PDA

Ver Versão Completa : Problemas com buchas dos jumelos

GBarros
06/09/2007, 17:19
Galera, to aki pra pedir ajuda em relação a umas buchas de metal que vão internamente nos suportes dos jumelos. O problema é que como eu estou reformando o jipe, fui trocá-las e vi que elas colaram internamente no suporte e já tentei de tudo: pancada com marreta, serrar e tentar quebrar por dentro, e nada, não consegui. Tentei até o saca rolamentos e tb não saiu. Peço que analisem e me de alguma dica, valeu!

felipemendes
06/09/2007, 18:24
Já tive este problema, e resolvi com a soma dessas soluções todas: serrei o quanto podia, depois bati pra dentro pra colapsar o pedacinho que sobrou sem serrar. Coloquei óleo spray e bati. Só assim saiu.

O problema de bater direto é que a bucha pode amassar e dificultar ainda mais a saída. Experimente cortar mais, com muito cuidado pra não machucar o suporte de jumelo.

Boa sorte!

Sergio Rocha
06/09/2007, 19:20
Aquece com maçarico e mete a porr@d@ que ela vai sair.:concordo:

[]'

Cacá
06/09/2007, 22:09
Furadeira vc ja tentou? Use uma broca de maneira a deixar as paredes finas, mas não arrombe o olhal. Ou então, corte ao meio removendo um pedacinho dela para vc tirar cada metade de uma vez. Na pancada com a buchainteira vc tem que lutar contra os dois olhais, se vc serrar ao meio, vc diminui a resistencia pela metade :concordo:

[s],

GBarros
07/09/2007, 00:46
Galera, obrigado pelas dicas, só que é o seguinte, como já disse, já tentei pancada, serrei e até agora só a raiva aumentou:evil:. Acho que vou tentar serrar pedaço por pedaço, mas gostaria de achar um jeito menos trabalhoso. Valeu gente.

leopoldo
07/09/2007, 10:59
Porradas com marreta trincam o chassis ... Serviço PUERCO.

Esquentar no maçarico também não é recomendado pois, se o olhal dilata, a bucha também dilata, fora o perigo de alterar demais o metal base ... serviço PUERCO.

O certo é usar o sacador de bucha .... que quase ninguém tem.

Um processo aceitável é cortar com serra a parede da bucha que a mesma colapsa e fica facílimo de remover. Desmonte a serra, coloque a lamina dentro do furo da bucha, monte o arco e vagarozamente (ao montar a serra no arco, escolha a direção do corte que mais lhe ajuda: se é empurrando a serra ou puxando a serra. Uma talhadeira ou punção encerra os últimos momentos da colagem da bucha.

Agora, o problema não é a remoção e sim: oque colocar lá ?????

A bucha metálica nova obrigatóriamente necessita do mesmo sacador para instalar. Proibido usar marreta. Poderia usar Nitrogênio Líquido, que quase ninguém tem.

AH! esse sacador .... que dor de não terrrrrr.

A bucha de borracha ... só talco.

E agora ??????

diramos
07/09/2007, 12:28

Esquentar no maçarico também não é recomendado pois, se o olhal dilata, a bucha também dilata, fora o perigo de alterar demais o metal base ... serviço PUERCO.

Um processo aceitável é cortar com serra a parede da bucha que a mesma colapsa e fica facílimo de remover. Desmonte a serra, coloque a lamina dentro do furo da bucha, monte o arco e vagarozamente (ao montar a serra no arco, escolha a direção do corte que mais lhe ajuda: se é empurrando a serra ou puxando a serra. Uma talhadeira ou punção encerra os últimos momentos da colagem da bucha.

A bucha metálica nova obrigatóriamente necessita do mesmo sacador para instalar. Proibido usar marreta. Poderia usar Nitrogênio Líquido, que quase ninguém tem.

E agora ??????

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

GBarros
07/09/2007, 12:40

E agora ??????

fiz justamente isso Leopoldo, com a serra dentro do orifício. Tive o maior cuidado pra não serrar a base da bucha, fixada no chassi. Muita porrada, dedos machucados, mas enfim, consegui. O negócio é o seguinte: Comprei uns jumelos que vieram com umas buchas de poliuretano. Elas encaixam na medida certa do orifício do suporte, não precisando de uma bucha de metal entre a bucha de poliuretano e o suporte do chassi. Terá algum problema como desgaste, ou é assim mesmo, não usa nenhuma bucha intermediaria? Duvidas abertas companheiros.

diramos
07/09/2007, 13:04
Gente,
Cá com minha ignorância (um dia anda vou ser expert, se estiver vivo até lá, hehehe), estive pensando:
Pelas fotos que o Gbarros mandou, e pelas tentativas que ele diz ter feito prá retirar as buchas, percebi que a peça lá tá "condenada".
Então, ao invés de perder tempo em ficar tentando tirar as buchas através das diversas técnicas sugeridas aqui, sem ter certeza se vai afetar a integridade e segurança do sistema, eu questiono:
Porque não comprar outos suportes dos jumelos&
Vi que eles são rebitados, então acho que dá prá tirar.
E se não existir prá comprar novo ou recondicionado, porque não sacá-los fora e mandar num torneiro, prá ele tirar as buchas velhas e colocar outra nova, recondicionando a peça&
Acho que seria uma solução mais vantajosa em termos de custo/benefício/durabilidade.
Desculpem se falei besteira, mas o que acham&

[]s

diramos
07/09/2007, 15:48
fiz justamente isso Leopoldo, com a serra dentro do orifício. Tive o maior cuidado pra não serrar a base da bucha, fixada no chassi. Muita porrada, dedos machucados, mas enfim, consegui. O negócio é o seguinte: Comprei uns jumelos que vieram com umas buchas de poliuretano. Elas encaixam na medida certa do orifício do suporte, não precisando de uma bucha de metal entre a bucha de poliuretano e o suporte do chassi. Terá algum problema como desgaste, ou é assim mesmo, não usa nenhuma bucha intermediaria? Duvidas abertas companheiros.
Gente, desculpe.
Quando sugeri minha útima mensagem, a mensagem do Gbarros não aparecia aqui prá mim ainda. Então, por favor, ignorem.
Mas já que o assunto é jumelo, tenho a mesma dúvida que o Gbarros, em seu último post, citado acima.
Comprei dias atrás uns jumelos modernos de poliuretano, (vide foto abaixo) pois achei "legal" e achei que era só substituir pelo outro velho lá.
Os antigos devem ser originais, pois não são trocados desde 1993, qundo comprei o jipe.
Então, minha duvida é precida com a do Gbarros:

- É só tirar o velho e colocar o novo&
- Tem que colocar buchas especiais, ou servem aquels que vieram com o kit&
- Será que é melhor eu deixar as minhas velhas mesmo&

Vejam as fotos do jumelo novo. Será que tá faltando alguma bucha ou peça&

´[s

não são trocados desde que comprei o

GBarros
07/09/2007, 17:33
Gente, desculpe.
Quando sugeri minha útima mensagem, a mensagem do Gbarros não aparecia aqui prá mim ainda. Então, por favor, ignorem.
Mas já que o assunto é jumelo, tenho a mesma dúvida que o Gbarros, em seu último post, citado acima.
Comprei dias atrás uns jumelos modernos de poliuretano, (vide foto abaixo) pois achei "legal" e achei que era só substituir pelo outro velho lá.
Os antigos devem ser originais, pois não são trocados desde 1993, qundo comprei o jipe.
Então, minha duvida é precida com a do Gbarros:

- É só tirar o velho e colocar o novo&
- Tem que colocar buchas especiais, ou servem aquels que vieram com o kit&
- Será que é melhor eu deixar as minhas velhas mesmo&

Vejam as fotos do jumelo novo. Será que tá faltando alguma bucha ou peça&

´[s

não são trocados desde que comprei o

Diramos, pois é, eu consegui tirar a peça sem danificá-la, e a minha nova questão é essa das buchas de poliuretano, pois elas entram no orifício, mas bem justa, não dando espaço pra buchas de aço. E minha perguta vai novamente: Será que seria assim mesmo ou as buchas de poliuretano aguentam o tranco sem buchas de aço? E diramos, meus jumelos são iguais aos seus. Vamos ver se agora alguem dá uma dica pra gente.:D

leopoldo
07/09/2007, 17:48
1- É só tirar o velho ... e colocar o novo.

2- Não existem buchas especiais. É só enfiar :mrgreen: as buchas de poly nos furos de suporte e mola.

3- Deixar as velhas? só se estiverem boas e bem lubrificadas.

diramos
07/09/2007, 19:13
1- É só tirar o velho ... e colocar o novo.

2- Não existem buchas especiais. É só enfiar :mrgreen: as buchas de poly nos furos de suporte e mola.

3- Deixar as velhas? só se estiverem boas e bem lubrificadas.
Valeu, Leopoldo!
Vou fazer assim.
Esqueci de perguntar uma coisa:
Tirando o jumelo "velho" e colocando esse novo, será que afeta a estabilidade de cuso na estrada&
Pois, li os tópicos anteriores sobe elevar a suspensão, capotamento, etc.
O cara que me vendeu o jumelo novo, disse que aumenta a suspensão em 1,5 cm.
Sera´que dá poblema de estabilidade&

]{s

leopoldo
08/09/2007, 10:38
só se for na estabilidade mental do cara que diz isso.

GBarros
08/09/2007, 17:05
Valeu, Leopoldo!
Vou fazer assim.
Esqueci de perguntar uma coisa:
Tirando o jumelo "velho" e colocando esse novo, será que afeta a estabilidade de cuso na estrada
Pois, li os tópicos anteriores sobe elevar a suspensão, capotamento, etc.
O cara que me vendeu o jumelo novo, disse que aumenta a suspensão em 1,5 cm.
Sera´que dá poblema de estabilidade]{s

Diramos, tb já ouvi falar sobre isso, e tem até um certo sentido no que falam, porque a altura do carro influi e muito na estabilidade. Quanto mais alto, menos estabilidade em curvas. Mas acho que subir 1,5 cm de altura não influi tanto assim na estabilidade. Mas acho que vai ficar bom sim, se ficar meio doido, o que acho muito dificil, a gente tira e coloca outro.

diramos
08/09/2007, 21:22
Troquei os jumelos.
Venjam as fotos, do antes e depois.
Deu um trabalhinho, mas não sofremos muto prá tirar os velhos.
O jipe ficou mais alto
Só não entendi prá que serve aquela peça da foto 4.
Acho que o kit prevê outros modelos antigos e mandou a peça sobressalente.
Então, nem colocamos.
Mestre Leopoldo, se puder conferir e falar se faltou algo, agradeço bastante.
E, por via do Asdrúbal, vou guardar prá sempre a original. Vai que gente precisa futuramente.
Seguem as fotos:

leopoldo
08/09/2007, 22:40
na foto 3 o jeep está no macaco ?

diramos
08/09/2007, 22:58
na foto 3 o jeep está no macaco ?
Preciso verificar.
Por quê pergunta &
Viu algo de errado &

PS: meu teclado original tá em conserto. Descula a falta de acentos.

Cacá
08/09/2007, 23:01
Preciso verificar.
Por quê pergunta &
Viu algo de errado &

PS: meu teclado original tá em conserto. Descula a falta de acentos.

Diramos, acho que ele estranhou a arqueadura do feixe e o ângulo de inclinação do jumelão. E não foi só ele...

:pensativo:

leopoldo
08/09/2007, 23:12
Isso mesmo.

Se a mola está com o peso do jeep em cima, então existem serios problemas:

excesso de arqueamento que causa batimento no fim de curso do amortecedor, falta de correção de batente de suspensão, problemas com flexivel de freio que ficaria muito curto, suspensão extremamente dura e propensa a quebrar os suportes, esmagamento das buchas de poliuretano, vibração de cardan pelo angulo de trabalho.

e por fim:

tubulação de freio que parece uma minhoca.

diramos
08/09/2007, 23:18
Isso mesmo.

excesso de arqueamento que causa batimento no fim de curso do amortecedor, falta de correção de batente de suspensão, problemas com flexivel de freio que ficaria muito curto, suspensão extremamente dura e propensa a quebrar os suportes, esmagamento das buchas de poliuretano, vibração de cardan pelo angulo de trabalho.

e por fim:

Nossa!!!
Tô ferrado de vez, então!
Vou mandar o meca tirar tudo e colocar o véio de vórta.
Valeu, Leopoldo.

Cacá
08/09/2007, 23:23
Nossa!!!
Tô ferrado de vez, então!
Vou mandar o meca tirar tudo e colocar o véio de vórta.
Valeu, Leopoldo.

Calma, Beth, calma :mrgreen: Se estiver no macaco, é uma luz no fim do túnel.
Mas eu não tô vendo macaco aí não :pensativo: Ah, e pra complementar, Di: o cardã está conectado?

[s]

GBarros
09/09/2007, 13:45
Troquei os jumelos.
Só não entendi prá que serve aquela peça da foto 4.
Acho que o kit prevê outros modelos antigos e mandou a peça sobressalente.
Então, nem colocamos.

Diramos, a peça que vc fala, é a que substitui a borracha interna da mola que se encaixa na ponta dianteira da mola traseira, e a que se encaixa na mola dianteira também na ponta dianteira da mola. Eu coloquei no meu e ficou 10:concordo:. Se vc não trocou, coloque e verá que é feita pra isto.

diramos
09/09/2007, 18:17
Diramos, a peça que vc fala, é a que substitui a borracha interna da mola que se encaixa na ponta dianteira da mola traseira, e a que se encaixa na mola dianteira também na ponta dianteira da mola. Eu coloquei no meu e ficou 10:concordo:. Se vc não trocou, coloque e verá que é feita pra isto.

Manda as fotos, please.

diramos
10/09/2007, 12:51
Isso mesmo.

e por fim:

Caros Leopoldo e Cacá,

Ontem (Domingo) fui lá no meca e trabalhamos no bicho.
Aí aproveitei prá tirar novas fotos dos jumelos, pois fiquei deveras preocupado com as observações de vocês.
Essas novas fotos foram tiradas com o jipe no chão, sem macaco ou calço algum.
As anteriores, acho que estavam com o macaco na parte da frente, por isso não aparecia.
Por favor, digam urgente se tem algum problema aparente.
Pois minha suspensão anterior funcionava bem. Só troquei prá modernizar o bichinho e levantar um pouco.
Ah, outra coisa: se puderem responder prá que serve aquela peça cilíndirica que sobrou de cada jumelo, agradeço bastante.
Seguem as fotos sem o macao. Aguardo.
[]s temerosos

DougBRSP
10/09/2007, 14:44
A pecinha que sobrou é a bucha do ponto fixo, se nao me engano chamado de olhal, ela vai na outra ponta da mola onde não há movimento no chassi.

diramos
10/09/2007, 15:12
A pecinha que sobrou é a bucha do ponto fixo, se nao me engano chamado de olhal, ela vai na outra ponta da mola onde não há movimento no chassi.

DougBR,

Agora entendi!
Vai no outro lado, e não no jumelo em si.
Deixei o velho lá.
Vou trocar.
Quanto ao arqueado das molas, o que acha? Tá normal?
Ou precisa mexer? (vide fotos abaixo e anteriores)

[]s

DougBRSP
10/09/2007, 16:00
DougBR,

Agora entendi!
Vai no outro lado, e não no jumelo em si.
Deixei o velho lá.
Vou trocar.
Quanto ao arqueado das molas, o que acha? Tá normal?
Ou precisa mexer? (vide fotos abaixo e anteriores)

[]s

Quanto ao arqueado prefiro deixar pros experts responder, pois não tenho certeza, já ouvi falarem que o correto é o jumelo estar fazendo ângulo de abertura em direção à traseira do jeep, o seu está fechando, tipo, o seu está assim:

========== <--chassi - - frente do jeep -->
\ <--Jumelo

E o correto seria assim (não tenho certeza)

==========
/

Só reparei que na foto 3 parece que há graxa no jumelo? Se for tire e limpe, essas buchas de PU não precisam de graxa e na verdade a graxa só vai servir para acumular areia e detonar a bucha mais rápido.

Enfim, concordo com o Leopoldo, dá um jeito no encanamento do freio pq do jeito que está pode enroscar algo e romper e se vc estiver com o sistema de freio original vai ficar completamente sem freios.

[]s

leopoldo
10/09/2007, 19:17
1- mantenho todas as observações já mencionadas pois há excesso de arqueamento, na frente e atrás.

adiciono:

2- espere manifestação de shimmy.

diramos
10/09/2007, 22:39
Honoráveis Mestres,
"Ah, se eu escutasse o que mamãe dizia", antes de começar a reformar o jipe!
Ah, se eu tivesse conhecido esse forum, antes de começar!
Mas, enfim, seguem respostas e perguntas:

1 - Quanto às tubulações do freio, vou trocar. Já planejava fazê-lo, mandando deixar simétricos, sem muitas ondulações (minhocagem). Só estou esperando terminar a parte de "assentamento" de lataria e mecânica. Senão, ía entortar tudo de novo.

2 - Quanto à arqueadura das molas, pelo que vocês disseram, vou ter que diminuir. Só não sei como fazer isso. Onde é a regulagem prá se arquear prá menos ou prá mais? Pois o mecânico anterior tinha revisado e falou que táva tudo certo.

3 - Quanto aos jumelos, peço que se pronunciem com urgência: se o ângulo é prá frente ou prá trás. Ou seja:

Assim?
\ <--Jumelo

Ou assim?
/ <--Jumelo

Se tiverem fotos, mandem, por favor. Prá eu mostrar pro meca lá.
E aí aproveito prá fazer tudo de novo, e mando tirar a graxa que o prezado colocou lá.
Lembrem-se que estamos em fase de montagem e adequação. E qualquer crítica bem-intencionada, será muito bem vinda.
E o importante é o possante ficar o mais beleza possível.

Aguardando retorno, agradeço muitíssimo aos mestres pelas dicas.

[]s

leroy
27/12/2007, 20:00
Pessoal - estou com essa dúvida também. E só queria ter certeza antes de começar a cortar. É só tirar esse cano (bucha) e posso colocar direto as buchas novas de poliuretano?
Detalhe - a bucha parece estar soldada no suporte e o suporte com certeza foi soldado ao chassis.
[]'s

Rafaelopaleiro
05/05/2016, 22:53
SAlve amigos preciso trocar os 2 suportes dianteiros do jumelo da minha F-75 porem não encontrei aqui na cidade
Esse suporte e pra Jeep Willys da certo na F-75 com as molas originais???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712649634-suporte-da-mola-jeep-willys-cj5-dianteiro-e-traseiro-ford-_JM