PDA

Ver Versão Completa : É SODA ||||

Paulo-AC
11/05/2004, 17:52
Pessoal procurei um lanterneiro para fazer uma reforma na VIATURA,
falei que tinha intenção de pintar o chassis, falei que tava a fim de dar um jato de areia no "bicho", o maluco falou que era acustumado a pintar chassis, só que em vez de utilizar o jato de areia ele usava SODA :cry: :cry: :cry: :cry: .

Minha duvida é a seguinte: soda e corrosiva, material corrosivo em ferro :?: :?: :?: :?:

O que voces acham

Elmer_Jeep
11/05/2004, 18:04
bixo, ja usei aki mas apenas pra limpar o chassi daqueles jeeps
beem encardidos quando chega aki pra reformar geral agente saca a lataria e faz uma boa limpeza, com soda e jato de água, mas isso não tem nada haver com um serviço de jato de areia, pow, com o jateamento vc pode visualizar possíveis trincas e aplicar uma nova pintura sem ter q remover nenhuma sujeira no chassi.
Resumindo, vai de jato de areia mesmo.
8)
[]'s

elcio
11/05/2004, 18:52
jato de soda????

mas a soda precisa de um tempo para ter suas propriedades ativadas, pois com a velocidade que sai da mangueira se torna apenas um jato de agua normal.
o problema eh a agua junto com a soda que sobra e escorre para o chao, ai sim esta reage e se torna muito perigosa, acido sulfurico se nao me engano (me corrijam os quimicos de plantao).
pra vc claro nao tera problema nenhum, pois ja estara seco. mas agora nao gostaria de estar na pele (imagine os pulmoes) dos caras que operam isso.
ja queimei a sola dos pes com essa merda e nao quero chegar nem perto ;-)
jato de areia tbem nao eh nenhum exemplo ecologicamente correto, mas acredito seria o mais ideal.
mas nao custa ouvir a opiniao de quem ja experimentou (nao a soda eh claro :-) )
eu jateei meu chassi com jato de aluminio, mais caro mas excelente resultado, bobear arranca ate o numero do chassi. ;-)

[]´s longe de sodas, acidos e essas coisas.

Mauro Darezzo
11/05/2004, 21:19
Já lavei muito móvel com soda caustica e posso falar o que já fiz. Compre 1 kg de soda, dissolva mais ou menos 1/4 do pacote em uma bacia com água (+ - 3 ou 4 litros). Espere uns dois minutos para ela dissolver toda, vá mexendo (a água vai esquentar). Use uma brocha de nylon e de madeira maciça para espalhar sobre o que se quer retirar, se usar de material natural e compensado ela vai derreter. As vezes precisa colocar 1/2 pacote para ficar mais forte. Depois que a soda entra em contato com a tinta esta vai enrugando aos poucos, uma nova passada com a brocha remove a tinta enrugada e começa a retirar a próxima. Chega uma hora que vai ficar uma meleca danada que dá desespero, pode-se então lavar com uma mangueira e começar de novo. Não sei se a soda ataca o ferro, acredito que não desde que seja bem lavado depois, com muita água. Uma coisa que é importante. Use luvas sem furos, botas e óculos. A soda é amarga e arde muito no olho e pele. Como eu sei disso???? Adivinha???? Hehe. Hááá, lembrei, vinagre neutraliza a soda, mas no olho não é nada bom....nem um nem outro...
Quer um conselho??? Não use soda, use “removedor pastoso”. Este produto vc encontra em lojas de tintas. Eu usei no meu chassi e tirou tudo, até chegar no ferro. Ë muito mais limpo e seguro. Para usa-lo é o seguinte.
Abra a lata com um pano por cima, isso evita que exploda na sua cara. Aplique uma camada média do produto com um pincel. Espere uns minutos para a tinta enrugar e remova com uma palha de aço número 0 ou 1. Vá aplicando e retirando até chegar no ferro. Use luvas sem furos, sapatos ou tênis e óculos. Não sei o gosto do removedor pastoso mas na pele e olho ele arde muito. Como eu sei disso???? Adivinha???? Hehe. Vai sei azarado assim lá na China. Se eu contar que já derrubei Super-Bonder no olho vc acredita??? Pois é!!!! E que eu apaguei tinner pegando fogo na torneira do tanque do meu serviço, só que o tinner tava no meu braço...isso dói...Coisas da vida.... Vivendo e aprendendo...

Um abraço
Mauro

fugger
12/05/2004, 15:36
:shock: Poxa Mauro

:shock: Seus relatos parecem coisa de filme tipo Corra que a Policia vem aí, com OJ Simpson. :shock: :lol: :D

:) Se usar o removedor pastoso comprado em lojas de tintas também pode remover o excesso com essas maquinas tipo VAP de jato de água. Já fiz isso em motores e vai que é uma beleza.

:) Mas eu pessoalmente usaria o jato de areia, aliás areia não de granalha. É que ouvi falar que jato de areia esta proibido. o acabamento fica bem melhor principalmente se vc quiser fazer algum reforço ou reparo no chassi

[]'s

EduardoLang
12/05/2004, 16:32
Porque proibido???? :?: :?: :idea: :idea:

sds

Hélio
12/05/2004, 20:47
Ola a Todos !!!! :D :D

O jato de areia está proibido para ser executado em locais abertos, por que produz um alto indice de particulas suspensas no ar (principalmente a Silica). Na verdade qualquer tipo de jato produz tais particulas, por isso na execução de serviços envolvendo este processo os locais deverão ser enclausurados (cabines de jato) com sistemas de filtragem do ar.

Um dos cuidados para quem pretende jatear o chassis do jipe, é com relação a procedencia da areia. Sendo areia de qualidade ruim, vc pode contaminar a superfície metálica, tendo problemas futuros.

Como disse o camara Fugger, seria melhor utilizar granalha de aço ou escória de cobre (não é o Escoria aqui do forum). :wink:

Espero ter ajudado

[]'s jateados

Mauro Darezzo
12/05/2004, 22:47
Tinha um conhecido que trabalhava com jato de areia em vidro. Ele morreu com os pulmões ressecados. Ficou com esta doença por causa do jato. É o que disseram.
O pior é que os relatos são verdadeiros e sem exageros. Ainda tem a vez que estava furando um ferro e este apoiado na perna (vai ser burro assim lá na China), eu não tinha onde apoiar, os móveis e o carpete eram novos. Quando a broca passou para o outro lado enroscou no meu shorts e foi enrolando o tecido nela. Imagina a minha situação...a broca perto da pele, o pano rasgando, o tamanho do shorts diminuindo e os "ovos" amassando...hehe, hoje eu dou risada mas é trágico. Minha recém-casada esposa me deu uma puta bronca. Quase ficou sem minha melhor parte. Ná época lógico.
Outra vez estava esmerilhando uma peça naquelas máquinas policorte e o disco quebrou pegando o dedo polegar. Quebrou a unha no meio e estourou a carne na ponta do dedo. Levei um ponto e tive que colocar tala pois quebrou o osso da ponta.
Outra vez lavando o carro quebrei o tendão do dedo médio. E por aí vai...portanto passem longe de mim. hehe.

Ränsensbläns
12/05/2004, 22:53
Eu sou estudante de arquitetura, e fiquei sabendo na faculdade que para retirar tinta ou vernizes velhos de móveis ou madeiras em geral para restauro, se usa soda cáustica misturada com água, ferve essa mistura e vai passando com pincel ou brocha sobre a madeira, e ela derrete essa pintura ou verniz por completo, por todas as ranhuras da madeira, fica um serviço profissa, agora em ferro eu não ouvi isso. Também sei de um jeito usando calor, tipo esses aquecedores de colocar insul-film em carro, uma maneira mais "limpa"pois ele começa a esquentar a pintura criando bolhas e daí sendo de fácil retirada com espátulas. pode ser o caso.
Espero ter ajudado em alguma coisa.

[]'s dissolvidos

Alexandre Vaz Ferreira
12/05/2004, 23:42
E aí pessoal

como médico e quase Jipeiro gostaria de deixar minha contribuição:

COMO MÉDICO: A deposição de partículas de areia (sílica) nos pulmões causa uma séria doença chamada de Silicose. Vários tipos de partículas quando em suspensão no ar podem ser aspiradas e depositadas nos pulmão, como o carvão, que causa a Antracose (comum em trabalhadores de minas). Comumente vemos por aí gente trabalhando com jato de areia sem proteção o que deve ser totalmente evitado.

COMO JIPEIRO: Para limpar um chassis o melhor mesmo é o jato de areia principalmente por evidenciar melhor as trincas. No meu caso tinha achado 2 trincas antes do jato :? , após, achei umas 6 :shock: . Deixa a limpeza com soda para coisas que só tem que desengraxar e tirar a tinta como motor e caixa :wink: .

um abração

Zé Paulo
13/05/2004, 04:26
Salve Paulo!

Eu trabalho numa metalúrgica e tenho como parte do meu trabalho, saber de 'tratamentos anticorrosivo. No meu caso, são garantias para 20 anos de esposição à interpéries, portanto, pode ser que eu exagere por aqui, aí você desconsidera...

É o seguinte, nem soda nem areia. A soda é um desengraxante excelente, que remove a pintura tembém, porém não fica um serviço 10 porque não dá ADERENCIA que a pintura precisa. No caso da areia, a superfície depois de jateada fica rugosa e é exatamente o que a pintura precisa pra "grudar" pra sempre, porém, areia não importa de onde é retirada, sempre contém alguma quantidade de sal, que vai provocar algumas horas depois um processo de oxidação, principalmente em quinas e lugares de difícil acesso, e vai continuar oxidando por baixo da pintura

A melhor solução é granalha, de aço, alumínio ou qquer outro material metálico. Dá ótima superficie de aderencia e se a pintura for de boa qualidade, cê vai ter chassis pra sempre...

Abrssss

andretomasi
13/05/2004, 13:07
.... porém, areia não importa de onde é retirada, sempre contém alguma quantidade de sal .....

Areia de implosão também tem sal? :shock:

[ ]´s

monge
13/05/2004, 14:07
Tinha um conhecido que trabalhava com jato de areia em vidro. Ele morreu com os pulmões ressecados. Ficou com esta doença por causa do jato. É o que disseram.
O pior é que os relatos são verdadeiros e sem exageros. Ainda tem a vez que estava furando um ferro e este apoiado na perna (vai ser burro assim lá na China), eu não tinha onde apoiar, os móveis e o carpete eram novos. Quando a broca passou para o outro lado enroscou no meu shorts e foi enrolando o tecido nela. Imagina a minha situação...a broca perto da pele, o pano rasgando, o tamanho do shorts diminuindo e os "ovos" amassando...hehe, hoje eu dou risada mas é trágico. Minha recém-casada esposa me deu uma puta bronca. Quase ficou sem minha melhor parte. Ná época lógico.
Outra vez estava esmerilhando uma peça naquelas máquinas policorte e o disco quebrou pegando o dedo polegar. Quebrou a unha no meio e estourou a carne na ponta do dedo. Levei um ponto e tive que colocar tala pois quebrou o osso da ponta.
Outra vez lavando o carro quebrei o tendão do dedo médio. E por aí vai...portanto passem longe de mim. hehe.

Fala Gente... :D :D

Mauro do céu... vc tá vivo como??? :D

To aqui imaginando vc dirigindo... hehehehehehe :D :D :D :D

E numa trilha então? Pobre das árvores... :D

[]'s

Eugênio

Mauro Darezzo
13/05/2004, 20:51

[]'s

Eugênio

Quer ver eu dirigindo...
Por qual motivo vc acha que eu comprei um Jeep.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Sai da frente mano....

Mauro Darezzo
13/05/2004, 20:53

[]'s

Eugênio

Quer ver eu dirigindo...
Só não compro um blindado porque não tem porta malas... :oops: :oops:
É brincadeira...em 22 anos de carta só bati 2 ou 3 vezes. E isso morando em São Paulo.
Sai da frente mano....

Mauro Darezzo
13/05/2004, 20:55

[]'s

Eugênio

Quer ver eu dirigindo...
Só não compro um blindado porque não tem porta malas... :oops: :oops:
É brincadeira...em 22 anos de carta só bati 2 ou 3 vezes. E isso morando em São Paulo.
Sai da frente mano....

Zé Paulo
14/05/2004, 08:57
.... porém, areia não importa de onde é retirada, sempre contém alguma quantidade de sal .....

Areia de implosão também tem sal? :shock:

[ ]´s

Sim, mas nõa é este sal que comemos, mas sal mineral, que ou está na composição da rocha ordinária ou no solo ende é recolhido... Mas como eu te disse, é preciosimo da minha parte... Os cuidados que tenho que tomar nos meus produtos são coisa pra contar tomando uma bem gelada!!!!!!!!!

Abração

CJ3-A
04/06/2004, 21:43
Alguem tem idéia de onde posso levar meu chassis aqui em São Paulo para tomar um jato metálico?