Ver Versão Completa : Balancim da embreagem ... Duvidas ..
Bom , e e o seguinte , ja consultei o manual de manutenção q tenho n vi nda a respeito . existe dentro do balancim q aciona a embreagem um reparo ,que vende na donatti , composto de : uma mola , 2 anilhas de feltro , 2 anilhas de cobre , e uma arruela de feltro maio .. meu pdal nuinca teve isso dentro . queria saber como eh esse esquema . sei q isso eh para regular o pedal n deixando ele com folgas estou correndo ? a função seria manter sempre empurrado para o lado do birro q prende tanto no motor quanto no chassi . no site da donatti tem as fotos , eh so ir na seção pedais . o kit n eh caro , menos q 6 reais , mas como ja tenho a mola , resolvi fazer eu msm , mas queria saber como funciona , notei q o tal balancim , tem 2 furos , como se fosse para travar alguma coisa . acredito q seja a tal mola . alguem teria algum esquema de como eh isso ? comprimento da mola , etc ???
esqueci de citar , meu jeep e o 4 cl com caixa de 4 marchas , tb , mas acho q esse balamcim seja igual a todos os modelos .
leopoldo
11/09/2007, 23:31
Santoro,
O 4cil OHC e pedaleira suspensa não usa isso. :
Para o outro modelo ... o eixo balancim da embreagem do jeep com pedaleira presa ao chassis é um eixo bi-apoiado e fica "flutuando" entre o chassis e a caixa da transferência em dois pinos rotulares. Um pino esferico com rosca macho preso à caixa de transferência e outro pino esferico, com corpo sextavado e rosca femea preso ou diretamente a um furo na alma da longarina (mais comum) ou a um suporte (+ raro)
Essa "flutuação" se dá por efeito de uma mola de um lado e, pela própria flexibilidade dos coxins do cambio/transferência.
O eixo possui dois furos passantes por onde devem ser instaladas 2 coupilhas longas.
Essas coupilhas são os batentes internos do kit de reparo do balancim.
Mas antes de por as coupilhas, vem muita graxa. Na verdade, vc pode encher o tubo de graxa.
Depois de instalar as mesmas, vem um kit em ambos os lados:
De um lado, um batente metalico que vai de encontro com a coupilha, um feltro e uma vedação sanfonada que vai na rotula. Este lado é fácil de determinar pois, o furo da coupilha fica mais próximo à extremidade do tubo.
Do outro lado do tubo, uma mola, um outro batente metalico, o feltro, e outra vedação sanfonada na rotula. Neste lado, o furo da coupilha fica mais afastado da extremidade.
Ao instalar tudo isso, muita graxa espirra para fora.
O lado certo do tubo (que fica com a mola virada para o lado do chassis, ou o lado da transferencia) vc tem de determinar na hora da montagem pois varia com o fabricante do tubo (eles mudam a posição dos furos da coupilhas, a profundidade, o angulo das orelhas a bel prazer).
Desenho ? http://www.g503.com/images/old-parts-page/clutch-link.jpg abaixo anexado
http://www.g503.com/images/old-parts-page/clutch-link.jpg
joão k. chikui
12/09/2007, 06:58
Grande mestre Leopoldo
Faz uns 10 anos que não uso essas pedaleiras originais, mas foi bom relembrar como era meu primeiro CJ5.
Justamente este desenho que faltava para me iluminar as ideias......
Nunca enchi totalmente o tubo de graxa, mas ja vi a falta que a graxa faz (come os birros totalmente e cria uma baita folga)
Tambem nunca encontrei os vedadores de borracha, mas ja que estamos com a peça desmontada e lavada, poderia fazer um furo (mais ou menos no meio), abrir rosca (que me lembre é um tubo de parede grossa) e colocar um bico graxeiro....dai fica mais facil de montar (da para montar levemente lubrificado) e depois enche com a bombinha de graxa.
Ai é só anotar mais este ponto de lubrificação !
O que acham ?
Leopoldo , n entendi .. vc disse q jeep com motor ohc e pedaleira suspensa n usa isso ... o meu esta usando ... apesar de usar a pedaleira suspensa , e agora estar adaptando a embreagem hidraulica da toyota , continuarei a usar o tal balancim ... tentei usar outromeio para acionar a embreagem , mas teria q fazer um furo na capa seca , o q n acho valido ... como o acionamento da embreagem da toy ela empura uma haste , e a original do cj puxa , estou usando o balancim com a orelha invertida , ou seja as duas para cima para poder fazer uma alavanca .
leopoldo
14/09/2007, 12:18
SANTORO,
Quando a FORD(E) O JEEP colocou pedaleira suspensa, mudou o tipo de acionamento do garfo de embreagem.
O cabo entra por um orifício na caixa seca e lá dentro PUXA o garfo, que também é diferente.
O balancim foi descontinuado, pois era do sistema de alavanca e esse sistema era para pedal em baixo.
O seu pode eventualmente ter sido adapretado ao longo dos anos.
POis eh leopoldo , o acionamento da embreagem eh assim , tem um pequeno orificio por opnde entra em cabo q puxa o garfo . esse cabo liga em uma das abas do balancim , a outra aba eh ligada a um cabo q vai para os pedais . n parece q foi nd adaptado eh sim original..
leopoldo
14/09/2007, 18:47
Esssstranho.
Manda umas fotos. Será que houve um sistema híbrido num certo ano ???
amanha irei na oficina e tiro umas fotos . meu carro eh 79 ...
leopoldo esqueci de dizer que a minha pedaleira e de opala que eu adaptei
edgar eu ja fiz isso ja coloquei um graxeira
leopoldo
14/09/2007, 22:05
SANTORO.
CARAMBA!
O seu pequeno esquecimento quer dizer que o seu sistema NÃO é original.
E como adaptação, espere qualquer coisa.
Porém, com é hibrido da pedaleira flutuante com o sistema da pedaleira em baixo, o desenho que eu postei serve como orientação para a usa montagem.
O resto ... é adaptação.
leopoldo
14/09/2007, 22:08
mensagem eco
e caso encerrado
POis eh , eu so queria saber de como era feita a montagem hehehehe, problema resolvido . agora sei pq meu balancim tinha uma puta folga .. nunca deve ter tido isso ali ... vlw leopoldo .. outra coisa , onde vc pegou akele desenho , tem outros ? entrei no site , mas n consegui achar a tal area onde a foto se encontra .
vlw
leopoldo
15/09/2007, 10:38
achei este desenho pesquisando imagens no google com o titulo: jeep clutch bellcrank .... foi a imagem mais didatica que achei.