PDA

Ver Versão Completa : Óleos de transmissão/diferenciais Pajero

ROAD TECH
05/09/2007, 16:33
Olá Pessoal,

Alguém sabe ou já usou outro óleo que não seja os especificados pela Mitsubishi para os diferenciais e as caixas de transmissão manual e transferência?

Os óleos especificados são sintéticos e custam R$ 65,00/litro na concessionária.:shock:

Será que um óleo de base mineral de primeira qualidade (ao redor de R$ 10,00/litro) não faria a mesma função? O consultor da concessionária falou que se não for usado o óleo original pode danificar as engrenagens (?????).

Eu sei que ele estava na função dele de vender o óleo sintético, mas mas será que isso é verdade?

Se alguém já testou outra opção, por favor nos informe aqui nesse tópico.

Saudações a todos,

Octávio

nelsonnrc
05/09/2007, 16:49
Caixa de Transferência - DexronIII ou Mercon - Castrol Multi ATF R$18
Diferenciais - GL5 - Castrol na Revenda MMC R$45 o litro ou pode tentar o da Petrobras GL5 que é o mais próximo ao Castrol e custa uns R$25 o litro
Cambio automatico infelizmente tem que ser o raio do Castrol TQM SP3
Em SP o lugar mais barato pra comprar o Castrol original dos diferenciais é na www.cardinalmit.com.br (http://www.cardinalmit.com.br) , olhei em tudo que era distribuidora e saia mais caro - R$45 o litro
O TQM SP3 eu encomendei no Posteko(Em SP na Clodomiro Amazonas prox a Horácio Lafer no Itaim) paguei R$53 o litro, eles ainda tem 10 litros lá!
Abraço

ROAD TECH
08/09/2007, 14:46
Olá Pessoal,

Na minha busca por uma opção mais em conta para os óleos de transmissão e diferenciais da Pajero consegui o correspondente do Castrol Syntrax (75W/90), porém fabricado pela Shell por R$ 22,15/litro, mas só que é vendido em balde de 20 litros. Na concessionária o Syntrax custa R$ 65/litro. Se alguém se interessar poderemos dividir o conteúdo por até 4 pessoas (5 litros cada) suficientes para abastecer câmbio e cx. de transferência da Pajero, com câmbio Super Select. Na concessionária Mit aqui de Campinas me falaram que os diferenciais agora tb usam o Syntrax.

Interessados, por favor entre em contato (19) 3207-1974 ou osarmentof@hotmail.com.

Sds a a todos.

Octávio

CesarMit
07/05/2009, 13:21
Estou desinterrando este tópico...

Afinal de contas alguém mais fora o Nelsonnrc usa algum outro óleo q não sejam os carissimos da CASTROL's?????

Anthoniusnikos
07/05/2009, 14:47
Cesar, todas as grandes distribuidoras tem o seu óleo similar. Pode procurar na: Shell, Texaco, BR Lubrax, Esso, Ipiranga, etc. O que é mais importante num óleo é atender a viscosidade recomendada pelo fabricante, as especificações API devem ser as mais atuais.
Obs. Os minerais duram a metade do tempo dos sintéticos.
Tenho comprado os baldes da Shell ou Texaco, mas Lubrax e Ipiranga também são muito bons.
Para motor, uso os minerais e troco a cada 5.000 Km, equanto os sintéticos duram até 10.000 Km.
Para eixos e diferencial, os fabricantes, recomendam, no máximo, 50.000 Km.
Para transmissão: AT, MT ou CT trocar a cada 30.000 ou 40.000 Km.
Vide Manual do Propritário para a quilometragem de troca.
Abraços
Anthon

Paulo_CW
07/05/2009, 15:41
Estou desinterrando este tópico...

Afinal de contas alguém mais fora o Nelsonnrc usa algum outro óleo q não sejam os carissimos da CASTROL's?????

Eu uso....:concordo:
O comentário abaixo é minha resposta em um outro tópico

Entaum, Aqui em Curitiba muitas das Pajeros e L200 inclusive de competição da MitCup q eu conheço estam usando ELF, e isso para uso extremo ou seja muita troca de marcha em alta rotação e muita pressão no câmbio e diferencial... a minha Pajero V6 eu só uso para trilhas e tbm estou no ELF a um bom tempo, só num sei te precisar se é o 80W-90 ou 75W-80 ( o original é syntrax 75/90) ao custo de uns $18,00L... se for automática a ELF tem um óleo tbm q se naum me engano é o Elfmatic.
Outra coisa... estamos falando de uma viatura q pode ter uso extremo como trilhas, raids e competições, coisa q 80% das viaturas não o fazem.... Já a minha faz...hehehehe

Luciano-Luís
07/05/2009, 18:03
Recentemente troquei o óleo da transmissão automática por um especificação Dexron III (Elfmatic) com base em informações da tabela da Motul.
A motul que é uma das grandes em lubrificantes tem uma tabela completa de aplicação de seus lubrificantes.
Pra quem quiser ver outras informações temos a tabela de aplicação da Motul que recomenda, por exemplo, o Dexron III pras Pajeros GLZ, GLX e GLS fabricadas nos anos 90, equipadas com cambio automático AW0372L. Veja em http://www.ew2.lubesinfo.com/frameset.asp?sid=323&bid=188&sc=1323&langid=13 (http://www.ew2.lubesinfo.com/frameset.asp?sid=323&bid=188&sc=1323&langid=13)
Já o site da Phoenix Treinamentos e Manuais Técnicos, que é a empresa de treinamento que está formando mecânicos especializados em TA, tem uma tabela de aplicação querecomenda o Dexron IIE.

Veja em http://www.brasilautomatico.com.br/tabela_fluido.htm (http://www.brasilautomatico.com.br/tabela_fluido.htm)

CesarMit
07/05/2009, 21:58
Opa, escavar este tópico q estava travado a um bom tempo valeu a pena:concordo:
Valeu as dicas pessoal, afinal são algumas opções para não se gastar uma fortuna nos óleos indicados.:concordo:

wdoc
08/05/2009, 11:33
nao quero jogar um balde de agua fria mas ja ouvi muitos casos de cambios que foram para o espaco pois nao usou-se castrol, ouvi isso inclusive do meu meca que conhece muito Mit.
A patroa tem um PT cruiser e e o mesmo caso, trocou o oleo que nao original o cambio vai para o espaco (esta no pt cruiser club)....
Acho que outros oleos que o nao o do cambio podemos arriscar, mas no caso do cambio nao.....

Paulo_CW
20/05/2009, 07:55
Bom...
Já fiz umas boas trilhas e vou trocar o óleo dos diferencial... em todas as viaturas q tive até hj para trilhas sempre troquei todos os óleos com frequência....
Por indicação da Autos e Rallye (oficina q faz manutenção de muitos competidores da MitCup aqui de Ctba) eu estou usando o ELF 80W90 (mineral indicado para alta pressão e com custo super bom $14,00) mas quero ver outras opcões... então pesquisei pelos:
LUBRAX GL5 = 80W90 - API-GL5 ($13,00)
LUBRAX GOLD = 75W90 - API-GL5 (semi-sintético - $23,00)

Por sinal o GOLD é indicado na tabela de convesão de óleos do site da LUBRAX http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN3d09XAy NTb5_AwKBgQwMDA30_j_zcVP2CbEdFAHXS8qI!/dl2/d1/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnB3LzZfOU8xT05LRzEwR1NJQzAyNUhEUl JBQjFHNDQ!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT (http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN3d09XAy NTb5_AwKBgQwMDA30_j_zcVP2CbEdFAHXS8qI!/dl2/d1/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnB3LzZfOU8xT05LRzEwR1NJQzAyNUhEUl JBQjFHNDQ!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT)

ALGUEM TEM ALGUM COMENTÁRIO AE????

F. França
21/05/2009, 10:47
Todos os óleos da minha 2.8 são elf, todos mesmo e nunca tive nenhum problema, o correto não é a marca e sim a especificação que o fabricante recomenda, se a especificação do produto for niveis maiores que o requisitado pelo fabricante melhor ainda.

Vamos cuidar de nossas viaturas, principalmente das mais usadas em uso extremo

abraços trilheiros!

Alefull
07/08/2009, 01:21
Eu uso....:concordo:

Entaum, Aqui em Curitiba muitas das Pajeros e L200 inclusive de competição da MitCup q eu conheço estam usando ELF, e isso para uso extremo ou seja muita troca de marcha em alta rotação e muita pressão no câmbio e diferencial... a minha Pajero V6 eu só uso para trilhas e tbm estou no ELF a um bom tempo, só num sei te precisar se é o 80W-90 ou 75W-80 ( o original é syntrax 75/90) ao custo de uns $18,00L... se for automática a ELF tem um óleo tbm q se naum me engano é o Elfmatic.

Paulo, blz,...entao troquei o oleo do cambio automatico ontem com uma maquina que faz uma troca sincronizada, tipo uma Hemodialise. hehe...(foto em anexo), e foi usado o Elfmatic, que eh de extrema qualidade, e o pessoal que efetuou a troca tbm muito capacitado, acontece que ja vi em muitos topicos, pessoas falando que nao se pode usar outro oleo a nao ser o Castrol TQM, que eh vendido nas agencias da Mit. E agora, sera que terei perca de rendimento???

Paulo_CW
07/08/2009, 07:50
Olha Waldir....
Esta sua preocupação com queda de rendimento.... Não se preocupe....
Aqui em Ctba caiu o mito de só usar óleo da Castrol.... todo o pessoal esta usando óleo da ELF ou Lubrax... no caso dos minerais 80w90, e os colegas q tem AT estão no Elfmatic ou Lubrax Gold....
Sei q tem muitos comentários contra... mas estamos usando as Mit`s em trilhas e rallyes por aqui... ou seja uso muito mais extremo q a imensa maioria faz de seus veículos, e não tivemos nenhum problema, agora uma coisa é certa, a troca e verificação do óleo é constante.
Veja q o Lubrax GOLD é indicado na tabela de convesão de óleos do site da LUBRAX http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/...GLOBAL_CONTEXT (http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN3d09XAy NTb5_AwKBgQwMDA30_j_zcVP2CbEdFAHXS8qI!/dl2/d1/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnB3LzZfOU8xT05LRzEwR1NJQzAyNUhEUl JBQjFHNDQ!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT)

wdoc
08/08/2009, 18:49
Só fiquem atentos que a Mit usa uma formula de oleo diferente dos normais, o tal TQM SP3 -
Destacando:

TQM-SP3
Tecnologia Sintética
Descrição do Produto
Fluido para transmissões automáticas, formulado para atender as exigências da Mitsubishi, Kia e
Hyundai, principalmente as equipadas com platô de fricção.

Aqui em SP acho este oleo até a R$ 53,00 sob encomenda em algumas lojas, 1 semana de espera

Tadi
08/08/2009, 20:57
Eu uso os produtos da Ipiranga. 80w90 para o diferencial e transferencia e cambio manual e o Dexron III para a transm automatica.

MANDRAKE!
10/08/2009, 18:20
AJUDA!!!

Pessoal..
TEnho uma Pajero GLS SPORT 4x2 3.0, e preciso trocar esses óleos.. ( Motor e AT )

Quais seriam os recomendados fora do padrão CASTROL Magnatec???
Existe algum similar no mercado que atende as especificações e que seja de 10mil Kms tb?

O AT eus ei que não tem como fugir... é chorar mesmo o do castrol..

Quem pode me ajudar!!! E até emsmo indicar um lugar bom para fazer essas trocas aqui no RIO!

Paulo_CW
11/08/2009, 07:06
AJUDA!!!

Pessoal..
TEnho uma Pajero GLS SPORT 4x2 3.0, e preciso trocar esses óleos.. ( Motor e AT )

Quais seriam os recomendados fora do padrão CASTROL Magnatec???
Existe algum similar no mercado que atende as especificações e que seja de 10mil Kms tb?

O AT eus ei que não tem como fugir... é chorar mesmo o do castrol..

Quem pode me ajudar!!! E até emsmo indicar um lugar bom para fazer essas trocas aqui no RIO!

Caraca velinho... dá uma lida no tópico vai....:twisted:
Outra coisa, a utilização da pesquisa tbm ajuda muito em dúvidas como a sua amplamente discutidas... assim não fica esta interminável repetição de assuntos :concordo:

schinzel
21/08/2009, 00:57
Aproveito para informá-lo sobre os óleos para Pajero/Pajerinho.

Comprei na Concessionária aqui de Curitiba, não paguei barato, mas fui bem atendido e tenho certeza que vocês podem procurar em outras distribuidoras de óleo que encontrará mais barato. Todos os óleos Castrol para Pajero

Os óleos são os recomendados pela Mitsubishi, conversei com o vendedor e mecânicos para validar as informações do manual e compra correta dos óleos.

O que os mecânicos informaram e que executam é a troca nas Pajeros por esses óleos respectivamente.

Espero ter ajudado.

Abraços.

wdoc
23/08/2009, 01:11
Schinzel

Tem a foto do oleo Dynadrive? Ou é aquele que eles so vendem a granel? (latao 20L ou 200L)

schinzel
25/08/2009, 23:58
Não tenho foto.

Vi o tambor de 20L na Mit, fiz o cara me vender do a granel mesmo. !

Acredito que se procurar encontra em embalagem de 5 ~ 10 L.

Postei a foto da N.F. para saberem a especificação do produto e o preço que paguei na MIT.

Abs.

mgalvao
24/09/2009, 15:28
Olá para todos,
Semana passada coloquei um novo tópico sobre óleo da transmissão automática da Pajero Sport 2.8 HPE diesel 4x4 mas, infelizmente, não recebi nenhuma resposta. Bom que agora este assunto voltou ....
De lá para cá fiz as seguintes pesquisas :
a) no manual da Mit, para a caixa de transmissão automática há a exigência de só se usar o Castrol TQ-MSP3
b) na Internet descobri que esta especificação TQ-MSP3 só existe no Brasil. O site da Castrol confirma isto
c) ainda na Internet descobri que este óleo foi desenvolvido pela Castro especificamente para a Mit, Kia e Hyundai
d) na concessionária Mit estão pedindo mais de R$100,00 / litro deste óleo
e) fui então à uma concessionária KIa em busca deste Castrol TQ. Para minha surpresa ví que não estão mais usando o Castrol e sim o Texaco Texamatic 7045E, com especificação Dextron IIIG. Opreço de venda lá era de R$15,00 / litro !!!!
f) de volta à Internet, encontrei o Shell DONAX TG
g) todos os trÊs, Castrol, Texaco e Shell possuem especificações praticamente iguais : Densidade, Pour pont, Flash point, viscosidade, etc
Esta é a minha contribuição.
Abç,
mg

mgalvao
24/09/2009, 16:06
No sitio da Petrobras, em
https://wwws.br-petrobras.com.br/alubrax/similaridade/
indicam que o Lubrax OH-49 TDX equivale ao Castro TQ-MSP3 que equivale ao Shell DONAX TG que equivale ao Texamatic 7045E
A Kia está usando este último.
Abç,
mg

Alefull
24/09/2009, 20:43
Troquei o oleo do cambio automatico e foi usado o Elfmatic, e na minha opiniao, ta na hora de acabar com preconceitos... marcas conveniadas a empresas como Castrol=Mitsubishi, Motorcraft=Ford, coisas de garantia de fabrica...
A Castrol e a Mitsubishi teimam em dizer que somente se deve usar o TQM-SP 3... mas na verdade a substituicao de marcas nao influenciam, tendo apenas que manter as caracteristicas do oleo.

Paulo_CW
24/09/2009, 21:23
Troquei o oleo do cambio automatico e foi usado o Elfmatic, e na minha opiniao, ta na hora de acabar com preconceitos... marcas conveniadas a empresas como Castrol=Mitsubishi, Motorcraft=Ford, coisas de garantia de fabrica...
A Castrol e a Mitsubishi teimam em dizer que somente se deve usar o TQM-SP 3... mas na verdade a substituicao de marcas nao influenciam, tendo apenas que manter as caracteristicas do oleo.

Olha ae... mai um colega q se livrou do mito q é o "óleo para mitsubishi":concordo: q causa tanto medoooooo.....

djalmab
28/09/2009, 11:52
Olha a resposta que recebi da Castrol..

Dear Djalma,

TQM SP III is a specialty fluid that you may obtain through your Mitsubishi dealer. Castrol North America does not offer an alternative product.

Castrol Consumer Relations

Interessante é a pergunta que fica.. Que raios de oleo os caras usam la na Pajero entao ? Mgalvao, onde voce conseguiu essa tabela de comparação ?

mgalvao
28/09/2009, 12:03
Djalma, conforme já havia escrito antes, descobri que o TQM SP III indicado pela Mit do brasil só existe aqui nas terra tupiniquim. Fiz outras pesquisas e conclui pelas equivalências já apontadas antes. Um dos sites que utilisei foi o
https://wwws.br-petrobras.com.br/alubrax/similaridade/
Abç
mg

Alefull
28/09/2009, 17:38
Como o etiquetamento do carro e os manual do proprietario, esta em portugues, acredito que em outros paises, tbm ocorre o mesmo, a etiqueta que fica no capo do carro, ilustrando que oleo usar deva ter outra gama de oleo, comum na regiao, entao, isso me faz acreditar que o ¨tal insubstituivel castrol TQM SPIII¨, pode sim ser substituido, mas sempre obedecendo as especificacoes!

Pescador RJ
29/09/2009, 10:01
Pessoal,

Trabalho diretamente com todo o tipo de óleo lubrificante.

Vou tentar (TENTAR) esgotar o assunto.

O tal TQM SP-III é contratipo do nome genérico no exterior do óleo tipo Diamond SP-III.
Confiram este link : http://www.aa1car.com/library/atf.htm (http://www.aa1car.com/library/atf.htm)

Quanto ás especificações : É um óleo sintético, padrão SP-III, muito fino e com aditivos especiais.
É um óleo de qualidade inquestionável e muito superior ( é como comparar óleo MG1 com Sintético).
Qualquer óleo que atenda á esta especificação serve.
Mas fiquem atentos, a discussão fora do Brasil também é grande, mas consegui resumir assim :

SP3 is the latest version of Mitsubishi's ATF. It supercedes SP2. I believe it is more slippery than Chrysler's ATF+3/+4 formulations, giving a smoother shift and longer lasting transmission.
In terms of friction coeficient,
Type F is strong and abrupt
Dexron/Mercon is moderate
Chrysler is smooth
Mitsubishi is smoother.
Only
DiaQueen ATF SP III (original Japan)
Diamond ATF SP III(for USA market)
BP Autran SP III( Europe) can use in INVECS II (adaptive automatic transmission)
or INVECS III ( CVT)
Hyundai/Kia/Mitsubishi all call it SP III.
Diamond is just one brand that makes it.

Ou seja : Somente utilizem Fluido de Transmissão Automática padrão SP-III (ATF SP3). Nunca usem outro tipo (Mercon ou Dextron ou Alisson ou tipo A). Este é o fluido que pode ser usado. Mas a reconmendação é pelo diacho do SP-3.

Óleos que podem atender, mas com qualidade inferior :
Mobil 1 Synthetic ATF
Shell DONAX TG

Este site fala bastante sobre caixa e óleo e pode ajudar.
http://www.jktransmissao.com.br/Transmiss%C3%A3o%20Autom%C3%A1tica.htm (http://www.jktransmissao.com.br/Transmiss%C3%A3o%20Autom%C3%A1tica.htm)

Aqui no Brasil, óleo nacional ,não conheço nenhum padrão SP3.

Então, se vcs quiserem utilizar outro óleo podem utilizar, desde que seja padrão SP3.

Ou morrer no TQM-SP3, que não é fabricado no Brasil. A Castrol importa.

AH ! Eu NÃO trabalho na Castrol, eh, eh ..........

Um Abraço a todos,

djalmab
01/10/2009, 15:55
Pescador excelente.. O oleo que coloquei no Post anterior ( Castrol ATF Multi import ) Custa 5 dolares apenas nos EUA.. Assim menos de 10 reais o litro contra 100 da MIT.. Quem estiver de passagem e com mala vazia vale a pena..

jensen
03/01/2010, 19:02
Pessoal, ontem fui verificar o nível do meu óleo da TA com o carro desligado e totalmente frio e aparecia apenas uma pequena marca de óleo na vareta (aprox. 5mm), bem abaixo no nível inferior da marca "cold" da vareta.

Então olhei no manual as instruções de como fazer a verificação do nível do óleo e o manual diz que deveria esquentar o carro/TA e depois ciclar todas as posições do cambio antes de medir. Fiz conforme o descrito e medi com o cambio na posição "N" e o carro ligado e desligado. Em ambas, não apareceu sinal algum de óleo na vareta.

Após deixar o carro esfriar por várias horas voltam os 5mm de óleo na vareta.

Será que estou medindo corretamente ? Tem algum macete que não captei ou será que realmente o nível está muito abaixo do normal ?

O engraçado é que o cambio aparenta estar funcionando perfeitamente e não há nenhum aviso no painel sobre a temperatura do óleo da T/A.

Abs e Obrigado,

jensen
03/01/2010, 19:23
Interessante é a pergunta que fica.. Que raios de oleo os caras usam la na Pajero entao ?

No post anterior relatei que (ao que tudo indica) meu óleo da TA está abaixo do nível.

Por isso comecei a pesquisar a respeito e notei que há um grande discussão a respeito dos óleos compatíveis com as TAs da MMC.

Nesta pesquisa acho que consigo responder à pergunta do djalmab, pelo menos no que se refere à TA que equipa minha Pajerinho 3500 2000 (TA código V4AW3).

Vejam o que diz o Mitchel1 OnDemand5 (http://www.m1products.net/), um dos mais respeitados softwares de reparação automotiva dos EUA

"Manufacturer specifies DEXRON II ATF"

Segue também em anexo uma parte do manual de serviço da Montero (Pajero vendida nos EUA), onde também é recomendado o Dexron II ATF.

Mas que dá medo de usar dá ;)

Abs,

Gugu7
14/02/2010, 22:45
Pessoal, ontem fui verificar o nível do meu óleo da TA com o carro desligado e totalmente frio e aparecia apenas uma pequena marca de óleo na vareta (aprox. 5mm), bem abaixo no nível inferior da marca "cold" da vareta.

Então olhei no manual as instruções de como fazer a verificação do nível do óleo e o manual diz que deveria esquentar o carro/TA e depois ciclar todas as posições do cambio antes de medir. Fiz conforme o descrito e medi com o cambio na posição "N" e o carro ligado e desligado. Em ambas, não apareceu sinal algum de óleo na vareta.

Após deixar o carro esfriar por várias horas voltam os 5mm de óleo na vareta.

Será que estou medindo corretamente ? Tem algum macete que não captei ou será que realmente o nível está muito abaixo do normal ?

O engraçado é que o cambio aparenta estar funcionando perfeitamente e não há nenhum aviso no painel sobre a temperatura do óleo da T/A.

Abs e Obrigado,

E então, conseguiu descobrir se estava baixo ou vc estava sem o tal macete para medir o nível da transmissão?

jensen
17/02/2010, 17:39
E então, conseguiu descobrir se estava baixo ou vc estava sem o tal macete para medir o nível da transmissão?

Levei em meu mecanico e descobri que eu estava fazendo o procedimento correto. O oleo estava baixo mesmo. Foram necessários dois litros para completar.

Como não sei como o antigo dono tratava da manutenção do carro, em breve vou fazer troca total de oleo e filtro da transmissão, ai fico mais tranquilo :)

Abs,

Gugu7
18/02/2010, 20:52
Vou aproveitar esse tópico para perguntar aos amigos.

Comprei uma Pajero GLS 2.8 AT 2004 que está com 87k rodados e como o ex dono disse que não havia trocado o óleo do câmbio com os 80k, e nem sabia se foi trocado com os 40km rodados, resolvi procurar dois locais para orçamento:

1- Numa renomada Oficina ( não autorizada mit) o dono pediu 7 litros de óleo original castrol, 1 filtro e cobrou 120 reais de mao de obra;
2- O mecanico da autorizada MIT calculou 10 litros e mais 120,00 de mao de obra só que disse que não se trocava o filtro, a não ser quando o cambio é aberto para conserto.

PORÉM, o que mais me impressionou é que ambos disseram que depois de trocar o óleo existe a possibilidade do câmbio vir a apresentar defeitos, mesmo que agora ele esteja normal, visto ao cambio receber o óleo novo, porque com o óleo velho está tudo encaixado etc etc etc.

Puts! se não troco e quebra , vai ser por falta de seguir o previsto no manual do carro.
Se troco o óleo, o carro que está normal pode via a dar defeito ??? :putz:
:parede::parede::parede:

Alguém pode opinar, e me ajudar sobre esse dilema???

Levei em meu mecanico e descobri que eu estava fazendo o procedimento correto. O oleo estava baixo mesmo. Foram necessários dois litros para completar.

Como não sei como o antigo dono tratava da manutenção do carro, em breve vou fazer troca total de oleo e filtro da transmissão, ai fico mais tranquilo :)

Abs,

Pequeno jr
19/02/2010, 11:25
Gugu, eu correria o risco fazendo o que manda o manual. Ou seja, trocando o óleo.

outra coisa, veja as dicas do Pescador sobre qual o óleo deve ser comprado. Isso pode baratear o custo.

No manual dessa viatura tem manual? Esta carimbada a revisão de 40.000? Se sim, deveria ter sido trocado o óleo na concessionária.

Gugu7
20/02/2010, 09:09
Pequeno.
O carro tá perfeito, andando bem, mas também penso em fazer logo o certo.
Quanto as revisões só tem carimbo até 20k, por isso a dúvida.

Gugu, eu correria o risco fazendo o que manda o manual. Ou seja, trocando o óleo.

outra coisa, veja as dicas do Pescador sobre qual o óleo deve ser comprado. Isso pode baratear o custo.

No manual dessa viatura tem manual? Esta carimbada a revisão de 40.000? Se sim, deveria ter sido trocado o óleo na concessionária.

Gugu7
21/02/2010, 08:18
Graças aos amigos do fórum conheço agora alguns bons locais que trabalham com câmbios AT em Fortaleza.
Ontem fui em uma das Oficinas, essa a que o amigo forista sinerentacar me sugeriu, para um outro orçamento para trocar o óleo AT.
O Dono da oficina, Júnior, foi super atencioso mas me deixou mais na dúvida ainda.
:putz:

Assim que cheguei tive que esperá-lo e o mecanico dele ( que conserta as caixas AT) foi logo perguntando qual defeito do câmbio e eu disse que estava perfeito só queria trocar o óleo pq o carro já estava com 87 mil k rodados, o óleo não estava bem vermelho, e não sabia quando tinha sido trocado, blá, blá, blá.

Aí o mecânico disse: mas esse óleo não se troca, a não ser em caso de contaminação ou quando se repara o câmbio. Pensei:ele tá enganado!!! Todos dizem pra trocar com 40k rodados.
Só que quando o Júnior chegou disse exatamente a mesma coisa. :sad:
Tirou a vareta, olhou, passou nos dedos, cheirou o óleo, e disse: esse seu óleo está velho pelo desgaste do câmbio, se vc trocar agora vai é ter problemas na caixa. Ele ainda disse que no manual não manda trocar o óleo com km nenhum, que as autorizadas trocam pelo lucro, mas não que o fabricante mande trocar. Repetiu a mesma conversa do mecânico.
:stop:Pergunto: tem no manual a troca com 40K????
Aí eu falei, se eu não trocar?: ele disse que vai haver o desgaste natural do câmbio, só que bem mais lento do que se eu colocar um óleo novo(mesmo o original castrol) mas que ele brincou dizendo que no mínimo mais uns outros 87K usava sem abrir o câmbio.
E AGORA? :pensativo::pensativo::pensativo:
Pra que o cara diria isto, se ele poderia ter trocado e ganho 120 reais de mão de obra fácil, já que ele trabalha com caixa automáticas??? Ele me afirmou que até tinha uma máquina de diálise mais não queria fazer um serviço no meu carro que ele tava vendo que não precisava, que se fizesse aí sim eu ia ter problemas, ... eu ia voltar, ele ia ter era que abrir o câmbio...
Vou procurar outras opiniões lógico, mas como 3 mecânicos disseram o risco de trocar e a caixa começar a dar defeitos... acho que vou acabar sendo uma cobaia aqui pro fórum, de andar sem nunca trocar o óleo.
O Walter transformou a Ranger dele, ouviu, aprendeu muito sobre câmbios AT, o que será que ele pensa dessa história?
E os amigos, o que dizem :pensativo::pensativo::pensativo:

Pequeno.
O carro tá perfeito, andando bem, mas também penso em fazer logo o certo.
Quanto as revisões só tem carimbo até 20k, por isso a dúvida.

leocarioca
21/02/2010, 15:07
Amigo GUGU, não tenho Pajero, tenho uma Cherokee, mas como estou prestes a trocar o óleo do câmbio resolvi pesquisar em outras áreas que não a de cherokees e estou muito impressionado com o seu relato, tendo em vista que para um mecânico que ganha dinheiro com isso recomendar não fazer é realmente de alarmar, acho que aqui no Rio isso nunca aconteceria, ele só pode estar falando a verdade, não vejo outro motivo, mas que é estranho isso é. Um abraço.

Gugu7
23/02/2010, 08:01
Alguém sabe informar se posso usar os pneus 255/75R15 na Pajero sport, é que consigo esses pneus (novos) intermediado por uma renovadora por apenas 350,00 cada, dando minhas carcaças de retorno. :stop: Ele infelizmente não consegue os 265/70R15 que são os originais.
:pensativo:
Foi um amigo do trabalho que me intermediou o dono da renovadora, porque comprou assim direto os 255 e está usando na sua Pajero sport HPE já a uns 3 meses e disse que não sentiu nada diferente,...
...mas o que os amigos sabem a respeito.
Pelo que sei os 255 são para as L200 que é bem mais leve. Por outro lado as picapes podem levar (teoricamente) 1T de carga. E aí???

Poderiam me colocar um link para um tópico com essa dúvida, porque nunca consigo pesquisar no fórum.
Valeu.

Pequeno jr
23/02/2010, 09:52
Gugu, sobre a questão do pneus duas idéias:

Ou se cria um tópico para falarmos de Pajero Sport, independente do ano e modelo igual ao que foi feito no topico "amantes de L-200 (savana, gl, gls e bla, bla, bla) e lá poderemos fazer tudo referente a Pajero;

ou

Utilizar o tópico da Pajero HPE para falarmos de todo e qualquer tipo de assunto. Acho que pode-se até solicitar aos moderadores a mudança do nome do tópico para deixar algo mais voltado ao assunto Pajero Sport, pois neste tópico tem muita informação boa. (Eu prefiro essa idéia)

Como você foi quem levantou a bola, ficam as dicas e veja o que fica melhor.

Neste aqui, vamos focar no assunto óleo do câmbio AT, independente da viatura.

Gugu7
23/02/2010, 11:33
Concordo plenamente amigo.
1º- nem notei não estar no tópico da Pajero sport HPE, porque lá é onde mais posto atualmente;
2º- apesar de fazer parte do fórum já algum tempo, nunca consegui aprender a pesquisar ( acredito que tenha algo sobre pneus) e nem ao menos criar um tópico eu consegui, por isso vez por outra tento aproveitar tópicos similares, mas sei que não deve ser assim e vou me policiar.
Se alguém souber um tópico sobre pneus de picapes ou SUV favor postar o link.
OBG

QUOTE=Pequeno jr;1100419]Gugu, sobre a questão do pneus duas idéias:

Ou se cria um tópico para falarmos de Pajero Sport, independente do ano e modelo igual ao que foi feito no topico "amantes de L-200 (savana, gl, gls e bla, bla, bla) e lá poderemos fazer tudo referente a Pajero;

ou

Utilizar o tópico da Pajero HPE para falarmos de todo e qualquer tipo de assunto. Acho que pode-se até solicitar aos moderadores a mudança do nome do tópico para deixar algo mais voltado ao assunto Pajero Sport, pois neste tópico tem muita informação boa. (Eu prefiro essa idéia)

Como você foi quem levantou a bola, ficam as dicas e veja o que fica melhor.

Neste aqui, vamos focar no assunto óleo do câmbio AT, independente da viatura.[/QUOTE]

Pequeno jr
23/02/2010, 12:32
Gugu, para pesquisar eu faço assim:

1- vou ao google
2- digito no início 4x4brasil + [assunto] + (se for algo específico[nome da viatura])
3- Clicar no pesquisar
4 - pronto.

Já pesquisei e não há tópico algum falando de pneus para pajero sport, apenas pajero full. Poste nele mesmo e veja o que o pessoal pode te ajudar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57538

freitasjr
25/02/2010, 11:57
Assim que cheguei tive que esperá-lo e o mecanico dele ( que conserta as caixas AT) foi logo perguntando qual defeito do câmbio e eu disse que estava perfeito só queria trocar o óleo pq o carro já estava com 87 mil k rodados, o óleo não estava bem vermelho, e não sabia quando tinha sido trocado, blá, blá, blá.

Aí o mecânico disse: mas esse óleo não se troca, a não ser em caso de contaminação ou quando se repara o câmbio. Pensei:ele tá enganado!!! Todos dizem pra trocar com 40k rodados.

Tem no manual p/ ser trocado a cada 40 mil km rodados. A princípio, acho até um exagero(na minha opinião, acho que até pode ser trocado aos 80 mil), mas dizer que pode passar a vida toda sem trocar, é outro exagero e irresponsabilidade quem diz isso.

Tirou a vareta, olhou, passou nos dedos, cheirou o óleo, e disse: esse seu óleo está velho pelo desgaste do câmbio, se vc trocar agora vai é ter problemas na caixa.

Gurgel, fuja desses 2 idiotas. Como é que pode, substituir o óleo por um novo, original, todo limpinho e danificar a caixa de câmbio..??!!!!!! :putz::parede:

Ele ainda disse que no manual não manda trocar o óleo com km nenhum, que as autorizadas trocam pelo lucro, mas não que o fabricante mande trocar. Repetiu a mesma conversa do mecânico.

Se vc quizer, vou atrás do proprietário ao qual vendi o meu carro, scaneio a folha do manual que diz isso, e envio pelos correios p/ vc esfregar na cara desse mecânico mentiroso.

Sim tem.

Aí eu falei, se eu não trocar?: ele disse que vai haver o desgaste natural do câmbio, só que bem mais lento do que se eu colocar um óleo novo(mesmo o original castrol) mas que ele brincou dizendo que no mínimo mais uns outros 87K usava sem abrir o câmbio.

PQP, que dizer que o seu câmbio só vai aguentar 174 mil Km(87 atuais + os outros 97 que ele disse) ? :mrgreen: Heehehehe manda esses mecânicos p/ :odedo:

O que ele quer é que vc foda a sua caixa de marcha pois vai ficar rodando por aí com óleo velho, p/ depois voltar lá nele p/ ele abrir o seu câmbio e te cobrar uma fortuna. :shock:

Pra que o cara diria isto, se ele poderia ter trocado e ganho 120 reais de mão de obra fácil, já que ele trabalha com caixa automáticas??? Ele me afirmou que até tinha uma máquina de diálise mais não queria fazer um serviço no meu carro que ele tava vendo que não precisava, que se fizesse aí sim eu ia ter problemas, ... eu ia voltar, ele ia ter era que abrir o câmbio...

Bem, a resposta está acima.

Vou procurar outras opiniões lógico, mas como 3 mecânicos disseram o risco de trocar e a caixa começar a dar defeitos... acho que vou acabar sendo uma cobaia aqui pro fórum, de andar sem nunca trocar o óleo.
O Walter transformou a Ranger dele, ouviu, aprendeu muito sobre câmbios AT, o que será que ele pensa dessa história?

Todos os mecânicos que conheço dizem exatamente o contrário, a montadora diz o contrário, mas a cabeça de cada um é seu guia.

Na minha antiga Pajero, o óleo foi trocado com 40 mil Km, 80 mil Km pelo antigo proprietário, depois foi trocada aos 120 mil Km por mim, e aos 122 mil Km (por conta da contaminação do óleo por água e lama) e nesta ocasião aproveitei e troquei o filtro dele(filtro do câmbio).

Sabia que existe filtro do câmbio AT ? Pois é, é uma peça de plástico e descartável, exatamente p/ ser trocada quando necessário - e vem um cara e diz que nem o óleo se troca.
O meu foi(antes de ser vendido) trocado 4 vezes, e nem por isso quebrou a caixa de marcha... porque será ? Será porque quem fez a troca soube faze-la corretamente :pensativo:
Um câmbio automático, quando bem usado, é p/ durar tanto ou até mais que o motor do carro, e a única manutenção preventiva que se pode fazer nele é exatamente trocar-se o óleo por um limpo e de mesma marca e o filtro em casos mais graves.

Agora o cara vem dizer que se trocar quebra o câmbio :putz:, só quebra se ele Não souber fazer o serviço direito ou botar outro óleo com especificações, viscosidade e/ou API diferentes do recomendado p/ ser usado no câmbio do seu carro.

PS: O que é fazer mal uso do câmbio como relatei acima: é usar o câmbio p/ segurar o carro em ladeiras(em vez do freio), pisar forte no acelerador com o câmbio em neutro e depois engatar D ou em R, pisar no freio e acelerar ao mesmo tempo com frequência, freiar o carro colocando o câmbio em P, etc...
Ao contrário do que se pensa, fazer trilhas e usa-lo em dunas NÃO é mal uso. Fiz isso com o meu durante 3 anos, e ainda continua a funcionar perfeitamente com o novo proprietário, um carro com 8 anos de uso.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

mgalvao
25/02/2010, 12:45
Olá para todos,
Quando estava para trocar o óleo do meu, procurei saber as especificações do Castrol recomendado pela MIT. Após muito procurars na Internet, descobri que o óleo foi desenvolvido especialmente para a MIT e para a KIA. Como não há nenhuma concessionária MIT próxima à minha casa, fui a uma concessionbária KIA onde me confirmaram a informação. Pedi para comprar o óleo e me trouxeram um TEXACO (não me recordo o tipo) ! Foi o que coloquei no carro que está lá, sem problemas, até hoje.
Abç,
mg

djalmab
25/02/2010, 12:59
Isso tb é historia de mecanico. Nas BMW's tb. tem essa historia de nao trocar pois o oleo é "lifetime". Quando voce ve o oleo está preto.. O correto é trocar e inclusive isso faz parte das manutencoes do livreto..

mgalvao
25/02/2010, 13:15
Não sou engenheiro, mas vamos lá ..... Para que servem os óleos ? Para lubrificar, certamente, evitando desgastes excessivos devido ao atrito, ao calor, etc. Para cada caso existe um óleo específico .... Os engenheiros então estabelecem as necessidades das máquinas e outros engenheiros, dos fabricantes, desenvolvem e produzem os óleos adequados, cada um com uma série muito grande de especificações para cada óleo, como viscosidade, por exemplo. O que sabemos a respeito dos óleos que vão envelhecendo pelo uso contínuo (ou até por não serem usados por muito tempo) ? Sabemos que aquelas especificações vão se degradando e, portanto, o óleo vai perdendo sua capacidade de proteger a máquina. É somente por isto que a cada 5 ou 10k km devemos trocar o óleo motor. Cada aplicação (caixa AT inclusive) tem a sua frequencia de troca, seja, repetindo, pelo tempo de uso ou pelo tempo de não uso. Ora, por este be-a-bá tão elementar que conhecemos, como pode um mecânico afirmar que o óleo é eterno, que não se deve trocá-lo, etc ? Só imagino uma razão, mas aí, deve ser pressuposto que a máquina ao qual o oleo irá lubrificar já está danificada. Seria o mesmo que ocorre com os motores automotivos muito antigos. Pelo desgaste natural da idade, aquele oleo que seria um 20w/50, por exemplo, adequado a um certo motor, já não apresenta as especificações adequadas para o motor já com folgas, fugas, etc, caso em que se deveria usar um óleo mais viscoso. Se isto ocorre para os motores, o mecanico poderá estar dizendo que, se usar o óleo original, este não lubrificará adequadamente a caixa e poderá ocorrer problemas com a mesma. Mas, isto, repito, pressupõe uma caixa já "sambada". Mas, de qualquer forma, entre manter um oleo mais viscoso, só por ser já muito usado, ou um novo, sem dúvidas, eu ficaria com o novo.
Abraços,
mg

vetelston
14/03/2010, 18:05
Vejam o que encontrei em um dos manuais de manutenção da mit:216269

rlauferbr
05/04/2010, 16:52
Olá, estou na mesma situação que muitos aqui. Após enviar diversos emails a Shell, Texaco, Petrobras, etc. Todas me retornaram a mesma informação, que não existe similar no mercado nacional ao TQ-MSP 3 da Castrol, produto desenvolvido exclusivamente para linha Mitsubishi e Kia. Porém, procurando na internet, encontrei o seguinte produto: NOS Mopar Diamond AFT SP III (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/NOS-Mopar-Diamond-AFT-SP-III-Mitsubishi-Auto-Trans-fld_W0QQitemZ200420663202QQcmdZViewItemQQptZMotors _Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item2eaa009fa2)
No ebay custa U$ 15.00 porém não entregam no Brasil, resta saber se este produto é de qualidade ou não... E se encontramos esse produto aqui por um preço razoável.

Aqui em Foz do Iguaçu-PR, comercializam o TQ-MSP 3 em torno de R$ 100,00.

Abs!

wdoc
05/04/2010, 17:17
Infelizmente a verdade é tem que pagar o oleo da Mit.... Muitos relatos de problemas (a longo prazo) quando utilizado outro oleo.

freitasjr
05/04/2010, 18:25
Olá, estou na mesma situação que muitos aqui. Após enviar diversos emails a Shell, Texaco, Petrobras, etc. Todas me retornaram a mesma informação, que não existe similar no mercado nacional ao TQ-MSP 3 da Castrol, produto desenvolvido exclusivamente para linha Mitsubishi e Kia. Porém, procurando na internet, encontrei o seguinte produto: NOS Mopar Diamond AFT SP III (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/NOS-Mopar-Diamond-AFT-SP-III-Mitsubishi-Auto-Trans-fld_W0QQitemZ200420663202QQcmdZViewItemQQptZMotors _Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item2eaa009fa2)
No ebay custa U$ 15.00 porém não entregam no Brasil, resta saber se este produto é de qualidade ou não... E se encontramos esse produto aqui por um preço razoável.

Aqui em Foz do Iguaçu-PR, comercializam o TQ-MSP 3 em torno de R$ 100,00. Abs!

100 reais o litro :?: :putz: Tá muito caro aí. Manda esses ladrões abaixarem o preço desse óleo. Se não me engano, "parece" que ele(o óleo) passou a estar com o preço tabelado pela MIT, assim como alguns outros serviços e peças das revisões.
Portanto, se realmente estiver, é p/ as autorizadas respeitarem isso.

Aqui em Natal/RN na autorizada MIT o TQM SP-III, os 9 litros da caixa de câmbio de uma Pajero Sport saem por 621 reais, com a mão de obra inclusa, ou seja, 69 reais o litro.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

mgalvao
05/04/2010, 20:23
Olá para vocês,
Conforme já postei aqui, quando passei por este problema, depois de muito pesquisar na Internet fui a uma concessionária KIA à procura do óleo. Lá descobri que estão usando um TEXACO (ver minha postagem anterior para a especificação) que, segundo o chefe da oficina possui a mesma especificação. Conferí e ele esava certo. Estou utilizando este óleo na mina Sport há cerca de 15.000km e não tive problemas até agora. Se o oleo foi desenvolvido para a Mit e para a Kia e a Kia está usando o TEXACO em seus carros, porque não usar ?
Abç,
mg

rlauferbr
07/04/2010, 11:51
Olá mgalvao, entrei em contato com uma revenda Mit no Paraguai, eles utilizam o Petrobras Lubrax OH-49-TDX, porém a troca é realizada a cada 15000km. Disseram que é um óleo similar, mas deve-se trocar uma uma maior periodicidade. Seu custo chega a ser 25% do castrol. Estou decidiamente em busca de alternativas para desmitificar esse mito. Hoje, encontrei mais uma solução, enviei emails e estou a procura de respostas, trata-se de um Multi-ATF (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/4/multi_atf_) da marca Motul. Espero que em alguns dias consiga uma posição sólida. Este segue as recomendações da Mitsubishi, padrão Diamond SP-III.

Abs

jensen
07/04/2010, 15:00
rlauferbr,

O Motul Multi ATF não só atende as especificações Diamond SP3 como também as especificações SP4 e Mercon V, que são superiores.

Estou usando ele no meu cambio AT, mas rodei menos de 1000km ainda.

No BR custa aprox. R$ 70 a R$ 75, mas nos Estados Unidos, comprei por U$ 13,00 quando fui para lá.

Dá uma procurada no eBay ou mesmo no Google que você acha alguma loja que despacha para o Brasil. Eu mesmo já comprei muito óleo assim. Mesmo pagando o frete - que não é barato - vale a pena.

PS: Quanto à qualidade do oleo Motul, acho que não preciso nem comentar, né ?

Abs,

jaws
08/04/2010, 18:46
Notei um ruido como se estivesse alguma coisa raspando ao colocar o cambio automatico no Drive, o raspando so dura enquanto o cambio esta frio depois de esquentar some o ruido, esta na hora de trocar o oleo mas sera que o cambio ja era? Pode ser algum rolamento do eixo cardã? O carro (pajero gls-b 3000 ano 1999/2000) esta com 110000km. Não é cedo para ter que fazer o cambio? :putz:
Um abraço companheiros

jensen
08/04/2010, 19:45
jaws,

Ao contrário de algumas caixas AT de outros carros, que tem fama de serem problemáticos, nunca ouvi falar que as caixas AT das Pajero são frágeis, bem pelo contrário, sempre li que são dimensionados para durarem mais do que o próprio motor da viatura. Claro que isso considerando a troca de óleo no tempo recomendado.

Recomendo que leve em uma oficina especializada em caixas AT e veja o que eles tem a dizer. Neste caso não acho prudente levar em mecânico "generalista".

PS: 110.000 km em uma Full bem tratada não é nada ...

Abs,

wdoc
09/04/2010, 01:06
apesar do custo alto continuo acreditando que o melhor mesmo é oleo MIT, usar os outros compativeis so causara dores no bolso no futuro...ja dizia um amigo melhor 1000 na oficina que 5000 na estrada......

Schuinka
26/02/2011, 00:39
apesar do custo alto continuo acreditando que o melhor mesmo é oleo MIT, usar os outros compativeis so causara dores no bolso no futuro...ja dizia um amigo melhor 1000 na oficina que 5000 na estrada......
... e ai galera, sobre o mito, alguma conclusao? vamos mandar para os mythbusters - caçadores de mitos da discovery, hehehe

beetle
26/02/2011, 09:53
Essa discussão não tem fim, mas a imensa maioria usa e não tem problemas com outros óleos, tanto q se siga as especificações do original. Todos q conheço usam óleo da Lubrax, Motul, etc sem problemas. Na minha Paj 97 uso o semi 75/90 no motor ê câmbio.

Óleo de motor e câmbio MT vai a vontade em outros óleos e diga-se q aqui na concessionária da city eles não usam o Castrol, e sim o Lubrax a granel quando troquei da minha Paj. 05

Tbm nunca escutei fatos reais de problemas de câmbio AT nas Mits por causa de uso de outros óleos.... alias, nunca escutei ninguem com problemas de câmbio em Pajero.

CesarMit
26/02/2011, 10:07
Estou usando ELF a muito tempo.

moskamoc
28/08/2011, 18:54
Tem no manual p/ ser trocado a cada 40 mil km rodados. A princípio, acho até um exagero(na minha opinião, acho que até pode ser trocado aos 80 mil), mas dizer que pode passar a vida toda sem trocar, é outro exagero e irresponsabilidade quem diz isso...

Seguinte, brother, tenho uma pajero que o antigo dono fez a troca de oleo da caixa automatica assim que me vendeu, com 80 e poucos mil km. depois que comprei, descobrimos que a caixa está com vazamento, ocorrido exatamente por causa desta troca de oleo e agora notei que o nivel está baixissimo e vou ter que completar, não com o tal TQM-SP mas sim com um equivalente mais barato, Trocar nunca mais. A troca do oleo faz com que as vedações da caixa fiquem temporariamente secas quando se esgota o oleo e este tempo é o suficiente para ressecá-las e provocar deterioração destas. Aconteceu comigo. Estas vedações sofrem com o tempo, o aquecimento e o acumulo de resíduos, mas enquanto estão submersas no oleo, não apresentam problemas, mas qd entram em contato com o ar, já era.

Leo Maluf
17/10/2011, 10:44
rlauferbr,

O Motul Multi ATF não só atende as especificações Diamond SP3 como também as especificações SP4 e Mercon V, que são superiores.

Estou usando ele no meu cambio AT, mas rodei menos de 1000km ainda.

No BR custa aprox. R$ 70 a R$ 75, mas nos Estados Unidos, comprei por U$ 13,00 quando fui para lá.

Dá uma procurada no eBay ou mesmo no Google que você acha alguma loja que despacha para o Brasil. Eu mesmo já comprei muito óleo assim. Mesmo pagando o frete - que não é barato - vale a pena.

PS: Quanto à qualidade do oleo Motul, acho que não preciso nem comentar, né ?

Abs,

Comprei uma Pajero Sport 06 2.8 diesel HPE AT com 78 mil e chegou a hora da troca do fluido da transmissão AT , o dono da oficina onde estou fazendo manutenção aqui no RJ/capital ( Barra Sul Autocenter ) que já foi da MIT , um tecnico criterioso e muito bem informado ,me recomendou o Motul - Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Multi ATF (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/4/multi_atf_) como produto compatível e em substituição ao Castrol TQM SPIII ; lendo os posts deste topico, me senti mais seguro com relação à troca de marca.
Incrivel como os preços no Brasil são inflados devido a absurda carga tributaria que incide sobre os preços!

jensen
17/10/2011, 11:56
Comprei uma Pajero Sport 06 2.8 diesel HPE AT com 78 mil e chegou a hora da troca do fluido da transmissão AT , o dono da oficina onde estou fazendo manutenção aqui no RJ/capital ( Barra Sul Autocenter ) que já foi da MIT , um tecnico criterioso e muito bem informado ,me recomendou o Motul - Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Multi ATF (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/4/multi_atf_) como produto compatível e em substituição ao Castrol TQM SPIII ; lendo os posts deste topico, me senti mais seguro com relação à troca de marca.
Incrivel como os preços no Brasil são inflados devido a absurda carga tributaria que incide sobre os preços!

Leo,

Já estou com uns 20.000 km no Motul e até agora perfeito :)

Pode ir sem medo.

Abs,

Leo Maluf
17/10/2011, 18:23
Valeu, Jensen !

Motul Multi ATF... Ships Priority... | eBay (http://www.ebay.com/itm/Motul-Multi-ATF-Ships-Priority-/260724838855?pt=Race_Car_Parts&vxp=mtr&hash=item3cb46951c7#ht_2821wt_702)

US$ 12.90 nos EUA , quase R$ 100,00 em Terra Brasilis ! :freaking::!::x

José Bonifácio Reutemann
18/10/2011, 16:01
No caso de diferencial e câmbio, o custo do óleo dividido pela quilometragem (50.000km) é tão baixo que não vale a pena, em minha opinião, usar um óleo que não seja o recomendado, mesmo que custe 5 vezes mais.

Até porque, se der problema depois, fica mais fácil cobrar. Câmbio automático tem esse quê de caixa preta, que se acontecer algo simplesmente troca por outro remanufaturado.

Leo Maluf
19/10/2011, 00:00
No caso de diferencial e câmbio, o custo do óleo dividido pela quilometragem (50.000km) é tão baixo que não vale a pena, em minha opinião, usar um óleo que não seja o recomendado, mesmo que custe 5 vezes mais.

Até porque, se der problema depois, fica mais fácil cobrar. Câmbio automático tem esse quê de caixa preta, que se acontecer algo simplesmente troca por outro remanufaturado.

Tenho que concordar com vc ! Depois de muito pesquisar me decidi por fazer a troca em uma autorizada; Daí, em tese, estou duplamente coberto: Oleo "oficial" trocado pela MIT.

claudiano
04/12/2011, 08:56
Aqui no Forum é cheio de Engenheiros Mecânicos. Eu sou só um deles.

Quanto à questão de óleos, qualquer engenheiro mecânico, formado em qualquer faculdade meia-tijela que seja, aprende que o que importa é a especificação técnica do óleo. O resto é marketing e bullshitismo.

Obviamente a concessionária irá lhe jurar o contrário. Eu também juraria se tivesse o lucro ABUSIVO que elas tem na venda desses óleos Dexron III. Imagino que eles pagam à Castrol qualquer coisa na faixa de 5 a 8 reais o litro. Faça as contas.

Da minha parte vou sempre buscar (1) a spec correta, (2) fabricante descente de óleo, (3) melhor preço.
Mais importante que isso são as verificações periódicas e seguir o cronograma de manutenção.

Bom. Esses são os meus dois centavos de palpite.

Claudiano

wildner
24/12/2011, 20:16
Qual a Quantidade de litros para estar trocando o oleo da tramissao da pajero sport 1999 ?

srgrande
27/08/2012, 20:55
Ja decidi que,se for trocar o oleo da transmissao do Pajero, usarei o Castrol TQ MSP-3.
So resta umma duvida: o cambio ta perfeito, vale a pena trocar o oleo?

leobnaval
27/08/2012, 23:03
So resta umma duvida: o cambio ta perfeito, vale a pena trocar o oleo?
Se o período de troca esta no prazo para a troca, o ideal é realizar a troca sim.
Se você sabe realmente quando foi a última troca, o óleo que foi utilizado e ainda não deu o prazo recomendado pelo fabricante, pode aguardar para fazer a troca.

[]s

Bruna Ramos
25/02/2013, 10:59
Aproveito para perguntar se o oleo do cambio da Galloper é o mesmo da pajero?. Comprei uma e não sei qual o oleo usar. Também estou a procura do manual do usuario.

GodinhoRJ
08/05/2013, 23:08
Pessoal boa noite. Sou novo no forum e de Mit. Acabei de compra uma 2001 Sport V6 e estou iniciando as manutenções preventivas. A primeira coisa que notei foi a história do óleo. Após muita leitura fiquei convencido do que vale é a especificação do óleo comparado a "recomendação" do fabricante. Acabei montando a seguinte tabela abaixo, e gostaria de receber alguns comentários, visto que estou quase optando pelo uso do Lubrax. Também fiquei sabendo que a Kia e Hunday não usam mais o Castrol TQM e sim o Texaco, irei confirmar amanha este fato em uma ofician de uma das marcas.

Castrol TQM
ELFMATIC G3
RENAULTMATIC D3 SYN
LUBRAX ATF TDX
Texaco Texamatic 7045E
Shell DONAX TG

DENSIDADE
0,870
0,861
0,867
0,857
0,862
0,864

Ponto de Fulgor (VA)

190
200
180

Ponto de Fluidez
-48
-45
-55
-48
-51
-48

VISCOSIDADE A 40 C
35,9
33,3
36,0
36,4
33,8
33,8
maior melhor

VISCOSIDADE A 100 C
7,6
7,0
7,2
7,72
7,4
7,30
maior melhor

INDICE VISCOSIDADE
188
185
180
189
194
175
menor melhor

leobnaval
09/05/2013, 01:01
fiquei convencido do que vale é a especificação do óleo comparado a "recomendação" do fabricante. Acabei montando a seguinte tabela abaixo, e gostaria de receber alguns comentários, visto que estou quase optando pelo uso do Lubrax.

Amigo embora o comparativo tenha os dados de viscosidade, nele você não consegue saber as características mais técnicas dos óleos como seus aditivos que podem ser compatíveis com os materiais utilizados na fabricação das peças que entram em contato com óleo ou não.

Eu nunca pesquisei a fundo, mais só achei que o único óleo recomendado para o câmbio automático da Pajero é o que consta no manual.

[]s

djalmab
13/05/2013, 08:47
Amigo o cambio pode estar perfeito mas o oleo pode estar ja passando do ponto.. Como um conserto de cambio automatico custa uns R$ 8k, é mais seguro gastar r$1K e trocar o oleo e ter a tranquilidade por uns 4 anos pelo menos !! Se o oleo que esta no cambio tem mais de 3/4 anos, e mais de 50K KM recomendo fortemente trocar..

saulo_borges
13/05/2013, 20:09
Fiz a troca na semana passada na concessionária. Foi na revisão de 80.000 km ao custo de 1.400.
Incluído óleo caixa auto, diferenciais e motor. Filtro de óleo e de ar. Velas, substituição do flúido de freio e limpeza do sistema de arrefecimento (com troca da água + fluido)
Acho que valeu a pena pois precisava de tudo isto mesmo. Consigo mais barato fora? Sim.

leobnaval
13/05/2013, 23:33
Fiz a troca na semana passada na concessionária. Foi na revisão de 80.000 km ao custo de 1.400.
Incluído óleo caixa auto, diferenciais e motor. Filtro de óleo e de ar. Velas, substituição do flúido de freio e limpeza do sistema de arrefecimento (com troca da água + fluido)
Acho que valeu a pena pois precisava de tudo isto mesmo. Consigo mais barato fora? Sim.

Pelo valor do litro de óleo de câmbio original, do fluido do radiador que também tem que usar o original. Acho que fez um bom investimento. Com certeza vai ficar mais tranquilo e poder usar o veículo sem se preocupar.

[]s e aproveite!

saulo_borges
14/05/2013, 21:02
Pelo valor do litro de óleo de câmbio original, do fluido do radiador que também tem que usar o original. Acho que fez um bom investimento. Com certeza vai ficar mais tranquilo e poder usar o veículo sem se preocupar.

[]s e aproveite!

E no mês passado eu troquei disco + pastilhas por 580,00 também na css. Igualmente satisfeito.

Paulo Henrique de Santana
08/09/2014, 19:17
Brother, aqui em Sampa eu descobri alguns óleos ATF de uso superior ao Castrol TQM SP
. São eles: Motul Dexron lll, Motul Multi ATF, Tutela Gl/MV e Mobil Dexron Vl ATF ( esse estou usando na minha Mit há dois anos e é dez !!!!

wdoc
08/09/2014, 20:07
ainda sou partidario de time que se ganha nao se mexe, logo Oleos para carros MIT so Castrol TQM SP, outros alem dos casos de quebra, o custo nao muda tanto a assim para arriscar.

Italo Xavier Santos
22/05/2015, 11:11
Amigos apesar do tópico ser um pouco antigo... sempre busco ajuda nas histórias já passadas pelos companheiros... como não encontrei muito claro quero deixar minha contribuição quanto aos óleos usados na Mitsubishi pois efetuei a troca de todos os fluidos na minha pajero na css hoje... e os oleos usados foram todos BR na cx automatica foi o lubrax atf tdx e nos diferenciais e cx de transf foi o gl5 80w90

enasor
22/05/2015, 11:40
Caro Italo ... Obrigado pela informação ... Poderia nos dizer o ano, modelo e combustível da sua Pajero?

Abs.

enasor
22/05/2015, 13:10
Ah, sim!!! ... e a quilometragem também, que você efetuou as trocas. Abs.

Italo Xavier Santos
23/05/2015, 09:16
A minha é diesel 2005 2.8 HPE sem diferencial LSD ... efetuei a troca com 122.000 pois não tinha a confirmação dessa manutenção ter sido feita aos 80.000 ... mas acabou que pelo estado do óleo tinha sim sido feita... tanto melhor pelo menos sei que todos os fluidos dela são novos... Segundo o chefe da oficina os oleos são os mesmos até para triton porem no diferencial traseiro dela usa o lubrax syntrax pois é LSD e quando o carro é com cx mecânica usa outro que infelizmente não lembro o nome mas acho q é o mesmo GL5

mantonelli
24/09/2015, 10:15
Olá!

Liguei na concessionária da Mitsubishi em Indaiatuba, procurando pelo óleo da transmissão, e fui informado que eles não estão trabalhando mais com a Castrol. Agora estão usando a Lubrax em todos os fluídos.

Para o câmbio estão usando o Lubrax ATF TDX e cobram R$67,00/litro.

At.

diogov8
25/09/2015, 02:35
Vcs sabem como eh feita a troca do oleo do cambio automatico nas concessionarias? Pois o oleo que fica no carter do cambio eh apenas 40% do total presente no cambio. Se eles apenas drenam e completam eh uma troca porca e ineficiente. Vou ir sabado a cc aqui perguntar sobre o procedimento adotado aqui.

mtmassula
30/10/2015, 17:20
Pessoal,

Adquiri recentemente uma Pajero Full 2001 e, ao fazer a primeira revisão, o mecânico me botou bastante urgência pra fazer a troca do óleo da transmissão. Liguei para a autorizada aqui de Belo Horizonte e me disseram que, já que o óleo estava com cheiro de queimado e já um pouco turvo, se eu trocasse, teria problemas.

Também fiquei com um nó na cabeça e fui fuçar por aí pra confirmar se é verdade. Eis que encontrei essa reportagem da globo:

http://g1.globo.com/carros/oficina-do-g1/noticia/2014/03/cambio-automatico-quebra-menos-mas-reparos-pesam-mais-no-bolso.html

"Quem nunca trocou o óleo da transmissão automática e resolve fazê-lo com mais de 80 mil km poderá ter problemas. Segundo Alexandre Gomes Teixeira, especialista da oficina Clinica dos Automáticos, em 30% dos casos de troca tardia ocorrem problemas porque o óleo novo carregará todo o resíduo de anos de funcionamento para o filtro interno, levando-o ao entupimento. Em situações assim, a recomendação é fazer duas trocas de óleo seguidas. Na primeira troca, 80% do óleo antigo são substituídos, e 20% permanece dentro do conversor de torque, na sequência deve-se ligar o veículo e então fazer a segunda troca.
O técnico explica que, apesar de gastar o dobro de óleo necessário, você garantirá uma boa limpeza de todo o sistema."

Numa outra oficina especializada em MIT daqui, o mecânico me informou que usaria o Dexron III para realizar a troca.

Por fim, eu vou comprar o óleo na autorizada, o Lubrax ATF SP3, e meu mecânico vai abrir a caixa e limpar tudo lá, verificar o filtro e trocar, caso necessário.

Grande abraço.

mgalvao
25/02/2016, 21:11
Graças aos amigos do fórum conheço agora alguns bons locais que trabalham com câmbios AT em Fortaleza.
Ontem fui em uma das Oficinas, essa a que o amigo forista sinerentacar me sugeriu, para um outro orçamento para trocar o óleo AT.
O Dono da oficina, Júnior, foi super atencioso mas me deixou mais na dúvida ainda.

Tirou a vareta, olhou, passou nos dedos, cheirou o óleo, e disse: esse seu óleo está velho pelo desgaste do câmbio, se vc trocar agora vai é ter problemas na caixa. Ele ainda disse que no manual não manda trocar o óleo com km nenhum, que as autorizadas trocam pelo lucro, mas não que o fabricante mande trocar. Repetiu a mesma conversa do mecânico.

=====================

Esta semana estava com o mesmo problema e o mecânico aqui em Brasília me recomendou a mesma coisa : não trocar !

Amatinho
28/02/2016, 05:04
=====================

Esta semana estava com o mesmo problema e o mecânico aqui em Brasília me recomendou a mesma coisa : não trocar !

Eu procuraria outro mecânico

freitasjr
28/02/2016, 20:14
Eu procuraria outro mecânico

X2 troquei o óleo da minha Pajero 2 vezes, e nunca tive problemas com a caixa de câmbio.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

LucianoPajerofull2001
28/02/2016, 23:18
Boa noite. Alguém de Curitiba pode indicar uma mecanico de caixa de cambio A/T para uma manutenção preventiva.

zauneto
17/05/2018, 15:38
Olá, Tenho uma Pajero DAKAR HPE 3.2 4x4 T.I Dies Aut, ano 2014, com 65k. Pretendo trocar o óleo da transmissão. Alguém já utilizou o óleo CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE ATF? Este óleo é recomendado para este modelo de veículo? Obrigado..

enasor
18/05/2018, 09:06
Olá, Tenho uma Pajero DAKAR HPE 3.2 4x4 T.I Dies Aut, ano 2014, com 65k. Pretendo trocar o óleo da transmissão. Alguém já utilizou o óleo CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE ATF? Este óleo é recomendado para este modelo de veículo? Obrigado..

Prezado amigo zauneto
Bom dia.

Primeiramente, sejas bem vindo ao fórum ... e parábens pela decisão, em cuidar do sistema de transmissão de seu veículo em bom tempo ... vai ter quem vá lhe dizer que ainda é muito cedo, e coisa, e tal ... não ligue para isso, e faça a troca, conforme já planejastes ...

Fiz a troca do fluido de transmissão de meu Pajero Full 2013/2014 com 70.000 kms em fevereiro deste ano. Utilizei esse fluido e já rodei 1.500 kms até agora. Tudo funcionando em perfeitas condições ...

Sugestões:

1. Pegue o manual de seu veículo e verifique a especificação do fluido lá recomendada. Se essa especificação estiver dentre as especificações relacionadas no tópico “Aplicação” da Ficha Técnica do fluido, então pode utilizar sem susto ... Esse fluido é 100% sintético e de marca confiável ... Segue, anexo, a Ficha Técnica desse fluido.

2. Não tenha pressa na troca. Procure, com calma, um bom técnico em transmissão automática, e EXIJA que a troca seja feita na totalidade, e não apenas o simples esgotamento do fluido velho do cárter e reposição com fluido novo. Bem mais de 50% do fluido velho fica retido no conversor de torque, corpo de válvulas, filtro do câmbio, radiadores e tubulações de arrefecimento, e só é trocado mediante o processo de "diálise" (se não souberes o que é isso, não se preocupe ... o técnico vai lhe explicar) ... consequentemente, se fizer apenas o esgotamento do fluido velho do cárter e reposição do mesmo com fluido novo, este será contaminado pelo fluido velho que ficou retido no restante do sistema, e não terá adiantado nada ter feito a troca ... Fica outra dica: Tome cuidado se for fazer esse serviço em css ... muitas delas, além de cobrarem caro, o pior, costumam fazer essa troca porca aí que lhe falei ... portanto, o ideal mesmo é você procurar um técnico experiente, onde você tem a liberdade de dizer como quer o serviço e, também, possa fazer o acompanhamento da troca ... Outra dica: Se seu veículo não foi submetido a condições severas de uso (Trilhas, etc.), então, com essa quilometragem que está seu veículo, na minha opinião, não há necessidade de abertura do cárter para troca do filtro ... no meu veículo só vou fazer essa troca aos 110.000 kms ... pesquisei muito sobre isso, e, nos vários cárter abertos que vi em veículos com baixa quilometragem pude apreciar que o filtro estava praticamente novo ainda, muito pouco saturado com sujeira, limalhas, etc. ...

Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.

zauneto
18/05/2018, 09:50
Prezado amigo zauneto
Bom dia.

Primeiramente, sejas bem vindo ao fórum ... e parábens pela decisão, em cuidar do sistema de transmissão de seu veículo em bom tempo ... vai ter quem vá lhe dizer que ainda é muito cedo, e coisa, e tal ... não ligue para isso, e faça a troca, conforme já planejastes ...

Fiz a troca do fluido de transmissão de meu Pajero Full 2013/2014 com 70.000 kms em fevereiro deste ano. Utilizei esse fluido e já rodei 1.500 kms até agora. Tudo funcionando em perfeitas condições ...

Sugestões:

1. Pegue o manual de seu veículo e verifique a especificação do fluido lá recomendada. Se essa especificação estiver dentre as especificações relacionadas no tópico “Aplicação” da Ficha Técnica do fluido, então pode utilizar sem susto ... Esse fluido é 100% sintético e de marca confiável ... Segue, anexo, a Ficha Técnica desse fluido.

2. Não tenha pressa na troca. Procure, com calma, um bom técnico em transmissão automática, e EXIJA que a troca seja feita na totalidade, e não apenas o simples esgotamento do fluido velho do cárter e reposição com fluido novo. Bem mais de 50% do fluido velho fica retido no conversor de torque, corpo de válvulas, filtro do câmbio, radiadores e tubulações de arrefecimento, e só é trocado mediante o processo de "diálise" (se não souberes o que é isso, não se preocupe ... o técnico vai lhe explicar) ... consequentemente, se fizer apenas o esgotamento do fluido velho do cárter e reposição do mesmo com fluido novo, este será contaminado pelo fluido velho que ficou retido no restante do sistema, e não terá adiantado nada ter feito a troca ... Fica outra dica: Tome cuidado se for fazer esse serviço em css ... muitas delas, além de cobrarem caro, o pior, costumam fazer essa troca porca aí que lhe falei ... portanto, o ideal mesmo é você procurar um técnico experiente, onde você tem a liberdade de dizer como quer o serviço e, também, possa fazer o acompanhamento da troca ... Outra dica: Se seu veículo não foi submetido a condições severas de uso (Trilhas, etc.), então, com essa quilometragem que está seu veículo, na minha opinião, não há necessidade de abertura do cárter para troca do filtro ... no meu veículo só vou fazer essa troca aos 110.000 kms ... pesquisei muito sobre isso, e, nos vários cárter abertos que vi em veículos com baixa quilometragem pude apreciar que o filtro estava praticamente novo ainda, muito pouco saturado com sujeira, limalhas, etc. ...

Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.

===============

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

ricardopaulob
18/11/2019, 09:18
Pessoal,

Alguém pode indicar uma loja on-line de confiança que consigo comprar o óleo de transmissão da Pajero Sport Diesel 2003?

Aqui em Vitória só achei em 2 lugares, um lugar vendendo o Castrol TQ MSP3 por R$79,00 o litro e na concessionaria vendendo o Lubrax ATX SP3 por R$79,90 o litro.

Agradeço quem puder indicar um lugar de confiança que entregue em Vitória-ES, de preferência com preço melhor :pular:

Afinal, são 9 litros que preciso comprar.

klaus motta
14/04/2021, 18:36
Amigos meu mecânico na troca periódica do fluido do cambio sugeriu usar o dexron 6 que é sintético no lugar do dexron iii que é mineral .fiquei com medo de causar algum dano.ele afirma que este óleo mais moderno só traz benefício. Alguem pode me dar uma luz.
Desde já obrigado a todos os amigos
klaus motta

Joao Evilasio Branco
14/06/2021, 12:35
Olá.
Tenho um Pajero sport 3.0 v6 4x2 automático 1999 e gostaria de saber qual o óleo que eu devo usar no diferencial traseiro.
Não uso para trilhas, somente uso normal.
Alguém oode me ajudar com a informação?

agulhas_negras
20/06/2021, 10:00
usei esse óleo nos diferenciais e câmbio da minha TR4 manual (uso leve). Troquei tudo de uma vez, recomendo o mesmo

petronas tutela ZC 75W 80 synth

Gustavo.Pinheiro
22/02/2024, 21:38
Fim de semana passado fui trocar o óleo do motor e me distrai. O rapaz do posto drenou meu óleo de câmbio. Quando vi já era tarde.

Na ausência de ATF 4 SP 3 tive de completar com Dextron III. O mecânico da concessionária que consegui falar disse que não tem problema mas que é um óleo inferior, logo dura menos.

Amanhã vou trocar todo óleo com diálise para tentar evitar algum problema em função do óleo inferior.

Glaicon
23/02/2024, 06:41
Fim de semana passado fui trocar o óleo do motor e me distrai. O rapaz do posto drenou meu óleo de câmbio. Quando vi já era tarde.

Na ausência de ATF 4 SP 3 tive de completar com Dextron III. O mecânico da concessionária que consegui falar disse que não tem problema mas que é um óleo inferior, logo dura menos.

Amanhã vou trocar todo óleo com diálise para tentar evitar algum problema em função do óleo inferior.
Meeeeeee!!!!
Que capacidade desta oficina.
Era de exigir o pagamento pela troca de óleo do câmbio.
Lamentável este erro deles.:freaking: