Ver Versão Completa : Plaqueta de identificação da FordRural 73
Senhores.
Tenho uma Rural 72 e gostaria de manter as características originais. Como ela veio "fuçada", não sei o que ela realmente tinha.
A plaquetinha de identificação está presa na porta e tem as seguintes informações:
CARROC 71A
COR DB
ESTOF A
DATA 19
EIXO N
TRANS D
ANO/MODELO 73
MOTOR G
Fiz uma vasta pesquisa e até agora não encontrei nada. Alguem teria essas informações?
Grato pela atenção.
Spin
Comprei uma Rural esta semana. 1975, 4x2 aparentemente tudo original. A única informação diferente é na cor. Alguma coisa dá pra deduzir. Seguem as caraterísticas e identificação da plaqueta da minha:
CARROCERIA: 71A: não sei o que significa, deve ser o padrão da rural
COR EB: verde e branca
ESTOF A: banco dianteiro de lado a lado, com câmbio na coluna, curvin preto.
MOTOR G: BF161, 6 cil.
TRANS D: se for o câmbio, 4 marchas, na coluna. Poderia ser 4x2?
EIXO N. ainda não olhei se tem alguma especificação, nem sei a relação dele.
Espero ter ajudado em alguma coisa,
[]s
JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
10/09/2007, 14:42
Companheiro achei as informacoes que vc quer: ESTOFAMENTO A: PRETO,DATA 1 DIA DO MES 9 DE 1973,TRANSMISSAO D E DE 4 MARCHAS,MOTOR G 6 CILINDROS.Eu so nao achei sobre a carroceria 71a e a cor db mais irei pesquisar em outro manual e ai te falo.
Denilsom
10/09/2007, 15:33
Caro colega Spin eu acho que no site da rural willys tem esta informaçao que vc quer vc ja visitou la? vou ate dar uma olhada depois
Achei os seguintes links. Não sei a veracidade dessas informações, mas acho que podemos chegar a algumas conclusões:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-709.html
http://www.maverickclubedecuritiba.com/paginas/infos/infos_chassis.php
http://209.85.165.104/search?q=cache:5Z4Mx2Xe2EkJ:orbita.starmedia.com/~paulo_fragoso/garajeep/identifique.html+plaqueta+identifica%C3%A7%C3%A3o+ rural&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&client=iceweasel-a
A tabela de dores é a seguinte:
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmiun
D Turquesa Taiti
E Bege Palha
F Amarelo Tarumâ
G Verde Tortuga
H Verde Angra
J Marron Terracota
K Azul Colonial
L Vermelho Imperial metálico
M Bronze Fogo metálico
N Verde Pinus metálico
P Verde Sírius metálico
R Prata Antares metálico
T Turquesa Polaris metálico
U Castanho Persa metálico
V Azul Real metálico
(EB = Bege Palha + Branco Nevasca; DB = Turquesa Taiti + Branco Nevasca)
O estofamento
A Preto
B Vermelho
C Azul
D Marrom
E Cinza
F Especial
(A = Preto)
A corroceria, os dois primeiros número identificam o tipo. A letra o tipo de estofamento.
81 = Jeep Normal
84 = Jeep Curvão
85 = Jeep Pára-brisa
71 = Rural (????)
54 = Maverick - Sedan Super
62 = Maverick - Cupê Super
Transmissão
A Convencional – 3 velocidades – alavanca na coluna de direção
B Convencional – 4 velocidades – alavanca na coluna de direção
D Convencional – 4 velocidades – alavanca no assoalho
J Automática
Eixo (Relação diferencial)
K = 4.89:1
L = 5.38:1
4 = anti derrapante 4.89:1
5 = anti derrapante 5.38:1
N = ???
Motor
G = provavelmente o BF161
N = 4 cilindros (2.300cc)
P = 6 cilindros (3.016 cc)
R = 8 cilindros (4.950 cc)
Com relação ao número (Ex LA1BTK44571)
L = país de origem, no caso Brasil
A = Linha e montagem, A para São Paulo, C para Jaboatão PE, ambas da Ford
1B = Modelo,
1B Jeep,
3A F-75 4X2,
3B F-75 4X4
2A Rural 4x2
2B Rural 4x4
T = Ano da entrada na linha de montagem. S 1976, T 1977, U 1978, V 1979 até B 1983.
K = mês da entrada na linha de montagem. K outubro. Não identifiquei os outros meses.
4571 = Sequência numérica individual de cada veículo. Para linha de montagem de São Paulo, Ipiranga, começa a partir de 00001 até 79.999, quando volta para 00001. Para a linha de Jaboatão, PE, começa de 80.000 até 99.999 quando volta para 80.000 e assim sucessivamente.
Um abraço a todos
Spin
Outras informações sobre o eixo (relação do diferencial)
A 3,31 : 1
B 3,92 : 1
S 3,07 : 1
Caros amigos,
Não sei se isto os confundirá, mas obtive de um Clube do Carro Antigo, referente ao Manual para Vistoria e Avaliação de Veículo Antigo, e tem uma outra notação:
Retirado de lá:
(...)
SEDAN RURAL (1970) e FORD RURAL (1971 a 1976)
Localização do nº de chassi: face externa da longarina dianteira direita.
Prefixos da Sedan Rural 1970 = Jeep Willys 1970.
FORD SEDAN RURAL (1971 a junho de 1972)
Numeração do chassi:
1 algarismo indicativo do final do ano-modelo:
1 = 1971;
2= 1972;
1 letra indicando a linha de montagem:
B=São Bernardo do Campo;
C=Jaboatão;
A=lpiranga;
2 algarismos indicando o tipo de carroceria:
81 = sedan rural 2 portas, standard, etc.;
1 letra indicando o tipo de motor:
A = 6 cilindros, etc;
6 algarismos indicando o nº de série (para os veículos fabricados em Jaboatão, inicia em
500.001 e para os de São Bernardo do Campo, em 320.001 : para Ipiranga, em 340.001.
Localização da plaqueta: montante da porta esquerda.
RURAL (Julho de 1972 a 1976)
Numeração de chassi:
2 letras indicando o país e a linha de montagem (L=Brasil: A=lpiranga; C=Jaboatão):
1 algarismo e 1 letra indicando o modelo (2A=Rural Standard 4x2, etc):
2 letras indicando o ano e o mês de montagem (mesmo código do Jeep e Camioneta F-75);
5 algarismos indicando o nº de série, a partir de 00001 a 79.999 para os veículos fabricados em
Ipiranga e 80.000 a 99.999 para os de Jaboatão.
A seqüência numérica do nº de série é intercalada na do Jeep e Camioneta. Ex.: LC2ANB85723
(Rural Ford Standard,4x2, fabricada em Jaboatão, em 05/73).
Plaqueta: idem à anterior.
(...)
Só pra ter uma idéia :
(...)
JEEP e F-75
Localização do nº de chassi: face externa da longarina dianteira.
Numeração de chassi: (1971 a junho de 1972)
1 letra indicativa do tipo do veículo:
C= utilitário a gasolina;
D=utilitário diesel;
2 algarismos indicando a série do veículo: 52= CJ-5 4x4 jeep:
1 letra indicando o tipo do motor: A= 6 cil.;
1 letra indicando alinha de montagem: B = São Bernardo: C= Jaboatão; A= Ipiranga/SP:
6 algarismos indicando o nº de série. Para São Bernardo começa em 320.000 e para Jaboatão
em 505.001. Para Ipiranga, 340.001.
Numeração de chassi: (julho de 1972 a 1983)
2 letras indicando o país e linha de montagem. (L=Brasil; A= Ipiranga; C= Jaboatão);
1 algarismo e 1 letra, indicando o modelo (1A= Jeep Universal 4x4); (1B=Jeep UniversaI 4x4);
2 letras indicando o ano e mês de montagem (mesmas dos veículos de carga);
6 algarismos indicando o nº de série.
Exemplo: C52AC517789 - D52AB326634.
Localização da plaqueta: Jeep (compartimento do motor) F-75= porta esquerda.
(...)
Fato interessante: minha Rural é 62, Willys Overland, e não tem número de chassi - foi um trabalhão validar o número do motor no Detran, senão eu não conseguiria passar para o meu nome - ainda bem que tenho o manual e o Certificado de Venda/Garantia (pasme !!) originais da época (datilografado) e calou a boca dos caras de lá - mas o curioso é que a numeração já é toda diferente: a minha plaqueta que está no pé da coluna, do lado da porta do motorista é um número serial corrido, apenas, além do número do motor, e só. E a numeração do modelo: 8122 (Rural STD 4x2) depois de alguns anos mudou, se não me engano, para 8126 - vai entender....
Cores e tintas
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/tintas.htm (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/tintas.htm)
especificações
http://ruralwillys.tripod.com/especifica/especifica.htm (http://ruralwillys.tripod.com/especifica/especifica.htm)
velocidades
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/velocidade.htm (http://ruralwillys.tripod.com/diversos/velocidade.htm)
Rural 4X2 = 8122 e 4X4 = 8222
F-75 4X2 = 9121 e F-75 4x4 = 9122
Boa tarde Pedro.
Obrigado, mas as informações são apenas válida para a numeração Willys. No caso, a minha rural é ano 1972/73, onde a Ford utilizou a sua regra de identificação.
Spin
Quer dar uma olhada nas plaquetas das minhas f75 4x4 (mando fotos) ano 1976 ford?
O código 9221 foi mantido. Uma é branca a outra é amarela.
[ ]s
Giuliano MO
21/02/2008, 18:45
Amigos, olhando uma Rural ano 1970 (já ví q esse ano é sinistro a identificação) a numeração do chassis é OB81A32XXXX (estes x provavelmente o numero sequencial q eu não quis colocar aqui).
Mas então, como descubro se ela é 4X4 original?
Andei dando uma pesquisada por aqui e não achei certinho!
Abraço a todos!
Denilsom
22/02/2008, 13:16
Amigos, olhando uma Rural ano 1970 (já ví q esse ano é sinistro a identificação) a numeração do chassis é OB81A32XXXX (estes x provavelmente o numero sequencial q eu não quis colocar aqui).
Mas então, como descubro se ela é 4X4 original?
Andei dando uma pesquisada por aqui e não achei certinho!
Abraço a todos!
Colega sua Rural tem uma plaqueta la na parede do corta fogo? ate 69 sei que tem como era willys ainda, ali identifica tem a numeraçao 8222 é 4x4 8122 é 4x2 , ja as ford mudaram a plaqueta para porta,pelo que to vendo o numero do chassi dela começa com uma sequencia diferente.
akio nishikawa
13/03/2008, 12:58
Achei no Tripod.Util pra quem esta reformando ou restaurando sua viatura.
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/tintas.htm
(Recebemos muitas consultas para identificar nomes de cores de tinta da Rural Willys para diferentes anos de fabricação. Reproduzimos abaixo 3 páginas do Catalogo de Peças Utilitários Ford 1960-1972 com o nome e codigo das tintas para cada modelo de utilitário Willys e os anos quando foi utilizado. Verifique o codigo que corresponde ao seu modelo de veículo na tabela abaixo antes de procurar a tinta nas tabelas de tintas mais embaixo. É possível que alguma plaqueta de identificação na carroceria da Rural ou documento do veiculo tenha o codigo de tinta original do seu veículo.)
Eu não vi nenhum código/letra para a cor laranja.
A Ford não tinha em sua tabela a cor laranja?
Alguem sabe o código/letra?
[]
Dü
ghostrider
06/06/2008, 13:51
alguém possui alguma informação a respeito das cores utilizadas pela Ford em seus utilitários Jeep e F75 de todos os anos-modelos? do meu conhecimento são somente as que você encontra no catálogo de qualquer casa de tintas, todavia, tenho dúvidas se nesses catálogos estão todas as cores que a Ford utilizava no Jeep... :pensativo:
ghostrider
08/06/2008, 17:54
Outra. Nos catálogos das casas de tintas o nº que aparece na frente do nome de cada cor, exemplo da montadora Fiat: "azul tirreno 78", quer dizer que essa cor foi utilizada somente em 1978 ou a partir de? Então, essa mesma cor pode ter sido originalmente utilizada pela Fiat em outro carro após 1978? :pensativo:
ghostrider
20/06/2008, 21:14
vamos as respostas:
quanto à dúvida sobre o ano nos catálogos das casas de tintas:
quando você vê uma cor seguida do nome e ano, exemplo (fictício):
branco gelo 77
a tinta posterior, observando o ano, marca o fim da utilização dessa cor e início da outra pela montadora. exemplo (fictício):
branco geada 80
então, a partir de 1977 a montadora utilizou o branco gelo (77) até 1980 quando ela passou a utilizar o branco geada (80).
ghostrider
20/06/2008, 21:26
agora uma mais difícil.
quanto a identificação da cor da viatura utilizando os duas letras gravadas na placa de identificação.
de acordo com o manual de serivços e manutenção que todo mundo tem ou já viu, no campo "COR" o modo de identificação segue a seguinte regra (transcrição do manual):
3.Cor
Identificação por duas letras:
a) para pintura de uma cor, uma letra para indicar a cor, seguida da letra "O".
b) para pintura de duas cores, a primeira letra indica a cor básica enquanto que a segunda, a complementar.
agora "o tigre":
como identificar a cor original da viatura utilizando duas letras? por exemplo, caso real constatado por mim: no campo cor as letras "SS".
e agora malandrão??!! :pensativo:
tulliomf
13/12/2009, 04:50
agora uma mais difícil.
quanto a identificação da cor da viatura utilizando os duas letras gravadas na placa de identificação.
de acordo com o manual de serivços e manutenção que todo mundo tem ou já viu, no campo "COR" o modo de identificação segue a seguinte regra (transcrição do manual):
3.Cor
Identificação por duas letras:
a) para pintura de uma cor, uma letra para indicar a cor, seguida da letra "O".
b) para pintura de duas cores, a primeira letra indica a cor básica enquanto que a segunda, a complementar.
agora "o tigre":
como identificar a cor original da viatura utilizando duas letras? por exemplo, caso real constatado por mim: no campo cor as letras "SS".
e agora malandrão??!! :pensativo:
ola,
eu conheço um site que tem informando sobre como saber a cor original do seu Jeep
da uma olhada nesse site:
http://blig.ig.com.br/jeepguerreiro/2009/08/15/87/
Mas aqui, qual é o ano e modelo do seu carro???
até mais
antonio umino
15/12/2010, 19:53
ressucitando o topico novamente,.............. já faz tempo mas tem gente ainda que não sabe a identidade das Rurais, e F.75. então ressuscitando.
Júnior_NF
16/12/2010, 11:16
Será que eu encontro a plaqueta para comprar? A da minha F esta em estado lastimável...
Abraços
antonio umino
16/12/2010, 17:33
acho que tem que pedir na FORD. através de uma revenda de peças, acho que consegue, também estou precisando. de tanto a porta andar raspando na coluna. acabou-se não dá pra ler. O amigo conseguindo poste por aqui aqui. OK>
O Final do ano chegou...... FELIZ NATAL e um FELIZ ANO NOVO..
2011 TÁ Chegando... Sucesso no novo ano........ abçs.
Marco-Maga
18/12/2010, 03:05
Será que eu encontro a plaqueta para comprar? A da minha F esta em estado lastimável...
Abraços
Clovis,
Não lembro, mas acho que ela esta pintada, se estiver é só colocar tinner e limpar depois ..
Fiz isso nesta F que comprei, e ela ficou novinha, amanhã posto fotos...:concordo:
antonio umino
07/01/2011, 11:31
Bom dia. Por acaso alguem tem uma rural do ano de 1963, 1964, 1965 ou 1966. Sei que todas RURAIS, 4x2 tem o codico de 8122 e as 4x4 8222,
Até que ano saiu as rurais 4x2 com 8122 no prefixo ?
Obrigado a todos...... abços.
Júnior_NF
10/01/2011, 11:18
Ahaaaa... então foi vc quem pintou a plaqueta de identificação? :pensativo: :pensativo:
Brincadeiras a parte, vou fazer isso, vou retirar a plaqueta e tentar recupera-la para colocar nas novas portas quenserão instaladas....
Forte abraço... :concordo:
Clovis,
Não lembro, mas acho que ela esta pintada, se estiver é só colocar tinner e limpar depois ..
Fiz isso nesta F que comprei, e ela ficou novinha, amanhã posto fotos...:concordo:
Marco-Maga
10/01/2011, 11:34
Ahaaaa... então foi vc quem pintou a plaqueta de identificação? :pensativo: :pensativo:
Brincadeiras a parte, vou fazer isso, vou retirar a plaqueta e tentar recupera-la para colocar nas novas portas quenserão instaladas....
Forte abraço... :concordo:
Sr Clovis...
Não, não fui eu quem pintou a plaqueta...:twisted:
É que essa F que comprei agora, tb estava pintada, ai dei um banho de tinner e tirei toda tinta que estava nela, ficou como nova...
Assim que eu for pro sitio tiro e posto aqui fotos dela..:concordo:
Só não entendi pq vai trocar as portas se elas estvam boas...:pensativo:
Júnior_NF
10/01/2011, 11:45
É que comprei duas portas praticamente zero, sem pontos de ferrugem e etc... e as portas atuais vou utilizar para estender a cabine... :twisted:
Sr Clovis...
Não, não fui eu quem pintou a plaqueta...:twisted:
É que essa F que comprei agora, tb estava pintada, ai dei um banho de tinner e tirei toda tinta que estava nela, ficou como nova...
Assim que eu for pro sitio tiro e posto aqui fotos dela..:concordo:
Só não entendi pq vai trocar as portas se elas estvam boas...:pensativo:
Marco-Maga
10/01/2011, 11:47
É que comprei duas portas praticamente zero, sem pontos de ferrugem e etc... e as portas atuais vou utilizar para estender a cabine... :twisted:
:pensativo: Hummmmm....
Vamos acompanhar lá no frota a sua monstrificação...:concordo:
Boa sorte...
Helindolfo
02/02/2012, 07:17
Pessoal resolvi iniciar um estudo sobre as plaquetas de identificação das F's as diferenças que saíram etc...
Assim eu e tenho certeza de muitos novatos vamos aprendendo sobre elas...
Aqui vai a minha, desculpem a qualidade da foto fim de semana eu vejo se tiro uma melhor., essa foi tirado no dia que encontrei ela.
Abraço.
antonio umino
02/02/2012, 07:32
Pelo jeito. Helindolfo. vc não está pesquisando. já tem um topico sobre isto. Ok.
vj e consulte Ok. um abraço
Helindolfo
02/02/2012, 07:52
Desculpe a todos se criei um tópico em duplicidade.
Como disse acabo de adquirir minha viatura e ainda estou parecendo criança com brinquedo novo.
Abraço. e obrigado pelo toque.
Helindolfo
02/02/2012, 16:39
só para completar ...
Identificação Utilitários Ford (1970 a 1972)
Sedan Rural (1970 a 1972)
nº chassi Rural
Identificação pelo número do chassi:
Um algarismo indicava o final do ano/modelo (0=1970 , 1=1971 , 2=1972)
1 letra indicava o local da linha de montagem:
(A= São Paulo-Ipiranga B=São Bernardo do Campo C=Jaboatão/PE )
2 algarismos indicavam o tipo de carroceria:
82= Sedan Rural 4x4
81= Sedan Rural 4x2 std
83= Sedan Rural 4x2 Luxo
1 letra indicava o tipo de motor: A= BF-161 B=2.600cc C= 3.000cc
6 algarismos indicavam o número de série
EX: 0B82A335078
Localização da plaqueta metálica: montante da porta esquerda.
Jeep e F-75 (1970)
Mesmo sistema da Rural 1970. Mudavam os códigos, não estou bem certo, mas pela lógica eram :
52= Jeep CJ-5 4X4 62=Jeep CJ-6 4X4 92=F-75 4X4 91= F-75 4X2 93= F-75 4X2 Luxo
Jeep e F-75 (1971 a 1972) Padrão Ford veículos de carga
1 letra indica o tipo de veículo: C= Utilitário a gasolina D= Utilitário a Diesel (constava, mas sabe-se que não
eram fabricados Jeep e F-75 a diesel)
2 algarismos indicavam o modelo do veículo:
51= CJ-5 4X2 (Série Especial 1972) 52= CJ-5 4X4 62=CJ-6 4X4 91=F-75 4X2 92=F-75 4X4 93=f-75
4x2 Luxo
1 letra indicava o tipo de motor: A= 6 cilindros
1 letra indicava a linha de montagem: A= São Paulo (Ipiranga) B=São Bernardo do Campo C= Jaboatão
6 algarismos indicavam o número de série do veículo
EX: C52AA517789
Localização da plaqueta:
No Jeep= lado esquerdo compartimento do motor F-75=montante da porta esquerda
Identificação Utilitários Ford (1973-1983)
Jeep - Sedan Rural - F-75 (1973 a 1983)
1 letra indica o país de origem: L= Brasil
1 letra indica a linha de montagem: A= São Paulo B= São B. do Campo C= Jaboatão
1 algarismo seguido de uma letra indica modelo do veículo:
1B = Jeep 2A=Rural 4x2 2B=Rural 4x4 3A=F-75 4X2 3B=F-75 4X4
1 letra indica o ano na linha de montagem
1 letra indica o mês na linha de montagem
5 algarismos indicam o número de série
Ex: LA1BPJ35526 (Jeep CJ-5 brasileiro, fabricado em São Paulo, Bairro do Ipiranga, no ano de 1974, no
mês de maio e com o número de série 35526).
Identificação pela plaqueta metálica:
Com a Ford, a plaqueta metálica passou a exibir mais informações a respeito do veículo:
Entre-eixos: 2.057 mm (Jeep) - 2.654 mm (Rural) - 2.997 mm (F-75)
Cor: uma letra indicava o código da cor.
Seguem alguns códigos de cores que encontrei:
1973/74:
A-Preto Bali B-Branco Nevasca C-Vermelho Cadmium D- Turquesa Bali E- Bege Palha F- Amarelo Tarumã
G- Verde Tortuga H- Verde Angra J- Marrom Terracota K- Azul Colonial T- Azul Regata
Modelo: utilizava o método Willys (5224...)
Carroceria: o código era formado por uma letra e 2 números. A letra indicava o estofamento e os números o
tipo de carroceria.
Códigos estofamento: A-preto B- vermelho C- azul D- marrom E- cinza F- séries especiais
Transmissão: A- Manual 3 marchas alavanca na coluna de direção
B- manual 4 marchas alavanca na coluna de direção
C- manual 4 marchas alavanca no assoalho
Eixo: (tipo de diferencial) K- 4,89:1 L- 5,38:1 4-Antiderrapante 4,89:1 5-Antiderrapante 5,38:1
Motor: G- BF-161 6 cil P- 3.000cc 6 cil N- 4 cil OHC 2.300 cc
Peso bruto máximo: varia de acordo com o modelo e motor.
Data: indica data do término da montagem do veículo. Utiliza 5 algarismos. Os dois primeiros (de 01 a 31)
indicam o dia, os dois seguintes (01 a 12) indicam o mês e o último (0 a 9) indica o ano. Ex: 09028= indica que
foi produzido em 09/02/1978.
Ano-modelo: representado pelos 2 últimos algarismos do ano correspondente. Quando o modelo era montado
em dezembro, considerava-se o mesmo como sendo do ano seguinte. Ex: 76=1976 79=1979
fonte : Jeep Guerreiro - Utilitários Willys e a mecanização militar brasileira (http://jeepguerreiro.blogspot.com/)
antonio umino
02/02/2012, 18:52
agora sim... Helindolfo. muito bom a pesquisa.....é isto aí...
Um abraço...
Helindolfo
02/02/2012, 20:09
Agora vem a incógnita encontrei hoje uma F75 cujo o chassi começa da seguinte forma
C22AB
Alguém consegue me explicar??
Eu não entendi nada...rs
valter vivoda
03/02/2012, 08:21
bom dia Helindolfo
vou posta um link bem interessante quem me passou foi o elcio
trata-se de do manual para vistoria de veiculo antigo e abrange bastante marcas inclusive os ford / willys ali tem código de cores chassi etc.
abraço.
https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:7GjyOyBCrIAJ:www.carroantigo.com/pdf/MANUAL_VISTORIA_CCAL_2.pdf+willys+chassi+numeros&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgpvBdgavF2i_XHK_WH4UlaqxHrkpRt2rXN_Jje kbHnSwKEM3NDWdj1wQP8pRDpBv44Ffv0XRrgpvdhRZs2du9orO Hp2K94cdN4r-XsLNA9ib-kPwNzuwN-lsctKjz1RumOBNWR&sig=AHIEtbS-IizFQLztkI91IF-yA04Sz3CdLQ&pli=1
Helindolfo
03/02/2012, 17:18
Valter nem sei como te agradecer cara!!!
Muito Obrigado!!!
Vou baixar e estudar aqui ....
Abraço.
CotoneteGoias
16/02/2012, 18:24
Pessoal resolvi iniciar um estudo sobre as plaquetas de identificação das F's as diferenças que saíram etc...
Assim eu e tenho certeza de muitos novatos vamos aprendendo sobre elas...
Aqui vai a minha, desculpem a qualidade da foto fim de semana eu vejo se tiro uma melhor., essa foi tirado no dia que encontrei ela.
Abraço.
Amigo, a cor na sua plaqueta é "DO"? É a mesma da minha, mas não acho na internet uma tabela de identificação dessa cor, estou restaurando a minha e deixando o mais 100% original possível, só encontrei referência dessa cor na belina, q seria Turquesa Royal, será q é a mesma?
Abraço!
332432
Helindolfo
01/03/2012, 16:12
CotoneteGoias!!! me desculpe a demora em responder aí...estava sem acesso por aqui....mas seguinte respondendo sua pergunta a minha foto tá um pouco ruim...a minha plaqueta diz UD ... eu não sei o que significa não mas te adianto que a minha é uma F85... ela foi arrematada do exército esteve na ativa no 14ºGAC de Pouso Alegre até 90.... imagino que seja o código do verde militar .
Mas estou pesquisando mais.
qualquer noticia te comunico.
só para completar ...
Identificação Utilitários Ford (1970 a 1972)
Sedan Rural (1970 a 1972)
nº chassi Rural
Um algarismo indicava o final do ano/modelo (0=1970 , 1=1971 , 2=1972)
1 letra indicava o local da linha de montagem:
(A= São Paulo-Ipiranga B=São Bernardo do Campo C=Jaboatão/PE )
2 algarismos indicavam o tipo de carroceria:
82= Sedan Rural 4x4
81= Sedan Rural 4x2 std
83= Sedan Rural 4x2 Luxo
1 letra indicava o tipo de motor: A= BF-161 B=2.600cc C= 3.000cc
6 algarismos indicavam o número de série
EX: 0B82A335078
Localização da plaqueta metálica: montante da porta esquerda.
Jeep e F-75 (1970)
Mesmo sistema da Rural 1970. Mudavam os códigos, não estou bem certo, mas pela lógica eram :
52= Jeep CJ-5 4X4 62=Jeep CJ-6 4X4 92=F-75 4X4 91= F-75 4X2 93= F-75 4X2 Luxo
Jeep e F-75 (1971 a 1972) Padrão Ford veículos de carga
1 letra indica o tipo de veículo: C= Utilitário a gasolina D= Utilitário a Diesel (constava, mas sabe-se que não
eram fabricados Jeep e F-75 a diesel)
2 algarismos indicavam o modelo do veículo:
51= CJ-5 4X2 (Série Especial 1972) 52= CJ-5 4X4 62=CJ-6 4X4 91=F-75 4X2 92=F-75 4X4 93=f-75
4x2 Luxo
1 letra indicava o tipo de motor: A= 6 cilindros
1 letra indicava a linha de montagem: A= São Paulo (Ipiranga) B=São Bernardo do Campo C= Jaboatão
6 algarismos indicavam o número de série do veículo
EX: C52AA517789
Localização da plaqueta:
No Jeep= lado esquerdo compartimento do motor F-75=montante da porta esquerda
Identificação Utilitários Ford (1973-1983)
Jeep - Sedan Rural - F-75 (1973 a 1983)
Ex: LA1BPJ35526 (Jeep CJ-5 brasileiro, fabricado em São Paulo, Bairro do Ipiranga, no ano de 1974, no
mês de maio e com o número de série 35526).
Com a Ford, a plaqueta metálica passou a exibir mais informações a respeito do veículo:
1973/74:
A-Preto Bali B-Branco Nevasca C-Vermelho Cadmium D- Turquesa Bali E- Bege Palha F- Amarelo Tarumã
G- Verde Tortuga H- Verde Angra J- Marrom Terracota K- Azul Colonial T- Azul Regata
Carroceria: o código era formado por uma letra e 2 números. A letra indicava o estofamento e os números o
tipo de carroceria.
Códigos estofamento: A-preto B- vermelho C- azul D- marrom E- cinza F- séries especiais
Eixo: (tipo de diferencial) K- 4,89:1 L- 5,38:1 4-Antiderrapante 4,89:1 5-Antiderrapante 5,38:1
Data: indica data do término da montagem do veículo. Utiliza 5 algarismos. Os dois primeiros (de 01 a 31)
indicam o dia, os dois seguintes (01 a 12) indicam o mês e o último (0 a 9) indica o ano. Ex: 09028= indica que
foi produzido em 09/02/1978.
Ano-modelo: representado pelos 2 últimos algarismos do ano correspondente. Quando o modelo era montado
em dezembro, considerava-se o mesmo como sendo do ano seguinte. Ex: 76=1976 79=1979
fonte : Jeep Guerreiro - Utilitários Willys e a mecanização militar brasileira (http://jeepguerreiro.blogspot.com/)
Bah! baguá estas informações, vou guardar em arquivo para futuras pesquisas. A minha F-75 veio sem nenhuma plaqueta, e aí comprei uma plaqueta numa loja 4x4 e não tinha noção de como preenche-la, mas agora ficou facil! Só que quando fui pintar a F, isolei a plaqueta com fita crepe e ao tirar a fita a tinta soltou toda na fita!!! Imagina a qualidade da pintura que foi feita!
Obrigado pelas informações e bamo que bamo!
Helindolfo
13/03/2012, 19:13
Olá Fornara !!! que bom que as informações serão uteis pra você.
Bom ainda tenho este arquivo que fala das anteriores de 70 que utilizava um padrão diferente de marcação.
Identificação Willys 1957-1969
Identificar corretamente os utilitários Willys brasileiros não é tarefa das mais fáceis. Principalmente na era Ford,
onde os códigos mudavam bastante. Vou tentar ajudar colocando as informações que pesquisei e o pouco que sei.
Lembrando que as informações contidas podem não corresponder para alguns, e novas informações podem ser
inseridas. Novas contribuições dos leitorees são bem-vindas.
Com a Willys Overland do Brasil não tinha muita complicação. No início, até 1966,começo de 1967, o chassi não
era marcado e a numeração que constava no documento era o próprio número do motor. Após, a numeração do
chassi passou a ser marcada na lateral da longarina direita, logo atrás da roda dianteira. A numeração era a mesma
da plaqueta metálica fixada na lataria no lado direito próximo a bateria, no compartimento do motor até 1968, pois
após, esta plaqueta era fixada no compartimento do motor no lado esquerdo, próximo ao cabo do freio de mão. Esta
plaqueta fornecia o ano de fabricação, modelo e número de série do Jeep. Na Rural e Pick-up existia uma plaqueta
também fixada no compartimento do motor logo atrás deste, um pouco à direita. Havia ainda uma plaqueta que
podia estar embaixo do banco do motorista ou próxima a coluna da porta. O padrão de identificação era o mesmo
dos Jeep.
O primeiro algarismo indicava o ano de fabricação, seguido de 4 algarismos que indicavam o modelo e 5 algarismos
que indicavam o número de série. Exemplo:
6-522403078
Este é o código de um Jeep CJ-5 4X4 (5224), ano de fabricação 1966 (6) e número de série 03078.
Códigos dos modelos Willys:
5124- Jeep CJ-5 4X2 (Jeep Praia -1966)
5224 - Jeep CJ-5 4X4
6224 - Jeep CJ-6 101 2 PORTAS 4X4
6225- Jeep CJ-6 101 4 PORTAS 4X4
6122- Jeep CJ-6 101 2 PORTAS 4X2
6124- Jeep CJ-6 101 4 PORTAS 4X2
8126- Sedan Rural 4x2 standard (eixo rígido)
8122- Sedan Rural 4x2 Luxo (mola helicoidal))
8322- Sedan Rural 4x2 Luxo especial (mola helicoidal)
8222- Sedan Rural 4x4
9121- Pick-up 4x2 standard (eixo rígido)
9122- Pick-up 4x2 Luxo (mola helicoidal)
9321- Pick-up 4x2 Luxo especial (mola helicoidal)1967-72
9221-Pick-up 4x4
É isso ae abraço.
Rafael OFF
09/10/2012, 22:41
alguem sabe o nome dessa cor? procurei na net e nao achei.374562
desde ja agradeço!
Oi, Rafael!
Não sei se te ajuda, mas dá uma olhada neste catálogo:
Alvaro - Tinta Automotiva, Tinta Industrial, Tinta Moveleira, Tinta Imobiliria, Brasilux Tintas - Catlogo de Cores de Tinta Automotiva (http://alvarotintas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=44)
Abraço!
euclidesjr
11/10/2012, 10:54
Fala Rafael, blz? então também estou na dúvida quanto a cor correta da minha F-75, ela é 1973, a cor é verde, bem clarinho, achei uma indicação na internet de VERDE IMPERIAL, porém não consegui confirmar, se alguém souber onde podemos encontrar um catálogo, ou uma lista de cores das F´s por ano de fabricação eu agradeceria.
Att
Schöninger
11/10/2012, 12:13
Srs, pela plaqueta de identificação fixada na porta esquerda da F pode-se identificar a cor original.
Exemplo a Sr. euclidesjr, por ser uma 73, deve ser Turquesa Tahiti, esta cor á sombra é um verde claro, mas exposta a luz do sol é um azul muito bonito por sinal.
Vejam a identificação na plaqueta ou tirem uma foto para checar corretamente.
euclidesjr
11/10/2012, 19:50
Srs, pela plaqueta de identificação fixada na porta esquerda da F pode-se identificar a cor original.
Exemplo a Sr. euclidesjr, por ser uma 73, deve ser Turquesa Tahiti, esta cor á sombra é um verde claro, mas exposta a luz do sol é um azul muito bonito por sinal.
Vejam a identificação na plaqueta ou tirem uma foto para checar corretamente.
Então, a minha F não tem plaqueta nenhuma...rsrsrss...a unica coisa que consegui encontrar e é quente é o numero do chassi....rsrsrs se tivesse a plaqueta seria muiiiiiiiiiiiiiiiiito mais fácil.... mas agradeço a ajuda, vou pesquisar sobre essa cor que voce mencionou, pois é bem isso na sobra é verde e ao sol parece azul....
Rafael OFF
11/10/2012, 21:15
Então, a minha F não tem plaqueta nenhuma...rsrsrss...a unica coisa que consegui encontrar e é quente é o numero do chassi....rsrsrs se tivesse a plaqueta seria muiiiiiiiiiiiiiiiiito mais fácil.... mas agradeço a ajuda, vou pesquisar sobre essa cor que voce mencionou, pois é bem isso na sobra é verde e ao sol parece azul....
tamo junto parceiro a minha tb ta sem plaqueta kkkkkkkkk
antonio umino
11/10/2012, 23:04
Rafael.
A plaqueta que falam, está colocada na porta do lado do motorista bem abaixo da fechadura, nos modelos de 1970 até os ultimas F 75 e Rural.
Ok. dá uma olhada.
até mais.
VOVÔ DO TROLLER
12/10/2012, 00:28
desde ja agradeço!
Olá Rafael. O Marco Maga aqui do forum é especialista em F-75. Manda uma MP para ele que com certeza ele deve saber o nome desta cor. Esta cor é muito parecida com o azul caiçara, utilizada no fuscão 1974.Abs.
Schöninger
15/10/2012, 12:42
375333
Para comparação/informação, esta é uma foto da pintura parcial da minha F-75 a Esmeralda, cor Turquesa Tahiti(Ford 1973).
Existiam na tabela de cores da Ford os seguintes nomes de "Azul" em:
1973
> Turquesa Tahiti
> Azul Colonial
1974
> Azul Portela Metálico
> Azul Colonial
> Azul Náutilus Metálico
> Azul Regata
> Azul Real Metálico
Espero ter ajudado.
Rafael OFF
15/10/2012, 19:30
375333
Para comparação/informação, esta é uma foto da pintura parcial da minha F-75 a Esmeralda, cor Turquesa Tahiti(Ford 1973).
1973
> Turquesa Tahiti
> Azul Colonial
1974
> Azul Portela Metálico
> Azul Colonial
> Azul Náutilus Metálico
> Azul Regata
> Azul Real Metálico
Espero ter ajudado.
obrigado cara ajudou muito sim vlw!!!!
euclidesjr
17/10/2012, 15:19
375333
1973
> Turquesa Tahiti
> Azul Colonial
1974
> Azul Portela Metálico
> Azul Colonial
> Azul Náutilus Metálico
> Azul Regata
> Azul Real Metálico
Espero ter ajudado.
Opa, com certeza está ajudando sim, porém você mencionou que no catálogo a cor TURQUESA TAHITI é AZUL, e no documento da minha está como cor predominante VERDE, agora me bateu a dúvida....
antonio umino
17/10/2012, 16:50
A nossa Rural, também pintei de Turqueza Tahiti. e no documento consta verde.....
Estou procurando, também, pois tenho uma Pickup e o documento é Azul....
A cor que está pintada, dependendo encherga azul e outra de um tom verde..
Por via das duvidas, vou pintar na cor do Mercedes Benz 5497....
Este tom vai ficar muito bom.....
até mais.
Schöninger
17/10/2012, 22:22
Opa, com certeza está ajudando sim, porém você mencionou que no catálogo a cor TURQUESA TAHITI é AZUL, e no documento da minha está como cor predominante VERDE, agora me bateu a dúvida....
Euclidesjr, pelo ano da sua F, 1973, os verdes que saíram de fábrica naquele ano são:
G
Verde Tortuga
H
Verde Angra
bototucuxi
10/04/2013, 01:54
Rescusitando o Tema...
Gostava de saber qual a cor da minha rural pois atualmente e verde e amarela mas descobri que debaixo da tinta amarela aprece uma cor verde que inclusivamente aparece pintada sobre a plaqueta de identificação... a minha rural e de 1976.
A plaqueta estava toda pintada de amarelo mas por acaso descobri que estava de lado da porta e com uma faquita fui desvendando os dados da plaqueta so que nao entendo esses codigos que aparecem la que corresponde,m a motor, cor, eixo, etc...
Li nos dados anteriores tudo para ver se relacionava os dados da plaqueta com esses dados mas nao consegui...
Alguem tem mais dados sobre esses codigos??
Robertux
10/04/2013, 16:41
bototucuxi, eu achei essa informação há uns 6 meses atrás para um amigo meu que estava restaurando um Jeep 1975 e queria a cor original. Preciso procurar no meu compudador em casa, neste momento estou no serviço. Assim que conseguir localizar posto para você.
Abraço
Roberto
Eu tenho quase certeza de que já tem isso por aqui :pensativo: mas lá vai:
cores e codigos de tintas Rural Willys Jeep Pick Up F-75 F75 Ford Catalogo (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/tintas.htm)
[]´s pintando meu willys de cor gm :putz:
bototucuxi
10/04/2013, 17:25
Ola Tuna esses codigos sao apenas ate 1972.. e para versoes ate 1977?? Alguem sabe??
Ola Tuna esses codigos sao apenas ate 1972.. e para versoes ate 1977?? Alguem sabe??
Rixe! é memo!:parede: mas já vi outra tabela mais completa aqui no fórum mesmo...vou campear...
[]´s
Sydney66
10/04/2013, 21:31
Acima de 1972 até 1980 com certeza, mas acredito que de 1980 a 1983 não tenha mudado.
As observações de 1 letra e 2 letras ditas anteriormente são válidas.
A - Preto Bali;
B - Branco Nevasca;
F - Amarelo Igaratá;
M - Ocre Damasco;
S - Especial ou "Primer"
T - Azul Aquário;
U - Vermelho Mustang; Meu jeep quando comprei
V - Amarelo Toscano;
X - Turquesa Estoril;
Lógico que havia mais cores na Ford da época mas essas eram as disponíveis para os utilitários da marca.
Abs.
bototucuxi
11/04/2013, 08:19
Dando uma pesquisada na Internet encontrei uma informação util no que respeita aos codigos de cor para rurais e jeeps fabricfados entre 1973 e 1983:
Identificação Utilitários Ford (1973-1983) (http://jeepguerreiro.blogspot.com.br/2010/03/identificacao-utilitarios-ford-1973.html)
Jeep - Sedan Rural - F-75
(1973 a 1983)
http://1.bp.blogspot.com/_uT068ZC59NU/TUdYjcdqUyI/AAAAAAAABJY/NCR36dkKK2s/s400/Tabela%2Bc%25C3%25B3digos%2Bchassi%2Batualizada%2B 1.jpg
Ex: LA1BPJ35526 (Jeep CJ-5 brasileiro, fabricado em São Paulo, Bairro do Ipiranga, no ano de 1974, no mês de maio e com o número de série 35526).
http://1.bp.blogspot.com/_uT068ZC59NU/S46TXH_EV-I/AAAAAAAAAOA/GB2YKgjgKfA/s320/Plaqueta+Ford.jpg (http://1.bp.blogspot.com/_uT068ZC59NU/S46TXH_EV-I/AAAAAAAAAOA/GB2YKgjgKfA/s1600-h/Plaqueta+Ford.jpg)
1973/74:
A-Preto Bali B-Branco Nevasca C-Vermelho Cadmium D- Turquesa Bali E- Bege Palha F- Amarelo Tarumã G- Verde Tortuga H- Verde Angra J- Marrom Terracota K- Azul Colonial T- Azul Regata
Carroceria: o código era formado por uma letra e 2 números. A letra indicava o estofamento e os números o tipo de carroceria.
Data: indica data do término da montagem do veículo. Utiliza 5 algarismos. Os dois primeiros (de 01 a 31) indicam o dia, os dois seguintes (01 a 12) indicam o mês e o último (0 a 9) indica o ano. Ex: 09028= indica que foi produzido em 09/02/1978.
Ano-modelo: representado pelos 2 últimos algarismos do ano correspondente. Quando o modelo era montado em dezembro, considerava-se o mesmo como sendo do ano seguinte. Ex: 76=1976 79=1979
http://4.bp.blogspot.com/_uT068ZC59NU/S46kMoRN4WI/AAAAAAAAAOI/PpaSgBGmYuc/s320/Localiza%C3%A7%C3%A3o+placa+1973.jpg (http://4.bp.blogspot.com/_uT068ZC59NU/S46kMoRN4WI/AAAAAAAAAOI/PpaSgBGmYuc/s1600-h/Localiza%C3%A7%C3%A3o+placa+1973.jpg)
Fonte: (http://jeepguerreiro.blogspot.com.br/2010/03/identificacao-utilitarios-ford-1973.html)http://jeepguerreiro.blogspot.com.br/2010/03/identificacao-utilitarios-ford-1973.html
bototucuxi
12/04/2013, 16:23
Colegas ruraleiros,
Venho falar de algo que e muito importante e que ainda apos vários tópicos aqui no fórum ainda não existe uma tabela com os detalhes originais de fabrica por ano da Ford Rural. Existem paginas soltas com alguma informação aqui e ali sobre o assunto mas não existe um local de referencia que nos indique como explicar o que as plaquetas que encontramos nos nossos veículos antigos significam. Sera que a Ford nao possui estas informações? Eles devem ter essas informações mas não para o publico me parece caso contrario estariam disponíveis na internet.
Tenho uma rural ano modelo 1976 e esta pintada de amarela e gostava de saber mesmo qual a cor original dela.
Na plaqueta tem:
Ano Modelo: 76
Motor: N
Carroc: 71C
Cor: JB
ESTOF: A
DATA: 30105
EIXO: N
TRANS: D
Sera que alguém saberia me dizer o que significam essas códigos e que em certas paginas tem um significado, noutras outros e isso gera ainda mais duvidas sobre como a Rural veio quando foi comprada. No Detran nao existe essa informação pois já não tem esses registo segundo eles me disseram.
boto
motor 4 cil OHC 2.300 cc
carroc ?
cor Marrom Terracota e Branco Nevasca
estof preto
eixo ?
transm 04 velocidades Alavanca no assoalho
Schöninger
12/04/2013, 23:21
Boa noite bototucuxi,
VEJA AS INFORMAÇÕES QUE TENHO, SERIA POSSÍVEL UMA FOTO DA PLAQUETA?
Ano Modelo: 76
Motor: N - OHC 2.3
Carroc: 71C - RURAL NORMAL
Cor: JB - J(Bege Palha) B(Branco Nevasca)
ESTOF: A - PRETO
DATA: 30105 - 30 DE OUTUBRO DE 1975
EIXO: N
TRANS: D - MANUAL 4 MARCHAS ALAVANCA NO ASSOALHO
bototucuxi
12/04/2013, 23:56
Oi Shoninger onde o senhor pegou essa informacao que e Beje Palha?? Pensava que era Marron Terracora, mas tambem tinha duvidas pois na maior parte diz que sao cores de 73-74, sendo a minha de 76 pode ter mudado..
Bem envio a plaqueta da minha rural, coloquei pouca luz de modo a serem visiveis os numeros e as letras da plaqueta. Se descobrir mais algum detalhe por favor tenha a gentileza de escrever.
A plaqueta esta bem esta cheia de riscos mas a para ver bem a numeração com calma e atenção. E melhor baixar para o computador e depois fazer o zoom para que se vejam bem as informações da plaqueta.
405619
boto
bototucuxi
15/04/2013, 15:45
Se alguem tiver mais informações, ou algum documento que veja mais detalhes desse veiculo agradecia imensamente!!
Robertux
15/04/2013, 17:01
Bom, nesse manual tem informação sobre todos os carros, inclusive os Ford. Nem todas as cores da Ford eram disponíveis para a linha Willys, mas vendo a cor na plaqueta dá pra identificar a cor original do Jeep.
http://www.carroantigo.com/pdf/MANUAL_VISTORIA_CCAL_2.pdf
Informações sobre a linha Willys, produzida pela Ford iniciam-se na página 68 e a tabela de cores na página 70.
Abraço
Roberto
calhiandro
15/04/2013, 20:26
Olha não consegui descobrir a cor do meu. É 1983 azul, o código da cor é TO. Seria azul regata Robertux??
Pela tabela de cores, minha Rural 1977 tem na placa de identificação a cor DB. Qual seria a cor original?
Robertux
24/04/2013, 00:31
Calhiandro e MarioJr, infelizmente a tabela de cores que tem no link que passei se refere à linha Corcel, então se você encontrar o código da cor do seu Jeep OK, porque os códigos são os mesmos, mas nem todas as cores que saiam na linha Jeep saiam também na linha Corcel, então faltam algumas cores. Vocês podem verificar que para o ano de 1982 tem duas tabelas, uma para Corcel/Del Rey e outra para Pampa. Vejam que as cores que aparecem nas duas são sempre iguais, mas algumas tem para uma linha e outras para a outra.
Mário, no caso da sua Rural, ela deveria ser saia e blusa, a cor da saia era a D, que não tem na tabela do Corcel, mas a blusa era B, ou seja Branco Nevasca.
Abraço
Roberto
vavarusso
24/04/2013, 08:14
Alguém sabe o cod. do vermelho flash do gol 2012???
Alguém saberia esclarecer na plaqueta de identificação da Rural Ford 1976 a cor: DB, qual cor seria a letra "D"
antonio umino
08/05/2013, 14:56
Alguém saberia esclarecer na plaqueta de identificação da Rural Ford 1976 a cor: DB, qual cor seria a letra "D"
Mariojr.....
DB significa que a cor original de fabrica de sua Rural. é
Turqueza tahiti ( D )
Branca. ( B ).
Seja bem vindo ao forum......
Mario... logo abaixo desta pagina quase ao final...
Veja que tem outros tópicos. Tópicos semelhantes.
Ok.
Um abraço...
antonio umino
Mariojr.....
DB significa que a cor original de fabrica de sua Rural. é
Turqueza tahiti ( D )
Branca. ( B ).
Seja bem vindo ao forum......
Mario... logo abaixo desta pagina quase ao final...
Veja que tem outros tópicos. Tópicos semelhantes.
Ok.
Um abraço...
antonio umino
Bom dia Sr. Antônio Umino.
Tenho estudado e pesquisado muito sobre o assunto.
De acordo com o "Manual de Vistoria e Avaliação de Placa Preta" do CCAL, no ano de 1976 não existia a letra "D" na tabela de cores da FORD, pois no ano de 1973 a letra "D" representava exatamente o Turquesa Tahiti.
Tenho uma foto do dono anterior, com sua família ( ele adquiriu zero quilômetro na Concessionária Ford de Dores de Indaiá(MG), e ela é realmente vermeha. Quando comprei há 8 anos atrás ( sou o segundo dono), veio também o Manual do Proprietário e o Cartão de Proprietário e a informação que o carro é Vermelho Derby e Branco Nevasca. Procurei em lojas especializadas em tintas automotivas e nos catálogos mais antigos não existe o vermelho derby. A dúvida existe pois o dono anterior pintou o carro todo, pois a pintura original queimou e ele pintou com um vermelho metálico. Quero voltar a cor original, pois vou solicitar Placa Preta.
Veja a seguir a tabela de cores da linha Ford desde 1971.
1971 -
CÓDIGO COR
A Vermelho Cardeal
B Azul Cristal
C Azul Mosaico
D Turquesa Royal
E Azul Colonial
F Verde Arlequim
G Verde Pampa
H Amarelo Itapoã
l Bege Jangada
J Branco Alpino
K Vermelho Calipso
N Verde Tropical
S Preto Bali
U Cores Especiais
1972
CÓDIGO COR
S Preto Bali
B Marrom Canela
C Vermelho Cadmium
D Laranja Nepal
E Amarelo Itapoá
F Amarelo Pop
G Verde Selva
H Verde Patropi
J Azul Aquarius
K Turguesa Água
L Branco Nevasca
M Especial ou Primer
T Turquesa Metálico
U Castanho Persa
V Azul Real Metálico
1973
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
D Turquesa Tahiti
E Bege Palha
F Amarelo Tarumã
G Verde Tortuga
H Verde Angra
J Marrom Terracota
K Azul Colonial
S Especial ou Primer
R Prata Antares Metálico
1974
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
D Bronze Fogo Metálico
E Marrom Ginger Metálico
F Ouro Ubra Metálico
G Azul Portela Metálico
K Azul Colonial
L Azul Nautilus Metálico
M Vermelho Salgueiro Metálico
N Verde Mangueira Metálico
P Verde Jade Metálico
Q Bege Camurça
R Vermelho Jambo
S Especial ou Primer
T Azul Regata
U Castanho Persa Metálico
V Azul Real Metálico
W Amarelo Indy
X Laranja Mandarim
1975
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
D Verde Selva
E Marrom Ginger
F Ouro Libra Metálico
G Azul Portela Metálico
H Prata Antares Metálico
I Marrom Tamarindo Metálico
J Bege Palha
K Azul Colonial
L Azul Nautilus Metálico
P Verde Jade Metálico
Q Bege Camurça
R Vermelho Jambo
S Especial ou Primer Metálico
T Azul Regata
V Azul Real Metálico
W Amarelo Indy
y Amarelo Tarumã
Z Laranja 750
X Laranja Mandarim
1976
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
F Amarelo Augusta
G Azul Portela Metálico
K Azul Colonial
L Amarelo Vila Rica
N Turquesa Laguna
R Marrom Madeira
S Especial ou Primer
U Bronze Lancer Metálico
V Oasis Metálico
X Verde Capri
1977
USADA ATÉ 31/08/1976
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
F Amarelo Augusta
G Azul Portela Metálico
H Turquesa Laguna
R Marrom Madeira
S Especial ou "Primer" metálico
U Bronze Lancer metálico
V Verde Oasis Metálico
X Verde Capri
W Vermelho Mustang
A PARTIR DE 01/09/1976
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
E Azul Surf Metálico
H Amarelo Interlagos
J Ocre Damasco
K Turquesa Monarca
M Azul Elite
P Marrom Florentino
S Especial ou "Primer"
T Vermelho Itamaraty Metálico
X Areia Casablanca
Observe então os dois vermelhos que existem no ano de 1976 são, Vermelho Cadmium e Vermelho Mustang.
A seguir minha Plaqueta de Identificação:
Carroc: 71A ( Rural)
Cor: DB ( ? )
Estof: A ( preto )
Data: 25086 ( 25 de agosto de 1976 ) Ela foi adquirida na concessionária em 18/01/1977.
Eixo: N ( ? )
Transm: D ( convencional - 4 velocidades - alavanca no assoalho )
Motor N ano 1977 ( 4 cil - 2.3 OHC - 2350 cc )
Chassis LA2ASE - 34093
L= Brasil
A= Ipiranga
2= Rural 4x2
A= Standart
S= 1976
E= agosto - até 31/08/1976
Estas são as informações que tenho.
Um abraço.
Mario Molinar
antonio umino
10/05/2013, 14:22
Se em sua plaqueta original.. que está colocada na porta esquerda, na face lateral (lado da tranca).....
Com toda a certeza esta rural Saiu de fábrica com as cores. TURQUEZA TAHITI e BRANCO NEVASCA.
Se ela ainda for original, esta rural foi pintada, modificada a cor ainda na concessionária, mas sempre tem vestigios da pintura anterior por algum lugar, exemplo dentro das portas.... atraz do painel, e procurando vc achar ....
Ok.....
um abraço
até +
Denilsom
11/05/2013, 13:06
De acordo com as cores a minha Rural é 76 na plaqueta consta L B então seria Amarelo vila rica e branco , mas quando fui pintar ela era Amarelo tarumã original , dificil intender, hoje esta pintada com Amarelo Indianapolis da Fiat.
rafaelpa
13/01/2014, 22:09
Tenho um Willys 66 e encontrei essas plaquetas escrito:
Numero de serie: 6-5224-08381
Codigo de pintura e estofamento: 1047-10
Alguem sabe o que significa?
rafaelpa
20/01/2014, 20:05
cores e codigos de tintas Rural Willys Jeep Pick Up F-75 F75 Ford Catalogo (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/tintas.htm)
aqui resolve uma parte do problema
rafaelpa
20/01/2014, 20:49
Essa pagina tem muitas imagens interessantes. propaganda (http://ruralwillys.tripod.com/propagandarural/propaganda.htm)
brunogmonteiro
27/12/2014, 20:40
Prezados, passo pelo mesmo problema. Minha plaqueta (cj5 67) diz codigo de pintura 1087, porem nenhum codigo pesquisado eh nesse formato. As cores americanas sao diferentes e nas cores nacionais os codigos de 66 e 67 (cfme site ruralwillys.com) sao numeros comecados com 8... Alguem saberia informar se existe um catalogo da willys que corresponda a esse codigo da plaqueta? Estou realmente querendo a cor original mas sem saber onde mais procurar... Muito obrigado!
paulo florencio
10/02/2016, 22:37
Tenho um Willys 66 e encontrei essas plaquetas escrito:
Numero de serie: 6-5224-08381
Codigo de pintura e estofamento: 1047-10
Alguem sabe o que significa?
igual ao meu, não achei a tinta por esse código, vou pintar pelo azul que aparece depois de tirar esse adesivo original da fabrica do nordeste
522247522248
Gean da picape
04/06/2016, 20:39
Ressuscitando tópico, a minha f75 tem a cor "IO"qual é o nome dessa cor?
antonio umino
04/06/2016, 23:02
Tem que ver o ano de fabricação na tabela acima.
abç.
Opa
Bem vindo ao Fórum.....
GUSTAVO SANDRIN
05/06/2016, 15:49
Antonio,
Saberia me dizer o significado de cada item dessa plaqueta?
529949
Gean da picape
05/06/2016, 16:53
Antônio ,ela é de 1974 e é da família desde 0k km ela é amarela meio laranja...
antonio umino
05/06/2016, 20:28
Antonio,Saberia me dizer o significado de cada item dessa plaqueta?529949Por esta plaqueta, colocada junto a coluna da porta esquerda. É fabricação da Willys Overland do Brasil. tem o simbolo do Jeep..Série.... o primeiro numero o ano de fabricaçãoneste caso 2 ano de 1962...depois o modelo 9121... Pickup Willys 4x2. e a sequencia de fabricação.Também sou Dracenense..... Morei ai o tempo da juventude.... até 1969... Grande abraço.
GUSTAVO SANDRIN
05/06/2016, 21:33
Poxa vida...muito legal saber que é daqui.
Muito bom trocar informações com quem manja do assunto.
Mande foto de suas "jóias".
Forte abraço!
Filipi Pereira Soares
31/08/2016, 14:30
desde ja agradeço!
CERULEAN BLUE
Color Codes - Cerulean Blue Paint Cross-Reference (http://paintref.com/cgi-bin/colorcodedisplay.cgi?color=Cerulean%20Blue&tditzler=10297&rows=50)
Gean da picape
19/01/2017, 21:27
Boa noite!
Antonio eu achei a cor laranja 750 de 1975 muito parecida com a dela então pode ser que o código "I" de 1974 seja o laranja 750 de 1975
Jônatas Carvalho Costa
21/05/2017, 08:58
Tenho uma Pick up Ford F75 1976 e na plaqueta da porta diz:
Cor: XO
MODELO: 9221
CARROC: A81
TRANS: D
EIXO: O
MOTOR: N
ALGUÉM PODERIA ME DIZER O QUE SIGNIFICA
FernandoAP
06/08/2017, 20:45
Obrigado pelas informações. Identifiquei o nome da cor da minha rural. Bege jangada. Não estou localizando onde comprar. Alguma dica? Grato. ABS.
Bom dia Sr. Antônio Umino.
Tenho estudado e pesquisado muito sobre o assunto.
De acordo com o "Manual de Vistoria e Avaliação de Placa Preta" do CCAL, no ano de 1976 não existia a letra "D" na tabela de cores da FORD, pois no ano de 1973 a letra "D" representava exatamente o Turquesa Tahiti.
Tenho uma foto do dono anterior, com sua família ( ele adquiriu zero quilômetro na Concessionária Ford de Dores de Indaiá(MG), e ela é realmente vermeha. Quando comprei há 8 anos atrás ( sou o segundo dono), veio também o Manual do Proprietário e o Cartão de Proprietário e a informação que o carro é Vermelho Derby e Branco Nevasca. Procurei em lojas especializadas em tintas automotivas e nos catálogos mais antigos não existe o vermelho derby. A dúvida existe pois o dono anterior pintou o carro todo, pois a pintura original queimou e ele pintou com um vermelho metálico. Quero voltar a cor original, pois vou solicitar Placa Preta.
Veja a seguir a tabela de cores da linha Ford desde 1971.
1971 -
CÓDIGO COR
A Vermelho Cardeal
B Azul Cristal
C Azul Mosaico
D Turquesa Royal
E Azul Colonial
F Verde Arlequim
G Verde Pampa
H Amarelo Itapoã
l Bege Jangada
J Branco Alpino
K Vermelho Calipso
N Verde Tropical
S Preto Bali
U Cores Especiais
1972
CÓDIGO COR
S Preto Bali
B Marrom Canela
C Vermelho Cadmium
D Laranja Nepal
E Amarelo Itapoá
F Amarelo Pop
G Verde Selva
H Verde Patropi
J Azul Aquarius
K Turguesa Água
L Branco Nevasca
M Especial ou Primer
T Turquesa Metálico
U Castanho Persa
V Azul Real Metálico
1973
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
D Turquesa Tahiti
E Bege Palha
F Amarelo Tarumã
G Verde Tortuga
H Verde Angra
J Marrom Terracota
K Azul Colonial
S Especial ou Primer
R Prata Antares Metálico
1974
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
D Bronze Fogo Metálico
E Marrom Ginger Metálico
F Ouro Ubra Metálico
G Azul Portela Metálico
K Azul Colonial
L Azul Nautilus Metálico
P Verde Jade Metálico
Q Bege Camurça
R Vermelho Jambo
S Especial ou Primer
T Azul Regata
V Azul Real Metálico
W Amarelo Indy
X Laranja Mandarim
1975
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
D Verde Selva
E Marrom Ginger
F Ouro Libra Metálico
G Azul Portela Metálico
H Prata Antares Metálico
I Marrom Tamarindo Metálico
J Bege Palha
K Azul Colonial
L Azul Nautilus Metálico
P Verde Jade Metálico
Q Bege Camurça
R Vermelho Jambo
S Especial ou Primer Metálico
T Azul Regata
V Azul Real Metálico
W Amarelo Indy
y Amarelo Tarumã
Z Laranja 750
X Laranja Mandarim
1976
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
F Amarelo Augusta
G Azul Portela Metálico
K Azul Colonial
L Amarelo Vila Rica
N Turquesa Laguna
R Marrom Madeira
S Especial ou Primer
U Bronze Lancer Metálico
V Oasis Metálico
X Verde Capri
1977
USADA ATÉ 31/08/1976
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
C Vermelho Cadmium
F Amarelo Augusta
G Azul Portela Metálico
H Turquesa Laguna
R Marrom Madeira
S Especial ou "Primer" metálico
U Bronze Lancer metálico
V Verde Oasis Metálico
X Verde Capri
W Vermelho Mustang
A PARTIR DE 01/09/1976
CÓDIGO COR
A Preto Bali
B Branco Nevasca
E Azul Surf Metálico
H Amarelo Interlagos
J Ocre Damasco
K Turquesa Monarca
M Azul Elite
P Marrom Florentino
S Especial ou "Primer"
T Vermelho Itamaraty Metálico
X Areia Casablanca
Observe então os dois vermelhos que existem no ano de 1976 são, Vermelho Cadmium e Vermelho Mustang.
A seguir minha Plaqueta de Identificação:
Carroc: 71A ( Rural)
Cor: DB ( ? )
Estof: A ( preto )
Data: 25086 ( 25 de agosto de 1976 ) Ela foi adquirida na concessionária em 18/01/1977.
Eixo: N ( ? )
Transm: D ( convencional - 4 velocidades - alavanca no assoalho )
Motor N ano 1977 ( 4 cil - 2.3 OHC - 2350 cc )
Chassis LA2ASE - 34093
L= Brasil
A= Ipiranga
2= Rural 4x2
A= Standart
S= 1976
E= agosto - até 31/08/1976
Estas são as informações que tenho.
Um abraço.
Mario Molinar
JUNIOR/SC
27/01/2019, 11:04
bom dia galera...alguém pode me ajudar? tenho uma F 75 azul 1969...tem uma plaqueta na frente escrito"codigo de pintura e estofamento 1238 8-338...."alguém sabe o nome da cor...percebi que ela foi pintada um azul mais claro....vou restaurar original
Rafaelopaleiro
27/01/2019, 22:14
veja se ajuda cores e codigos de tintas Rural Willys Jeep Pick Up F-75 F75 Ford Catalogo (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/tintas.htm)
JUNIOR/SC
28/01/2019, 07:24
não estou achando a plaqueta de identificação dela..estranho pois é toda original....
antonio umino
21/04/2019, 20:26
Por Fornara...
Bom ainda tenho este arquivo que fala das anteriores de 70 que utilizava um padrão diferente de marcação.
Identificação Willys 1957-1969
Identificar corretamente os utilitários Willys brasileiros não é tarefa das mais fáceis. Principalmente na era Ford,
onde os códigos mudavam bastante. Vou tentar ajudar colocando as informações que pesquisei e o pouco que sei.
Lembrando que as informações contidas podem não corresponder para alguns, e novas informações podem ser
inseridas. Novas contribuições dos leitorees são bem-vindas.
Com a Willys Overland do Brasil não tinha muita complicação. No início, até 1966,começo de 1967, o chassi não
era marcado e a numeração que constava no documento era o próprio número do motor. Após, a numeração do
chassi passou a ser marcada na lateral da longarina direita, logo atrás da roda dianteira. A numeração era a mesma
da plaqueta metálica fixada na lataria no lado direito próximo a bateria, no compartimento do motor até 1968, pois
após, esta plaqueta era fixada no compartimento do motor no lado esquerdo, próximo ao cabo do freio de mão. Esta
plaqueta fornecia o ano de fabricação, modelo e número de série do Jeep. Na Rural e Pick-up existia uma plaqueta
também fixada no compartimento do motor logo atrás deste, um pouco à direita. Havia ainda uma plaqueta que
podia estar embaixo do banco do motorista ou próxima a coluna da porta. O padrão de identificação era o mesmo
dos Jeep.
O primeiro algarismo indicava o ano de fabricação, seguido de 4 algarismos que indicavam o modelo e 5 algarismos
que indicavam o número de série. Exemplo:
6-522403078
Este é o código de um Jeep CJ-5 4X4 (5224), ano de fabricação 1966 (6) e número de série 03078.
Códigos dos modelos Willys:
5124- Jeep CJ-5 4X2 (Jeep Praia -1966)
5224 - Jeep CJ-5 4X4
6224 - Jeep CJ-6 101 2 PORTAS 4X4
6225- Jeep CJ-6 101 4 PORTAS 4X4
6122- Jeep CJ-6 101 2 PORTAS 4X2
6124- Jeep CJ-6 101 4 PORTAS 4X2
8126- Sedan Rural 4x2 standard (eixo rígido)
8122- Sedan Rural 4x2 Luxo (mola helicoidal))
8322- Sedan Rural 4x2 Luxo especial (mola helicoidal)
8222- Sedan Rural 4x4
9121- Pick-up 4x2 standard (eixo rígido)
9122- Pick-up 4x2 Luxo (mola helicoidal)
9321- Pick-up 4x2 Luxo especial (mola helicoidal)1967-72
9221-Pick-up 4x4
É isso ae abraç
Na minha rural 1972 a cor não bate com a lista enviada na cor NJ 1972 seria azul aquários e não consta a letra N sendo q minha rural é verde patropi sem vestígios de outras cores, busquei também o manual de vistoria e as cores são avaliadas junco as do corcel o que acho é que não esta especifico para ford rural
Vinicius4x4
27/05/2020, 19:15
Boa noite... desculpe de já existir algum tópico sobre o assunto, mas procurei e não encontrei. Estou negociando a compra de uma f75, está parada em um depósito a 20 anos. Gostaria de saber onde se encontram os ns dos chassis dela para fazer a consulta dela no sistema do detran. Desde já agradeço
Sergio c
27/05/2020, 20:26
A numeração do chassi é na longarina do mesmo, lado direito, na parte de trás do pneu dianteiro. Mas dependendo do ano a numeração não vinha gravada no chassi, somente em uma plaqueta localizada no painel corta fogo, lado do motor.
Boa noite... desculpe de já existir algum tópico sobre o assunto, mas procurei e não encontrei. Estou negociando a compra de uma f75, está parada em um depósito a 20 anos. Gostaria de saber onde se encontram os ns dos chassis dela para fazer a consulta dela no sistema do detran. Desde já agradeço
Vinicius4x4
27/05/2020, 21:30
Grato! Vou procurar amanhã!
Helcio Ferroni Ricardi
14/05/2024, 12:49
Boa tarde Gean. Também tenho um jeep cj5 74/75 com código de cor na plaqueta IO e fico na dúvida sobre o laranja 750 ou o Nepal. Como solucionou sobre isso. Obrigado