PDA

Ver Versão Completa : Freio: tubo esmagado



Cacá
08/09/2007, 22:22
Olás! Depois de perder o freio devido a rachadura de um dos tubos de saida do cilindro-mestre, mandei revisar todo o conjunto. Burrinhos, lonas, passe nas campanas, flexíveis, tudo ok. Evidentemente, tive que trocar o tubo de saída do cilindro-mestre. Hoje fui experimentar o Jeep e notei que o freio demorava a voltar, ou seja, quando soltava o pé do freio, tinha a sensação que as lonas não desencostavam de imediato, parecia que havia um retardo de uns 2 ou 3 segundos, como se houvesse uma válvula de retorno. Constatei que o novo tubo de saída do cilindro-mestre apresenta um pequeno esmagado, parecido com o esmagamento de alicate (com aquela parte de cortar fios) em uma das voltas do tubo. Pergunto:
Esse esmagamento pode ser a causa do retardo no alívio da pressão das lonas?


[s], agradecendo a ajuda depois de investir 400 pilas no freião véio de guerra.


:parede:

leopoldo
08/09/2007, 22:36
Sim.

esmagamentos de tubo ou mangueirosclerose podem ou são causas de retardo de fluido ou até travamento de freio.

Dobras, amassamentos, esmagamentos não tem reparo e são também pontos de ruptura ... o tubo deve ser trocado.

mangueirosclerose ... tem que trocar a mangueira

Cacá
08/09/2007, 22:41
Sim.

esmagamentos de tubo ou mangueirosclerose podem ou são causas de retardo de fluido ou até travamento de freio.

Dobras, amassamentos, esmagamentos não tem reparo e são também pontos de ruptura ... o tubo deve ser trocado.

mangueirosclerose ... tem que trocar a mangueira

Era o que eu temia. Aproveitando a orelhosequice do mecânico, uma vez que um dos tubos rachou, não seria lógico que trocasse os dois tubos? Se um rachou, o outro vai pro beleléu logo, logo. Não?


[]s. Leopoldo.

leopoldo
08/09/2007, 22:45
quando vc mencionou que reformou, subentendí que havia trocado TODOS os tubos.

Existe a possibilidade deste que rachou ter aberto por causa de corrosão e quando acontece em um .... todos devem ser condenados.

Cacá
08/09/2007, 23:00
quando vc mencionou que reformou, subentendí que havia trocado TODOS os tubos.

Existe a possibilidade deste que rachou ter aberto por causa de corrosão e quando acontece em um .... todos devem ser condenados.

Caro Leopoldo, veja o que eu pedi ao mecânico (depois de pesquisar aqui)
e me diga se estou correto:

- Troca dos 2 tubos de saída do CM
- Troca dos 4 flexíveis
- Troca das 2 lonas dianteiras (com cola) + passe
- Troca dos 2 burrinhos dianteiros
- Troca das 2 lonas traseiras + passe (os burrinhos já haviam sido trocados)
- Troca do retentor traseiro do dif/cardan (offtopic, mas só pra constar...)

Veja o que ele fez:
- Troca de 1 tubo
- Troca das 2 lonas dianteiras + passe
- Desmontagem e 'lixagem' das campanas traseiras
- Sangrar, regular, ajustar freio de mão virtual
- Troca do retentor do dif/cardan


Pedi uma solução e ganhei um novo problema.


[s], agradecido pela ajuda.

Leo - Beethoven
08/09/2007, 23:02
Cacá, independente do sistema de freios, os tubos nunca podem ter amassados, ou dobras com vincos....e nas curvas, tem que ser o mais "suave" possível....
Agora, se deu problema em uma tubulação, como trinca, fissura, outros,...isso é sinal de fatiga, tem que trocar logo todos.
Pode até ser que vc tenha outro problema nos freios, mas a primeira coisa é puxar a orelha desse meca e pedir pra fazer direito.

Abs.

Cacá
08/09/2007, 23:08
Cacá, independente do sistema de freios, os tubos nunca podem ter amassados, ou dobras com vincos....e nas curvas, tem que ser o mais "suave" possível....
Agora, se deu problema em uma tubulação, como trinca, fissura, outros,...isso é sinal de fatiga, tem que trocar logo todos.
Pode até ser que vc tenha outro problema nos freios, mas a primeira coisa é puxar a orelha desse meca e pedir pra fazer direito.

Abs.

Léo, eu sei disso. Não sou expert, mas é uma questão de lógica. Veja o post acima, em resposta ao Leopoldo, é minha redenção pelo ocorrido. Segunda feira volto lá e tiro a limpo essa parada. Meu meca já não é mais o mesmo :discordo:. Como mecânico, conhece muito. Como adm. de funcionários mecas e testador de carros, é uma ótima pessoa. E só.


[s], mister Léo.

Leo - Beethoven
08/09/2007, 23:16
Léo, eu sei disso. Não sou expert, mas é uma questão de lógica. Veja o post acima, em resposta ao Leopoldo, é minha redenção pelo ocorrido. Segunda feira volto lá e tiro a limpo essa parada. Meu meca já não é mais o mesmo :discordo:. Como mecânico, conhece muito. Como adm. de funcionários mecas e testador de carros, é uma ótima pessoa. E só.


Pois é, eu sempre gostei de fazer as coisas nos meus carros, das mais simples, as mais cabeludas....mas o problema é que a vida as vezes não deixa....aí vc acaba mandando em um cara, junta eu que sou detalhista, com situações assim, aí já viu....ou eu fico p da vida com o cara, ou então faço um check list pro meca...hehehe...os caras ficam doidos comigo...não saio da cola deles....ou então largo na garagem até arrumar tempo pra fazer eu mesmo....
Mas é dose, o setor de serviços é o que mais tem crescido no Brasil, mas pelo jeito os caras não estão sabendo como aproveitar a situação do momento.

Abs.

Cacá
08/09/2007, 23:22
Pois é, eu sempre gostei de fazer as coisas nos meus carros, das mais simples, as mais cabeludas....mas o problema é que a vida as vezes não deixa....aí vc acaba mandando em um cara, junta eu que sou detalhista, com situações assim, aí já viu....ou eu fico p da vida com o cara, ou então faço um check list pro meca...hehehe...os caras ficam doidos comigo...não saio da cola deles....ou então largo na garagem até arrumar tempo pra fazer eu mesmo....
Mas é dose, o setor de serviços é o que mais tem crescido no Brasil, mas pelo jeito os caras não estão sabendo como aproveitar a situação do momento.

Abs.

Putz, se eu tivesse conhecimento pra fazer isso ficaria tudo brilhando. Mas é bem o que vc disse, não sabem aproveitar a oportunidade. E me toca voltar lá pra falar: "ó, tá errado isso aqui". Catzo, hein?

Inda bem que eu ainda não paguei :mrgreen:


[s]!

Bento Anibal
09/09/2007, 21:13
Leo, boa noite. Grato por outro dia voce ter retornado a minha indagacao. Peco ao amigo, que se souber onde posso encontrar para a cherokee sport 98, as pecas abaixo, que por favor me informe. 1) aquelas lanternas quadradinhas dos para lamas dianteiros(ambar) que ficam bem na direcao das rodas,2) as lentes e ou lanternas dianteiras abaixo dos farois, 3) as lanternas laterais verticais e refletivas, que ficam na juncao da grades frontal com os para lamas dianteiros. Forte abraco, Bento

CJ 60
09/09/2007, 21:54
Leo, boa noite. Grato por outro dia voce ter retornado a minha indagacao. Peco ao amigo, que se souber onde posso encontrar para a cherokee sport 98, as pecas abaixo, que por favor me informe. 1) aquelas lanternas quadradinhas dos para lamas dianteiros(ambar) que ficam bem na direcao das rodas,2) as lentes e ou lanternas dianteiras abaixo dos farois, 3) as lanternas laterais verticais e refletivas, que ficam na juncao da grades frontal com os para lamas dianteiros. Forte abraco, Bento

Bom não sou o Léo, mais no mercado livre existe estas em estado de sucata pra retirar peças..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61679799-cherokee-sport-2000-sucata-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62240959-grand-cherokee-limited-sucata-para-retirar-pecas-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61874742-jeep-gran-cherokee-limited-sucata-pecas-1997-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60555947-bmwcherokeegalantpecas-sucatas-_JM

nao sei se é o q procura, mais pode ser q tbm eles tenham essas peçaas..

abç

Leo - Beethoven
10/09/2007, 09:46
Putz, se eu tivesse conhecimento pra fazer isso ficaria tudo brilhando. Mas é bem o que vc disse, não sabem aproveitar a oportunidade. E me toca voltar lá pra falar: "ó, tá errado isso aqui". Catzo, hein?


Conhecimento é algo que se adiquire, e prática nisso tbém. Resta apenas de vontade e óbvio, vocação.
O problema no Brasil nesse lance de serviço automotivo é que a maioria dos Brasileiros gostam do famoso jeitinho....e isso mata tbém que gosta de trabalhar corretamente. Tenho um amigo que é muito sério e montou uma oficina, fechou em dois anos pq se recusava a fazer gambiarras, é mole....
Logo, mesmo quem não tem abilidade ou vocação pra coisa, deve ter o mínimo de noção pra identificar se o serviço está sendo bem feito ou não, ou vai pagar gato por lebre.....pelo menos, o fórum ajuda muito bem nesse sentido. E os amigos por aqui principalmente.


Leo, boa noite. Grato por outro dia voce ter retornado a minha indagacao. Peco ao amigo, que se souber onde posso encontrar para a cherokee sport 98, as pecas abaixo, que por favor me informe. 1) aquelas lanternas quadradinhas dos para lamas dianteiros(ambar) que ficam bem na direcao das rodas,2) as lentes e ou lanternas dianteiras abaixo dos farois, 3) as lanternas laterais verticais e refletivas, que ficam na juncao da grades frontal com os para lamas dianteiros. Forte abraco, Bento

As dicas o Wilson são legais, mas eu particularmente não gosto do ML....tem muito tranqueira por lá que é difícil identificar por lá....no ML o apelo preço é muito forte, aí corre o risco de receber um mico depois...sabe como é...
Vai encontrar o que precisa nesse link.

http://www.ciashop.com.br/garagemcambuci/findresults.asp?template_id=3&partner_id=51&spec=cherokee&dept%5Fid%5Fbusca=0&whichpage=1

Abs (sem comissão)

Cacá
10/09/2007, 18:34
Conhecimento é algo que se adiquire, e prática nisso tbém. Resta apenas de vontade e óbvio, vocação.
O problema no Brasil nesse lance de serviço automotivo é que a maioria dos Brasileiros gostam do famoso jeitinho....e isso mata tbém que gosta de trabalhar corretamente. Tenho um amigo que é muito sério e montou uma oficina, fechou em dois anos pq se recusava a fazer gambiarras, é mole....
Logo, mesmo quem não tem abilidade ou vocação pra coisa, deve ter o mínimo de noção pra identificar se o serviço está sendo bem feito ou não, ou vai pagar gato por lebre.....pelo menos, o fórum ajuda muito bem nesse sentido. E os amigos por aqui principalmente.

Pois muito bem, Léo, Leopoldo, Wilson & All. Acabo de voltar com o Lineu da oficina. Tubo trocado, o meca se desculpou e disse que nao atentou para o detalhe do amassadinho. Além disso, informou que o tubo realmente estava mal feito, além de estar mais curto do que deveria e que isso poderia ocasionar a quebra do mesmo. Agora, o freio tá meio borrachudo, mas acredito que isso seja devido ao assentamento da lonas novas.

Valeu a todos pela ajuda! Uma ótima semana pra nós :concordo:

CJ 60
10/09/2007, 19:01
As dicas o Wilson são legais, mas eu particularmente não gosto do ML....tem muito tranqueira por lá que é difícil identificar por lá....no ML o apelo preço é muito forte, aí corre o risco de receber um mico depois...sabe como é...
Vai encontrar o que precisa nesse link.

http://www.ciashop.com.br/garagemcambuci/findresults.asp?template_id=3&partner_id=51&spec=cherokee&dept%5Fid%5Fbusca=0&whichpage=1

Abs (sem comissão)

Mto interessante esse site Léo, concordo com vc as vezes o ML não deixa transparecer a índole de quem está vendendo, mais como nosso amigo é de SP e a maioria das sucatas pelo que vi tbm estão em SP, dá pra negociar pessoalmente, reduzindo assim consideravelmente arrependimentos posteriores..

Abç..

leopoldo
10/09/2007, 19:19
freio borrachudo é sinonimo de ar na tubulação e/ou folga excessiva entre lona-panela.

Cacá
10/09/2007, 20:06
freio borrachudo é sinonimo de ar na tubulação e/ou folga excessiva entre lona-panela.

Bem Leopoldo, para sangrar basta alguem pisar no pedal e eu abrir o sangrador, roda por roda. Para ajustar a distancia das lonas, é só levantar a roda e girar as catracas. É isso? Pois eu nao vou levar de volta pro meca, vou fazer em casa mesmo.

Obrigado novamente, abraços.

leopoldo
10/09/2007, 20:48
Sangrar ? sim se for sistema de freio original do CJ.

Se for com servo freio, é melhor usar uma bomba de vácuo manual, para evitar rasgar o diafragma do servo.


Ajuste ? se for a disco, as pastilhas se auto ajustam em alguns quilometros.

Se for ajuste automatico, é só dar umas pisadas.

Se for ajuste manual do CJ, realmente é só virar os calços das sapatas cuidadosamente até a minima folga, girando a roda com a mão para perceber a folga, aproximando a sapata com a chave e travando na porca.

Cacá
10/09/2007, 21:42
Sangrar ? sim se for sistema de freio original do CJ.
Se for com servo freio, é melhor usar uma bomba de vácuo manual, para evitar rasgar o diafragma do servo. Ajuste ? se for a disco, as pastilhas se auto ajustam em alguns quilometros. Se for ajuste automatico, é só dar umas pisadas.
Se for ajuste manual do CJ, realmente é só virar os calços das sapatas cuidadosamente até a minima folga, girando a roda com a mão para perceber a folga, aproximando a sapata com a chave e travando na porca.
Leopoldo,
O sistema de freio é original, sem servo. Vou tentar a proeza. Depois conto aqui.
Ja baixei o manual que vc postou na seção de dwnlds e estou estudando-o antes de colocar a mão na massa. Pelo que vi, o pedal requer uma certa folga de curso... no meu tá seco :(

Abs e obrigado.

Leo - Beethoven
11/09/2007, 08:41
Cacá, pra sangrar o freio convecional como o seu existe a técnica do "bomba-e-segura".....Um fica dentro do carro "bombando" o pedal (pisando e soltado). O após umas 4 ou 5 pisadas, a outra pessoa com a chave certa, pede pra quem está dentro do carro segurar o pedal pressionado, daí vc afrouxa o parafuso sangrador em uma das rodas. Quem "pilota" o pedal não pode soltar o pé, enquanto vc não reapertar o sangrador, caso contrário irá entrar ar de volta no sistema. Comece sangrando sempre a roda mais distante do cilindro mestre, e por último a mais próxima. Pode colocar a Flávia pa pilotar o pedal enquanto vc sangra cada roda, a Paty já está craque nisso....hehehe.
Ajustar as sapatas é mais chato, mas se vc for paciente irá conseguir tranquilamente. No freio original do CJ, existem dois parafusos de ajuste por trás de cada panela, um para cada sapata, vc tem que ajustar as duas da mesma forma como o Leopoldo disse, sempre girando a roda a cada leve movimento desses parafusos de ajuste. Vc terá que apertar e desapertar estes parafusos pra "sentir" que ambas as sapatas estão extamente com a mesma folga. Eu ajustava ambas até começarem a "chiar" muito levemente. Gire a roda em 360° pra ter certeza de que não está pegando em algum ponto mais do que outro. Terá que fazer isso para as 4 rodas, com muita paciência.
Mas o resultado será bom, vc verá. E ainda de quebra vai poder avaliar se o seu meca fez a coisa certa.

Wilson, não posso dizer que o ML é inútil, tem gente descente que vende por lá e até comprei coisas por ali, mas eu me beneficio por morar em SP e sempre que preciso de algo de lá, vou conferir antes. Nunca me arrempedi, mas já dei com o "burro n'água" indo atrás de uma coisa que o vendedor dizia ser expetacular e quando vi era pura enganação. Tem que ficar esperto mesmo.

Abs.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/09/2007, 11:15
Leopoldo,
O sistema de freio é original, sem servo. Vou tentar a proeza. Depois conto aqui.
Ja baixei o manual que vc postou na seção de dwnlds e estou estudando-o antes de colocar a mão na massa. Pelo que vi, o pedal requer uma certa folga de curso... no meu tá seco :(

Abs e obrigado.

Cacá... faça você mesmo!... Isso é legal. Só não aperte demais os sangradores porque quebram fácil e não precisa para a vedação. Use também a chave certa que fique bem justa na cabeça sextavada do sangrador... compre uma dessas chaves estrela, creio que é 1/4 pol. antes de começar o serviço. Há umas tampinhas de borracha para os sangradores que devem ser mantidas no lugar após o serviço para eveitar a entrada de água e lama.
Abs

Cacá
16/09/2007, 23:16
Bom gente, hoje peguei o freio para sangrar. Pra minha tristeza, os sangradores tinham porcas de medidas diferentes, e eu só tinha chave pra 01 deles. Roda traseira esquerda. Mesmo assim resolvi arriscar e consegui sangrar. Um monte de bolhas :putz: Mas o freio continua borrachento. Como hoje não havia loja aberta para comprar a chave adequada, vai ficar pra amanhã ou depois. Apesar de não ser a roda mais correta para iniciar o procedimento, deu pra ver que tem ar no tubo. Existe a possibilidade de o ar entrar depois do serviço ter sido dado como "sangrado"????


[s], armando o bote pra voltar à oficina.

Leo - Beethoven
16/09/2007, 23:52
Cacá,

Ou o meca não sangrou direito, o que seria um erro imperdoável até pra um meca meia boca ou tem coisa errada. Pode estar entrando ar por alguma tubulação, ou cilindro mesmo, ou cilindro de rodas. Mas se fosse tubulação ou cilindro de roda, normalmente dá vazamentos. No cilindro mestre as vezes não dá pra perceber....
O seu cilindro mestre tem reservatório pra cima ? Ou é 100% original ?
Pergunto isso pq daria pra observar melhor se o nível do fluído está baixando...

Abs.

Cacá
17/09/2007, 08:05
Cacá,

Ou o meca não sangrou direito, o que seria um erro imperdoável até pra um meca meia boca ou tem coisa errada. Pode estar entrando ar por alguma tubulação, ou cilindro mesmo, ou cilindro de rodas. Mas se fosse tubulação ou cilindro de roda, normalmente dá vazamentos. No cilindro mestre as vezes não dá pra perceber....
O seu cilindro mestre tem reservatório pra cima ? Ou é 100% original ?
Pergunto isso pq daria pra observar melhor se o nível do fluído está baixando...

Abs.
Léo, pedipro meca revisar todo o sistema, como ja disse. Havia vazamento no cilindro da roda DD, que foi trocado. Não parece estar baixando fluido não... As bolhas devem ser por falta de sangramento adequado mesmo. Ah, segue foto (não atual) do C. Mestre.

Abraços e boa semana pra vc.

Leo - Beethoven
17/09/2007, 11:18
Léo, pedipro meca revisar todo o sistema, como ja disse. Havia vazamento no cilindro da roda DD, que foi trocado. Não parece estar baixando fluido não... As bolhas devem ser por falta de sangramento adequado mesmo. Ah, segue foto (não atual) do C. Mestre.


O seu cilindro mestre já é do "moderno".
Realmente, vale a pena fazer uma sangria descente em todas as rodas e acompanhar como se comporta nos dias seguintes. Se voltar o ar, continua com coisa errada.

Abs.

Vitor Rolo
17/09/2007, 15:14
Desculpa me intrometer no assunto, mas apenas uma observação....
é meio óbvio, mas às vezes, por falta de atenção acaba ocorrendo....

quando estiver sangrando o sistema de freio, acompanhe o nível de fluído do reservatório, pois assim que sangrado, é necessário completar!!! e se deixar faltar fluído antes, durante ou após o sangramento, entrará ar novamente....

Leo - Beethoven
17/09/2007, 16:12
Desculpa me intrometer no assunto, mas apenas uma observação....
é meio óbvio, mas às vezes, por falta de atenção acaba ocorrendo....

quando estiver sangrando o sistema de freio, acompanhe o nível de fluído do reservatório, pois assim que sangrado, é necessário completar!!! e se deixar faltar fluído antes, durante ou após o sangramento, entrará ar novamente....

Vítor, é óbvio sim, mas merece o registro. :concordo:

Abs.

Cacá
18/09/2007, 23:09
Desculpa me intrometer no assunto, mas apenas uma observação....
é meio óbvio, mas às vezes, por falta de atenção acaba ocorrendo....

quando estiver sangrando o sistema de freio, acompanhe o nível de fluído do reservatório, pois assim que sangrado, é necessário completar!!! e se deixar faltar fluído antes, durante ou após o sangramento, entrará ar novamente....

Valeu Vitor, o fluido não está baixando não. Só o pedal mesmo. Em todo caso tem 2 frascos do fluido de plantão aqui.


:concordo:

Cacá
18/09/2007, 23:12
O seu cilindro mestre já é do "moderno".
Realmente, vale a pena fazer uma sangria descente em todas as rodas e acompanhar como se comporta nos dias seguintes. Se voltar o ar, continua com coisa errada.

Abs.

All, não vou ter tempo de fazer o serviço e o meu Zequinha tá embrenhado nos estudos. Vou levar a outro meca especializado em freios na quinta e ele sangra na hora pra mim. Relato aqui depois. :concordo:


[s], grande semana pra todos.


Cacá