PDA

Ver Versão Completa : Quantidade de lâminas nos feixes

Alan
12/05/2004, 13:27
Olá a todos.
Tenho 13 lâminas nos feixes de mola na frente e 10 nas de tráz. Se eu colocar o kit fess quantas lâminas eu posso tirar de cada feixe??
OBS: Levando em conta que é um cj6 bernardão.

Thiago Rodeghel
12/05/2004, 17:56
Alan :D

Responderei sua pergunta educadamente,mas se fosse o Bill já responderia de outra forma "PESQUISA" :twisted: ... Mas como vc é novato aqui seguinte!!!

Tanto faz se for CJ5 ou CJ6 a quantidade de lâminas são iguais pra ambos!!! :wink: Segundo o manual de peças Willys 1966 são 12 na dianteira e tbm 12 na traseira!!! :D

Agora kit Fess pra q??? Na minha opnião só $$$ jogada fora...

[s]

Alan
13/05/2004, 07:56
Cara eu fui no PESQUISAR e com as informações que eu encontrei, eu decidi colocar o kit fess. Mas não encontrei informações que me dize quantas lâminas eu tenho que tirar. Tu me diz que é grana fora, mas tu já usou?
Eu quero dar uma mexida na suspensão, mas não quero gastar muita grana ja de cara.
Esse negócio do pesquisar: o cara tem que cuidar o que posta aqui, porque se não vem uns aí enxe o saco. Se eu postei aqui é porque eu pesquisei e o que eu encontrei não respondeu minhas perguntas.

Agora eu ficara muito grato se alguém souber responder minha pergunta da primeira mensagem.

Marcos ET
14/05/2004, 11:22
Alan, mesmo nas páginas onde vc pesquisou (onde o pessoal mete o "pau" neste kit) dá pra ver que os que usam molas helicoidais junto com feixes de mola, geralmente mantêm só mas maiores, tipo 4 a 5 lâminas...

mas lembre-se, se você colocar uma mola entre o vão da lâmia e chassis, antes de chegar ao batende de suspensao, a mola vai travar em fim-de-curso... sei lá mas acho meio perigoso...

outra coisa que vc tem que pensar ao retirar as lâminas é o efeito de rotação do eixo quando vc arrancar e freiar pois se as molas estiverem enfraquecidas, o eixo pode girar muito e o cardãn vai cair no chao... aih vai sair mais caro pra arrumar... acho que isso vc tbem deve ter visto nas pesquisas nao eh? melhor providenciar uns tirantes pra estabilizar o eixo...

quer uma dica? se vc tiver afim de dar uma revisada na suspensao, mas sem gastar $$ logo de cara (como vc falou), segue a dica de um amigo nosso, que retirou os feixes, limpou as lâminas e colocou fitas de radiografia entre elas... (ele tbem tirou duas lâminas - a 3ª e a 4ª) e colocou uma barra chata pra criar um duplo-estágio entre as molas... isso deve sair mais barato que o kit fess, além de nao comprometer o curso de suspensão e evitar que o eixo gire criticamente...

mas, como "cada um é cada um", se vc tiver realmente afim de colocar o kit, vai em frente... aki no fórum tem muita gente que saca muuuuuuuuito de suspensao, tem outros que já colocaram kits e mais kits de suspensao (JR 4x4, Calibre etc...) e, curiosamente (acho que nao é coincidência) nenhum usa este kit fess (alguns já usaram, mas acabaram tirando)...

Tirando a parte de "enxe o saco" (beeemm normal entre jipeiros), acho que o pessoal pode estar tentando salvar uns $$ do seu bolso...

grande abraço!

fpandur
15/05/2004, 09:41
Tenho kit FESS, com 8 lâminas na frente e 10 atrás. A quantidade original dos Jeeps é 12 na frente e 10 atrás. Além disso, inverti as 2 últimas molas, ficando um feixe com duplo estágio. Fica mais macio em uso normal e quando precisa, as 2 últimas atuam, "reforçando" o feixe. Complementando a isto, tem buchas PU nos jumelos e na fixa, tiras de plástico engraxado entre as lâminas, amortecedor MB-608 na dianteira e Toyota na traseira.

Conforme já citei em outras ocasiões: venho usando essa configuração há mais de 2 anos, com trilha, muita estradas e cidade. Não tenho do que reclamar. O chassis não está trincando por conta do kit, não está batendo em fim de curso, o eixo não rotaciona ... :roll: Enfim,PARA MIM funcionou, uma receita simples, sem gastar muito e com resultados práticos interessantes.

OBS: Embora aqui no Fórum o pessoal "mete o pau" no uso do kit, conheço vários colegas (daqui da cidade e também "virtuais") que usam o kit e tem resultados semelhantes. O que pode ocorrer é se seu Jeep tiver jumelão, a espiral pode começar a escapar quando em torção, além de ficar mais duro ! Mas aí não é problema do kit e sim do jumelão, que conforme já amplamente discutido aqui, deve-se evitar. :wink:

Abraços

Zé Paulo
15/05/2004, 15:50
Eu também estou usando este kit, com esta mesma configuraçã, inclusive com as últimas 2 molas viradas, a exceção dos amortecedores (uso os da ranger) e infelizmente ainda tenho os jumelões que vieram de brinde quando comprei a criança... Tá funcionando bem e é uma solução barata como mencionou o Flavio. O meu está batendo a frente porque foi mal instalado e o que bate são os suportes da mola, que são de diametros diferentes e deveriam se encaixar quando a suspensão chega no máximo, mas no meu estão se "estranhando", mas é só uma entrada embaixo do jeepão e tudo se arranja 8)

Leandro
15/05/2004, 16:56
.... infelizmente ainda tenho os jumelões que vieram de brinde quando comprei a criança...
E aí Zé Paulo... :D
Sobre colocar os jumelões... se fosse vc ficaria com os jumelos originais... :roll: o pq.. é só dar uma pesquisada no fórum pq esse assunto ja foi discutido.. aí vc vai entender pq eu digo q sou contra... ta bem?? :wink: :D
[ ]s contra jumelões

David Augusto
15/05/2004, 19:15
Esqueça tudo o que leu aí pra cima!!!!!!!!
A questão é que eles têm preguiça de responder e mandam vc ficar horas e horas pesquisando...
Acabei de instalar um tipo de kit fess. Todas as molas são iguais, do mesmo tamanho, algo em torno de um palmo e três dedos. Deixei 5 lâminas a frente e 7 atrás.
Não são só as maiores lâminas que têm que ficar no feixe, vc tem que igualar o nº de molas grandes e pequenas.
No meu caso ficou puxado$$$$$$$$$$$$$$ porque comprei molas novas. 4 molas traseiras do gol. 30 reais em cada uma.+ suporte para as molas, + o spoa ficou bem carinho!!! Mas ficou ótimo.
Abraços,
David Augusto...

fugger
15/05/2004, 21:40
A questão é que eles têm preguiça de responder e mandam vc ficar horas e horas pesquisando...

Acho que vc tá no lugar errado cara.

[]'s cansados de ler besteiras no fórum

David Augusto
15/05/2004, 21:58
Tô mentindo? Falo mermo!!!!!!!! Já sofri pra caralho nessa porra, agora vou falar tudo que penso e acho sou franco!!! E não tenho medo do que falo, dôa se doer, mas infelizmente já passei por isso!!!!!
Abraços,
David Augusto...

Sergio Rocha
15/05/2004, 22:08
Acabei de instalar um tipo de kit fess. Todas as molas são iguais, do mesmo tamanho, algo em torno de um palmo e três dedos. Deixei 5 lâminas a frente e 7 atrás.
Não são só as maiores lâminas que têm que ficar no feixe, vc tem que igualar o nº de molas grandes e pequenas.
No meu caso ficou puxado$$$$$$$$$$$$$$ porque comprei molas novas. 4 molas traseiras do gol. 30 reais em cada uma.+ suporte para as molas, + o spoa ficou bem carinho!!! Mas ficou ótimo.
Abraços,
David Augusto...

Ninguem aki tem preguiça de responder.Preguiçoso é quem não se da ao trabalho de pesquisar.Em vez de perder tempo mandando MP pros outros vc talvez conseguisse aprender como todos aki, simplesmente pesquisando.Colocar molas tipo Kit Fess junto com SPOA a dirigibilidade deve ter ficado ótima. Sabe o q é camber , caster ou body roll?

Sergio Rocha
15/05/2004, 22:21

Acho que vc tá no lugar errado cara.

[]'s cansados de ler besteiras no fórum

Façamos uma campanha de não deixar baixarem o nivel do forum.
Basta não responder :wink:

fugger
15/05/2004, 22:22
Tô mentindo? Falo mermo!!!!!!!! Já sofri pra caralho nessa porra, agora vou falar tudo que penso e acho sou franco!!! E não tenho medo do que falo, dôa se doer, mas infelizmente já passei por isso!!!!!
Abraços,
David Augusto...

Coitadinha da criança, foi rejeitada pelos adultos...

Baixa a bola cara, vc só escreve besteira...

Ninguém aqui tá pra brigar, não.

O pessoal vem aqui pra trocar idéia e sugestões.

Quem sabe ajuda e quem não sabe tenta aprender. Primeiro lendo, estudando, pesquisando, e se não achar nada ou se ainda ficar uma dúvida mais séria, daí pergunta. Aqui como em qualquer outro lugar se aprende mais ouvindo (lendo) do que falando (escrevendo).

Eu mesmo já li muito mais do que escrevi, e olha que meus conhecimento não são tão elementares não. E tem muita gente boa por aqui. No sentido de te ajudar e de realmente saber das coisas.

Só que vc há de concordar que quando uma pessoa faz uma pergunta que já foi feita inumeras vezes e a resposta está disponível numa pesquisa básica é de encher o saco. Além de nunca avançar o nível técnico do fórum, que é muito bom se comparado a outras listas que rolam na NET.

Portanto, ninguém "sofre pra caralho" aqui. Pois não é obrigado a ficar aqui. pode não acessar mais se quiser.

E esta "porra", é o melhor fórum Brasileiro de 4x4. Mas quem sabe com sua inteligencia e conhecimento vc monte um melhor, onde vc responda todas as perguntas.

Quanto a não ter "medo do que fala". Deveria, pois alguém pode reclamar do mau cheiro.

[]'s

PS. Desculpem novamente os demais, mais o cara tá enchendo o saco

Sergio Rocha
15/05/2004, 22:27
Fugger

To contigo e não abro. :wink: :wink: :wink:

andretomasi
16/05/2004, 00:31

David, sugiro a você que se acalme, e pense um pouco antes de escrever suas mensagens.. você está discutindo com algumas pessoas que tem décadas de experiência com mecânica, suspensão e etc.. qual a sua experiência ao longo dos seus 18 anos? :? Como você mesmo disse em outro tópico

Quer saber, mecânica eu sou uma BOSTA!!!!!!!!
Então, tenha a humildade de querer aprender..
Respeito é bom, e todo mundo gosta.. estamos todos aqui pra ajudar quem quer ser ajudado.. mas ninguém aqui é seu consultor particular de 4x4.. ninguém está aqui pra ouvir insultos e "crises nervosinhas"... e como disse o Sérgio, se quiser respostas, pesquise antes pra poder ao menos ter alguma noção do que está falando :wink:

[ ]´s

Alexandre Vaz Ferreira
16/05/2004, 10:20
E aí pessoal

Voces estão de parabéns, conseguiram aguentar mais de 15 dias :shock: sem perder a paciência com o cidadão em questão. No primeiro tópico criado por ele já dada p/ ver tudo :evil: . Uma pessoa que critica um espaço como este não merece sequer um byte de resposta, mas agora já foi...

[]s silenciosos

Leandro
16/05/2004, 13:29
Ninguem aki tem preguiça de responder.Preguiçoso é quem não se da ao trabalho de pesquisar.Em vez de perder tempo mandando MP pros outros vc talvez conseguisse aprender como todos aki, simplesmente pesquisando....
Faço do Sérgio a minha resposta...
É........ pense muito bem antes de cutucar o vespeiro... e se mesmo assim quiser cutucar.....

...pense mais um pouco...
[ ]s

Thiago Rodeghel
16/05/2004, 17:35
Bom concordo com a maioria aqui :D

Sempre procure pesquisar, MAS NÃO SOMENTE NO FÓRUM, PERGUNTE PARA SEUS AMIGOS JIPEIROS DA SUA CITY, USE MAIS A NET!!! se é q esse David é jipeiro :roll: mesmo :?

Bom contei aqui no meu manual de peças Willys 1966, e são 12 feixes na frente e na traseira :roll: , contei umas 3 vezes pra ter certeza :shock: O resto são modificações pelos proprietários (mais provável) ou mudado durante os anos pela fábrica (mais difícil). O Flávio postou valores diferentes do meu... :)

Agora kit fess, eu não uso pq ainda não vi necessidade, pra mim usar e nem vi muitas vantagens :roll: Isso sou eu, e minha humilde opnião :roll: só $$$ sem necessidade :roll: ... Como tbm um dia posso morder a lingua e colocar no meu CJ, sei lá :P Mas por enquanto não. Sempre q perguntei pro pessoal daqui q usa o Fess não me disseram haver tanta diferença, só ficado mais duro :shock:

Mas minha dica seria na colocação do Fess, retirar apenas os feixes menores :roll: e fazer a colocação das lâminas de raio x entre elas :wink: Jumelão só em casos extremos, a utima coisa a se mexer são neles :D

[s]

David Augusto
16/05/2004, 21:03
ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ VIDA AMARGURADAAAAAA!!! Crendospai o povo ficô bravo di mais uai!!!!!!!! Por favor, por favor acalmem-se, estou apenas fazendo um teste... Porra galera, aqui somos todos amigos só queria ver a reação de uns e de outros. Percebi que uns são realmente sábios, outros só querem ganhar estrelinhas, outros só querem entrigas e outros só sabem escrever muito pra ganhar elogios dos outros é sério. Conclusão: não se achem tão espertos quanto pensam que são, estou só manjando vcs. Sou o grande chakal por aqui mais esperto quanto pensam. HUAHUAHUAHUAHUAHUA :twisted: :twisted: :twisted: !!!!!!!!!!!!! Minha experiência é baseada em 24 horas por dia que fico pesquisando na net tudo sobre jeep. Mas não me levem a mal, só queria ver a reação de vcs. Tô brincando, é mentira tá! Amigos, amigos, amigos, amigos, amigos, amigos, amigos, amigos, amigos, AMO VOCÊS!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D
SEI QUE NEGO DEPOIS QUE LER ISSO, UNS VÃO COMPREENDER, ENTENDER, AGORA OUTROS VÃO XINGAR, XINGAR, XINGAR, BRIGAR, BRIGAR, BRIGAR, SÓ PRA FAZER ENTRIGUINHAS (achando que tá bonitinho) !!! AGORA DEPOIS PENSEM DIREITINHO E VEJAM QUEM AQUI É CRIANÇA!!!!!!!!! E outra: xingar é a coisa mais fácil do mundo, façam como o Sérgio falou, não respondam o que não te agrada, deixa queto FICA QUETINHO AÍ... UM BEIJÃO DO DAVISÃO!!!!!
Abraços,
David Augusto... :twisted:

Mauro B.
16/05/2004, 21:06
Oi pessoal !!! :D

Já contei em vários jipes pessoalmente, e tbm já contei em fotos de revistas, e a grande maioria dos jipes possuíam 12 lâminas na frente e 10 atrás.

Alan, mesmo nas páginas onde vc pesquisou (onde o pessoal mete o "pau" neste kit) dá pra ver que os que usam molas helicoidais junto com feixes de mola, geralmente mantêm só mas maiores, tipo 4 a 5 lâminas...

O correto é que o feixe fique homogêneo, ou seja, que possua lâminas curtas, médias e compridas, para que as tensões se distribuam. Se deixar só as compridas, as tensões se concentrarão no centro do feixe, o que enfraquecerá e poderá rompê-lo ali.

mas lembre-se, se você colocar uma mola entre o vão da lâmia e chassis, antes de chegar ao batende de suspensao, a mola vai travar em fim-de-curso... sei lá mas acho meio perigoso...

Isso não acontece com as molas do kit fess original porque as mesmas são bojudas, ou seja, a medida que a mola vai se comprimindo os elos vão entrando um dentro do outro, ficando quase como uma pizza no final...hummm!!! :P

]e, curiosamente (acho que nao é coincidência) nenhum usa este kit fess (alguns já usaram, mas acabaram tirando)...

Apesar de minha experiência a alguns anos atrás com o kit não ter sido lá um sucesso, ainda não condeno o kit. Eu usei eles com uns jumelões de 16cm e buchas de borracha...além de eu ter feito um baita dum calço atrás para as molas traseiras não escaparem (elas acabaram ficando muito apertadas). Portanto, prefiro ter mais "base" em experiância com kit para só depois cair em cima! :D ! :lol:

Pessoal, nós queremos manter o nível do forum. Então acho que a melhor forma é IGNORAR o cara. Assim a mensagem dele fica isolada e então talvez ele reflita e amadureça com nossa atitude. Além de eu não querer perder tempo lendo várias mensagens que não tem nada a ver com off-road!

obs: quem não concordar com o que eu falei por favor responda em PVT ou simplismente não reponda. Não gostaria de fazer outras pessoas lerem um assunto totalmente off-topic! :D

[]'s

David Augusto
16/05/2004, 21:10
Eu já sabia que ia dar nisso, sabia que iria causar polêmica sim. Não sou burro ora! Meus amigos ENQUANTO VCS VÊM COM FUBÁ, EU JÁ ESTOU COM O ANGU PRONTO!!!
Abraços,
David Augusto...

David Augusto
16/05/2004, 21:14
Mas que porra mauro, não viu que eu já expliquei. Tá difícil de entender!?!?!? Vou ter que apelar?!?!?

andretomasi
16/05/2004, 22:55
David, quando você deixar de se achar o bonzão e começar a dialogar e conversar com humildade, mandando mensagens decentes, sobre o assunto aqui discutido, sem julgar ninguém, voltaremos a falar com você novamente.. até lá, hasta la vista baby.. Esta é a última mensagem que eu e muitos colegas do fórum responderemos :roll:

[ ]´s

Alan
16/05/2004, 23:46
PRONTO!!! :evil: :evil:
Eu esperava algumas respostas, mas não uma briga. Metade das respostas são brigas, brigas e mais brigas. As brigas sempre começam quando alguém diz que o outro não é tão entendido em Jeep, aí tudo começa. Também não subestimem quem é mais novo. Assim como o David Augusto, eu também tenho 18 anos. Tem gente aqui com 40 e tem Jeep a 2 anos. Meu pai comprou o primeiro Jeep faz uns 22 anos se não me engano. Quando eu tinha por volta de 9 ou 10 anos, o que eu mais gostava de fazer era desmontar coisas no Jeep afim de arrumar ou "só pra ver como é". Faz pouco mais de um ano, eu decidi não mandar mais o Jeep em mecânico algum. Todos demoram pra fazer algo, cobrar muito $$$, o serviço fica uma m#@!* do c#?@%*!. Tudo o que tenho que fazer, eu mesmo faço. E podem acreditar, eu consigo fazer e o resultado fica BEM melhor do que de alguns mecânicos por aí. Então não subestimem pessoas como o David. Todos aqui temos muito o que aprender uns com os outros. Para isso precisamos manter a ordem aqui. E quando ele falou que alguns tem preguiça de responder, ele não citou nenhum nome, então não respondam, se não vão acabar estragando algum tópico.
Desculpa se eu to aumentando a polêmica :lol: , eu não quero "dar nos dedos" de ninguém. Só acabar com essa confusão.

Agora, voltando ao alvo do tópico... :lol:
Quero colocar o kit porque eu estou sempre qubrando lâminas nos feixes (direto). E quando eu levanto o Jeep, logo logo as molas dessem. Obs: os feixes não são velhos.
To pensando em deixar 10 na frente e atrás 10 ou 9. Tenho os amortecedores MB608 nas quatro.
O que vcs acham?? :shock:

OBS: Não avacalhem. :wink:

andretomasi
17/05/2004, 01:59
Agora, voltando ao alvo do tópico... :lol:
Quero colocar o kit porque eu estou sempre qubrando lâminas nos feixes (direto). E quando eu levanto o Jeep, logo logo as molas dessem. Obs: os feixes não são velhos.
To pensando em deixar 10 na frente e atrás 10 ou 9. Tenho os amortecedores MB608 nas quatro.
O que vcs acham?? :shock:

Alan,

IMHO,

Nunca vi nem usei amortecedores do MB, mas devem ser um pouco mais duros que o original.. provavelmente parecidos com os de toyota? Corrija-me se estiver enganado, não conheço esses amortecedores..
Quanto às molas descerem, é normal que elas cedam com o tempo, mesmo as novas.. ah, arriar as molas não é recomendado.. vai piorar a quebra dos feixes..
Deixar 10 ou 9 lâminas, com o kit fess, correto? Aí deve ficar bom, mas pra saber quantas molas tirar só na base do "teste", coloca e experimenta se fica bom :lol: , ou falando com alguém que tem o kit também.. o Flávio Pandur aqui do fórum tem fess, ele deve poder ajudar explicando melhor, fala com ele..
Em uma breve http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg :wink: aqui no fórum, encontrei o seguinte, deve te ajudar:

Tenho kit FESS, com 8 lâminas na frente e 10 atrás. A quantidade original dos Jeeps é 12 na frente e 10 atrás. Além disso, inverti as 2 últimas molas, ficando um feixe com duplo estágio. Fica mais macio em uso normal e quando precisa, as 2 últimas atuam, "reforçando" o feixe. Complementando a isto, tem buchas PU nos jumelos e na fixa, tiras de plástico engraxado entre as lâminas, amortecedor MB-608 na dianteira e Toyota na traseira.

Conforme já citei em outras ocasiões: venho usando essa configuração há mais de 2 anos, com trilha, muita estradas e cidade. Não tenho do que reclamar. O chassis não está trincando por conta do kit, não está batendo em fim de curso, o eixo não rotaciona ... Enfim,PARA MIM funcionou, uma receita simples, sem gastar muito e com resultados práticos interessantes.

OBS: Embora aqui no Fórum o pessoal "mete o pau" no uso do kit, conheço vários colegas (daqui da cidade e também "virtuais") que usam o kit e tem resultados semelhantes. O que pode ocorrer é se seu Jeep tiver jumelão, a espiral pode começar a escapar quando em torção, além de ficar mais duro ! Mas aí não é problema do kit e sim do jumelão, que conforme já amplamente discutido aqui, deve-se evitar.

Uso a viatura já há 2 anos com kit Fess. Fiz muita trilha, viajei muito com ele e etc. Não tive problema algum com quebras por conta do kit. Deixei o mesmo número de lâminas no feixe, apenas o que fiz foi inverter as 2 últimas molas, deixando o feixe como um duplo estágio.

Meu pitaco: eu tenho no meu Jeep o kit FESS (o original ! )
Estou com 10 lâminas atrás (origina) e 8 na frente. Porém na frente, estou usando o feixe traseiro, que é mais comprido ...

Além disso, eu fiz o seguinte: as 2 últimas molas eu inverti de posição. Assim, a última folha só irá atuar quando a suspensão trabalhar mais.
Tem funcionado bem, está macio e não tenho problemas de "tremedeira" ou coisa parecida, conforme outros colegas relataram quando há o spring wrap (é isto ?!).

Ah, uso também folhas de acetato c/ graxa entre as lâminas. Como não consegui folhas de raio-x em quantidade, eu usei transparências p/ impressora laser. Eu tinha um monte dessas jogada em um canto, então cortei as folhas na largura do feixe e fui montando as tiras, colando os pedaços com super-bonder ... deu trabalho, mas funcionou...
Estou há uns 2 anos com esse sistema e tem aguentado. O maior problema está nas pontas, pois com o movimento do feixe, as pontas começam a sair do lugar e aí acaba estragando. Mas o restante está lá, firme e forte ...

quanto ao kit FESS, nada mais é que 2 molas espirais e 04 suportes por eixo. As vantagens, em minha opinião, são:

- quem "trabalha" primeiro é a espiral, p/ depois acionar o feixe. então o Jeep fica um pouco mais macio e firme (por mais contraditório que isso possa parecer ...)
- o feixe não desarqueia mais, pelo motivo acima
- ganhei cerca de 12 cm de altura apenas c/ a instalação do FESS. Estou c/ jumelos originais e mesmo assim tive que mudar os amortecedores ...

No entanto, tem algumas desvantagens:

- se tiver pneus muito pesados (meu caso, pois estou c/ 33 "), quando vai esterçar (principalmente com o carro parado), o chassis "dança" um pouco por sobre as espirais. Estou providenciando uma barra Panhard p/ eliminar esse efeito.
- como o chassis é erguido bastante, pode ter problemas no sistema de direção (leia-se shimmy), por conta dos ângulos que as barras podem ficar.
- ficar de olho também no ângulo do cardã dianteiro. No meu caso, tive que fazer um retrabalho nas pontas, p/ que as castanhas não pegassem e travassem o cardã.

Tenho o Kit Fees desde dezembro... Só tenho elogios para ele, tanto urbano quanto em trilha. O unico porem é o que foi comentado pelo leopoldo, falta um batente, mas sente-se a falta dele tanto em urbano quanto em trilha e não apenas em trilha como comentou nosso amigo Ojaneri. Explico. O impacto que o batente absorveria é causado por um tranco muito forte, isso pode acontecer em uma lombada, ( asfalto, parelelepipedo, etc...) e não só em trilha,, claro que em trilhas é mais seguido que vc recebe estes impactos. Tirando este porem o Kit é otimo. Eu resolvi este problema em casa adaptando umas buchas no suporte das elicoidais. Outro ponto a ser observado se vc fizer esta adaptação é a abertura das rodas dianteiras, com o ganho de altura, se vc tem o sistema de direção original, a tendencia é de as rodas fecharem, e isso causa um shimmy enorme...

Bom, aí tem material pra optar ou não pelo fess... belê? :wink:

[ ]´s e desculpem o texto longo, mas alguém tinha que pesquisar nesse fórum :lol: :twisted: :lol:

Alan
17/05/2004, 07:47
Olá a todos. :D
Se os amortecedores são ou não mais duros que o original eu não sei. Pois quando eu coloquei eles, foi quando eu reformei todo o Jeep, aí também fizemos algumas outras alterações na suspensão. Do meu ponto de vista, esses amortecedores estão dando conta, não tenho o que reclamar. :wink:
Ouvi um pessoal aqui do forum falar, que eles tem um bom curso.

Vou dar mais uma pesquisada enquanto meu kit não chega, pra no final de semana instalar. :wink: :wink: :lol:

8)

David Augusto
17/05/2004, 15:53
Alan, falou bonito agora hein!?!?!?!? Muito obrigado mesmo kara. Conseguiu entender perfeitamente o que eu quis dizer, pode contar comigo pro que der e vier. Pena que são poucos como vc que entende assim tão facilmente. Mas um dias eles compreendem. Assim que puder vou mandar fotos do kit que eu instalei em meu jeep. O Monge suspeita que foram poucas molas que foram colocadas mas ainda não tive nenhum problema.
Um grande abraço,
David Augusto...

Alan
17/05/2004, 17:14
E ae pessoal. :D
Blz David, quando tu tiver fotos posta ae, pois aposto que elas vão me ajudar muito. :wink:

Qualquer novidade nova posta ae... :D

8)

David Augusto
17/05/2004, 18:05
Aí Alan, pode crer, vou tentar mandar o mais rápido possível!!!!
Abraços,
David Augusto...

fpandur
18/05/2004, 14:40
Xiii, pela pesquisa que fizeram, só apareceu eu falando bem do kit .... :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem, como já leram, eu uso os amortecedores do MB na frente e das Band atrás. Com um teste simples de abrir e fechar o amortecedor na mão, notei nitidamente que o do MB é mais macio que o da Band :!: :shock:
Não sei comparar o MB com os originais do CJ, pois os meus na época estavam todos detonados .... :roll:

Abraços

arielmartins
29/05/2005, 23:53
Amigos,

Sou novo no forum e adquiri recentemente um jeep willys 66 cj5, as suspensões dele estão todas adaptadas, aparentemente com feixes de mola e amortecedores do 608... isso deixou o jeep alto, bem alto, mas com a estabilidade mais comprometida do que em um carro de rolemã.
Quero voltar ao original, mas na troca dos feixes de mola o camarada alterou os pontos de fixaçao no chassis, por isso preciso do esquema da suspensão completa original, bem como a própria suspensão e seus suportes, além é claro da dicas de vocês.
Agradeço muito quem puder ajudar.

Abraços,

Ariel

Dias
30/05/2005, 08:45
Fala Ariel, bem vindo ao fórum. . . . estou mandando em anexo o gabarito dos suportes dos feixes de mola do cj5, no meu cj3a alguns estavam errados, pois devia ter soltado e o cara resoldou sem desmontar, daí eu os refiz por completo e ficou muito bom. . . .

[ ]´s
Dias

arielmartins
30/05/2005, 11:18
Valeu Dias,

Legal esse gabarito, me diz uma coisa, é de alguma revista técnica? será que consigo achar o original dela, é que ela tá muito pequena e não consigo verificar os detalhes dos pontos de fixação.

[]'s

Ariel

jackson luis both
10/09/2008, 07:30
amigos.
comprei um cj-3 A, TODO reformado, motor ap 1.8, caixa de cambio da c-20, e suspensao de toyota. tirei uma mola do feixe , e murchei os pneus, mas o jipe é um cabrito, pula pra dana. pergunto:
se eu tirasse mais uma mola de cada feixe, e arqueasse um pouco as molas traseiras, melhoraria ?
agradeço a todos

victor massinha
10/09/2008, 09:11
olá jackson;

olha acho que murchar pneus e tirar feixes de molas só vão piorar as coisas. pode se acostumar pois ter jeep meu amigo é que nem montar em touro bravo! hehe. olha que seu jeep mesmo com as molas da toyota era para estar mais macio! de uma olhada em quantas laminas tem por feixe a média (para os da toyota) é para ser uns quatro mais do que isso é para estar pulando bastante, e arquear o jeep não melhora no conforto.
abraços...

CAMPOSW
10/09/2008, 10:19
caro jackson , quando eu comprei meu jeep com as molas originais , eu já sabia que tinha que mexer nas molas , pois o jeep estava com as molas arqueadas e os jumelos enforcados , na estetica é bonito , mas andando com o jeep era um desconforto total , qualquer buraquinho na estrada era trasmitido aos passageiros . (horrivel :-? ) ........

mas tem soluçao :lol: , no meu caso eu retirei a 3° mola que é a mais grossa e a ultima , a penultima eu pedi pra deixar reta ( vira uma mola de segundo estágio , ela está lá é não acrescenta em nada , mas quando a suspensao for trabalhar ela vai enconstar e ajudar .)

por feixe eu usei 3 espaçadores entre cada 2 molas . aí as molas só vao encostar as pontas , o resto fica livre sem atrito , o que faz com que as molas trabalhem com mais suavidade . coloquei jumelos com pinos graxeiros . lembrando que minhas molas já estavam arqueadas , aí não foi preciso arebater as pontas .

na prática o jeep virou outro , passo correndo em costelas , calçamentos e o jeep não pula mais , fiquei muito satisfeito com o resultado . um amigo meu andou é já mandou fazer no cj3 1954 dele , está na oficina , o mecanico foi lem casa pra ver como foi feito .
no geral se precisar de alguma dica , posso ajudar . abraço

netuno
10/09/2008, 10:40
Jackson dá uma olhada neste tópico.
Observa os posts do Kim, na pagina 6 que tem uma solução que ainda não fiz no meu CJ 3A mas que acho que deve funcionar mto bem para suavizar o rodar dos nossos "cabritos".

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250&highlight=cabrito

Abc

jackson luis both
10/09/2008, 10:45
amigo, agradeço a resposta. se puder, mande fotos e mais detalhes de como voce fez, que passo pro meu mecanico fazer. até
both@wln.com.br

jackson luis both
10/09/2008, 10:47
agradeço amigo massinha. estou vendo o que fazer. até

felipemendes
10/09/2008, 10:55
amigos.
comprei um cj-3 A, TODO reformado, motor ap 1.8, caixa de cambio da c-20, e suspensao de toyota. tirei uma mola do feixe , e murchei os pneus, mas o jipe é um cabrito, pula pra dana. pergunto:
se eu tirasse mais uma mola de cada feixe, e arqueasse um pouco as molas traseiras, melhoraria ?
agradeço a todos

Vc falou que tirou uma e quer tirar outra. Mas não falou quantas tem em cada feixe...
Veja também se o ângulo dos jumelos está correto. Este ângulo deveria ser aproximadamente 45º com a vertical. Se estiver muito próximo da vertical, o jeep fica mais duro. Arquear molas causa justamente este efeito.

jackson luis both
10/09/2008, 13:07
originalmente era 4 molas. tirei só uma, o jumelo era grande, e o jipe tava 'passarinhando' . coloquei um outro jumelo, um pouco menor e melhorou este item.porem continua pulando muito. andei com um cj3 b de meu amigo, e o dele está com molejo normal do willis, e nao pula nem metade do meu. agradeço a todos, mais uma vez

CAMPOSW
10/09/2008, 13:25
jackson , tenta tirar umas fotos pra gente analizar melhor , quais os pneus e a pressao que voce está usando . abraço

victor massinha
10/09/2008, 14:08
o estranho é que se está com feixes de toyota era para ficar mais macio. por causa das quantidades de laminas usadas, apesar de que os cj3 são um pouco menores que os cj5 e nestes, mesmo com a adoçao dos feixes da band os pontos de fixaçao não batem pois os feixes são mais longos

me corrijam se estiver errado...

jackson luis both
10/09/2008, 14:19
http://www.marvirtual.com.br/drjackson/fotosextra/foto01.jpg

jackson luis both
10/09/2008, 14:32
http://www.marvirtual.com.br/drjackson/fotosextra/foto02.jpgta ai as fotos do cabritohttp://www.marvirtual.com.br/drjackson/fotosextra/foto01.jpg

jackson luis both
10/09/2008, 14:35
amigo, estou usando pneus 33x12.5.x15.
pressao 15 libras. http://www.marvirtual.com.br/drjackson/fotosextra/foto01.jpg

victor massinha
10/09/2008, 14:55
:shock::concordo: lindo jeep amigo esta de parabens!!!!
mas para um pneu 33' andar com 15 lbs acho que não é uma boa idéia! tbm tenho 33' no meu jeep e só ando com esta pressão nas trilhas, o ideal é andar por volta de 28 lbs, menos disso o jeep vai ficar mais macio porem ocorrerá um desgaste maior do pneu...

jackson luis both
10/09/2008, 16:01
amigo massinha, obrigado pelas palavras sobre meu jipe.
vou tentar encher mais os pneus. até
agradeço

Cláudio Brasília
10/09/2008, 17:18
caro jackson , quando eu comprei meu jeep com as molas originais , eu já sabia que tinha que mexer nas molas , pois o jeep estava com as molas arqueadas e os jumelos enforcados , na estetica é bonito , mas andando com o jeep era um desconforto total , qualquer buraquinho na estrada era trasmitido aos passageiros . (horrivel :-? ) ........

mas tem soluçao :lol: , no meu caso eu retirei a 3° mola que é a mais grossa e a ultima , a penultima eu pedi pra deixar reta ( vira uma mola de segundo estágio , ela está lá é não acrescenta em nada , mas quando a suspensao for trabalhar ela vai enconstar e ajudar .)

por feixe eu usei 3 espaçadores entre cada 2 molas . aí as molas só vao encostar as pontas , o resto fica livre sem atrito , o que faz com que as molas trabalhem com mais suavidade . coloquei jumelos com pinos graxeiros . lembrando que minhas molas já estavam arqueadas , aí não foi preciso arebater as pontas .

na prática o jeep virou outro , passo correndo em costelas , calçamentos e o jeep não pula mais , fiquei muito satisfeito com o resultado . um amigo meu andou é já mandou fazer no cj3 1954 dele , está na oficina , o mecanico foi lem casa pra ver como foi feito .
no geral se precisar de alguma dica , posso ajudar . abraço

Prezado Amigo Campos,
Se puder, por favor poste algumas fotos dos feixes depois desta alteração, que agradeço imensamente, pois estou parado justamente nesta etapa da reforma; com destaque especial para os espaçadores entre lâminas que colocou. Grato pela ajuda, um grande abraço e saudações.

Sergio Rocha
10/09/2008, 19:32
:shock::concordo: lindo jeep amigo esta de parabens!!!!
mas para um pneu 33' andar com 15 lbs acho que não é uma boa idéia! tbm tenho 33' no meu jeep e só ando com esta pressão nas trilhas, o ideal é andar por volta de 28 lbs, menos disso o jeep vai ficar mais macio porem ocorrerá um desgaste maior do pneu...

Eu uso 15 lbs nos deslocamentos e 10 ou 8 lbs na trilha.
[]'

CAMPOSW
10/09/2008, 20:57
jackson , quando eu montei as molas o moleiro só me cobrou a mão de obra , pois os espaçadores eu levei pronto . acho que foi R$ 130,00 incluso a troca dos jumelos com pinos graxeiros .

os espaçadores eu fiz com umas molas velhas que consegui no ferro velho , peguei umas molas de jeep da mesma largura e cortei um pouquinho maior que a distancia dos grampos , pra ela não dançar . fiz o furo no meio ,pro pino de centro.
na montagem coloquei 3 espaçadores por feixe , a cada 2 molas eu coloquei um espaçador é na ultima mola eu deixe ela sem contato com a penultima servindo de 2° estagio . colocando só 3 espaçadores e tirado 2 molas é possivel prender todos os parafusos que centralizam as molas .

em terrenos acidentados , erosoes onde eu passei , a suspensao trabalha mais macia e sem aqueles barulhos que parecem que alguma coisa estava forçando .:D vou tirar mais fotos .

jackson luis both
11/09/2008, 07:30
amigo campos.
agradeço a orientaçào. vou passá-la ao moleiro daqui pra ver se ele consegue fazer. favor mandar mais fotos entao até

victor massinha
11/09/2008, 15:43
Eu uso 15 lbs nos deslocamentos e 10 ou 8 lbs na trilha.
[]'
e ai sergio beleza?!
eu não sei qual pneu vc usa ou se tem bead lock nas rodas. uso no meu jeep pneus bfgoodrick 33' mud km, e sempre que tentava usar menos que 10 lbs nos pneus eles destalonavam!:putz::-( e uso rodas tala 8! sei lá mas quando saio da trilha e olho pro pneu vejo aquele barrigão na parte que toca o solo me da uma afliçao parece que vai derreter!:mrgreen:.
agora eu acho que isso deve acontecer por causa que pneus bf tem a lateral mais mole...
abraço.

CAMPOSW
12/09/2008, 10:22
amigo jackson , observei a foto onde o jeep está parado no calçamento , e vi que o angulo do jumelo dianteiro está errado .

na minha opiniao , seu jeep é muito curto é muito leve , parace que não teve espaço pra adptar corretamente as molas de toyota . eu trabalho com um band , ela está com molas originais , quando eu ando com ela carregada fica ainda mais macia pra rodar .
o angulo do jumelo dela é + 45° graus , no seu caso o jumelo está muito pra frente , então quando passa em buracos por exemplo , o jumelo não mexe , parece que ele está no limite , aí a suspensao não trabalha .
nem em situaçoes adversa dificilmente o jumelo ficaria nessa posição .

tenta tirar fotos das molas e do jumelos jackson , pra ficar mais fácil .
no seu caso por enquanto os espaçadores não vão ajudar muito se o angulo do jumelo estiver errado . talvez tenha que arquear as molas .
abraço wagner

turbino
13/10/2014, 19:22
Ola galera boa noite!!!
Estou aproveitando este topico para nao ter que abrir outro, para tirar uma duvida sobre um feixe de molas.

A um tempo atras, comprei um par de feixe de molas dianteiros em um FV como se fossem do jeep cj5. Quando fui coloca-los no jeep percebi que eram um pouco menores do que os usados no meu jeep. Sera que sao do cj3? Como faço pra descobrir de que carro são?

abraço pessoal, ate mais...

turbino
14/10/2014, 12:20
Nao sei se facilita, mas cada feixe tem 10 molas.

Ian Jeep
14/10/2014, 20:38
Boa noite Turbino, traquilo?
Pra descobrir, só mesmo medindo e comparando as medidas.

Jeep cj 5
Dianteira: 1.008 mm 12 Lâminas

Traseira: 1.170 mm 10 Lâminas

Jeep cj 3
Dianteira: 920,75 mm 10 Lâminas

Traseira: 1.066 mm 9 Lâminas

F-75/Rural
Dianteira: 944 mm 10 Lâminas

Traseira: 1.324 mm 10 Lâminas

Segundo o catálogo da Fabrini. Algumas molas variam no numero de lâminas de acordo com o ano.

Abraços

AnTiPoP
15/10/2014, 09:02
Aproveitando o tópico tbm ...
Se eu colocar um kit de suspensão de toyota desse q vende por ai, SPUA (por baixo mesmo, como o original) vai alterar a altura do jeep ??
Estou precisando trocar os feixes mas tenho uma limitação de altura na minha garagem ....

turbino
15/10/2014, 12:17
Boa noite Turbino, traquilo?
Pra descobrir, só mesmo medindo e comparando as medidas.

Jeep cj 5
Dianteira: 1.008 mm 12 Lâminas

Traseira: 1.170 mm 10 Lâminas

Jeep cj 3
Dianteira: 920,75 mm 10 Lâminas

Traseira: 1.066 mm 9 Lâminas

F-75/Rural
Dianteira: 944 mm 10 Lâminas

Traseira: 1.324 mm 10 Lâminas

Segundo o catálogo da Fabrini. Algumas molas variam no numero de lâminas de acordo com o ano.

Abraços

Valeu pela dica Ian!!!

Hoje a noite vou tirar as medidas dos feixes de molas pra descobrir de qual carro são eles.

Por enquanto muito obrigado.

abraços, ate mais...

andre_agostinho
15/10/2014, 18:49
Se eu colocar um kit de suspensão de toyota desse q vende por ai, SPUA (por baixo mesmo, como o original) vai alterar a altura do jeep ??
Estou precisando trocar os feixes mas tenho uma limitação de altura na minha garagem ....
ola....não e pra alterar muito não....mas de qqer forma se sua garagem tem esse limite muito pequeno verifique pois se tiver que trocar um calço da carroceira....algum dia...já era... Verifique se a anulação dos seus jumelos estão no padrão tb ...
abs

OPC+JR
16/10/2014, 08:02

Se usar as laminas curtas e jumelo no tamanho padrão não vai mudar não, a não ser que suas molas estejam "cansadas", pois o arquamento desses modelos é quase igual.

Mas se usar as laminas mais compridas da toy ai vai sim, pois ela tem bem mais arquamento que as do jeep.

Dá uma olhada no catalogo da fabrini e compara as medidas das molas que vai ver isso.

[]´s

Gororoba Kid
28/12/2014, 23:04
Estou com sérios problemas com a estabilidade em retas com meu Willys. Se eu estiver a 60km/h e passar por alguma irregularidade no asfalto meu jipe começar um balanço de um lado para o outro...se eu não piso no freio afim de diminuir a velocidade é até capaz dele tombar. Acabei de trocar os 4 amortecedores pelos da Ranger achando que melhoraria porém continuou na mesma..... seria feixe-de-mola cansado? Existe isto?
[ ]'s

Willian Del Piero Rocha
29/12/2014, 08:24
Se os amortecedores são novos e da ranger ,o mais indicado para o jeep, deve mesmo ser feixes já cansados ,que perderam a função , ,só te alerto uma coisa ,não mande arquear ,porque vai voltar rapidinho a ficar como antes ,melhor colocar feixes novos.

eliasFerreira
29/12/2014, 08:44
Verifique as buchas.
Está com feixes e jumelos originais?

JAFER2014
16/10/2019, 20:21
Boa noite amigos

alguém ja colocou feixe de molas da Hyundai HR no Cj5 ? O fato da suspensao já estar spoada acrescenta alguma coisa nesse caso ?

Abraços a todos

SERGIO PERIQUITO
21/01/2020, 18:06
Boa tarde alguem sabe informar sobre a quantidade de molas do willys jipe no feixe de molas, original e mais macia? Grato sergio

Willian Del Piero Rocha
21/01/2020, 21:56
Boa tarde alguem sabe informar sobre a quantidade de molas do willys jipe no feixe de molas, original e mais macia? Grato sergio
Opa,, a quantidade de lâminas nos feixes,, dianteira = 12 lâminas,,,,, traseiras = 10 lâminas, como são vendidas em sites como Josewal4x4,, quanto a mais macias..... isso depende muuuito.

Walter Lopes Monteiro
05/08/2020, 20:17
Meu amigo, poderia enviar fotos e mais detalhes, se possível, pois estou com o mesmo problema com meu Jeep 1969. Obrigado!!!