Ver Versão Completa : espaçador de cardã - necessidade com 2" suspensão
Andre Sousa
05/09/2007, 18:00
Prezados.
Estou estudando a plicação e a necessidade de ser utilizado espaçador na conexão do cardã com o diferencial traseiro quando fazemos lift de 2" na suspensão.
Vejo alguns projetos que os carros utilizam espaçadores de 0,5" e outros com até 1".
De fato medi o deslocamento do pneu partindo da situação original para uma com lift de 2" e constatei que o pneu trazeiro se desloca cerca de uns 3 ou 4 milímetros pra frente.
Mas é aí que surge a dúvida.
Já que o eixo não é ajustável - pelo fato de estar fixado por barras - a tendência não seria de o cardã ser pressionado contra a caixa de trasferência? Penso até que deveria ser encurtado e não prolongado.
Porque o uso desses prolongadores??
AlemãoRS
05/09/2007, 20:58
Andre, vc não pode esquecer que quando vc levanta a suspensão a t-case e o cambio vão subir também, enquanto o eixo vai ficar lá na mesma altura, que só vai ser alterada com o uso de pneus maiores, por isso alguns optam por usar esse espaçador.
Joao Baeta
05/09/2007, 21:11
:arrow:Nunca tive esse tipo de problema qnd tinhe o meu Verde com Bl 2" (Jimny)...
Se posível problema...Qual teria? :pensativo:
Abs
mauricio gonçalves
06/09/2007, 11:28
No VITARA eu colquei calço de 2" na suspenção e pneu 30.9" já tem uns 6 meses será que preciso de colocar o espaçador no cardã?
Coloquei espaçador (10mm) no meu cardan pois o mesmo estava muito pra fora da T-case (em comparação a outros vitaras)deu uma melhorada, esta QUASE na posição original.
abs
O meu foi o Fabil quem fez :concordo:
Muito bem feito. Eu Indico ;)
abs
p/ quem quiser espacador de cardã p/ samurai/vitaras/tracker/g.vitaras... eu to fazendo... na espessura que vc desejar... normalemente um de 10mm é o suficiente p/ a maioria dos casos... quem estiver interessado me manda uma MP.
andre veiga
06/09/2007, 16:23
No meu vitara uso espaçador de 13mm, com calços de mola de 1", pneus recap. modelo geninho 1001 e medida (original) 225*75, espaçador dos amort. dianteiros e amort. traseiros da suprema.
Com a mesma conf. no vitara antigo, o carda "viajava" e nisso o óleo das cxs vazavam muito.
Com o espaçador, não acontece mais a perda de óleo.
.
Wallace Soriano
08/09/2007, 10:44
Que efeitos poderiam ocasionar a não utilização desse espaçador no samuka!!!
o uso do espacador é apenas p/ jipes que receberam lift de suspensao, já que com isso o eixo fica mais distante da Tcase e a luva/estriado do cardã fica na pontinha podendo desencaixar numa trilha por exemplo...
T+
andre veiga
10/09/2007, 20:38
Fabiano,
Os meus (!) espaçadores foram feitos corretamente não vibra nem nada, tinha uma dúvida com relação ao peso, pois me disseram que poderia ser de "plastico".
Wallace
Não posso falar a respeito da eficiência no meu vitara pois foram colocados na mesma hora que calços e etc. mas no vitara antigo vazava óleo das caixas quando os cardas 'trabalhavam".
Possivelmente aconteceria o mesmo no samurai? O Fabiano sabe...
em samurais o sistema é diferente, nao vaza oleo...
T+
Wallace Soriano
11/09/2007, 22:48
Grande Abraço
Fabiano e Andre.
Obrigado pela dica amigos
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
davilsantos
12/09/2007, 23:24
sera que eu preciso???? eu tenho calços de 3" na suspenção e uso pneus 31"mt.
desslock
01/10/2007, 16:52
Fabil,
comprei um GV e vou trocar os pneus 235/60-16 (27") ON por 235/70-16 (29") A/T e estou pensando em colocar 1" na suspensão. Seria necessário um prolongador de cardã? Não faço trilhas mas gosto de andar em terra (por isso a troca dos pneus).
Grato,
Fabiano
1 polegado só nao precisa de espacador nao, mas na minha opniao levantar só uma polegada é jogar grana no lixo.. é muito pouco e pelo mesmo custo vc levanta em 2" que é o que a galera usa e é receita já testada e aprovada... levanta em 2" de uma vez..
desslock
01/10/2007, 17:18
na verdade a viatura vai ficar 2" mais alta (1" do pneu + 1" do calço)
estou pensando em um calço de 1" pois assim não tenho que alterar o amortecedor (prolongadores...)
como os calços são de borracha (lona) não são caros.
no meu ex-sidekick coloquei 1" na traseira e 15mm na dianteira o que deu 1" no final das contas (por causa do posicionamento do calço no leque). ficou muito bom e o carro ficou mais macio.
mas qualquer coisa entro em contato para estudarmos o cardã...
abraço.
entao deixa 3" mais alto... 1" de body e 2" de suspensao... assim os pneus e lataria agradecem nas torcoes em trilhas....
gersonpelegrini
02/10/2007, 23:45
oba o assunto eh de meu interesse tmbm,
hoje eu coloquei 4 pneus no meu wrangler 255/75/15 no lugar dos 235/75/15 e agora estou querendo aumentar a suspençaõ em 2" ( todas são de molas aspirais) no kso de aumentar 2" tem a necessidade de colocar o espaçador de cardãns?, o poderia resolver com um calço no Tcase
sempre que se levanta a suspencao, aumenta-se a distancia entre o eixo e um ponto fixo no centro do carro ( a tcase nesse caso), entao há necessidade de espacador sim..
calco na Tcase?? ai ela ficaria mais alta ainda... deveria ser é um "rebaixo" da fixacao, só que é muito mais simples e facil usar espacador no cardã do que mexer na fixacao da tcase..
nao sei se nos wranglers o sistema de fixacao é igual aos de willys ( nao tem flange na ponta dos cardas, e sim garfos que vao direto soldados nos terminais) se for, nao tem jeito de colocar espacador nao.. dai só refazendo os cardãs com espigas/luvas mais compridas..
se o wrangler usar o sistema de flanges igual a suzucada dá p/ fazer o espacador..
T+
Vou reviver este tópico! Como estou direto estudando aqui no fórum eventualmente sinto a necessidade de reviver alguns topicos.
Este em questão me interessa muito pelo seguinte... A minha vitara é uma maravilha, adoro ela e faço em media 2000 Km/mês. Porém tenho um problema recorrente desde sempre, ela vem estragando cruzetas com uma frequência impar. Hoje mesmo estou em um hotel por que fiquei empenhado na estrada e precisei deixar ela em uma oficina antes de ficar na mão no meio do caminho. Simplesmente a cruzeta com aproximadamente 2 meses e +- 5000Km de uso arriou de novo! Cara, gosto muito do meu carro, mas essa situação ta punk.
Percebi que apesar do lift de 2" não foi instalado este espacador. Seria este o motivo? E se não for, oque poderia ser?
Valeu abraço.