PDA

Ver Versão Completa : 3ª Escapando

Milton Quindim
06/09/2007, 08:16
Então, estou com preoblemas no meu câmbio...alias no cambio do Quindim.
Quando engato a 3ª e mantenho a velocidade ou acelero ela se mantem normal, porém ao reduzir a velocidade ou tirar o pé do acelerador a alavanca dá uma tremida e uns socos até desengatar a terceira. O que poderia ser isso?????

Aa foi revisada há menos de dois meses, tenho uma caixa 3 marchas com 1ª seca.

Alguem poderia me socorrer?????????????

Valeu desde já.

Ronaldo Petri
06/09/2007, 10:34
O meu já passou por um problema parecido na segunda marcha, quando abri a caixa, vi que estava toda gasta, por isso escapava, daí eu troquei por um câmbio 4 marchas revisado. Segundo o mecânico, dependendo do fabricante, a troca daquela engrenagem poderia ocasionar na quebra na primeira volta no querteirão.

Rodrigo59
06/09/2007, 10:36
to com o mesmo problema o meu escapa a 2º!!

Ja ouvi dizer aqui no forum que tem uma mola com uma esfera se vc tirar a tampa do cambio da pra ver, tem que substituir esta mola!! não me lembro o topico que era agora!

Milton Quindim
06/09/2007, 13:25
to com o mesmo problema o meu escapa a 2º!!

Ja ouvi dizer aqui no forum que tem uma mola com uma esfera se vc tirar a tampa do cambio da pra ver, tem que substituir esta mola!! não me lembro o topico que era agora!

Pois me disseram a mesma coisa soh que eu nunca vi a tal mola...so se o meu jah estiver sem...agora hoje um meca me disse que pode ser a luva...verei neste fds.
Depois posto aqui .

leopoldo
06/09/2007, 15:58
As molas/esferas estão dentro da tampa e trava as hastes nas posições das marchas. ficam dentro dos parafusos grandes que tem a chapinha de trava.

Marcio Rossetto
06/09/2007, 18:19
Camaradas , de tanto eu fazer melhorias no meu Niva , aprendi a montar e desmontar o cambio dele e do chevette também , acho que são todos parecidos .
Também ja tive toyota e arrumei o seu cambio , virou robi :mrgreen:

A marcha escapa por algum desajuste mecânico, podem ser :

1- basta um rolamento ter quebrado ou quebrar parcialmente que desalinha o eixo primário ou secundário , aí a luva de engate não acopla direito e a marcha escapa .

2- se o garfo estiver gasto, na hora de engatar , a luva entra torta , a conexão da marcha não engata direito e aí escapa .

3- Se o anel sincronizado estiver gasto ou ruim, a luva também não engata direito e a marcha escapa . Geralmente costuma arranhar antes .

4- Se a engrenagem estiver muito ruim , o movimento de engrenamento fica oscilante , vibratório e aí a luva desengata .

5- Os garfos de engate , que movimentam as luvas de engate , são fixados em eixos deslizantes , uma esfera e mola faz o "click "do engate .

Se a molinha gastar ou quebrar , ao passar num buraco a marcha pode vir escapar . O sintoma característico é a alavanca mole . Mas se cambio estiver bom , mesmo com a mola gasta a marcha não escapa .

6- Adaptações são um problema . Se o eixo piloto entrar um pouquinho desalinhado com relação ao rolamento de agulha do volante , na hora que voce aperta os parafusos da caixa seca , ele se desalinha( fica forçado ) , aí se o cambio for de quarta ou quinta marcha a quarta que vai escapar .

Nesse caso , as vezes retirar 0,05 mm do diametro da ponta resolve .

7- luva de engate é difícil estragar ou desgastar pois esta sempre em contato com o anel sincronizado de bronze .

Moral da História : o cambio tem que estar justinho para não escapar marcha .

Milton Quindim
06/09/2007, 19:55
Amanha verei se podem ser as ditas molas agora que sei onde estão...e se forem elas o problema?????????/Como consertar?

Outra coisa que eu pensei agora...quando foi revisada meia boca a caixa, tinham uns negocinhos que o meca chamou de CACHORRETES ...os que estavam eram quadradinhos e tinham um ressalto de uns 2 mm de comprimento...mas como estavamos fazendo o serviço em casa e num fds acabou ficando com uns cachorretes de aproximadamente 1 mm de comprimento.
Pergunta:

Pode ser esse o motivo do desengate?

dekzi
07/09/2007, 00:01
Eu estou querendo comprar um jeep e fui ver um para comprar ele estava com o mesmo problema só que estava arranhando a quarta eu levei ele no mecanico ,ele me falou que com o tempo a4 marcha começaria a escaapar,
foi esse o problema que vc teve tbem?

leopoldo
07/09/2007, 10:36
MILTON,

sua explicação ficou meio que estranha. os cachorrinhos ou macaquinhos como uns chamam são parte do sistema de frenagem conica dos sincronizadores, que permitem o engate sem arranhar. São estes que arrastam o sincronizador para acoplar as antes diferentes velocidades das engrenagens.

A sua falta pode causar o arranhar das marchas e esta explicação serve parcialmente também para a questão do DESKY-(Caso não seja isto, é o proprio sincronizador).

Quando a marcha escapa, é típico de mola/esfera ou rolamento da ponteira do entalhado com muita folga.

Quando digo avalie as molas/esferas, é o 1º passo de tentar solucionar o problema, antes de obrigatóriamente DESMONTAR o cambio, porque é o que resta a fazer.

Normalmente todos resolvem reformar o cambio mas poucos, ou mesmo ninguém olha a tampa e seus componentes.

Aproveveite e com a tampa removida, coloque a mão em volta do entalhado e puxe para cima e veja se não nota alguam folga absurdo.

Certa vez, olhando o cambio de um colega, ao puxar o entalhado para cima, quase todo ele subiu do cambio .... não restou muito a fazer .....

Milton Quindim
08/09/2007, 20:29
MILTON,

sua explicação ficou meio que estranha. os cachorrinhos ou macaquinhos como uns chamam são parte do sistema de frenagem conica dos sincronizadores, que permitem o engate sem arranhar. São estes que arrastam o sincronizador para acoplar as antes diferentes velocidades das engrenagens.

A sua falta pode causar o arranhar das marchas e esta explicação serve parcialmente também para a questão do DESKY-(Caso não seja isto, é o proprio sincronizador).

Quando a marcha escapa, é típico de mola/esfera ou rolamento da ponteira do entalhado com muita folga.

Quando digo avalie as molas/esferas, é o 1º passo de tentar solucionar o problema, antes de obrigatóriamente DESMONTAR o cambio, porque é o que resta a fazer.

Normalmente todos resolvem reformar o cambio mas poucos, ou mesmo ninguém olha a tampa e seus componentes.

Aproveveite e com a tampa removida, coloque a mão em volta do entalhado e puxe para cima e veja se não nota alguam folga absurdo.

Certa vez, olhando o cambio de um colega, ao puxar o entalhado para cima, quase todo ele subiu do cambio .... não restou muito a fazer .....

Pois eh ...este entalhado eh que eu estou em duvida...saum aquelas valas que tem no eixo dos garfos?

leopoldo
08/09/2007, 22:30
Não.

É o eixo onde estão todas as engrenagens, sincronizadore e luvas .... aquelas onde os garfos da tampa se encaixam.

As "valas" estão nas engrenagens que ESTÃO .... no entalhado

Milton Quindim
09/09/2007, 11:43
Ah tah...este eu conhecia ...achei que fosse "outro" entalhado...kkk

Ontem desmontei uma caixa de 3 marchas como a minha, na desmontagem notei que o entalhado que vai a engrenagem da reduzida eh bem móvel, ele sai um bocado de dentro da caixa quando a mesma esta desacoplada da reduzida...isso é normal?
Esta folga que disseste eh no sentido oposto do eixo neh?

leopoldo
09/09/2007, 12:22
O único entalhado da redução é aonde existem 2 rolamentos conicos.

Lá a folga é MENOS que ZERO, uma vez que os rolamentos estão sob pré-carga de uns 2,5 kgs, um contra o outro.

O outro eixo é o do carretel. Este tem uma pequena folga de uns 0.008" no sentido longitudinal.

O outro é do cambio e quando montado a folga longitudinal é ZERO pois a porca de interconecção é montada com uma respeitável pré-carga.

A folga longitudinal do cambio é contabilizada no piloto, onde o rolamento tem a folga regulada no anel trava.

E de novo uns 0.008" no carretel, pelas arruelas de encosto.

A folga que eu tinha mencionado é puxando para cima o entalhado num cambio montado. Quando a ponteira do piloto some, quebra os ou roletes estão esmigalhados, a folga enorme aparece, ainda amis se os rolamentos de esferas estão podres..