Conectar

Ver Versão Completa : Compressor de ar

folgado
14/09/2007, 23:04
Em alguns casos, torna-se necessário esvaziar um pouco os pneus para transpor algum obstáculo, ou andar na areia. Logo em seguida, no fim da trilha, deve-se retornar com o jipe no asfalto, e no entanto os pneus estão bem mais vazios. Então, seria conveniente a utilização de um compressor de ar para voltar a ter a pressão apropriada para andar com o jipe "on-road".
Tenho um compressor de ar de 250 PSI, que funciona no botão de acender cigarros, mas acho que ele é muito fraco, e esquenta muito rápido.
Gostaria de saber se há algum compressor de ar um pouco mais potente que daria para levar no jipe para solucionar esse problema.
Será que tem algum outro tipo de compressor de ar elétrico que dê para fixar no jipe?
Um abraço.
Antonio.

leopoldo
15/09/2007, 10:06
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1260

folgado
15/09/2007, 12:49
Eu juro que fiz a pesquisa antes de abrir este tópico. Mas cometo algum tipo de erro, porque não encontro todos os tópicos a respeito.
Leopoldo, obrigado pela ajuda.
[]'s Antonio.

jeisonk
15/09/2007, 18:28
Folgado, faz a busca pelo Google que é bem mais eficiente, a busca aqui pelo fórum não é das melhores, tem algumas limitações.

Abraços

folgado
15/09/2007, 18:36
Alguém conhece esse QuickAIR? Onde pode ser encontrado no Brasil?
http://www.sunperformance.com/html/products/quickair.html

http://www.sunperformance.com/images/products/quickair1/t01.jpg

http://www.sunperformance.com/images/products/quickair1/t02.jpg

jeisonk
15/09/2007, 18:45
Dá uma olhada aqui, tem algo similar.

http://www.4wd.com/subcategories.aspx?cid=27&jeep-sid=184&pg=3

Já comprei deles pela net.

Abraços

joão k. chikui
15/09/2007, 19:05
Antônio
Veja este http://www.biomec.com.br/port/formulaair.htm

folgado
15/09/2007, 19:06
Dá uma olhada aqui, tem algo similar.

http://www.4wd.com/subcategories.aspx?cid=27&jeep-sid=184&pg=3

Já comprei deles pela net.

Abraços

Jeison, você sabe como fica o preço em reais, com a importação?
[]'s

jeisonk
15/09/2007, 19:12
Folgado, tu vai pagar na faixa de 2,5X o produto, se custar US$ 50,00 vai ficar em torno de R$ 250,00 no final, tenho usado essas contas para o que eu compro e não tem ficado longe.

Abraços

folgado
15/09/2007, 19:19
Aí fica proibitivo.
É duro viver no terceiro mundo...

Julio Militão
17/09/2007, 22:21
Folgado, este teu motor MWM não vem com um compressor? Minha Toyota, OM314 tem compressor. Troquei o hidrovácuo por um hidroar, coloquei um cilindro para armazenar o ar comprimido. Poderia apenas ter trocado o alternador por um que tivesse bomba de vácuo para o freio, que teria mais vantagem custo/beneficio, porem estou satisfeito. O freio com o hidroar é bem superior que o a vácuo.

Joao Baeta
17/09/2007, 22:28
:arrow:Eu trouxe dos EUA um compressor de ar de 300 psi....
por 40 reais!
Qnd fui fazer test-drive.... Ela enche legal... Mas acho bem demorado!
E pior de tudo.... Ela é barulhenta e se deixar no chão... Dança!
Tem que ficar segurando ela até ela encher!
Ela fica no carro..... E qnd liga... CRARARARARARRA!!!!!
Ela é mais barulhenta do que o meu motor!
:mrgreen:

folgado
17/09/2007, 22:28
Júlio,

tem o compressor do turbo. O que eu teria que fazer, arrumar um cilindro para armazenar o ar comprimido?
Que equipamentos teria que comprar para fazer isso?
Um abraço.
Antonio.

Tarcisio Pinheiro
30/09/2007, 05:10
Para armazenar ar com um extintor desses grandes de empresas.:concordo:

Ja o compressor pode ser de caminhão, você encontra em ferro velho,
só que nesse caso o mesmo tem que ser acionado pelo motor do carro
atravez de correia então tem que ser fixo la no motor..

Té ++ !!!!!

dalmo cruz torres
30/09/2007, 14:13
Pessoal, achei um compressor de ar do santana 2.0, ele dá certinho no suporte para compressor do meu motor(maxion 2.5),as a polia dele é para correia simpes, diferente das correias do motor quesão todas Poli-vee, será que é fácil trocar somente a polia? Os compressores para o meu motor custam na casa dos 500,00, esse do santana o cara pede 200,00 , tirando a diferença da polia,são iguais no restante.

folgado
30/09/2007, 14:29
Eu estava pensando em instalar um compressor de ar da ARB (aquele para os bloqueios de diferencial), mas é muito caro (R$ 790,00).
Tô desistindo da idéia.

Carlão Rover
30/09/2007, 15:41
Caraca...que facada hein...to vendo que eu paguei um bom preço na minha land...vc já viu uns compressores da bosch que ligam na tomada da bateria?o preço é razoável...
abraços

folgado
30/09/2007, 16:45
Caraca...que facada hein...to vendo que eu paguei um bom preço na minha land...vc já viu uns compressores da bosch que ligam na tomada da bateria?o preço é razoável...
abraços

Carlão, eu tenho um compressor, desses de supermercado, pra encher pneu de bicicleta. Custa R$ 36,00. Não sei se é o mesmo que você está falando. Mas é muito fraquinho. Demora uns 10 minutos para encher um pneu, e depois tem que esperar mais 10 minutos para esfriar. Se tiver que murchar o pneu para passar na areia, quando sair vai ter que esperar muito até voltar a encher os 4 pneus.
Queria instalar um mais potente.
[]'s.
Antonio.

gnecchi
30/09/2007, 19:25
To pensando em montar um reservatório de CO2 com extintor de incêndio...... Um extintor com manômetro de carga, outro manômetro na saída para calibragem dos pneus !! Tb dá pra fazer com um clilindro de mergulho, mas aí a brincadeira sai cara.

Vejam esse Power Tank ... https://www.expeditionexchange.com/powertank/

https://www.expeditionexchange.com/powertank/pt004%20002.jpg

dalmo cruz torres
30/09/2007, 21:18
O reservatório eu tô pensando em usar do Mercedes 709, se não me engano é para 30 litros e custa 80 reals aqui em Poços...

themoteo
30/09/2007, 21:57
Carlão, eu tenho um compressor, desses de supermercado, pra encher pneu de bicicleta. Custa R$ 36,00. Não sei se é o mesmo que você está falando. Mas é muito fraquinho. Demora uns 10 minutos para encher um pneu, e depois tem que esperar mais 10 minutos para esfriar. Se tiver que murchar o pneu para passar na areia, quando sair vai ter que esperar muito até voltar a encher os 4 pneus.
Queria instalar um mais potente.
[]'s.
Antonio.

Os elétricos, para realmente funcionar, saem caros. Eu instalei um usado no sistema air-lift e encontrei o compressor de U$ 300,00. Mas é importante colocar um cilindro que possa dar uma vazão maior, uma vez que o compressor, embora tenha uma boa pressão, não tem uma vazão adequada. Aí para encher um MUD 33 de 12psi para 28psi pode botar tempo. Uma outra vantagem do cilindro com alta vazão é que você consegue encher até pneu destalonado(eu fiz isso ontem na trilha).

Alvaro Pereira
02/10/2007, 22:16
mandei um e-mail para biomec e a resposta que tive foi esta.......Araucária, 02 de outubro de 2007

Presado Senhor,

Informo-lhe em nome da Organização BIOME LTDA, que a partir de 02 de outubro de 2007, não mais fabricaremos o equipamento modelo FORMULA AIR 12V.
A partir desta data, não acataremos mais pedidos referente a este modelo.
Forneceremos peças de reposição e daremos assistência técnica, no mínimo, pelo período que a lei vigente estabelece.

Pela atenção somos gratos,
Atenciosamente,
Dpto Comercial
----- Original Message -----

Alvaro Pereira
02/10/2007, 22:30
ou seja foi por água abaixo a pretensão da compra do compressor de ar para colocar na minha viatura (cj5) se tem outra idéia pois eu comprei um compressor de ar condicionado mais sei que ele tem a lubrificação pelo próprio óleo do gás e sem o gás ele não tem lubrificação vc tem uma outra ideia ou um compressor que possa substituir o da biomec??

Julio Militão
03/10/2007, 22:54
Júlio,

tem o compressor do turbo. O que eu teria que fazer, arrumar um cilindro para armazenar o ar comprimido?
Que equipamentos teria que comprar para fazer isso?
Um abraço.
Antonio.
Caro Folgado,

Desclpe-me a demora. O cilindro que usei foi um que utizavam em outra Band. Pararece com o do mercedinho, 608. A ideia do compressor que liga com correia ao motor a melhor, caso seu motor nao tenha um compressor embutido. Como disse, o OM314 já vem com compressor e, na toyota é montado de forma a gerar vácuo para o freio. No mais tem que comprar uma valvula de controle de pressao, aquela que faz com que a 8,5 Bar dê um "espirro"; mangueiras de pressao, conexoes diversas etc, alem, é claro, de trabalho, muito trabalho e paciencia. Hoje, como disse, estou satifeito com os resultados.

maxdelta
11/10/2007, 21:55
A melhor maneira de gerar ar barato, é colocar um compressor de ar condicionado com a devida lubrificação, modificado com filtro gerando ar pra uma pequena botija.

Desta forma estão colocando, pra gerar pra bolsas de ar, q estão sendo colocados em automóveis (tunning).

Não se esqueça de colocar um engate rapido de saída da botija, dá pra colocar tb buzina ar como de caminhão!

themoteo
11/10/2007, 22:26
A melhor maneira de gerar ar barato, é colocar um compressor de ar condicionado com a devida lubrificação, modificado com filtro gerando ar pra uma pequena botija.

Desta forma estão colocando, pra gerar pra bolsas de ar, q estão sendo colocados em automóveis (tunning).

Não se esqueça de colocar um engate rapido de saída da botija, dá pra colocar tb buzina ar como de caminhão!

No meu caso coloquei a saída com engate rápido. Dá pra encher pneu, soprar, pulverizar e usar uma parafusadeira pneumática. Ah..também coloquei uma buzina e em breve devo estar colocando um arb na dianteira e depois na traseira.

[]'s pressurizados

leopoldo
13/10/2007, 12:58
olha o link na primeira página do tópico , está tudo discutido lá.

Elmer_Jeep
13/10/2007, 16:18
olha o link na primeira página do tópico , está tudo discutido lá.

Pois é, no caso do Folgado a coisa mais simples é conseguir um compressor com suporte pro motor sprint e isso deve ter com sobra nos ferro-velhos daí. No mais seguir as dicas que estão no tópico (ja restaurei os anexos)

[]'s

ribon
19/10/2007, 12:58
Gnecchi,

Acho que este cilindro PowerTank usa na verdade cilindros largamente encontrados no Brasil, cilindros de CO2 utilizados em maquinas de refrigerante ou chopp. Andei olhando isso ontem... Tem de 6 e 9 kg de capacidade (não lembro o valor da recarga).

O cara falou em algo por volta de R$200,00 um cilindro usado.

Vantagens: é fabricado para CO2, tem uma boa valvula e é leve.

dalmo cruz torres
08/11/2007, 18:55
Antônio , descobri como resolver o problema do ar comprimido em nossos motores MWM, dá para colocar o compressor de ar Knorr LK15 acionado por correia, ele sai em micro-ônibus com motor MWM Sprint 2.8 . Ele pressiona para acionar freio a ar... quer dizer , é ar pra caramba.

folgado
08/11/2007, 22:17
Antônio , descobri como resolver o problema do ar comprimido em nossos motores MWM, dá para colocar o compressor de ar Knorr LK15 acionado por correia, ele sai em micro-ônibus com motor MWM Sprint 2.8 . Ele pressiona para acionar freio a ar... quer dizer , é ar pra caramba.

Dalmo, me esclareça algo: se eu colocar somente esse compressor (ou o compressor de ar condicionado do MWM), necessito de um reservatório de ar, ou posso encher os pneus diretamente do compressor, com um medidor de pressão?
[]'S.
Antonio.

dalmo cruz torres
08/11/2007, 23:14
Antônio, acho que se for só para encher os Pneus não precisa de reservátório, mas não tenho certeza. Eu estou a procura de mais informações sobre esse sistema na Web, até o momento não achei muito. Mandei e-mails para um monte de empresas que trabalham com sistema de freio a ar, mas até o momento não recebi nenhum retorno.

folgado
09/11/2007, 00:52
Dalmo,
estive dando uma olhada no tópico postado pelo Leopoldo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1260), e realmente há a necessidade do reservatório de ar comprimido, além de manômetro, e outros equipamentos de segurança, pra evitar acidentes. Como está dito nesse tópico, os gastos com segurança são mais que necessários.
Agora estou pensando onde instalar o cilindro de ar no meu jipe :pensativo:
[]'s.
Antonio.

dalmo cruz torres
09/11/2007, 10:08
Bom, sobre onde colocar o reservatório de ar no jeep eu também não tinha pensado.... mas a solução é simples...troca seu jeep por uma F-75 !!!!

folgado
09/11/2007, 10:13
Bom, sobre onde colocar o reservatório de ar no jeep eu também não tinha pensado.... mas a solução é simples...troca seu jeep por uma F-75 !!!!
Agora não dá mais para trocar...
No topico que o Leopoldo indicou, há uma foto em que o reservatório foi colocado entre as longarinas, na parte de trás do jipe (onde o pessoal está colocando o tanque no jipe).
É um ótimo local, mas minha dúvida é a seguinte: vou ter que ter duas mangueiras de ar comprimido, uma levando ao reservatório traseiro, e outra para trazer o terminal de uso na a caixa do motor, onde estarão os relógios. Não haverá problemas em usar mangueiras tão longas?
[]'s.
Antonio.

dalmo cruz torres
09/11/2007, 10:25
Antônio, era brincadeira o negócio de trocar de viatura...
Sobre as mangueiras, acho que o comprimento delas não trará problemas ao sistema, pois esse sistema é inspirado no sistema de ar comprimido de caminhões, e nesses as mangueiras são realmente muito longas..e sem problemas.

folgado
09/11/2007, 11:29
Veja as fotos do jipe do leopoldo.
Tá muito bem feito.

dalmo cruz torres
09/11/2007, 12:25
AHHH! já ví essas fotos, dá pra v/c colocar assim, v/c colocou o tanque de combustível dentro do jeep né?

folgado
09/11/2007, 12:30
AHHH! já ví essas fotos, dá pra v/c colocar assim, v/c colocou o tanque de combustível dentro do jeep né?

Isso, aquele embaixo dos bancos dianteiros...
Só preciso entrar em contato com o leopoldo para saber a capacidade e as dimensões do reservatório de ar utilizado por ele...

talha-mar
09/11/2007, 13:07
Olá pessoal, pra quem tem Band, dá pra usar o compressor do motor mesmo, tenho assim ha muito tempo. É o seguinte, o compressor é usado pra fazer vácuo pro freio, e a saída dele vai pro cárter. Coloquei um T nessa saída, com uma válvula na parte que vai ao cárter. Na outra saída do T, instalei um decantador, pra não mandar óleo pros pneus e na saída do decantador um engate rápido. Pra usar, desconecto a mangueira do servo freio ( pra entrar ar pro compressor ), coloco a mangueira no engate e fecho a válvula. Como não uso reservatório e nem manômetro, tive o cuidado de colocar na mangueira um bico que não fixa na válvula do pneu, tendo que ficar segurando com a mão. Não é demorado pra encher e a pressão é muito grande, aí é só calibrar com um calibre normal.
Abraço 4x4 a todos
Henri

dalmo cruz torres
09/11/2007, 14:18
Antônio, na minha camionete eu vou colocar um do caminhão 608. Ví os reservatórios do caminhão VW 8-150(acho que é isso) e ele tem dois reservatórios pequenos. Mas talves v/c não precise de reservatório, como o colega Talha-mar disse.

folgado
09/11/2007, 18:10
Mas talves v/c não precise de reservatório

Mas os comentários do Leopoldo sobre segurança no outro tópico me convenceram a colocar um reservatório. Acidente com ar comprimido não é brincadeira :discordo:

folgado
11/11/2007, 00:31
Pessoal, tirei hoje uma fotografia do compressor de ar comprimido do motor MWM Sprint 2.8 que estou colocando no meu jipe.
Gostaria de saber onde posso fazer um "T" e puxar o ar para o cilindro?
[]'s.

dalmo cruz torres
11/11/2007, 15:06
Antônio, eu não conheço o compressor do seu motor, realmente não sei como colocar o"T".

folgado
15/11/2007, 10:45
Estava pensando em colocar apenas um reservatório de ar comprimido entre as longarinas do jipe, e abastecê-lo no Posto de Gasolina antes de sair para uma trilha. Preciso fazer os cálculos para saber de quanto deverá ser a capacidade do reservatório, para poder encher os quatro pneus após a trilha (de umas 12 para 24 libras +/-). Acho que isso daria menos trabalho pois a instalação seria bem mais simples. Além do mais, atenderia as necessidades, já que não será sempre que seria necessário se encher os pneus. No dia a dia, seria utilizado para buzina de caminhão, e com uma capacidade razoável, a parada no Posto para abastecer o cilindro seria bem esporádica.
O que acham?
Qual seria a capacidade mínima do reservatório?
Um abraço.
Antonio.

ojaneri
15/11/2007, 12:50
Folgado,
Essa foto é do compressor do ar condicionado? Se for, nao da para puxar o ar, senao vai junto todo o gás e você vai ficar sem ar condicionado. Ele so iria funcionar se fosse dedicado ao ar comprimido.

Quanto a ideia do reservatorio, o Themoteo aqui do forum colocou dois reservatorios de 60l se nao me engano + compressor 12v. Mas para calibrar 4 pneus de 12psi para 30psi o compressor é acionado depois de um tempo, ou seja, acredito que os reservatorios só dariam para calibrar os 4 pneus uma vez, pedindo para ser recalibrado depois. Acho que o maximo é 120psi nos cilindros, e o compressor aciona quando chega abaixo de 80psi.

Luciano SHAKALL
15/11/2007, 23:30
"... Estava pensando em colocar apenas um reservatório de ar comprimido entre as longarinas do jipe, e abastecê-lo no Posto de Gasolina antes de sair para uma trilha. Preciso fazer os cálculos para saber de quanto deverá ser a capacidade do reservatório, para poder encher os quatro pneus após a trilha (de umas 12 para 24 libras +/-) ... Folgado, se não me engano o Sandro Tannuri (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=126) usa (ou usava, não sei atualmente) esse esquema só do reservatório, calibrado em postos... :concordo:
Com certeza ele pode te dar (OPS!) umas dicas quanto a capacidade. Inclusive, não deve ser nada "do outro mundo", a julgar pelo tamanho dos "pneuzinhos do Hulk (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3613&highlight=sandro+tanuri)"... :twisted:

[]'s

folgado
15/11/2007, 23:48
Valeu Luciano, vou ver se entro em contato com o Sandro.
Um abraço.
Antonio.

ribon
16/11/2007, 00:59
Folgado,

Se for colocar um compressor de uma olhada em: http://www.biomec.com.br/

É um fabricante nacional de compressores para suspensão a ar... Acha que serve bem para oq vc quer...

[ ]'s

Elmer_Jeep
23/07/2008, 12:26

Dalmo, tem alguma novidade sobre esse sistema? Sabe dizer se o compressor + suporte serve nos outros sprint ? Consegui um 6 bocas e estou pensando em instalar o compressor igual do seu 3.0 caso os suportes sejam compatíveis.

[]'s

JapaTroller
23/07/2008, 12:48
Elmer , de uma olhada no site da biomec, saum compressores 12v, eu tenho no meu troler, com reservatório , funcionam muito bem, pra vc ter uma ideia chega a jogar quase 30 libras no pneu, funciona até aquelas pistolas de ar , pra tirar as porcas das rodas. Se não me engano, tem um topico que tem até umas fotos que eu postei. Talvez seje melhor do que vc adaptar um compressor desses no motor!
Abraços