PDA

Ver Versão Completa : Veículos e viaturas oficiais. (curiosidades)

Loyer
14/09/2007, 12:13
Na República das bananas enquanto os sertanejos noredestinos passam fome e sede por causa das secas, o governado do Ceará dá um péssimo exemplo:
comprou Hilux SW4 para fazer ronda nas cidades.
Será que as X-Terras que são usadas inclusive pela PF não estariam de bom tamanho? Caramba, tudo bem que o governo compra mais barato, mas mesmo assim é muito dinheiro jogado fora, ou ao menos poderia ser empregado em outras políticas.

Ps: Peço desculpa aos amigos pelo tópico meio fora de tom, mas achei interessante mostrar aos amigos, pois quando me falaram eu achei que era sacanagem.

As fotos estão em:
Page not found - Inovavox (http://www.inovavox.com/2007/09/06/exclusivo-veja-aqui-as-fotos-dos-novos-carros-hilux-sw4-da-policia-militar-do-ceara/)

Gostaria de lembrar que não quero dar conotação política a esse tópico, apenas acho que os amigos gostariam assim como eu de rir um pouquinho com as fotos....

Abraço!

Walter L. L. Casitta
14/09/2007, 12:37
Loyer,

Não vejo nada de mais nisso, principalmente porque não existe dúvidas com relação a qualidade das viaturas e também existe um lado importante, que isso vai ajudar na falta de auto-estima da maioria dos policiais e população...

Edintruder
14/09/2007, 12:50
Aqui no Rio Grande do Sul é L200 GL para PM que atua fora do centro das cidades, e no máximo Blaser 2.4 na cidade.

Pai do Pedro
14/09/2007, 13:00
Pessoal,

O atual governador do Ceará (irmão do Ciro Gomes) se elegeu graças a promessa de diminuir os índices de insegurança (alarmantes) no estado com a chamada "Ronda do Quarteirão", onde um contingente maior de homens da polícia faria a repressão nas ruas. Até aí tudo bem mas o problema foi na hora de licitar as coisas. Pra vcs terem uma idéia, o fardamento foi especialmente desenhado por um estilista famoso e a licitação das viaturas beneficiava apenas uma montadora devido aos ítens exigidos.

pra falar a verdade, pra ronda do quarteirão dar certo, bastava duplas de policiais em motos e ponto final.

Mas é isso aí, para eles o importante é a apresentação.

Falou.

MARCELO VITARA SUBMARINO
14/09/2007, 15:01
Loyer,

Não vejo nada de mais nisso, principalmente porque não existe dúvidas com relação a qualidade das viaturas e também existe um lado importante, que isso vai ajudar na falta de auto-estima da maioria dos policiais e população...

rsrsrsrsrsrsrsrs... ainda tem gente que defende, desculpe aí amigo, mas auto estima se levanta é com viatura?? Então vamos comprar porche cayene pra eles. O que vai acontecer é estes policiais se acharem com seus veiculos poderosos e fardas incriveis, e sairem dando porrada em pobre por aí. Isso é um abuso do governo, qual a diferença, para ronda, de uma blazer 2.8 td, completa para uma hilux??? Fica até mais facil de colocar delinquente no xadrez, pois a blazer é mais baixa e custa uns 40000 a menos por viatura.

Tenho dito.

MARCELO VITARA SUBMARINO
14/09/2007, 15:03
Sem falar na manutenção. 200 x mais cara... E os PM de baixo estima ainda vão quebrar o carro, pois num dura 1 ano e meio na mão deles.

Pai do Pedro
14/09/2007, 16:03
Sem falar na manutenção. 200 x mais cara... E os PM de baixo estima ainda vão quebrar o carro, pois num dura 1 ano e meio na mão deles.

PM de baixa estima mas todos em uniformes "fashion"

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

JairoM
14/09/2007, 16:08
rsrsrsrsrsrsrsrs... ainda tem gente que defende, desculpe aí amigo, mas auto estima se levanta é com viatura?? Então vamos comprar porche cayene pra eles. O que vai acontecer é estes policiais se acharem com seus veiculos poderosos e fardas incriveis, e sairem dando porrada em pobre por aí. Isso é um abuso do governo, qual a diferença, para ronda, de uma blazer 2.8 td, completa para uma hilux??? Fica até mais facil de colocar delinquente no xadrez, pois a blazer é mais baixa e custa uns 40000 a menos por viatura.

Tenho dito.

Tu não fica dando ideia, senão os caras acabam aceitando, depois nós vamos descer o cacete, e ainda de quebra dizer pra todo mundo que a ideia de "equipar" os poliças com Cayene foi SUA.

:) :) :) :) :)

Quem sabe o Deputado Cornoviu (é isso mesmo o nome dele?) desenha os novos uniformes pra combinar com os Cayenes....

Walter L. L. Casitta
14/09/2007, 16:54

Tenho dito.

Seguindo o seu raciocino então seria melhor mandar os PMs a pé ou de busão. Economizariam bem mais o dinheiro do contribuinte.

Walter L. L. Casitta
14/09/2007, 16:59

Carro oficial não deveria ter despesas com manutenção. O governo deveria trocar-lo ao fim da garantia. Sai bem mais barato.
Uma viatura custa ou deveria custar pro governo menos que preço de mercado, mas as peças e a mão de obra custam bem mais.

Loiro
14/09/2007, 17:31
Carro oficial não deveria ter despesas com manutenção. O governo deveria trocar-lo ao fim da garantia. Sai bem mais barato.
Uma viatura custa ou deveria custar pro governo menos que preço de mercado, mas as peças e a mão de obra custam bem mais.

Concordo com isso, pois, recentimente aqui em minha cidade foi gasto uns R$50.000 para arrumar as viaturas das policias que estavam estragadas. Chegou a ter epoca que o balneario Cassino, que é onde resido, nao ter nenhuma viatura disponivel!
Acho que estas viatura do estado de Ceara deveriam ser simples e serem trocados a cada fim de garantia como foi citado acima pois nao se pode deixar uma cidade brasileira sem seu policiamento!
Abraço

Eduardo Eustaquio
14/09/2007, 18:04
O que penso nisso é que, com o valor desta viatura poderia ser comprado diversos Volkswagem Gol 1600cc, GM corsa sedan 1600cc, Fiat Pálio 1400cc.

Se fosse por questões de um veículos com tração 4x4 e a diesel, talvez com o mesmo preço desta Toyota Sw4 poderia se comprar perto de duas S-10 ou duas Blazer. Como vejo em muitos interiores por onde ando, os policiais acabam com a viatuara por completo e em menos de um ano e meio ela ja completamente fora de uso.

Rogério Silva
14/09/2007, 18:15
Aqui em Belém se usa X-Terra, já achava um absurdo colocar um carro desses na mão desses policiais que acabam com o carro rapidinho. Ptz, agora fiquei "abestalhado" ( como diz em Fortaleza ) ao ver td esse desperdício de dinheiro, carro de luxo pra polícia, ae é f...!

edubelem
14/09/2007, 18:15
Aqui compraram umas X-Terra, sabe como é, o governo é rico!!!

Caro do governo não tem garantia muito menos os modificados, como o caso da polícia, acho sim que o governo deveria fazer um acordo com as montadoras a nível federal p/ produzirem um carro especifico para as polícias, e cada montadora iria apresentar o seu modelo, incluindo plano de manutenção, a ganhadora levava o premio, assim como é feito com os militares

[]’s,.

edubelem
14/09/2007, 18:17
Aqui em Belém se usa X-Terra, já achava um absurdo colocar um carro desses na mão desses policiais que acabam com o carro rapidinho. Ptz, agora fiquei "abestalhado" ( como diz em Fortaleza ) ao ver td esse desperdício de dinheiro, carro de luxo pra polícia, ae é f...!

Égua Rogério, foi junto he he he he...:razz::razz:

Loiro
14/09/2007, 18:33
Aqui no estado (RS) é como o Edintruder citou; Frontier, L200 e S10 pros policia do interior e Corsa, Gol pros dos centros, o que por sinal ja esta de bom tamanho.
Abraço

Walter L. L. Casitta
14/09/2007, 18:37
A policia tem que ter os mesmo equipamentos que a bandidagem usa, senão acontece o que disseram lá atrás. Polícia pobre só prende póbre.
Muitos países mais pobres que o Brasil usam veículos melhores que esse e não dá pra entender porque esse preconceito.
Enquanto as pessoas acharem que trabalho de polícia é trabalho pra peão então só vai ter peão na polícia. Polícia exige qualificação e bons equipamentos.

Eliseu
14/09/2007, 19:08
......Enquanto as pessoas acharem que trabalho de polícia é trabalho pra peão então só vai ter peão na polícia. Polícia exige qualificação e bons equipamentos.

Concordo, mas para a polícia norte-americana, europeus, mas não para a nossa. Já tá difícil ver viatura na rua...... quiçá HILUX! []`s

Rogério Silva
14/09/2007, 19:29
Walter to achando que tu é policial e tá de mudança pra Fortaleza hehehehe

Maranguas
14/09/2007, 19:40
Sou de Fortal e achei isso tudo um absurdo. Sou contra todo esse investimento, pois na mao dos PM esses carros nao vao durar nada! Vao ser sucateados (assim como um monte de paratis e palios adventure novinhas e já destruidas e depenadas) e provavelmente alguns PM´s irao vender peças de SW4 na feira. Esse investimento podia ser em treinamento, salario, armas... mas em carro de luxo ?!? Que segurança aos cearenses isso traz ?! Só se for para quem está atras do volante delas, mas nem sei pq na mao de "peao" uma SW potente como esta, vai ser um festival de capotagens de luxo...

Walter L. L. Casitta
14/09/2007, 21:14
Acredito que o governo poderia comprar as viatura praticamente pela metade do preço já que pra ele não incidem impostos e ao final da garantia em leilões arrecadar com impostos a maior parte do valor investido e assim iria renovando a frota.
Seria possível?

edubelem
14/09/2007, 21:30
Aqui em belem compraram uns sienas, não durarão 6 meses, pois os caras não gostaram do carro e colocavam AÇUCAR NO TANQUE.

[]'s,

caique1177
14/09/2007, 21:40
O que penso nisso é que, com o valor desta viatura poderia ser comprado diversos Volkswagem Gol 1600cc, GM corsa sedan 1600cc, Fiat Pálio 1400cc.

Se fosse por questões de um veículos com tração 4x4 e a diesel, talvez com o mesmo preço desta Toyota Sw4 poderia se comprar perto de duas S-10 ou duas Blazer. Como vejo em muitos interiores por onde ando, os policiais acabam com a viatuara por completo e em menos de um ano e meio ela ja completamente fora de uso.

Eduardo e todos aqui
com o dinheiro de uma SW4 daria pra comprar numa estimativa minha 5 carros pequenos, que daria uma economia substancial, seria carro consumindo alcool ecologico em vez de diesel, podendo-se aumentar o contingente com a mesma verba. Mas como costumo dizer: politico se interessa pela comissao e por voto, e o povo que se exploda.

Beto Lacerda
14/09/2007, 21:50
não vejo problema algum em dar bons equipos a policia
o problema ta na roubalheira por traz das licitações
lobbys e etc
[]'s

shimomoto
14/09/2007, 23:24
A policia tem que ter os mesmo equipamentos que a bandidagem usa, senão acontece o que disseram lá atrás. Polícia pobre só prende póbre.
Muitos países mais pobres que o Brasil usam veículos melhores que esse e não dá pra entender porque esse preconceito.
Enquanto as pessoas acharem que trabalho de polícia é trabalho pra peão então só vai ter peão na polícia. Polícia exige qualificação e bons equipamentos.

Talvez o SW4 seja mesmo um exagero mas concordo com o Walter: Polícia é um negócio sério, requer treinamento, bons salários e equipamento, e esse equipamento passa por viatura decente!

Esses tempos estava viajando e vi um Corsa (Classic) Sedan da Polícia Rodoviária de São Paulo, com um radarzinho. Ai pensei...estou eu aqui com uma Ranger de 163cv...se eu fosse bandido, seria facil facil despistar esse policial em uma eventual perseguição.

Faz uns 10 anos, o então Governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury teve a BRILHANTE idéia de reequipar as viaturas da PM de São Paulo (que usavam os Opalas comprados pelo seu antecessor, Orestes Quercia), comprando Fiat Uno Mille. Era cômico (para não dizer trágico) ver os policiais dirigindo. Em perseguições, com sirene e giroflex ligados, até minha tia com seu Fusquinha 1300 andava mais depressa.

Nessa época (nasci em São Paulo) tinha um pessoal que sempre ia tirar racha nas Av. Cidade Jardim com Faria Lima. Puseram uma dessas infelizes viaturas para coibir tal prática. Resultado: Zero!!! Mandavam o "boi de piranha" (geralmente um Maverick V8 ) atrair a viatura, leva-la para a marginal pinheiros, enquando os rachadores iam para a avenida. Não preciso dizer que nunca pegaram nenhum desses "bois"

Aliás, um artigo muito bom sobre viatura policial foi escrito por Bob Sharp e pode ser lido em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas/bob-117.htm . Vale a pena ler!

Abraços

Pequeno jr
15/09/2007, 10:48
Bem .. alguns ja sabem qtos parentes tenho na área de segurança pública e o cargo de alguns.

O q penso é que investir em segurança é investir numa boa parte da qualidade de vida do cidadão.... MAS... sem exageros.

Aqui no DF, as viaturas são, AStras, corsas, palios, Mareas, Gol, Blazer, Xterra, L-200, Santanas e alguns outras. As viaturas menores são usadas mais nas cidades e por isso chegam em alguns casos ter 5 anos de vida. Para locais de pior acesso são usadas as Xterras e blazer.

Se não me engano nesse essquema do Ceara, essas viaturas seriam para a direção da policia e não para o patrulhamento ostencivo. Em nossas rodas de conversa e é claro muita cerveja com os Canas do DF, vimos o qto a segurança em alguns cantos é tratada por parte como luxo pelos coroneis.

Não sabemos os descontos que a toyota fez neste caso, mas apenas para vcs terem idéia, as últimas Xterras que foram compradas aqui no DF sairam por pouco mais de 70.000, os Astras por pouco mais de 30.000

ojaneri
15/09/2007, 11:57
Na minha opinião, se essas viaturas ajudarem a cumprir 50% do que prometeu o governo do estado, já valeu a pena. Uma vida vale muito mais do que todas esses carros juntos...

ojaneri
15/09/2007, 11:59
Pequeno jr, essas Hilux são para o patrulhamento ostensivo, e vão ficar na mão de policiais recem contratados (as pressas) para a operação Ronda do Quarteirão. Inclusive, o curso que esses policiais deveriam ter, que duraria pelo menos 6 meses, foi dado em 1 mês em caratér intensivo para apressar o inicio da operação.

Inclusive, para o pelotão de motos, vai ter novas motos de 400cc para eles combaterem a bandidagem.

Maranguas
15/09/2007, 18:14
Tipow...

acho que a questao da seguranca nao esta em carros potentes, pois nossos assassinos andam a pe e de bicicleta... roubando e matando em sinais, nas ruas e ate dentro de nossas casas. Nao tem carro que de jeito! Carro, definitivamente para o Ceara, nao eh solucao.

Bianor
15/09/2007, 18:51
Se a licitação foi direcionada eu não sei.
Agora que para cada Hilux dava para comprar duas Blazer 2.4 flex e anida sobrava um troco.
Pergunto o que uma Hilux faz numa cidade que uma Blazer não faz ?
Mas não se preocupe nas mãos dos pilotos oficiais vão durar muito pouco no maximo no ano que vem estarão num desmanche.
Sds

joão k. chikui
15/09/2007, 19:57
Daniel
Acho que o corsa da Pol. Rodov não é o Classic, deve ser o 1.8 ..Vou prestar atenção.
Se for o 1.8 , o buraco é um pouco mais embaixo.

Talvez o SW4 seja mesmo um exagero mas concordo com o Walter: Polícia é um negócio sério, requer treinamento, bons salários e equipamento, e esse equipamento passa por viatura decente!

Esses tempos estava viajando e vi um Corsa (Classic) Sedan da Polícia Rodoviária de São Paulo, com um radarzinho. Ai pensei...estou eu aqui com uma Ranger de 163cv...se eu fosse bandido, seria facil facil despistar esse policial em uma eventual perseguição.

Faz uns 10 anos, o então Governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury teve a BRILHANTE idéia de reequipar as viaturas da PM de São Paulo (que usavam os Opalas comprados pelo seu antecessor, Orestes Quercia), comprando Fiat Uno Mille. Era cômico (para não dizer trágico) ver os policiais dirigindo. Em perseguições, com sirene e giroflex ligados, até minha tia com seu Fusquinha 1300 andava mais depressa.

Nessa época (nasci em São Paulo) tinha um pessoal que sempre ia tirar racha nas Av. Cidade Jardim com Faria Lima. Puseram uma dessas infelizes viaturas para coibir tal prática. Resultado: Zero!!! Mandavam o "boi de piranha" (geralmente um Maverick V8 ) atrair a viatura, leva-la para a marginal pinheiros, enquando os rachadores iam para a avenida. Não preciso dizer que nunca pegaram nenhum desses "bois"

Aliás, um artigo muito bom sobre viatura policial foi escrito por Bob Sharp e pode ser lido em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas/bob-117.htm . Vale a pena ler!

Abraços

Loiro
15/09/2007, 20:29
Meu primo que trabalha na policia de Alvorada (um dos municipios com mis indices de crime do estado) disse que sao 2 viatura para o pelotao de operaçoes especiais (POE) numa cidade estremamente perigo que tem 247.000 habitantes. As viaturas do POE sao uma Frontier e um Vectra antigo se nao me engano. Ele diz que tem vezes que a delegacia de policiais comuns pede as viaturas emprestados pois suas viaturas (Gols e Unos) nao aguentam o tranco. Agora uma coisa ainda nao foi esclarecida; o estado esta quebrado mas tem verba para financiar algum projetos bem caros, entao por que nao investir na segurança começando por melhorar as viaturas dos policiais?
Aqui em minha cidade ha 200.000 habitantes. Ha algum tempo a cidade tinha 4 viaturas rodando (2 no centro e as outras 2 revesando entre o cassino e os outros bairros) e onde estava o resto?
Estavam na oficina. No verao o policiamento do balneario Cassino é reforçado mas no inverno? Como eu disse antes a alguns meses as viaturas da cidade foram consertadas, mas e no futuro? Obsoletas provavelmente elas estragaram.
Entao concordo plenamente com o que foi dito antes de a policia comprar ou encomendar viaturas mais robustas pois a populaçao depende delas para sua segurança!
Abraço

shimomoto
15/09/2007, 22:40
Daniel
Acho que o corsa da Pol. Rodov não é o Classic, deve ser o 1.8 ..Vou prestar atenção.
Se for o 1.8 , o buraco é um pouco mais embaixo.

João;

Têm os dois tipos de viaturas...Aqui na Alta Paulista o Classic é mais comum, mas já vi o 1.8 sim.

O 1.8 tem um conjunto melhor (suspensão dianteira mais reforçada, subchassis), mas o Classic...esse dá dó.

Mas, de fato, esses 1.8 andam bem!!!

Abraços

Se a licitação foi direcionada eu não sei.
Agora que para cada Hilux dava para comprar duas Blazer 2.4 flex e anida sobrava um troco.
Pergunto o que uma Hilux faz numa cidade que uma Blazer não faz ?
Mas não se preocupe nas mãos dos pilotos oficiais vão durar muito pouco no maximo no ano que vem estarão num desmanche.
Sds

Bianor;

Não me leve a mal, nem quero criar intriga, mas a 2.4 é beeeem fraquinha, mesmo tendo 147cv com álcool. Blazer por Blazer, é melhor mesmo a MWM ou que tragam de volta a V-6. Pelo menos a V-6 gasta bastante mas anda bem, ao contrario da flex (não acredito no consumo declarado pela GM).

Abraços

Pequeno jr
16/09/2007, 12:58
Tipow...

acho que a questao da seguranca nao esta em carros potentes, pois nossos assassinos andam a pe e de bicicleta... roubando e matando em sinais, nas ruas e ate dentro de nossas casas. Nao tem carro que de jeito! Carro, definitivamente para o Ceara, nao eh solucao.

X2 !!!

E acrescentando o que vários disseram apos o Maranguas, vão colocar essas viaturas na mão de nego que ganha muito pouco, vc acham q eles vão ter cuidado com alguma coisa?
? Esqueçam .... em vários estados que ja estive e fizeram essa burrice na segurança pública, as viaturas mesmo sendo TOP acabaram rapidamente, além daquelas que nas perseguições batiam ou capotavam.

Alguns comparativos para um Bairro de 30.000 Pessoas
- Com qualquer viatura que seja, para este número de polução são necessários 3 viaturas. Então façam as contas de qtas SW4 serão utilizadas e qtas outras poderiam ser usadas para a mesma coisa.

zoega
16/09/2007, 16:57
Aqui na minha cidade existe um pátio enorme no IAPAR (Instituto Ambiental do Paraná), onde devem estar mais de 50 veículos avariados da polícia civil, militar, rone, etc.
Vão desde bandeirantes, scenic, gol, land rover, silverado, marea, vectra, etc...
Poucos deles estão batidos feio, a maioria parece estar em boas condições de uso, porém são problemas mecânicos que fazem eles estarem lá...

Esses dias passou uma reportagem na tv, onde mostrava não sei aonde aí, uma frota de carros da polícia PARADOS por causa de falta de verba p/ manutenções simples como óleo do motor, freios, embreagem, etc...

Não concordo de maneira nenhuma com a compra de SW4, isso é carro TOP, enquanto compram 1 SW4 poderiam estar comprando 2 ranges, S-10, blazer, etc que também cumpririam com o dever muito bem assim como a SW4. Daqui a pouco vai ter policia andando de RAM, BMW, etc. Tá certo que a policia precisa estar bem equipada/preparada, mas assim tbm exagero, precisa haver um meio termo entre qualidade e quantidade. Não adianta ter meia dúzia de SW4 pra atender 200.00 mil habitantes, enquanto com a mesma verba, poderiam estar com pelo menos o dobro disso de rangers, ou blazers, ou frontiers....

Walter L. L. Casitta
16/09/2007, 18:55
Aqui na minha cidade existe um pátio enorme no IAPAR (Instituto Ambiental do Paraná), onde devem estar mais de 50 veículos avariados da polícia civil, militar, rone, etc.
Vão desde bandeirantes, scenic, gol, land rover, silverado, marea, vectra, etc...
Poucos deles estão batidos feio, a maioria parece estar em boas condições de uso, porém são problemas mecânicos que fazem eles estarem lá...

Esses dias passou uma reportagem na tv, onde mostrava não sei aonde aí, uma frota de carros da polícia PARADOS por causa de falta de verba p/ manutenções simples como óleo do motor, freios, embreagem, etc...

Não concordo de maneira nenhuma com a compra de SW4, isso é carro TOP, enquanto compram 1 SW4 poderiam estar comprando 2 ranges, S-10, blazer, etc que também cumpririam com o dever muito bem assim como a SW4. Daqui a pouco vai ter policia andando de RAM, BMW, etc. Tá certo que a policia precisa estar bem equipada/preparada, mas assim tbm exagero, precisa haver um meio termo entre qualidade e quantidade. Não adianta ter meia dúzia de SW4 pra atender 200.00 mil habitantes, enquanto com a mesma verba, poderiam estar com pelo menos o dobro disso de rangers, ou blazers, ou frontiers....

Isso me lembrou a ultima campanha pra reeleição do governador de minas. Ele mandou tirar todos os veículos avariados dos pátios e estaciona-los em frente aos postos de polícia. Tinha até veículo sem motor como se estivessem prontos pra ação...

Lsdez
17/09/2007, 13:01
Trabalho em uma repartição publica, sei como funciona essas coisas, principalmente quando ha interesse da pessoa na qual são responsavel pelas aquisições publicas.
Tivemos uma situação parecida.
Passavamos uma dificuldade em locomoção, pois as viaturas ja estavam bem deterioradas devidas a condições de usos (viagens diretas em estradas de terras, 300k a 800k, pro interiorzão e carregado), sempre viajando em equipes, a Secretaria sabia da necessidade de veiculos novos, mas ao inves de adquirir um veiculo adequado (espaço interno para 04 ou 05 pessoas) pensavamos em s-10, ranger ou mesmo L200, mas fizeram a gentileza de adquirir frontier, uma beleza, depois de uma viagem de 250 k em estrada de chão com 05 pessoas, foi uma maravilha, todos temos uma estatura mediama de 1,80 ai ja sabem a situação. Fazemos de tudo pra não viajar nela, até uma vaquinha pra consertar nossa antiga viatura, uma toyota bandeirante ano 80, ou quando não tem como escapar em vez de usarmos uma viatura usamos 02 ou 03.
Depois descobrimos o pq da aquisição da frontier em vez de outras ma qual indicamos, foi feito uma aquisição de 40 viaturas para o estado todo, acho que só a concessionaria da nissam ofereceu uma de brinde para o responsavel pela aquisição, ai ja sabe, pra ele que ficou otimo, mas pra quem realmenter necessita...
Desculpe o texto longo, pois tb é um desabafo.

edubelem
17/09/2007, 14:41
Por isto que eu digo que o ideal seria uma concorrência a nível nacional, envolvendo as secretarias de seg. e as montadoras, para oferecer um veículo realmente indicado ao uso, por exemplo:

Um carro para uso em policiamento ostensivo, uma comissão de técnicos faria uma descrição com os pré requisitos técnicos, e depois submetidos a teste de campo, assim o veículo ganhador receberia um certificado de homologação.

Com isso acabaria com as pequenas negociatas a nível estadual e as policias receberiam carros realmete eficazes

[]'s,

Walter L. L. Casitta
17/09/2007, 14:55
Por isto que eu digo que o ideal seria uma concorrência a nível nacional, envolvendo as secretarias de seg. e as montadoras, para oferecer um veículo realmente indicado ao uso, por exemplo:

Um carro para uso em policiamento ostensivo, uma comissão de técnicos faria uma descrição com os pré requisitos técnicos, e depois submetidos a teste de campo, assim o veículo ganhador receberia um certificado de homologação.

Com isso acabaria com as pequenas negociatas a nível estadual e as policias receberiam carros realmete eficazes

Isso não funcionaria tão bem assim já que os fornecedores do mesmo estado do governo são isentos do ICMS, enquanto se o fornecedor for de outro estado não.
Já pararam pra pensar nisso? Se um cearense compra um produto de uma empresa paulista, o governo paulista fica com o ICMS. Resumindo: O consumidor cearense pagaria um importo que gera recursos em benefício só dos paulistas.

Edintruder
17/09/2007, 15:12
Isso me lembrou a ultima campanha pra reeleição do governador de minas. Ele mandou tirar todos os veículos avariados dos pátios e estaciona-los em frente aos postos de polícia. Tinha até veículo sem motor como se estivessem prontos pra ação...

Na nossa cidade o prefeito liberou R$5000,00 por mês para a manutenção das viaturas da polícia, pois o sistema de liberação de verbas por meio de licitação estadual não funciona no país inteiro. Dessa forma o município mantém as viaturas rodando e fazendo o policiamento em vez de ficarem paradas esperando peças que talvêz nunca cheguem...

edubelem
17/09/2007, 15:35
Isso não funcionaria tão bem assim já que os fornecedores do mesmo estado do governo são isentos do ICMS, enquanto se o fornecedor for de outro estado não.
Já pararam pra pensar nisso? Se um cearense compra um produto de uma empresa paulista, o governo paulista fica com o ICMS. Resumindo: O consumidor cearense pagaria um importo que gera recursos em benefício só dos paulistas.

A homologação seria a nível nacional e não a compra, a homologação serve apenas para que a compra seja feita sem comcorrencia, assim como é feito no exercito, um modelo especialmente progetado par aquele fim, fica liberado para compra. Ai a quantidade e cor fica a critério do estado, na hora da compra o estado vai ter apenas um modelo pre aprovado para aquele fim que após um determinado período sera feita um novo exame de sertificado, inpedindo a compra de astra para policiamento florestal. Ou como no caso do CE a compra de Hilux de 150K ao inves de X-terra de 110K, que tem exatamente a mesma especificação.

Walter L. L. Casitta
17/09/2007, 15:55
A homologação seria a nível nacional e não a compra, a homologação serve apenas para que a compra seja feita sem comcorrencia, assim como é feito no exercito, um modelo especialmente progetado par aquele fim, fica liberado para compra. Ai a quantidade e cor fica a critério do estado, na hora da compra o estado vai ter apenas um modelo pre aprovado para aquele fim que após um determinado período sera feita um novo exame de sertificado, inpedindo a compra de astra para policiamento florestal. Ou como no caso do CE a compra de Hilux de 150K ao inves de X-terra de 110K, que tem exatamente a mesma especificação.

Eles podem ter especificado motor diesel com cambio AT. Aí só tem a Hilux mesmo...

edubelem
17/09/2007, 17:37
Eles podem ter especificado motor diesel com cambio AT. Aí só tem a Hilux mesmo...

Isso mesmo, porem uma comição de técnicos a nivel nacional não iria especificar isso e sim quem esta negociando a compra com uma concessionária.

[]'s,

MARCELO VITARA SUBMARINO
18/09/2007, 10:26
Walter to achando que tu é policial e tá de mudança pra Fortaleza hehehehe

Se voce for poliça mesmo e tiver indo pra fortaleza, as veis voce gostou da ideia da Porche cayene.... Puta desperdiçio de dim dim. Hilux é pra executivo e não pra poliça, Mais uma pergunta, o governador anda de que???? Aposto que é de cayene, senão vai ficar feio pra ele, de Marea preto sendo escoltado por Hilux.

Abs

MARCELO VITARA SUBMARINO
18/09/2007, 10:45

Sr. Walter,

Voce está enganado dinovo;

* Blazer Executive MWM 2.8 A/TMarca:GM - ChevroletModelo:S10 Blazer Executive 2.8 4x4 TDI DieselCódigo FIPE:004244-7Ano Modelo:Zero KM a dieselPreço médio:R$ 127.438,00http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: terça-feira, 18 de setembro de 2007
Mês de referência: setembro/2007

* Pajero Sport HPE A/T

Marca:
MitsubishiModelo:Pajero Sport HPE 2.5 4x4 Diesel Aut.Código FIPE:022090-6Ano Modelo:Zero KM a dieselPreço médio:R$ 124.856,00http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: terça-feira, 18 de setembro de 2007

E custam bem menos que uma Hilux.

Marca:ToyotaModelo:Hilux SW4 SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Dies. AutCódigo FIPE:002096-6Ano Modelo:Zero KM a dieselPreço médio:R$ 155.510,00http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: terça-feira, 18 de setembro de 2007

Walter L. L. Casitta
18/09/2007, 10:58
Se voce for poliça mesmo e tiver indo pra fortaleza, as veis voce gostou da ideia da Porche cayene.... Puta desperdiçio de dim dim. Hilux é pra executivo e não pra poliça, Mais uma pergunta, o governador anda de que???? Aposto que é de cayene, senão vai ficar feio pra ele, de Marea preto sendo escoltado por Hilux.

Marcelo,

Acho você tá com inveja da polícia do CE. Isso é fácil de resolver. Muda pra lá e vira polícia...:-):-):-)

Walter L. L. Casitta
18/09/2007, 11:00
Sr. Walter,

Voce está enganado dinovo;

* Blazer Executive MWM 2.8 A/TMarca:GM - ChevroletModelo:S10 Blazer Executive 2.8 4x4 TDI DieselCódigo FIPE:004244-7Ano Modelo:Zero KM a dieselPreço médio:R$ 127.438,00http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: terça-feira, 18 de setembro de 2007

* Pajero Sport HPE A/T

Marca:
MitsubishiModelo:Pajero Sport HPE 2.5 4x4 Diesel Aut.Código FIPE:022090-6Ano Modelo:Zero KM a dieselPreço médio:R$ 124.856,00http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: terça-feira, 18 de setembro de 2007

E custam bem menos que uma Hilux.

Marca:ToyotaModelo:Hilux SW4 SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Dies. AutCódigo FIPE:002096-6Ano Modelo:Zero KM a dieselPreço médio:R$ 155.510,00http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/imgs/logo.gif Data da consulta: terça-feira, 18 de setembro de 2007

Você também esta. Não existe Blazer AT diesel...

Milton Quindim
18/09/2007, 14:07
Caras aqui no Reino do REIquião ...o governador maluquinho...se usa motos de 500 cc para patrulhar a cidade , trolhas aos montyes para patrulhar os matos e viaturas como X-terra frontier, blazer, defender a ea ultimas frelanderes pelo resto...tem tbm doblô, kangoo e gol mi eh muito ecletico nosso governo...tem para todas as montadoras e todos os preços depende dos bandidos que se queira pegar...hehehe
Os corsas ficam por conta da guarda municipal que diga-se de passagem naum serve pra nada.
O custo disso?????????
Tudo alugado de empresas particulares o que facilita a manutenção e a troca das viaturas que quebram pois se paga por uma viatura e indpendente de qual seja soh que a mesma tem de estar sempre na ativa...quebrou? a empresa repoe imediatamente.
Custa caro?
Depende...pagar aluguel eh caro...
Mas ter seus carros destruidos pelos PMs e civis tbm é.
Quem aluga seus carros naum perde dinheiro...senaum naum alugaria...e o governo alega que economiza naum precisando manutenir as vtr...entaum ...qual fala a verdade?

Sei lah..o que interessa eh que os bandidos continuam por ai aos montes...de cada morto aparece mais uns 3 para susbstituir.

Cacá
21/09/2007, 20:15
Aqui em Sococó da Ema resolveram comprar Gol 1.6 para a GM ao invés de Hilux. Com o troco, investiram em treinamento dos policiais, aumentaram seus salários e cada um ganhou uma apólice de seguro de vida. Seria lindo se fosse verdade :pensativo:

[s]!

Murillus
24/09/2007, 18:29
Meus caros colegas,

Eu trabalho na PMCE, mas nao sou membro da corporação... esse fato da Hillux até entre os proprios praças é muito controverso... Muitos não sabem como vai ser para dar manutenção num carro como este... em contrapartida, ele aguenta muito bem o tranco do dia-a-dia deles... Uma viatura da PMCE roda por mes mais de 300.000 km... ou seja não para, ou melhor, so para quando quebra... A Hillux nao foi a melhor escolha mas ninguem sabe ao certo quais foram todas as exigencias da licitação... o que se sabe é que exigiram 4x4 fulltime... e a toyota ainda vai dar os coletes a prova de balas (e isso ta dando um rolo bem maior que a compra destas viaturas junto ao exercito)... Ate agora nao vi nenhuma... sera que vai sair do papel mesmo???

Murillus
24/09/2007, 18:45
e só pra apimentar mais um pouco... segundo um conhecido, a cada 30 hillux novas, uma é dada de brinde pela fabrica ao comprador...

edubelem
25/09/2007, 15:59
Meus caros colegas,

Eu trabalho na PMCE, mas nao sou membro da corporação... esse fato da Hillux até entre os proprios praças é muito controverso... Muitos não sabem como vai ser para dar manutenção num carro como este... em contrapartida, ele aguenta muito bem o tranco do dia-a-dia deles... Uma viatura da PMCE roda por mes mais de 300.000 km... ou seja não para, ou melhor, so para quando quebra... A Hillux nao foi a melhor escolha mas ninguem sabe ao certo quais foram todas as exigencias da licitação... o que se sabe é que exigiram 4x4 fulltime... e a toyota ainda vai dar os coletes a prova de balas (e isso ta dando um rolo bem maior que a compra destas viaturas junto ao exercito)... Ate agora nao vi nenhuma... sera que vai sair do papel mesmo???

:shock:Nossa!!! 300.000/mês => 10.000/dia => 416 km/h... essas hilux andão p/ KCT, :pensativo: tá pior que L200, eita forum de pescador e caçador he he he .... brincadeira Murillus, vc deve ter se enganado, deve ser por ano.

[]'s,

Murillus
25/09/2007, 17:21
:shock:Nossa!!! 300.000/mês => 10.000/dia => 416 km/h... essas hilux andão p/ KCT, :pensativo: tá pior que L200, eita forum de pescador e caçador he he he .... brincadeira Murillus, vc deve ter se enganado, deve ser por ano.

[]'s,

foi mal... por ano... mas mesmo assim é muito chão 300.000 km/ano => 25000 km/mes => 822 km/dia => 35 km/h... a primeira vez que eu ouvi isso achei um absurdo...

eles fazem o seguinte... para, bota oleo novo, bota agua e sai de novo...

um carro da PM nao dura mais que dois anos...

Loiro
25/09/2007, 18:33
foi mal... por ano... mas mesmo assim é muito chão 300.000 km/ano => 25000 km/mes => 822 km/dia => 35 km/h... a primeira vez que eu ouvi isso achei um absurdo...

eles fazem o seguinte... para, bota oleo novo, bota agua e sai de novo...

um carro da PM nao dura mais que dois anos...

Eles sao muito ultilizados e muitas vezes tem a manutençao feita meio que nas coxas!
Abraço:concordo:

Murillus
15/07/2009, 13:55
Ronda do Quarteirão sob investigação sigilosa (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ronda-do-quarteirao-sob-investigacao-sigilosa/)

Postado em 13 de julho de 2009 às 3:55 em Policia ( (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/categoria/policia/)Ronda do Quarteirao sob investigacao sigilosa : Blog do Eliomar (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ronda-do-quarteirao-sob-investigacao-sigilosa/))

“Noite em Caucaia. Turno C (das dez da noite às seis da manhã) de um plantão policial. Uma Hilux do Ronda do Quarteirão está parada em local ermo. Não há casas nas proximidades, a iluminação do lugar é precária e nenhum carro vem ou vai. Dentro da viatura refrigerada, um soldado troca carícias, beijos e gemidos com uma garota. De repente, o toque do telefone os interrompe. É o celular da moça. Depois de algumas desculpas e respostas monossilábicas, e após desligar o telefone, ela se aperreia: “É meu marido!”

Incontinente o idílio se desfaz e, rapidamente, a viatura retorna para um dos bairros de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A garota desce em um local que não dá na vista alheia. E em seguida um outro militar, deixado em um bar para não atrapalhar o affair, reembarca na Hilux. “Tu num tem medo de morrer, não, macho?”. Escutam-se risos e os dois retomam o patrulhamento da área. A equipe do Ronda é composta por três militares. Curiosamente, neste caso, não se tem notícia do terceiro.

A narrativa, registrada no áudio do próprio veículo, é enredo de uma das 210 denúncias que estão sendo investigadas contra policiais do Ronda do Quarteirão desde o começo deste ano.

Na Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará há uma pilha de processos. Alguns casos já foram comprovados através de fotos, áudios e vídeos.

Como a história dos policiais vândalos que destruíram criminosamente equipamentos mecânicos e de informática instalados nas modernas picapes. A tecnologia adquirida como aliada do trabalho policial está sendo avariada.

Sabotagem utilizada para encobrir crimes dos militares.

Além da viatura que se transformou em motel e da destruição de equipamentos, há ainda registro de supostas extorsões, cerca de 90 notícias sobre violação de direitos do cidadão - espancamentos, torturas, abusos de poder, invasão de domicílio.

Justamente as práticas nefastas e viciadas que o Governo tenta banir através do Ronda.

... (Jornal O POVO)

Que vergonha...

Ronin bh
15/07/2009, 18:52
Ronda do Quarteirão sob investigação sigilosa (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ronda-do-quarteirao-sob-investigacao-sigilosa/)

Postado em 13 de julho de 2009 às 3:55 em Policia ( (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/categoria/policia/)Ronda do Quarteirao sob investigacao sigilosa : Blog do Eliomar (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ronda-do-quarteirao-sob-investigacao-sigilosa/))

Orrrrraaaaaaaaaaa...mais de hilux tamem neh !! que absurdo isso...mais tem muitas coisas no brasil ate piores !!! Nem preciso flar do sarnei ! hehehhe

netão
17/07/2009, 17:25

:parede::parede:.
Eita Brasil,assim não dá!!!
Eu ando na Savana doido para comprar uma nova e tou sem grana e o governo daqui fazendo uma coisa dessa!!!

ArthurC
28/09/2009, 12:20
Aqui em Belém, vi ontem na rua, Nova Nissan Frontier para a PMPA e novo Focus Sedan para a PCPA.

Daqui a pouco eles estão de Mercedes, BMW..

Léo_Babiski
28/09/2009, 15:34
Eu acho esses investimentos em equipamentos válidos. Só não pode deixar de investir em excelência profissional.

Em MG uma viatura dessa roda no max 3 anos e vai a leilão quase pelo preço de um carro de particular. É adquirida com todas as isenções, tem empresa especializada para manutenção e etc. Acaba que ao final é um bom negócio trocar a frota.

Coloque-se num lugar de um policial: sol terrível na cabeça, farda quente, colete idem, jornada de 12hrs, não tem hora do almoço, não tem nenhuma infra-estrutura para te atender, tem que pedir favor aos comerciantes, sem tocar na questão do salário..., seu superior querendo te F. e fora a questão crítica da segurança pessoal, e ter que rodar de gol GIV sem direção hidraulica.

Ao fim de uma semana de trabalho sua mão está igual a de um pedreiro. Não é à toa que foi considerada a profissão mais estressante do mundo.

Eu acho um absurdo a UFMG adquirir novo bora para trabalhos de mero expediente, isso sim é revoltante.

Cacá
28/09/2009, 15:54
Eu acho esses investimentos em equipamentos válidos. Só não pode deixar de investir em excelência profissional.
Beleza, Léo? É... isso é verdade.

Coloque-se num lugar de um policial: sol terrível na cabeça, farda quente, colete idem, jornada de 12hrs, não tem hora do almoço, não tem nenhuma infra-estrutura para te atender, tem que pedir favor aos comerciantes, sem tocar na questão do salário..., seu superior querendo te F. e fora a questão crítica da segurança pessoal, e ter que rodar de gol GIV sem direção hidraulica.
Pois é, mas na guerra era Jeep. Sendo assim, gol G4 é Landau.

Ao fim de uma semana de trabalho sua mão está igual a de um pedreiro. Não é à toa que foi considerada a profissão mais estressante do mundo.
Estressante é o salário e os recursos que lhes oferecem. Se ganhassem bem, tivessem uma jornada justa e assistência psicológica, poderiam até andar no lombo de mula que não teria problema.

Eu acho um absurdo a UFMG adquirir novo bora para trabalhos de mero expediente, isso sim é revoltante.
Uai, mas que carro poderia ser então? Um fuka? :palmas:

É isso aí Léo, senta a lenha! :pipoca:

ArthurC
28/09/2009, 16:38

Em MG uma viatura dessa roda no max 3 anos e vai a leilão quase pelo preço de um carro de particular. É adquirida com todas as isenções, tem empresa especializada para manutenção e etc. Acaba que ao final é um bom negócio trocar a frota.

Léo, concordo com tudo que vc falou. O que acho supérfluo é dar um veículo de luxo, caríssimo para trabalhos onde outro (com as mesmas características) faria por 30% a menos no preço. Isso é dinheiro do contribuinte.

Léo_Babiski
28/09/2009, 20:00
Arthur, não sei se é o caso dessas hilux, mas acontece das fabricas venderem a governos com preços diferenciados. Pode ter saído mais barato que uma X-terra, por exemplo.

Mas concordo com você, achar um meio termo (ou custo-benefício) seria o ideal. Infelizmente a politicagem e o populismo são terríveis.

obs. Já morei em Belém, na vila Maracangalha. Seu Estado é fantástico. Abs.

ESMJ
16/10/2009, 16:31
Rapaziada agora a Polícia Militar do Ceará agora está equipado com o veículo TROLLER 3.0 2010 com Guinchos, snorquel, bagageiros, suporte de proteção traseira.Ficou muito bonito, foram comprados no 1º lote 50 unidades.
Viaturas que hoje fazendo a nossa segurança
Toyota Hilux SW4 A/T 2010
Toyota Hilux STD Cabine dupla 2010
Troller T4 3.0 2010
Abs

Ceará é a nossa praia :P

ESMJ
16/10/2009, 16:36
Seguem algumas fotos para os amigos que ainda nao viram as viaturas da Polícia do Ceará.

Agora sim o Ceará está montada em viaturas, vamos correr atraz dos ladrões...

Realmente na minha opinião eles estão fazendo um bom trabalho, tem diminuido bastante após o chamado Ronda do Quarteirão.

Não sou contra, sou a favor da polícia ter condições, principalmente com viaturas equipadas. Mas é minha opinião. Sei que daria pra comprar milhares de outros carros.

Abs e se divirtam com as fotos abaixo.

JEFFCATUNDA
16/10/2009, 16:43
Vi sim Enis, E gostei muito do bagajeiro delas... bem reforçados....

JEFFCATUNDA
16/10/2009, 16:45
Eni, você sabia ue dia desses eles bateram e 4 viaturas eum so dia?
Duas inclusive em uma mesma perseguição, e uma outra bateu no muro de um sitio vizinho a nosso no Euzébio, eles sobram demais em curvas......

Alexandre Souto
16/10/2009, 17:50
E as Hilux, 100% delas foram usadas?

Alguem sabe quantas Hilux foram adquiridas no total dos dois modelos citados acima?

Um grande absurdo certamente é, foi gasto muito dinheiro em carros que nao são tão de uso de uma policia normal, 4x4 fulltime e guinchos, sem falar no snorquel... Mas se a segurança esta melhorando, muito bom, mas nao foi devido as Hilux e sim a quantidade de viaturas, concordam???

:arrow: Ai pergunto, será que nao seria bem atendido por veiculos de menor porte e valor reduzido?

Nao preciso nem citar quais veiculos poderiam ser ultilizados, existem inumeros usados por policias em todo Brasil, e veiculos diretamente nacionais!

Pq não?

BoaTrilha
16/10/2009, 17:51
Bom, eu não vejo problema algum na compra de boas viaturas para o patrulhamento.

A conta aí não é só o custo de manutenção.

Engloba muito mais fatores do que o pessoal costuma contemplar como por exemplo, alguns:

- capacidade de andar em terrenos hostis
- estabilidade
- retormada de velocidade / arranque
- Segurança dos policiais e possiveis outros ocupantes (detidos)
- Fatores psicologicos dos policiais
- Fatores psicologicos da população. (imponencia)
....e é claro, fatores politicos entre tantos outros

O que falta aí, é um treinamento para que os policiais saibam guiar corretamente o carro. Literalmente um curso off e on road com especialistas em direção de emergencia.
Quando eu trabalhei no resgate, por algumas vezes tinhamos que fazer curso de direção, porque não renovar o treinamento deste pessoal também?

Julgar quem bate o carro indo pro shopping é uma coisa.
Julgar alguém que fica 90% do seu tempo de trabalho na rua, muito das vezes em alta velocidade, com a cabeça cheia, com responsabilidades além e ainda com a adrenalina correndo a mil no sangue é outra completamente diferente.
(ou seja, neste caso o risco foi multiplicado varias vezes, o que invariavelmente aumentará a incidencia)

Como exemplo, em 98 a policia de Manaus ganhou 40 ford explorers 0km.
No final do mês 60% delas tinha sofrido algum acidente. (capotamentos, colisoes, quebras, etc...)
(não houve treinamento algum,
- Toma aqui que a viatura é sua, parabens!!!)

Até mesmo nós pra andarmos com nossos jipes em baixa velocidade e sem um monte de agravantes, tivemos treinamento (de uma forma ou outra tivemos que aprender)

Pensem nisso antes de jogarem as pedras, ok?

ESMJ
16/10/2009, 20:31
Vi sim Enis, E gostei muito do bagajeiro delas... bem reforçados....

Fala grande Jeff,

Também achei muito interessante o bagageiro deles, acho que foi aproveitado a mesma furação. Esse tipo de babageiro, pelo menos parecido, é o pessoal de SP e do SUL que usam esse tipo de bagageiro, vc ja percebeu? To pensando em comprar aquele da newtrack que acopla em cima das longarinas, ja que irei continuar na mesma linha do jeepinho.

Abs

ESMJ
16/10/2009, 20:34
Eni, você sabia ue dia desses eles bateram e 4 viaturas eum so dia?
Duas inclusive em uma mesma perseguição, e uma outra bateu no muro de um sitio vizinho a nosso no Euzébio, eles sobram demais em curvas......

Vixe maria, mas ja era Troller ou Hilux??
Hilux eu sempre vejo nos jornais que em perseguições o povo anda virando ou batendo. Logo no inicio eu vi uma com as rodinhas pra cima, deu foi pena....rsrsrs

Se vc passar la na Newland, aquela que fica atraz da Mito, tem centenas de Hilux por la, algumas Okm, outras usadas pra manutenção.

Acho que por ser um carro que anda muito, dependendo da velocidade na perseguição, eles acabam perdendo o controle das viaturas.

Abs

ESMJ
16/10/2009, 20:45
E as Hilux, 100% delas foram usadas?

Alguem sabe quantas Hilux foram adquiridas no total dos dois modelos citados acima?

Um grande absurdo certamente é, foi gasto muito dinheiro em carros que nao são tão de uso de uma policia normal, 4x4 fulltime e guinchos, sem falar no snorquel... Mas se a segurança esta melhorando, muito bom, mas nao foi devido as Hilux e sim a quantidade de viaturas, concordam???

:arrow: Ai pergunto, será que nao seria bem atendido por veiculos de menor porte e valor reduzido?

Nao preciso nem citar quais veiculos poderiam ser ultilizados, existem inumeros usados por policias em todo Brasil, e veiculos diretamente nacionais!

Pq não?

Boa noite Alexandre,

Não sei lhe informar quantas viaturas foram adquiridas, mas foram bastante, uma grande quantidade mesmo, com equipamentos de última geração.

As Toyota Hilux SW4 não possuem guinchos, apenas quebra matos, gps, cameras, e outros equipamentos de ultima geração.

As Hilux STD Cabine duplas, são safra novas, chegou esses dois ultimos meses, tambem para o uso da polícia, mas nao sei para qual área elas foram destinadas.

As SW4, uma boa parte foram usadas para um programa chamado Ronda do Quarteirão, a cada esquina vc ver uma rodando. A criminalidade não acaba nunca, mas com certeza diminuiu bastante.

Em relação a compra das viaturas, elas são bem mais resistentes que os demais veículos utilizados pela polícia daqui. Se esses carros durarem 03 anos, ja é lucro e acredito que acabe durando esse período.

As viaturas ficam sucateadas, pois elas rodam 24hs sem parar, o policiamento mudam apenas de turno.

Pelo que tenho visto, ja com quase 03 anos desse investimento, os carros andam bem conservado, sempre lavadas, claro que existe algumas excessoes.

Ja foi até discutido em um outro tópico sobre a compra dessas viaturas, uns a favores outros contras. Mas infelizmente ninguem consegue agradar a ninguem. Mas na minha opinião, acho que o policiamento merece uma condição especial de trabalho, afinal eles estão ali para proteger o cidadão. Imagine passar o dia rodando em carros sem ar condicionado, com aquele fardamento em pleno sol de meio dia. E olhe que aqui nao existe frio, é somente quente e calor....rsrsrsrs...

Pessoal nao quero causar polêmica, dei apenas minha opinião. E cada um tem opinião própria formada.

Abs

ESMJ
16/10/2009, 20:50
Bom, eu não vejo problema algum na compra de boas viaturas para o patrulhamento.

A conta aí não é só o custo de manutenção.

Engloba muito mais fatores do que o pessoal costuma contemplar como por exemplo, alguns:

- capacidade de andar em terrenos hostis
- estabilidade
- retormada de velocidade / arranque
- Segurança dos policiais e possiveis outros ocupantes (detidos)
- Fatores psicologicos dos policiais
- Fatores psicologicos da população. (imponencia)
....e é claro, fatores politicos entre tantos outros

O que falta aí, é um treinamento para que os policiais saibam guiar corretamente o carro. Literalmente um curso off e on road com especialistas em direção de emergencia.
Quando eu trabalhei no resgate, por algumas vezes tinhamos que fazer curso de direção, porque não renovar o treinamento deste pessoal também?

Julgar quem bate o carro indo pro shopping é uma coisa.
Julgar alguém que fica 90% do seu tempo de trabalho na rua, muito das vezes em alta velocidade, com a cabeça cheia, com responsabilidades além e ainda com a adrenalina correndo a mil no sangue é outra completamente diferente.
(ou seja, neste caso o risco foi multiplicado varias vezes, o que invariavelmente aumentará a incidencia)

Como exemplo, em 98 a policia de Manaus ganhou 40 ford explorers 0km.
No final do mês 60% delas tinha sofrido algum acidente. (capotamentos, colisoes, quebras, etc...)
(não houve treinamento algum,
- Toma aqui que a viatura é sua, parabens!!!)

Até mesmo nós pra andarmos com nossos jipes em baixa velocidade e sem um monte de agravantes, tivemos treinamento (de uma forma ou outra tivemos que aprender)

Pensem nisso antes de jogarem as pedras, ok?

Concordo no que disse Bravo. Sem dúvidas criticar é fácil demais
Abs

ESMJ
16/10/2009, 21:09
O Ceará adquiriu 200 novas viaturas, sendo 126 para a PM (leia mais)
http://www.pm.ce.gov.br/Noticiario/pm-recebe-49-novas-viaturas-do-governo/image_mini (http://www.pm.ce.gov.br/Noticiario/pm-recebe-49-novas-viaturas-do-governo/image/image_view_fullscreen)Foto: Casa Civil

O Governo do Estado entregará nesta quinta-feira (08/10) as 09h no município de Tabuleiro do Norte, 49 novas viaturas à Polícia Militar do Ceará.
Os veículos, do tipo Hilux SRV cabine dupla, são equipadas com xadrez interno, sistema de rádio e GPS, além de sistema de travas especial nas portas. As viaturas serão destinadas aos municípios do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste numa ação de interiorização da segurança pública.
Ao todo, o Ceará adquiriu 200 novas viaturas, sendo 126 para a PM e 74 para a Polícia Civil. O objetivo é colocar uma nova viatura para cada uma das 50 delegacias que estão sendo construídas em todo o Estado.

Murillus
20/10/2009, 17:20
meus questionamentos:

1) troler nao tem mala... ou seja, nao tem lugar para colocar os meliantes..
2) quase nao cabe quase ninguem no banco de tras... e geralmente uma viatura andam 4 policiais...
3) aonde vao levar os equipamentos todos?... armas e municoes?
4) troller vira muito facil no asfalto... principalmente pra quem nao sabe dirigir...
5) quem vai operar o guincho?... nos que estamos acostumados fazemos besteiras...
6) qual o local da antena de radio?...

ArthurC
20/10/2009, 18:14
7) Veículo duas portas? E quando precisar sair rapidamente da viatura?

JEFFCATUNDA
20/10/2009, 19:15
Murillus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11311) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Expert
Expert
Data de Entrada: 26 de Fevereiro de 2007
Local: CEARÁ - BRASIL

meus questionamentos:

2) quase nao cabe quase ninguem no banco de tras... e geralmente uma viatura andam 4 policiais...
4) troller vira muito facil no asfalto... principalmente pra quem nao sabe dirigir...
5) quem vai operar o guincho?... nos que estamos acostumados fazemos besteiras...
Murillus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11311) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Expert
Expert

meus questionamentos:

">>>meus questionamentos:

6) qual o local da antena de radio?... >>>>"

Murilo.

Hoje eu conversei com dois guardas desta corporação (PMTUR), fiz a mesma pergunta para eles, como levariam presos nesta viatura e com seri para entrar e sair dela no banco trazeiro...

A resposta foi de que as viaturas da PMTUR andam somente com 2 policiais e não com 3 ou 4... E que já há muito tempo são proibidos de transportar presos... Eles ligam para um transporte que vai buscar o mesmos...

Em um caso exepcional, o Bodinho mostrou para os dois policiais como baixar os bancos trazeiros e das duas travas do banco que serviriam de ancoragem das algemas para imobilização dos mesmos.

A preocupação dos policiais era com o numero de viaturas, pois segundo eles, a PMTUR não tem efetivo bastante para isso...

Eles vem com um console no teto, muito feio por sinal, que colocam o radio, bem como tem os controles das lanternas superiores no lugar do rádio original...

A antena fica em cima do teto e o fio passa por um buraco feito na fibra.

ESMJ
20/10/2009, 22:42
Murillus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/11311-murillus.html) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Expert
Expert

meus questionamentos:

Murillus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/11311-murillus.html) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Expert
Expert

meus questionamentos:

">>>meus questionamentos:

6) qual o local da antena de radio?... >>>>"

Murilo.

Hoje eu conversei com dois guardas desta corporação (PMTUR), fiz a mesma pergunta para eles, como levariam presos nesta viatura e com seri para entrar e sair dela no banco trazeiro...

A resposta foi de que as viaturas da PMTUR andam somente com 2 policiais e não com 3 ou 4... E que já há muito tempo são proibidos de transportar presos... Eles ligam para um transporte que vai buscar o mesmos...

Em um caso exepcional, o Bodinho mostrou para os dois policiais como baixar os bancos trazeiros e das duas travas do banco que serviriam de ancoragem das algemas para imobilização dos mesmos.

A preocupação dos policiais era com o numero de viaturas, pois segundo eles, a PMTUR não tem efetivo bastante para isso...

Eles vem com um console no teto, muito feio por sinal, que colocam o radio, bem como tem os controles das lanternas superiores no lugar do rádio original...

A antena fica em cima do teto e o fio passa por um buraco feito na fibra.

Segue foto interna do console no teto onde irá ficar o rádio de comunicação. E no local do som é o painel de instrumentos de sirene iluminação,etc.

Em relação a onde o meliante possa ir, ele vai amarrado no teto da viatura com as cintas do NAGATA BLACK MUD...........rsrsrsrsrsrs

Abs

netão
21/10/2009, 12:24
Em um dia que eu fui na loja da Toyota aqui em Fortaleza eu contei 28 batidas...
Acho que é um pouco caro para o estado,e conheco muitas pessoas que não concordam com o uso de hilux...
Fico imparcial,se melhorar eu aceito bem,se for só gastos extras eu não concordo!!!

Pablo.pinto2007
28/10/2009, 17:46
Ao pessoal que não é do CE mas que ficou criticando as compras e mais compras, pois depois das SW4 vieram as SR e agora os Trollers.
Em primeiro lugar a licitação foi direcionada, porém temos que levar em consideração que as exigências somente foram atendidas por um único fabricante, que é veículos daquele porte com câmbio automático, você ja imaginou uma perseguição e o cara se preoculpando com as marchas?
Então há pessoas que dizem que foi favorecimento, pensem como quiserem.
Há outras pessoas que falam em sucateamento, isso não vai acontecer fácil, pois na licitação foi feito o contrato de manutenção corretiva, é como se os veículos tivessem uma garantia eterna, que na verdade foi de, se não me engano, 20 anos, então não vai faltar veículo para a autorizada consertar e nem tão pouco veículos na rua, porém somente mecânica, funilaria é por conta da corporação (que é isso que acontece, o pessoal está batendo, virando e quando não tem jeito, tem seu destino).
Agora imagine se não fosse assim, viraria sucata em dois tempos...
Não sei como foi feito com os trollers, pois se não fizer parecido, virará sucata rapidinho.

Varela
03/11/2009, 15:55
Ao pessoal que não é do CE mas que ficou criticando as compras e mais compras, pois depois das SW4 vieram as SR e agora os Trollers.
Em primeiro lugar a licitação foi direcionada, porém temos que levar em consideração que as exigências somente foram atendidas por um único fabricante, que é veículos daquele porte com câmbio automático, você ja imaginou uma perseguição e o cara se preoculpando com as marchas?
Então há pessoas que dizem que foi favorecimento, pensem como quiserem.
Há outras pessoas que falam em sucateamento, isso não vai acontecer fácil, pois na licitação foi feito o contrato de manutenção corretiva, é como se os veículos tivessem uma garantia eterna, que na verdade foi de, se não me engano, 20 anos, então não vai faltar veículo para a autorizada consertar e nem tão pouco veículos na rua, porém somente mecânica, funilaria é por conta da corporação (que é isso que acontece, o pessoal está batendo, virando e quando não tem jeito, tem seu destino).
Agora imagine se não fosse assim, viraria sucata em dois tempos...
Não sei como foi feito com os trollers, pois se não fizer parecido, virará sucata rapidinho.

Dando meus 0,02 de pitaco.
Voces podem até falar que hoje tem malandragem pra tudo...
Mas é muito dificil haver em uma licitação, por exemplo, favorecimento.
Os editais não podem ser escritos de maneira que só uma fábrica, concessionário etc seja a única que possa atender (direcionamento). Se isso ocorrer, existem várias maneiras de se impugnar o edital, inclusive as próprias concorrentes ficam de olho, pois elas tem gente especializada (advogados e até mesmos escritórios) para ficaram de olho nestes editais e achar falhas.

[]s

ESMJ
03/11/2009, 16:13
Seguem mais algumas fotos dos Troller da PMCEARÁ e BOMBEIROS.

ESMJ
14/02/2010, 01:12
OPERAÇÃO CARNAVAL 2010 ( Fortaleza - Ceará )
Troller, Jet sky, Ambulâncias, Ônibus do Corpo de bombeiros,
Tudo Okm 2010 :palmas::palmas::palmas:
Parabêns ao Governo do Ceará

andrezeppelim
03/04/2017, 10:34
opa so vi esse topico agora, mas n posso deixar d teçer alguns comentarios , sou pm aqui no ceara e concordo plenamente c a compra das sw4 p a pm ja discordo p repartiçoes como sefaz ,hemoce ,sec de educao pq ai todos sabemos q um carrinho 1.0 leva e traz eles tranquilamente . o nosso estado tem dinheiro p bancar o investimento inclusive aqui mesmo c essa crise ta sendo pago rigorosamente em dias o nosso salario .sao poucas as cidades do meu estado (falo do estado ceara e nao da regiao nordeste) que sofrem c a seca (como foi mencionado) so na chapada q circunda minha cidade sao mais de 200 fontes de agua. outra questao a geografia daqui n permite usar carros populares com viaturas pois sao baixos ,c suspensoes mais frageis e n desenvolvem as altas velocidades necessarias nas perseguiçoes ou os sr acham q a vagabundagem vai assaltar de celtinha 1.0 ? vao de trail blazer ,sw4, frontier . essas sw4 aguentam trabalhar ligados 24h p dia como exige o programa ronda do quarteirao , outra se a farda é fashiom a tropa é preparada no assalto a banco aqui essa semana foram so 12 vagabundos mortos nos merecemos trabalhar c conforto no ar e em veiculos q aguentem o serviço de policia serviço esse pesado , perigo extreessante e essençial nossas p favor precisamos de mais apoio e menos criticas ah sou conciente q a compra desse modelo em questao talvez tenha sido p beneficiar pessoas ligadas ao entao governo

xibiu!!!
15/07/2021, 13:32
Detran-CE inicia revitalizacao da frota de veiculos off-road - Governo do Estado do Ceara (https://www.ceara.gov.br/2021/07/13/detran-ce-inicia-revitalizacao-da-frota-de-veiculos-off-road/)

576738576739

xibiu!!!
27/07/2021, 12:51
Viaturas policiais passam por teste de qualidade inedito no Brasil (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/viaturas-policiais-passam-por-teste-de-qualidade-inedito-no-brasil/)

576816 (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/viaturas-policiais-passam-por-teste-de-qualidade-inedito-no-brasil/)

xibiu!!!
07/09/2021, 14:26
Nissan Leaf elétrico vira viatura da Policia Militar em São Paulo. | Revista Carro (https://revistacarro.com.br/nissan-leaf-vira-viatura-da-policia-militar/)

577143577144

A Nissan (https://revistacarro.com.br/nissan-anuncia-nova-parceria-para-uso-de-celula-de-combustivel/) terá duas unidades do carro 100% elétrico Leaf (https://revistacarro.com.br/teste-completo-nissan-leaf-em-condicoes-reais-de-uso/) integrando a partir de agora a frota da Polícia Militar na cidade de São Paulo. Segundo a fabricante, a viatura elétrica do Leaf faz parte de um projeto-piloto com a PM do estado.

xibiu!!!
07/10/2021, 09:50
Menor viatura do Brasil e mais curta que Fiat Mobi e nao leva bandido (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/10/07/menor-viatura-do-brasil-e-menor-que-fiat-mobi-e-nao-protege-ninguem.htm)

577425

xibiu!!!
25/10/2021, 18:03
BBB das multas: como funciona o carro '''dedo-duro''' da CET que circula em SP - 24/10/2021 - UOL Carros (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/10/24/bbb-das-multas-como-funciona-o-carro-dedo-duro-da-cet-que-circula-em-sp.htm)

577488

xibiu!!!
20/11/2021, 19:19
Exclusivo: a historia do primeiro carro presidencial do Brasil (https://motor1.uol.com.br/features/547656/primeiro-carro-presidencial-brasil-historia/)

577705577706

xibiu!!!
14/02/2022, 21:36
VW Saveiro rebaixada da "PRF" e apreendida em SC (https://www.noticiasautomotivas.com.br/vw-saveiro-rebaixada-da-prf-e-apreendida-no-parana/)

578382

Saveiro rebaixada de Curitiba e apreendida caracterizada como viatura da PRF - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=QCpCX8Vzmeg&t=56s)

xibiu!!!
15/02/2022, 17:14
A perigosa moda de adesivar carros comuns como se fossem da policia | Mobiauto (https://www.mobiauto.com.br/revista/a-perigosa-moda-de-adesivar-carros-comuns-como-se-fossem-da-policia/1623)

578393

xibiu!!!
28/02/2022, 08:51
BYD e5 eletrico e entregue a Policia Militar no interior de SP (https://insideevs.uol.com.br/news/569553/byd-carro-eletrico-policia-militar/)

578493

xibiu!!!
16/03/2022, 21:45
Policia Militar da Bahia recebe seda eletrico da BYD - Motor Show (https://motorshow.com.br/policia-militar-da-bahia-recebe-seda-eletrico-da-byd/)

578597

xibiu!!!
01/04/2022, 19:31
Gurgel Patrol: veja video do unico exemplar que existe no Brasil | Garagem do Bellote | iG (https://carros.ig.com.br/colunas/garagem-do-bellote/2022-04-01/gurgel-patrol--veja-video-do-unico-exemplar-que-existe-no-brasil.html)

GURGEL PATROL: andamos no unico exemplar produzido | Fora-de-serie #14 | Garagem do Bellote TV - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kqjFhD4D3Qk&t=3s)

xibiu!!!
09/07/2022, 16:51
De Bolt eletrico a Ram 1500: as novas viaturas de policia nos EUA (https://motor1.uol.com.br/features/597111/lista-viaturas-de-policia-eua/)

579339

xibiu!!!
25/10/2022, 19:41
BYD entrega unidade do carro eletrico D1 a Policia Civil de SP (https://insideevs.uol.com.br/news/618459/byd-d1-carro-eletrico-policia/)

579798

xibiu!!!
24/12/2022, 09:19
Policia italiana usa seu Lamborghini para entregar orgaos - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/policia-italiana-usa-seu-lamborghini-para-entregar-orgaos/)

580010

xibiu!!!
12/03/2023, 09:58
Oshkosh JLTV, o substituto do Humvee nos EUA, chega ao Brasil (https://motor1.uol.com.br/features/656193/oshkosh-jltv-humvee-marinha-brasil/)

580265

xibiu!!!
28/03/2023, 20:44
Toyota Corolla Cross e apresentado como viatura da PM de SP - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-corolla-cross-e-apresentado-como-viatura-da-pm-de-sp/)

580358

xibiu!!!
13/04/2023, 20:09
Jeep Commander viatura pode economizar quase R$ 130 mil para o governo (https://motor1.uol.com.br/news/662197/jeep-commander-economizar-governo/)

580428

xibiu!!!
13/04/2023, 20:12
Ford Bronco Sport e testado como viatura da PM de Sao Paulo (https://motor1.uol.com.br/news/655547/ford-broncosport-viatura-pm-saopaulo/)

580429

xibiu!!!
12/08/2023, 08:24
Policia: Prefeitura de Sao Jose dos Campos aluga 38 eletricos | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/policia-prefeitura-de-sao-jose-dos-campos-aluga-38-eletricos/)

580719

xibiu!!!
28/10/2023, 19:55
Esta e a Nova Ford Ranger V6 da forca tatica da policia militar | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/esta-e-a-nova-ford-ranger-v6-da-forca-tatica-da-policia-militar/)

580965

xibiu!!!
02/12/2023, 10:05
Nova BMW Serie 5 Touring ainda nem foi lancada e ja roda como viatura (https://motor1.uol.com.br/news/698561/nova-bmw-serie5-touring-viatura/)

581083

xibiu!!!
14/12/2023, 18:25
Com ajuda de cao, policia da Florida agora usa um Corvette C8 | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/com-ajuda-de-cao-policia-da-florida-agora-usa-um-corvette-c8/)

581137

xibiu!!!
09/01/2024, 17:03
Policia italiana passa a usar um Lamborghini Urus Performante de R$ 2,3 milhoes | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/policia-italiana-passa-a-usar-um-lamborghini-urus-performante-de-r-23-milhoes/)

581219

xibiu!!!
06/04/2024, 17:26
Esta e a Nova Ford Ranger V6 da forca tatica da policia militar | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/esta-e-a-nova-ford-ranger-v6-da-forca-tatica-da-policia-militar/)

580965
Nova Ranger de forca tatica e destaque na feira de seguranca em SP | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nova-ranger-de-forca-tatica-e-destaque-na-feira-de-seguranca-em-sp/)

xibiu!!!
02/05/2024, 15:06
Policia no Brasil so quer saber de SUVs, e deixou de lado o uso de sedas, veja porque | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/policia-no-brasil-so-quer-saber-de-suvs-e-deixou-de-lado-o-uso-de-sedas-veja-porque/)

581583

xibiu!!!
11/10/2024, 09:30
Primeira Cybertruck a ser usada como policia nos Estados Unidos custou 132.000 dolares, e esta dividindo a populacao | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/primeira-cybertruck-a-ser-usada-como-policia-nos-estados-unidos-custou-132-000-dolares-e-esta-dividindo-a-populacao/)

582004