluções mas simples, porém sempre funcionais e que não implique em usar o fator sorte, prezo sempre pelo mínimo de adaptações possível, porém quando o faço a certeza de ficará impecável tem sempre que existir. Tanto que nunca tive problemas com o munhão e olha que já fui ao Piauí com ele e voltei (saido de SP), apenas por caminhos secundários e de péssimas condições. Apenas estou fazendo isso por mero preciosismo, pois as roscas originais nem estavam tão ruins assim.
Daí a escolha do Helicoil que apesar de não ser tão simples assim de ser encontrado, mas pelo menos irá garantir boa resistência mecânica sem reduzir significativamente a parede (foto) do munhão. Sem contar que a rosca ficará bem mais resistente que a original, pois o Helicoil é feito de aço inoxidável e preencherá a rosca com maior perfeição. Fácil remoção para manutenção futura e simples aplicação/utilização.
Na segunda foto, mostro em detalhes o kit para aplicação do Helicoil que consiste em um macho específico para Helicoil 3/8” , o vira-macho e o aplicador do Helicoil. Na mesma foto estão os Helicoils propriamente ditos que custam em torno de R$1,00 cada um. É claro que este kit não é tão barato assim (cerca de R$150,00), mas em conversa com um fornecedor em SP, ele me disse que praticamente toda retífica de motores que se preze possui esses kits, pois é muito comum o seu uso em roscas de cabeçote, etc....logo imaginei que todos aqui que quiserem optar por essa saída, não querendo adquirir o kit poderão recorrer ao serviço de um boa retífica em suas respectivas cidades.

Espero ter ajudado por aqui e deixo o registro completo não só para os comentários de todos que ajudaram e participaram por aqui, bem como para consultas futuras.

Abraços.

carraro
24/09/2007, 13:27
:mrgreen:ETA que eu fico feliz da vida com gente assim,povo esperto esse que ç apresentou aq,pra quem me conheçe pessoalmente sabe o quanto eu boto pilha pra que as pessoas tirem do papel e da imaginaçao as coisas e as tornem realidade ,sei que temos dificuldades imensas em sermos felizes neste país por pura falta de "ferramental"afinal ç o povo realmente discutisse ideias, como fazemos aq,talvez a sorte deste país fosse melhor e ai ate grana teriamos pra investirmos (e nao só pra pagar contas),gostaria de ver nao só empresas investindo pesado no off-road nacional,mas em todas as areas de atuaçao industrial,já que em agricultura somos fortes,(+ que nos torna simples "camponeses"lá fora),entao vejo que quando tivermos como adquir ferramental especifico,seja conseguindo construi-los aq mesmo, ou pelo menos importando a preços justos,(sou da ideia de que ç aq nao existe determinado produto ele deveria ter imposto de importaçao ZERO) ficaria mais facil pro país ç industrializar e quem sabe criar novas tecnologias(por que nao munhoes)e mais um monte de coisas que tornariam a nossas vidas mais felizes.........,é BEETHOVEN o jeito é ir de helicoil mesmo!!!!!!!e rezar para que os engenheiros "gringos" tenhao sido felizes na construçao dos munhoes FOFinhos:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

leopoldo
24/09/2007, 20:41
Observe que a manga encaixa no munhão num diametro piloto, e SEM FOLGA :shock:

O diametro piloto absorve esforços cortantes (é a mão francesa do sistema) enquanto que os parafusos mantem a união das peças.

Muita gente faz adapretações e não encaixa (NÃO USINA ou se usina permite FOLGA) a manga no suporte de pinça por esse diametro piloto e / ou do suporte da pinça no munhão. Tem gente que até usina (remove) porque acha que aquilo ATRAPALHA !!!!! :parede::parede::parede:

OU

usam os mesmos parafusos que agora ficaram mais curtos com o suporte de pinça :putz:


RESULTADO:

Sem o diametro piloto, os parafusos não foram projetados para suportar o peso do jeep e fraturam. :shock:

Os parafusos não penetram o suficiente no munhão e espanam. :shock:

Os dois eventos juntos. :putz:


O CERTO:

manter diametros piloto, usar parafusos tão mais compridos como necessários, e de preferencia , usar allen. Isso é PROJETO com sintonia de causa-efeito e bom senso.

A trava química é opcional e desejável.


Quem fabrica certo ... eu não sei, mas sei como deve ser feito.

carraro
25/09/2007, 00:08
LEOPOLDO,ate que os kits que estou usando respeitam estas caracteristicas do projeto original,+sera que o uso de parafusos allen 12.9(aço + resistente)é isto?resolveriam o problema, visto que o que esta espanando sao as roscas do proprio munhao!!!sera que o fato de estarmos usando rodas com offset muito largo e pneus recapados(gerando uma alavanca e peso maior na ponta do munhao), nao estaria afetando demais as roscas,que até agora me parecem ser o problema, já que nao tivemos nenhuma quebra de munhao propriamente dito?????a ideia do "HELICOIL" me parece ser uma boa, o que acha?????:pensativo:

Zepi
25/09/2007, 10:29
Observe que a manga encaixa no munhão num diametro piloto, e SEM FOLGA :shock:

O diametro piloto absorve esforços cortantes (é a mão francesa do sistema) enquanto que os parafusos mantem a união das peças.

Muita gente faz adapretações e não encaixa (NÃO USINA ou se usina permite FOLGA) a manga no suporte de pinça por esse diametro piloto e / ou do suporte da pinça no munhão. Tem gente que até usina (remove) porque acha que aquilo ATRAPALHA !!!!! :parede::parede::parede:

OU

usam os mesmos parafusos que agora ficaram mais curtos com o suporte de pinça :putz:


RESULTADO:

Sem o diametro piloto, os parafusos não foram projetados para suportar o peso do jeep e fraturam. :shock:

Os parafusos não penetram o suficiente no munhão e espanam. :shock:

Os dois eventos juntos. :putz:


O CERTO:

manter diametros piloto, usar parafusos tão mais compridos como necessários, e de preferencia , usar allen. Isso é PROJETO com sintonia de causa-efeito e bom senso.

A trava química é opcional e desejável.


Quem fabrica certo ... eu não sei, mas sei como deve ser feito.



Ótimo Leopoldo!
Entendi perfeitamente o que disse!Realmente se usinar esse diâmetro guia enfrequece com certeza...
Outra coisa...esse suporte DEVE ficar entre o munhão e a Manga,ou poderia ser colocado depois da manga?


Obrigado
Abs

rubensx
25/09/2007, 10:56
Devemos mesmo nos preparar para daqui 5 a 10 anos a maoiria das peças de jeep sumirem do mercado a medida que houver a reposição para os novos modelos ou similares. e os veínhos serem sucateados pois muitos desistirão pelo simples fato do inviável. Inviável viver catando peça em desmanche .... Inviável ficar abastecendo as oficinas .... inviável mexer aqui e quebrar lá.

Quem tiver um jeep, só se contentará por necessidade com adaptações caras que puxarão outras complicadas e mais caras.

Daí, os desmanches verão a maioria dos jipeiros do futuro que andam com os veínhos reformados como criaturas em extinção ou exóticas

Mestre leopoldo essa citação concordo em parte... lembro-me do CJ5 do meu vizinho (1975) que em 97 foi comprado por 6 mil reais estava impecável e aliás usava um quadro de parabrisas de aluminio que eu nunca vi pra vender! O fato é que os serviços eram mais baratos concordo mas as peças eram bem raras e caras, lembro-me que uma porcaria de um farol de milha com grade custava o absurdo de 150 reais cada e que quando achávamos pneus frontiera eram 400 reais cada isso aqui em São Paulo.

Lembro-me que uma adaptação de direçãod e maverick custava quase 2 mil reais e que se você tivesse trincado seu chassis você morreia com 800 reais pra alguém retirar a carroceria e resoldar alguma parte... tudo isso nào é hipotético não é na real e tmeos notas fiscais disso.

Dai vejo hoje que uma direçãod e maverick custa 600 reais colocada, freios a disco (que eram estratosféricos os valores) custando 450 o jogo, isso me leva a crer que Jeeps não serão carros velhos mais (vide valores de um jeep razoável custar 16 mil) mas sim carros que só tem o documento de velho...

Seu jeep mesmo oque tem de velho (antigo gasto usado e que teoricamente remete ele a uma "tranqueira velha"?) nada!!! se bobear é mais confortávle e seguro que o ultimo wrangler!!!

Pois é o pouco que vi do mercado é isso que notei Jeeps custavam 7 mil um inteiraço ha 10 anos atrás e vc encontrava vários largados por ai mal tratados para recuperar mas hoje não se encontra mais quase nenhum largado desmontado, todos reformados com peças novas, sót em o chassis antigo com o documento de resto...

Logo isso me leva a crer que o mercado de peças para jeep se tornou promissor tanto que o "boom" de lojas especializadas prova isso.. Donatti, tratorgama, Paulista4x4, e N outras oficinas.. ao que me lembro existia apenas a Arclopec a Agromotor e Jipebrás

entãod erepente algumas peças até acabam entrando em linha (logico que coisas tão especificas asism eu concordo que não seria viável uma linha de produtos)

abraços sorridentes de ter peças novas pro meu jeep velho

Leo - Beethoven
25/09/2007, 13:09
.....é BEETHOVEN o jeito é ir de helicoil mesmo!!!!!!!e rezar para que os engenheiros "gringos" tenhao sido felizes na construçao dos munhoes FOFinhos:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Na verdade é por confiar nessa engenharia que estou aproveitando a peça na sua "originalidade", afinal o meu munhão tem nada menos que 47 anos, pois ainda é o do próprio veículo e aguentou (e aguentaria do jeito que estava) com pneus 33".
Outro detalhe que ninguém quase sabe é que existe uma falha muito comum em Ferro Fundido que é a porosidade, a qualidade do processo de fundição ajuda muito a minimizar esse problema que pode acarretar em fratura no futuro, mas nenhuma fundição é isenta disso. Como são pouquíssimas as fundições no Brasil que efetivamente testam o fundido que produzem contra porosidade (chamada rechupe) a chance de vc comprar um munhão novo e ele dar problema é maior que a de usar um usado e que na prática provou-se não ter falha estrutural, pois se não já teria estourado.
No dia que eu precisar de um munhão "novo", certamente irei comprar um usado em boas condições, não pelo preço, mas por essa garantia. Por que até parece que as fundições (se é que ainda existem) que fazem munhões de CJ no Brasil tem os equipamentos e condições certas pra fazer fofo de boa qualidade ? Eu duvido....



Lembro-me que uma adaptação de direçãod e maverick custava quase 2 mil reais e que se você tivesse trincado seu chassis você morreia com 800 reais pra alguém retirar a carroceria e resoldar alguma parte... tudo isso nào é hipotético não é na real e tmeos notas fiscais disso.

Dai vejo hoje que uma direçãod e maverick custa 600 reais colocada, freios a disco (que eram estratosféricos os valores) custando 450 o jogo, isso me leva a crer que Jeeps não serão carros velhos mais (vide valores de um jeep razoável custar 16 mil) mas sim carros que só tem o documento de velho...


Eu lembro mesmo desse tempo....tenho o meu CJ a mais de 15 anos e na época eram poucas as lojas que ofereciam peças de Jeep. Hoje os preços cairam, existem inúmeras opções.
Mas isso se chama lei de demanda ou oferta/procura. A demanda de mercado aumentou, surgiram novas opções (concorrência) e os preços caíram.
Se o consumidor Brasileiro fosso mais exigente em qualidade, certamente esse mercado tende a melhorar muito. Por que existe muita porcaria sendo oferecida por aí....e muita gente comprando "ouro de tolo"....

Abs.

rubensx
25/09/2007, 13:21
concordo plenamente, ouro de tolo em serviços também...

eu nào quero citar o nome da oficina, aqui de são paulo/guarulhos mas por exemplo um CJ5 foi pra lá para instalar bancos, sto antonio, cintos essas coisas, voltou com carburador trocado (tinha um buraco enorme de gás sendo que nunca teve gás nesse carro) e na metade do caminho de volta de guarulhos p/ sampa precisou ser guinchado


ou seja agente aprende pela má qualidade do serviço, seria bom haver um topico aqui que poderiamos denunciar má qualidade de serviços e criar um verdadeiro boicote em certas oficinas para que isso nàos e torne uma prática comum.

Mas para quem tme jeep ha mais de 10 anos sabe bem, antes para achar certas peças era um sufoco

Leo - Beethoven
25/09/2007, 13:31
Rubens, pode apostar que se vc fizer uma busca aqui no fórum pelo nome da oficina, vai achar tópicos dela, talvés até de outros reclamando.
No seu caso, eu não deixaria barato mesmo. Já fui a justiça (e ganhei) por coisas bem mais insignificantes que um carburador.

O problema sabe qual é ? Tenho um amigo dono de oficina de primeira linha que diz estar indo a falência, por que o que mais aparece por lá é o tipo de cliente que ele não quer, o famoso "não tem como quebrar o galho e fazer um remendo" ? Enquanto o Brasileiro tiver essa mente porca, vão existir mecânicos assim....denuncie mesmo.

Abs,

rubensx
25/09/2007, 13:39
essas oficinas lusitanas é foda... nada contra pois eu tb tneho lusitano o meu ultimo sobrenome mas era só pra dar a dica de onde não levar o seu jeep!

O Problema é que fiquei sem provas senão teria acabado com a raça deles, mas deixa estar preferi usar a tecnica de não indicar a ninguém!

Aliás essa de mecânicas fechando parece ser tendência conheço um cara que é um ótimo mecanico de jeeps (aqui da ZN) tem muita experiencia e teve de fechar a mecanica e hj em dia trabalha (quando dá) em casa (que está lotado de jeeps) e numa mecanica de carros comuns :-(

Elmer_Jeep
25/09/2007, 15:49
Outra coisa...esse suporte DEVE ficar entre o munhão e a Manga,ou poderia ser colocado depois da manga?


Obrigado
Abs


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7142

Zepi
25/09/2007, 17:46
Obrigado Elmer...

O renato Tem a mesma intenção que eu...Pinças de S-10...

Abs