Ver Versão Completa : Jeep sem sinal de vida
Donizetti
15/09/2007, 21:14
Oi Pessoal, sou novato tanto no uso de um 4x4 como em mecanica.
Tenho um Jeep Wills faz apenas 3 meses, Tenho feito algumas trilhas leves com alguns colegas, nada muito radical, apenas para começar aprender. Tenho tido aguns pequenos problemas com o carburador, que está vazando na base, mas isso não estava impedindo o Jeep de funcionar. Mas hoje depois brincar com ele durante umas 4 horas em Atibaia, sem problema algum, ao chegar em SP, estacionei em casa ( sorte), fui ligar novamente para colocar um pouco mais para frente no estacionamento e para minha supresa nem sinal de partida. Simplesmente, dou na chave e faz somente um barulhinho "tec". As luzes acendem normal, mas não tem energia para dar partida. Consegui empurrar com amigos, dai pegou no tranco, fiquei acelerando uns 15 minutos, desliguei e novamente nadinha de sinal na partida. O que poder ser? Motor de arranque? Ou bateria descarregada, indicando mal funcionamento no alternador? Gostaria de alguma ajuda. Com disse estou começando agora neste mundo aventureiro 4x4.
Donizetti
Lucas Nassif
15/09/2007, 21:32
Caro Donizetti,
Seu problema pode ser:
:arrow: Bateria;
:arrow: Arranque;
:arrow: Alternador (que nao manda carga pra bateria);
:arrow: Cabos da bateria em mal estado;
:arrow: Ou cabos dos contatos da bateria frouxos.
Faça o seguinte:
lixe (de leve, com escova de aço) os contatos da bateria e aperte os cabos.
Veja se há sinal de partida..
Esse é o procedimento mais simples a fazer...comece por eles antes de mexer no arranque.
Abrss.. :concordo:
Donizetti
15/09/2007, 21:44
Legal Lucas, vou fazer isso.
Nestes 3 meses nunca aconteceu isto. Estou desconfiado do alternador. Pois pela primeira vez eu tive que usar os farois alto em uma viagem, sai de Atibaia as 17:30 e usei os farois alto na estrada por uns 40 minutos. Embora os farois ainda acendem com o Jeep desligado, quer dizer então que tem carga na bateria não é?
Bem , vou dar uma lixada nos contatos com você disse. Tomara que seja somente isso.
Donizetti
Lucas Nassif
15/09/2007, 21:52
Legal Lucas, vou fazer isso.
Nestes 3 meses nunca aconteceu isto. Estou desconfiado do alternador. Pois pela primeira vez eu tive que usar os farois alto em uma viagem, sai de Atibaia as 17:30 e usei os farois alto na estrada por uns 40 minutos. Embora os farois ainda acendem com o Jeep desligado, quer dizer então que tem carga na bateria não é?
Bem , vou dar uma lixada nos contatos com você disse. Tomara que seja somente isso.
Donizetti
Bom, se vc rodou a noite com o Jeep e após isso ele começou a ficar sem vida, é pq o alternador bixou (pois a energia da bateria foi pros faróis).
Agora, se vc rodava a noite normalmente e ele pegava normal, é pq não há nada de errado com o alternador.
Faça os testes na bateria e poste aqui os resultados.
Ahh, outra coisa: Se o problema persistir, tente arrumar uma outra bateria emprestada e ponha no lugar da sua. Se pegar, troque a bateria (ou pode ser o alternador tambem).
Se não pegar, é o arranque. (ou os cabos - menos provavel)
Abrsss...
Donizetti
15/09/2007, 22:28
OI Lucas
Acabei de fazer a limpeza dos contatos da bateria, tirei o dois, dei lixada e espirrei um pouco de WD, mas.... nada continua igual . Dou na chave e somente tem "tec" e nada mais. Mas se a bateria tivesse pifada, eu não conseguira nem acender os farois ou usar a buzina não é? Como disse os farois do Jeep estão normal, mesmo assim pode ser a que está bateria fraca? Pena que agora não consigo nenhuma outra bateria para testar.
Donizetti
OI Lucas
Acabei de fazer a limpeza dos contatos da bateria, tirei o dois, dei lixada e espirrei um pouco de WD, mas.... nada continua igual . Dou na chave e somente tem "tec" e nada mais. Mas se a bateria tivesse pifada, eu não conseguira nem acender os farois ou usar a buzina não é? Como disse os farois do Jeep estão normal, mesmo assim pode ser a que está bateria fraca? Pena que agora não consigo nenhuma outra bateria para testar.
Donizetti
Donizetti, o motor de arranque exige muito da bateria. Se ela estiver ruim, pode acender os faróis, mas não tem carga suficiente para virar o motor de arranque. Faça o que disse o Lucas, pegue uma bateria sabidamente em ordem e teste no seu Jeep.
[s],
Lucas Nassif
15/09/2007, 22:41
Donizetti, o motor de arranque exige muito da bateria. Se ela estiver ruim, pode acender os faróis, mas não tem carga suficiente para virar o motor de arranque.
Corretíssimo...
Para acender os faróis e acionar a buzinha, é necessario pouca carga, então mesmo ela estando beeem ruim, vc ainda consegue acender. A não ser que a bateria esteja zerada mesmo.
Bom, o jeito agora é fazer o teste com outra bateria e ver o que que dá.
OBS: não esqueça de apertar os contatos dos cabos...se eles estiverem frouxos, o tec vai continuar.
A, outro detalhe: o problema pode estar também naquela peça onde põe a chave da ignição...deu um branco agora do nome do troço...mas é muito pouco provavel ser ali...
Abrsss.
Donizetti
15/09/2007, 22:54
Legal pessoal obrigado
Vamos ver se eu entendi.
Se ao colocar uma bateria que sei que está em bom estado e funcionar, é sinal que a minha bateria estava fraca para fazer funcionar o motor de arranque. Mas é sinal também que possivelmente o alternador não esteja funcionando, pois a bateria descarregou o o uso do farol e não foi corretamente alimentada pelo alternador.
Isto que dizer que o problema seria no alternador. Correto? Possivelmente terei que trocar o pode ser algum problema de mal contato em algum lugar?
Se ao colocar uma bateria que sei que está em bom estado e funcionar, é sinal que a minha bateria estava fraca para fazer funcionar o motor de arranque.
Isso mesmo.
Mas é sinal também que possivelmente o alternador não esteja funcionando, pois a bateria descarregou o o uso do farol e não foi corretamente alimentada pelo alternador.
Nem sempre. Não adianta o alternador pode gerar carga para a bateria se os contatos/fios não a transmitem.
Isto que dizer que o problema seria no alternador. Correto? Possivelmente terei que trocar o pode ser algum problema de mal contato em algum lugar?
Pode ser. Mas também pode ser o motor de arranque. Não precisa trocar o alternador, pode ser consertado.
De qq maneira, Donizetti, vamos tirando as dúvidas pela ordem:
1) Bateria: se trocar e funcionar, bingo!
2) Alternador: se trocar a bateria, usar o Jeep e ela não carregar, é ele.
3) NDA: motor de partida.
[s]!
Só uma dúvida: seu motor é OHC??
:pensativo:
[s]!
Donizetti, quando o Jeep não pegou vc tentou fazer uma chupeta ? :shock:
:pensativo:
[s] sem malícia.
Donizetti
15/09/2007, 23:16
O motor e de Opala 4cc.
Não fiz chupeta, isto seria inclusive minha pergunta. Não preciso obrigatoriamente colocar um bateria no lugar, posso fazer apenas um chupeta? Seria a mesma coisa que colocar uma outra no lugar para testar?
O motor e de Opala 4cc.
Não fiz chupeta, isto seria inclusive minha pergunta. Não preciso obrigatoriamente colocar um bateria no lugar, posso fazer apenas um chupeta? Seria a mesma coisa que colocar uma outra no lugar para testar?
Sim, pode fazer a chupeta e matar a dúvida sem remover a sua bateria. Cuidado para não inverter os pólos!!! Mas e aí? E se pegar na chupeta? Será que era a sua bateria ruim ou o alternador que não a carregava?
[s]
Donizetti
15/09/2007, 23:28
Sim, pode fazer a chupeta e matar a dúvida sem remover a sua bateria. Cuidado para não inverter os pólos!!! Mas e aí? E se pegar na chupeta? Será que era a sua bateria ruim ou o alternador que não a carregava?
[s]
Então Cacá.
Ai que eu tenho dúvida, eu testo e funciona e ai eu poderia amanhã cedo ir no MercadoCAR, que abre aos domingos, comprar uma bateria nova e pronto. Mas será que erá a bateria mesmo o alternador? Dai somente vou descobrir quando perceber que a bateria não está sendo carrregada.
Então Cacá.
Ai que eu tenho dúvida, eu testo e funciona e ai eu poderia amanhã cedo ir no MercadoCAR, que abre aos domingos, comprar uma bateria nova e pronto. Mas será que erá a bateria mesmo o alternador? Dai somente vou descobrir quando perceber que a bateria não está sendo carrregada.
Bem Donizetti, entao o ideal seria fazer o contrário também: pegar a sua bateria e colocar em outro carro pra ver se lá ela carrega. De qq maneira, é precipitado vc comprar amanhã uma bateria nova. O problema pode não ser ela. Ou, melhor, pode não ser SÓ ela.
[s]
Donizetti
15/09/2007, 23:58
Bem Donizetti, entao o ideal seria fazer o contrário também: pegar a sua bateria e colocar em outro carro pra ver se lá ela carrega. De qq maneira, é precipitado vc comprar amanhã uma bateria nova. O problema pode não ser ela. Ou, melhor, pode não ser SÓ ela.
[s]
É você tem razão, fui dar uma olhada nela novamentepara a marca, é uma Durex Electra. Tem um sistema encima dela para veirficar se está carregada. Bem estou em uma garage de prédio com pouca iluminação. Mas sistema é uma especie olho an bateria, e do lado tem as indicações, Verde - bateria carregada, preto bateria com pouca carga e se estiver branco- bateria sem carga. Pela iluminação me pareceu que está verde. Mas não sei se este sistema é confiavel. VOu aguardar para levar em um auto eletrico.
Donizett
joão k. chikui
16/09/2007, 00:00
Donizeti
Se , ao tentar dar partida faz TEC, deve ser o automático, que por sorte é barato.
Tente dar umas pancadinhas com o cabo do martelo na pecinha que fica sobre o motor de arranque, no qual entram os fios. às vezes funciona. Pode tentar mexer um pouquinho o motor com as mãos:Algumas vezes , mudando a posição da cremalheira volta a funcionar.
Donizeti
Se , ao tentar dar partida faz TEC, deve ser o automático, que por sorte é barato.
Tente dar umas pancadinhas com o cabo do martelo na pecinha que fica sobre o motor de arranque, no qual entram os fios. às vezes funciona. Pode tentar mexer um pouquinho o motor com as mãos:Algumas vezes , mudando a posição da cremalheira volta a funcionar.
Bem lembrado João! Aí Donizetti, mais uma chance de economizar uns trocados. Falar nisso, uma vez estava em uma Veraneio 6cc e deu esse pau, só não fazia TEC! Mas o dono, já calejado, virou um poquinho o arranque com um pé de cabra e funcionou! Mágica?
[s]
Donizetti
16/09/2007, 00:16
Donizeti
JUstamente João, faz esse barulho "TEC" na frente, mas não dá partida.
Vou tentar fazer isto que você diz.
Tomara que funcione.
Donizetti
Danniel Pizatto
16/09/2007, 02:42
Provavelmente é o solenóide como os colegas citaram. Se ele estivesse armando, os faróis ficariam bem fracos pela queda de tensão que o motor de partida dá na bateria.
Donizetti,
Regrinhas básicas para aplicar em situações do tipo, exatamente nesta sequência:
Sem se preocupar com qualquer barulho, acenda o farol e dê a partida.
Se DURANTE o acionamento da chave de ignição:
- a luminosidade do farol diminuir muito, isso é indicativo de bateria descarregada ou mal contato nos cabos da bateria.
Solução: carregar ou trocar ou fazer chupeta na bateria. Limpar os contatos da bateria e dos cabos, inclusive no terminal da lataria e motor de arranque.
- a luminosidade do farol permanecer inalterada, isso é indicativo de problema no sistema de partida, jamais na bateria.
Solução: dependerá dos itens abaixo.
Agora esqueça dos olhos e "ligue" os ouvidos.
Se DURANTE o acionamento da chave de ignição:
- não ouvir absolutamente nada, isso é indicativo de problema nos contatos da chave de ignição ou fiação da bateria até a chave, ou da chave até o automático do motor de arranque (fio fino).
Solução: revisar a fiação acima descrita, eliminando contatos frouxos ou soltos. No caso de dúvida sobre a chave de ignição, fazer ligação direta entre o terminal que possui 12V e o terminal para o automático. É raro, mas pode acontecer do problema ser interno ao automático, e aí não resta opção a não ser sua troca.
4- ouvir apenas um estalo metálico, isso é indicativo de que houve o acionamento do automático de partida mas não houve o acionamento do motor de arranque.
Solução: limpar e apertar os terminais elétricos do automático, tanto o que vem da bateria quanto o que vai para o motor de arranque.
Caso não resolva, com um martelo, barra de ferro ou coisa do tipo, dar umas pancadas sêcas sobre o corpo do automático (nunca nos contatos elétricos), se possível no mesmo instante em que a chave de partida é acionada (cuidado com o acionamento do motor).
Caso não resolva, repetir as batidas no corpo do motor de arranque.
Caso não resolva, tentar girar o motor em pelo menos meia volta (isso vale para problema de bendix do motor de arranque).
Caso não resolva,só resta retirar o motor de arranque, desmontar, e antes de tudo verificar as escovas e as molas das escovas do induzido, só então partir para outros componentes, como o proprio automático, induzido ou enrolamento de campo do motor de arranque, mas aí já é coisa para quem tem intimidade com elétrica de automóvel.
Pelo seu relato arriscaria em dizer que o problema é de automático de partida ou de escovas/molas do induzido, e até isso é fácil de checar:
-mesmo com a chave de ignição desligada, usar as pontas dos cabos de um alicate "parrudo" com ponte para unir os terminais do automático (terminais de fio grosso e não o terminal de fio fino), ou então com um cabo elétrico de grosso calibre (igual ao da bateria) unir o polo positivo da bateria com o terminal do automático que vai para o motor de arranque. Se o motor de arranque funcionar, mesmo sem a partida do motor, o problema é exclusivamente de automático.
Em tempo, o lance de bater no automático ou no motor de arranque e o girar do motor são paliativos, quebra-galhos pra colocar o motor em funcionamento, e tão logo quanto possível devem ser checados, na ordem do que fez o motor funcionar: automático, motor de arranque e bendix.
Sds,
Sukys
Lendo novamente o que já foi postado, mais dois comentários sobre baterias:
-Existem baterias seladas com indicador de carga. Na verdade este indicador é de densidade do eletrólito, e em função desta densidade é possivel determinar a carga da bateria. O indicador é confiável, mas pode ocorrer de indicar carga e a bateria não dar partida ao motor. Quando isso acontece é por problema de interrupção de contato elétrico entre células ou sulfatação das placas, e aí a bateria está condenada ao lixo.
-Aplicar graxa, WD ou coisa do tipo em terminais de cabo feitos de chumbo não faz o menor sentido, porque só existe geração de zinabre quando o terminal de cabo é de cobre ou liga (bronze, por exemplo). Neste caso estes produtos tem lá alguma função, mas só devem ser aplicados APÓS a fixação dos contatos, nunca antes.
Derivados de petróleo resolvem por um tempo, mas para acabar efetivamente com a criação de zinabre basta uma camada de mel de abelha sobre terminais bem limpos. É tiro e queda, mas não façam isso caso o jipe seja utilizado em local sujeito à presença de urso pardo, nem que sejam o Catatau ou Zé Colméia :-)
Sds,
Sukys
Donizetti
16/09/2007, 15:32
Puxa Sukys, muito bom seu passo a passo. Vou imprimir e deixar no carro.
Muito obrigado pessoal. Mas já descobri que não é a bateria, pois retirei-a do Jeep levei no MercadoCar, eles testaram e ela está carregadinha. Ainda para testar ainda mais fiz uma chupeta com outro carro com uma bateria novinha e mesmo assim nada. Portanto deve ser no motor de arranque ou no automatico mesmo. Vou seguir o passo a passo do Sukys. Vou ver se funciona.
Mais uma vez obrigado pessoal
Donizetti
Puxa Sukys, muito bom seu passo a passo. Vou imprimir e deixar no carro.
Muito obrigado pessoal. Mas já descobri que não é a bateria, pois retirei-a do Jeep levei no MercadoCar, eles testaram e ela está carregadinha. Ainda para testar ainda mais fiz uma chupeta com outro carro com uma bateria novinha e mesmo assim nada. Portanto deve ser no motor de arranque ou no automatico mesmo. Vou seguir o passo a passo do Sukys. Vou ver se funciona.
Mais uma vez obrigado pessoal
Donizetti
Oi Donizetti, como está passando seu Jeep? Sarou?
:concordo:
[s],
Cacá
Donizetti
23/09/2007, 23:39
Oi Cacá e pessoal que me deram algumas dicas.
O jeep agora está muito bem. Foi um problema com o automatico do motor de arranque. Troquei e aproveitei mandei verificar como estava o motor de arranque, portanto fiz uma geral. Agora basta esconstar a chave e pronto o danado já pega e mantem firme na marcha lenta.
Mais uma vez obrigado, valeu mesmo, aprendi um bocado com vocês.
Donizetti
Lucas Nassif
04/10/2008, 20:02
Galera,
Estou com problema no arranque do meu Jeep (BF161).
Vou dar no arranque na chave e nada acontece. Se for ligar direto no automatico, ligando o parafuso 30 com o 50 (da chave), nada acontece. Mas se ligar o 30 (bateria) com o 15, o arranque gira em 'falso'..ele não avança pra encostar no volante do motor.
O que pode ser??? Automático??
Pessoal,
Meu CJ-3A está parado há 4 meses para dar uma geral na caixa, reduzida e outras coisas pequenas. Hoje, com tudo montado no lugar certo, ao tentar dar a partida surgiu o mesmo problema relatado pelo colega Donizetti no inicio deste tópico. Vira a chave de ignição e lá vem o "tec, tec, tec". A cada dez viradas da chave apenas em uma ou duas vezes o motor vira. Aquele "bracinho" que sai do automático e impulsiona o bendix em direção à cremalheira sempre que bate a chave ele move-se em direção ao volante (para trás) mas a partida só acontece algumas, raras, vezes. Pedi ao mecanico para retirar o arranque e levei no eletricista. Colocou o arranque na bancada, fez os contatos no automatico, e tudo funciona perfeito, ou seja o "bracinho" move-se e impulsiona o bendix normalmente, não falha nunca, só não vira o motor. Fica aquele tec,tec...
Detalhe: o arranque é o original Autolite (6V), o automatico me disseram que é o mesmo do fusca(12V). O sistema elétrico foi convertido pra 12V. O bendix ( 9 dentes) e a cremalheira (124 dentes) zerados comprados nos USA e indicados por "experts" como os corretos pro meu jeep (motor go devil CJ-3A, 1951). As escovas também são novas. A bateria está ok, porque as vezes o motor vira.
Ou seja, tem aí uma "gambiarra", pois originalmente o arranque era "no pé". A informação que tenho é de que não há problema em usar arranque de 6V num sistema 12V desde que não se force a chave por mais de 2 ou 3 segundos. Tem que virar o motor e soltar rapidamente a chave de ignição (ter mão leve). Me falaram tb que devem ter mudado a bobina de campo pra funcionar em 12V.
Conforme vcs puderam observar não entendo "chongas" de elétrica, porisso peço uma ajuda aos mestres do forum.
Abc
O meu jeep aconteceu a mesma coisa sabado passado, estava chegando em casa e desliguei o carro na entrada para abrir o portão e logo quando fui dar a partida novamente era só o tec e nada. Sorte que tinha alguns amigos por perto e consegui empurrar ele pra dentro, depois de uns minutos tentei de novo e o bicho pegou de primeira. Agora fiquei cabreiro de sair com ele e ficar no meio do caminho,...acho que vou dar uma revisada nesse motor de partida.