Ver Versão Completa : Ranger com HÉLICE DO RADIADOR TRAVADA!(Tem algum problema?)
AlbertoSato
14/09/2007, 14:23
Olá galera..., como ta todu mundo...?
Andei olhando alguns tópicos e terminei não achando o que propriamente eu queria!
Tenho uma Ranger 2.8 PS que estava com problema na temperatura, estava esquentando, mais so na estrada, na cidade a temperatura continuava normal, por isso a dias atras iniciei uma discurção sobre isso...
Foi descoberto que era o ventilador do radiador de água que estava fraca, sua rotação so conseguia resfriar em marcha lenta...
O problema foi resolvido..., a hélice do radiador de água foi travada...
Gostaria de saber pela a experiencia,da opinião de todos..., se ah algum problema o carro ficar com a hélice do radiador travada ou se eh ruim, pesa para o motor...!
Aki alguns mecanicos dizem que não eh bom, outros dizem q não tem nada que ja fizeram isso em outros carros e num teve problema !
COMO FAÇO..., DEIXO ASSIM OU TROCO POR UMA NOVA...? AKI O MAGNETICO DE UMA CUSTA 270,00...
FlavioLouveira
14/09/2007, 14:46
A ventoninha ajuda na estrada? achei que com o vento do carro andando a influencia da ventoinha diminuia....
Sua ranger parou de ferver na estrada assim? Ou vc tirou o pé?
Pq , me corrijam, eu achava que a ventoinha nao ajudava tantoooo assim para resfriar em velocidade elevada...
AlbertoSato
O carro foi projetado sem a ventoinha travada devido tanto a não ser necessario o seu uso direto quanto para conforto pois a mesma torna o carro bem barulheto. Porem no seu caso como estas em uma região de clima bem quente e se o barulho não lhe tras desconforto se eu morace em teresina retiraria a valvula termostatica (se é que voce ja não o fez) pois assim terias uma carro bem refrigerado.
Como ja lhe relatei no seu topico anterior tive uma toyota que teve um problema semelhante e o mec consigui aumentar a pressão da mola da helice (que pode ser feito em alguns casos não sei a ranger) sem trava-la
Agora checa realmente se era so esse o seu problema pois do contrario so estaria encubrindo e não solucionando o verdadeiro problema, e pesquise na sua região se é melhor trocar ou travar pois pelo valor que mencionaste o custo beneficio é melhor trocar logo.
AlbertoSato
14/09/2007, 15:09
Olá Flavio..., estou ma referindo ao ventoinha do radiador de água e não a akela menor do condençador do ar-condicionado...!
Ah q vc se refere realmente não ajuda tanto assim em altas velecidades..., ajuda mais em marcha lenta!!!!
Olá Flavio..., estou ma referindo ao ventoinha do radiador de água e não a akela menor do condençador do ar-condicionado...!
Ah q vc se refere realmente não ajuda tanto assim em altas velecidades..., ajuda mais em marcha lenta!!!!
Obvio que a ventoinha faz TODA a diferença dentro das cidades, em movimentação lenta ou até mesmo em congestionamentos. A temperatura sobe, a ventoinha acopla, e resfria a agua no radiador.
Na estrada, o movimento em velocidade faz o serviço... mas se houver qualquer retenção na estrada... o que salva é a ventoinha.
Walter L. L. Casitta
14/09/2007, 17:15
Andei olhando alguns tópicos e terminei não achando o que propriamente eu queria!
Tenho uma Ranger 2.8 PS que estava com problema na temperatura, estava esquentando, mais so na estrada, na cidade a temperatura continuava normal, por isso a dias atras iniciei uma discurção sobre isso...
Foi descoberto que era o ventilador do radiador de água que estava fraca, sua rotação so conseguia resfriar em marcha lenta...
Gostaria de saber pela a experiencia,da opinião de todos..., se ah algum problema o carro ficar com a hélice do radiador travada ou se eh ruim, pesa para o motor...!
Aki alguns mecanicos dizem que não eh bom, outros dizem q não tem nada que ja fizeram isso em outros carros e num teve problema !
COMO FAÇO..., DEIXO ASSIM OU TROCO POR UMA NOVA...? AKI O MAGNETICO DE UMA CUSTA 270,00...
Amigo, o problema da sua Ranger não está no ventilador. A embreagem termostatica existe pra economizar energia e reduzir o ruído.
shimomoto
14/09/2007, 22:54
Alberto;
Melhor arrumar e mandar dar uma revisada no conjunto. Senão vai deteriorando, deteriorando e quando a gente assusta, depois não dá conta de fazer a manutenção de acordo.
E como disse muito bem o MarBO, faça uma revisão completa no sistema, limpe o radiador, coloque a solução Wurth (é homologada pela Ford). Fora que Ranger com ventilador travado quando acelera parece que o motor vai sair voando capô a fora.
Abraços
Edintruder
15/09/2007, 12:58
O consumo de diesel aumentará, o desempenho com o motor frio vai piorar, o ruído do ventilador até é legal, mas se atravessares por água na altura da hélice corres o risco de quebra de palhetas.
A hélice atua no trânsito urbano, na estrada o vento relativo é quem atua na refrigeração. O que ocorre é que acima de 80 km/h o esforço aerodinâmico aumenta bastante e o motor começa a trabalhas com pressão positiva na admissão, acima de 100km/h tens uma pressão próxima a 0,5Bar constantes, a 120 km/h trabalha com cerca de 0,9Bar. Resumindo, quanto maior a velocidade mais o motor faz esforço e aquece. Na cidade como o motor não tem esforço contínuo ele acaba por não aquecer tanto quanto na estrada. O teu problema deve ser outro, desde junta do cabeçote queimada, valvula termostática travando, radiador obstruído ou radiador com aletas externas amassadas ou sujas.
AlbertoSato
15/09/2007, 20:34
Edin..., concordo com vc o barulho ficou legal...!
Olha só..., ja troquei o reservatorio de expanção do radiador, ah algum tempo atras a valvula termostatica travou, então retirei e estou andando sem valvula termostatica, e o condençador do ar-condicionado esta em perfeitas condições....,por isso não obstrui a passagem do ar, o radiador ja foi limpo e varetado...
Falta a junta do cabeçote e o ventilador do radiador..., mas a junta, ah um teste q dizem que da pra ter uma noção de como esta a junta..., eh abrir o reservatorio de expanção com o carro funcionando acelerar o carro e ver se o nivel de água sobe e quando rodar no carro abrir a mesma tampa e vê se borbulha..., foi feito isso e parece esta tudo ok...
Agora a ventoinha do radiador de água foi q um mecanico aki conseguiu para-la com a mão e me disse que não estava 100% e me perguntou se poderia trava-la pra vê se melhorava e na verdade o carro ficou bom,testei o carro na estrada...,com 120, 140,150 (pneus 31"),e nada tudo bem com a temperatura!
Então creio eu que o problema era com a hélice do radiador de água...,mas vou ficar de sobre aviso...!!!!
A questão eh se ah algum grande dano ao motor com essa hélice travada...
Ah...,valeu mesmo as dicas de todos...,agradeço!
Precisando de alguma coisa aki no PI..., tamos no ponto...!
shimomoto
15/09/2007, 22:27
(...) o ruído do ventilador até é legal, (...)
Isso eu não posso negar, apesar de parecer que vai decolar, é bem legal! Principalmente do lado de motoqueiro folgado!
Abraços
Edintruder
16/09/2007, 00:06
Dano nenhum...
Walter L. L. Casitta
16/09/2007, 09:55
Olha só..., ja troquei o reservatorio de expanção do radiador, ah algum tempo atras a valvula termostatica travou, então retirei e estou andando sem valvula termostatica
Haaaaa. Esse pode ser o problema da sua Ranger. Coloca uma válvull nova com urgência....
Edintruder
16/09/2007, 18:47
A Válvula na Ranger não controla somente a água do radiador, mas o caminho da água do bloco. sem a válvula ela ná é forçada a ir ao radiador, recirculando na maioria pelo próprio bloco aonde o caminho é mais curto, somente o excedente passa pelo radiador mais devagar. Ao travar a hélice, essa água retorna mais fria e se mistura com a quente, porém não resolve o problema e ainda gera riscos iminentes de superaquecimento.
Se tens pena do teu bolso coloca uma válvula nova, mas não anda sem ela.
dalmo cruz torres
17/09/2007, 13:07
Pessoal, a válvula termostática dom motores Maxion HS não funcionam como nos outros veículos, nos Maxion Hs elas tem duas funções, a primeira é, quando o motor atinge a temperatura adequada de trabalho, abrir a passagem da água do motor para o radiador e , junto com a abertura da passagem da água do motor para o radiador, fechar o retorno de água quente do motor para a bomba dágua, que jogará a agua quente no motor novamente(segunda função). Tirar a válvula termostática de um motor Maxion Hs é pedir para ele superaquecer.
Como faço para travar a Hélice?
Edintruder
17/09/2007, 15:18
Para travar basta retirar ela do local com uma chave 23 ou 27mm (fiz em casa mas não lembro agora ao certo...) bem fina para caber no vão atrás da hélice, retira a hélice com muita paciência e jeito e aperta o eixo central colocando um prego ou algo do tipo entre a lâmina que envolve o eixo e o próprio eixo.
Depois de feito não tem como desfazer pois não chegará mais no peso correto do funcionamento frio ou quente do miolo.
dalmo cruz torres
17/09/2007, 18:16
Edinruder, essa lamina fica na parte traseira do miolo da hélice?
Edintruder
17/09/2007, 23:26
Tem que tirar pra ver, mas sim, tenho 90% de certeza que fica atrás. Ela dilata com a ação do calor sobre o defletor frontal de alumínio e agarra no eixo travando o conjunto.
dalmo cruz torres
18/09/2007, 09:47
Vou travar a hélice do meu motor, para meu uso, que vai ser muito em estradas de terra, acho mais garantido a hélice travada.
Edintruder
18/09/2007, 17:09
Dalmo, cuida ao entrar em água para não causar a quebra das palhetas com a hélice travada...
Tenho varias duvidas:
1.Eu posso entrar em agua com a ventoinha correta, ela travada por causa da temperatura e quebrar as palhetas...entao nao quebraria a palheta so se eu trava-la de proposito.
2. O barulho é horroroso. Mas esse barulho se deve a ventoinha rodando? Entao porque quando a ventoinha esta nova a gente não vê barulho? Será que ela não acolha 100% na velocidade do motor? Será que ela acoplada roda mais lentamente que o motor?
3. O meu envoltório de plástico quebrou e eu tirei. Será que não é esta a causa do barulho?
4. Esta parte termostática só é encontrada original?
5. Alguém tem uma capota de fibra pra CD pra vender?
Tô achando meu carro sem torque em alta..pq será? Em baixa com o TGV ele tá bom...
dalmo cruz torres
20/01/2008, 19:49
Estranho, parece coisa de bomba injetora fora de ponto. Esta enfumacando muito?
sempre rola uma fumacinha
ANTONIO MARIA
06/02/2008, 22:04
AMIGOS DO FORUM,
TRAVAR A VENTOINHA É UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA, POIS ELA SEMPRE ESTARÁ GIRANDO NA MESMA VELOCIDADE DO MOTOR E EM MUITOS CASOS AUMENTANDO O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. O QUE EXISTE É A EMBREAGEM VISCOSA, ELA REALMENTE FUNCIONA ATRAVÉS DE UM SENSOR INSTALADO NA FRENTE DA MESMA, SE ESTE SENSOR, EM FORMATO DE ESPIRAL, FOR DANIFICADO ELA SERÁ PERDIDA E A HELÍCE NÃO GIRARÁ NA VELOCIDADE CERTA, MELHOR DIZENDO NAS VELOCIDADES NECESSÁRIAS PARA O RESFRIAMENTO DO MOTOR. A EMBREAGEM VISCOSA FUNCIONA ATRAVÉS DO DESLOCAMENTO DE UM FLUIDO VISCOSO, QUE DIMINUI A VISCOSIDADE QUANDO AQUECIDO E ESCORRE RADIALMENTE COM O GIRO E PASSA POR LABIRINTOS DIFICULTANDO O DESLIZAMENTO E FORÇANDO A HELICE RODAR COM MAIOR VELOCIDADE, QUANDO ESSE FLUIDO É CONTAMINADO COM UMIDADE ELE PERDE SUA ALTA VISCOSIDADE E NÃO ARRASTA O LABIRINTO, LOGO PERDE SUA FUNÇÃO. INFELIZMENTE AINDA NÃO EXISTE REPARO, TEM QUE SER TROCADA, MAS FIQUEM ATENTOS, POIS MESMO AS NOVAS DÃO PROBLEMAS POR FALTA DE CUIDADOS NA ESTOCAGEM DAS LOJAS E PEGAM ÚMIDADE, ACONSELHO A COMPRAR COM GARANTIA DE TROCA. O TESTE DA EMBREAGEM VISCOSA É FEITO EM UMA MÁQUINA ESPECIAL QUE ANALISA A VELOCIDADE E ARRASTE EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA.
MUITO CUIDADO!
TRAVAR A EMBREAGEM VISCOSA, PODE PROVOCAR A QUEBRA DA HELICE, PELA FORÇA CENTRÍFUGA E DANIFICAR RADIADOR, CORTAR CORREIAS, CORTAR MANGOTE E CONSEQÜETEMENTE BATER O MOTOR.
SDS.
Eh isso ai, meu carro quebrou a helice, radiador e intercooler, uma catastrofe. Quando quente a helice, mesmo assim nao roda na velocidade do motor, não é?
Edintruder
07/02/2008, 19:39
Não, sempre tem uma perda de rpm na medida que a rpm sobe.
entao eh por isso que nao faz barulho!!! Ed, onde acho essa embreagem viscosa mais baratinho? abs
Allan Nielsen
08/02/2008, 16:24
entao eh por isso que nao faz barulho!!! Ed, onde acho essa embreagem viscosa mais baratinho? abs
Veja na autorizada International http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6
Pesquize porque tem diferença de preço entre os autorizados.
Edintruder
08/02/2008, 19:57
Autorizada ou www.baretaautopecas.com.br
Essa bareta é uma beretta na sua testa, Ed! O amiguinho lá quer me vender uma USADA a 350 quando uma nova na autorizada está 413, na CAOA.
Fala sério!!
Walter L. L. Casitta
18/02/2008, 12:40
Essa bareta é uma beretta na sua testa, Ed! O amiguinho lá quer me vender uma USADA a 350 quando uma nova na autorizada está 413, na CAOA.
Fala sério!!
Se o preço da autorizada for o de tabela, da pra conseguir um desconto 28%... Será que não da pra negociar com o cara?
Esse preço é com 30% de desconto...e em 3 X no cartão.
Abs Walter!!!
Amithai
Edintruder
18/02/2008, 16:41
Chora um desconto equivalente na usada.
Depois tenta o pessoal da superpeças de São Borja/RS.
http://br.geocities.com/superpecas1/
www.autopecasdragao.com.br
edpadilha
18/02/2008, 23:03
Se alguem precisar de somente da Helice para a Ranger com motor maxion, eu tenho, é 0km e faco um preco bem camarada, tb tenho uma correia interna do motor da marca Dyco.
ariel kleinubing
19/02/2008, 10:22
Superpeças eu recomendo, comprei com eles a poucos dias. Atendimento show de bola e rapidez.
Ex: hélice do motor original ford nova: 85,00
Painel frontal de lata original ford novo: 340,00
Defletor do radiador original novo: 135,00
Capo: 370,00
Parachoque: 350,00
Parabrisa: 260,00
Vocês devem estar de brincadeira.
Defletor do radiador ranger motor 2.8. 100 reais -30% de desconto, 66 reais!
Sabe aonde ? Ford São José dos Campos..!!
Tô achando a mesma história da Beretta!
Abs
Amithai
ariel kleinubing
19/02/2008, 21:21
Talvez aí pra cima a coisa é diferente, mas aqui me pediram até seissentas pratas num capo usado pra ranger!!!!!!!
Agora, se o defletor tá este preço aí, me passa o tel que vou comprar, pois até o frete compensa pra cá, mas acho que estamos falando de peças diferentes.
Defletor do radiador. Aquela peça de plástico que gruda no radiador e cerca a hélice. Dá uma olhada em distribuidores ford de sao jose dos campos na pagina da ford e fala no setor de peças com Reynaldo. A loja é itavema, acho. Abs
ariel kleinubing
19/02/2008, 22:27
Defletor do radiador. Aquela peça de plástico que gruda no radiador e cerca a hélice. Dá uma olhada em distribuidores ford de sao jose dos campos na pagina da ford e fala no setor de peças com Reynaldo. A loja é itavema, acho. Abs
Ok, é esta mesmo, vou ver se acho e compro se for este preço mesmo pra minha que é 2.5.
douglas jmed
25/09/2012, 12:04
Amigo gostaria de saber se ja solucionou o problema pois tenho uma ranger 2008. 3.0 diesel e esta euquentando quamdo exijo do motor em subidas, quando esta carregada e em estrada, notei tambem que a ventuinha nao esta fazendo o barulho que estava fazendo antes quando a temperatura chegava no meio tipo uma turbina. fiz o teste que o mecanico mandou fazer de segurar a ventuinha com o carro quente se ela girar ao contrario com fassilidade era a polia viscosa que foi embora.
por favor me ajude uns fala que é babeçote outros valvula termotatica e outros bomba dagua, pois só podem dar o orçamento quando mexxerem e sera cobrado caso eu não aceitar o orçamento.
obrigado.
Imperador!
25/09/2012, 12:06
Tem que trocar o acoplamento viscoso!
douglas jmed
25/09/2012, 12:24
Tem que trocar o acoplamento viscoso!
Então ela só faz o barulho da turbina quando esta fria es logo ja para e depois não faz mas e outra coisa no outro topico vc perguntou se esta fazendo bolhas e esta sim fazendo bolinhas quando aquece.
mas não ferve nada.
obrigado
Imperador!
25/09/2012, 22:40
Esse é o problema de discutir o mesmo problema em vários tópicos... em cada um fica uma solução diferente porque em cada tópico a história fica diferente.
Se ta formando bolhas tem que ver o cabeçote ou a junta do cabeçote, pois tá escapando compressão. Já tivesse esse problema.
Além disso, tem que verificar o estado do acoplamento viscoso que, pelo que você contou, também tá estragado.