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Ver Versão Completa : Uno x Gol para estradas de zona rural ?



maurorj
06/09/2007, 11:55
Pessoal, acho que os carros de vocês são mais "agressivos" para estradas de terra e rally mas creio que tenham experiência e vejam muito por onde passam carros "normais" que tem que utilizar as mesmas estradas que vocês usam com carros 4x4, etc. Vocês teríam alguma sugestão de qual carro (Gol ou UNO) é melhor para estradas de terra ? levando em consieração, altura, resistência, etc. Existe alguma alteração (de baixo custo relativamente) que possa ser feita para melhor adaptar carros "normais" a estradas de zona rural?
Agradeço a ajuda desde já.

AKPG
06/09/2007, 12:23
Mauro,

Não sou muito bom nisso, mas eu aconselharia o Gol. Mesmo porque vc não vê Uno correndo os campeonatos de rally. E a mecânica do Gol é conhecida por todo mundo. Peças também são mais baratas.

Quanto a preparação, acredito que colocar uns pneus um pouco mais agressivos e altos, parecidos com os que vêm nos carros de "passeio off-road".

Um abraço e boa sorte.

ronairy
06/09/2007, 12:28
Uno 1.5R, pneus 3k, espaçador nas rodas, suporte de galão e estepe, antena maria-mole para PX e plasticos do kit adventure.



Pessoal, acho que os carros de vocês são mais "agressivos" para estradas de terra e rally mas creio que tenham experiência e vejam muito por onde passam carros "normais" que tem que utilizar as mesmas estradas que vocês usam com carros 4x4, etc. Vocês teríam alguma sugestão de qual carro (Gol ou UNO) é melhor para estradas de terra ? levando em consieração, altura, resistência, etc. Existe alguma alteração (de baixo custo relativamente) que possa ser feita para melhor adaptar carros "normais" a estradas de zona rural?
Agradeço a ajuda desde já.

zoega
06/09/2007, 12:40
Eu tenho um Gol bola 1.6 98, ando muito em estrada de terra. Hoje mesmo, estou levando na oficina pra dar um geito de levantar a suspensão traseira dele, pois na maioria das vezes que estou na terra, estou com o portamalas cheio e/ou 5 pessoas no carro, aí as molas que já estão cansadas, cedem muito, e o carro pega mto por baixo...

Uma desvantagem tbm é a tração, como o motor dele é longitudinal e suspensão mto molenga, tem uma subida no sítio que eu só consigo subir de ré, de frente ele patina parado (e ainda que não tem bloqueio patina 1 roda só). Já carros como meriva, palio 1.0 já conseguiram subir lá, pois possuem melhor tração, motor transversal e suspensão mais firme...

Cheque sempre seu escape, principalmente no caso do gol, pois o primeiro lugar que pega é ali em baixo do câmbio, já fiquei até sem escape 1 vez...Ah, e mais uma, peito de aço (protetor de cárter) é OBRIGATÒRIO!

[ ]'s

ronairy
06/09/2007, 12:46
Nao concordo com esse geito de levantar a suspensão e nem com o papo de cedem muito. :discordo:



Eu tenho um Gol bola 1.6 98, ando muito em estrada de terra. Hoje mesmo, estou levando na oficina pra dar um geito de levantar a suspensão traseira dele, pois na maioria das vezes que estou na terra, estou com o portamalas cheio e/ou 5 pessoas no carro, aí as molas que já estão cansadas, cedem muito, e o carro pega mto por baixo...

Uma desvantagem tbm é a tração, como o motor dele é longitudinal e suspensão mto molenga, tem uma subida no sítio que eu só consigo subir de ré, de frente ele patina parado (e ainda que não tem bloqueio patina 1 roda só). Já carros como meriva, palio 1.0 já conseguiram subir lá, pois possuem melhor tração, motor transversal e suspensão mais firme...

Cheque sempre seu escape, principalmente no caso do gol, pois o primeiro lugar que pega é ali em baixo do câmbio, já fiquei até sem escape 1 vez...Ah, e mais uma, peito de aço (protetor de cárter) é OBRIGATÒRIO!

[ ]'s

maurorj
06/09/2007, 13:23
Sempre ouvi dizer que o Gol é mais "guerreiro". De um tempo para cá a Uno tem o opcional do Kit way (suspensão elevada, pneus 175/70 r13, molduras plástica nas caixas de rodas) e aí apareceu a dúvida. Creio que isso seja apenas uma "maquiagem" na Uno tradicional e que o GOL ainda seja melhor nesse tipo de piso. Vocês comentaram do Palio. Será que ele seria mais recomendado que o GOL para zona rural ? Obrigado e vou virar "sócio" deste fórum ;-)

Dieselboy
06/09/2007, 13:30
Eu iria de Uno 1.3 fire 2 portas mas escolheria o modelo mais espartano que estivesse disponível.

Bem deixe-me explicar o porque disto, é que com o passar do tempo máquinas do vidro, até mesmo os próprios vidros, borrachas, painel, bancos, etc começarão a se soltar dando origem a rangidos e todo tipo de barulho imaginável, então quanto menos acessórios e perfumaria seu carro tiver menor será a chance não somente de surgirem ruídos indesejáveis mas sobretudo manutenção e despesas extras com reparos e/ou tentativas de sanar "probleminhas" chatos que se originam devido ao uso mais severo de um carro de passeio.

Digo isto porque um amigo meu anos atrás tirou um Uno 1.0 "zero" p/ ir acessorar a fazenda dele, o carro em um ano percorreu 70.000 km :shock: não teve grandes imprevistos nem nada que desse muita despesa em vista do regime de esforço no qual trabalhava :shock:

Eu mesmo me impressionei com a resistencia do carrinho, pois o cara não tinha dó nem piedade de enfiar ele no terreno que fosse ou de rebater os bancos traseiros p/ lotar o habitáculo com sal, óleo, ferragens e todo tipo de tralha imaginável :shock:

Em face do que vi o Uno aguentar, eu iria de Uno sem titubear :concordo:

Abs e até mais.

maurorj
06/09/2007, 13:44
ehhh... o assunto é polêmco. Para que vocês possam me ajudar mais, a situação é a seguinte: tenho um Prisma 1.4 2007 e estou pensando em comprar um Gol ou Uno só para usar quando for a alguma região rural (2 ou 3 vezes por mês) e "poupar" o Prisma deixando-o apenas para estradas asfaltadas. Já não sei nem se vale a pena "investir" um pouco no Prisma 1.4 (com pneus maiores, elevar a suspensão, etc) para que ele agüente um pouco melhor as duas estradas: asfalto e rural (terra). O que vocês fariam?

Dieselboy
06/09/2007, 13:44
O que lhe faz pensar que o Palio seja mais carro que um Uno? :pensativo: Particularmente acho que as versões básicas de ambos são muito similares p/ não dizer praticamente iguais, diferindo apenas no formato da "bolha" que é redonda no Palio e quadrada no Uno.

Meu irmão costuma definir o Palio de uma forma bem interessante, "O Palio não passa de um Uno arrendondado" :mrgreen:

Particularmente creio que carro p/trabalho tem que:

:arrow: Ser relativamente barato p/que justifique sua utilização p/ esta finalidade;
:arrow: Tem que ter mecanica fácil e manutenção barata, pois o uso em estradas de chão irá judiar do carro, portanto custo de manutenção é primordial;
:arrow: Tem que ter pouca eletronica embarcada, pois já pensou se vc um dia voltando da fazenda mergulha num lamaçal e a água penetra em módulos de injeção, abs, e de tantas outras frecurinhas? :putz: por isso quanto mais simples melhor.

maurorj
06/09/2007, 14:34
Imaginei do Palio ter uma lataria com chapa mais grossa (amassaria menos com eventuais pedras batendo) e ser mais alto (bateria menos o assoalho do carro). Só isso. Como sei que não são carros "off-roads" de verdade (Gol , Uno, etc) pensei em usar meu Prisma e assim evitar gastar cerca de R$ 25.000 em outro carro. A grande dúvida é o que aconteceria com o Prisma com o passar do tempo e do uso !? Será que conseguiria pegar estrada depois de colocá-lo em estradas de zona rural ???
Agradeço mais uma vez ;-)

zoega
06/09/2007, 15:07
Nao concordo com esse geito de levantar a suspensão e nem com o papo de cedem muito. :discordo:

Cara, coloquei ali em cima que no meu caso as molas estão cansadas, pois é um carro 98, e outra, experimenta colocar 5 pessoas em um gol bola e encher o porta malas (no caso de uma viajem), não vai ceder? Não vai ficar baixo? Agora, pega o gol desse geito e vai com ele pro sítio a 35km fora do asfalto, em estrada cheia de pedras em região de serra, onde chove e a água escorre pela estrada abrindo valetas e buracos, não vai pegar por baixo? A suspensão não vai ficar dando fim de curso toda hora por causa do peso e irregularidades da estrada? Pense...

DougBRSP
06/09/2007, 15:29
Eu não iria de nenhum dos dois, já partiria logo para um fusca.

Porque?
Tração traseira, mais resistente e manutenção barata.

Dieselboy
06/09/2007, 15:55
Imaginei do Palio ter uma lataria com chapa mais grossa (amassaria menos com eventuais pedras batendo) e ser mais alto (bateria menos o assoalho do carro). Só isso.
Hoje em dia não existem mais carros com chapa "grossa", creio que as mais grossas hj em dia devam ser as que vem nas pick-ups full-size, e olhe lá :rolleyes: tudo graças `a descartabilidade que virou moda em todas as linhas e produção das montadoras :parede:


o que aconteceria com o Prisma com o passar do tempo e do uso !? Será que conseguiria pegar estrada depois de colocá-lo em estradas de zona rural ???
Olha o que em geral vai desgastar mais rapidamente num carro de passeio que é utilizado em zona rural são os seguintes ítens:

:arrow: Coxins de motor e cambio;
:arrow: Buchas;
:arrow: Pivos, batentes, bandejas, amortecedores;
:arrow: Alternador, os filamentos internos de algumas peças podem romper-se devido ao impacto da buraqueira fazendo com que lampadas e fusíveis queimem com certa frequencia);
:arrow: Bateria, novamente a buraqueira pode levar ao desgaste prematuro deste elemento, pois as placas de chumbo que vão no interior da bateria são de certa forma sensíveis a impactos;
:arrow: Catalisador e canos do escape também costumam sofrer danos dependendo da topografia do terreno no qual o carro trafega;
:arrow: Pneus, geralmente por serem de perfil mais baixo e mais esquálidos se comparados aos pneus de caminhonetes, os pneus de carros costumam além de desgastar mais rapidamente ainda sofrer com eventuais problemas de bolhas causados devido `as não raras por vezes até mesmo constantes quedas em buracos;
:arrow:Alinhamento e balanceamento terão que ser feitos pelo menos na metade do tempo estimado p/ uso em transito convencional;

Entre outros ....

Dieselboy
06/09/2007, 16:09
Para que tenham uma idéia do que as buchas de um veículo mais voltado p/ uso rural sofrem :shock: mais tarde irei postar fotos destas peças que troquei 2° Feira última na F-1000.

Apenas p/ adiantar um pouco, as buchas superiores dos amortecedores dianteiros estavam praticamente destruídas, uma das buchas do tirante estava com uma fissura que certamente a partiria pela metade em pouco tempo :shock: as buchas do molejo (feixe de molas) que teoricamente deveria ser um sistema bem mais bruto e resistente também estavam destruídas :shock:

Relatando desta maneira parece até que sou o relaxo em pessoa ou que não fazia revisão ou substituição dessas peças há anos, não é mesmo?

Pois pasmem, troquei TODAS estas peças há menos de 1 ano.

Claro que o regime de utilização da F-1000 (como não deve ser novidade p/ muitos) é severo, portanto não me impressionou, achei até que duraram bastante.

Dieselboy
06/09/2007, 22:22
Conforme havia combinado, seguem as fotos:

1 - Bucha do Tirante (ou Bucha do Braço/Bucha Tensor da Suspensão Dianteira)

A primeira foto corresponde `a uma bucha do tirante em estado NOVO , esta bucha na verdade é composta por 2 peças ao estilo macho e femea, conforme mostra a foto. Na F-1000 utilizam-se 2 jogos destas peças.

As 3 fotos que seguem abaixo da principal são as mesmas peças, porém após 10 meses em regime de utilização severa no trabalho. Observem a deformação causada devido ao constantes esforços requeridos no "trabalho" da suspensão e as rachaduras provavelmente oriundas dos solavancos e pancadas transmitidas ao sistema como um todo.


http://img84.imageshack.us/img84/5918/buchadotirantecompactaduj1.jpg
http://img374.imageshack.us/img374/511/buchadotirantegastapt1.jpghttp://img166.imageshack.us/img166/7969/buchadotirantegasta3kb7.jpg
http://img166.imageshack.us/img166/1381/buchadotirantegasta2zg0.jpg


2 - Bucha Inferior do Amortecedor Dianteiro
A primeira foto mostra as buchas em estado novo enquanto a segunda mostra o desgaste acentuado sofrido por uma destas peças. Cabe salientar que cada uma destas buchas aloja-se na parte inferior do amortecedor dianteiro.

O tubo interno da bucha na segunda foto não aparece pois foi separado desta peça durante sua remoção do amortecedor, contudo não apresentou nenhum vestígio de deformação ou desgaste prematuro. Também é pertinente relatar que embora não tenha sido fotografada a outra bucha encontra-se em situação similar.


http://img137.imageshack.us/img137/5736/buchasinferioresamortdimf4.jpghttp://img137.imageshack.us/img137/4075/buchainferioramortdiantet5.jpg


3- Bucha Superior do Amortecedor Dianteiro

A foto logo abaixo mostra um par de buchas em estado NOVO , ou seja uma para cada amortecedor, enquanto as 2 fotos seguintes mostram o que sobrou destas peças após 10 meses de uso, praticamente destruídas :shock:


http://img212.imageshack.us/img212/6066/buchassuperioresamortdipz7.jpg
http://img137.imageshack.us/img137/2084/buchasuperioramortdiantdz7.jpghttp://img392.imageshack.us/img392/5835/buchasuperioramortdiantly8.jpg


4 - Buchas do Molejo (ou Buchas do Feixe de Molas)

A foto principal mostra estas peças em estado NOVO, a F-1000 utiliza 6 buchas deste mesmo tipo, ou seja 3 para cada feixe de molas.

As peças que foram removidas para que fossem substituidas por estas encontravam-se em estado precário.

As partes emborrachadas estavam deformadas e quebradiças sendo que em algumas das buchas foi possível até mesmo constatar a ausencia destas borrachas :shock:


http://img137.imageshack.us/img137/6269/buchasdofeixedemolascomjy9.jpg


PS - As buchas aqui presentes NAO são todas as que equipam a F-1000, há outras buchas como por eemplo: Bucha do Pivo (ou Bucha Oval), Bucha Superior do Amortecedor Traseiro além do Nylon do tirante e da Bucha do Batente.

TODAS estas peças foram substituídas com EXCEÇAO da Bucha do Batente que não foi encontrada em nenhuma loja independente, a única opção era através de pedido c/ previsão de entrega aproximada p/ 30 dias. Por tal motivo optou-se pela reinstalação das mesmas, pois NAO apresentavam desgaste que viesse a preocupar ou mesmo comprometer a segurança.

zoega
07/09/2007, 03:18
Dieselboy, aqui em Londrina na Recoauto, o pessoal tem essas buchas do tirante em uma espécie de material de lona/correia, que é bem mais resistente que essas de borracha, dura mais.
A minha F-100 79, qdo comprei tbm estavam com essas buchas só no pó, alguns lugares como nos feixes de mola, tirante, tive que trocar a peça ou mandar recuperar, pois chegou a trabalhar ferro no ferro e comeu tudo...

Léo_Babiski
07/09/2007, 09:41
Eu não iria de nenhum dos dois, já partiria logo para um fusca.

Porque?
Tração traseira, mais resistente e manutenção barata.
Comprar carro velho para andar em estarda é fria.

Por esperiência própria, compre um UNO e seja feliz.
Eu tive um gol 2003 e em um ano comprei três peitos de aço. Em determinados lugares, o carro agarrava o fundo e tinha que sair todo mundo de dentro para levantar a suspensão. Era um saco.
Depois que eu comprei um uno 2004, não tive mais esse problema. A suspensão traseira é por feixe de molas sendo independente nas 4 rodas. Para passar em estrada ruim é bem melhor que a do gol.
E, ainda, o uno tem melhor espaço interno, é muito mais econômico e anda mais que o gol 1.0. Se for comprar gol, obrigatoriamente compre com DH, no uno não há necessidade.

CAVESO
07/09/2007, 14:01
Eu iria de Uno!!!!!!!!!

mais barato, mais alto (versão elevada de fábrica), mais resistente, mais econõmico, mais avançado (motor transversal), peças mais baratas, manutenção fácil.....

Joao Baeta
07/09/2007, 16:23
:arrow:Uns tem seus favores....
Uns de Gol...Outros de Uno...
Para esse tipo.... Eu iria de Palio Adventure... Pois já vem de fabrica com a susp alta e pneu misto...
A minha avó tinha esse carro ano 01/02...Que andava pouco na terra....Mas o carro nunca deu problema... Apesar que o peito de aço é baixo... O carro vai mt bem na terra!

Abs

Dieselboy
07/09/2007, 16:30
Mas pelo preço de um Palio Adventure pode-se comprar quantos Unos? Creio que um veículo voltado integralmente p/ trabalho deva acima de tudo priorizar o quesito custo/benefício.

CAVESO
07/09/2007, 18:28
Melhor ainda: compraria um Uno com suspensão elevada e trocaria os pneus pelos mistos da palio adventure.

Aí sim um carrinho perfeito para estradas de chão!

Morcego
07/09/2007, 19:42
Em termos de desempenho nenhum carro com tração dianteira presta para estradas de terra, quanto a resistência é outra história. :parede:

Há uns 3 anos atrás li uma reportagem, um comparativo entre a linha Fiat Adventure, Volkswagen Crossfox, Ford Ecosport, enfim, todos os fantasiados de off-road zero kms com um Fusca 74.:pensativo:

O teste era subir numa estrada de cascalho bem acentuada. Resultado, só o fusca chegou lá em cima, um carrinho com 30 anos de uso. Não adiantou tecnologia, adereços of-road, pneus mistos, o fusca careta venceu o teste.

Dependendo da subida, se o piso for muito seco com cascalho ou de terra lisa molhado nenhum destes sobe nem de ré.

Joao Baeta
07/09/2007, 23:12
Mas pelo preço de um Palio Adventure pode-se comprar quantos Unos? Creio que um veículo voltado integralmente p/ trabalho deva acima de tudo priorizar o quesito custo/benefício.
:arrow:Menos implicancia...
To falando que o Palio Adventure encara uma estrada de terra com conforto!
:concordo:

Joao Baeta
10/09/2007, 10:14
:arrow:No feriado GM Celta enarou 80 km de terra... Tempo todo atras de mim (GV!)
Nunca deu problema... Apesar de baixo...!!!!!
:concordo:

Fabbo
10/09/2007, 10:43
Pessoal, acho que os carros de vocês são mais "agressivos" para estradas de terra e rally mas creio que tenham experiência e vejam muito por onde passam carros "normais" que tem que utilizar as mesmas estradas que vocês usam com carros 4x4, etc. Vocês teríam alguma sugestão de qual carro (Gol ou UNO) é melhor para estradas de terra ? levando em consieração, altura, resistência, etc. Existe alguma alteração (de baixo custo relativamente) que possa ser feita para melhor adaptar carros "normais" a estradas de zona rural?
Agradeço a ajuda desde já.


Quer uma dica, compra um gol caixinha 1.0 com motor cht ($5000), e procura as molas e os amortecedores do gol, so q o 1.6 ou do 1.8 ($600), coloca uns pneus com um perfil um pouquinho maior, o carro fica parecendo um trator de alto, so q pra estrada de terra e o file, anda muito bem sem bater muito e e economico.

se achar q o motor e fraco troca o kit ($700), transformando ele em 1.3, poe um filtro esportivo que ele ganha uns 30 cv. andei quase 2 anos com esse esquema no meu golzinho branco

Dieselboy
10/09/2007, 11:18
Quer uma dica, compra um gol caixinha 1.0 com motor cht ($5000)
Fabbo, um amigo meu tinha esse carro e era um sofrimento o que entupia o filtro de ar do bichinho e olha que ele só rodava na cidade, imagina então esse carro só p/ estradas de terra :shock:


põe um filtro esportivo que ele ganha uns 30 cv
Cara isso é um crime :shock: o filtro esportivo tem os poros "arrombados" p/ permitir maior vazão de ar, claro que rodando apenas em asfalto não se terá gdes problemas, porém no meio rural onde a poeira é constante vai detonar o motor em pouco tempo.

CAVESO
10/09/2007, 11:40
Pelo que entendi, o cara quer um carro novo (Uno ou Gol), não?

Joao Baeta
10/09/2007, 12:17
:arrow:CHT é motor 1.6 da Escort?
:pensativo:

JTeló
23/01/2011, 16:05
Olá
não sou dono da verdade mas uma vez escutei um ditado : "o melhor trator é o tratorista que faz". E isso vale para carros também.
MAs o que sei é o seguinte: Trabalho numa empresa que comercializa fertilizantes e somos mais de 70 assistentes de campo , isso só no RS, e a frota era de Gol, trocaram porque não aguentava o tranco, os carros são trocados com 100000 Km e o gol não aguentava, soltava o painel, então pegaram Uno , Bingo!:concordo:
o uno é mais "cabrito" mas aguenta cada paulera, vcs nem imaginam....
ai resolveram não sei porque acabar com a frota e alugar os carros, e escolheram o Palio. Tudo bem que o palio é mais bonito e comfortavel, mas pra estrada de chão, as que os UNOS faziam foi uma:parede: m**** com 50 000 Km ja foram 3 tanques e 3 soldas na saida do cano de descarga quando o cano chega no filtro de carvão ativado na frente do motor, porque ele tem o descarga baixo e o Pessoal da FIAT desentortava o descarga que ficava batendo no eixo com uma barra de ferro.
bom espero ajudar!
feito

Marcelo-HPE
28/01/2011, 19:02
Eu compraria um gol Rallye , suspensão mais alta e reforçada , alem do motor AP 1.6 ou 1.8 totalflex.
Tive um 2005 , que tenho saudades até hoje.

CAVESO
28/01/2011, 21:51
Marcelão,

Já disseram aqui no fórum que gol, siena e ecosport dão pau em jipe na trilha, lembra?

kkkkkkkkkkkkkk

anderson_wzorek
28/01/2011, 23:41
galera
voltando ao tópico

respeito respectivamente as duas montadoras e o UNO/GOL

não conheço o gol em estradão,mas o o uno usei por 2 anos em estradas de chão,sem perdoar ele,o carro é valente

era um uno 1996 motorzinho 1.0 td original,
os amigos do forum aqui de curitiba me conhecem e sabem oque fazia com o uno hehe

Para não passar por mentiroso segue uma foto dele

Viagem de Curitiba a Tibagi em 2010,com mais ou menos uns 700 kg de carga e uns 100 km de estrada de chão e uns 400 de asfalto

abraços respeitando tds as montadoras

Marcelo-HPE
29/01/2011, 10:28
Fala Cavescão do meu coração. Ecosport é o neto do Engesa , não é atoa que dá pau em jipe. hehehehe

Cirdan
03/02/2011, 17:37
Aqui na empresa passou uma funcionaria q o Pai dela tinha uma Fiorino q diz ela q carregava uma tonelada de peixe na caçamba. Eu duvido, mas vai saber.

Pra mim qualquer carro pode ser guerreiro, só depende de vc fazer as loucuras.

Eu já fiz mudança numa Scenic e nunca arregou. Muito pelo contrario, foi a unica q me tolerou quando tive q atravessar umas ruas com água em bertioga.

Abraços