Conectar

Ver Versão Completa : Abertura do capo - Alavanca quebrada

Nivoide
13/09/2007, 22:21
Qdo comprei o nivoide ele tinha uma mola na fechadura do capo mais dura que de porta malas, resultado: a primeira vez na oficina voltou em dois pedaços.

Como faço pra arrumar? Pelo que vi tem de tirar fora o painel?

A unica alternativa que pensei foi rechear o canal da alavanca com durepox pra ver se aguenta, visto a mola que eu coloquei agora ser bem mole.

Astor Dias de Andrade
14/09/2007, 10:52
Nivóide, isso já me aconteceu e no meu caso rompeu mais ou menos no meio, isto é, sobrou um pedaço. A solução emergencial sem desmontar o painel foi enfiar uma mangueira de plástico mais rígido por fora do pedaço que sobrou, fazendo assim um prolongamento da alavanca. Funcionou razoavelmente.
Abraços
Astor

Gustavo Niva
15/09/2007, 10:41
Um tempo atrás eu lembro de ter lido algo sobre mudar o cabo por um de freio de moto (ou bicicleta)... acho que um bocado do esforço que aquela alavanca sofre se deve àquele cabo tosco que tem ali... agora que meu cabo tá fazendo mais curvas (eita!) por causa de um suporte que botei ali perto vou mudar isso antes que eu seja o próximo afortunado a quebrar essa alavanca...

Alguém tem mais detalhes sobre essa troca do cabo?

[]s
Gustavo.

Nivoide
23/09/2007, 23:54
Entao, vou tentar essa do plastico por fora. Ela tá bem molinha pra acionar, com esse prolongador acho q resolve.

rizk
24/09/2007, 00:15
Gustavo,

Eu coloquei um cabo de aço (acho que é de bicicleta, ganhei o cabo) e não tem segredo. Passei o cabo com um arame como guia, sem retirar o painel. Abri o capô contra a luz e consegui enchergar o vão por onde passa o cabo, olhando por de baixo do painel..... vc só precisa fazer um pouco de alongamento e se acalmar antes, hehe. A fixação do cabo é feita como no freio da bicicleta.
Espero ter ajudado um pouco.

Abraço

Rones Jr
05/01/2008, 23:24
Galera,

agora danou-se tudo. Quebrou o cabo do capout do meu Niva e não é na alavanca. COMO VOU ABRIR AQUELA PORQUEIRA AGORA????

Gustavo Niva
05/01/2008, 23:45
Mete uma lanterna no "terço" da grade de ventilação interna mais próximo ao motorista que tu vai ver o que tem que puxar.... alicate de bico fino, alça de arame, aí vai depender de como tá...

Rones Jr
06/01/2008, 00:42
Valeu gustavo. Mas...fui querer fica "bunito" na foto...já vou ter que destruir o Scoop...PQP!!!

Fabinho YAWARI
06/01/2008, 00:49
Já aconteceu comigo também... forcei um pouco a aba lateral esquerda do capô para fora e "pesquei" o gancho da fechadura com um fio de cobre de 4mm². Foi dureza! Você vai precisar de uma lanterna boa e de um Zequinha bem disposto pra ficar segurando o capô enquanto você tenta pescar o dando do ganchinho!
Mas essa manobra só foi possível pois meu estepe não fica no lugar original, caso contrário ele tamparia a visão da fechadura.
Após o problema resolvido notei que o capô fico um pouco "arreganhado" ops... resolvi dando algumas pancadas em sentido contrário. Voltou tudo ao normal...
Substituí o cabo original por um de freio de bicicleta. Usei inclusive o conduíte e esticador de bicicleta também.

Rones Jr
06/01/2008, 20:41
Galera,

depois de 3h...isso mesmo...3 horas de tormenta conseguimos pescar o pino da trava e puxar pela greta da grelha! Caraca...morri no scoop e ficaram os arranhões na grelha...vão se os aneis ...ficam os dedos..

shuther4x4
12/01/2008, 19:33
Depois desses relatos de cabo quebrado, e mesmo sabendo que niva não quebra (rsrsrs.....), resolvi deixar um arame já preso na fechadura e escondido ao lado do capô. Imagina se dá um problema no Niva, aí quebra o cabo.... Quero nem pensar!!!! abraços.

Rones Jr
12/01/2008, 20:50
rssssss....fiz exatamente a mesma coisa!

Nivoide
13/01/2008, 00:56
ja pensei nisso tb...proxima aquisiçao.

Luciano SHAKALL
14/01/2008, 03:28
"... relatos de cabo quebrado ... resolvi deixar um arame já preso na fechadura e escondido ao lado do capô ... Seguro morreu de velho, e vou copiar a sua idéia... :mrgreen: :concordo:

[]'s

Gustavo Niva
15/01/2008, 15:34
Adivinhem o que aconteceu esse final de semana?????

Pois é, acertaram hehehehe

Como meu cabo já tava dando sinal que ia estourar a muito tempo eu já tava com um ali pra puxar pela grelha. Aí foi tranquilo... além disso, eu já tava com o material pra consertar...

Conduíte e cabo de freio de bicicleta, 2 daqueles reguladores do comprimento do cabo (você gira e ele estica ou encolhe o cabo, não é nem pra regular é só pra fixar o cabo mesmo), e um safa gato (parafuso com um furo e porca pra prender o laço)... 10R$ tudo... plug and play em 15 mins... agora tá abrindo facinho...

leomichetti
16/01/2008, 12:40
Pessoal...

Essa aí é uma boa saída mesmo, mas no meu eu arranquei td e coloquei uma paradinha igual do capô do willys um de cada lado e pronto!!! Abro ele por fora soltando as travas, sem dor de cabeça...
Na foto eu não consegui ampliar pra destacar no detalhe, mas se vcs baixarem e ampliarem dá pra ver com clareza.

Nivoide
16/01/2008, 23:56
Sim até o troller tem. Acho legal que ele evita de vibrar a tampa, mas como o orginal ta fungando bem, fico assim mesmo.

Buke
13/09/2008, 21:46
Bom, aconteceu comigo. Arrebentou o cabo, que já era de fusca. O aramezinho de emergência que eu tinha ali escondidinho sobre o capô também. Solução: estourar o scoop da Cassiano e ir para a velha pescaria. Dez minutos e capô aberto. Cansei. Vou botar os trincos laterais mesmo. O Leo não conseguiu identificar de que carro botaram na oficina que fez pra ele. Necessito de sugestões de trincos.
Menos mal que aquela resininha dos parafusos do scoop do Cassiano é bem fraca. Vai dar pra colar bem de novo. Aguardo dos niveiros alguma sugestão. Desde já agradeço. Um abraço.

Otávio Luiz
16/09/2008, 09:18
Depois desta vou copiar a idéia do Fábio...:pensativo:
No meu tinha um arame que ficava atrás da entrada de ar, mas quando instalei o scoop tirei pois não teria mais como pescá-lo.

Marcelo Caiano
16/09/2008, 18:29
Galera,

depois de 3h...isso mesmo...3 horas de tormenta conseguimos pescar o pino da trava e puxar pela greta da grelha! Caraca...morri no scoop e ficaram os arranhões na grelha...vão se os aneis ...ficam os dedos..

Camarada, eu já tive problemas com esse cabo e com o próprio trinco, acabei deixando um pedaço de cabo amarrado na ponta do trinco, com um laço na ponta pertinho da grelha, se der problema é só enfiar a chave de fenda e puxar o cabo no sentido contrário que abre o capô, quando não precisa utilizar é só colocar pra dentro da Grelha, abç e boa sorte.........

shuther4x4
16/09/2008, 18:55
Depois desta vou copiar a idéia do Fábio...:pensativo:
No meu tinha um arame que ficava atrás da entrada de ar, mas quando instalei o scoop tirei pois não teria mais como pescá-lo.

Coloque um grosso para não correr o risco de arrebentar na hora que precisar, como aconteceu com o camarada buke.

Otávio Luiz
17/09/2008, 09:10
Coloque um grosso para não correr o risco de arrebentar na hora que precisar, como aconteceu com o camarada buke.

Como diria o gaúcho, mais grosso que dedo destroncado!!!:concordo::concordo:

fsoaresi
31/08/2009, 00:29
Já aconteceu comigo também... forcei um pouco a aba lateral esquerda do capô para fora e "pesquei" o gancho da fechadura com um fio de cobre de 4mm². Foi dureza! Você vai precisar de uma lanterna boa e de um Zequinha bem disposto pra ficar segurando o capô enquanto você tenta pescar o dando do ganchinho!
Mas essa manobra só foi possível pois meu estepe não fica no lugar original, caso contrário ele tamparia a visão da fechadura.
Após o problema resolvido notei que o capô fico um pouco "arreganhado" ops... resolvi dando algumas pancadas em sentido contrário. Voltou tudo ao normal...
Substituí o cabo original por um de freio de bicicleta. Usei inclusive o conduíte e esticador de bicicleta também.

Vou sacudir a poeria deste tópico.
Fui fazer a vistoria do Niva no sábado, e...... na hora de abrir o capô o dito cabo rompeu. Descobri também que meu triangulo não é mais aceito pelo Detran.
Tenho que voltar lá até dia 3 para concluir a vistoria, mas, só volto ao RJ no dia 2, ou seja, terei pouco tempo para pescar trinco e substituir cabo. Apesar das descrições, alguém consegue ser mais específico para facilitar esta pescaria, lembrando que meu estepe esta no lugar original.
Vlw.

shuther4x4
31/08/2009, 23:28
Primeiro tente passar um arame da borda do capô (base do vidro) até a grelha de ventilação e reserve (precisa forçar o capô um pouco pra cima no sentido de forçar a abertura).
A trava do capô onde vc vai ter de pescar fica no rumo da sétima abertura da grelha da esquerda para direita (motorista para passageiro).
Com um arame grosso e com final em gancho tente pescar a trava (vá entortando conforme seu tato). quando pescá-la, se simplesmente puxar o movimento vai ser para a frente, correndo o risco de entortar e não abrir. Por isso o primeiro arame. Amarre o arame que pescou no arame reservado (cuidado para não escapar a pescada e ambos precisam estar pelo mesmo buraco da grelha) e puxe através da parte que ficou para o lado do vidro o mais para a esquerda possível (vá segurando o arame até desaparecer na grelha para que não escape, tente que ele corra pela borda do capô até quase estar paralela a ela).
Na foto (desfocado) vai o ponto onde precisa pescar. É aquele onde tem 2 cabos.
Será que entendeu?
Espero que ajude.

Gustavo Niva
02/09/2009, 12:26
Shuther, se eu tivesse essas fotos/dicas quando aconteceu comigo (pela 2a vez, na 1a tinha um cabo pronto perto da grelha) não teria passado 4 horas pendurado no capô... tava quase metendo a serra ali heheheh

Merece virar um tutorial fixo no fórum, pois infelizmente, cedo ou tarde todo niveiro passa por isso hehehhe

.

fsoaresi
02/09/2009, 17:16
Primeiro tente passar um arame da borda do capô (base do vidro) até a grelha de ventilação e reserve (precisa forçar o capô um pouco pra cima no sentido de forçar a abertura).
A trava do capô onde vc vai ter de pescar fica no rumo da sétima abertura da grelha da esquerda para direita (motorista para passageiro).
Com um arame grosso e com final em gancho tente pescar a trava (vá entortando conforme seu tato). quando pescá-la, se simplesmente puxar o movimento vai ser para a frente, correndo o risco de entortar e não abrir. Por isso o primeiro arame. Amarre o arame que pescou no arame reservado (cuidado para não escapar a pescada e ambos precisam estar pelo mesmo buraco da grelha) e puxe através da parte que ficou para o lado do vidro o mais para a esquerda possível (vá segurando o arame até desaparecer na grelha para que não escape, tente que ele corra pela borda do capô até quase estar paralela a ela).
Na foto (desfocado) vai o ponto onde precisa pescar. É aquele onde tem 2 cabos.
Será que entendeu?
Espero que ajude.

Mais do que nunca vou precisar de desta dica, pois, ainda não consegui tempo para resolver o problema, acabei só tendo amanhã cedo para fazer tudo e levar na vistoria até meio dia. Já vi que será uma gincana, mas, muito obrigado Shuther pela paso-a-paso e as fotos.
Já vou providenciar o cabo de freio de bike.

Shuther, se eu tivesse essas fotos/dicas quando aconteceu comigo (pela 2a vez, na 1a tinha um cabo pronto perto da grelha) não teria passado 4 horas pendurado no capô... tava quase metendo a serra ali heheheh

Merece virar um tutorial fixo no fórum, pois infelizmente, cedo ou tarde todo niveiro passa por isso hehehhe.
E o meu tinha que arrebentar bem na hora da vistoria?!!

fsoaresi
03/09/2009, 23:11
Valeu pelas dicas Shuther e Gustavo, o cabo de bicicleta já esta colocado (muito melhor do que o anterior), em poucas horas vistoria e exigencias atendidas, mas, ainda não foi agora que conclui a transferência, apareceu no sistema um débito de licenciamento (!!??). Vi agora no site da fazenda de SP que realmente aparece um débito de Licenciamento/taxas, de R$53,.. mas, pelo meu banco não tinha identificar nenhuma pendência, como pagar então? (outra: deveria pagar licenciamento se estou vistoriando e pagando para isto no RJ?).... não imaginava que meu maior problema com o NIVA seria transferí-lo de SP para o RJ, só a atualização do CRV demorou pacas, enquanto isto o do RJ me cobra multa por demorar mais de 30 dias... É a mesma história de sempre instituições governamentais que só sabem cobrar e punir, ineficientes.... só atrapalham e sugam.

Mas, esta mágoa e problema de documentos é assunto para outro tópico, entrei para agradecer a ajuda. Vlw pessoal!
Abs

Gustavo Niva
16/09/2009, 12:34
...o cabo de bicicleta já esta colocado (muito melhor do que o anterior), em poucas horas vistoria e exigencias atendidas...Fsoaresi,
acho que vale a pena colocar um cabo extra ali, que possa ser puxado pela grade (ou pela lateral do capô, como alguns fazem)... para se (quando?!) esse aí arrebentar denovo...

[]s

fsoaresi
18/09/2009, 15:20
Fsoaresi,
acho que vale a pena colocar um cabo extra ali, que possa ser puxado pela grade (ou pela lateral do capô, como alguns fazem)... para se (quando?!) esse aí arrebentar denovo...

[]s

Pensei nisto tb, mas, fiquei com receio de fazer algo rápido e mal feito e depois ter o risco de alguém abrir e roubar o estepe. Quando pará-lo vou pedir para o mecânico fazer esta opção de emergencia.

shuther4x4
19/09/2009, 19:47
Pensei nisto tb, mas, fiquei com receio de fazer algo rápido e mal feito e depois ter o risco de alguém abrir e roubar o estepe. Quando pará-lo vou pedir para o mecânico fazer esta opção de emergencia.

Coloque de uma forma que só você saiba como chegar a ele. No meu eu deixei pronto na lateral do capô, mas precisa de uma chave de fenda para puxar a "aba".
Quando estiver em casa posto as fotos para você ver como ficou.
Abraços.

GENIVA
08/03/2010, 19:50
Semana passada tive problemas com o cabo do capô do Bumerang
digitei em pesquisar :"capô não abre"e caiu nesse tópico...
Supondo então que muitos camaradas que tiverem esse problema pesquisarão dessa mesma forma,resolvi registrar tudo e postar aqui.
Uma bem sucedida adaptação:dance:(acho que do fuca ainda não tinha nada:mrgreen:)
Caso achem melhor postar no tópico das adaptações ,tudo ok:concordo:

Crasher
08/03/2010, 22:34
o meu tambem se encontra com travas laterais de jipe mesmo, mais facil e menos problemas.
[]"

Marcelo Cleto
09/03/2010, 18:06
Ola a todos.....

Depois de varios cabos originais estorarem, resolvi usar cabo de aço de freio para bicicletas assim como encapa-lo com as capas usadas tb em bicicleta....
Passaram-se dois anos e la esta firme e forte....a colocaçao é tranquila e sem segredos....

Abraços a todos

MC