Ver Versão Completa : Pneus maiores X Freios: Como melhorar?
PessoALL,
Todos nós sempre ficamos preocupados em trocar os pneus, trocar relação de diferencial, abrir a bomba de diesel para aumentar a potência do motor, instalar chip nos eletrônicos, bloqueios, guincho e por ai vai.
Só que pouco vejo falarem sobre o que fazer para melhorar os freios de nossos Trollers. Ainda mais depois de todas estas modificações que costumamos fazer.
O freio do bugão já não é aquelas coisas e com pneus maiores, ele fica pior ainda. Pelo menos foi isso que senti no meu depois de colocar os 33 MUD.
Portanto, gostaria da ajuda de todos para que possamos descobrir o que podemos fazer para melhorar o desempenho dos freios do Troller. Trocar as pastilhas por outras mais moles? Isto existe? ou então devemos trocar pinças e etc?
Conto com a ajuda de vocês para tentar descobrir o que fazer.
Um abraço,
Não sei se é possivel, mas seria interessante instalar uma segunda pinça por roda na dianteira, já vi isto em alguns carros preparados para andar, mas nem imagino como fazer.
Realmente a uma piora com instlação dos 33 imagina com 35, mas com o tempo venho percebendo que a distribuição do peso do carro ajuda isto, pois ele sempre tende a travar a roda trazeira primeiro, oque gera instabilidade, e dificulta a adminsitração da frenagem.
Abtaços, e com certeza a idea do topico foi boa demais.
Dá uma olhada no kit do Berga:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8756&highlight=berga
[]s. Antonio.
Dá uma olhada no kit do Berga:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8756&highlight=berga
[]s. Antonio.
Folgado, vc sabe se eles tem algo para eixos Dana 44 do Troller?
Folgado, vc sabe se eles tem algo para eixos Dana 44 do Troller?
Alexandre, não sei te dizer. Manda uma MP para o Giovani...
Alexandre, não sei te dizer. Manda uma MP para o Giovani...
Mandei MP para o Giovani e por enquanto eles não têm nada para o Troller.
E ai galera? O que podemos fazer para melhorar o freio do Troller com pneus maiores que 31?
Um abraço,
murilloaquino
14/09/2007, 21:08
Talvez trocando pistões pelos de carros maiores, como a f-250 por exemplo, não resolvaa?
Talvez trocando pistões pelos de carros maiores, como a f-250 por exemplo, não resolvaa?
Pois é Murillo, talvez até resolva. Mas gostaria de ver algum caso que realmente já tenha sido feito para melhorar os freios. Será que as pinças da F250 são "plug and play"? Ou qual outra pinça maior seria a indicada?
Estas são apenas algumas dúvidas que tenho sobre o assunto. Com certeza existirão outras.
Um abraço,
Bom dia,
Como um paliativo, poderia usar-se pastilhas de freio mais macias, que ajudam mais a frenar (mais gastam mais rapido). Usar a pressao de pneus correta tambem ajuda.
Acho que um dos maiores problemas no Troller nao seriam as pincas, mas, sim o hidrovacuo subdimensionado. Provavelmente com pincas maiores a frenagem nao seria tao melhor assim, tendo que trocar o sistema do hidrovacuo tambem para ter uma maior eficiencia. Idem para duas pincas.
srgrande
15/09/2007, 20:37
Que tal usar o sistema de hidrofreio original da Ford f-250, movido pela bomba e fluido da direção hidraulica?
Alex, o problema do freio do Troller não é falta de força nas pinças...
Pelo menos com pneus 31"...
As pinças tem bastante força. A prova disso é que fazer as rodas travarem é muito fácil!
Ao meu ver, o problema do freio do Troller está na sua maior qualidade off-road, que é a distribuição de peso quase ideal entre os eixos. (salvo engano 52% no dianteiro e 48% no trazeiro.)
Isso faz com que a frente do carro fique mais leve, e como a frente é que faz a grande diferença no freio, a sua eficiencia é prejudicada.
A maioria (com motores dianteiros) tem distribuição de mais ou menos 70%-30%
As pick-ups chegam a 80%-20%...
Usar pastilhas de freio de boa qualidade tambem ajuda muito.
Eu ando bem rápido no meu e nunca tive problemas com fadiga no sistema de freios.
Coisa que no new civic eu tenho 1 vez por semana!
Abraços.
andres-tavares
25/06/2010, 16:17
Da onde voce pegou esses daos Abreu .... Pelo que eu sinto quando dirijo o troller ele que ele eh bem mais pesado na frente ...
Concordo com o Andres
Eu mudei a suspensão e joguei o peso mais para tras. Com os 37 recapados o carro está muito ruim de freio. Estou pensando em trocar os dicos e as pinças. Alguem sabe se melhoraria ? pensei tambem em usar as pastilhas de ceramica, no entanto são caras e não sei se melhoraria tanto. Se alguem puder ajudar eu agradeceria..
Obrigado,
Daniel
Pois é Daniel...
Eu quando usava o Troller com pneu 35 já sentia o freio meio "xoxo"... Imagino vc com estes pneus de trator... hehehehehe
Vamos ver se alguém consegue postar aqui alguma solução para isto. Afinal, sempre investimos em pneus, suspensão, motor e etc e acabamos esquecendo de um ponto muito importante que é o freio...
Abraço e parabéns pela sua viatura. Está show de bola!!!
Alexandre Souto
26/06/2010, 00:00
Este assunto me interessa bastante.
Uso os eixos 6 furos de Troller em minha Rural, pneus 37" (e outro jogo 33") e cambio automático.
Ta difícil parar a máquina, já pensamos em instalar mais uma pinça, disco na saída da t-case e o escambau.... ate hoje não resolvemos esta parte.
Abs ligado aqui!!!!!
Este assunto me interessa bastante.
Uso os eixos 6 furos de Troller em minha Rural, pneus 37" (e outro jogo 33") e cambio automático.
Ta difícil parar a máquina, já pensamos em instalar mais uma pinça, disco na saída da t-case e o escambau.... ate hoje não resolvemos esta parte.
Abs ligado aqui!!!!!
Xará,
No seu caso o bicho pega mais ainda justamente pelo fato do câmbio AT... Vamos ver se aparece alguém com conhecimento técnico para ajudar nesta questão.
Abraço,
Elmer_Jeep
26/06/2010, 09:50
Bom galera, creio que não tenha opção de discos e pinças maiores pra adaptar no troller então um upgrade interessante seria a adaptação de um Hydroboost (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Brakes/#Vancoreview). É fácil de achar no Brasil pois as F250 desde 1998 já utilizavam e é o mesmo modelo até hoje.
Instalei no meu Jeep e está funcionando perfeitamente: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=79
O Adams também adaptou numa F1000 http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61004
Pra completar acho que vai bem a idéia das pastilhas de composto melhor que as originais, ai tem que pesquisar pra ver se encontra, talvez nas empresas que preparam veículos de arrancada, track day.
A dianteira traz a seguinte aplicação: GM: Astra 2.0 Aro 15'' Astra 2.0 Turbo 99> (Dianteiro) Troller: T4 TDI 01> (Dianteiro) GM: Zafira 2.0 8V e 16V 01> (Dianteiro)
http://willtec.com.br/produtos/img_db%5CPW72.jpg
http://willtec.com.br/produtos/Produtos_view.asp?editid1=397
E a trazeira: Jaguar: Jaguar S Type 3.0 V6 98> (Traseiro) Troller: Troller T4 2.0 03> (Traseiro) Jaguar: 4.0 V8 (Traseiro)
http://willtec.com.br/produtos/img_db%5CPW547.jpg
http://willtec.com.br/produtos/Produtos_view.asp?editid1=211
[]'s
Elmer,
O Hydroboost seria simples de adaptar em um Troller?
Abraço,
Edit: Olhando no site deles, existem várias opções. Qual seria a que mais se aproxima do Troller?
Alexandre Souto
26/06/2010, 20:11
O Kim me indicou este sistema, ele usa.
Por enquanto só este que me falaram.
O meu problema é espaço no cofre.
Tks dude!!!!
E quanto a valores???
Opa!
Ao meu ver o grande lance do hidrobooster é que não ocupa muito espaço na largura, um pouco no comprimento.
O cilindro tem um putsa diâmetro, não sei a medida no momento, mais é maior que os demais do mercado.
Espero que segure um engesa com cummins e 38"!!!!:twisted:
Tem no meu álbum as modificações necessárias para a colocação, que são a refuração de 4 parafusos e a troca da fixação ao pedal de freio.
Elmer_Jeep
27/06/2010, 14:25
Elmer,
O Hydroboost seria simples de adaptar em um Troller?
Abraço,
Não é muito complicado, pra quem tem experiencia com adaptações e as ferramentas necessárias.
No meu Jeep com pedais de toyota band tive que fazer um distanciador pra fixar corretamente o hydroboost na parede de fogo, no mais projetamos uma regulagem na haste de acionamento pois o da F250 nao tem opção de regulagem, com isso o conjunto já estava devidamente montado.
No mais vai precisar de:
-Reservatório com 3 saídas da F250(tem foto nos topicos linkados em meu post anterior);
-Radiador de óleo(da F250 é pequeno e adequado, simples de adaptar);
-Modificar/substituir algumas mangueiras da linha de pressão e retorno.
[]'s
Alexandre Souto
27/06/2010, 18:45
E quanto custa o sistema completo Elmer?
Abs!!!
Elmer,
E uma mudança bem grande. Não tem também que tirar o hidrovácuo ou dá para fazer um by pass ?
O problema é o custo sem saber se realmente vai aumentar a eficiencia. Pelo que li o hidroboost seria como se voce tivesse colocando mais força no pedau.
Eu sinto que mesmo apertando mais o pedau (ate o fundo) o carro não tem eficiencia. Neste caso não seria problema de discos e pastilhas maiores para aumentar a eficiencia de frenagem ?
Abraços,
Daniel
Não é muito complicado, pra quem tem experiencia com adaptações e as ferramentas necessárias.
No meu Jeep com pedais de toyota band tive que fazer um distanciador pra fixar corretamente o hydroboost na parede de fogo, no mais projetamos uma regulagem na haste de acionamento pois o da F250 nao tem opção de regulagem, com isso o conjunto já estava devidamente montado.
No mais vai precisar de:
-Reservatório com 3 saídas da F250(tem foto nos topicos linkados em meu post anterior);
-Radiador de óleo(da F250 é pequeno e adequado, simples de adaptar);
-Modificar/substituir algumas mangueiras da linha de pressão e retorno.
[]'s
Christian
28/06/2010, 12:31
Pra mim tbem é um problema de subdimencionamento da pinça e disco dianteiros, sera q alguem ja usou uma pastilha especial, do tipo competição ?
Christian
Coloquei o hidroboost de uma 350/4000 na f1000. PagueiR$ 380,00 usado.
Ecessórios:
- 01 placa para fixação na parede de fogo (laser R$ 42,00) (mante a furação original sem furo na lataria)
- 02 mangeuiras aeroquip R$ 150,00
- 01 Recipiente do oleo com saida trolha de oleo (350) R$ 220,00
- 01 suporte para recipientedo oleo (laser R$ 52,00)
Sugiro o uso da bomaba original da f250, Na minha com motor maxion ficou sub dimensionado (chora a bomba).
Mas o seguinte, freia Muuuuuuuuuuuuuuito, 5x vezes mais que o original.
Sandro adams
RENATO-SELVA
28/06/2010, 20:30
Amigos.
Vou fazer um brainstorm aqui...
Assim, a algum tempo atrás o freio do gol do meu pai estava ruim... foi constatado que o problema era no servo. Foi trocar e como o cara só tinha do GTI, 2.0 ou sei lá o que, colocaram esse mesmo e falaram que se ele não se adaptasse, poderia voltar lá assim que conseguissem os originais novos e trocar sem problemas. A diferença era gritante. Ninguém se adaptou (na época a minha mãe ou a minha irmã que mais usavam o carro) e quiseram o original. Não se adaptaram por que? Porque era encostar no pedal e quase travava as rodas. Eu achei muito bom, e apesar de super sensível, já estava me acostumando. Era encostar no pedal (sem exageros mesmo!!!) e ele freiava bruscamente. Todo o resto do sistema era original... pastilhas, discos...
Será que talvez optar por menos adaptação e "só" trocar o servo não resolveria e ficaria bom? Sou um pouco contra essas adaptações de trocar, cortar, furar, testar... no caso do servo seria mais simples... o único problema que vejo seria achar um compatível...
Espero que tenham entendido uma proposta de solução e que eu tenha ajudado!
Abraços :concordo:
Alexandre Souto
29/06/2010, 01:52
Coloquei o hidroboost de uma 350/4000 na f1000. PagueiR$ 380,00 usado.
Ecessórios:
- 01 placa para fixação na parede de fogo (laser R$ 42,00) (mante a furação original sem furo na lataria)
- 02 mangeuiras aeroquip R$ 150,00
- 01 Recipiente do oleo com saida trolha de oleo (350) R$ 220,00
- 01 suporte para recipientedo oleo (laser R$ 52,00)
Sugiro o uso da bomaba original da f250, Na minha com motor maxion ficou sub dimensionado (chora a bomba).
Mas o seguinte, freia Muuuuuuuuuuuuuuito, 5x vezes mais que o original.
Sandro adams
Obrigado pela exelente explicação Sandro, o Elmer não deve ter visto meu questionamento.
Abs!
Elmer_Jeep
29/06/2010, 09:44
Foi mal xande, nao vi mesmo.
Seguinte, cheguei a cotar o preço de algumas peças zero na autorizada
Hydroboost: R$1290,00
Cilindro mestre: R$300,00
Reservatório(p/ oleo do freio): R$190,00
Radiador de óleo: R$300,00
Faltou ver o reservatorio do oleo da DH e as mangueiras tem que ser confeccionadas de acordo com a viatura. E ainda tem alguns detalhes de suportes, etc como o adams informou.
[]'s
Elmer,
E quanto ao hidrovacuo tem que retirar ?
Outra coisa, quando pesquisei para colocar guincho, falaram que hdraulico no troller não dava devido a caixa de direção que não daria para fazer a saida hidraulica. No caso do hroboost não teria o mesmo problema ?
Eu mencionei acima que mesmo pisando fundo no freio o carro não é eficiente. neste caso o hidroboost funciona ou seria mesmo pinça e disco ?
Voce pode mandar os numeros das peças que voce cotou ? Achoq ue seria interessante para facilitar para os colegas que queiram colocar.
Ta ai uma dica para allgum forista comerciante. já desenvolver um kit sob medida para vender para nos trolheiros como tudo dimensionado e manual de instalação :):):)...
Foi mal xande, nao vi mesmo.
Seguinte, cheguei a cotar o preço de algumas peças zero na autorizada
Hydroboost: R$1290,00
Cilindro mestre: R$300,00
Reservatório(p/ oleo do freio): R$190,00
Radiador de óleo: R$300,00
Faltou ver o reservatorio do oleo da DH e as mangueiras tem que ser confeccionadas de acordo com a viatura. E ainda tem alguns detalhes de suportes, etc como o adams informou.
[]'s
Elmer_Jeep
30/06/2010, 10:28
Elmer,
E quanto ao hidrovacuo tem que retirar ?
Positivo, hydroboost substitui o servo(popular hidrovacuo).
Outra coisa, quando pesquisei para colocar guincho, falaram que hdraulico no troller não dava devido a caixa de direção que não daria para fazer a saida hidraulica. No caso do hroboost não teria o mesmo problema ?
Cara, te passaram uma informação muito errada pois guincho hidraulico cabe sim no troller, tem muita gente usando em Natal-RN(verifique no tópico sobre Guincho Hidraulico), existe um kit de instalação com válvulas equalizadoras que desviam o fluxo de óleo favorecendo o funcionamento do guincho.
E para veículos equipados com hydroboost também existe um kit específico:
http://img.off-road.com/aimages/articlestandard/ford/472005/198526/restrictor_800x600.jpg
http://img.off-road.com/aimages/articlestandard/ford/472005/198526/valve01_800x600.jpg
http://www.off-road.com/trucks-4x4/project/project183.html
Eu mencionei acima que mesmo pisando fundo no freio o carro não é eficiente. neste caso o hidroboost funciona ou seria mesmo pinça e disco ?
Vai otimizar a eficiência mas isso pode influenciar no desgaste prematuro das pastilhas.
Voce pode mandar os numeros das peças que voce cotou ? Achoq ue seria interessante para facilitar para os colegas que queiram colocar.
Não tenho o código das peças, do meu Jeep comprei tudo usado, o reservatório e radiador eram de uma 2000, ja o hydro/cilindro mestre eram de uma 2008. As mangueiras tive que fazer, dei sorte de ter as originais aqui pra aproveitar as conexões.
Mas basta entrar em contato com uma autorizada Ford e dizer que as peças são pra F250.
[]'s
Eitcha tópico interessante...
Adams, será que lá onde vc achou esse hydrooobst tem mais???:roll:
[]´s
...Pra completar acho que vai bem a idéia das pastilhas de composto melhor que as originais...
...a trazeira: Jaguar: Jaguar S Type 3.0 V6 98> (Traseiro) Troller: Troller T4 2.0 03> (Traseiro) Jaguar: 4.0 V8 (Traseiro)
Ou seja, se vc achar caro o jogo de pastilhas do troller, basta pedir pela do jaguar! :mrgreen:
[]´s
Alexandre Souto
06/07/2010, 20:17
Eitcha tópico interessante...
Adams, será que lá onde vc achou esse hydrooobst tem mais???:roll:
[]´s
Bão mesmo, me ajudou nesta ideia!
Elmer, será que pode nos informar o tamanho do dito cujo (hidroboost), pois acho que o espaço é um fator importante antes de decidir esta mudança.
Abs num V8 apertadinho e quentinho!!! Kkkk
Elmer_Jeep
06/07/2010, 22:46
Bão mesmo, me ajudou nesta ideia!
Elmer, será que pode nos informar o tamanho do dito cujo (hidroboost), pois acho que o espaço é um fator importante antes de decidir esta mudança.
Abs num V8 apertadinho e quentinho!!! Kkkk
O fugger tem várias fotos da peça com as medidas, mandei pra ele via messenger e nao armazenei as fotos no meu pc...
[]'s
O fugger tem várias fotos da peça com as medidas, mandei pra ele via messenger e nao armazenei as fotos no meu pc...
Fica quieto rapá!!! Que mania que vc tem de abrir a boca e me arrumar "civiço"....:odedo:
Seguem para conhecimento geral da nação jeepeira...
[]´s
Agora com as medidas do elmer...
Ontem eu liguei para um FV e me pediram Lt$600 por um desses "completo" originado de uma f350 99. Será que alguém aí não acha uma fonte mais em conta? Quem sabe até fazendo uma compra pacote, ou seja, formamos um grupo e compramos uma meia dúzia de um único fornecedor... :pensativo:
[]´s
Elmer_Jeep
07/07/2010, 09:24
Agora com as medidas do elmer...
Ontem eu liguei para um FV e me pediram Lt$600 por um desses "completo" originado de uma f350 99. Será que alguém aí não acha uma fonte mais em conta? Quem sabe até fazendo uma compra pacote, ou seja, formamos um grupo e compramos uma meia dúzia de um único fornecedor... :pensativo:
[]´s
99 ta muito velho cara, procura algo mais "novo".
Pra ter uma idéia, esse do Crocodillo comprei do Ramiro Cruz, era de uma F250 2008 e paguei R$500,00
OBS: esse lance de formação de grupo tem que ser off-Fórum pra não ir contra as Regras ok :concordo:
[]'s
Alexandre Souto
07/07/2010, 20:59
Fugger and Elmer, tks !!!!! :)
abs!