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Ver Versão Completa : Balancim da embreagem ... Duvidas ..



Santoro
11/09/2007, 21:52
Bom , e e o seguinte , ja consultei o manual de manutenção q tenho n vi nda a respeito . existe dentro do balancim q aciona a embreagem um reparo ,que vende na donatti , composto de : uma mola , 2 anilhas de feltro , 2 anilhas de cobre , e uma arruela de feltro maio .. meu pdal nuinca teve isso dentro . queria saber como eh esse esquema . sei q isso eh para regular o pedal n deixando ele com folgas estou correndo ? a função seria manter sempre empurrado para o lado do birro q prende tanto no motor quanto no chassi . no site da donatti tem as fotos , eh so ir na seção pedais . o kit n eh caro , menos q 6 reais , mas como ja tenho a mola , resolvi fazer eu msm , mas queria saber como funciona , notei q o tal balancim , tem 2 furos , como se fosse para travar alguma coisa . acredito q seja a tal mola . alguem teria algum esquema de como eh isso ? comprimento da mola , etc ???

esqueci de citar , meu jeep e o 4 cl com caixa de 4 marchas , tb , mas acho q esse balamcim seja igual a todos os modelos .

leopoldo
11/09/2007, 23:31
Santoro,

O 4cil OHC e pedaleira suspensa não usa isso. :

Para o outro modelo ... o eixo balancim da embreagem do jeep com pedaleira presa ao chassis é um eixo bi-apoiado e fica "flutuando" entre o chassis e a caixa da transferência em dois pinos rotulares. Um pino esferico com rosca macho preso à caixa de transferência e outro pino esferico, com corpo sextavado e rosca femea preso ou diretamente a um furo na alma da longarina (mais comum) ou a um suporte (+ raro)

Essa "flutuação" se dá por efeito de uma mola de um lado e, pela própria flexibilidade dos coxins do cambio/transferência.

O eixo possui dois furos passantes por onde devem ser instaladas 2 coupilhas longas.

Essas coupilhas são os batentes internos do kit de reparo do balancim.

Mas antes de por as coupilhas, vem muita graxa. Na verdade, vc pode encher o tubo de graxa.

Depois de instalar as mesmas, vem um kit em ambos os lados:

De um lado, um batente metalico que vai de encontro com a coupilha, um feltro e uma vedação sanfonada que vai na rotula. Este lado é fácil de determinar pois, o furo da coupilha fica mais próximo à extremidade do tubo.

Do outro lado do tubo, uma mola, um outro batente metalico, o feltro, e outra vedação sanfonada na rotula. Neste lado, o furo da coupilha fica mais afastado da extremidade.

Ao instalar tudo isso, muita graxa espirra para fora.

O lado certo do tubo (que fica com a mola virada para o lado do chassis, ou o lado da transferencia) vc tem de determinar na hora da montagem pois varia com o fabricante do tubo (eles mudam a posição dos furos da coupilhas, a profundidade, o angulo das orelhas a bel prazer).

Desenho ? http://www.g503.com/images/old-parts-page/clutch-link.jpg abaixo anexado


http://www.g503.com/images/old-parts-page/clutch-link.jpg

joão k. chikui
12/09/2007, 06:58
Grande mestre Leopoldo
Faz uns 10 anos que não uso essas pedaleiras originais, mas foi bom relembrar como era meu primeiro CJ5.

edgar
12/09/2007, 14:22
Justamente este desenho que faltava para me iluminar as ideias......

Nunca enchi totalmente o tubo de graxa, mas ja vi a falta que a graxa faz (come os birros totalmente e cria uma baita folga)

Tambem nunca encontrei os vedadores de borracha, mas ja que estamos com a peça desmontada e lavada, poderia fazer um furo (mais ou menos no meio), abrir rosca (que me lembre é um tubo de parede grossa) e colocar um bico graxeiro....dai fica mais facil de montar (da para montar levemente lubrificado) e depois enche com a bombinha de graxa.

Ai é só anotar mais este ponto de lubrificação !

O que acham ?

Santoro
14/09/2007, 08:28
Leopoldo , n entendi .. vc disse q jeep com motor ohc e pedaleira suspensa n usa isso ... o meu esta usando ... apesar de usar a pedaleira suspensa , e agora estar adaptando a embreagem hidraulica da toyota , continuarei a usar o tal balancim ... tentei usar outromeio para acionar a embreagem , mas teria q fazer um furo na capa seca , o q n acho valido ... como o acionamento da embreagem da toy ela empura uma haste , e a original do cj puxa , estou usando o balancim com a orelha invertida , ou seja as duas para cima para poder fazer uma alavanca .

leopoldo
14/09/2007, 12:18
SANTORO,

Quando a FORD(E) O JEEP colocou pedaleira suspensa, mudou o tipo de acionamento do garfo de embreagem.

O cabo entra por um orifício na caixa seca e lá dentro PUXA o garfo, que também é diferente.

O balancim foi descontinuado, pois era do sistema de alavanca e esse sistema era para pedal em baixo.

O seu pode eventualmente ter sido adapretado ao longo dos anos.

Santoro
14/09/2007, 13:11
POis eh leopoldo , o acionamento da embreagem eh assim , tem um pequeno orificio por opnde entra em cabo q puxa o garfo . esse cabo liga em uma das abas do balancim , a outra aba eh ligada a um cabo q vai para os pedais . n parece q foi nd adaptado eh sim original..

leopoldo
14/09/2007, 18:47
Esssstranho.

Manda umas fotos. Será que houve um sistema híbrido num certo ano ???

Santoro
14/09/2007, 19:23
amanha irei na oficina e tiro umas fotos . meu carro eh 79 ...

Santoro
14/09/2007, 21:40
leopoldo esqueci de dizer que a minha pedaleira e de opala que eu adaptei

Santoro
14/09/2007, 21:50
edgar eu ja fiz isso ja coloquei um graxeira

leopoldo
14/09/2007, 22:05
SANTORO.

CARAMBA!

O seu pequeno esquecimento quer dizer que o seu sistema NÃO é original.

E como adaptação, espere qualquer coisa.

Porém, com é hibrido da pedaleira flutuante com o sistema da pedaleira em baixo, o desenho que eu postei serve como orientação para a usa montagem.

O resto ... é adaptação.

leopoldo
14/09/2007, 22:08
mensagem eco

e caso encerrado

Santoro
15/09/2007, 10:32
POis eh , eu so queria saber de como era feita a montagem hehehehe, problema resolvido . agora sei pq meu balancim tinha uma puta folga .. nunca deve ter tido isso ali ... vlw leopoldo .. outra coisa , onde vc pegou akele desenho , tem outros ? entrei no site , mas n consegui achar a tal area onde a foto se encontra .
vlw

leopoldo
15/09/2007, 10:38
achei este desenho pesquisando imagens no google com o titulo: jeep clutch bellcrank .... foi a imagem mais didatica que achei.