Ver Versão Completa : Será que Funciona?
fabinhoRJ
12/09/2007, 16:18
Boa tarde pessoal,
Passando pela rua, encontrei este Jipe e este Guincho.
Será que alguém consegue explicar o funcionamento?
Abraços a todos.
klaus motta
12/09/2007, 16:45
Existem varios tópicos sobre este tipo de guincho é só digitar na procura " guincho mecânico " eu particularmente acho mais vantagem colocar um guincho elétrico este é trabalhoso para fazer, o custo não é tão baixo.Mais como jeepeiro agora o caminho mais difícil é uma idea.
Abraços
Klaus
Este guincho deve ser artesanal!
Mas acho que aquele motor recebe energia e movimenta as correias que movimentao o guincho em si.
Abraço
Pela foto não dá pra saber quais eixos tracioan ou giram livres,entretanto é óbvio que aquele pequeno motor(parece de arranque),tem sua força multiplicada pela redução das correntes,assim como a reduzida do jeep.Deve funcionar ,mas se arrastando...hehehe!!!
Quanto mais força(reduzido)tiver mais lento....
Mas é interessante a idéia...pois não sou fã de pagar 4 mil reais pra infiar o guinco no barro!
Que me desculpem os usuários e simpatizantes de guinchos,pois não os desmereço,mas essa é minha opinião.
Abs
Na verdade é um guincho elétrico feito no quintal de casa!!
O motor, que com certeza é de arranque (12 voltz) gira o primeior carretel onde existe uma redução na transmissão, ai o carretel de baixo transmite o movimento para o segundo carretel também com uma redução e assim vai até chegar ao último carretel que está preso ao eixo do tambor do guincho. Esta sequencia se dá da direita para a esquerda indo no sentido para fora do guincho onde, existe um eixo fixo para fixar as coroas das correntes em cima. As coroas das correntes de baixo são fixadas ao próprio eixo do tambor do guincho.
Como disse o Zepi, deve ser muito lento! Além de deixar o Jipe RIDICULO e acabar com a bateria.
Um abraço.
fabinhoRJ
12/09/2007, 20:32
Obrigado a todos pelo esclarecimento, na verdade só achei curioso. Não tenho intenção de instalá-lo.
Abraços
dickvigarista
13/09/2007, 18:10
Não achei tão má idéia assim.Até por que gosto desta coisa chamada cerebro e qto mais se usa mais se desenvolve.Comprar pronto é coisa mais de filho de pai rico sem criatividade.Me desculpem os filhos de pais ricos criativos.Outra coisa este motor é de arranque,certo.Agora que motor eletrico 12v os guinchos de marca usam. Olhem o site da Bosch e descubram.Abraços
Pela foto não dá pra saber quais eixos tracioan ou giram livres,entretanto é óbvio que aquele pequeno motor(parece de arranque),tem sua força multiplicada pela redução das correntes,assim como a reduzida do jeep.Deve funcionar ,mas se arrastando...hehehe!!!
Quanto mais força(reduzido)tiver mais lento....
Mas é interessante a idéia...pois não sou fã de pagar 4 mil reais pra infiar o guinco no barro!
Que me desculpem os usuários e simpatizantes de guinchos,pois não os desmereço,mas essa é minha opinião.
Abs
Era exatamente assim que eu pensava, mas o raciocinio nao funcionou.:putz:
Abraço
Não achei tão má idéia assim.Até por que gosto desta coisa chamada cerebro e qto mais se usa mais se desenvolve.Comprar pronto é coisa mais de filho de pai rico sem criatividade.Me desculpem os filhos de pais ricos criativos.Outra coisa este motor é de arranque,certo.Agora que motor eletrico 12v os guinchos de marca usam. Olhem o site da Bosch e descubram.Abraços
Tem rezão....se conseguisse um motor mais parrudo seria adepto dessa idéia....sairia bem mais barato que um desses...vc sabe qual....
Abs
dickvigarista
13/09/2007, 19:15
Como é bom participar deste forum, já estava com saudades.Vamos discutir mais de prof Pardal.Tenho arranque do Landau(bala) reformei a um ano.Tava jogado na oficina de um amigo e eu não tinha muito pra me distrair a cabeça e reformei todo.Quem sabe dá para fazer uns experimentos.
fabinhoRJ
13/09/2007, 21:55
Pessoal,
fiquei olhando algum tempo a foto e me veio na cabeça uma idéia, maluca, mas uma idéia.
Tenho uma Rural e estava pensando em um motor para o guincho que não consumisse a bateria tão rápido, então pensei em um motor independente do funcionamento do carro e me veio na cabeça motor estacionario de +-3 hp, o que vocês acham ?
Isso Dick!
Vamos queimar a massa (a minha não é mais cinzenta...depois do Fórum apareceram cores...)
Hehehehe!!!
Abs
O guincho artesanal é uma boa idéia. Eu gosto quando a coisa funciona bem e eu posso dizer ... FUI EU QUE FIZ..... Acho que esse tópico muito legal, se chegarmos a um modelo faça vc. mesmo. Só que estou desconfiado daquele sistema de redução por corrente, pois todo mundo sabe o ambiente que guincho é usado. É lama grudenta para todo lado, e no caso, fazendo macarrão com a corrente. No caso de um motor estacionário para o guincho não vale a pena. Para não usar a bateria use um modelo mecânico. Pensei até que a idéia fosse brincadeira. Abrs.
É verdade....uma proteção para aquela correntes seria primordial!!!
Abs
dickvigarista
14/09/2007, 17:26
Boa tarde; com toda certeza necessita de proteção, com barro não dá certo.Me parece sistema coroa/pinhão de moto ou similar, vc não acham ?
Eu acho que é isso sim Dick....
Abs
dickvigarista
21/09/2007, 11:19
Fabinho, tu não tens mais fotos de outros angulos, para vermos como é fixado as coroas.
dickvigarista
04/10/2007, 16:28
Neste esquema com coroa/pinhão não consegui bolar um esquema de eixos que funcione.Talvez parta para um esquema tipo usado em portões (automatizador) que tem uma boa redução.
Tarcisio Pinheiro
24/10/2007, 00:17
E ai BLZz!!:concordo:
Certa vez pensei em fazer um guincho independente e movel que pudesse colocar na trazeira e dianteira de modo facil.
Então pensei num motor de moto RX125 ou similar e mais o devido redutor com o carretel e cabo de aço, mas imagina-só o tamanho do trambolho prá se carregar no porta malas, já que ia ser movel.
Já o redutor gostei da ideia das coroas e pinhão e bom e barato e funciona bem.
Funcionamento: dois eixos ;todos os conjuntos de coroa/pinhão com os centros torneados com alojamento para rolamento; de um lado um pinhão recebe a tração do motor de arranque; do outro o ultima coroa transmite a tração reduzida para o carretel.
Com 5 relações de moto (ao preço de +/- $ 25,00)teremos a redução de 1:272 e com um motor de arranque de caminhão de 24v de aprox 2kw 3cv
+ o seu devido torque acredito que se chegue a bons resultados:
Elevação de 1200 a 1500kg e arraste aprox 4000kg mas para saber o torque exato preciso da potencia e velocidade do motor e isso eu ainda não sei.
Se alguem souber por favor me passa a informação pra mim ver se o trem vai dar certo.
Se der eu vou fazer.
Ate!!!:concordo:
fabinhoRJ
24/10/2007, 10:44
Dick, me desculpe a demora, eu vi este carro na rua e o dono não estava perto, mas eu vou a busca desse jipinho e tiro mais fotos e pergunto pro dono.
Abçs Fabio
dickvigarista
24/10/2007, 18:04
Gostei da filosofada do Tarcisio.É disso que precisamos para chegar lá.Só não sei aonde.Heheheheheheh.
Tarcisio Pinheiro
24/10/2007, 22:25
BLZZ pessoal!!:concordo::concordo:
E ai, alguem sabe a potencia e velocidade do motor de arranque??:pensativo:
Ate!!
Tarcisio Pinheiro
25/10/2007, 02:37
E ai pessoal BLZZZ!!:concordo:
Achei os valores de potencia e rotação que eu precisava.
Fiz umas contas aqui e conclui que com um motor de arranque de opala dá pra conseguir os seguintes torques:
Para elevação dá para erguer até 1200Kg
Para arrasto uns 3000 Kg
Com carretel de 4" (10cm diametro) vai puxar 7 metros por minuto.
E por falar em metro/minuto alguém sabe qual a velocidade de um guincho proprio de 4x4??
Ate!!!!:concordo::concordo:
E ai pessoal BLZZZ!!:concordo:
Achei os valores de potencia e rotação que eu precisava.
Fiz umas contas aqui e conclui que com um motor de arranque de opala dá pra conseguir os seguintes torques:
Para elevação dá para erguer até 1200Kg
Para arrasto uns 3000 Kg
Com carretel de 4" (10cm diametro) vai puxar 7 metros por minuto.
E por falar em metro/minuto alguém sabe qual a velocidade de um guincho proprio de 4x4??
Ate!!!!:concordo::concordo:
vo da um palpite tmb.......
esses dias eu tava pensando em usar uma redução industrial que normalmente é mais de 20:1 presa no chassis com o rolo do cabo e tal, acionada por um cardan em uma polia no motor.........
mas depois fiquei pensando no tal do cardan, mancais o perigo e tal..........
dai depois outro dia me aparece aqui na oficina um micro onibus da auto escola,um Iveco turbo daily (sei la como se chama) e fiquei olhando dentro do cofre do motor tinha um pequeno compressor ligado num pequeno motor eletrico (parecia um motor de maquina de lavar roupas) 12V acoplado por uma correia dentada, quando ligava a chave de ignição aquela coisa começava a girar e "fazer ar", dai fiquei pensando pra que serviria aquilo......olhei os freios normais hidraulicos......dai me caiu a ficha, era pra abrir a porta lateral, ja que ele é "onibus"............
bom fiquei olhando pro pequeno motor eletrico........não sei a potencia dele nem nada mais, mas vou olhar direito e me informar.........
Tarcisio Pinheiro
28/10/2007, 21:29
vo da um palpite tmb.......
esses dias eu tava pensando em usar uma redução industrial que normalmente é mais de 20:1 presa no chassis com o rolo do cabo e tal, acionada por um cardan em uma polia no motor.........
mas depois fiquei pensando no tal do cardan, mancais o perigo e tal..........
dai depois outro dia me aparece aqui na oficina um micro onibus da auto escola,um Iveco turbo daily (sei la como se chama) e fiquei olhando dentro do cofre do motor tinha um pequeno compressor ligado num pequeno motor eletrico (parecia um motor de maquina de lavar roupas) 12V acoplado por uma correia dentada, quando ligava a chave de ignição aquela coisa começava a girar e "fazer ar", dai fiquei pensando pra que serviria aquilo......olhei os freios normais hidraulicos......dai me caiu a ficha, era pra abrir a porta lateral, ja que ele é "onibus"............
bom fiquei olhando pro pequeno motor eletrico........não sei a potencia dele nem nada mais, mas vou olhar direito e me informar.........
E ai BLZZ!!:concordo:
Mas e ai qual é a ideia?
Um guincho pneumatico??
Aguardando!!!
E ai BLZZ!!:concordo:
Mas e ai qual é a ideia?
Um guincho pneumatico??
Aguardando!!!
me expressei mal no texto..........
minha idéia seria usar o motor eletrico do mesmo tipo usado pra tocar o compressor......
mas preciso descobrir dq é esse motor e a potencia dele...........
Tarcisio Pinheiro
29/10/2007, 22:18
me expressei mal no texto..........
minha idéia seria usar o motor eletrico do mesmo tipo usado pra tocar o compressor......
mas preciso descobrir dq é esse motor e a potencia dele...........
BLZZ!!:concordo::concordo:
Não sei que motor é esse mas acho que não aguentaria, pois um compressor precisa de bem menos torque do que um guincho e além do mais hoje em dia tudo é construido no limite .
:concordo:
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