Ver Versão Completa : Fita de amianto para escapamento
Alguém conhece esse produto que vi no site da Garra4x4?
Fita de Amianto p/ escapamento
Descrição
Espessura da fita : 3,5mm
Cor Branca.
- Valor referente a 1 (um) metro de fita. Vendido por Metro.
Fita utilizada para enrolar em coletor de escapamento e tubulação de escape, para reduzir o calor gerado na parede corta-fogo ( carroceria ) e partes que não possam pegar muito calor ( por exemplo, canos ou flexiveis de freio ).
Utilização : Usa 3 ou 4 metros pra encapar 1m de tubo.
OBS.:
Este produto deve ser manuseado com máscara, corte sem produção de poeira (lixadeira, esmeril) pois não deve ser inalado o pó gerado pelo amianto. Prejudicial a saúde.
Quando for instalar a fita de amianto, mergulhe a fita na água para enxarcar evitando assim que solte pó de amianto e a pessoa fique respirando em excesso ( durante o manuseio para instalação).
Após colocada , recomendamos ligar o motor e deixar por 20 ou 30 minutos ligado para que ocorra a "queima" do material. ( vai soltar fumaça, é normal que isso ocorra ).
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/amiantonet2.jpg
samukanvas
15/09/2007, 03:33
Descrição
Cor Branca.
Fita utilizada para enrolar em coletor de escapamento e tubulação de escape, para reduzir o calor gerado na parede corta-fogo ( carroceria ) e partes que não possam pegar muito calor ( por exemplo, canos ou flexiveis de freio ).
OBS.:
Este produto deve ser manuseado com máscara, corte sem produção de poeira (lixadeira, esmeril) pois não deve ser inalado o pó gerado pelo amianto. Prejudicial a saúde.
Quando for instalar a fita de amianto, mergulhe a fita na água para enxarcar evitando assim que solte pó de amianto e a pessoa fique respirando em excesso ( durante o manuseio para instalação).
Após colocada , recomendamos ligar o motor e deixar por 20 ou 30 minutos ligado para que ocorra a "queima" do material. ( vai soltar fumaça, é normal que isso ocorra ).
Fala gente boa.
Uso em minha motoca uma de manta de fibra cerâmica pra não derreter a bota. Guenta até 1200 graus e o rolo de 10m acho que custou 90 paus.
Tem malha de aço trançada pra segurar a fibra e pode ser manuseada sem luvas se quiser. Lavo a moto no lava-jato e não solta. Fica esperto que tem umas que soltam a fibra e fica só o arame.
Tb precisa "cozinhar" ela se não quiser que as pessoas achem que o carro tá pegando fogo na rua.... :mrgreen:
Foto abaixo
akio nishikawa
15/09/2007, 08:11
Descrição
Cor Branca.
OBS.:
Bom dia companheiro!
Eu conheço essa fita. Tenho aqui em minha loja pra vender. Essa fita parece aquelas fitas de reboque, porem sao feitas em amianto ou fibra de vidro, sao realmente resistentes ao calor e fogo, sao muito usadas em portas de secador e torrador de cafe.Ai em Sampa voce acha em varias lojas na Florencio de Abreu e imediaçoes.O preço da Garra 4x4 nao ta fora nao.Voce pode fixar as pontas com abraçadeiras de metal. Qq. duvida, pode perguntar....
Abraço e bom fim de semana!
Mas eu me pergunto sobre a utilidade dessa fita de amianto.
Para uma moto, tudo bem, evita que você encoste nas partes quentes dela.
Mas no jipe, não sei se vai interferir na passagem de calor pela parede corta-fogo. O calor maior vem do motor, e não do coletor, não é isso?
Outra coisa, essa fumaça que a fita solta com o calor não pode ser inalada de jeito nenhum, por ser o amianto uma substância cancerígena.
[]'s.
Antonio.
Penso que será um grande problema a colocação dessa fita de amianto no coletor de escape.
Toda vez que se utilizar o jipe, com o aquecimento, gases tóxicos serão expelidos, e entrarão na cabine do jipe, forçando seus ocupantes a inalar o amianto.
Isso pode ser muito perigoso, pois o amianto é altamente cancerígeno.
Vejam os seguintes sites:
Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto:
www.abrea.com.br (http://www.abrea.com.br/)
Sobre os males causados pelo amianto:
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6461 (http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6461)
Portanto, não vale a pena correr o risco.
Um abraço.
Antonio.
Alexandre Zocrato
15/09/2007, 09:22
Entre em contato com Giba escapamentos. Lá tem de dois tipos inclusive.
A fita serve para dificultar a troca de calor no coletor de escape e escapamento. Assim, o calor é mantido no motor, com melhor aproveitamento.
Existe uma que é de alumínio.
akio nishikawa
15/09/2007, 09:36
Penso que será um grande problema a colocação dessa fita de amianto no coletor de escape.
Toda vez que se utilizar o jipe, com o aquecimento, gases tóxicos serão expelidos, e entrarão na cabine do jipe, forçando seus ocupantes a inalar o amianto.
Isso pode ser muito perigoso, pois o amianto é altamente cancerígeno.
Vejam os seguintes sites:
Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto:
www.abrea.com.br (http://www.abrea.com.br/)
Sobre os males causados pelo amianto:
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6461 (http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6461)
Portanto, não vale a pena correr o risco.
Um abraço.
Antonio.
Com certeza o amianto eh altamente cancerigeno, tanto que ele ja esta sendo banido de varios paises como Japao e outros da Europa e America.
Esses gases toxicos serao expelidos ate a queima do amianto, alias,se nao me engano, o que queima nao eh o amianto e sim as resinas impregnadas nele, usadas para a confexao da fita. Tenho uma caravan 79 6cc com escapamento dimensionado, e utilizava essa fita na saida do coletor ate a caixa de fogo, pois realmente passava muito calor pro interior da cabine, principalmente nas pedaleiras.Por experiencia propria, os gases pararam de sair apos a queima (e nao sao tantos assim), e essa fita melhorou bastante o isolamento do calor.
Voce tem a opçao de usar fita confeccionada em fibra de vidro, que suportam mais de 1000 graus e nao poluem e nao intoxicam.A tendencia do mercado eh realmente a substituicao do amianto pela fibra de vidro e outras fibras nao toxicas e poluentes, o que ja vem acontecendo de uns tempos pra ca.
Inte mais e boa escolha!
joão k. chikui
15/09/2007, 10:05
Antônio
Utilidade: Evitar dissipação de calor em partes sensíveis, seja pelo desconforto físico , mas principalmente a queima de chicotes e mangueiras que possam passar nesta região.É muito utilizado em motores estacionários , onde a unica corrente de ar é por convecção. E um jipão a 2 km/h ou encalhado , não é como um estacionário??
Fumaça: É só nos primeiros 20 a 30 minutos ,do primeiro uso, pois deve ser algum óleo ou outro líquido que tem por objetivo dar maleabilidade à fita.
Por ultimo, desde que a pessoa não lixe , corte com abrasivos ou algo que gere pó, não vejo problemas.
A não ser que esteja pensando em não usar , pois isto incentivaria a fabricação. Se este for o motivo , vamos parar de comer uma picanha e um filet mignon , porque para criar gado se desmata ou a decomposição dos dejetos do boi geram gás metano , que é altamente prejudicial à camada de ozônio; Vamos parar de comer atum , pois na sua pesca são capturados acidentalmente,golfinhos.
Sei lá, num país que a maioria acha mensalão, valerioduto, dólar na cueca e Renam calheiros algo perfeitamente normal.....
Mas eu me pergunto sobre a utilidade dessa fita de amianto.
Para uma moto, tudo bem, evita que você encoste nas partes quentes dela.
Mas no jipe, não sei se vai interferir na passagem de calor pela parede corta-fogo. O calor maior vem do motor, e não do coletor, não é isso?
Outra coisa, essa fumaça que a fita solta com o calor não pode ser inalada de jeito nenhum, por ser o amianto uma substância cancerígena.
[]'s.
Antonio.
Elmer_Jeep
15/09/2007, 10:28
Folgado,
dá uma pesquisada aqui no fórum usando a palavra TERMOTAPE, vai incontrar muitas informações à respeito dessas fitas.
[]'s
Valeu pessoal.
Não estou muito convencido se vale a pena. Acho que os resultados são mínimos.
De qualquer forma, obrigado aos colegas...
[]'s Antonio.
Prezados ja utilizei na S-10 e agora na Blazer a fita-termica fornecida pela http://www.imohr.com.br/.
A principio o esperado era melhorar a eficiência do ar condicionado, eliminar o calor sob os pes do carona que subia pela cabine a dentro, aumentar a eficiência do fulxo dos gases do escape pois quanto mais tempo ficar quente dentro da tubulação maior vair ser o fluxo.
Bom os pes do carona não esquentam, o ar-condicinado funciona melhor, e quanto ao melhor rendimento é apenas teórico, mas com tem fundamento tecnico revesti a saída do intercooler para o coletor de admissão, do coletor de escape até o silencioso. Gastei mais de 20 m na brincadeira e acredito que tenha valida a pena. Tambem não queimou com o tempo como as outras baratinhas que tem por ai.
http://img205.imageshack.us/img205/8638/termotape1sw4.jpg (http://imageshack.us)
Bianor, sabe quanto custa o metro dessa fita?
srgrande
15/09/2007, 21:29
Eu paguei R$ 15,00 o metro de uma fita com aprox. 5 cm de largura, numa loja de material industrial.
Leo - Beethoven
15/09/2007, 21:39
Só um detalhe que poucos aqui prestaram atenção. Existem muitas restrições sobre o uso de amianto....se for fita a base de cerâmica ou em alumínio, OK, se for amianto, pode esquecer. Já trabalhei com amianto diretamente e sei os estragos que o material é capaz de fazer em pouco tempo. Sem contar que no escape a liberação do pó seria muito maior.
Não use produtos a base de amianto (asbestos).
Abs.
akio nishikawa
15/09/2007, 22:33
So uma perguntinha pra me esclarecer melhor... Por que no escape a liberaçao do po seria muito maior?Forneço insumos para industrias pesadas, inclusive tenho em estoque essas fitas.Essas fitas de asbesto sao muito utilizadas aqui no Brasil, para tubulaçoes de caldeiras, fornos, etc, nao sabia dessa informaçao. Na embalagem de qualquer asbesto(amianto) vem informado quanto a periculosidade da inalaçao do asbesto, inclusive instruindo e sujerindo o uso de mascaras para o manuseio na instalaçao.Vou me informar melhor, talves esta informaçao esteja passando despercebido por nos, que comercializamos o produto.
Abraço!
So uma perguntinha pra me esclarecer melhor... Por que no escape a liberaçao do po seria muito maior?Forneço insumos para industrias pesadas, inclusive tenho em estoque essas fitas.Essas fitas de asbesto sao muito utilizadas aqui no Brasil, para tubulaçoes de caldeiras, fornos, etc, nao sabia dessa informaçao. Na embalagem de qualquer asbesto(amianto) vem informado quanto a periculosidade da inalaçao do asbesto, inclusive instruindo e sujerindo o uso de mascaras para o manuseio na instalaçao.Vou me informar melhor, talves esta informaçao esteja passando despercebido por nos, que comercializamos o produto.
Abraço!
Akio, veja os dois sites que postei na página anterior...
Leo - Beethoven
16/09/2007, 00:53
Abraço!
Akio, isso necessariamente não é sacanagem de quem vende ou usa o produto, simplesmente má informação. O Brasil tem feito vista grossa pro problema do amianto, enquando em vários países o seu uso é proibido a anos. A doença provocada pela contaminação do amianto, as asbestose é praticamente irreversível....é claro que a doença se manifesta a longas exposições ao produto, mas vc não vai arriscar a expor o seu filho a uma coisa assim, mesmo que em doses pequenas....não é ?
Os links que o Folgado mencionou são muito bons. :concordo:
Abs.
Cavalcante
16/09/2007, 08:49
Além da asbestose, causada pelo amianto, tem um monte de outras doenças do mesmo tipo, as pneumoconioses, que são causadas pela inalação de poeira de fibras mineirais, carvão, sílica, etc. Todas são mais ou menos parecidas e igualmente incuráveis.
É por isso que não se deve, por exemplo, usar mantas de lã de vidro ou lã de rocha na forração de veículos. Durante toda a vida da manta ela se particula e as partículas são inaladas ao longo do tempo. A doença acontece porque o corpo não consegue expelir esta poeira, que acaba por se alojar nas paredes dos pulmões. Todo e qualquer tecido ou lã mineral não deve ser utilizada em situações sujeitas a qualquer tipo de estresse mecânico, como forrar o assoalho onde você pisa a vida toda, principalmente em carros fechados.
Já em caixas acústicas, se forem do tipo seladas, pode-se usar sem problemas, pois o material vai estar isolado dentro da caixa. É só usar EPIs na manipulação e tá tudo certo.
Sei lá, num país que a maioria acha mensalão, valerioduto, dólar na cueca e Renam calheiros algo perfeitamente normal.....
Me desculpe mas pensar que todo o país pensa desta forma é nivelar à todos por baixo, e o que mantém o país neste desmando é justamente fazer algo errado com a desculpa de que faz isso porque alguém também fez.
Numa boa, não escrevi pra criar polêmica, apenas para reflexão de cada um.
Uso de amianto já foi banido em muitos países e aqui mesmo já existe lei federal proibindo seu uso em AUTOMÓVEIS, o que não é de hoje, e a indústria automobilística era um grande consumidor deste produto, principalmente em juntas e sapatas de freio.
Em São Paulo já existe lei estadual aprovada (nº 12.684), que entrará em vigor em janeiro do próximo ano, proibindo de vez o uso de amianto em qualquer produto, por se tratar de material COMPROVADAMENTE cancerígeno.
Se as pessoas tivessem interesse na informação e senso de auto-preservação nem seria necessário lei, simplemente deixariam de consumir produtos que levam amianto em sua composição, e ponto final.
Ah, mas o amianto está amarrado, protegido, blindado... está hoje, mas amanhã estará esfarrapado, largando pedaços pra tudo quanto é canto, e no final irá participar da contaminação de algum lixão qualquer.
Ah, mas eu moro longe do lixão... mora longe do lixo mas mal sabe que a água que bebe pode vir de lençol freático lá debaixo do lixão.
Ah, mas só uso água Perrier, importada, até pra tomar banho... então é bom pensar em também importar ar da França, porque os pedados que ficaram pelo chão contaminam o ar.
Ah, mas o Sukys está sendo radical... não estou não, porque com o pedacinho "inocente" de amianto que uma pessoa usa, somado ao pedacinho "inocente" que outros usam, é que fazem o estrago, e isso volta a questão anterior, do "faço errado porque os outros também fazem, e só fiz um tiquinho".
Sou completamente avesso a qualquer forma de radicalismo, inclusive radicalismo ecológico (que por sinal para muitos virou moda) mas para quem não está interessado nos outros e nem em si próprio, que tenha pelo menos interesse em seus parentes ou filhos, que já existem ou estão por vir.
É por isso que não se deve, por exemplo, usar mantas de lã de vidro ou lã de rocha na forração de veículos.
E pra quem não sabe, lã de rocha é a fibra utilizada na confecção de peças de fibra de vidro, que na forma de manta ou tecido, principalmente quando manuseado, pode causar desde uma simples irritação de pele até graves problemas de pulmão, mas pra evitar isso basta o uso de proteção pessoal, luvas e máscara, por exemplo, e uma vez misturada ao poliester (transformando-se em fibra de vidro, que de vidro não tem nada) torna-se inerte, pelo menos no que tem a ver com emissão de particulados.
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
16/09/2007, 17:24
Sukys, show de bola. :palmas::concordo:
Abs
Olha pessoal esta fita da Imhor não tem amianto não tá mais para fibra de vidro.
Nas linhas dos fabricantes as de amianto ou não existem ou são as de baixa eficiência ok!
Sds
Cavalcante
16/09/2007, 20:54
Bianor, sendo um tecido isolante térmico altamente eficiente, ou é de fibras de amianto, de vidro, de rocha, ou algum outro nome que se dê a um material mineral (e o nome "lã de rocha" é um verdadeiro balaio de gato, cabe de tudo aí dentro). Esses materiais não são flexíveis em geral, e com o tempo se degradam mesmo, podendo ser inalados, já que são fios muito finos que compõem a trama, até para dar alguma maleabilidade ao tecido. Mesmo que não haja amianto na composição, ainda assim a manipulação do bicho deve ser feita com cuidado, porque só muda o nome da doença, mas os sintomas e a impossibilidade de cura (veja bem: não é que não existe AINDA cura, é que não existe MESMO cura, sem chance) é o mesmo. Não estou falando do câncer provocado pela exposição ao amianto, mas sim das pneumoconioses, que é o grupo de doenças do pulmão, INCURÁVEIS, causadas pela inalação prolongada de material mineral particulado.
Não que não seja seguro revestir com um tecido mineral (desde que o mineral não seja o amianto) um tubo de escape. Pelo contrário, é seguro e recomendável sim. O que não pode é deixar de usar equipamentos de proteção no manuseio do tecido. As fibras minerais têm espessura da ordem de menos de décimo de milímetro, e o material particulado inalável tem comprimento a partir da espessura do material. É um material bem difícil de se enxergar...
Estou insistindo nisso porque o uso desses materiais é recorrente por aqui, quando se trata de isolamento térmico, e sempre vem um e lembra das lãs minerais pra por dentro do carro (eu mesmo era um deles, paciência, até que me lembrei das irritações do tempo de caixas de som e fui estudar um pouco mais o assunto).
Denis Takashi
16/09/2007, 21:55
Senhores,
Não que eu queira criar polêmica, mas o amianto não era componente das antigas telhas "Brasilit"?? E por consequentemente das caixas d´agua, certo ?? Então muitos de nós termos estes produtos ( e o perigo tbm) em nossas casa e nem nos damos conta.
Me recordo que quando tinha uns 6/7 anos vi na Tv à respeito da proibição do amianto em pastilhas, e curiosamente na mesma época vi meu pai mexendo no freio de um dos caminhões, se não me engano na embalagem vinha escrito dos riscos á saúde principalmente de fumantes. Será que existe alguma relação de doença pulmonares/ cancer com pessoas que trabalharam na manutenção de veículos ?? Quem sabe possa até existir tal estudo, entretanto o mesmo pode ter sido "abafado" para que o "pato seja pago" pelo pobre cidadão de Bem.
Desculpem-me se fui muito franco.
Abraços
Rones Jr
16/09/2007, 22:46
então, há algum substituto para as fitas de aminanto? q produto usar para isolar o escape?
... o amianto não era componente das antigas telhas "Brasilit"?? E por consequentemente das caixas d´agua, certo ?? Então muitos de nós termos estes produtos ( e o perigo tbm) em nossas casa e nem nos damos conta.
Exatamente, Denis, existe sim um perigo potencial em qualquer produto que contenha amianto, que será tanto maior quando maior for a emissão de particulados e/ou maior tempo de exposição.
Não sei se hoje em dia a Brasilit (e outras) ainda fazem uso de cimento-amianto, mas antigamente já se recomendava a pintura das telhas, pelo menos na face interna, e nas caixas d'água TALVEZ a composição fosse tal que o desprendimento de amianto estivesse limitado a valores "seguros", se é que isso existe, mas considerando que hoje em dia só se vê caixa d'água nova feita em fibra de vidro, alguma coisa de podre existiu no reino da Dinamarca...
Será que existe alguma relação de doença pulmonares/ cancer com pessoas que trabalharam na manutenção de veículos ??
Resposta complicada, porque depende de inúmeros fatores, como tempo de exposição, saúde e até predisposição à doença, e se considerarmos o "antigamente", a pessoa poderia até não desenvolver alguma doença relacionada aos particulados e sim ao acúmulo de chumbo no organismo, presente na queima da gasolina aditivada com chumbo-tretraetila, que foi muito utilizado para aumentar a capacidade anti-detonante do combustível.
Se levarmos a coisa pelo lado da neura vamos acabar como acabou Howard Hughes, o magnata da aviação, que morreu com verdadeira alucinação sobre micróbios e bichos do tipo.
Vida moderna é assim, o milagre de hoje poderá amanhã ser reconhecido como veneno, e sob a menor suspeita cabe a cada um de nós evitar o uso, sem neuras, mas com conhecimento e responsabilidade.
Quem sabe possa até existir tal estudo, entretanto o mesmo pode ter sido "abafado" para que o "pato seja pago"
Talvez não tenha existido divulgação digna do problema, mas abafado não. É que muitas vezes existe relato até em tele-jornais, mas quem ouve não dá o devido valor e esquece, até o dia em que vê o problema de perto.
Com bebidas álcoolicas e drogas não acontece isso?
Casa arrombada, tranca na porta. Infelizmente é assim que a maioria das pessoas agem, para azar delas próprias.
Sds,
Sukys
leopoldo
17/09/2007, 21:46
Vc estã penetrando no sombrio mundo do campo das probabilidades aplicado na engenharia :
Para elucidar alguns fatos de minimização de riscos potenciais, e pq certas coisas existem, leiam sobre A.L.A.R.A.
É uma filosofia que explica muita coisa ao nosso redor e que nasceu do estudo do uso da radiação em seres humanos. Aliada aos princípios de outra doutrina, o Safety Assessment, há uma variada gama de poderosos calculos que demonstram pq certas coisas são assim ... e não .... assado. Ou assado e não ... assim. e pq é admitido que alguns sofram em benefício de muitos. Até que o custo seja alto o suficiente ... e não demais ... para certas ações de contenção.
Isso existe abertamente, mas como poucos entendem os porques, não se fala muito .... é quase uma ciência oculta.
(quem quer se divertir, digite "alara" no google e leiam se relacionado com "as low as reasonable achievable" e safety assessment aplicado a engenharia aeronautica)
Ai vc pode imaginar pq existem aeroportos no meio de cidades, e certos fins que justificam os meios.
A partir de 1º de janeiro de 2008, ficará proibido no Estado de São Paulo a utilização de produtos ou materiais que tenham amianto, conforme recente lei estadual promulgada:
LEI Nº 12.684, DE 26 DE JULHO DE 2007
Artigo 1º - Fica proibido, a partir de 1º de janeiro de 2008, o uso, no Estado de São Paulo, de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto.
§ 1º - Entende-se como amianto ou asbesto a forma fibrosa dos silicatos minerais pertencentes aos grupos de rochas metamórficas das serpentinas, isto é, a crisotila (asbesto branco), e dos anfibólios, entre eles, a actinolita, a amosita (asbesto marrom), a antofilita, a crocidolita (asbesto azul), a tremolita ou qualquer mistura que contenha um ou vários destes minerais.
§ 2º - A proibição a que se refere o “caput” estende-se à utilização de outros minerais que contenham acidentalmente o amianto em sua composição, tais como talco, vermiculita, pedra-sabão, cuja utilização será precedida de análise mineralógica que comprove a ausência de fibras de amianto entre seus componentes.
Artigo 2º - A proibição de que trata o “caput” do artigo 1º vigerá a partir da data da publicação desta lei em relação aos produtos, materiais ou artefatos destinados à utilização por crianças e adolescentes, tais como brinquedos e artigos escolares, e ao uso doméstico, tais como eletrodomésticos, tecidos, luvas, aventais e artigos para passar roupa.
Artigo 3º - É vedado aos órgãos da administração direta e indireta do Estado de São Paulo, a partir da publicação desta lei, adquirir, utilizar, instalar, em suas edificações e dependências, materiais que contenham amianto ou outro mineral que o contenha acidentalmente.
§ 1º - Estende-se, ainda, a proibição estabelecida no “caput” do artigo 1º, com vigência a partir da publicação desta lei, aos equipamentos privados de uso público, tais como estádios esportivos, teatros, cinemas, escolas, creches, postos de saúde, e hospitais.
§ 2º - É obrigatória a afixação de placa indicativa, nas obras públicas estaduais e nas privadas de uso público, da seguinte mensagem: “Nesta obra não há utilização de amianto ou produtos dele derivados, por serem prejudiciais à saúde”.
§ 3º - A expedição de alvará de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços pela Secretaria de Estado da Saúde ou qualquer outro órgão estadual fica condicionada à assinatura de Termo de Responsabilidade Técnica, estabelecido no Anexo I desta lei.
Artigo 4º - Até que haja a substituição definitiva dos produtos, materiais ou artefatos, em uso ou instalados, que contêm amianto, bem como nas atividades de demolição, reparo e manutenção, não será permitida qualquer exposição humana a concentrações de poeira acima de 1/10 (um décimo) de fibras de amianto por centímetro cúbico (0,1f/cc).
§ 1º - As empresas ou instituições, públicas e privadas, responsáveis pela execução de obras de manutenção, demolição, remoção de material, bem como sua destinação final, que contenham amianto ou em relação às quais haja suspeita de o conterem, deverão respeitar as normas técnicas previstas no Código Sanitário do Estado de São Paulo, bem como as disposições contidas na legislação estadual e federal, em regulamentos, portarias, normas coletivas de trabalho e em termos de ajuste de conduta, pertinentes ao objeto desta lei, que sejam mais restritivas no que concerne às medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.
§ 2º - O disposto no § 1º deste artigo compreende também as medidas de proteção aos trabalhadores que de qualquer forma se exponham à poeira que contenha amianto, qualquer que seja o regime de trabalho.
Artigo 5º - O Poder Executivo procederá à ampla divulgação dos efeitos nocivos provocados pelo contato e manuseio inadequados do amianto, bem como da existência de tecnologias, materiais e produtos substitutos menos agressivos à saúde, e promoverá orientações sobre como proceder com a manutenção dos produtos já instalados e usos até sua completa eliminação, incluindo os cuidados com os resíduos gerados e sua correta destinação final, conforme determinam a Resolução nº 348/2004, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, e outros dispositivos legais atinentes.
Parágrafo único - Fica instituída a “Semana de Proteção Contra o Amianto”, que ocorrerá anualmente na semana que compreende o dia 28 de abril, durante a qual serão promovidas ações educativas sobre os riscos do amianto, formas de prevenir a exposição às fibras cancerígenas de produtos já existentes, medidas e programas de substituição do amianto, bem como sobre a demolição de obras que o contenham, ainda que acidentalmente, e sua destinação final.
Artigo 6º - Fica o Poder Executivo autorizado a criar, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e demais unidades de saúde, programas para desenvolver ações de vigilância em saúde e assistência especializada que visem à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das doenças decorrentes do trabalho com o amianto.
§ 1º - Os programas compreenderão habilitação técnica dos profissionais e equipamentos necessários para o desenvolvimento das ações referidas no “caput” deste artigo.
§ 2º - Fica instituída a notificação obrigatória à autoridade local do SUS, pela rede pública e privada de assistência à saúde, de todos os casos de doenças e óbitos decorrentes da exposição ao amianto.
§ 3º - Quando requisitado pelo SUS, é obrigatório o fornecimento, pelas empresas que tenham utilizado o amianto no Estado de São Paulo até a data da entrada em vigor desta lei, de informações referentes aos empregados e ex-empregados que tenham sido expostos ao amianto, como nome e endereço completos, cargo ou função, data de nascimento, data de admissão e, se for o caso, da demissão, data da cessação da exposição, diagnóstico dos exames clínico e radiológico e prova de função pulmonar, inclusive exames complementares, se houver.
Artigo 7º - A não observância ao disposto nesta lei é considerada infração sanitária e sujeitará o infrator às penalidades estabelecidas no Título IV, do Livro III, da Lei nº 10.083, de 23 de setembro de 1998 - Código Sanitário do Estado de São Paulo.
Artigo 8º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.
Artigo 9º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 26 de julho de 2007
É a lei que comentei no primeiro post.
Sds,
Sukys
Vc estã penetrando no sombrio mundo do campo das probabilidades aplicado na engenharia :
De forma alguma, apenas coloquei a ponta do pé na ante-sala da medicina, finalizando com breve comentário sobre os meandros da psique.
Sds,
Sukys
TJ/SP deu liminar considerando a lei 12.684/07 inconstitucional:
TJSP derruba lei que proíbe uso do amianto
Leonardo Morato
22/08/2007
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu na segunda-feira uma liminar considerando inconstitucional a Lei estadual nº 12.684, de 26 de julho deste ano, que proíbe a utilização, fabricação ou comercialização de qualquer tipo de produto que contenha amianto - também conhecido como asbesto - em sua composição. A decisão atende um pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que argumenta no processo que impetrou na Justiça que o amianto não faz mal à saúde.
A Fiesp alega na ação direta de inconstitucionalidade (Adin) impetrada na Justiça paulista que a lei estadual contraria a legislação federal sobre o tema. De acordo com a Lei nº 9.055, de 1995, o uso do amianto é proibido, com exceção do tipo branco, também conhecido como crisotila. A entidade argumenta ainda que, segundo estudos feitos a pedido do Sindicato das Indústrias de Produção de Cimento (Simprosim), este amianto branco não causa mal à saúde e que a proibição ameaçaria 200 mil empregos, já que o produto é utilizado em larga escala na construção civil. O relator do caso no TJSP, desembargador Palma Bissom, acatou o argumento de inconstitucionalidade da lei paulista e reconheceu a urgência do pedido de liminar devido aos prejuízos econômicos que a proibição do uso do amianto poderia causar.
A exploração e produção da crisotila hoje é possível apenas no Brasil, Rússia e China. Em outros países - como Japão, Tailândia, Índia e Argentina - apenas a comercialização do produto final que contenha amianto é permitida. O Brasil é o único país que produz todo o amianto que consome - auto-suficiência conquistada em 1962 com o início da exploração da mina de Cana Brava, localizada em Minaçu, no Estado de Goiás, que possui reserva suficiente para suprir o mercado interno por mais 50 anos. Além de atender todo o consumo nacional, a mina ainda exporta de 30% a 40% de sua produção para os países que permitem a comercialização do produto final.
A farta produção do amianto branco pelo Brasil não é suficiente para minimizar a resistência ao uso da substância. Segundo o químico Marco Antonio Utrera Martines, doutor pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o contato constante com a crisotila pode causar doenças no aparelho respiratório, como o câncer de pulmão, mas os primeiros sintomas podem surgir apenas 15 ou 20 depois. Países como a Alemanha e a França baniram o uso do amianto branco há mais de uma década. Mesmo assim, ainda registram cerca de mil mortes por ano em decorrência da exposição ao produto, e a previsão é a de que esta estatística deve se manter até 2030.
Segundo o diretor jurídico da Fiesp, Hélcio Honda, o trabalho com o amianto não provoca problemas se executado dentro das normas de segurança. Mas o advogado Leonardo Amarante, titular do escritório que leva seu nome, acredita que não existe uso seguro do amianto. Se não para a saúde dos que têm contato com ele, para a saúde financeira das empresas que o utilizam - que, no futuro, podem ser chamadas a arcar com um passivo judicial de peso. Apenas no Rio de Janeiro, Amarante tem cerca de 40 clientes portadores da doença asbestose para os quais patrocina processos contra algumas das maiores indústrias de telhas do país que ainda usam ou usaram o amianto na produção. Ex-funcionários destas empresas, eles pedem indenização por terem desenvolvido a doença em função do contato com o amianto. Um dos processos já chegou inclusive ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e aguarda há cinco anos uma decisão da corte.
PORTOSICILIANO
02/09/2017, 14:52
Certíssimos os meus nobres,todos vc's.
O que de pior pode acontecer com a utilização do amianto é a aspiração de sua poeria quando da nossa respiração,simplesmente isso.
O maior perigo é a poeira produzida,aconselho luvas dessas xibungas descartáveis mesmo e........molhar a fita que vai usar...simplesmente coloca-la na água...só isso o material é inerte...a marinha usa em qualquer tubagem...se há marca melhor ou pior desconheço mas acredito em vc's. Como tudo em nosso país tem sempre os "5ª linha".
Uso em estacionários diesel,não vendo nem faço propaganda de nenhum.
Grande abraço à galera