PDA

Ver Versão Completa : Informações sobre cj5 60

p.peleje
11/05/2004, 13:26
Olá a todos,

Comprei para restaurar um cj5 60, tá com motor bf 161, câmbio 4 marchas e rodas de f100.
Queria informações sobre esse motor, se ele é bom ou não, quais os problemas mais comuns? :?: ele esquenta muito? :?: Pretendo pegar umas estradas com ele. :lol:
Que sistema de direção poderia adaptar? Maverick ou VW? :?:
Hidrovácuo de que carro fica melhor nele? :?:

Enfim o que vcs souberem, eu agraqdeceria.

Abraços a todos,

Paulo

marco cruz
11/05/2004, 15:30
PAULO,
Sim, o motor é bom, forte, mas lembre-se que tem 44 anos de atividade.
Se puder abrí-lo e dar uma checada, melhor. Não costuma esquentar desde que seu radiador esteja em dia.
O câmbio não é original (o original tem 3 marchas), o que certamente vai fazer o motor render mais.
Eu colocaria um sistema hidráulico de direção do opala.
O hidrovácuo do opala/omega é suficiente...

Boa sorte!

p.peleje
11/05/2004, 15:55
PAULO,
Se puder abrí-lo e dar uma checada, melhor. Não costuma esquentar desde que seu radiador esteja em dia.
O câmbio não é original (o original tem 3 marchas), o que certamente vai fazer o motor render mais.

Boa sorte!

Marco,
Obrigado pela atenção,vou abrir sim esse motor para ver como está.
Valeu pelas dicas.

Paulo

p.peleje
11/05/2004, 15:56
PAULO,

Boa sorte!

Marco,
Obrigado pela atenção,vou abrir sim esse motor para ver como está.
Valeu pelas dicas.

Paulo

Cotrim
11/05/2004, 16:37
Paulo,

Seja bem-vindo ao Fórum 4x4 Brasil e ao clube do CJ5 1960. O motor BF é um show.

Um ronco sensacional!
Um aroma inacreditável!
Uma força inesgotável!
Um consumo assustador!

O câmbio, como disse o Marco, não é original e é mais fraco, mas como você pretende pegar estradas, é melhor que o 3 marchas.

O meu não esquenta mais, desde que limpei todo o sistema, troquei a bomba d'água e passei a usar RADIEX.

No mais, é só alegria.

Se quiser vender as rodas, e forem aro 16, fale com o Beto.

[]'s

marcelo nunes
11/05/2004, 22:59
Constatações de quem tem tres CJ com tres motorizações diferentes:

O BF em caixa de 3 marchas bebe bem, anda pouco na estrada e tanto faz se com 3 ou 4 marchas pois a última marcha é igual nos dois, se você fizer uma viagem de 100 km ele dá a nítida impressão de que não vai conseguir voltar...
Só que sobe parede e se recusa a quebrar.

O OHC em câmbio de 4 marchas bebe um pouco menos que o BF, anda bem mais na estrada, também é bem robusto mas tem seus cuidados (correia dentada, etc.).
Só que cansa mais o motorista pois é mais barulhento, mais "áspero", e não tem o torque do BF.

O 4 cilindros do Opala em caixa de 4 marchas, é o que bebe menos e anda mais, raramente dá problema, em estrada é "quase um carro"
Só que não acompanha os outros dois fora de estrada.

marcelo nunes
11/05/2004, 23:02
Constatações de quem tem tres CJ com tres motorizações diferentes:

O BF em caixa de 3 marchas bebe bem, anda pouco na estrada e tanto faz se com 3 ou 4 marchas pois a última marcha é igual nos dois, se você fizer uma viagem de 100 km ele dá a nítida impressão de que não vai conseguir voltar...
Só que sobe parede e se recusa a quebrar.

O OHC em câmbio de 4 marchas bebe um pouco menos que o BF, anda bem mais na estrada, também é bem robusto mas tem seus cuidados (correia dentada, etc.).
Só que cansa mais o motorista pois é mais barulhento, mais "áspero", e não tem o torque do BF.

O 4 cilindros do Opala em caixa de 4 marchas, é o que bebe menos e anda mais, raramente dá problema, em estrada é "quase um carro"
Só que não acompanha os outros dois fora de estrada.

E esquece esse negócio de direção hidráulica se você tiver pneus estreitos, só use se tiver calçado com 'botas" beem largas senão você vai "caçar galinhas" na estrada.
Uso caixa mecânica de Santana no CJ que tem pneus 750x16 e volante original e num que tem 265/70x15 mas quase só anda na areia. A direção de ambos é mais leve que a do meu Uno.

p.peleje
13/05/2004, 10:13
Olá,

O meu cj tá com pneu 215 70 16, a caixa de direção tá cheia de folga.
Esse caixa do santana mecanica precisa de muita adaptação?, onde consigo esse esquema?
Na sua opinião como pretendo pegar bastante estrada com o BF, seria melhor troca-lo?
Como consigo melhorar um pouco a posicão da pedaleira e do banco?
pois a pedaleita tá muito alta principalmente a do acelerador que já está suspensa.

Abraços e obrigado pela atenção,

Paulo

p.peleje
13/05/2004, 10:13
Olá,

Esse caixa do santana mecanica precisa de muita adaptação?, onde consigo esse esquema?
Na sua opinião como pretendo pegar bastante estrada com o BF, seria melhor troca-lo?
pois a pedaleita tá muito alta principalmente a do acelerador que já está suspensa.

Paulo

marcelo nunes
13/05/2004, 10:33
Olá,

Paulo

Se você tiver um volante de diâmetro razoável, fica muito bom. O meu tem o volante original e a direção é realmente bastante precisa e bem leve para manobrar. Não existirão folgas se você usar uma boa caixa (eu coloquei uma zero km).
Experimentei um CJ3 com volante de GOL GTI e a tal caixa, com pneus iguais ao seu. Até minha mulher achou fácil de esterçar.
Há alguns tópicos a respeito da adaptação no fórum, entre na pesquisa.
Quando resolvi trocar a caixa, inicialmente ia partir para o velho esquema de caixa de Opala, pois a de Maverick é muito desmultiplicada (6 voltas e meia de batente a batente) e me indicaram essa caixa.
A adaptação é bem extensa, não sobra nada do sistema original, a não ser parte da coluna. Muita gente faz por conta própria, mas para mim o tempo gasto não compen$a (a hora de mão de obra do mecânico é muuuito mais barata que minha hora de trabalho) então prefiro pagar para alguém que faça direito.

Quanto ao motor, porque você não vai usando? Se não gostar aí você troca. Eu pessoalmente acho que o BF sofre na estrada, a uns 80/85 por hora.
Com o OHC eu sempre faço os 135 km até Peruíbe em 1hora e 45min, na boa (e esse tem direção de Santana)

A minha pedaleira também está alta e ainda estou pensando o que fazer. Na pior das hipóteses vou fixar no assoalho algo para apoiar o pé e deixá-lo mais alto, podendo ser até aqueles apoios que se usam em carros de competição.

monge
13/05/2004, 12:39
teste

monge
13/05/2004, 13:01
teste

Maurício D'Arezzo
13/05/2004, 23:29
Olá pessoal sou novo membro registrado no fórum, mas leio as mensagens postadas quase todo dia e faz tempo, lendo hoje vi o pessoal comentando sobre a pedaleira suspensa do acelerador muito alta, no meu Jeep também estava e resolvi uns 80% dessa altura alterando a posição de fixação do cabo do acelerador na alavanca de aceleração do carburador. O carburador tem um eixo chamado "eixo da borboleta inferior" na qual é ligado o "braço do acelerador" veja em http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/detg17a.htm item numero 36 e 38, se o local que for fixado o cabo do pedal do acelerador estiver longe do eixo (item nº 38), aumenta-se a alavanca diminuindo a força necessária para pisar no acelerador e aumenta o curso, porém se estiver bem próximo do eixo será necessário um pouco mais de força a ser exercida no pedal (nada exagerado), porém o curso do pedal será bem menor, sendo possível remodelar o pedal ou regular o tamanho do cabo fazendo com que o pedal fique mais próximo do assoalho. Será que fui claro???????? ou expliquei muito, e confundi tudo.
Essa é minha primeira mensagem, e tô vendo muito botão nessa tela, parece um avião, tô acostumado com meu Jeep, se fiz algo errado desculpe nossa falha, tentei mandar uma foto mas não sei se ela vai sair.
Um abraço, Maurício D'Arezzo.
(gemeo do Mauro do Jeepentao.hpg.ig.com.br)

Maurício D'Arezzo
13/05/2004, 23:34
é a foto não saiu, então vejam em http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1961/40'''.jpg
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1961/40.html
Abraço.

p.peleje
14/05/2004, 09:28
Vc tem casa em Peruíbe? meu cj5 tá lá, sendo restaurado numa oficina.

Qto tempo vc tem essa caixa de direção do santana instalada?

Comentei sobre essa adaptação com o meu mecânico (especializado em 4x4) aqui em sampa e ele disse que não faz pois quebra muito fácil, isso é verdade?

Abraços,

Paulo

p.peleje
14/05/2004, 09:36
Fala Mauricio,

Tudo bem com vc?
Seu jeep parece estar muito bom, eu ainda chego lá.
Sua dica foi muito boa, vou imprimir suas fotos e entregar pro meu mecânino para fazer essa adaptação.
Só mais uma pergunta: Onde vc colocou o seu tanque de gasolina?
O meu está debaixo do banco do motorista e acaba comendo um espaçø razoável dos pés.

valeu mesmo pela sua dica, muito boa.

Abraços,

Paulo

p.peleje
14/05/2004, 09:39
Vc tem casa em Peruíbe? meu cj5 tá lá, sendo restaurado numa oficina.

Qto tempo vc tem essa caixa de direção do santana instalada?

Comentei sobre essa adaptação com o meu mecânico (especializado em 4x4) aqui em sampa e ele disse que não faz pois quebra muito fácil, isso é verdade?

Abraços,

Paulo

Flavio Miranda
14/05/2004, 10:18
Cabra Paulo,

O JeepEgg é 81 com motor OHC 4 marchas e tá fazendo uma média de 5 km... :(

Um grande amigo meu, o Bob-Cabra, tem um CJ 60 com BF 161 6 canecos e o pai dele, que entende MUITO de mecanica, deu uma regulada nas valvulas, tirou distribuidor e colocou na posição certa, ajustou a boia do carburador e ... o mardito tá fazendo 7 KM na TRILHA !!!!!!!! :shock: :o :o :!:

Uma dica simples que ele me deu foi tirar a tampa do carburador, e ajustar a boia com a mão para que ela fique RENTE com a carcaça. Este seria o ponto ideal para deixar entrar a quantidade exata de combustivel para a queima. :wink: :D

Valeu :?: :!: :wink:

Aurélio
14/05/2004, 10:31
Flávio,

Você pode detalhar qual é posição certa do distribuidor?

[]'s curiosos :?:

Em tempo: O Woody é um 79 com motor Georgia OHC e caixa de marchas de 4 velocidades. Na cidade, com o acelerador na "casquinha" faz 6Km/l. E acho que pode melhorar :shock:

Flavio Miranda
14/05/2004, 10:52
Cabra Aurélio,

Agora voce me quebrou... :oops:

Sou muito curioso com este papo de mecanica, etc... vivo desmontando tudo que aparece na frente... mas este papo de colocar o distribuidor no lugar certo é coisa pro Chefe Hillard, pai do Bob. :lol: 8)

Vou perguntar como ele fez e tento explicar pro 6 depois tá :?: :lol:

Por enquanto, tenta ajustar a boia do carburador, deixando ela rente com a carcaça, que segundo ele já ajuda muito.... :!: :!: :wink:

Abç

marcelo nunes
14/05/2004, 13:50
Tenho, deixo um CJ lá.
Coloquei no 78 que anda em cidade e estrada e no 83 de Peruíbe em fevereiro. Tem bastante gente, inclusive aqui no forum, com essa caixa a mas de um ano.
Não sei o que quebraria com tanta facilidade pois me parece bem robusta.
Um Santana é tão pesado quanto um CJ (1260kg) ou até menos, usa pneus 185 e 195 e não se vê reclamações a respeito.
Mas se a adaptação for meia boca...

Flavio Miranda
14/05/2004, 17:37
Cabras,

Tenho a direção do Santana no JeepEgg e é ótima ! :D :lol:
Os pneus são 7.50/16, bem maiores que os originais militares e não tem nenhuma folga. 8)
Com o volante original do CJ, é mais leve que do Siena que ando sem DH.... :D

Mas a instalação tem de ser bem feita, principalmente o suporte que segura a barra deslizante da caixa de direção e a extremidade da barra que vai presa nas rodas. :o
Neste Forum tem um tópico bem estenso sobre como deve (e não deve) ser instalada, com boas fotos. 8)

Uma dúvida : qual o amortecedor de direção que poderia ser instalado para diminuir o tranco quando bate a roda numa pedra ou guia ?!?! :?: :shock:

[]s Caprinos.

Bob
14/05/2004, 17:50
Cabras, meu CJ5 60 tem motor BF161 6 cilindros.

Realmente como o Flavio comentou, meu pai verificou que o distribuidor deveria ter sido mexido e colocado errado, pois mesmo ajustando ao limite para adiantar o ponto do motor não adiantou. Para retirar a vareta do distribuidor e colocá-la ele teve que soltar a bomba de óleo que fica do lado oposto do motor. O que ele fez foi acertar somente um dente e montou tudo de novo. Aí foi possível regular o ponto do motor.

É importante ver a sequencia das faíscas das velas quando está acertando o distribuidor. Pelo que lembro é: 1-5-3-6-2-4. Vou ver os detalhes e envio. Mas só terei tempo na segunda, pois estou saindo de viagem..

Quanto a boia do carburador, abra somente a parte de cima, que sai com a bóia e vire tudo de cabeça para baixo. A bóia deve ficar nivelada com o carburador. Se não estiver, force com a mão, para cima ou para baixo para ela ficar bem paralela.

Na estrada meu CJ fez 7,5 Km/L andando a 70 km/h, um consumo excelente até agora. Não medi quando está na trilha pois ainda não fiz quase nenhuma, mas aí com certeza o bicho deve beber um bocado..

Se ensinei o b-a-bá ao vigário, desculpem...

Abraço. Bob.

Flavio Miranda
14/05/2004, 18:09
Cabritos,

Agora 6 entenderam tudo né :?: 8) :P

Vcs precisam ouvir o barulho deste BF do BichoGrilo.... :shock: :lol:

Dá prá por uma taça de vinho no capô :!:

Maurício D'Arezzo
16/05/2004, 15:16
Pessoal, estou em São Paulo - S.P. e não tenho casa em Peruíbe, sou mexânico, e não mecânico, desculpe se falar bobagem, mas aqui vai...A caixa de direção do Santana até agora está indo bem rodei bem pouco com o Jeep e ainda não consegui fazer trilha, estou resolvendo alguns probleminhas que apareceram, a caixa realmente não tem folga e ficou bem macio mesmo não tendo direção hidráulica, eu mesmo instalei o sistema que foi comprado em forma de kit na zezo4x4.com.br que fica em Curitiba, fiz o depósito do valor do kit e chegou tudo direitinho (fui bem atendido) existe um tópico que fala muito desse assunto, e o pessoal diz que esse sistema do kit gera trancos ao volante quando a suspensão trabalha, mas na cidade ainda não tive problemas, (mas já ficou bem melhor que o sistema original).
O tanque de gasolina ainda está debaixo do banco, ouvi falar que embaixo do assoalho traseiro fica bom, mas que é proibido e iríamos ter problemas na inspeção veicular que vai ser implantado em S.P. em breve.(será?).
A bóia do carburador, colocando-se a tampa de cabeça para baixo ela deve ficar com um espaço de 3/8" (polegada) em relação à parte retificada (aonde vai a junta).
O distribuidor deve ser colocado da seguinte maneira (o meu chegou da oficina que fez a retífica de forma errada e eu coloquei no ponto certo) (a ordem de queima dos cilindros é 1-5-3-6-2-4) tire a vela do 1º cilindro (o mais próximo do radiador) engate uma 2º marcha e dê umas empurradinhas no Jeep (se for necessário tire todas as vela que fica mais fácil, porque não tem que brigar com a compressão do motor) o motor vai girar até a marca da polia coincidir com a marca (seta) do ponto, coloque uma chave de fenda fina no buraco da vela, lá deve estar o cilindro em seu ponto mais alto (o cilindro dá dois ciclos a primeira subida é a compressão para a queima a segunda subida é do escape, por isso que a marca da polia deve estar próxima a da seta, para saber que é o ciclo da compressão/queima) empurre o Jeep para frente e para traz levemente e observe a chave de fenda, ela vai subir e descer, deixe de forma que fique no ponto exato entre a subida e o início da descida (exatamente no ponto mais alto), aí solte a bomba de óleo e puxe levemente para trás afastando cerca de 5mm do bloco do motor, tire a tampa do distribuidor (o cachimbo ou rotor deve estar girando livre, pois você puxou a bomba de óleo desconectando-o) coloque o rotor em uma posição como se fosse um ponteiro de relógio apontado para 5 horas (pode ser usada outra posição, mas essa é a padrão usada pela fábrica) peça para alguém segurar o rotor firmemente nessa posição, volte à bomba de óleo e gire-a até encaixar o seu entalhe no eixo do rotor (isso dá trabalho pois a bomba de óleo é movida por uma engrenagem e você terá que ir afastando e colocando no lugar dente a dente da engrenagem até a posição correta que coincide com o eixo do rotor, pois só assim será possível fixar a carcaça da bomba encostando-a no bloco do motor, em outra posição não encaixa) coincida a furação da carcaça da bomba com a do bloco e aperte os parafusos. Agora é só colocar os cabos de velas seguindo a ordem descrita acima e o motor no ponto, que pode ser feito com luz estrobo ou com uma lâmpada. Veja ponto de ignição em : http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/detg07a.htm
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/detg07b.htm
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/detg07c.htm
Meu BF161 tá bebendo mais que bêbado em buteco, talvez seja o giclê? Sei lá! Do jeito que está estou ferrado, vou ter que andar junto com um caminhão pipa.
Bom, já falei muito vocês já devem estar com sono, acho que não pulei nenhuma fase, pois estou zonzo com o rock pauleira que meu filho tá ouvindo aqui do lado.
Um abraço, Maurício.

EDU LIMA
04/06/2004, 00:07
TANQUE DEBAIXO DO BANCO TRASEIRO!
OLA ALL...
ALGUÉM SABE DE TÓPICOS COM DICAS SOBRE O TANQUE DEBAIXO DO BANCO TRASEIRO NO CJ5?

UM ABRAÇO,

EDU