PDA

Ver Versão Completa : Sportage Grand 2.0 TDI: opiniões por favor



Nagawa
09/09/2007, 00:55
Já andei lendo muito por aqui e estou em busca de um 4x4 que ofereça espaço, conforto, aptidão para um off road não muito radical e preço não muito caro (algo em torno de R$ 37k).
Me simpatizei com o Sportage Grand TDI, mas como não conheço o carro, gostaria muito da opinião de quem tem.
Procuro dados como desempenho no asfalto e fora dele, custo de manutenção, disponibilidade de peças no mercado, dificuldades com mecânica... enfim, os prós e contras.
Já sei que para encarar uma lama serão necessários algumas alterações básicas, como suspension lift e pneus maiores.
Devido à prestatividade que observei entre os foristas, não pensei duas vezes em pedir ajuda, e desde já agradeço as opiniões e dicas que virão.

Grande abraço.

Mud & Roots
10/09/2007, 09:40
Eu tenho esta exata viatura e estou muito satisfeito com seu desempenho e conforto, é muito valente e econômica, mas tem que saber comprar, verificar direitinho motor e arrefecimento, uma Sport detonada vai te dar trabalho e boas despesas.
Eu sugiro dar uma olhada nos tópicos de Sportage aqui, são longos mas vão te dar uma boa base dos prós e contras do Coreano. Vou só deixar bem claro que nem penso em trocar de carro.




Já andei lendo muito por aqui e estou em busca de um 4x4 que ofereça espaço, conforto, aptidão para um off road não muito radical e preço não muito caro (algo em torno de R$ 37k).
Me simpatizei com o Sportage Grand TDI, mas como não conheço o carro, gostaria muito da opinião de quem tem.
Procuro dados como desempenho no asfalto e fora dele, custo de manutenção, disponibilidade de peças no mercado, dificuldades com mecânica... enfim, os prós e contras.
Já sei que para encarar uma lama serão necessários algumas alterações básicas, como suspension lift e pneus maiores.
Devido à prestatividade que observei entre os foristas, não pensei duas vezes em pedir ajuda, e desde já agradeço as opiniões e dicas que virão.

Grande abraço.

MarcSport
10/09/2007, 12:44
Tenho uma Grand TD.
É muito econômica, faz de 12 a 13 km/l na estrada.
É bastante confortável, porém no banco traseiro só vão bem 2 pessoas devido ao sistema que reclina esse banco para transformá-lo numa "cama", a Sportage curta não tem esse "problema" pois o banco não deita tanto.
O porta malas é maravilhoso.
O motor é fraco, porém dá pra manter 120 na boa. E chega a cerca de 150 km/h de máxima.
As peças não são caras e nunca tive problamas para encontrá-las.
Comprei a minha sabendo que o motor já estava baleado e rodei um ano assim até que fiz o motor, agora está zerada.
Procure uma que o proprietário "garanta" que o motor esteja ok ou pague menos em uma que vc saiba que terá que gastar posteriormente, pelo menos vc fica com um carro zerado.
Comprando mande revisar o radiador e TROQUE a ventoinha. Meu mecânico falava que ela estava perfeita e rodei com ela por um ano, depois que a troquei, percebi que a velha estava com problemas. Para saber se está ok, após deixar o carro desligado por meia hora, abra o capó e ligue o carro, quando acelerar ela vai fazer barulho e vc sentirá "o vento", após algumas dezenas de segundos o vento e o barulho vão diminuir muito. Em uso vc também perceberá a ventoinha "entrando e saindo" (ops), principalmente em estrada com velocidade alta ou na cidade com o ar ligado, pois o calor irradiado pelo condensador faz com que o gel acople antes, mesmo que o motor esteja em temperatura "baixa".
Segundo a Kia o acoplamento ocorre em 95ºC, o que já comprovei na estrada. Em velocidade baixa (sem vento frontal) e com o ar ligado, o acoplamento chega a acontecer com menos de 90ºC.
Com as outras partes do carro nunca tive problemas.
Troquei a embreagem com 115.000 km que ainda aguentava bastante e não estava trepidando, pois eu já estava com o motor fora e economizei a mão de obra. Troquei o diferencial traseiro com a mesma km pois estava roncando um pouco, após perder o óleo do sistema devido a uma troca mal feita, fiz a troca pois sou extremamente chato com meus carros.
No off road não é o melhor carro, mas vai bem em trechos leves e médio-leves.
Qualquer dúvida, estamos aí.
[]s

Nagawa
11/09/2007, 00:09
Gente, valeu pela atenção.

Já li praticamente tudo do fórum sobre a Sportage, e percebi alto índice de satisfação pelos proprietários, e isso mostra que o carro é bom. Por isso o meu interesse em adquirir um.
Mas sabe como é, né? Quem não o conhece (eu) tem um pouco de receio. Meu medo é não conseguir um mecânico que consiga mexer no carro (diesel).
De qualquer forma esse fórum, pra mim, foi a melhor fonte de informações que poderia encontrar. Além de ter alto nível técnico, o pessoal é muito amigo e prestativo.

PARABÉNS A TODOS E OBRIGADO.

Nagawa
11/09/2007, 00:19
Tenho uma Grand TD.
É muito econômica, faz de 12 a 13 km/l na estrada.
É bastante confortável, porém no banco traseiro só vão bem 2 pessoas devido ao sistema que reclina esse banco para transformá-lo numa "cama", a Sportage curta não tem esse "problema" pois o banco não deita tanto.
O porta malas é maravilhoso.
O motor é fraco, porém dá pra manter 120 na boa. E chega a cerca de 150 km/h de máxima.
As peças não são caras e nunca tive problamas para encontrá-las.
Comprei a minha sabendo que o motor já estava baleado e rodei um ano assim até que fiz o motor, agora está zerada.
Procure uma que o proprietário "garanta" que o motor esteja ok ou pague menos em uma que vc saiba que terá que gastar posteriormente, pelo menos vc fica com um carro zerado.
Comprando mande revisar o radiador e TROQUE a ventoinha. Meu mecânico falava que ela estava perfeita e rodei com ela por um ano, depois que a troquei, percebi que a velha estava com problemas. Para saber se está ok, após deixar o carro desligado por meia hora, abra o capó e ligue o carro, quando acelerar ela vai fazer barulho e vc sentirá "o vento", após algumas dezenas de segundos o vento e o barulho vão diminuir muito. Em uso vc também perceberá a ventoinha "entrando e saindo" (ops), principalmente em estrada com velocidade alta ou na cidade com o ar ligado, pois o calor irradiado pelo condensador faz com que o gel acople antes, mesmo que o motor esteja em temperatura "baixa".
Segundo a Kia o acoplamento ocorre em 95ºC, o que já comprovei na estrada. Em velocidade baixa (sem vento frontal) e com o ar ligado, o acoplamento chega a acontecer com menos de 90ºC.
Com as outras partes do carro nunca tive problemas.
Troquei a embreagem com 115.000 km que ainda aguentava bastante e não estava trepidando, pois eu já estava com o motor fora e economizei a mão de obra. Troquei o diferencial traseiro com a mesma km pois estava roncando um pouco, após perder o óleo do sistema devido a uma troca mal feita, fiz a troca pois sou extremamente chato com meus carros.
No off road não é o melhor carro, mas vai bem em trechos leves e médio-leves.
Qualquer dúvida, estamos aí.
[]s

MarcSport,

Me parece que essa ventoinha não é fácil de achar, pelo que vi. Ou quando acha é cara. mas até aí tudo bem, já que ela dura bastante.
Vi que vc estava planejando ir a Castelhanos no feriado de 07 de setembro. Conheço aquela estrada, muito "bem conservada" por sinal, hehehe. A Sportage encara bem?

MarcSport
11/09/2007, 11:52
Minha Sportage tem alguma preparação (veja link em minha assinatura) e já fui 2 vezes à Castelhanos sem problemas (na época não tinha guincho), o guincho instalei a pouco tempo e usei só 1 vez em Guararema em um local que teria saido na cinta.
Não é o melhor 4x4 mas para uso misto é um dos que tem o melhor custo/beneficio (seguro, manutenção, conforto, consumo, desempenho).
Em 07/09 fiz só a estrada da Petrobrás e foi na boa.
A Ventoinha custa entre R$300,00 e R$ 400,00 (a do Troller que usa o mesmo sistema custa muito mais) e é muito fácil de achar, nunca tive problemas para encontrar peças.

Nilson Jr
13/09/2007, 22:54
O meu nm é Nilson é a primeira vez que comunico com vc´s e pelo que eu vi no forúm vc´s tens muitas noções da SPTG.
Bem gostaria de saber se isso é normal meu pai comprou uma SPTG 98 Diesel e pelo menos na revendendora diz que o carro foi feito o motor com tocar de quase todos os componentes do motor e principalmente do cabeçote que é novinho, só que como temos pouco tempo com o carro tenhos umas duvidas. comoa exemplos:
A gente encheu o tanque e pelas nossas conta ela está fazendo 7,5 por litro na cidade é normal isso?
Tem um defeito dela que tb é um mistério até levamos pra consertar mais está a mesma coisa a rotação de vez em quando ocila e até apaga o motor do carro, geralmente quando vc tira o pé do acelerador pra diminuir a velocidade e troca de marcha, o que pode ser?
O carro não esquenta nada, mais a agua do radiador está sumido todos os dias recoloco agua um litro todos os dias, coloquei até o liquido de arrefeicimento, limpei o radiador e mesmo assim a agua somi, o que será provavelmente?.

Maverickturbo
14/09/2007, 11:02
Nilson,

A sua sportage é a 2.2, então ela ta consumindo bastante sim! Mas tem um detalhes, vc tem que tocar ela como um veiculo diesel 2.2, não adianta tentar fazer ela andar igual um carro 1.6 que vc so vai ferrar com o motor. A tocada dela é mais lenta. O carro não pode morrer, veja se não tem nenhuma mangueira rachada ou algo desconectado e provavelmente seu carro esta vazando agua por algum lugar. Todo dia vc tem que colocar agua? É muita agua?

hmeneguzzi7
15/09/2007, 07:38
Já andei lendo muito por aqui e estou em busca de um 4x4 que ofereça espaço, conforto, aptidão para um off road não muito radical e preço não muito caro (algo em torno de R$ 37k).
Me simpatizei com o Sportage Grand TDI, mas como não conheço o carro, gostaria muito da opinião de quem tem.
Procuro dados como desempenho no asfalto e fora dele, custo de manutenção, disponibilidade de peças no mercado, dificuldades com mecânica... enfim, os prós e contras.
Já sei que para encarar uma lama serão necessários algumas alterações básicas, como suspension lift e pneus maiores.
Devido à prestatividade que observei entre os foristas, não pensei duas vezes em pedir ajuda, e desde já agradeço as opiniões e dicas que virão.

Grande abraço.
Nagawa,
Tenho um amigo com uma Sportage 2002/03 com 61.000 Km originais e todas as revisões em dia. No urbano ela faz 10 km/L e na estrada no máximo 11.
Ele trocou amortecedores pois estava com a traseita arriada do lado direito. Não me melhorou muito, mas a estabilidade ficou bem melhor, pois antes ela dançava em asfalto irregular.
O banco traseiro é horrível para se viaja. Não pela falta de espaço, mas pela posição cansativa.
O nível de ruído é muito bom. Nem parece díesel. No barro também e areia exemplar.

Nagawa
16/09/2007, 00:47
Hmeneguzzi

Obrigado pela colocação. Pelo que andei observando, o nível de satisfação desse carro realmente é bom. Estou em vias de adquirir um, espero.
Outras opiniões são bem vindas.

BRUNO.RODRIGUES61
17/09/2007, 13:20
Minha Sportage/97 estava ocilando a temperatura, coloquei dois parafusos na helice e deixei-a presa para refreigerar melhor, agora só ando com a temperatura baixa.

Alguem sabe se pode ocorrer algum defeito futuro???

Amostardeiro
17/09/2007, 22:00
Minha Sportage/97 estava ocilando a temperatura, coloquei dois parafusos na helice e deixei-a presa para refreigerar melhor, agora só ando com a temperatura baixa.

Alguem sabe se pode ocorrer algum defeito futuro???

Bruno

Não acontece nada o problema é o barulho que faz.

Abraço

Nagawa
17/09/2007, 22:10
Agradeço a todos que contribuiram com esse tópico.
Continuo aceitando opiniões sobre a Sportage 2.0 TDI.

BRUNO.RODRIGUES61
18/09/2007, 13:10
Obrigado, porém, o barulho ficou até legal, parece caso a diesel