Conectar

Ver Versão Completa : Vazio interior (do samurai)

Nathan
10/09/2007, 20:30
Olá pessoal!!!!

Eu novamente... estou arrumando o jipe aos poucos e vou perguntando aki pra vcs... hehehe... :roll:

Bom, desta vez preciso saber de uma coisa: o q era pra ter neste espaço vazio em q algum mecânico porco emendou apenas no parafuso? É um fio verde q está num parafuso. Mas vi um samurai de um amigo meu e vi q ele tinha um treco pequeno e comprido... do tamanho de um dedo indicador no mesmo local onde o meu não tem nda. Pra facilitar, coloquei a foto do local em anexo. O fio verde q termina no parafuso está circulado de azul.

obrigado!!!
abraço!

luiztacco
10/09/2007, 21:12
Acho que isso é o sensor de temperatuda da água, que envia sinal para o ponteiro do painel.

MUTS
10/09/2007, 21:36
Realmente Nathan e' a cebolinha da temperatura do painel.... se vc desliagar ela, vai ver que nao ira marcar a temperatura do motor... Pelo que vi na foto foi feito uma gambi pois e' dificil achar essa cebolinha...

Abracos

Nathan
11/09/2007, 23:07
Blz!!!
Valeu pessoal!!!

Mas sem essa cebolinha, o sensor de temperatura do painel funciona direitinho. Se funciona, pra q serve então essa cebolinha? Não é pra controlar o aquecimento do motor? Sem ela posso estar prejudicando algo?!

Obrigado!
abraço!

diogo ludovico
11/09/2007, 23:33
Nathan, se seu problema for a cebolinha, eu estou suando a da L200 no meu samuka e não tive problema nenhum (a minha original entrou em curto) na ocasião da troca vi que a cebolinha parecia um "pino" de ferro, então o parafuso deve estar fazendo esta função.

Natanael Junior
12/09/2007, 16:53
Blz!!!
Valeu pessoal!!!

Mas sem essa cebolinha, o sensor de temperatura do painel funciona direitinho. Se funciona, pra q serve então essa cebolinha? Não é pra controlar o aquecimento do motor? Sem ela posso estar prejudicando algo?!

Obrigado!
abraço!

Tem certeza que funciona direitinho?!?
O ponteiro pode até se mover e manter-se no meio do marcador, mas, sem a cebolinha a marcação é incorreta. Pode acontecer de a temperatura real estar nas alturas, e o ponteirinho lá, mostrando uma falsa temperatura ideal. Aí é caixão! A junta do cabeçote vai pro saco e depois o prejú é maior!
Abraço

enio chagas
12/09/2007, 18:04
Nathan,

Tem certeza que é só um parafuso? Você tentou tirar o dito cujo? No meu Samurai (92), a cebolinha parece muito com o treco que você mostrou aí. E eu tenho certeza de que é uma cebolinha, porque funciona. Achava que não, mas descobri que meu Samurai tá com a válvula termostática sempre aberta, então na maioria do tempo o ponteiro fica embaixo mesmo. Mas às vezes sobe um pouco.
Tenta tirar o bicho e vê se é uma cebolinha. Se fosse um parafuso, ia dar aterramento direto, aí o ponteiro ia ficar no mínimo ou no máximo (provavelmente no máximo, isso se não queimasse a bobina do mostrador).

Abraço,

Enio.

Nathan
12/09/2007, 19:58
Olá povo!!

Essa história tá ficando instigante.
Será ou não uma cebolinha? Outro dia tava no trânsito de SP (novidade...), debaixo de um sol (isso sim é novidade!!!), sem andar e a temperatura começou a subir. O ponteiro ficou na metade indicando q estava quente (afinal, trânsito+debaixo de sol+parado). Qdo peguei um atalho e comecei a andar a temperatura baixou novamente. Ou seja... algo está funcionando.
Onde fica a válvula termostática pra eu dar uma olhada vê se ela tá ok?!
Pegando a sugestão do Enio, como não sei como é uma cebolinha, vou tirá-la de lá e posto uma foto pra saber se o q achei q era um parafuso não era. Embora o treco seja idêntico a um parafuso grande.
E pra q serve essa cebolinha se tem a válvula termostática?!?!?!

abraço!!!

diogo ludovico
12/09/2007, 20:07
Sabe, agora fiquei intrigado!
Vou procurar verificar as faixas de temperatura de funcionamento do samuka e da L200 para ver se estas são realmente compariveis. Acabei de fazer meu motor, e não quero ver ir tudo pro saco por conta de uma mancada do mecanico.

ROAD TECH
12/09/2007, 21:29
Olá Pessoal,

Permitam eu colocar mais um dado nesse assunto. Eu não tenho Samurai, mas na minha Pajero V6 (agora com motor MWM Sprint) existem três sensores de temperatura (o mesmo número da minha Ranger V6). Deixa eu tentar explicar:

Cada sensor tem uma função diferente: um deles manda sinal para a ECM (centralina) informando realmente a temperatura de água de motor para que a eletrônica corrija os "mapas" de injeção (por exemplo, enriquecendo a mistura na fase fria do motor).

Outro sensor (geralmente com um fio só) manda sinal para o marcador de temperatura no painel. Se desconectar esse fio e aterrá-lo, a indicação normalmente vai marcar fundo de escala de temperatura.

Um terceiro sensor (nem sempre presente, dependendo do modelo), manda informação para a centralina para comandar a ventoninha do ar-condicionado, geralmente colocada na frente do radiador (pusher fan).

Se vc diz que desconectando o tal fio, o marcador não apresenta qq alteração é porque esse sensor não é o de indicação de temperatura no painel. Pode ser um dos outros dois que mencionei. Vc poderá ter problemas de gerenciamento de mistura (rica ou pobre). Fique atento!!!!

Se no caso do Samurai, existirem 3 sensores (???) pode ser o tal que comanda o sistema de AC. Menos mal, pois só vai prejudicar a ventilação do motor quando o AC estiver sendo usado.

Eu recomendo que vc ao desconetar o tal sensor fique atento se acende alguma luz de aviso no painel, normalmente aquela "Engine Check" cujo símbolo é o perfil de um motor (luz amarela). A falta de sinal do sensor de temperatura do motor é "entendida" pelo sistema de diagnósticos como uma falha, por isso a luz acende.

Se vc tiver a oportunidade de levar seu carro à uma oficina que tenha um Scanner, certamente o sistema de diagnose vai acusar qdo vc desconectar o tal fio.

Bem, espero ter colaborado de alguma forma para tentar solucionar essa charada.

Saudações a todos....:concordo:

Octávio

enio chagas
14/09/2007, 18:23
Bom, galera, complicou. O meu samurai é 92 e não tem nada dessas coisas. A cebolinha do marcador de temperatura fica aí, no lugar que o nathan postou. E a válvula fica bem encima dela, no lugar de onde sai a mangueira para a parte superior do radiador. Ver se a válvula está sempre aberta é fácil. Ligue o carro frio, tire a tampa do radiador e dê umas aceleradas, acionando a borboleta com a mão mesmo. Se você vir um fluxo de água no radiador, está aberta. Com o motor frio não deveria circular água.

Abraços.

enio chagas
14/09/2007, 18:30
E pra q serve essa cebolinha se tem a válvula termostática?!?!?!

A "cebolinha", que na verdade é um sensor de temperatura, ou um termistor, serve pra você saber se a temperatura do motor está dentro do aceitável.
A válvula serve para o motor trabalhar sempre na temperatura certa. Motor frio, fecha, água não circula, esquenta. Motor quente, abre, água circula, esfria. Assim o motor atinge a temperatura ideal rápido e fica sempre próximo da temperatura ideal, rendendo mais e consumindo menos, além do desgaste ser o mínimo possível.
Mas SE tudo der errado, tem a cebolinha pra você VER no painel que o carro tá quente e parar.

Abraço!

Nathan
24/09/2007, 12:19
Oi pessoal!!!

Enio, não vai dar pra testar o q vc falou agora (a válvula) pois o jipe apagou tudo (acabo de postar um tópico sobre isso):putz:. Porém, ainda estou devendo a foto pra descobrirmos se é uma cebolinha o q falei ou não. Vou ter um tempo agora a tarde e como o samurai tá parado (pq quero algumas sugestões do povo bacana aki do forum antes de mandar pro mecânico) faço a foto do suposto "parafuso-cebolinha" hehehe...

abraço!!
(P*$#@ da vida por causa dos problemas em série :parede:)

Nathan
24/09/2007, 12:21
ah sim!!!
e obrigado pela resposta da válvulaXcebolinha. Agora entendi a diferença das duas! :dance::palmas::concordo:

abraço!!!

Rubinho_Urso
18/05/2009, 13:55
Aii galera, to dando uma colaboração nesse topik^^ A cebolinha de temperatura pode ser a mesma do gol, sendo que vc vai ter que reabrir a rosca ;D