PDA

Ver Versão Completa : Limpador Pára-Brisa



Eduardo Chaves
30/04/2003, 17:14
PessoALL,

Meu Engesa está com os limpadores do fusca instalados :cry: , alguém saberia me dizer se estão corretos ou não, ou qual uma adaptação que viesse a melhorar a área de limpeza :?:

8) -> :shock: = :lol:

Preciso trocar desde os eixos dos limpadores que estão com "férias" e braços e palhetas...

[]'s sem enxergar muito na chuva...

Adriano Braga
30/04/2003, 18:21
Cara... isso é uma "M"!!!
Qdo comprei o meu, o limpador limpava o carona e a metade do meu lado...qdo chovia eu não via P... nenhuma. Mas acho que o limpador do fase 3 é diferente dos outros. O meu mecânico deu uma regulada e mexeu no curso dele e melhorou bastante. Mas ele é meio deficitário... O seus limpadores estão embaixo ou no quadro?

Mas me diga uma coisa...os de fusca não são muito curtos para o mega vidro que tem o engesa? :shock:

Abração

Eduardo Velo
30/04/2003, 20:58
Rapazzz , isso é realmente complicado , já desmontei arrumei algumas vezes , mas volta a dar trabalho , :twisted: o meu está com o do fusca por que o curso está maior do lado do mot. , a articulação é do Merc. 608 , já vi pra comprar , custa R$ 55,00 , mas tem que fazer uma pequena adaptação para o comprimento . O meu está com uma "aranha" preso no limp. lado carona , limitando o curso para não abrir e ficar preso na borracha do parabrisa . :idea:
Abraços ...
Edu

Alemão/ F II
01/05/2003, 09:08
Ninguém saberia dizer se existem palhetas iguais ou pelo menos grandes que possam substituir as palhetas do F II ?, as minhas tb estão destruidas...
No F I a área do vidro é menor do que no F II e III , portanto cabe realmente a do fusca , assim me disse um amigo que colocou no dele...
Abraços.... :lol:

Eduardo Chaves
01/05/2003, 15:18
PessoALL,

O meu é fase I e vou dizer uma coisa... :o Alemão, a palheta do fusca NÃO DÁ !!! :o hehehehe...
Precisa ser um pouco maior e acredito tb o braço. Para se ter uma idéia, para o passageiro enxergar ele tem que vir até o centro do carro...

O que que é do 608 ??? O eixo e as articulações ???

[]'s tentando enxergar no moiado...

Alemão/ F II
03/05/2003, 20:23
E aí , Eduardo do FI King...
O esquema do mercedes 608 é no Engesa do Eduardo Velo .....
Tb não entendi se é só articulação ou o conjunto inteiro ...?
E a palheta tb será que é do 608 ?
Vamos esperar ele aparecer, para tirar nossa dúvida ...
Até mais ..... :lol: .....

Eduardo Velo
05/05/2003, 11:19
E aí , Eduardo do FI King...
O esquema do mercedes 608 é no Engesa do Eduardo Velo .....
Tb não entendi se é só articulação ou o conjunto inteiro ...?
E a palheta tb será que é do 608 ?
Vamos esperar ele aparecer, para tirar nossa dúvida ...
Até mais ..... :lol: .....

Pessoal no F3 toda a articulação é do M608 , só que tem que adaptar o comprimento , as palhetas são um pouco maiores que a do fusca , é só pegar a medida do fusca e comprar um par maior . O que dá problema é a articulação do meio que faz funcionar o lado motorista , a outra é presa direto no motor por isso está sempre com o curso correto .
Abraços lameiros ...
Edu

Pedro
07/05/2003, 19:49
Quando comprei o meu fase 1, não tinha nada, só o motor elétrico pifado :cry:
Comprei tudo novo na antiga ISM. Acho que na Rota 4x4 deve ter, o telefone de lá é (11)6971-0588
[]'s

Eduardo Chaves
07/05/2003, 19:57
E ae Pedro,

Conta o que achou do resultado, está limpando uma boa área do parabrisa ou poderia ser um pouco maior...
Descobristes de que carro é o braço e a palheta ?
Se possível, verifique a medida da palheta para podermos identificar de qual carro ela é...

[]'s querendo enxergar melhor... :shock:

Pedro
07/05/2003, 20:17
Oi Eduardo,
A palheta tem exatos 34 cm, não sei de que carro é.
A área de limpeza é muito boa, tanto para o motorista como para o passageiro. O único senão fica por conta da velocidade do motor, que deixa a desejar mas não chega a atrapalhar.
As varetas, segundo me informaram na ISM a 3 anos atrás, eram próprias
do Engesa. Acho que não é dificil de faze-las a partir de outras maiores(corte e solda), por exemplo de caminhão.
[]'s

Eduardo Chaves
07/05/2003, 20:27
Blz Pedro,

Acho que por esta medida fica mais fácil de encontrar a palheta e o braço apropriado, valeu... :lol: :lol:

Kra, nós estamos on-line... Ô Gustavo tá fazendo falta o chat... hehehe...

[]'s quase enxergando...

Adriano Braga
08/05/2003, 09:30
Engeseiros F1 e F2
O limpador de vcs só tem uma velocidade? O meu tem duas velocidades e temporizador!!! É pq o sistema do F3 é diferente...como o Edu Velo falou que o sistema é do 608.

Eduardo Chaves
08/05/2003, 15:14
Faala Adriano...

Tu tá tirando uma ??? hehehe...
Não sei se é original, mas o meu já veio com 2 velocidades, agora, o temporizador, quem sabe num futuro próximo...

[]'s :lol: :lol: :lol:

Adriano Braga
08/05/2003, 15:31
Fala King!!!

O meu painel tem dois botões...um com as duas velocidades e o outro, qdo colocado para cima liga o temporizador e para baixo o esguicho d´água. Chic do urtimo!!! :lol: :lol: :lol:

Pedro
08/05/2003, 23:19
No meu F1 está original:
No mesmo botão 2 velocidades, temporizador e esguicho
[]'s

Adriano Braga
09/05/2003, 09:05
Pô Pedro...o teu é mais Chic ainda!!!! :lol: :lol: :lol:
Eu não sei se o meu é origunal...pq no painel tem um quadro com 8 chaves...limpadores, luz interna, faroletes, farol, farol trazeiro etc...acho que o antigo dono fez isso...dêem uma olhada na foto que está no album...dá para ver a coleção de chaves.

Abraço

Pedro
09/05/2003, 23:11
Oi Adriano,
Parece-me que os seus são originais, ou seja, do Fiat 147.
Pelo menos no Fase 2 são da "Fiola", não sei no Fase 3.
No Fase 1, o botão é de alguns modelos das picapes e veraneios GM até 1984, mas são muito difíceis de achar...
[]'s

SILVIO
24/06/2003, 18:28
:shock: Amigos Engeseiros,
tenho um FI ano 87 e uso as astes e palhetas da Kombi modelo antigo, cobrem uma área muito boa.
ºllllº
Silvio

Eduardo Chaves
24/06/2003, 19:37
Grande Silvio,

Antes de tudo seja bem vindo ao nosso fórum, e cara, que dica que tu enviastes, valew... :lol:

Desde que comecei este tópico, ainda não consegui chegar num consenso de qual cjto instalar, tivemos várias dicas, mas ainda não foi o bastante para conseguir encontrar as corretas, o que tens instalado no seu Engesa, faz sentido, pois o eixo deve ser igual ao do fusca, porém tamanho maior...

Achei uma foto do Engesão do Fábio Vernizi, onde dá para perceber como é o ideal, e como eu gostaria que ficasse, dá uma olhada e confirma se a área de limpeza é como a sua, ou melhor se tiveres uma foto...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/cc2cf76c4c311a9e199e4e8cb50b970a.jpg

[]'s agora com esperanças... :lol: :lol: :lol:

Eduardo Chaves
17/07/2003, 15:37
PessoALL,

Ainda não consegui encontrar um braço que sirva, esse então da kombi antiga Silvio nem em desmanche se encontra mais :cry: :cry: ...

Me ajudem de novo :!: De qual carro é o braço do limpador do para-brisa do FI :?: :?:

O Fabio Vernizi me enviou umas dicas das medidas que estão no seu Engesão, da foto aí de cima, se alguém tiver facilidade para descobrir de qual carro são, eis as medidas: "...Elas tem 34cm e os bracos tem 32 cm, sendo que ele tem 24 cm retos e depois um pequena
curva (uns 35graus) com mais 8 cm..."


[]'s ainda sem um limpador adequado :cry: ...

Cilon Carlos Heck
18/07/2003, 10:15
Gente
Pelo que o meu eletrecista falou, o braço das palhetas do Engesa Fase I são fruto de uma adaptação (o que será isto??) :D :D :D . Por exemplo, do meu, são dois braços da kombi (se não me engeano :roll: :roll: ) cortados e soldados para dar a medida. Ao que parece, original e no tamanho certo não exite nenhum que sirva nos nossos Engesas.
Com referência na foto logo acima, o meu limpa um pouco mais do lado do carona que o lado do motorista. Acho que é por causa da disposição no quadro do parabrisa, onde a palheta do motorista fica mais próxima da lateral, reduzindo o curso desta.
Um abraço
:) :) :)

Eduardo Chaves
18/07/2003, 14:17
Cilon,

Será que o jeito vai ser apelar então ??? :cry:

Pô... tudo que a gente vai fazer acaba tendo que dar um jeitinho... :? :?

Ninguém mais tem alguma idéia :idea: :?: :?:

[]'s tristes em ter que fazer gambi...

Eduardo Velo
18/07/2003, 17:40
Com referência na foto logo acima, o meu limpa um pouco mais do lado do carona que o lado do motorista. Acho que é por causa da disposição no quadro do parabrisa, onde a palheta do motorista fica mais próxima da lateral, reduzindo o curso desta.


Cilon , talvez o seu nãoesteja com omesmo curso dos 2 lados porque a articulação central está com folga , no meu tive que adaptar um limitador para poder ficar os 2 com o mesmo curso .

Eduardo Chaves
18/07/2003, 19:08
Edu,

Vc sabe de qual carro é o limpador que está instalado em seu Engesa ?

Acho que o tamanho do parabrisa de uma fase para a outra não altera né ? Então, apesar de mudar a posição do limpador, talvez tenham mantido o mesmo braço, quem sabe...

[]'s com esperanças ainda de encontrar o original...

Cilon Carlos Heck
19/07/2003, 15:48
Eduardo
Valeu a dica
Vou dar uma olhada para ver se da para arrumar :wink: :wink:
Brigado 8) 8)

Eduardo Velo
19/07/2003, 19:34
Xara , a articulação do limpador do meu Engesa é do mercedinho 608 , não sei se as fases são iguais . Mesmo assim tem que fazer um trabalhinho de ajuste . As palhetas são de 13" ou 33 mm .
Obs. No F3 é inferior .
Dá um trabalhão danado tirar essas articulaçôes inferiores , para alguns parafusos vai precisar de um ajudante pra segurar a porca internamente que sustenta o suporte onde a articulação trabalha . Os elétricos não gostam de mexer por que perdem muito tempo , e cobram bem por isso , é melhor fazer com algum colega , tomando uma cerva e contando causos .
Bom trabalho ...

SILVIO
12/01/2004, 22:44
"..., o que tens instalado no seu Engesa, faz sentido, pois o eixo deve ser igual ao do fusca, porém tamanho maior...

Achei uma foto do Engesão do Fábio Vernizi, onde dá para perceber como é o ideal, e como eu gostaria que ficasse, dá uma olhada e confirma se a área de limpeza é como a sua, ou melhor se tiveres uma foto..."

Grande Eduardo, desculpe o pequeno atraso na mensagem :) mas é que estive fora da lista por um longo período e somente agora estou retornando.

Bom, pela foto do Engesão do Vernizi me parece que está idêntico ao que eu usava no Brutus e que agora estou usando no MAMMUTH, a aste ou o braço do limpador é o da Kombi antiga, se caso vc não encontre pode experimentar usar a do fusca 76 em diante que é quase igual(pouco menor).
Já as palhetas, vc pode usar a da marca DYNA modelo 1955 (1x13"/324mm)com aplicação para os seguintes carros:
- Dianteira:
Gurgel-Motomachine 91-95;
LADA-Niva 90em diante e Laika 90-95;

-Traseira:

ELBA 86-90;
UNO 84-94;
CARAVAN 73-88;
VARIANT II 78-83;

Já o motor do limpador eu uso o do Santana que tem 2 velocidades, para automática e temporizador, sendo que este está numa chavinha separada(tipo tic-tac)....
Acho que eh isso, não sei se ajudei :D

Tentarei anexar uma foto do MAMMUTH para vc ter uma idéia.

Eduardo Chaves
13/01/2004, 14:13
Valew Silvio,

Ainda estou com problema no limpador... :?

Estou no aguardo da foto... :wink:

[]'s...

Eduardo Velo
18/08/2008, 19:40
Terminei hj a reforma do limpador de parabrisa ... deu muito trabalho , se fosse pagar p/hr pra alguém fazer iria ficar uns $ 300,00 ... rs ... ou mais ... só de mão de obra ...
Os pivos estavam com folga no encaixe do braço , mesmo sendo relativamente novos ... , soldei na base de encaixe pra tirar a folga ... nos 2 ...
Foram trocadas arruelas , porcas e parafusos desgastados ... o que mais come tempo é tirar e colocar as porcas , o espaço é muito peq. , só pra desmontar levei mais de 3 hrs ... rsr ...
O jogo que tinha era tanto que forçava o braço do limpador , pegando angulo errado de trabalho e até parando ás vzs ...
Seguem algumas fotos ...
- Churrasqueira com braços de articulação - pivos soldados ...
- tira de mangueira de borracha nos parafusos de fixação da churrasqueira pra servir como guia e vedação ...
- Parafuso de fixação com cabeça soldada numa chapa presa por um paraf. soberbo para que o parafuso fique preso e facilite o trabalho , original é parafuso passante , devem ter sido o eng. Manuel e o eng. Joaquim que projetaram , um ficava dentro do carro segurando os parafusos com uma chave e o outro apertava ou soltava as porcas ... rs
- as porcas e arruelas ja colocadas a espera da churrasqueira ...
- churrasqueira colocada , só falta colocar a borracha de vedação e apertar as porcas que é um trampinho bem demorado pela falta de espaço ...

Fiz o teste e está muito bom ... ta com força e curso corretos ... era só tirar o jogo ...

abs ...

Erich G.K.Boger
22/09/2008, 11:49
Caros amigos.
Sou novo no Forum e tenho um F1 a 2 anos e estou reformando ele.
No caso do limpador do parabrisa indicaram o mecanismo do Gol III por ter o motor pequeno e os braços c/ tamanho ideal sem precisar de corta-los.
Quando estiver pronto colocarei as fotos.
Abraços.

guilhermeabreu
22/09/2008, 17:12
CARO ERICH

Como vc esta reformando seu ENGESA , pq vc não coloca o limpador de parabrisa para baixo como eu fiz , ficou 100% , usei todo o conjunto da KOMBI das mais novas , já tem 3 anos e nunca deu defeito .

Erich G.K.Boger
22/09/2008, 20:59
Guilherme,
Poderia me enviar fotos de como ficou a instalação? Assim posso ter uma idéia e não fazer besteira.
Obrigado...

Gerson Jacareí
22/09/2008, 23:25
Guilherme , vc poderia me enviar as fotos também , é que este limpador de pára-brisa é um problema crônico no meu engesa .
sbgerson@ig.com.br
abraços

zguilherme
23/09/2008, 01:13
o turma, e o motor do limpador em? q vcs tao usando? o meu original, ja ta pedindo arrego, nao sei se compensa troca os carvoes e etc... to querendo comrpa um novo, pq o meu ta com duas velocidades, lento e mais lento ainda hahahahahhaha.

alguma sugestao?

guilhermeabreu
23/09/2008, 01:20
PESSOAL

No FROTA 4X4 tem fotos de todo jeito deste limpador , o título é : ENGESA E4 87 F-I : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

XARÁ , se vc colocar em baixo , o motor e tudo é da KOMBI das mais novas .

Já estou com ele ha 3 ou 4 anos sem um defeito .

zguilherme
23/09/2008, 08:13
hummmmmmmm xara... vc e suas ideias milaborantes que me animam e deixam o escorpiao dentro do meu bolso "orissado" de raiva ahhahahahaaahahhhaa. vou procura estas fotinhas... quero ver esta arte.... e quem sabe ate troca!

Pq meu limpador ta ruim, mas ta ruim.... meu deus... e assim , eu gosto dele em cima, mas o muedor de carne ligado eh dureza.

acho q no minimo preciso troca o motorzim viu... o lasquera.

Erich G.K.Boger
23/09/2008, 12:23
Valeu Guilherme.
As fotos serão muito úteis na instalação. O melhor é que o conjunto da Kombi é mais barato e não vai precisar fazer cortes na chapa interna do painel.
Abraços.

zguilherme
23/09/2008, 14:47
cade as fotos???? eu nao vi... ta aqui no forum?

guilhermeabreu
23/09/2008, 16:06
XARÁ

Ê cara vc ta preguisoso paca eim ? É só olhar lá no FROTA 4X4 , NO MEU TÍTULO do ENGESA E4 87 F-I : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

zguilherme
23/09/2008, 16:32
xaraaaaaaaa meu querido xara, to falando serio, eu garimpei o coracao valente todo, e naofoi a primeira vez nao isso ja faco tem muito tmepo, voltae meia vou la paquera sua capota....

e nao encontrei xara as fotos, me parece q nem o Rodrigo (r - mendes)

q sera aem????

Erich G.K.Boger
23/09/2008, 17:17
Caro Zguilherme,
São 04 fotos bem detalhadas vai abaixando os topicos que vc vai ver.
Abraços..

franzlana
23/09/2008, 17:50
Este esquema de limpador do Engesa FIII é uma m.....da. O Meu tá com braços do 608 mas volta e meia trava todo aberto na coluna do parabriza lado esquerdo. Já instalei mola para puxar o braço e só fica bom quando regulocom limitação, aí tenho que dirigir com a cabeça tombada para a esquerda. Sem falar que quando se abre o capu para manutenção e acidentalmente se aciona o limpador ele esbarra no capo e roça a estria do braço. Aí eu coloco uma bucha cone de papel alumínio e rodo até acontecer de novo. Resumindo é uma porcaria de projeto.

Eduardo Velo
23/09/2008, 19:23
Franzlana tb tive problemas com o meu , mas ta funcionando bem a um bom tempo depois que fiz umas reformas ...

No meu os braços são originais , tem uma mola que qdo o capo ta aberto , mesmo que ligar acidentalmente o limpador , a mola é acionada e não deixa danificar nada ...
Qto a abertura excessiva coloquei um limitador em 2002 e funciona perfeitamente ... antes qdo andava na estrada o vento levava o limpador até a borracha do vidro e não voltava ...
uso braços do limpador do Palio 98 lado esq. torci o do lado do motorista pra ficar com o curso melhor ...

abs ...

Eduardo Velo
24/09/2008, 09:22
Aqui vão algumas fotos da adaptação tecnica (Gambi) que fiz no limpador de parabrisa da Jabiraca ...

Serve pelo menos como idéia pra alguma melhoria ...
Pra quem tem Fase 2 ou 3 o esquema do Dr Guilherme não serve pq nessas fases existe a caixa de ar que fica entre o painel e corta fogo que acaba dificultando a adaptação de um limpador com comando interno , já vi um fase 2 com comando central externo , com braços de articulação do mesmo tamanho partindo de um motor com came , instalado bem no centro e só com a parte da cima da churrasqueira ... parecia ser de fusca ...

as 2 ultimas fotos são da mola do braço de articulação original , parada e acionada qdo o capo está aberto ...

abs ...

Erich G.K.Boger
25/09/2008, 08:29
Caro Guilherme,
Esqueci de perguntar quais são os braços e palhetas que vc usou. São os mesmo da Kombi?

Kim
25/09/2008, 08:59
Grande Eduardo Velo!

Parabéns por mais essa data grande amigo!

Que continue por muito tempo chafurdando no barro com sua máquina!!!!

Abraços.

Kim.

zguilherme
25/09/2008, 09:20
niver do Edu?????????

C for, parabens meu amigo!

facam as palavras do kim minhas tambem

Eduardo Velo
25/09/2008, 19:12
Galera , muito grato pela atenção ...

Tomem uma por mim ... de preferência uma 51 ... rsrs ... pois é hj to fazendo uma " boa idéia " , 51 aninhos , pré adolescente ... rs

abs ...

guilhermeabreu
26/09/2008, 01:18
Ô GRANDE EDU VELO

Meus parabens amigo , que continue assim sempre com vc é , AMIGO , SOLIDÁRIO , ANIMADO .

Falando em 51 , me lembrou IBITIPOCA , lembra do porrote que tomamos lá ? secamos aquela caninha do bambo , aquele amigo de Barbacena o WALDIR , ele queria me ferrar de qquer jeito , só de ver eu beber o ROGÉRIO ferrou lembra ?

Muitos anos de vida com saúde para podermos nos encontrar mais vezes é o desejo de Guilherme de Abreu Rangel e família .

MIL ABRAÇOS AMIGO .

guilhermeabreu
26/09/2008, 01:27
AMIGO ERICH

Os braços não são da KOMBI , não me lembro mais , vou perguntar ao eleticista que fez , já as palhetas são as de 13" que são as do vidro traseiro do GOL , PALIO ou UNO , tb não de lembro direito , mas com certeza é a traseira e tem 13" de tamanho .

Vou ver e postar pra vc com a informação certa .

ABRAÇÃO

Toninho
29/11/2008, 17:43
Olá, visitando o site encontrei as fotos de um Engesa,

e o que me chamou a atençao foi o limpador de para-brisa.

No meu Engesa eu não tenho dificuldades com o limpador,

mas este que vi no Tópico era o Engesa do Kim,

que estava muito bem montado e resolvi fazer algumas

perguntas e prontamente respondeu, e irei compartilhar com vcs

a resposta que ele me passou. Espero estar ajudando de alguma maneira.



Resposta do Kim,

Tem um tópico que postei com fotos sobre o assunto.

Sofri bastante com os limpadores, pois os mesmos saim para fora do quadro do parabrisa.

Era só passar uma carreta dia de chuva, que os braços pulavam para fora, ou para cima da capota, ou para a lateral...

Regulava, regulava e, não dava certo...

Daí comecei a matutar!!
(as dificuldades e que fazem o invento)

Diminui em 1mm o braço que gira no motor, assim, levaria menos as barras que se liga ao pivô.

Melhorou, mais não deu certo ainda.

Então, aumentei em 2mm os braços do pivô.

Pronto!!

Limpa toda a área do parabrisa, e como o bracinho do pivô está maior, tem maior resistência para segurar o braço externo, quando com uma maior pressão do vento.

Os braços externos e palhetas, comprei na rota, com o Igor.

Vá no meu álbum, no "meu engesa", procure umas fotos que tirei do motor e pivô, tem umas que tem umas escritas em vermelho, aí entenderá.

começa nesta foto:
http://picasaweb.google.com.br/kimca...57641758491458

Consegui acertar a parada do motor e as duas velocidades, pois não estavam funcionando.

Caso queira mais detalhes, lhe passarei, pois ficou muito bom.

Abraços.

Kim.

Kim
29/11/2008, 18:40
Caro Toninho!

Fico contente que tenho o ajudado!

A todos, será uma satisfação ajuda-los.

Abraços.

Kim.

CAVESO
30/11/2008, 01:34
Esse tópico me será útil daqui uns dias..rss

Montei a churrasqueira com os braços e motor de limpador ontem...rsss

Ralado/SP
01/12/2008, 18:27
Guilhermão,

mande os detalhes dos limpadores do seu engesa pra gente...

Abraçones

Ralado

guilhermeabreu
01/12/2008, 19:21
GRANDE AMIGO RALADO

lá no FROTA 4X4 tem fotos com os detalhes de como foi colocado e como ficou depois de pronto , é só ír lá em : ENGESA E4 87 F-I : Enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Qquer dúvida é só perguntar .

ABRAÇÃO , e boa sorte na sua empreitada de passar o limpador para baixo , já tem 4 anos sem um defeito .

Ralado/SP
02/12/2008, 09:35
Guilhermão,

o "X" que não tem lá é o seguinte: Qual é o ponto ( medinda da largura do carro e depois na altura da parte onde foi fixado ) em que foi furada a carroceria pra tranpassar o eixo dos limpadores. Além disso vc diz que é o conjunto de limpadores da Kombi moderna com uma pequena adaptação, a qual vc teria que perguntar pra quem fez, (já sabe qual foi???) e confirmar os braços e palhetas que utiliza.

Abraçones

Ralado

Cabelo F1
02/12/2008, 13:10
GRANDE AMIGO RALADO

lá no FROTA 4X4 tem fotos com os detalhes de como foi colocado e como ficou depois de pronto , é só ír lá em : ENGESA E4 87 F-I : Enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Qquer dúvida é só perguntar .

ABRAÇÃO , e boa sorte na sua empreitada de passar o limpador para baixo , já tem 4 anos sem um defeito .

Grande Guilherme!!!

Xeroquei o seu sistema, ate agora show de bola, não sei se vai ficar eficaz igual ao seu, mas estou tentando deixar igual, com suas dicas cheguei lá, veja as fotos, so falta alguns detalhes de ajjustes da palheta e o braço, assim que terminar eu posto mais foto.

Mais uma vez Valeu pela força!!!!!

sds
Cabelo F1

guilhermeabreu
02/12/2008, 16:09
AMIGO RALADO

Me desculpe , mas sou muito enrolado mesmo , é pq tenho pouco tempo disponível , mas medi agora o ponto do furo na carroceria , é exatamente a 9,5 cm a esquerda da dobradiça do capo e a 3,5 cm abaixo da borda superior da carroceria onde vai o quadro do parabrisa , ACREDITO QUE FICOU EXATAMENTE ONDE O CABELO F-1 FIXOU O DELE . esta referancia é a do lado esquerdo do ENGESA , a outra furação , é só vc colcar a engrenagem da KOMBI por fora , daí vc marcaria a 2ª furação .

Só falta eu perguntar ao eletricista que fez , qual é o braço que ele usou , pq as palhetas comprei recentemente , é a traseira do GOLF , GOL , PALIO , ela mede 13" .

CABELO F-1 , parabens ficou exatamente como o do meu . Funcionamento 100% .

RALADO vc vai conseguir tb .

Ralado/SP
03/12/2008, 11:23
Guilhermão,

muuuuito obrigado, assim que eu começar a mexer na carroceria será a primeira coisa à mexer... e agora tenho um modelo perto de casa pra tirar eventuais dúvidas ( cabelo tá demorando pra rolar essa visita, mais dexa virar o ano e eu apareço aí ).

Abraçones

Ralado

Erich G.K.Boger
03/12/2008, 12:54
Toninho e Guilherme Abreu,
Ainda não instalei o limpador no meu Engesa e hoje vi as fotos mais detalhadas da instalação.
Agora vai....
Valeu a dica de vcs.
Abraços

guilhermeabreu
03/12/2008, 14:23
CARO ERICH

Estou aqui para qquer dúvida , pode perguntar a vontade .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
03/12/2008, 16:13
Esse tópico me será útil daqui uns dias..rss
Montei a churrasqueira com os braços e motor de limpador ontem...rsss

Falae Caveso , ja levei o raio com esses braços e a churrasqueira , qdo for montar e tiver alguma dificuldade , entra em contato ... pena que o esquema do Doctor não serve pra gente ... mas faz um bom tempo que não tenho tido nenhum problema com os limpadores e peguei muita chuva qdo fui e voltei de SC ...

abs ...

CAVESO
03/12/2008, 19:02
Falae Caveso , ja levei o raio com esses braços e a churrasqueira , qdo for montar e tiver alguma dificuldade , entra em contato ... pena que o esquema do Doctor não serve pra gente ... mas faz um bom tempo que não tenho tido nenhum problema com os limpadores e peguei muita chuva qdo fui e voltei de SC ...

abs ...

Fala Edu....

Pode deixar que se precisar eu te grito...

Cara, por enquanto está tranquilo pois como o jipe ainda está sem os para-lamas e capô, ficou fácil montar.

Mantive as regulagens originais como vieram de fábrica e coloquei a estria que pega no motor no mesmo ponto onde estava (marquei antes de desmontar).

Vamos ver se dá certo...

O teste pra valer será quando estiver com tudo no lugar :parede: .......aí vou penar se tiver que mexer em alguma coisa.... :mrgreen:

CAVESO
03/12/2008, 19:05
É soda....

Eu acho bem mais bonito (vejam bem: bonito, não funcional) os limpadores da parte de cima do quadro e vocês passando tudo pra baixo.... :mrgreen:

Kim
03/12/2008, 19:07
Quer comprar o sistema do meu?????

Funciona muito bem!

CAVESO
03/12/2008, 19:22
Deixe meu fase II original..... :mrgreen:

Kim
03/12/2008, 19:23
Aaahhh!

Então tá!

Cabelo F1
04/12/2008, 13:49
GRANDE AMIGO RALADO

lá no FROTA 4X4 tem fotos com os detalhes de como foi colocado e como ficou depois de pronto , é só ír lá em : ENGESA E4 87 F-I : Enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Qquer dúvida é só perguntar .

ABRAÇÃO , e boa sorte na sua empreitada de passar o limpador para baixo , já tem 4 anos sem um defeito .

Grande mestre Guilerme!!

Tenho uma foto mais atualizada da frente do meu F1 quase no final da restauração, gostei muito das mudanças que vce fez em teu carro, penso da seguinte forma; se vce for mudar uma peça original para uma adaptação onde não limite sua função origianal e melhora sua perfomace, não vejo nenhum coviniente, ou melhor, vce esta melhorando uma ideia onde muitos poderão copiar.
Mudando um poudo o assunto colega, veja bem ,veja bem, veja bem, a grade do radiador me inspirei na sua, mas não é igual, o minha grade tem 9 furos e sua tem 8(rs.....), a sua é amarela e minha é verde, rs..., resumindo xeroquei o modelo de sua grade.

Finalizando Guilherme, um grande abraço para vce & Familia e todos os colegas do Forum.
UM FELIZ NATAL E OTIMO 2009

sds
Cabelo F1

Ralado/SP
04/12/2008, 14:04
Cabelo,

gostei de ver a rapidez... depois que vc resolveu retomar a empreitada o serviço acabou rapidinho. O carro já está pindado!!!!! CARAMBA!!!!
Quando é que a máquina voltará a rodar ???
Achei que veria seu carro meio desmontado... isso é que me dá um pouco de inveja, pois eu dependo 100% de terceiros e se eles não fazem, o serviço não rende.
Como eu queria tem meu carro pronto esse ano. Esse era o cronograma, mais agora já penso que só para o carnaval...

Abraçones

Ralado

FernandoPedro
04/12/2008, 23:32
Cabelo:
Legal sua vistura, uma curiosidade: para a instalação do guincho mecânico, vc está usando o câmbio original e uma t-case da toy band? Como vc fez a adaptação?

Abs?

guilhermeabreu
05/12/2008, 10:06
CARO AMIGO CABELO F-1

Obrigado pelos elogios , mas esta grade realmente é muito mais bonita do que a original .

O seu ENGESA ficou ESPAETACULAR , MUITO LINDO MESMO , vc tem ÓTIMO GOSTO .

Só falta a gente se encontrar para fazer uns passeios/trilhas .

O limpador de parabrisa ficou exatamente na mesma posição do meu . Ficará funcionando perfeito .

ABRAÇÃO E FELIZ NATAL E 2009 CHEIOS DE SAÚDE E TRILHAS PARA TODOS NÓS E NOSSAS FAMÍLIAS .

Cabelo F1
05/12/2008, 10:13
Cabelo,

gostei de ver a rapidez... depois que vc resolveu retomar a empreitada o serviço acabou rapidinho. O carro já está pindado!!!!! CARAMBA!!!!
Quando é que a máquina voltará a rodar ???
Achei que veria seu carro meio desmontado... isso é que me dá um pouco de inveja, pois eu dependo 100% de terceiros e se eles não fazem, o serviço não rende.
Como eu queria tem meu carro pronto esse ano. Esse era o cronograma, mais agora já penso que só para o carnaval...

Abraçones

Ralado

Grande Ralado!! tudo bem?

Praticamente esta quase pronto, esta faltando parte eletrica e alguns ajustes, o que esta faltando mesmo é ($), final de ano vce sabe como é: IPVA/IPTU/MATRICOLA da escola das crianças ..., pela minha programação eu acho que em Março eu termino, isto é se não
aparecer nada no caminho, acho eu que vce vai terminar primeiro.

Cabelo F1
05/12/2008, 14:36
Cabelo:
Legal sua vistura, uma curiosidade: para a instalação do guincho mecânico, vc está usando o câmbio original e uma t-case da toy band? Como vc fez a adaptação?

Abs?

Boa tarde colega Fernando!

Colega, a instalação no meu caso não foi muito difícil devido a configuração do motor e do cambio, e caixa de direção, vou tentar passar um resumo.

1- O meu Engesa é o F1 com motor Maxion / cambio de Toyota 4m sincronizado com direção D20.
2- Em questão do motor não vejo muito obstáculo, pois o meu toma um espaço legal, tem varias outras configuração de motores menores que pode facilitar.
3- A caixa de direção neste caso se for original irá atrapalhar no suporte da base do guincho, pois a mesma e fixada na parte de dentro do chassis, no meu caso a caixa de direção e da D20 e é fixada do lado de fora do chassis, desta forma se ganha um espaço razoável para base e o guincho, já com a caixa original não sei informar se da certo.
4- Como vce vê na foto a frente não precisou mexer em nada, exceto o gancho de ancoragem do lado do passageiro.
5- A travessa do cambio eu tbm mudei, reforcei a aumentei a altura final do cambio para maior segurança da tomada de força que ficava muito rente a longarina.
6- No piso fiz uma pequena modificação para alojar a toma da força no cambio, coisa fácil.
7- Em ralação ao cambio, fica mais fácil o instalação.
8- É muito importante que o guincho seja comprado para o Engesa com as configurações acima ou semelhante, pois fora disto séria muito complicado a instalação no Engensa, visto que o mesmo foi fabricado sem esta opção (falha de Fabrica que opta por um guincho elétrico).

Resumo geral :

O Guincho mecânico na Engesa, muitos tem a opinião que não compensa e quase impossível colocar, se for colocado na ponta do lápis, sai muito mais caro que um guincho elétrico, concordo, mas como isto foi de ego meu, resolvi colocar o guincho mecânico, eu não fui o primeiro nem serei o ultimo, uma coisa é certa antes de instalar o meu verifiquei antes alguns colegas que tinha na Engesa com guincho mecânico, verifiquei a instalações de todos, ( a satisfação de um guincho mecânico estava estampado no rosto de todos estes colegas, isto não tem preço).

Colega espero ter ajudado um pouco vce, não sei qual e seu Engesa o qual sua configuração, mas uma coisa é certa, o negocio e pesquisar e ter certeza do que vce quer, pois assim vce não se arrependera mais a frente.

Obs.: Estou ao contento 110% com esta aquisição.

Sds
Cabelo F1

FernandoPedro
05/12/2008, 18:47
Olá Cabelo, tudo bem?

Suas explicações foram muito esclarecedoras. Como você disse, no seu caso foi mais tranquilo, pois você alterou toda a configuração da sua viatura. No meu caso, deve ser um pouco mais difícil, pois a minha viatura tem um motor GM 6 cilindros, câmbio original e t-case de toyota bandeirante.

Espero um dia conhecer sua viatura.

Abs.

CAVESO
21/02/2009, 00:53
Pessoal,

Estou precisando agora dos braços e das paletas dos limpadores do meu engesa (FAse II).

De qual carro são?

Vi que o Edu colocou do pálio. No caso do meu que está com tudo original, dá pra colocar também?

Abraços embassados...

Eduardo Velo
24/02/2009, 22:09
Pessoal, Estou precisando agora dos braços e das paletas dos limpadores do meu engesa (FAse II). De qual carro são? Vi que o Edu colocou do pálio. No caso do meu que está com tudo original, dá pra colocar também?
Abraços embassados...

Fala Caveso , ta nos finalmente mesmo heim ... blz véio ...

Os braços dos limpadores que estão no meu são do Palio , eu troquei pq os originais estavam com as estrias gastas e quis colocar coisa que acha mais facil no mercado ... os braços do Palio tem a parte inferior maior e quase o capo pega por causa disso qdo abre ...
O conjunto que faz o articulado tem que ser do engesa mesmo ... o do Marrua é o mesmo esquema , mas é maior ... vai ter que comprar na rota ...

abs ...

Cilon Carlos Heck
25/02/2009, 20:25
Oi Caveso. Como você tem que colocar os braços também, não sei bem quais palhetas deve utilizar, mas se te ajudar, no meu eu utilizo as de 330mm (13"). Da cibié o código é C046, é palheta trazeira dos seguintes veículos: towner 93 a 99, fiat elba 86 a 97, fiat uno 84, corsa wagon 94 a 02, omega suprema 92 a 98, cherokee 93 a 98, golf GIV 99, polo 02.
Espero que tenha te ajudado.
[ ]'s

Luca
25/02/2009, 23:57
Estou precisando agora dos braços e das paletas dos limpadores do meu engesa (FAse II). De qual carro são?...
Caveso,
A palheta eu não sei qual instalei, mas os braços são da Veraneio e companhia. Acho que é D20, C10, A20. Tudo igual. Mas se teve algo extremamente mal projetado pelos engenheiros da Engesa, foi o conjunto do limpador de parabrisa. Ô servicinho mal feito.
Ao Cilon :concordo: e ao Edú Velo, meu muito obrigado pela indicação das palhetas. vou ver se agora o conjunto do meu Viralatas melhora um pouco.
[]´s

Eduardo Velo
26/02/2009, 16:27
Pessoal a paleta original é de 13" , essa paleta sempre vai ser tras. de algum carro é por isso que não tem par ... optei por 13" no lado do motorista e 11" ( fusca) no lado do carona ... já faz tempo que fiz isso e ta td ok ...
Se precisar trocar a paleta em alguma emergencia a do fusca serve , fica uma faixa menor de visão , só isso ... de 14 " pode pegar na borracha do vidro e acabar travando qdo vc mais precisa ... tive que torcer o braço do lado do motorista pra poder limpar da melhor maneira possivel , não sei se tem outra solução ...
Caveso , qdo vc for montar e tiver qqer problema me manda um email - eduardovelo@yahoo.com.br , apanhei muito com churrasqueira , articulado , braços ... a gente acaba manjando um pouco de como os Eng. Manoel e Joaquim pensavam na epoca que puseram eles pra projetar os limpadores ... rsrs ...

Luca , qqer coisa estamos aí ... vai no paca hj ??? vou estar prox. do pessoal aqui do forum ...

abs ...

Luca
26/02/2009, 17:54
...Luca , qqer coisa estamos aí ... vai no paca hj ??? vou estar prox. do pessoal aqui do forum ... Quisera poder ir, Edú. Mas é por um bom motivo. Estou saindo para viajar, lá pros lados da Serra do Rio do Rastro, SC, logo cedinho. Mas valeu muito o convite. Vou me lembrar.
[]´s

Eduardo Velo
27/02/2009, 17:52
Quisera poder ir, Edú. Mas é por um bom motivo. Estou saindo para viajar, lá pros lados da Serra do Rio do Rastro, SC, logo cedinho. Mas valeu muito o convite. Vou me lembrar. []´s

Puxa ... que chato heim camarada ... ter que viajar até Bom Jardim ... rsrs ...

Conheço um pouco essa área , mesmo nessa época do ano faz um pouco de frio a noite ...

abs e Boa Viagem ...
Edu

CAVESO
13/03/2009, 20:42
Edu e colegas,

Como não havia previsão de chuvas, estava andando sem os limpadores.....:mrgreen: , só que hoje fiquei sem jipe pois está caindo água...:parede:

O braço do pálio que serve no fase II é do pálio de qual ano? Ou são todos iguais?

A receita é braço do pálio + paletas de 13", é isso? :pensativo:

CAVESO
20/03/2009, 01:06
Fui numa loja hoje e descobri que há dois modelos de braço de limpador para pálio: até 2001 e acima de 2001.

Qual deles vocês estão usando?

Eduardo Velo
20/03/2009, 14:44
Fui numa loja hoje e descobri que há dois modelos de braço de limpador para pálio: até 2001 e acima de 2001. Qual deles vocês estão usando?

Caveso to sem net em casa , to usando a net aqui no trampo , um raio acabou com o modem ...
O braço é do Palio até 2001 , o menor , se não me engano o lado do carona ... a palheta é de 13" ...
No meu estou usando de 13" no lado motorista e 11" (Fusca) lado carona ... talvez tenha que colocar uma borracha como calço na base da dobradiça do capô pra afastar um pouco o capô e dar passagem qdo abrir o capô ...

abs ...
Edu

CAVESO
20/03/2009, 15:12
Caveso to sem net em casa , to usando a net aqui no trampo , um raio acabou com o modem ...
O braço é do Palio até 2001 , o menor , se não me engano o lado do carona ... a palheta é de 13" ...
No meu estou usando de 13" no lado motorista e 11" (Fusca) lado carona ... talvez tenha que colocar uma borracha como calço na base da dobradiça do capô pra afastar um pouco o capô e dar passagem qdo abrir o capô ...

abs ...
Edu


Então terei que comprar os dois braços do palio do lado carona, é isso?

pensei que os dois lados fossem iguais....

Valeu pelas dicas, edu!

Eduardo Velo
20/03/2009, 15:19
Então terei que comprar os dois braços do palio do lado carona, é isso?
pensei que os dois lados fossem iguais ... Valeu pelas dicas, edu!

Isso aí Veggi , tem que comprar os 2 do lado carona ... vc tem os braços originais ??? leva no auto peças e veja que tem pouca diferença ...

abs ...

CAVESO
20/03/2009, 19:42
Isso aí Veggi , tem que comprar os 2 do lado carona ... vc tem os braços originais ??? leva no auto peças e veja que tem pouca diferença ...

abs ...


Edu,

Vei um braço nele que não sei se é o original...

Parece ser do tamanho do pálio (um pouco menor)...

Vou atrás dos FV daqui....