Conectar

Ver Versão Completa : Consoles - faça você mesmo!!!!

Loras
11/09/2007, 13:44
Boas!!!:!:

Em breve pesquisa já encontrei alguns tópicos::arrow:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1495

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6634

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7805

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=586

Bom, o fato é, preciso fazer 03 consoles aqui em casa.

Dois para a Endurance e um para a Camper...

Como não encontrei informações "técnicas" sobre o processo de construção, resolvi criar esse tópico.:idea:

Vamos a tradicional avalanche de perguntas::arrow:

1 - Que material usar? Compensado? MDF? Compensado naval? Alumínio? Metal? Qual a espessura recomendada?

2 - Como revestir? Couro? Fibra? Resina? Quais as características de cada uma das opções? Onde encontro material sobre como usar cada um deles?

3 - Como fazer sua fixação no assoalho?

Bom, vou colocar algumas fotos que encontrei pela internet... afinal, nesse mundo nada se cria... tudo se copia!!!!:mrgreen:

Abs,

Loras
11/09/2007, 13:50
Fontes de inspiração...:arrow:

Loras
11/09/2007, 13:54
Mais mais...:arrow:

Loras
11/09/2007, 13:59
Agora consoles de teto...:arrow:

Loras
11/09/2007, 14:03
Modelo 01...

Loras
11/09/2007, 14:06
Modelo 02...:pensativo:

Otávio Luiz
11/09/2007, 14:19
Loras, nunca fiz nem pretendo fazer um destes, pois conheço minhas limitações...:confused:...mas se fosse fazer faria de madeira, por ser mais fácil de trabalhar.
Vai molhar? Compensado naval. Não? Compensado normal ou MDF. Acredito que o MDF seja mais difícil de lidar...:pensativo:
Faria revestido de couro ou aquela napa (couro sintético) com espuma de um lado, muito comum em lojas de estofamentos.
O console de teto é pra guardar tralha? Já pensou nestes das caminhonetes modernas? Procura um nos desmanches, vai ter luz, porta-trecos e talvez até um lugar pro som.
Uma visita a um estofador pode render boas idéias também.:concordo:

CAVESO
11/09/2007, 14:19
Loras,

Acho que o melhor é definir um modelo (baseado nas "cópias") e pedir a um desses caras que fazem caixas de som para veículos tunados, que faça sob-medida.

No final ficará mais barato (já que não precisa comprar uma folha inteira da madeira escolhida), bonito, resistente e etc...

Zepi
11/09/2007, 14:49
Gostei desse pra usar com o câmbio automático.....

Daniel Engelbrecht
11/09/2007, 15:04
Acho que seria interessante um console preso no teto para colocar o PX. Principalmente no caso do samurai, que tem pouco espaço.
Mas como prender?

Zepi
11/09/2007, 15:16
Também penso em um no teto não muito grande...não ocupa espaço....

Abs

chrisb
11/09/2007, 17:04
Outro dia, quando fui ao Edmur (oficina de Suzuki em BH) ví um Samurai com um console no teto (Não era grande) , tinha PX e umas luzes bacanas (tipo aqueles de ônibus)... Não sei de quem era o Samurai, mas vou ver com o Edmur se ele sabe mais detalhes sobre a adaptação.

Loras
11/09/2007, 19:47
Otavio,

Qual a diferença entre MDF, compensado e compensado naval? Qual o mais leve? E o mais resistente?:?:

No console de teto guardarei objetos leves que gosto de ter em local de fácil acesso. Canivete, head lamp, óculos de sol, mapa, toalha, lápis e papel.

Além disso preciso de local para uma tela LCD de 7pol e botões de caça.:concordo:

Esses pré-fabricados são boas opções, mas gostaria de algo personalizado e mais adequado ao teto / dimensões da 110.

Caveso,

Cansei de pagar e ficar insatisfeito com o resultado final.

Aqui em Boa Vista não temos essa mão de obra qualificada.

O faça você mesmo pode ficar mais caro... mas é melhor ter de lidar somente com o espelho em caso de fúria...:mrgreen:

Além disso é uma santa terapia!!!:dance:

Seguimos a pesquisa...

Abs,

Loras
11/09/2007, 19:52
Mais idéias....

Loras
11/09/2007, 19:56
Mais mais mais...

Loras
11/09/2007, 20:01
opções não faltam....:mrgreen:

Loras
11/09/2007, 20:08
último.... acabou.:sad:

Hudson Buck
11/09/2007, 21:24
Gostei desse pra usar com o câmbio automático.....

Zepi.

Sei que você esta um pouco longe de São Paulo, mas se eu não me engano vi vários desse console á venda numa loja da rua Piratininga, no bairro do Brás aqui em São Paulo. Acho que o nome da loja era Santovito, eles arrematam lotes de peças novas em leilões e depois vendem.

Não sei se eles têm página na internet, mas quando eu passar por lá poso olhar para você.

Abraços.

Hudson.

alessandrosp
11/09/2007, 21:38
Fala aí Loras! Parece que vc achou o site de consoles da Austrália. Eu comprei um console e mandei vir de lá. Pedi para vir com 2 lâmpadas de leitura mais 2 grades para colocar os alto-falantes do PX. Depois fiz toda a instalação elétrica para poder comandar as faróis de milhas que instalei no bagageiro.

CAVESO
11/09/2007, 21:42
Caveso,

Cansei de pagar e ficar insatisfeito com o resultado final.

Aqui em Boa Vista não temos essa mão de obra qualificada.

O faça você mesmo pode ficar mais caro... mas é melhor ter de lidar somente com o espelho em caso de fúria...:mrgreen:

Além disso é uma santa terapia!!!:dance:

Seguimos a pesquisa...

Abs,

Olhando por esse prisma você está corretíssimo!

E como terapia é bão demais, rs!

pcervieri
11/09/2007, 22:27
O meu (F75), vou fazer no teto, de compensado revestido de curvim. Bem simples e barato, se estragar faco de novo.
Vou instalar o VHF, som, luz de leitura, e a parte de chaves em geral, inclusive a ignicao e o botao de acionamento da tracao.
Tambem vou colocar no teto aqueles isolantes que se usam na parede corta fogo, pra diminuir o calor la dentro.

Assim, quando chegar da trilha mando o esguicho pra dentro da cabine sem molhar nada.

Assim que instalar posto foto.

CAVESO
11/09/2007, 22:40
Uma outra possibilidade também é fazer o console em fibra de vidro e pintá-lo depois...

Zepi
12/09/2007, 08:19
Uma outra possibilidade também é fazer o console em fibra de vidro e pintá-lo depois...

Gostei dessa idéia Caveso...
Agora pensei nisso..fazer o console,lixar bem ele,e depois pintar com tinta opaca na cor da rural....

Abs

Zepi
12/09/2007, 08:24
Poxa Hudson! Se conseguir descobrir isso pra mim te agradeço!Hehehe!

Abs

Otávio Luiz
12/09/2007, 08:53
Lora, não tenho muito conhecimento (e nem pesquisei...:() mas imagino que as diferenças sejam estas:
Compensado naval - deve ter tratamento na madeira e usar uma cola a prova d'água.
Compensado normal - normal...:mrgreen:... sem tratamento na madeira e cola comum a base d'água.
MDF - é feito a partir da madeira picada, que é prensada com certos produtos até virar uma "tauba" de madeira... acredito que seja mais pesada que o compensado (digo isto pelo meu guarda roupa) e já ouvi falar que é mais difícil de serrar e furar, não sei da veracidade desta informação...
Bom, você já sabe disso, o mais correto é pesquisar na net...:concordo:

Cursino
12/09/2007, 09:09
Loras, dá uma olhada no que minha irmã, que faz cozinhas planejadas, me passou agora por MSN:

"Para fazer o console é melhor usar o MDF, pois é mais fácil de trabalhar que o compensado. Ele só não gosta muito de pregos ou parafusos presos direto nele, tem que furar e usar bucha de nylon, como é feito na maioria dos móveis de hoje.
O MDF é uma mistura de pó de madeira e resina prensada a alta pressão, é uma evolução do antigo aglomerado, com melhor acabamento e maior resistência."
Vou ver se consigo algum material técnico e te mando."

[]'s

Loras
12/09/2007, 10:27
Fala aí Loras! Parece que vc achou o site de consoles da Austrália. Eu comprei um console e mandei vir de lá. Pedi para vir com 2 lâmpadas de leitura mais 2 grades para colocar os alto-falantes do PX. Depois fiz toda a instalação elétrica para poder comandar as faróis de milhas que instalei no bagageiro.

Alessandro,

Realmente a maioria das fotos é de um site!!!

Mas não me lembro qual!!!:putz:

Pode postar o www aqui?:?:

Por curiosidade, como ficou o frete e imposto de importação?:?:

Abs,

Loras
12/09/2007, 10:31
Caveso,

Também tinha pensado na fibra de vidro. Mas pensei em fazer de compensado fino e depois somente revestir de fibra.

Fica mais resistente dessa forma?:?:

Cursino,

Justamente essas informações que procuro. Qual espessura usar, qual tipo de prego, como fazer a estrutura do mesmo... informações "técnicas", isto é, um curso de marcenaria!!!!:mrgreen:

Agora vou ao Google...:concordo:

Abs,

Cursino
12/09/2007, 11:11
Loras, pode sim fazer de chapa fina de compensado e fibra de vidro, fica bom "bagarai", mas se eu fosse usar fibra, usaria SÓ fibra! Faça os moldes em compensado fininho, daí é só laminar os painéis e depois juntar tudo, usando fibra mesmo. É um material fácil de trabalhar depois que se pega o "jeito" com o tempo de cura da resina. Talvez fique até mais barato que a madeira, fica mais leve e vc perde pouco espaço com espessura de paredes, sem falar que pode fazer curvas à vontade na peça.
[]'s de fibra

CAVESO
12/09/2007, 12:03
A vantagem da fibra, além da resistência, já que mdf não pode ver água nem de longe, é a facilidade em fazer as curvas que o console necessitar.

CAVESO
12/09/2007, 12:05
Caveso,

Também tinha pensado na fibra de vidro. Mas pensei em fazer de compensado fino e depois somente revestir de fibra.

Fica mais resistente dessa forma?:?:

Abs,

Concordo com o Cursino: faria um molde em compensado fininho (ou em lata) e deixaria o console só na fibra mesmo.

Estevam
12/09/2007, 14:24
Oi Alessandro.....e qto ficou o custo disso....?
O console é do jeito q tb estou procurando para minha F75, sera q daria?E as medidas? é so mandar.....aguardo por mp......Abrçs

Loras
12/09/2007, 14:28
Material sobre fibra de vidro:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=456317#post456317

Pela necessidade do molde, acho que vou optar pelo MDF fino revestido de fibra mesmo...:pensativo:

A não ser que faça uma produção em série!!!!:mrgreen:

Abs,

Cursino
12/09/2007, 14:37
Loras, vc pode usar qq material p/ fazer o molde, desde que fique firme o sufuciente p/ não deformar enquanto vc aplica resina na peça. Se for fazer uma peça curva, ou com muitos rercortes, faça o molde negativo em gesso.
Vc vai gostar de trabalhar com fibra, pois é rápido p/ vc ter resultados e o acabamento fica nota 11.
Outra vantagem da fibra é a liberdade que você tem de poder fazer o console em uma peça única, ou em várias peças parafusadas ou rebitadas (pode ser interessante p/ manutenções futuras), sem falar na infinidade de acabamentos possíves.

Mezenga
12/09/2007, 15:02
Saudações Senhores,

Primeiramente gostaria de agradecer as dicas/soluções que todos postam neste site.
Trabalho em um empresa que fabrica compensados. Gostaria de tentar ajuda-los no que for possivel.
Senhor Loras oque o Sr. Otavio Luiz descreve é corretiíssimo, sobre a diferenciação do Compensado - Compensado Naval.
As colas utilizadas são diferentes, por isso o compensado naval tem um R$ cerca de 15 a 20% maior que o compensado normal, porem sua durabilidade ao contato com a agua é muito maior. Outra situação o compensado naval é mais pesado que o compensado normal.
sobre o MDF creio q o Sr. Otavio Luiz citou tudo, apesar de nao conhecer a forma de fabricação do mesmo.
Espero ter ajudado...
sds a todos...

Otávio Luiz
12/09/2007, 15:33
Saudações Senhores,

Primeiramente gostaria de agradecer as dicas/soluções que todos postam neste site.
Trabalho em um empresa que fabrica compensados. Gostaria de tentar ajuda-los no que for possivel.
Senhor Loras oque o Sr. Otavio Luiz descreve é corretiíssimo, sobre a diferenciação do Compensado - Compensado Naval.
As colas utilizadas são diferentes, por isso o compensado naval tem um R$ cerca de 15 a 20% maior que o compensado normal, porem sua durabilidade ao contato com a agua é muito maior. Outra situação o compensado naval é mais pesado que o compensado normal.
sobre o MDF creio q o Sr. Otavio Luiz citou tudo, apesar de nao conhecer a forma de fabricação do mesmo.
Espero ter ajudado...
sds a todos...

Putz! Acertei no chute!!!:shock::dance:

Pesquisando um pouco...

MDF
Medium-density fiberboard é um material derivado da madeira e é internacionalmente conhecido por MDF. Em português a designação correcta é placa de fibra de madeira de média densidade.

O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. O material é moldado em painéis lisos sob alta temperatura e pressão. Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.
O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da madeira maciça. A maioria de seus parâmetros físicos de resistência são superiores aos da madeira aglomerada, caracterizando-se, também, por possuir boa estabilidade dimensional e grande capacidade de usinagem.
Fonte Wikipédia

Compensado naval
Afinal, o que é o Compensado Naval? Muitos profissionais desconhecem o produto por falta de informação no mercado. O Compensado Naval, nada mais é do que a mesma madeira utilizada na composição do Madeleo, só que com o diferencial da Cola e da secagem das lâminas, que tem que ter um grau de umidade muito menor do que o compensado comum.

Neste produto, é utilizada uma cola especial, denominada cola fenólica, que oferece mais resistência à água, do que as colas comuns. Ou seja, o Compensado Naval é ideal para ser utilizado em ambientes úmidos como, banheiros, cozinhas e lavanderias.
Utilizando o Compensado Naval, o profissional irá garantir uma durabilidade maior de seus produtos e, por conseqüência, a satisfação de seus clientes. Para se ter uma idéia, os compensados normais - quando utilizados nestes ambientes - oferecem uma durabilidade de 05 anos, sendo que o Compensado Naval dura o dobro do tempo
Fonte Grupo Bridi - Bridi Madeiras

Nóis é meio burrinho mas esforçado...:mrgreen::concordo:

diniz
13/09/2007, 03:12
acabei de fazer um console p/ colocar em cima do banco inteirisso da S-10, o carro é uma porcaria, não tem um porta treco descente, porta copo, nada... so aquelas ridiculas bolsinhas nas portas que não cabem nada

fiz de fibra de vidro e aproveitei parte de um console antigo que comprei em desmanche, agora tenho porta copo, apoio de braço e varios bausinhos p/ guardar um monte de tranqueras, tudo numa peça só.

uma ideia p/ quem for fazer de fibra e comprar blocos de isopor e c/ um estilete moldar o console do jeito que quiser, curvas e tudo mais... depois cobre o isopor c/ fita crepe totalmente, não pode ficar buraco, por isso passei a fita 2 vezes... a seguir é so cobrir a peça c/ tecido de fibra em retalhos e ir passando a resina ja catalisada... qdo secar arranca o isopor e massa plastica no bixo sem do... depois e lixar e passar mais massa se necessário ainda... qdo tiver pronto vc pode pintar ou revestir de curvin

existe o tecido de fibra e a manta de fibra... tecido é mais fino e facil de trabalhar, a manta é mais grossa e rustica... o resustado final é o mesmo c/ os 2, a diferença é a facilidade de trabalhar

Cotrim
13/09/2007, 03:48
Zepi.

Sei que você esta um pouco longe de São Paulo, mas se eu não me engano vi vários desse console á venda numa loja da rua Piratininga, no bairro do Brás aqui em São Paulo. Acho que o nome da loja era Santovito, eles arrematam lotes de peças novas em leilões e depois vendem.

Não sei se eles têm página na internet, mas quando eu passar por lá poso olhar para você.

Abraços.

Hudson.
Hudson,

O site da SantoVito é http://www.santovitoecia.com/

[]'s

Loras
13/09/2007, 11:25
uma ideia p/ quem for fazer de fibra e comprar blocos de isopor e c/ um estilete moldar o console do jeito que quiser, curvas e tudo mais... depois cobre o isopor c/ fita crepe totalmente, não pode ficar buraco, por isso passei a fita 2 vezes... a seguir é so cobrir a peça c/ tecido de fibra em retalhos e ir passando a resina ja catalisada... qdo secar arranca o isopor e massa plastica no bixo sem do... depois e lixar e passar mais massa se necessário ainda... qdo tiver pronto vc pode pintar ou revestir de curvin

existe o tecido de fibra e a manta de fibra... tecido é mais fino e facil de trabalhar, a manta é mais grossa e rustica... o resustado final é o mesmo c/ os 2, a diferença é a facilidade de trabalhar

Excelente idéia o isopor!!!:!:

Principalmente agora que eu já comprei um mdf de 3mm par fazer o molde...:parede: :mrgreen:

Bom, vamos ver como fica.

Minha dúvida é: como fechar o console sem o isopor dentro?

Preciso que ele fique bem vedado, para evitar a entrada de poeira.

E como faço para fixar uma porca por dentro na fibra, por exemplo para prender o painel dos botões, facilitando a manutenção?

Tem fotos?:?:

Aqui em Boa Vista achei somente a manta, com fibras embaralhadas. O tecido com fibras perpendiculares não tem. Bem como não há os diversos tipos de resina...:(

Abs,

Loras
13/09/2007, 11:33
Putz! Acertei no chute!!!:shock::dance:

Pesquisando um pouco...

Nóis é meio burrinho mas esforçado...:mrgreen::concordo:

Santa pesquisa!!!:palmas:

O console teto eu decidi tentar de fibra por dois motivos:

- peso

- desafio para aprender a trabalhar com o material

Será que preciso fazer algumas "longarinas" internas de reforço para o mesmo?

Me preocupa principalmente como fazer sua fixação... vou postar uma foto do teto da Land aqui, para ver se ajuda.:idea:

Abs,

Cursino
13/09/2007, 11:52
Não precisa fazer longarinas não. É só fazer com que as paredes dique mais ou menos com 3 mm de espessura. Fica muito forte, nem parece, mas fica!
Para fixar porcas, é só, depois do painel pronto, furar onde quer por a porca e prendê-la com resina.

ojaneri
13/09/2007, 16:35
A melhor forma para fazer um console, é pegar tiras (ou sarrafos) de madeira e fazer uma armação oca. basta apenas a armação, não precisa fechar as paredes. Depois da armação pronta, voce reveste ela com um tecido (malha comum, por ex) e depois taca resina de fibra em cima do tecido. A resina vai secando e se solidificando junto com o tecido, formando uma estrutura forte.

Depois é só cortar onde precisar e fazer o acabamento, lixando e pintando ou cobrindo com curvim.

Cursino
14/09/2007, 10:16
A idéia do tecido é muito boa, porém só pode ser usada como método construtivo, servindo de base p/ a manta de fibra, pois o tecido com o tempo "apodrece" e não tem tanta resistencia mecânica. O único problena do tecido é que nem sempre conseguimos dar a forma que queremos a ele.
Outra alternativa (para peças pequenas) é fazer um molde em arame e revestir com papelão liso ou ainda fazer as formas em eucatex(para peças grandes)podendo fazer curvas sem problemas
Loras, tenho um desenho de uma caixa que desenhei p/ um amigo aqui q tem detalhes da fixação de porcas direto na fibra. Vc tem AutoCAD? Se tiver, mando os desenhos completos e vc modifica como lhe convier.
[]'s

ojaneri
14/09/2007, 10:26
Cursino,

O tecido embebido em resina endurece e não apodrece mais não. Você pode usar manta/tecido de fibra por cima para enrijecer onde precisar (por exemplo, nas curvas mais acentuadas), e ainda pode ir moldando conforme a pesa vai secando.

Isso é extremamente comum para caixas de alto-falantes, e sendo bem feita, dura uma vida toda.

Cursino
14/09/2007, 14:25
Ojaneri,
Já que o troço não apodrece, manda bala então!
Quando fiz uma cx acústica desse modo, uma parte que deixei só com tecido, pois não era estrutural e parecia bem rígida, se desintegrou em pouco tempo, onde usei a manta por cima do tecido não aconteceu nada... Tirei a conclusão ERRADA q resina e tecido não combinam por muito tempo... muita burrice!
Resumindo: eu que fiz a khda e condenei o pobre do tecido hehe

diniz
19/09/2007, 11:08
Excelente idéia o isopor!!!:!:

Principalmente agora que eu já comprei um mdf de 3mm par fazer o molde...:parede: :mrgreen:

Bom, vamos ver como fica.

Minha dúvida é: como fechar o console sem o isopor dentro?

Preciso que ele fique bem vedado, para evitar a entrada de poeira.

E como faço para fixar uma porca por dentro na fibra, por exemplo para prender o painel dos botões, facilitando a manutenção?

Tem fotos?:?:

Aqui em Boa Vista achei somente a manta, com fibras embaralhadas. O tecido com fibras perpendiculares não tem. Bem como não há os diversos tipos de resina...:(

Abs,

tenho essas

http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/DSC03292.jpg
http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/DSC03298.jpg
http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/DSC03303.jpg
http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/DSC03309.jpg

nesse caso não usei, mas eu ja coloquei porca simplesmente colando ela c/ massa plastica, so não pode apertar muito

Otávio Luiz
19/09/2007, 13:41
Loras, numa lista que participo foi levantado um problema que pode ocorrer com consoles de fibra: num acidente a fibra pode quebrar e cortar o rosto do motorista e passageiro (isto p/ consoles de teto).
É uma questão a ser pensada, pois o risco é grave...:pensativo:

Cursino
19/09/2007, 14:40
Otávio, não tinha pensado nisso, mas se for ver, com a madeira pode ocorrer o mesmo, ou até pior. Acho que o mais seguro mesmo é o plástico injetado, mas aí a coisa vira industrial.uma coisa que acho que pode ser feita p/ minimizar o estilhaçamento é colocar um tecido grosso, tipo lona no meio da fibra, e funcionaria como um vidro laminado, oq acham? É viavel?

diniz
19/09/2007, 19:26
Loras, numa lista que participo foi levantado um problema que pode ocorrer com consoles de fibra: num acidente a fibra pode quebrar e cortar o rosto do motorista e passageiro (isto p/ consoles de teto).
meu amigo se tu sofrer um acidente que ate arranque o console do teto, cortar o rosto c/ fibra será o menor dos seus problemas hehehe

ojaneri
19/09/2007, 21:03

Isso é fato para qualquer objeto mal projetado ou mal colocado, tanto faz de madeira ou fibra.

E vai falar isso para quem anda de Troller, Buggy ou Jeep de fibra.:dance:

Otávio Luiz
20/09/2007, 13:53
meu amigo se tu sofrer um acidente que ate arranque o console do teto, cortar o rosto c/ fibra será o menor dos seus problemas hehehe

Um colega dono de CJ na trilha da Sopa do Pinhão mês passado foi passar um atoleiro que tinha uma raiz no fundo. Na hora de passar o atoleiro ele deu um embalo e o jumelo bateu na raiz, soltando o cinto de 4 pontos. Cortou a testa no motor do limpador de para brisa, tomou vários pontos.
Ele foi levado por colegas pro hospital e passa bem...mas e se fosse um console de fibra?

Varela
20/09/2007, 14:38
Um colega dono de CJ na trilha da Sopa do Pinhão mês passado foi passar um atoleiro que tinha uma raiz no fundo. Na hora de passar o atoleiro ele deu um embalo e o jumelo bateu na raiz, soltando o cinto de 4 pontos. Cortou a testa no motor do limpador de para brisa, tomou vários pontos.
Ele foi levado por colegas pro hospital e passa bem...mas e se fosse um console de fibra?

Mais ou o cara é azarado ou o cinto tava ruim, de qualquer forma acho o motor do limpador mais perigoso heheheheh

Sukys
20/09/2007, 14:40
Otávio,

Achar que fibra pode fazer isso ou aquilo é muito relativo, porque depende em muito de como a peça foi feita, acabamento, local de instalação, tipo de fixação, etc., e isso é válido pra qualquer outro material.

No mais, pro caboclo bater com a cabeça no teto com tamanha força a ponto do console ser algo preocupante, é sinal de que NÃO ESTAVA UTILIZANDO CINTO DE SEGURANÇA ADEQUADO ou, pior ainda, instalou o cinto SEM A DEVIDA PREOCUPAÇÃO, o que dá a falsa sensação de segurança e faz muita gente abusar além da conta.

Evidente que tem que existir preocupação com tudo o que se instala dentro do carro, mas a primeira preocupação deve ser dirigida ao básico.

Sds,
Sukys

diniz
20/09/2007, 15:29

se vc der uma porrada muito forte na fibra ela vai rachar, talvez abrir em 2 partes mas não vai ficar como uma lamina cortante... uma peça de fibra é feita c/ resina e fibra, o que quebra é a resina (parte rigida)a fibra (parte maleavel) vai ficar meio que frouxa, é dificil explicar, mas a fibra fica como se fosse tecido rasgado... ainda acho mais seguro do que um console de madeira ou metal

Otávio Luiz
20/09/2007, 16:44
Pessoal, minha dúvida quanto ao uso da fibra é que ela quando quebra, dependendo de como foi feito o console e de como quebrou, possa ficar uma ponta fina e aguda, como a lâmina de uma faca.
É claro que é uma possibilidade remota, mas existe...
O exemplo que dei pode não ser o melhor, pois o cinto escapou, estava numa trilha, etc.. mas prova que pode ocorrer.
E como Murphy costuma andar de jipe, se existe a possibilidade remota de alguma coisa acontecer, ela ocorrerá na pior hora e local...:mrgreen:

Sukys
20/09/2007, 18:03
Pessoal,

Pela enézima vez, TODA GENERALIZAÇÃO INDUZ À ERRO!
E não fico toda hora falando nisso apenas para ser chato ou porque não tenho o que falar, fico repetindo para que exista mais reflexão, e isso vale pra qualquer tema.

Fibra de vidro, por exemplo, DEPENDENDO DO MATERIAL EMPREGADO, DEPENDENDO DA VIDA ÚTIL DO MATERIAL, DEPENDENDO DA GEOMETRIA DA PEÇA e DEPENDENDO ATÉ DE QUEM FAZ O TRABALHO, pode quebrar apresentando superfície extremamente cortante ou extremamente perfurante, que são duas coisas completamente distintas, ou simplesmente nem quebrar, ou até servir para atenuar o impacto, porque dependendo da expessura, do material empregado e da geometria da peça a fibra pode apresentar ótima flexão.

Peça em fibra é feita com três componentes básicos: lã de rocha, poliester e gelcoat.

Gelcoat pode até ser dispensável, mas é ele quem dá o acabamento à peça. Existem dois tipos básicos (ortoftálico e isoftálico) que podem ser adquiridos em diversas densidades, com maior ou menor adição de carga e até corante, e tudo isso vai determinar as propriedades da superfície de acabamento. Mais ou menos resistente à flexão, as interpéries, ao esfolamento e vai por aí a fora.

Lã de rocha é o principal componente, pois grande parte das propriedades da fibra de vidro (que de vidro não tem nada) são determinadas pela lã, que existe na forma de tecido (com "n" variações") na forma de rover e na forma de manta, e cada qual vai determinar a resistência à tração, flexão e espessura da peça.

Poliester (ou resina de poliester ou simplesmente resina) entra na história como um aglutinante, mas também exerce grande influência nas propriedades da peça, e só pra não ser diferente também existem inúmeras variações de poliester, sendo mais comum o do tipo cristal e do tipo beta, e cada qual tem suas implicações no resultado.

Gelcoat e poliester, antes do uso, possuem vida útil, e uso de produto com prazo de validade vencido ou prestes a vencer pode trazer implicações na qualidade da peça.
Pra endurecer, tanto o gelcoat quanto o poliester fazem uso de catalisador, e a quantidade de catalisador também pode implicar em alterações na qualidade da peça, o mesmo acontecendo caso se faça uso de aceleradores ou diluentes.
Até a temperatura de cura pode trazer implicações na qualidade, sem falar na experiência de quem faz o serviço, e a soma de tudo isso mais a geometria da peça, a forma de fixação e eventual acabamento e que vão determinar a qualidade final. E variações no resultado final valem pra fibra, plástico, madeira, metal e o escambau.

Aqui em Sampa, tempos atrás, existiam cursos gratuítos pra INICIAR o APRENDIZADO em fibra. Coisa de 4~6 horas e já é possível arregaçar as mangas e partir para algumas EXPERIMENTAÇÕES.
Na web existem sites especializados sobre fibra, com muita informação técnica de qualidade, e só com o conhecimento da técnica com boa prática e muita observação é que se consegue bons resultados.
Não é dificil trabalhar com fibra, pelo contrário, mas também não é tão simples como rebocar parede com barro, e é isso que alguns estão fazendo quando opinam com idéias generalizadas e muitas vezes sem fundamento.

Em caso de dúvida, consultem o especialista:

Gooooooooooooooogle :-)

Sds,
Sukys

Cotrim
21/09/2007, 08:17
Sukys,

Simplesmente Genial!!!

Otávio,

Ao bater na raíz, o seu amigo poderia ter derrubado uma árvore, que poderia estar carregada de onças, que ao caírem poderiam devorar o seu amigo, mas como ele estava solto do cinto de segurança, ele poderia teria alguma chance de sobreviver, saindo correndo. Notou a quantidade de "poderia" na frase acima?

Acho meio estranho alguém conseguir bater a cabeça no parabrisas do carro utilizando um cinto de 4 pontos, mesmo com a fivela solta, a não ser que o cinto estivesse colado com goma de mascar.

Já sofri alguns acidentes e, em todos, estava utilizando o cinto de segurança de 3 pontos. Em nenhum deles sofri nada além de hematomas e pequenos arranhões. Se tivesse com um de 4 pontos, provavelmente teria sofrido menos.

Em toda situação em nosso esporte, é necessária a utilização de um bom cinto de segurança e não barbantinho amarrado no banco (entenda-se cintos vagabundos comprados em camelôs).

[]'s

CAVESO
21/09/2007, 10:49
Rindo aqui da "chuva de onças"......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Otávio Luiz
21/09/2007, 13:14
Tá bom, tá bom!!! Vocês me convenceram..........
Escor... digo, Cotrim, quanto a chuva de onças, seria ótimo, melhor ainda de garoupas!!! Aonde acho um pé de 50 lascas?!?!?:putz::concordo::mrgreen:

Fernando da Terra
21/09/2007, 14:04
acho que um ponto importante e que ninguém falou ainda nesse caso da raiz que faz pular, é o tamanho galharda do camarada, que pode provocar um impacto perigoso na hora da "sacolejada"..... rs ....... perigoso para o ego dele, naturalmente.....

chuva de onças..........essa foi muito legal.....rs....

Colepicola
24/09/2007, 21:32
De uma olhada nesta belezinha. Gostaria de ter o molde desses dois ai.:cry:

Fernando da Terra
25/09/2007, 13:06
ô Loras, qui acontece cara?

Tú tá meio sumido aqui nesse tópico........
Será que pegou uma chuva de onças das brabas, ai pelas tuas bandas de cima?....:mrgreen:
Definiu algo em relação ao console?
Abraço

Fernando

Loras
29/09/2007, 16:13
Fernando,

Minha conexão internética aqui em Boa Vista não funciona mais.

Os macacos entraram em rebelião e recusam-se a continuar segurando a antena...:mrgreen:

Viajo à Sampa agora em outubro, por isso as prioridades mudaram momentaneamente.

O trabalho com MDF não foi muito feliz. Comprei uma folha fina demais e isso dificulta fazer o molde. Acho que tentarei de isopor... ou farei definitivo mesmo, estrutura de compensado / madeira naval revestido por tecido e depois fibra... :pensativo:

Todavia ficará para novembro. Continuo de olho nas idéias do tópico!!!:shock:

Abração,

diniz
30/09/2007, 20:31
pode usar folhas de aluminio, ali na Barra Funda tem um lugar que vende chapas de 2 x 1 mts... custa uns 50,00 pilas acho... é a chapa mais fina que tem de 0,4 mm, da p/ cortar c/ estilete e dobrar usando reguas... é facinho de fazer moldes c/ angulos reto... p/ peças c/ curvas o isopor é melhor
eu geralmente compro sucatas de folha aluminio numa empresa aqui perto de casa sai mais barato.

dalmo cruz torres
30/09/2007, 21:37
Pessoal, eu tenho uma revista de Tuning aqui em casa que ensina a fazer peças em fibra, mas o molde eles fazem de tecido! Usam um tecido barato esticado nas partes retas, e nas curvas MDF fino curvado quando úmidos e usando um ferro de passar roupas para amolece-los!
Vendo as fotos na revista parece muito fácil...

Flávio Falcão
18/05/2011, 18:51
Bem pessoal, após passar mais de um ano tentando achar algúem para fazer um console para mim, cheguei a conclusão de que somente fazendo eu mesmo para conseguir um.
Depois de pensar em várias possibilidades de material para a estrutura, decidi usar metal por ser resistente, ter a possibilidade de fazer mais fino e, consequentemente, ter mais espaço dentro do console, já que minha idéia era de por uma geladeira elétrica dentro do espaço central do console.
Depois de escolhido o material a usar, vem o projeto. Você tem que medir seu carro e, como no meu caso, a geladeira que gostaria de colocar no console. RÉGUAS, PAQUÍMETRO E FITAS MÉTRICAS SERÃO SUAS AMIGAS, ALÉM DE MUITA PACIÊNCIA.
Tem que procurar uma loja que venda perfil de aço e mandar cortar na medida certa a chapa a ser usada. Depois vai dobrar o metal e montar o console unindo as várias peças necessárias à montagem do nosso objeto de desejo.
Vale lembrar que sempre há erro tanto no seu projeto quanto no corte e na dobra das chapas e por isto talvez tenha de repetir as etapas mais de uma vez.
NÃO DESANIME, se você gosta do seu jeep e quer deixá-lo com um toque pessoal vai gostar de fazer isso.
Estou colocando, com muita satisfação, as imagens desta minha aventura, para mostrar o resultado, que ficou razoável, deste console, que eu mesmo bolei, cortei, montei, pintei e só ta faltando cobrir com carpete e courvin.
Nas fotos mostro a fase de obtenção da matéria prima, da dobra do metal e do console quase pronto, já com a geladeira dentro.
Abraço amigos e boa sorte na empreitada de vocês.
292970292969292973292972292971

Edu MB
19/05/2011, 11:43
Pessoal , tenho alguns modelos de console que venho fabricando p/ viaturas off-road , e que em breve serão anunciados aqui no fórum em seu devido lugar ..

Por enquanto só para Jeep Cj (universal) e viaturas L.R. Defender (fotos em anexo)

Também pretendo fabricar para outros modelos , entre eles Engesa , Camper , Band (com bancos separados) e Troller , mas ainda não tenho o molde . Se tiver alguém pretendendo colocar console em algum desses modelos e que possa me ajudar com as medidas , é só entrar em contato por email : onzedesign@hotmail.com

Abs..

293103293104293105293106

Edu MB
19/05/2011, 12:34
Flávio , seu modelo em metal ficou muito bacana ..

Parabéns pelo trampo !!

Abs

Flávio Falcão
20/05/2011, 10:09
Flávio , seu modelo em metal ficou muito bacana ..

Parabéns pelo trampo !!

Abs

Obrigado Zé, também gostei do seu console.
Só para matar minha curiosidade, qual o material que você usa e quanto você está cobrando pelo seu console?

Edu MB
20/05/2011, 11:25
Obrigado Flávio ! O console é revestido em Corvin automotivo , entra em contato por email que te passo mais detalhes ..

Abs

Supercharger
20/05/2011, 13:27
ter mais espaço dentro do console, já que minha idéia era de por uma geladeira elétrica dentro do espaço central do console[/ATTACH]

Flávio, geladeiras domésticas tem que ter um espaço para ventilação do trocador de calor (radiador) que elas tem na traseira, sob pena de não funcionarem adequadamente se não houver boa troca de calor. Como é esta geladeirinha portátil aí? Não tem problema dela trabalhar confinada dentro da caixa metálica?

Saudações,
Gustavo.

Nava
20/05/2011, 17:19
Eu ja trabalhei com prototipagem e funcionava assim:

- qdo vc tem a peça pra copiar pronta basta modelar a fibra por cima desta.
- qdo vc só tem o projeto, cortavemos peças em laser como esqueletos e enchia tudo com espuma de PU e lixava, passava massa e tal. Repeita o passo anterior.

O detalhe mesmo é o seguinte, imagine que vc que copiar uma bacia, pra facilitar:

- vc pega a bacia e passa cera (desmoldante).
- aplica a resina por cima.
- aplica as fibras, tecido, etc
- deixa curar

Destacando esta peça vc tem o molde e nao a peça final! Dai vc ajusta este molde e depois laminando por dentro dela (negativo) vc pode tirar qtas peças quiser do mesmo molde. Deste jeito a parte de fora da peça fica acabada e a de dentro não.

Na industria fazíamos tanques de 2 mil litros assim. Moldes imensos em fibra e massa, polidos. Dentro reforçado com madeira e aço.

Pra fazer o console imagino ser melhor fazer tudo em isopor. Por cima do isopor vc passa massa e vai lixando e ajustando até chegar na peça positiva final.

Dai vc tira o molde e depois faz a peça.

Ajsutando a peça até chegar no dimensional final.

Depois basta pintar e instalar.

Par adar acabamento final era usado um gel coat facilemtne encontrado nas casas do ramo. Vc aplica ele antes de moldar a fibra no molde. Ele dá uma camada fina e acabamento perfeito, ja na cor que vc quiser.

A fibra picada é melhor para aplicar mas os tecidos dão maior espessura e resistencia a peça.

É isso.

Queria fazer o meu tb mas nao tenho tempo nem pra trilha.

Rodolfo Ourique
25/05/2011, 03:51
Zé Marrara, bacana os modelos que você desenvolveu...:concordo:

Posto aqui 2 fotos do modelo que criei pro meu CJ5 baseado nos modelos da Tuffy Security (2 fotos finais) o grande lance é de colocar o CD Player por dentro do console, pensando em mantê-lo longe dos "olhos curiosos" :shock: e da famigerada poeira (grande inimiga de veículos conversíveis. Quem sabe você não desenvolve algo parecido? :semideia

294270294269294271294272

hercilio.neto
25/05/2011, 21:19
Rodolfo,
Ficou muito bom. Parabéns.

Flávio Falcão
26/05/2011, 09:11
Parabéns pelo console

Edu MB
26/05/2011, 11:50
:concordo: Obrigado Rodolfo , e parabéns pelo seu tb !!

Uma opção p/ rapaziada que tá fazendo por conta , é fazer o acabamento interno separado do console .

Pode ser feito em MDF , Eucatex ou compensado bem fino . Depois é só revestir com o acabamento que preferir .

Abs

294432 294433

Flávio Falcão
27/05/2011, 10:15
No meu caso, como eu fiz o console na medida certa para encaixar a geladeira, não cabe muita coisa pra preencher internamente e também não dava pra fazer maior, porém, dá pra forrar com carpete internamente, que é oq vou fazer ainda.

Nava
31/05/2011, 14:10
Comprei isopor pra começar o rascunho do meu pra ranger...

Rodolfo Caldeira
17/06/2011, 13:42
Comprei isopor pra começar o rascunho do meu pra ranger...

E ai Nava já fez o console??

Fuuuiiiii

Nava
17/06/2011, 13:54
Então eu comecei a estudar a coisa e to partindo pro console de teto da explorer...
Cansei de projetar e a coisa não vingar...ali é comprar e por la e boa...risos

Alessandro,
19/06/2011, 22:33
Opa, Nava!

Estou de olho no console de tedo da Xpl.

fabioabe
21/06/2011, 20:50
Como entro em ferias essa semana, tbm vou fazer o meu console de teto e entre bancos. O maior problema ate agora é encontrar o porta copo, mas não quero esses modelos retrateis. Alguem tem alguma dica?

Att
Fabio

Alessandro,
22/06/2011, 09:20
Fabio, pq não fabrica os porta-copos no console entre os bancos?

Junto ao console entre os bancos, faça um compartimento no tamanho de alojar um ou dois porta copos; na parte superior em madeira faça os furos para a entrada dos copos e para as laterais e fundo, fixe uma caneca plástica usando espuma expansiva entre as canecas e o interior do compartimento.

Flávio Falcão
23/06/2011, 12:35
Eu usei dutos de ar de caixa de som. Cortei na altura que queria e mandei fechar com fibra. Fica um acabamento bom. Veja na foto que eu coloquei.

Como entro em ferias essa semana, tbm vou fazer o meu console de teto e entre bancos. O maior problema ate agora é encontrar o porta copo, mas não quero esses modelos retrateis. Alguem tem alguma dica?

Att
Fabio

Alessandro,
24/06/2011, 07:32
Nava, o uso de tecido que vc indicou, fica mais resistênte se usar uma malha mais espessa?
A idéia é poder enxarcar melhor a malha com a resina e daí obter mais reistência?

Flavio, muito bom o seu console.
Usou chapa de zinco?
E a questão da ventilação do motor da geladeira?

Flávio Falcão
26/06/2011, 23:48
Nava, o uso de tecido que vc indicou, fica mais resistênte se usar uma malha mais espessa?
A idéia é poder enxarcar melhor a malha com a resina e daí obter mais reistência?

Flavio, muito bom o seu console.
Usou chapa de zinco?
E a questão da ventilação do motor da geladeira?

Usei chapa de aço mas acredito que zinco já resolva o problema. A geladeira possui um local prórpio para a ventilação que ainda não resolvi na caixa do console. Tô só esperando um tempo disponível para perfurar a chapa e deixar o ar fluir. Tô precisando de um gabarito com os furos pra deixar o troço profissional mas isso não é difícíl. Depois posto as fotos de como ficou terminado.

Nava
27/06/2011, 14:02
Sim, a malha tem de dois tipos, uma parece tecido não tecido e enxarca bem e rende uns 2mm de espessura por camada. O tecido de fibra de vidro aumenta muito a resistencia mecanica e dá maior uniformidade e tb maior espessura, na faixa de 1mm por camada.

Flávio Falcão
15/09/2011, 23:35
Aqui estão as fotos que eu estava devendo do meu console.

hercilio.neto
15/09/2011, 23:57
Caramba!!

Serviço de profissional.

:cool:

Alessandro,
16/09/2011, 07:24
Bem funcional.
Parabéns.

Flávio e Nava, valeu as dicas.

Flávio Falcão
16/09/2011, 08:12
Se quiserem qualquer dica é só falar. Abraço.

Rodolfo Caldeira
19/10/2011, 12:29
só assinando

anselmorabello
15/08/2012, 21:33
Boa noite
Ai vai umas fotos do console que estou montando para o Bufallo.364769364787364781364779364775364773364772 364771364770364788364770364788

Alessandro,
15/08/2012, 23:38
Boa Anselmo!

Os nichos são para o som e rádio comunicador?

hercilio.neto
16/08/2012, 00:37
Anselmo,
É um console de teto?

anselmorabello
16/08/2012, 22:04
Boa Anselmo!

Os nichos são para o som e rádio comunicador?

Boa noite Alessandro
Positivo Som e radio
Ja estou revestindo com uma napa preta e quando estiver terminado posto aqui.
Um grande abraço a todos.

anselmorabello
16/08/2012, 22:05
Anselmo,
É um console de teto?
Boa noite Hercilio
É um console de teto.
Abraços

andre_agostinho
09/06/2014, 01:08
OLa....boa noite...estou terminando meu console central....na verdade já terminei...estou agora colocando o PX dentro dele ...
acho que ficou muito bom...na foto está sem a tampa ....mas há uma tampa que serve como apoio de braço...
to achando que vou revestir ele de couro mesmo....pq esse tecido que reveste ele...não gostei não....
abs

Kléber Engler
27/06/2024, 11:23
Bom dia! Alguém sabe quem fabrica consoles para carros de passeio?