Conectar

Ver Versão Completa : Retentores do DANA 44

Emerson4x4
13/09/2007, 22:51
Olá Gente

Estou com dúvida de quantos retentores existem e suas posições em um eixo DANA 44 dianteiro de rural.:parede:
Conheço apenas os de roda e pinhão. Mas ví em outro tópico que o Leopoldo menciona dois outros. Disse ele: "há um retentor dentro da tubeira, perto do alojamento do rolamento. Depois, pelo lado de dentro, há um defletor em forma de calota esférica."
Alguém tem um desenho disso????? Onde consigo comprar???

Obrigado

Elmer_Jeep
14/09/2007, 11:04
Cara, fui tirar umas fotos ali pra ajudar em outro tópico e acabei lendo o seu no meio do caminho.

Não consegui fotos da calota esférica, lembro que tinha um par aqui no depósito, procurei e não encontrei... Só tirei fotos do alojamento na bola do diferencial e dos retentores internos.

Foto1: Carcaça de diferencial dianteiro D44 - Seta amarela, alojamento da calota esférica. Seta azul, alojamento do retentor interno.

Fotos 2,3,4: Retentor interno.

Espero que ajude.

[]'s

leopoldo
14/09/2007, 12:43
No manual de revisão do jeep tem o desenho

No manual do proprietário do Jeep tem um desenho em corte do diferencial

No manual da DANA que está em algum lugar da seção de downloads, tem foto dele.

E

O retentor do pinhão do diferencial dianteiro, é outro .... NãO É O MESMO DO TRASEIRO.

Emerson4x4
14/09/2007, 13:30
Olá
Gente valeu memo pelas dicas.:-P
Mas sabem onde posso comprar esssa calotas esféricas e calços de rolamentos (diferencial e roda)?
Rolamentos e retentores são até fáceis de achar, mas isso té difícil.... Nunca mais pego carcaça vazia!!!!!!:parede:

Abs
Emerson

edgar
14/09/2007, 17:10
Emerson, se te consola, na carcaça vazia pelo menos voce tem certeza que não tem nada de quebrado dentro, ai evita o disabor de ter pago por um monte de coisa estragada.

Esta calota esferica por exemplo eu nunca vi ao vivo.....

Elmer_Jeep
14/09/2007, 17:47
esses dias vi um tópico antigo onde o Mestre Leopoldo informava a referencia dos retentores, li por acaso pois estava procurando outra coisa na pesquisa do fórum... agora não encontro mais o tópico, hehe, acho q to perdendo a prática.

[]'s

leopoldo
14/09/2007, 20:54
retentor do pinhão dianteiro - na luva NãO vai a chapelona, só um anel de proteção do ressalto interno do retentor : SABÓ BRGE 02155 - cor : azul

retentor do pinhão traseiro - a chapelona da luva cobre o retentor : SABÓ BRGE 01660 - cor : preto

retentor lateral da coroa: SABÓ 02407 BA

EIS A FOTO DA GUIA:

Emerson4x4
14/09/2007, 23:46
Emerson, se te consola, na carcaça vazia pelo menos voce tem certeza que não tem nada de quebrado dentro, ai evita o disabor de ter pago por um monte de coisa estragada.

Esta calota esferica por exemplo eu nunca vi ao vivo.....

Vc tem razão...:palmas:Me sinto melhor

Elmer_Jeep
15/09/2007, 09:38
retentor do pinhão dianteiro - na luva NãO vai a chapelona, só um anel de proteção do ressalto interno do retentor : SABÓ BRGE 02155 - cor : azul

retentor do pinhão traseiro - a chapelona da luva cobre o retentor : SABÓ BRGE 01660 - cor : preto

EIS A FOTO DA GUIA:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94302&d=1189814030

Exatamente,

servem pra guiar o semi eixo durante a instalação e proteger o lábio dos retentores, certo Mestre :?:

[]'s

leopoldo
15/09/2007, 09:52
Certíssimo ELMER

O desenho abaixo mostra a posição: do rolamento lateral de coroa, do retentor (a borracha fica virada para o lado do rolamento) e da guia (o tubo menor, para o lado do munhão) .

Agora, a pergunta que não quer calar : pq só no dianteiro ??????? ainda não descobrí .... deve ter sido motivo economico

Emerson4x4
15/09/2007, 10:20
Eh vocês sabem mesmo de jeep!!!!!!
Mas o diferencial dianteiro pode rodar sem essa guia??? como o traseiro???
Só um pensamento devido a dificuldade de achar isso.
Confesso que já tô meio sem paciência com o diferencial.:mad: Prefiro mecher nos V8 e seus Holleys.
Mas estou aprendendo muito com vocês.
Se souberem onde encontro essa guia, por favor me avisem:sad:

Certíssimo ELMER

O desenho abaixo mostra a posição: do rolamento lateral de coroa, do retentor (a borracha fica virada para o lado do rolamento) e da guia (o tubo menor, para o lado do munhão) .

Agora, a pergunta que não quer calar : pq só no dianteiro ??????? ainda não descobrí .... deve ter sido motivo economico

leopoldo
15/09/2007, 10:40
Agromotor
Jipebras
Desmanches
lojas de peças lá nos EUA

Pode rodar sem a guia ? pode, mas vc tem de tomar muito cuidado ao instalar o semi-eixo.

Pode rodar sem o retentor e a guia ? pode.

GBarros
20/09/2007, 12:53
Gente, tô igual louco procurando estes retentores e rolamentos do eixo dana 44. Alguem saberia a numeração deles, pois já que estou reformando tudo mesmo, gostaria de trocá-los logo. Obrigado a quem puder ajudar!

Elmer_Jeep
20/09/2007, 16:57
Gente, tô igual louco procurando estes retentores e rolamentos do eixo dana 44. Alguem saberia a numeração deles, pois já que estou reformando tudo mesmo, gostaria de trocá-los logo. Obrigado a quem puder ajudar!

A ENSIMEC vende o kit de rolamentos originais p/ Dana 44.

esses dias vi um tópico antigo onde o Mestre Leopoldo informava a referencia dos retentores, li por acaso pois estava procurando outra coisa na pesquisa do fórum... agora não encontro mais o tópico, hehe, acho q to perdendo a prática.

[]'s

Achei uns tópicos legais sobre o assunto:

Retentor do diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=799)

Rolamentos do diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=182)

Limpeza interna do diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10849)

Ajuste de Coroa e Pinhão Dana 44 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8628)

Passo-Passo para Montagem de R&P Dana (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15200)

[]'s

Kim
20/09/2007, 17:39
Grande Leopoldo e Elmer!!

No D30 do Engesa também há os retentores mencionados aqui.

Penso eu, que estão lá por algum motivo.:shock::mrgreen:

Motivo este que seria a vedação dos tubos com relação ao óleo e diferencial, para que não haja contaminação da graxa dos munhões nos CJs e vazamento nos Engesas (passei por isso).

Quanto a guia, para mim foi uma boa novidade, pois montarei um D44 para colocar na dianteira do engesa.

Abraços.

Kim.

Leonardo Truccolo
20/09/2007, 21:23
Se souberem onde encontro essa guia, por favor me avisem:sad:

www.tratorgama.com.br

Abraço,

Leonardo

Emerson4x4
26/09/2007, 00:49
Oi gente
Desculpem pela demora em agradecer a todos.
Mas andei meio sem tempo de passar aquí no fórum. Obrigado a todos mesmo!!!! pelas dicas. Tô ficando esperto no assunto.:dance:
Estou peregrinando na busca das tais guias dos semi eixos....:parede:
Um dia acho........

Emerson4x4
26/09/2007, 01:16
Ahhh Muleque... Tô ficando bom nisso:concordo:
Ao menos tenho os números e o email de um cara (George) com seus preços.
02 ROLAMENTOS COROA 25577/523.....R$ 64,00
01 ROLAMENTO PINHÃO 31594/520......R$ 56,00
01 ROLAMENTO PINHÃO 02872/820......R$ 30,00
01 RETENTOR PINHÃO traseiro (SABÓ) 01660....R$ 23,00
e-mail: gnbrasileiro@ibest.com.br (gnbrasileiro@ibest.com.br)
e-mail: gnbrasileiro@hotmail.com (gnbrasileiro@hotmail.com)
Fico devendo o número dos rolamentos de roda e retentores dos semi eixos (minha dúvida ao iniciar esse tópico).:concordo:

Danniel Pizatto
10/11/2007, 13:44

Não sei se já encontrou, mas aqui em BSB estou comprando essas peças na Rolapel - SOF Sul - 3361-6020

Na rua da Comando Auto Peças. A numeração deles está aqui no tópico ;)

Danniel Pizatto
10/11/2007, 14:35

EIS A FOTO DA GUIA:

Ah, e segundo o pessoal da auto-peças o 2155 foi descontinuado.. só estão vendendo o 1660.

coloma
02/01/2008, 23:23
Essas Fotos São Do Retentor Da Caixa Do Eixo Piloto? Tenho Essa Duvida Amigo?

Emerson4x4
02/01/2008, 23:57
www.tratorgama.com.br (http://www.tratorgama.com.br)

Abraço,

Leonardo

Valeu pela dica:concordo:
abraço

felipemendes
03/01/2008, 00:19

Chute de principiante: o semi-eixo traseiro fica apoiado sobre rolamentos em ambas as pontas, certo? O dianteiro fica apoiado onde no lado do munhão? Ainda não consegui desmontar o meu pra ver(tanta coisa pra fazer antes...:putz:), mas fica também apoiado sobre um rolamento? Não consegui achar a vista explodida do eixo dianteiro no manual.

leopoldo
03/01/2008, 01:50
O traseiro, se for semi-flutuante fica apoiado em um rolamento (perto do espelho de roda) e no outro lado, na planetária, que está na caixa do diferencial, que está apoiado nos rolamentos laterais de coroa.

Se for totalmente flutuante, fica apoiado na roda livre, que está no cubo, que tem os 2 rolamentos de roda.

No dianteiro, um lado na planetária ... e assim vai ... e o outro, na roda livre ... e assim vai. A diferença é que neste caso tem uma bucha de bronze fosforozo na manga de eixo, onde apoia a ponta do eixo com cruzeta.

Elmer_Jeep
03/01/2008, 11:28
Essas Fotos São Do Retentor Da Caixa Do Eixo Piloto? Tenho Essa Duvida Amigo?

Coloma, estamos falando em Dana 44, isso significa a marca e modelo dos diferenciais usados na linha Willys. Leia com mais atenção, observe as fotos que estão no tópico e vc vai entender.

[]'s

Carlão Rover
06/07/2008, 21:42
O traseiro, se for semi-flutuante fica apoiado em um rolamento (perto do espelho de roda) e no outro lado, na planetária, que está na caixa do diferencial, que está apoiado nos rolamentos laterais de coroa.

Se for totalmente flutuante, fica apoiado na roda livre, que está no cubo, que tem os 2 rolamentos de roda.

No dianteiro, um lado na planetária ... e assim vai ... e o outro, na roda livre ... e assim vai. A diferença é que neste caso tem uma bucha de bronze fosforozo na manga de eixo, onde apoia a ponta do eixo com cruzeta.

Neste caso, não há retentores, somente o rolamento, certo?
Abraços

leopoldo
06/07/2008, 21:55
Na carcaça do seu semi-flutuante (que azulou) não tem retentor.

Mas tem no próprio rolamento de esferas, em cada lado. O rolamento vem pré-engraxado da fábrica, depois ele instalam as tampas plasticas (retentores) em cada lado do rolamento.

Vc tem que ir a um desmanche ou na agormotor e comprar o semi-eixo, e um rolamento novoe um anel trava.

Quando comprar, escolha o de tamanho(comprimento) e entalhado correto (19 ou 21dentes).

Se vc puder escolher bem, pode quem sabe comprar um semi-eixo montado com rolamrnto no desmanche.

Carlão Rover
06/07/2008, 21:57
Valeu de novo...Você tem fácil aí o numero deste rolamento?Só achei o do cônico....
Abraços e obrigado
Carlão

leopoldo
06/07/2008, 22:04
rolamento de esfera FAG 531577

Casa da transmissão4x4
20/12/2008, 17:01
Cara, fui tirar umas fotos ali pra ajudar em outro tópico e acabei lendo o seu no meio do caminho.

Não consegui fotos da calota esférica, lembro que tinha um par aqui no depósito, procurei e não encontrei... Só tirei fotos do alojamento na bola do diferencial e dos retentores internos.

Foto1: Carcaça de diferencial dianteiro D44 - Seta amarela, alojamento da calota esférica. Seta azul, alojamento do retentor interno.

Fotos 2,3,4: Retentor interno.

Espero que ajude.

[]'s

Aproveitando esse topico eu achei o retentor da coroa da marca sabó com o codigo 01040 BA

Rodrigo Baratti
21/12/2008, 14:36
Aproveitando esse topico eu achei o retentor da coroa da marca sabó com o codigo 01040 BA

Danilo,

Esse retentor é o do cubo de roda não o da coroa:
01040 BA 33.3 x 69.4 x 7.9mm Cubo da roda dianteiro Ford - Jeep / Pick-up / Rural (retirado do catalogo da sabó no site www.sabo.com.br)

[]

Rodrigo Baratti
21/12/2008, 14:55

Vou começar a montagem do eixo traseiro que está só na carcaça e fiquei em duvidas sobre esse retentor do semi-eixo (rolamento da coroa).
No original não vem, mas pode-se e deve-se montar o diferencial traseiro com o mesmo retentor do dianteiro?

Teoricamente se encaixam e não deixa o óleo do diferencial vazar para o tubo.

[]

Casa da transmissão4x4
21/12/2008, 15:38
Danilo,

01040 BA 33.3 x 69.4 x 7.9mm Cubo da roda dianteiro Ford - Jeep / Pick-up / Rural (retirado do catalogo da sabó no site www.sabo.com.br (http://www.sabo.com.br))

[]

Blz rodrigo ??? E estranho mesmo essa aplicação no cubo, mas aconteceu que fui retirar o retentor do eixo dianteiro e ele realmente tinha essa medidas que vc disse ai, mas o retentor estava do lado da coroa(dentro da carcaça), então estou meio perdido.

Casa da transmissão4x4
21/12/2008, 15:43
Danilo,

01040 BA 33.3 x 69.4 x 7.9mm Cubo da roda dianteiro Ford - Jeep / Pick-up / Rural (retirado do catalogo da sabó no site www.sabo.com.br (http://www.sabo.com.br))

[]

Achei uma materia sobre a nossa duvida. Vou aproveitar e mandar uma msm para o elmer para esclarecer.Valeu pela ajuda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31916&highlight=retentor+tubo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31916&highlight=retentor+tubo)

edgar
04/02/2009, 17:38
da uma pesquisada, coloque no reader procurar "jeep" e veja o que te serve

Vagner Joaquim
05/02/2009, 14:49
Pessoal eu sei que esse não é o tópico, é que eu tinha criado um para perguntar de um retentor e me direcionaram para esse.
Tenho um CJ5 1958 com os eixos originais e não consigo encontrar o retentor da carcaça do diferencial dianteiro. Pelas medidas aproximadas encontrei o retentor 00950B da SABO, alguém saberia me dizer se posso utilizar esse mesmo ou se existe algum outro modelo disponível?

Rodrigo Baratti
05/02/2009, 17:05
seu eixo dianteiro é dana 25 ou 44?

Vagner Joaquim
06/02/2009, 19:39
é o dana 25.

Rodrigo Baratti
06/02/2009, 22:18
é o dana 25.

Esse retentor do dana 25 fazem sob encomenda na Jipebras, mas fica muuuiiiito caro.
Sendo assim fiz o seguinte, achei um retentor para o diâmetro do semi-eixo (~30 mm - melhor confirmar) e um pouco menor que a carcaça (~49 mm - tb confirmar), que no meu caso estava meio ovalada.
Um torneiro fez a bucha de aço.
Com 50,00 troquei os 2 retentores sob medida.

Vagner Joaquim
07/02/2009, 13:45
Rodrigo, como eu também encontrei dificuldade de encontrar esse retentor em lojas de jeep, tinha encomendado duas vezes e me mandaram retentor errado sendo que eu destacava bem que era para o jeep antigo, 1958, canela fina, etc, etc... Diante da dificuldade, eu mesmo tirei as medidas do alojamento do retentor no diferencial e do semi-eixo, procurei um retentor com as medidas aproximadas no catálogo da SABO e encontrei esse 00950B (28,6 x 50,3 x 9,5), como estava ancioso para fechar logo aquele diferencial, pois só faltava esses retentores fui e comprei, R$ 25,00 cada. Ontem o mecânico montou e deu certo, não precisou adaptar nada.
Para os próximos que tiverem o mesmo problema que o nosso, seguem essas dicas, não sou a pessoa mais indicada, pois entendo pouco de mecânica, alguém que tiver um conhecimento melhor por favor corrija se eu estiver falando besteira.

Rodrigo Baratti
08/02/2009, 10:47
00950B (28,6 x 50,3 x 9,5)

Tb comprei um retentor igual a esse que vc comprou, mas não entrou nem a pau na carcaça, faltava 1 mm.
Pois é justamente na medida da carcaça que está o meu problema.
Confesso que meu diferencial está bem baleado, amassado, soldado,......:mrgreen:

[]

Vagner Joaquim
09/02/2009, 09:22
Então, quando eu medi a carcaça com o paquímetro deu 50mm, aí eu pensei 3 décimos agente da um jeitinho...

lucciano amaral
19/05/2009, 12:18
Amigos to precisando do retentor interno do diferencial dianteiro dana 44, pesquisando pela tabela de conversao sabo willys, eles remetem ao 01613 da sabo, contudo as medidas nao batem, o sabo tem as medidas 23,3 59.9 6.4 contudo o meu original da wylerson tem 33.5 57 6.4. alguem sabe qual o retentor correto?

Elmer_Jeep
19/05/2009, 15:24
Lucciano, na primeira pagina o mestre Leopoldo escreveu o codigo desse retentor e eu coloquei umas fotos.

[]'s

lucciano amaral
19/05/2009, 15:49
Mestre elmer e mestre leopoldo, o numero indicado na primeira folha é o 02407 BA diametro do eixo 29,9 alojamento 58,10 altura, 8,0 contudo meu eixo tem 33, sera que entra, vai ficar muito apertado, Elmer as suas fotos so tem o numero original willys, nao consegui a referencia por eles.