Ver Versão Completa : 4x4 travado
p.peleje
13/05/2004, 09:27
Fala galera,
Ontem fui testar o cambio (4 marchas) do cj5 60 que comprei, engatou normal, saiu belezinha, não escapa marcha nem nada, o problema é que não consegui mais desengatar, travou no 4x4.
Alguém sabe me explicar o que fazer? Ele já está na oficina para restaução.
Abraços a todos,
Paulo
OLÁ
UM DOS MOTIVOS MAIS COMUNS PARA O 4X4 FICAR ACIONADO É A DIFERENÇA ENTRE A CONTAGEM DOS DIFERENCIAIS DIANTEIRO E TRASEIRO, OU TAMANHO DE PNEUS DIFERENTES NO EIXO DIANTEIRO E TRASEIRO, DE UMA OLHADA NISSO .
UMA DICA ENGATE RÉ, ANDE UM POUCO PRA TRÁS E TENTE DESENGATAR.
ATE MAIS
Dennis Figueiredo
13/05/2004, 10:08
Sim é verdade.....
A relação entro os dois eixos deve ser iguais, as vezes até diferença na calibragem ocasiona isso.
[]´s
Eduardo Velo
13/05/2004, 10:14
Ergue um lado que desengata ...
[]s...
p.peleje
13/05/2004, 10:22
O antigo dono era muito relachado, todos os pneus são aros 16, porem talas diferentes, tem desde 215 a 235.
Já tentei com a ré, mas ele não desengata nem a pau.
Como consigo ver a relação dos dois eixos, se são diferentes ou não?
Mais uma perguntinha: fui subir numa pequena elevação, com pedras, e o motor engasgava até morrer, será que é a bomba de combustível?
Valeu mais uma vez,
Paulo
Beto Lacerda
13/05/2004, 12:27
O antigo dono era muito relachado, todos os pneus são aros 16, porem talas diferentes, tem desde 215 a 235.
Com essa info mata a xarada :lol: os Pneus alem de talas tem alturas diferentes certo?? então o diametro externo de seus Pneus é diferente , cada eixo , está girando a uma velocidade , gerando o problema que o Carlos Alexandre apontou de diferença entre os eixos.
A sugestão do Edu Velo pra desengatar é bem interessante , pois evita de forçar ainda mais a cx de transferencia.
Evite andar com seu jeep com esses Pneus mesmo em 4X2 , em 4X4 nunca mais, arranja uns Pneus por pior que estejam , mas todos com a mesma medida :wink:
[]'s
hpnardino
15/04/2006, 21:07
Tenho dificuldade de desengatar o 4x4 do meu "FERRUGE", tá bem pesada para sair, o que pode ser?
Marcelo Sandim
15/04/2006, 21:34
Já conferiu a lubrificação??
hpnardino
16/04/2006, 14:10
Ainda não! :oops: E por falar em lubrificação como faço para ver o nivel de oleo da tcase?
AllanVictor
16/04/2006, 16:31
Aconteceu comigo da Reduzida ficar presa direto, levei ao mecanico e ele descobriu que o outro cidadão que "cuidava" do meu jeep tinha montado uma engrenagem invertida... :parede: Será que aconteceu com vc tbm?
Abração,
Thiago Pinto
17/04/2006, 07:52
Pessoal...a melhor maneira de desengatar o 4x4 quando acontece isso é....coloque 1º e saia devagar.....e fique segurando a alavanda da tração com uma pequena pressão para desengatar.....acelere e tire o pé......isso vai fazer com que ela desengate......mas que isso não se torne padrão para o dia a dia :concordo: :concordo: :concordo:
hpnardino
17/04/2006, 08:51
Ok, mas no meu caso isso acontece todas as vezes que uso o 4x4, para engatar é uma manteiga, para sair é que o bicho pega, o que será que esta ocasionando este probleminha :( ? Já verifiquei o nivel do oleo, os pneus são todos iguais e estão calibrados. :parede: E quanto a montagem acho que esta tudo certo sem problema.
leopoldo
17/04/2006, 18:26
marcha à ré, mas não devagar,
mete o pé no freio ao mesmo tempo que empurra a alavanca.
hpnardino
17/04/2006, 19:47
Ei Leopoldo, esse negocio de estar pesado para desengatar o 4x4 e normal então?
leopoldo
18/04/2006, 12:00
Não é normal mas é esperado quando se opera em solo firme tipo asfalto, pedregulho e areia.
Na lama isso não acontece.
ford/willys não tem diferencial central, então qualquer diferença entre as rotações dos cardans causa emperramento da engrenagem da cx de transferencia.
o que piora:
se as relações são diferentes. Alías, pode ser que nem consiga rodar no alfalto.
se os pneus são diferentes, o mesmo......então só na lama.
hpnardino
18/04/2006, 15:07
Opa, isso então não pode fazer quebrar a caixa de transferência? Os pneus são iguais, mas a relação não sei, a olho nú parece que a dianteira traciona um pouquinho mais que a trazeira, não sei se é normal, visto que a tração é realmente para "puxar" o jeep, já observei que em tratores agricolas a tração dianteira auxiliar gira um pouco mais que a trazeira, e no jeep, é assim que funciona também?
leopoldo
18/04/2006, 20:51
só quebra se rodar no asfalto, areia, pedregulho
não fique no "parece que"
descubra se as relações são diferentes.
e no jeep, não tem essa de um ajudar o outro com relações diferentes. Elas são iguais.
se o frontal for mais longo, puxa o eixo traseiro.
se o traseiro for mais longo, empurra o eixo dianteiro.
em ambos os caso dá M no engrenamento da transferência
no trator, o que vc deve ter visto é a relação entre pneu grande/pneu pequeno.
realmente os pneus rodam em diferentes velocidades, porém, o diferencial tem relação aproximada, quero dizer, calculada para fornecera mesma velocidade de avanço. Veja a fórmula:
V=PI.D.n - velocidade de avanço da roda= 3,1415 x dia do Pneu x rotação do eixo
hpnardino
22/04/2006, 19:28
Opá, boa noite, Leopoldo, levei o ferruge no mecanico e ele disse que as relações são exatamente como devem ser, ou seja iguais, mas não soube me dizer porque o 4x4 esta assim, me disse que é preciso abrir a caixa para ver se esta tudo bem lá dentro, o que você acha? Há necessidade de abrir mesmo?
leopoldo
22/04/2006, 20:16
não !
ou funciona ou não funciona.
se trava é porque funciona então não entre no stresse de desmontar a caixa.
se as relações estão iguais, é como deve ser, portanto, a diferença está nos pneus, como vc mesmo já contatou. Então acabou o mistério .... e nem é mistério .... as coisas são assim mesmo
mas não se esqueça que 4x4 não foi feita para andar em terrenos firmes.
O meu também encavala no asfalto e fica duro de desengatar.
se tem roda-livre automática isso pode não acontecer, mas na manual, trava mesmo.
hpnardino
22/04/2006, 20:44
Então blz, não vou desmontar nada, e a roda livre é AVM manual, portanto quase normal, não vou me stressar mais, e posso dormir tranquilo. Muito obrigado pelas dicas e ajuda :palmas: :palmas: .
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