PDA

Ver Versão Completa : Furo no escapamento?!?



Pavani
30/04/2003, 14:02
Fala galera...
Vi um carinha aqui de jeep.. Tava fazendo um barulhinho que chamava a aten;ao viu... Motor original reguladinho e tal... Bom, ai eu fui perguntar que escapamento ele tinha posto...
E ele me disse que tinha feito um furo no escape.... Tava um barulho forte sabe, mas nada que incomodasse.... O que vcs acham disso?!? So piora?!? Ou melhora algo?!?
Sei que essa pergunta e meio besta, afinal, todo mundo que tem o escape furado em trilhas acabam arrumando ne....
Mas e uma duvidas..
Abra;o...
valeu....
Pavani

Giovani
01/05/2003, 01:19
:D Olá Pavani!

:D Gosto não se discute... Tem gente por aqui que põe uma borboleta, dessas de carburador, na ponta do escape, só para encher o saco... :lol:

monge
01/05/2003, 08:07
Eu por exemplo, te tanto ir quebrando o escapamento do meu jeep, que resolvi cortar ele lá na saida, logo antes da curva que o leva pra traz... não tenho mais que 30cm de espamento no meu jeep.

Só é ruim quando chego em casa de madrugada, æ acordo tods os vizinhos...

Ficou bom, mas não recomendo ninguém fazer... :)

[]'s sem escapamento nenhum

Eugênio

AndréSanchez
01/05/2003, 16:33
:lol:
Além do barulho mais forte tem problema sim! 8)

Meu fiesta clx 97 estava com o mesmo problema ano passado, mas não notei pq ando com vidros fechados com ar e ouvindo música. Só notei que depois de um mes a conta da gasolina foi de R$200,00 paraR$230,00, sem que tenha tido aumento de combustível!
E tb notei uma ligeira perda de potência, pq eu tenho que subir todo dia a serra pra trabalhar e vi que o desempenho do carro não era o mesmo!

Fui a oficina pra ver o que era e o escapamento estava com furos!!!

Se vc acha o BRUM! BRUM! BRUM! mais importante que a economia e potência do seu motor, então esburaque seu escapamento como um queijo suiço :lol:

monge
03/05/2003, 00:54
Bom... como já dizia o esquaterjador: Vamos por partes... :D

Primeiramente: é um jeep, não senti a perda de potência. :D

Segundo: não fiz furos, o escapamento quebrou e deixei assim mesmo. :D

Terceiro: é um jeep, com 30 reais de diferença na gasolina que poderei ou não economizar, com escapamento completo ou não, não consigo nem trocar os óleos contaminados com agua. :cry:

Quarto: de 200 para 230 reais convertendo em kilometragem com a gasolina aqui custanto 2,46, 30 reais me daria o equivalente a mais ou menos 36 km a mais numa trilha.

Quinto: Ta certo que se eu fosse somar os gastos com gasolina no final de um ano, faria uma grande diferença, e eu com certeza iria virar jogador de buraco, truco, 21, 7 e meio.... etc... o valor do dimdim gasto com gasolina num jeep é absurdo, se somado no fim do ano. :)

Sexto: É um jeep, barulho faz parte, mesmo com o escapameno todo montado, eu ainda tenho o banco do carona que trepida, o suporte do estepe, capota... tudo junto faz mais barulho que o escapemento aberto.

Sétimo: Um dia vou arrumar... um dia... :)

Oitavo: Quando estou assistindo aos vídeos das trilhas, é lindo ouvir o ronco do motor do meu jeep no meio dos outros... vc só consegue ouvir o barulho do meu, mesmo quando estão filmando outros jipes, o barulho do motor de fundo é o meu. :)

Nono: tá errado eu sei... :)

Décimo: é um jeep de trilha, encaro isso como detalhe.... :)

[]'s muito barulhentos.

Eugênio

AndréSanchez
03/05/2003, 13:33
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


"O que vcs acham disso?!? So piora?!? Ou melhora algo?!? " Pavani

Olá Monge,
Não queria te deixar nervoso!!! A minha resposta foi para o amigo Pavani que fez a pergunta já mencionada a cima.
Como já falei anteriormente, eu usava o fiesta clx todos os dias e andava aproximadamente 50km (25 ida e 25 volta). Pra quem anda muito e ainda por cima tem uma serra pela frente a diferença por mínima que seja de consumo já faz falta. O motor do meu carro é um zetec 1.4 16v
Eu conseguia subir tranquilamente a serra em 3º marcha, com esse problema de escapamento o carro tava meio que "morrendo" aí tinha que passar pra 2º pegar embalo e depois botar a 3º novamente.

Problemas é claro que tem, mas tb concordo com vc: para um jeep que apenas faz trilha em finais de semana isso é frescura!!!

monge
03/05/2003, 17:52
o André.. desculpa eu... :oops:

Não fiquei nervoso não, apenas queria desmonstrar que isso pra mim não faz diferença... não to nem æ pro barulho...

Estou arriscando a tomar multa, pois de vez em quando eu ainda viajo com meu jeep, æ sim o barulho enche... ele vai esguelando direto... quando chego no destino a cabeça tá que tá... mas nos casos de viagens, a mais longa que já fiz até hoje deve ter dado uns 120km... então é onde que não me preocupo muito.

[]'s explicativos...

walter.andreis
05/05/2003, 03:41
Fala Pessoal,
Soh pra botar lenha na fogueira...
A questão da perda de potência em um carro com escapamento furado eh discutível...
Não tem porque o carro perder potência se estiver com o escapamento furado ou "sem escapamento" como o CJ do monge, aliás, a potência deveria aumentar... salvo no caso em que esses furos fiquem antes da Sonda Lambda (em carro injetado), e possa fazer com que esta sonda de uma "falsa leitura"...
Eu tinha um Omega 4.1 a uns 2 anos atras, e uma das medidas que tomei para aumentar a potência dele, foi usar um escapamento de maior diâmetro (3pol.), substituir o catalisador por um "cano reto", e eliminar um abafador... tudo isso para diminuir a "restrição" dos gases de escape do motor... restrição esta que o CJ do monge nem deve conhecer! :lol:

[]´s

dptucunduva
05/05/2003, 10:09
Walter,

É completamente errado pensar dessa maneira.

Algumas vezes, um cano de 3" gera mais resistência do que um cano de 2". Por isso se deve dimensionar muito bem uma tubulação, tanto de escape quanto de admissão.

Agora, peça pra um engenheiro que realmente aprendeu a teoria de escoamento de gases/fluidos na faculdade pra te explicar pque. Até tentaram me ensinar, mas... :D

walter.andreis
05/05/2003, 10:50
Fala Daniel....
Como q tah o Horácio??? Eu lembrei agora, da época em que você estava adaptando o 6cc do opala nele, e passando o relato para a Jipenet.... me ajudaram mto as suas fotos/relatos. :D :D :D QUAAANTO TEMPO HEIN! :D

Voltando ao assunto... sei que um cano de 3" RARAMENTE, mas pode ser mais restritivo que um de 2", porém no meu caso foi um cara que só mexia com preparações que colocou o 3" no Omega e depois foi realizado o teste no tal de dinamometro onde foi comprovado o significativo aumento de potência do motor... claro que os coletores também foram dimensionados... mas como a questão é "escapamento furado" creio que isto seja menos restritivo que qualquer outro cano de 3"... :twisted: ou no minimo eh menos restritivo que a tubulação original "sem furos" do carro do nosso colega André...

[]´s

Pavani
05/05/2003, 19:03
Ai galera...
O que eu sei.... E que o escapamento nao pode ser nem muito maior e nem muitomeor.. Tem que ter o tamanho certo.. O que sempre me disseram e que quando vc tira o catalisador do escape, a saida de gases e MUITO mais facil.... Com isso aumentando a potencia, autonomia, polui;ao, etc.... O pessoal da Truck Racing sabe bem disso... To loco pra fazer um escape sob medida com eles....
Farei uns furos sim... Mas de leve nada muito aberto, por que dai ja come;a a dar besteira, tudo em excesso faz mal.... 8)
Valeu galera....
Abra;o....
Pavani

fugger
07/05/2003, 00:47
:D Pessoal

:D E como é que se calcula o diametro correto do escape?? Estou refazendo o do meu Jeep ( na ultima trilha ele ficou meio...é...hum...destruido :lol: ) e se for para ganhar mais potencia e com um ronco melhor, muito me interessa.

walter.andreis
07/05/2003, 14:20
Fala Fugger,
Não sei o cálculo certinho pra achar o diâmetro correto do escape, e isto também depende muito do motor que você está usando, do diâmetro do coletor de admissão / coletor de escape...
Mas no geral, uma tubulação de 2,5" seria uma boa, e melhor ainda se não tiver abafador/catalisador ( :D :shock: :shock: ), mas dae fica insuportável o barulho neh!? :D Então o certo seria fazer toda a tubulação desde o coletor de escape em 2,5" e usar um abafador (silenciador) de Alta-Vazão, que pode ser encontrado em lojas de preparação... pode-se também trocar o coletor de admissão / escape pelos mesmos com o diâmetro maior (lojas de preparação também, ainda mais se o seu motor for AP.! :D )

[]´s