Ver Versão Completa : Como usar tração4x4 - cherokee sport
crovida4x4
15/09/2007, 19:05
Olá,
acabei de adquirir uma cherokee sport 98, e este é meu primeiro veículo 4x4.
Até então só tive picapes 4x2.
Como iniciante, gostaria de saber como e em quais condições devo fazer o melhor uso da tração 4x4, ou seja, quando devo usar full time, part time, neutro, 4x2, etc.
Obrigado
Crovida4x4
Luís Arato
15/09/2007, 19:18
Olá,
acabei de adquirir uma cherokee sport 98, e este é meu primeiro veículo 4x4.
Até então só tive picapes 4x2.
Como iniciante, gostaria de saber como e em quais condições devo fazer o melhor uso da tração 4x4, ou seja, quando devo usar full time, part time, neutro, 4x2, etc.
Obrigado
Crovida4x4
Crovida4x4, vulgo "Cro"
Vai ter um monte de resposta por aqui em breve, mas adianto somente um coisa, NÃO USE O PART TIME EM ASFALTO OU MESMO ESTRADAS DE TERRA MUITO SECAS.
De resto, direto 4x2 ou 4x4; 4x4 reduzida somente em condições adversas: lama, subidas íngremes, "contorcionismos", etc; neste caso, sempre velocas baixas.
De 4x2 para 4x4, e vice-versa, pode mudar andando; reduzida, só com a Cherokee parada (contrariando o que o manual do proprietário informa).
Part Time só em mutcha lama mesmo.
Bão, logo vão aparecer dicas de pessoas bem mais gabaritadas no assunto, aguarde, por favor, []´s
Leo - Beethoven
15/09/2007, 20:32
Crovida,
Por favor não se ofenda com a pergunta, mas por acaso vc já deu uma lida nessa parte no manual do proprietário da Cherokee ? Tudo bem, é um pouco básico por lá, mas dá uma boa noção geral no assunto e até base para perguntas mais aprofundadas.
De qualquer forma, dê uma olhada nesse tópico aqui, que fala muito sobre este assunto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31464
Abs.
crovida4x4
16/09/2007, 18:55
Crovida,
Por favor não se ofenda com a pergunta, mas por acaso vc já deu uma lida nessa parte no manual do proprietário da Cherokee ? Tudo bem, é um pouco básico por lá, mas dá uma boa noção geral no assunto e até base para perguntas mais aprofundadas.
De qualquer forma, dê uma olhada nesse tópico aqui, que fala muito sobre este assunto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31464
Abs.
Pois é Leo, realmente o manual não traz muitas explicações como as que vocês nos dão aqui.
Este carro eu não usarei em trilhas, mas como na minha chácara quando chove o bicho pega, entendi que nestes momentos a melhor coisa seria utilizar o 4x4 full time.
Para trilhas em breve vou procurar um Bandeirantes ou jpx.
Abcs,
Crovida
crovida4x4
16/09/2007, 19:06
Crovida,
Por favor não se ofenda com a pergunta, mas por acaso vc já deu uma lida nessa parte no manual do proprietário da Cherokee ? Tudo bem, é um pouco básico por lá, mas dá uma boa noção geral no assunto e até base para perguntas mais aprofundadas.
De qualquer forma, dê uma olhada nesse tópico aqui, que fala muito sobre este assunto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31464
Abs.
Pois é Leo,
este carro eu vou usar somente na cidade, e quando chover na minha chácara, pois lá carro 4x2 com piso molhado não sobe. Neste caso entendi que a melhor opção seria usar 4x4 full time certo?
abcs,
crovida
FábioBananal
16/09/2007, 19:46
E aí Crovida blz!
Parabens pela aquisição, só por curiosidade e se nao quiser nao precisa responder qual a kilometragem e quanto pagou no veiculo?
valeu abraços
FábioBananal
16/09/2007, 19:47
Há!!! posta umas fotos aí, parece estar bem conservada a cheroka!
Edson Lima
16/09/2007, 20:02
Crovida,
também adiquiri uma XJ não tem um mês. É a única 99 a gasolina que tive referência até agora. Está toda inteira e com 69K km.
Também é o meu primeiro 4x4.
Semana passada tive a oportunidade de testas todas as combinações de tração e fiquei bastante bem impressionado com o desempenho, principalmente na subida de um morro utilizando a reduzida.
Edson
crovida4x4
16/09/2007, 20:38
Fala Fábio,
não tem problemas posso dizer sim... o carro está com 80000km e paguei nele R$30.000,00, possui tbm um cilindro de GNV de 21m3.
Crovida
Leo - Beethoven
16/09/2007, 23:43
....quando chover na minha chácara, pois lá carro 4x2 com piso molhado não sobe. Neste caso entendi que a melhor opção seria usar 4x4 full time certo?
Se o trajeto é lama total e piso irregular, part-time é melhor. Mas vai se habituando com o full-time primeiro pra poder sentir as diferenças.
Abs.
Pois é Leo,
este carro eu vou usar somente na cidade, e quando chover na minha chácara, pois lá carro 4x2 com piso molhado não sobe. Neste caso entendi que a melhor opção seria usar 4x4 full time certo?
abcs,
crovida
E aí "Cro", ando de Full Time o tempo todo, sem trocadilho. Este assunto foi alvo de discussão há umas semanas em algum tópico.O consumo é o mesmo e to checando para ver o consumo de pneus. Dá mais aderência no asfalto seco ( curvas ) e nos dias de chuva é só alegria, nada de saidas de traseira. Aliás estas saidas de traseira são uma caracteristica das XJ nos primeiros Km's quando ainda somos novatos na direção, combinação de traseira leve / muito torque e potência em baixa.
crovida4x4
17/09/2007, 17:23
Pois é Mario,
na verdade já estou acostumado a digirir carros com saída de traseira, pois já tive Blazer, S10, Ranger e atualmente tenho uma Dakota CE.
Acho que vou ter que me acostumar agora a não sair de traseira, mas com certeza vai ser um barato ver estas diferenças.
Leo - Beethoven
17/09/2007, 17:56
Aliás estas saidas de traseira são uma caracteristica das XJ nos primeiros Km's quando ainda somos novatos na direção, combinação de traseira leve / muito torque e potência em baixa.
Só um pequeno complemento. Todo carro com tração traseira tem tendência a sair de traseira dependendo da forma de guiar, não é apenas uma característica da XJ. Tem que saber dosar o pé...até pq tem motor pra isso. :dance:
Como no Brasil os carros com tração traseira estão sumindo a cada dia, a experiência dos motoristas tbém....hehehe...
Abs.
Só um pequeno complemento. Todo carro com tração traseira tem tendência a sair de traseira dependendo da forma de guiar, não é apenas uma característica da XJ. Tem que saber dosar o pé...até pq tem motor pra isso. :dance:
Como no Brasil os carros com tração traseira estão sumindo a cada dia, a experiência dos motoristas tbém....hehehe...
Abs.
Caro Leo, o que eu quis dizer com saida de traseira é no MOTOR mesmo, e isto a XJ tem de sobra aliada ao baixo peso.Tinha uma Sportage antes da XJ e o único jeito dela "sair de traseira "era quando dava a ré da garagem .HE! HE! HE! Não confundir com as saidas de traseira das S10 por exemplo, ali não tem nada de Motor ( 2.2 ) e sim pouca aderência, caracteristica da maioria das Pick-up's de tração tarseira
Leo - Beethoven
18/09/2007, 17:10
Caro Leo, o que eu quis dizer com saida de traseira é no MOTOR mesmo, e isto a XJ tem de sobra aliada ao baixo peso.Tinha uma Sportage antes da XJ e o único jeito dela "sair de traseira "era quando dava a ré da garagem .HE! HE! HE! Não confundir com as saidas de traseira das S10 por exemplo, ali não tem nada de Motor ( 2.2 ) e sim pouca aderência, caracteristica da maioria das Pick-up's de tração tarseira
Eu sei...mas vc acha que eu perderia a chance de valorizar a XJ ? E ainda de fazer piada ?...hehehe...:concordo:
Abs.
crovida4x4
19/09/2007, 16:33
Leo,
deixa eu me render perguntando pra quem conhece. Um colega meu viu a minha XJ e está agora está querendo comprar uma.
Ele viu uma 98 na internet que aparentemente está ok, porém está com 150.000km.
Você acha muito rodada? Quantos mil geralmente este motor da XJ aguenta (é lógico que depende do uso, mas pelo motor em si?).
Leo - Beethoven
19/09/2007, 16:56
Leo,
deixa eu me render perguntando pra quem conhece. Um colega meu viu a minha XJ e está agora está querendo comprar uma.
Ele viu uma 98 na internet que aparentemente está ok, porém está com 150.000km.
Você acha muito rodada? Quantos mil geralmente este motor da XJ aguenta (é lógico que depende do uso, mas pelo motor em si?).
Cro, .....entendo de tudo um pouco, e como diz o ditado, quem entende de tudo um pouco, não entende de nada...:mrgreen:
Mas vamos lá, antes de comprar a minha XJ, questionei muito isso pros gringos em um forum de lá....sabe quais foram as respostas ?
Lembro de algumas do tipo:
- A minha 86 está com 235 mil milhas e ainda está com o motor e câmbio original e ainda responde muito bem quando preciso dela.
E foram muitos dizendo de forma muito similar. Esse motor (se bem cuidado) com certeza chega nos 250 mil Km, tomando como base a nossa porcaria de gasolina. Motor não tem como enganar....veja o estado do óleo, ele denuncia muita coisa (e vale pro câmbio tbém)...se o cara tá usando óleo muito grosso, pode suspeitar....coloração, etc....veja se tem depósitos esbranquiçados na tampa etc.....avalie se o som do motor está OK e rode com o carro pra sentir a puxada....veja se não tem vazamentos em geral e se os diferenciais não estão roncando....
Passe em uma rua ruim (fácil de achar nos dias de hj) pra avaliar as folgas de suspennção, faça manobras esterçando bem o volante nos dois sentidos....
Engate e rode tracionado 4x4.
O resto é acabamento mesmo. Se estivesse filé, num preço legal, eu pegaria na boa....prefiro uma de 150 mil inteira do que uma de 80 mil meia boca....
Sem contar que esse argumento de Kmetragem pode ser uma boa pra conseguir um desconto de quem está vendendo....só espero que o dono não visite o fórum....:mrgreen:...se não puxa a minha orelha....
Abs.
crovida4x4
19/09/2007, 17:13
Legal Leo,
Lembro-me dele ter comentado que além desta com 150000km viu outra com 110.000 mas era blindada.... sabe como é, mais peso, maior consumo, maior desgaste da suspensão, etc...
de qualquer maneira vou ver se este fds vou com ele ver as duas....
Leo - Beethoven
19/09/2007, 17:30
Legal Leo,
Lembro-me dele ter comentado que além desta com 150000km viu outra com 110.000 mas era blindada.... sabe como é, mais peso, maior consumo, maior desgaste da suspensão, etc...
de qualquer maneira vou ver se este fds vou com ele ver as duas....
Esquece a blindada...isso aí é tranqueira, não perde tempo de gasolina indo ver um treco desses....vai ser só dor de cabeça.....além do que vc já disse e seguro mais caro (se aceitarem), vc tem ainda as inspeções que custam uma grana, e nem sabe se a blindagem foi ou não bem feita....
Pra vc ter uma idéia, se eu ganhasse hj uma XJ blindada, eu desmanchava ela e vendia os pedaços....
Abs.
Nem é o local apropriado..........mas.......ja q tão falando de XJ a venda....:cool:
A $itua$ão do meu CUnhado...fod... de veiz.....ele ta vendendo a dele 97/98 Preta, ta filezinho e revisada..não é carro de trilha...deve estar com uns 80 e poucos mil km....é por a bunda e andar.....imagino q ele solta por uns 28 29K.... qq coisa deem um toque...:concordo:
Caras ...
qdo não estou na terra uso o 4x4 em dias de chuva e trafego em serras, onde tem muitas curvas ... realmente o 4x4 da uma segurado no carro.
qto a KM ... meu mexanico q diz ter 15 anos de experiencia com jeep/chrysler fala q este motor e caixa é para rodar 300Mil km se feito as manutençoes certinhas de oleos, etc .... a minha esta com 93Mileta ... ainda vai ter muito chao pela frente.
[]s
crovida4x4
20/09/2007, 10:40
Nzardo,
teria como você pedir para ele me mandar algumas fotos?
Ela tem GNV? como está em termos de estética ( lataria, para-choques,etc)?
pode mandar no claudiorovida@hotmail.com
lmazzucatto
25/04/2012, 15:47
É normal escutar uns estralados quando se esta na 4x4 full time e faz curvas em baixa velocidade MUITO fechadas?
Abs
Luis
thiago-nit
15/05/2012, 18:45
Também tenho algumas duvidas. Adquiri uma XJ a pouco tempo e nunca utilizei cambio automático.
Por acaso alguém utiliza as marchas "3" e "12" ? ou utilizam "D" direto?
Subi uma serra esta semana em "D", mas acho que em "3" ficaria melhor, mas não testei.
"12", acho que é utilizada somente em tração reduzida e/ou subida e descida muito ingrime correto?
Agradeço algumas opiniões.
Abçs
Também tenho algumas duvidas. Adquiri uma XJ a pouco tempo e nunca utilizei cambio automático.
Por acaso alguém utiliza as marchas "3" e "12" ? ou utilizam "D" direto?
Subi uma serra esta semana em "D", mas acho que em "3" ficaria melhor, mas não testei.
"12", acho que é utilizada somente em tração reduzida e/ou subida e descida muito ingrime correto?
Agradeço algumas opiniões.
Abçs
A Cherokee sempre tenta manter a marcha mais alta (over-drive) mesmo em subidas, acaso você mantenha o pé leve.
Isso faz o giro do motor cair para até 1.000/1.100 RPM's; só depois disto é que o câmbio mudará marcha.
Para evitar isso e não perder o embalo, eu jogo o câmbio para a posição "3".
Eleva a rotação em uns 500 RPM's, deixando o carro mais esperto.
O interessante é que o over-drive também funciona nesta posição, fazendo com que na transição entre subida de serra e pequenos trechos retos você mantenha essa posição, sem precisar jogar para o "D".
E pode mudar a alavanca à vontade, sem qualquer preocupação.:concordo:
Gororoba Kid
27/12/2013, 17:29
Já que o assunto é transmição estou em dúvida com relação a que eu estou para comprar. Estou com 2 em vista uma 97/98 com transmição Part Time / Full Time e outra 98/98 porém com transmição 2H / 4H e 4L . Faz muita diferença essa configuração a ponto de ser um fator decisivo ? Agradeço as respostas
Opa, e no caso da ZJ ? 5.2 limited, ela tem que tipo de diferencial bloqueado? Outra questão, se colocar a alavanca de tração em N ,todo o sistema fica neutro o carro não anda? É normal,quando parada e ligada, você sai de 4x4,passa a N e quando vai entrar a 4x4 low, dá uma leve arranhada ?Se não for normal o que poderia ser para solucionar isso?
Crovida4x4, vulgo "Cro"
Vai ter um monte de resposta por aqui em breve, mas adianto somente um coisa, NÃO USE O PART TIME EM ASFALTO OU MESMO ESTRADAS DE TERRA MUITO SECAS.
De resto, direto 4x2 ou 4x4; 4x4 reduzida somente em condições adversas: lama, subidas íngremes, "contorcionismos", etc; neste caso, sempre velocas baixas.
De 4x2 para 4x4, e vice-versa, pode mudar andando; reduzida, só com a Cherokee parada (contrariando o que o manual do proprietário informa).
Part Time só em mutcha lama mesmo.
Bão, logo vão aparecer dicas de pessoas bem mais gabaritadas no assunto, aguarde, por favor, []´s
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