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Ver Versão Completa : Preciso aprender sobre relação e diferencial... help!



rubensx
05/09/2007, 15:32
Pessoal

há uma nuvem nebulosa pra mim sobre esse assunto, solicio ajuda dos grandes mestres aqui para entender

Dana 9/44 e Dana 8/43 oque seriam??


o dana 44 é menos reduzido que o 43?? porque? meu jeep é 73 e usa dana 44 isso significa que ele tem mais "deslanche" na estrada que o 8/43??

adianto um obrigadaço pelas explanações ;-)

Beto Lacerda
05/09/2007, 15:44
dana 44 é o modelo do diferencial do jeep

existem inumeras relações de Coroa e pião p/ ele

9/44 ou 4,88 é mais longa que a 8/43 ou 5,37


os com 9/44 tem mais deslanche na estrada pois o cardã tem que girar 4,88 vezes para o semi eixo girar uma .
mas a 5,37 ou 8/43 "tem mais força" ,
tire como base o jeep com a tcase em high é mais longo
em low ou reduzido é mais curto

pneus maiores alongam a relação final

[]'s

rubensx
05/09/2007, 15:59
Valeu pela ajuda Beto

quer dizer que meu jeep é mais "solto" na estrada que um 1963 por exemplo que usa 8/43 ??


agora essa relação Dana 44 é meio famosa porque?? carros novos usam ela tb?

Sergio Rocha
05/09/2007, 20:06
Valeu pela ajuda Beto

quer dizer que meu jeep é mais "solto" na estrada que um 1963 por exemplo que usa 8/43 ??


agora essa relação Dana 44 é meio famosa porque?? carros novos usam ela tb?

Não é a relação.Dana 44 é o nome do fabricante ( DANA ) e 44 é o modelo do EIXO.

Para esse EIXO DANA 44 existem diversas relações. 8x43 e 9x44 são duas dessas relações de diferencial.Existem muitas outras.
Pra vc entender melhor: 8x43 quer dizer 8 dentes no pinhão e 43 dentes na coroa.

[]'

AKPG
05/09/2007, 20:12
Complementando:
Existem eixos Dana 30, Dana 35, Dana 44, Dana 60 e etc.
Em cada um deles, vc pode ter diversas relações de pinhão e coroa, tais como 9x44, 8x43, 11x50, 11x47, 11x45 e por ai vai.

Lucas Nassif
05/09/2007, 20:16
quer dizer que meu jeep é mais "solto" na estrada que um 1963 por exemplo que usa 8/43 ??


Sim, ele consegue uma velocidade cerca de 10% maior do que a 8/43, mas em compensação, na trilha, o 8/43 tem cerca de 10% de força a mais que o seu!

Bom por um lado e ruim para o outro.

Abras..

rubensx
05/09/2007, 20:36
entendi... é por isso que eu sentia uma diferença enorme do jeep de um amigo que é 1962 do 1975 que tinhamos...

notava-se que er amuito forte e na estrada o 75 deslanchava muito mais...

os dois BF-161 e cambio 3 marchas 1ª seca

que coisa


pessoALL valeu pelas dicas!

Lucas Nassif
05/09/2007, 20:45
notava-se que er amuito forte e na estrada o 75 deslanchava muito mais...



O Magnum tem a 8/43...lembro que na última trilha, estava vindo na BR TENTANDO acompanhar meu amigo, que tava no Cj OHC 9/44.....não deu!!
Ele sumiu... :mrgreen:

mas em compensação, na trilha eu fui só na manha... :dance:

folgado
05/09/2007, 22:03
O Magnum tem a 8/43...lembro que na última trilha, estava vindo na BR TENTANDO acompanhar meu amigo, que tava no Cj OHC 9/44.....não deu!!
Ele sumiu... :mrgreen:

mas em compensação, na trilha eu fui só na manha... :dance:

Lucas, sabe uma solução legal para esse "problema": há um kit aqui no fórum da McKrawler que é composto de engrenagens mais reduzidas para a t-case. Para o Willys, cuja redução é 2,48, passa a ser 3,10, ou seja 26% mais reduzida. Com isso, dá pra colocar uma relação mais longa nos diferenciais, para usar o jipe na estrada, mantendo o torque na trilha...
É que no meu jipe eu estou colocando câmbio toy ban, se não... :concordo:

Lucas Nassif
05/09/2007, 22:10
É que no meu jipe eu estou colocando câmbio toy ban, se não... :concordo:

Sei cumé!! :D

É que no meu Jipe eu estou colocando motor Gm 4.400, se não... :mrgreen:

Abrassss..:concordo:

folgado
05/09/2007, 22:14
Sei cumé!! :D

É que no meu Jipe eu estou colocando motor Gm 4.400, se não... :mrgreen:

Abrassss..:concordo:

Cara, é muito torque... dá pra colocar uma 9/44 em vez da 8/43. A não se que você pretenda colocar uns 35"...

Lucas Nassif
05/09/2007, 22:24
Cara, é muito torque... dá pra colocar uma 9/44 em vez da 8/43. A não se que você pretenda colocar uns 35"...

Eu devo usar os 35" daki uns anos, mas mesmo assim num vou ficar com a 8/43 nao...talvez a 9/44 ou um pouco mais longa q ela!

:concordo:

Sidnei Diogo
05/09/2007, 22:33
Para poder comparar as relações (sei que é óbvio para alguns, mas...), divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. O resultante é chamado de relação de transmissão. Por ex.: 8 x 43 (43/8=5.375) 9 x 44 (44/9=4.888 )
[ ]'s

folgado
06/09/2007, 00:35
Para poder comparar as relações (sei que é óbvio para alguns, mas...), divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. O resultante é chamado de relação de transmissão. Por ex.: 8 x 43 (43/8=5.375) 9 x 44 (44/9=4.888 )
[ ]'s

Diz-se que a relação é curta, ou caixa baixa, quando for superior a 3,92, inclusive:
8x43 = 5,375
9x44 = 4,89
11x47 = 4,27
11x45 = 4,09
12x47 = 3,92

Por sua vez, a relação é longa, ou caixa alta, quando for inferior a 3,73, inclusive:
11x41 = 3,73
13x46 = 3,54
13x43 = 3,31
14x43 = 3,07
15x45 = 3,00


[]s. Antonio.

Alexandre Souto
06/09/2007, 03:35
Mto bom esse topico....

to de olho aprendendo!!!

[]'s ao criador da discurcao...

AKPG
06/09/2007, 08:27
Desculpem o OFF e o desabafo, mas eu estava com saudades de um tópico como este, onde falamos sobre parte técnica e não onde as pessoas tentam convencer os outros que o seu jipe é melhor que o do outro, ou que sua pkp é a melhor e etc.

Bom, vamos voltar a falar de diferenciais, senão vai virar bagunça.

AKPG
06/09/2007, 08:32
Eu estou com uma dúvida cruel sobre qual relação de diferencial usar no meu Troller.
Troquei os pneus originais (que medem 30 polegadas) para os BF MUD 33. A relação que está no meu carro é a 4,09 (11x45).

Eu estou com quatro jogos de coroa e pinhão em casa: dois são 4,56 (11x50) e dois 4,88 (9x44). O ideal seria eu instalar a 4,56 com os 33 e a 4,88 se fosse usar 35. Porém eu pretendo continuar com os 33 para usar o carro no dia a dia e em viagens e pretendo manter um jogo de 35 só para trilha. Então qual relação vocês acham que devo usar?

Um abraço,

folgado
06/09/2007, 08:47
AKPG, como você já sabe,
33" / 30" = 1,1 ou seja, você teve um aumento de 10% no diâmetro. Para compensar, precisaria reduzir 10% a relação: 4,09 x 1,1 = 4,50. Portanto a relação 11x50 encaixa como uma luva com os pneus 33".
[]s

AKPG
06/09/2007, 08:56
Pois é,
É isto que pretendo fazer. Já estou 90% decidido a colocar a 4,56 Mas quando penso que vou usar 35 para a trilha, não sei se valeria a pena eu andar com ele um pouco mais reduzido no dia a dia (ou seja, com a 4,88) pra ter vantagens quando usar o 35. E sabe como nós somos, né? Ainda não descartei a hipótese de usar 35 no dia a dia também. Vamos ver o que vai dar. Por isso é que estou na dúvida.

Um abraço,

folgado
06/09/2007, 10:16
Alexandre, se você ainda não vai colocar os 35", coloca a relação 11x50, e fica com a relação 9x44 guardada em casa. Quando resolver mudar, troca a relação, não tem problema nenhum. Na minha opinião, já que você tem as duas, é a melhor solução. Aliás, a relação 11x50 é difícil de encontrar, e você não vai ter problemas para vendê-la por um preço bom...

edwint
06/09/2007, 10:32
vamos ver se entendi:

dana 9 x 44 menos força, mais velocidade

dana 8 x 43 mais força, menos velocidade


isso mesmo? todos dão na carcaça de diferencial dana 44.

folgado
06/09/2007, 10:40
vamos ver se entendi:

dana 9 x 44 menos força, mais velocidade

dana 8 x 43 mais força, menos velocidade


isso mesmo? todos dão na carcaça de diferencial dana 44.

É isso.
Mas se aumentar o tamanho dos pneus, deve reduzir a relação para "empatar o jogo"...

Varela
06/09/2007, 11:02
entendi... é por isso que eu sentia uma diferença enorme do jeep de um amigo que é 1962 do 1975 que tinhamos...

notava-se que er amuito forte e na estrada o 75 deslanchava muito mais...

os dois BF-161 e cambio 3 marchas 1ª seca

que coisa


pessoALL valeu pelas dicas!

Só não esquecendo que o tamanho dos pneus também fazem diferença...

Varela
06/09/2007, 11:18
Esse negócio de relação é uma coisa engraçada...

No meu Jeep-VB, motor GM 6 MPFI, cambio clarck 4 marchas - F1000, pneus BF Mud 33, usava a relação 8 x 43 (5,37) nos diferenciais, o jeep era muito amarrado em primeira marcha, principalmente na saída (mesmo sem redução), usavamos só a 2ª marcha no asfalto e dependendo da trilha, nada de usar reduzida...

Pra corrigir isso alonguei a relação dos diferenciais para 11 x 45 (4,09), passamos a usar a 1ª marcha normalmente. O curioso é que só percebi diferença aí, pois o jeep continua o mesmo, tanto na força, quanto na velocidade, evidentemente neste quesito ele faz isso com muito mais tranquilidade...

rubensx
06/09/2007, 16:09
Pessoal obrigado pelas aulas...

oque acontece se vc quer trocar coroa e pinhão? Não precisa trocar a "bola" do diferencial, cabe normalmente?

interessante a idéia da reduzida mais "reduzida" como ficaria essa configuração??

Cambio 3 marchas 1ª seca + BF-161 com relação para mais velocidade (maior que 9/44) e com a reduzida mexida? isso significa que eu teria a mesma ou praticamente a mesma força em reduzida de quando estava no 9/44??

e em relação aquele aviso original do jeep de "nunca ultrapassar 40km/h com o 4x4 acionado"? com essa relação mais livre nào forçaria tanto os diferenciais sem a reduzida acionada só o 4x4?


abraços

Kim
07/09/2007, 00:35
Caro amigo!

Vamos separar algumas coisas...

Diferencial:
Carcaça = peça feita em fero fundido e aço, onde é presa ao feixe de mola, também prendem o sistema de freio, é vista quando se olha em baixo de veículo. Ex.: F1000, D20, Maverick, Opala, Chevette, dentre outros.

Caixa satélite = Fica dentro da bola do eixo, é presa por dois mancais laterais que são rolamentados, nesta, em sua parte externa fica fixa a coroa e, na sua parte interna, fica o conjunto planetário.

Planetária = Conjunto de engrenagens que faze com que as rodas girem em velocidades diferentes quando se faz curvas, elas que transmitem a força para aos semi-eixos de forma eqüalizada.

Semi-eixo = Transmitem o torque para as rodas e pneus. (tô simplificando)

Pinhão/coroa = Sistema de engrenagem que transmitem a força vinda do cardâm para os semi-eixos, conforme a relação usada.

Então vamos lá!!

Se for trocar a relação, que é um modelo D44, sendo até pinhão com 11 dentes, poderá usar a mesma caixa satélite.

De 12 dentes acima, tem que trocar a caixa satélite, pois como a "cabeça" do pinhão é maior, tem que haver um deslocamento no apoio da coroa para o lado.

Então se for retirar uma 8x53 para colocar uma 9x44 ou 11x45 como tambem 11x41, é só retirar uma e colocar a outra; porém se for uma 13x43 ou 13x46 ou ainda 12x47, tem que trocar a caixa satélite, compreendeu?

Bem, se acha que sua máquina está amarrada, coloque uma 9x44, com pneu 7.50x16", se for aro 15", coloque um 33".

No meu engesa, retirei as 9x44 e estou usando 11x45, ficou um pouco mais econômico, sem perder a força de seu motor 6cc.

Acho que é isso.

Abraços.

Kim.

Nilton Luiz da Silva
07/09/2007, 17:10
Não sei se posso utilizar o mesmo tópico, mas tenho uma dúvida. Meu jeep possui relação de diferencial de 11X47, o eixo trazeiro tem a inscrição Dana 44 o diâmetro do eixo é de 63.5mm e o dianteiro Dana 27A com diâmetro de 57.5mm. Dana 27A, seria este o considerado como "canela fina"?

dujipe
07/09/2007, 18:08
Pessoal, boa tarde.

Tenho algumas dúvidas para resolver e peço um auxilio, aprendi tudo o que podia sobre diferencial, coroa, pinhão e etc. e tal com vocês aqui, (tem um forum destes ai que o cara explica o cálculo para diferentes configurações e tudo...)

Bom agora eu queria uma opinião, baseado na experiência de vocês.

Tenho um carinho especial por esta máquina, e eu preciso de um carro para trabalhar (Sofri um divórcio, pois eh....).

Agora eu vou tranformar o Jeep em um carro de passeio (sobrou só ele lá na garagem) sem ,contudo, me afastar muito da proposta original do carro, OFF ROAD.

Bom alguém pode me dizer se este carro com câmbio de 4 marchas original, motor BF161 , pneus argentinos vai ficar melhor com um diferencial 11X47 ou um 11X45, se for o 11x45 de que carro é esta coroa e pinhão, pois não encontrei o safado na linha Willys.

Quando eu digo melhor, eu quero saber de econômia de gasolina, A primeira realmente fica muito fraca, cada um fala uma coisa. Preciso realmente de um carro econômico pois sou Professor de inglês e me desloco muito dentro de Belo Horizonte.

Se tiverem outras idéias podem me passar, já instalei ignição eletrônica e ficou bom pra caramba! uns 7 km por litro na cidade não excedendo 60km/h.

Muito obrigado, desde já!


P.S.Tenho os manuais de Manutenção de todos os modelos Willys/Ford (Todos os modelos Willys fabricados pela Ford). Se alguém interessar estão a disposição...

Kim
07/09/2007, 21:15
Não sei se posso utilizar o mesmo tópico, mas tenho uma dúvida. Meu jeep possui relação de diferencial de 11X47, o eixo trazeiro tem a inscrição Dana 44 o diâmetro do eixo é de 63.5mm e o dianteiro Dana 27A com diâmetro de 57.5mm. Dana 27A, seria este o considerado como "canela fina"?


Caro Nilton!

O eixo diânteiro não é bem um canela fina, é um D27 mesmo, com suas configurações.

Como você sabe que tem uma 11x47?

Pelo pouco que sei, não há uma relação para D27 que case com a que está usando no diferencial trazeiro, pois para colocar uma 11x45 no engesa, estou partindo para colocar um D44 na diânteira (vem com D30).

Gostaria de saber se já fez um teste simples, de ligar o 4x4 de sua máquina?

A relação entre canela fina e canela grossa, é realmente isso que apontou, entre D's, existem uns com o tubo de maior diâmetro e menor diâmetro, diferença esta, visivel a olho nú.



Pessoal, boa tarde.

Tenho algumas dúvidas para resolver e peço um auxilio, aprendi tudo o que podia sobre diferencial, coroa, pinhão e etc. e tal com vocês aqui, (tem um forum destes ai que o cara explica o cálculo para diferentes configurações e tudo...)

Bom agora eu queria uma opinião, baseado na experiência de vocês.

Tenho um carinho especial por esta máquina, e eu preciso de um carro para trabalhar (Sofri um divórcio, pois eh....).

Agora eu vou tranformar o Jeep em um carro de passeio (sobrou só ele lá na garagem) sem ,contudo, me afastar muito da proposta original do carro, OFF ROAD.

Bom alguém pode me dizer se este carro com câmbio de 4 marchas original, motor BF161 , pneus argentinos vai ficar melhor com um diferencial 11X47 ou um 11X45, se for o 11x45 de que carro é esta coroa e pinhão, pois não encontrei o safado na linha Willys.

Quando eu digo melhor, eu quero saber de econômia de gasolina, A primeira realmente fica muito fraca, cada um fala uma coisa. Preciso realmente de um carro econômico pois sou Professor de inglês e me desloco muito dentro de Belo Horizonte.

Se tiverem outras idéias podem me passar, já instalei ignição eletrônica e ficou bom pra caramba! uns 7 km por litro na cidade não excedendo 60km/h.

Muito obrigado, desde já!


P.S.Tenho os manuais de Manutenção de todos os modelos Willys/Ford (Todos os modelos Willys fabricados pela Ford). Se alguém interessar estão a disposição...



Caro dujipe!

Se for utilizar sua máquina somente na cidade, poderá ficar com a 11x47, que saiu na linha automotiva da Willys.
a 11x45 é basicamente do Troller, como também de algumas F1000s.

Essa relação, deixará seu veiculo com as marchas "longas" e, com pouca força para transpor obstáculos, porém na cidade terá algo como os veículos normais...

Se partir para a troca, lembre-se que deve ser comcomitante os dois diferênciais para não ter problema no dia em quew vier precisar, pois se não o fizer, o dia em que engatar o 4x4, poderá moer tudo lá em baixo!!!:shock:

Bem, lembro, que será algo para a cidade e, talvez trilhas leves.
Entre a 11x47 e a 11x45, tanto faz, pois a difeença é pequena entre ambas, só não parta para a 11x41, pois assim somente sairá m primeira se for ladeira a baixo, ou quaimando muita embreagem.:rolleyes:

Antes da troca, analise bem o uso que terá.

Abraços.

Kim.

Nilton Luiz da Silva
07/09/2007, 23:45
Kim. A relação 11x47 é o que está na plaqueta indicativa do diferencial, além disso eu mesmo abri e conferi esta relação. Quanto a ligar o 4x4, faço seu uso quase que diariamente.

Sidnei Diogo
08/09/2007, 09:24
Kim. A relação 11x47 é o que está na plaqueta indicativa do diferencial, além disso eu mesmo abri e conferi esta relação. Quanto a ligar o 4x4, faço seu uso quase que diariamente.

Faltou citar que Jeep é o seu, colega.
[ ]'s

Kim
08/09/2007, 11:07
Kim. A relação 11x47 é o que está na plaqueta indicativa do diferencial, além disso eu mesmo abri e conferi esta relação. Quanto a ligar o 4x4, faço seu uso quase que diariamente.

Caro Nilton!

Bem, então tem os pares iguais nma diânteira e trazeira, pois se fosse diferente, haveria problemas no desengate do 4x4, haveria a necessidade de ficar indo para frente e para traz até desacoplar a t-case, dentre outros problemas.

Sobre o tamanho da relação, procedeu correto, sem mais comentários.:concordo:

Voltando ao tipo de eixo, sobre canela fina ou grossa, é o diâmetro do tubo que define, se for um diâmetro menor, canela fina, diâmetro maior, canela grossa. Estou somente reafirmando o que já escrevi, faça uma inspeção visual em outro jeep para notar as diferenças, saberá dinstingüir ao olhar sem problemas.

Abraços.

Kim.

Caiogaucho
08/09/2007, 12:12
Diz-se que a relação é curta, ou caixa baixa, quando for superior a 3,92, inclusive:
8x43 = 5,375
9x44 = 4,89
11x47 = 4,27
11x45 = 4,09
12x47 = 3,92

Por sua vez, a relação é longa, ou caixa alta, quando for inferior a 3,73, inclusive:
11x41 = 3,73
13x46 = 3,54
13x43 = 3,31
14x43 = 3,07
15x45 = 3,00


[]s. Antonio.


Folgado,

No caso de estar com relação 13x46 e com caixa e sobrecaixa do bandeirantes 92 (4 marchas) equivaleria a que tipo de relação se fosse cx original??:?::?:

dujipe
08/09/2007, 15:21
Grande Kim,

Muito obrigado pela sua ajuda, agora só falta comprar e instalar, sabe me dizer se é muito difícil a troca ou se requere algum outro seviço, pelos manuais da Willys/Ford a relação citada 11X47 é mesma da rural mocha, F-75 e Aero-Willys então imagino que seja PLUG ´n PLAY... Alguma outra sujestão para ecônomia...

Outra curiosidade, será que o motor vai esquentar mais, troquei a hélice do ventilador por uma de 8 pás que vende aqui, ficou muito bom...

Não pretendo por agora meter ele na trilha com vontade, só uma poeirinha aqui... uma laminha lá, coisa pra criança...

Ganho algo desligando o cardã dianteiro, meu engate é o original do 81 (centrifugo), eu imagino que não mas, é sempre bom perguntar...

Um abraço,

Nilton Luiz da Silva
08/09/2007, 18:13
Sidnei, desculpe a falta de informações, não estou habituado ao forum. Mas é um jeep Kaiser 1966, creio que um CJ5, tem algumas caracteristicas que lembram um M38A1. A origem é militar, quando comprei ainda estava com documentação militar.

Kim
08/09/2007, 19:04
Grande Kim,

Muito obrigado pela sua ajuda, agora só falta comprar e instalar, sabe me dizer se é muito difícil a troca ou se requere algum outro seviço, pelos manuais da Willys/Ford a relação citada 11X47 é mesma da rural mocha, F-75 e Aero-Willys então imagino que seja PLUG ´n PLAY... Alguma outra sujestão para ecônomia...

Outra curiosidade, será que o motor vai esquentar mais, troquei a hélice do ventilador por uma de 8 pás que vende aqui, ficou muito bom...

Não pretendo por agora meter ele na trilha com vontade, só uma poeirinha aqui... uma laminha lá, coisa pra criança...

Ganho algo desligando o cardã dianteiro, meu engate é o original do 81 (centrifugo), eu imagino que não mas, é sempre bom perguntar...

Um abraço,


Caro dujipe!

É só trocar, haveria problema somente se forsse pinhão maior que 12 dentes (já dito), agora quanto a colocar a 11x... pode ir tranqüilo, mais vá a uma pessoa que saiba o que está sendo feito, pos uma montagem de baixa qualidade pode colocar tudo a perder.

USE óleo 90 GL-5, que é anti-espumante e, o que gostei de fazer foi colocar graxa de homocinética no diferencial antes do óleo, fica muito bam, tanto que estou usando na t-case e câmbio também. Não esqueça 90 GL-5.

sobre esquentar o motor, não será algo para tanto, mantenha a correia tensionada dentro do limite tolerado (coloque uma régua entre as polias do virabrequim e bomba d'água, a correia tem que ceder cerca de 1cm), radiador com a colméia limpa (é por fora mesmo, olhando de frente, tem que ver a hélice) e um bom aditivo no radiador (depois de efetuar uma limpeza interna, use bardhal rad clean e depois o rad cool)

Mantenha o motor no ponto, com a carburação bem regulada.

Coloquei uma hélice de 6 pás no engesa por causa do ar-condicionado, não vejo motivo para uma de oito, mais "jaque..." então coloca!:mrgreen:

Abraços.

Kim.

Danniel Pizatto
08/09/2007, 19:15
Fala Rubens, largou os macs e veio pros Jipes?

Estou reformando um 66, depois aparece pra gente bater um papo!

dujipe
08/09/2007, 20:47
Mais uma vez agradeço, mas como uma coisa puxa a outra..

Sempre coloquei molikote no diferencial, e caixas. Você me deu a sujestão da graxa, não sei onde aprendeu isso, mas tem um Senhor de 93 anos que foi mecanico da Willys aqui e disse que isso era muito usado, e o pior, quando ele me disse fiquei em dúvida e não fiz... Ponto pro Sr. Luiz, e Deus queira que ele não esteja mais consertando JEEP e derivados lá em cima onde ele está agora.

Mas voltando ao assunto, qual a opinão de VOCÊS que estão usando o MILITEC, vale quanto custa para usar na transmissão toda???.

Um abraço para todos...

rubensx
09/09/2007, 23:39
Putz Daniel vc me achou?? ahuahuuahuha ah cara mac virou trampo e jeep é hobby ehehehehe lembra que te disse que ainda montava um willys ??? tow com um 73 auqi adicion no msn rubensx@hotmail.com

folgado
10/09/2007, 08:30
Folgado,

No caso de estar com relação 13x46 e com caixa e sobrecaixa do bandeirantes 92 (4 marchas) equivaleria a que tipo de relação se fosse cx original??:?::?:

Caio, a relação de marchas do Toyota Bandeirante é a seguinte:
1ª: 4,925; 2ª: 2,643; 3ª: 1,519 e 4ª: 1,000. É bem mais reduzida que a do CJ. Precisaria saber qual a relação de marchas da caixa do CJ, para fazer uma comparação, você sabe?

Sidnei Diogo
10/09/2007, 22:16
FICHA TÉCNICA DO BICHO (ORIGINAL)

Ford / Willys CJ-5

Motor Dimensões e Capacidades
BF-161 6 cilindros em F/ Ford OHC 4 cilindros em linha.
Alimentação: carburado
Cilindradas (cm3): 2.638 / 2.300
Potência máxima: 90 cv a 4.000 rpm / 91 cv a 5.000 rpm
Torque máximo: 18 kgfm a 2.000 rpm / 17 kgfm a 3.000 rpm
Combustível: gasolina
Diâmetro e curso (mm): 79,37 x 88,9 / 79,4 x 96,4
Taxa de compressão:7,6:1 / 7,8 :1 Entre-eixos (mm): 2.060
Comprimento (mm):3.440
Largura (mm): 1.710
Altura (mm): 1.740
Bitola traseira (mm): 1230
Bitola dianteira (mm): 1230
Peso: 1.205 kg
Carga útil: 250 kg
Tanque: 39 litros
Direção Carroceria
Tipo:setor com rosca sem fim

Aço estampado sobre chassi de duas longarinas com 6 travessas.
Freios Desempenho
a tambor Ângulo de entrada: 53º
Ângulo de saída: 38º
Vão livre: 200 mm
Travessia de água: 500 mm
Rampa máxima: 45º
Inclinação lateral máxima: n.d.
Diâmetro de giro: 11,7 m
Consumo:
cidade: 5 km/l / 7 km/l
estrada: 7 km/l / 8,5 km/l
Velocidade máxima: 118 km/h
0 a 100 km/h: 23,3 s

Transmissão
3 marchas com primeira seca mais ré / 4 marchas mais ré.
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, engatável através de alavancas no assoalho.
Relações de marcha
Modelo 6 cilindros
1°- 2,798
2°- 1,551
3°- 1,000
Ré - 3,798

Modelo 4 cilindros
1°- 3,569
2°- 2,378
3°- 1,531
4°- 1,000
Ré - 4, 229
Caixa de transferência:
normal - 1,000
reduzida - 2,460
Diferencial : 4,890 Suspensão Rodas e Pneus
Dianteira e Traseira: eixos rígidos com feixes de molas e amortecedores hidráulicos. Rodas: aro 16
Pneus: 215/70 R16
Garantia País de origem
n.d n.d

:concordo:

folgado
10/09/2007, 23:25
Caio, vamos lá:

levando-se em conta as informações prestadas pelo Sidnei, temos que um jipe original 4 cilindros tem as seguintes relações: diferencial: 9x44 (4,89 ), marchas: 1°- 3,569, 2°- 2,378, 3°- 1,531, e 4°- 1,000.

O seu jipe tem o diferencial 13x46 (3,53), e câmbio Toy Band, com as seguintes relações: 1ª: 4,925; 2ª: 2,643; 3ª: 1,519 e 4ª: 1,000.

fazendo-se as contas, vemos que seu jipe tem a 1ª 0,4% mais longa que o original, a 2ª 20% mais longa que o original, as 3ª e 4ª 28% mais longa que o original.

Se você trocar sua relação pela 11x47 (4,27), você vai reduzir 20% todas as relações de marcha, deixando a 2ª igual ao jipe original, as 3ª e 4ª 8% mais longas (bom para a estrada), e a primeira 20% mais reduzida (bom para a trilha).

A relação 9x44 vai reduzir demais, e a relação 11x45 vai alongar demais, com o câmbio Toyota Bandeirante (sempre comparando com o jipe original 4 cilindros).

Um abraço.
Antonio.

rubensx
11/09/2007, 10:34
pessoal seguindo as informações ali descritas deixa entender o cambio original de 3 marchas num deve nada ao 4 marchas no quesito de ter a 3ª do 3m e a 4ª do 4m serem a emsma coisa as diferenças é que o 4 marchas teria uma primeira mais curta e mais reduzida e a 1ª do 3m ser uma "meio primeira e meio segunda" em comparação ao 4m??


e eu sempre pensando que o 3 marchas era mais amarrado (ou reduzido)

folgado
11/09/2007, 11:01
pessoal seguindo as informações ali descritas deixa entender o cambio original de 3 marchas num deve nada ao 4 marchas no quesito de ter a 3ª do 3m e a 4ª do 4m serem a emsma coisa as diferenças é que o 4 marchas teria uma primeira mais curta e mais reduzida e a 1ª do 3m ser uma "meio primeira e meio segunda" em comparação ao 4m??


e eu sempre pensando que o 3 marchas era mais amarrado (ou reduzido)

Exatamente: a 3ª do 3 marchas é igual à 4ª do 4 marchas. O 4 marchas é melhor porque, por ter uma marcha a mais, pode ter a primeira mais reduzida...

Sidnei Diogo
11/09/2007, 12:36
E a construção das engrenagens tbm são diferentes. A do 3 marchas é um pouco mais robusta e menos precisa, além disso, o 3 marchas não possui sincronizado na 1 e na ré.
Outra coisa: As T-Cases tbm são diferentes. Há duas versões de T-case para o 3 marchas e 1 outra para o 4m.
[ ]'s

rubensx
11/09/2007, 18:44
há como sincronizar a 1ª marcha para tornar o uso do 3marchas mais confortável?

vai ficar mais frágil?

Sidnei Diogo
11/09/2007, 21:49
Para aqueles que, como eu, utilizam o câmbio do Chevette e quiser fazer umas contas, segue a relação dos câmbios clarck CL 2205-D e CL 2205-F (chevette 1.6 e 1.0 (Júnior), respectivamente).

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)
1ª) 3,746:1;
2ª) 2,157:1;
3ª) 1,378:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,840:1;
Ré) 3,815:1;
Diferencial) 4,110:1 para o Chevy 500 e 3,900:1 para o restante da linha.

Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0) Chevette Júnior
1ª) 4,280:1;
2ª) 2,310:1;
3ª) 1,480:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,900:1;
Ré) 3,815:1;
Diferencial) 4,880:1.

Sidnei Diogo
11/09/2007, 22:02
[QUOTE=rubensx;455910]há como sincronizar a 1ª marcha para tornar o uso do 3marchas mais confortável?QUOTE]

Tecnicamente sim mas é muito trabalhoso e não compensa, nem por custo e nem por rendimento. Os câmbios Willys são apenas mais "pesados" mas os Clarck são mais precisos, mais silenciosos, mais resistentes, não apresentam vazamentos e têm mauntenção mais barata. Com ligeiras diferenças, são os Clarck que equipam desde os Wrangler até os Chevrolet D60, passando por D-20, D-40, A-20, Ranger, Camper, Engesa, JPX, L-200R, Troller, entre outros.

[ ]'s

PauloValentim
21/09/2007, 13:21
Galera é o seguinte.... Tenho uma pajero IO Automática e o diferencial traseiro está roncando... só achei o conjunto coraxpinhão na concessionária a R$ 3.000,00.

Alguém tem alguma alternativa + barata?? grato!

abraço a todos

GBarros
21/09/2007, 17:22
Galera é o seguinte.... Tenho uma pajero IO Automática e o diferencial traseiro está roncando... só achei o conjunto coraxpinhão na concessionária a R$ 3.000,00.

Alguém tem alguma alternativa + barata?? grato!

abraço a todos

Caramba, peça de pajero são dificeis e caras, meu pai que diga. Mas também estou com um preblema aqui: tenho um diferencial dianteiro precisando das relações. É um canela fina, com o numero 25 na carcaça (acredito que seja um Dana 25, pelo tamanho em relação a um Dana 44). Alguem teria os semi-eixos e a relação deste diferencial pra vender com preço negociável?

Lucas Nassif
21/09/2007, 22:24
... além disso, o 3 marchas não possui sincronizado na 1 e na ré.
.

OPS!

existe a caixa 3 marchas originais c/ a 1ª sincronizada sim. Tanto que o meu é!

[]'s

Maurício Fernandes
24/09/2007, 23:37
tenho um CJ5 com motor de JPX e caixa original.
o turbo do motor nem chega a "ligar".
noto que a relação é descompassada, é curta demais, uma acelerada e tenho que trocar de marcha.
não sei sei é o câmbio ou o diferencial que "não aproveita" o motor.
Para saber a relação do diferencial, só desmontando ?
Obrigado por quem puder me ajudar.
abraço

folgado
24/09/2007, 23:44
Acho que só desmontando mesmo...

rubensx
25/09/2007, 00:23
mauricio tudo bem??

ai é limitação do cambio sim, nào deixa o motor desenvolver teoricament eum cambio clark resolveria o problema, mas já que colocou o motor do JPX poderia ter ccolocado o cambio tb

na relação vc tme de abrir o diferencial e dar uma olhada que coroa e pinhào e tá usando

Danniel Pizatto
25/09/2007, 00:24
Para saber a relação do diferencial, só desmontando ?


O meu tem uma chapinha parafusada junto à tampa do diferencial (43-8 / 5.37)

Claro que se trocaram a relação, não tem como ter certeza.

Maurício Fernandes
25/09/2007, 10:25
mauricio tudo bem??

ai é limitação do cambio sim, nào deixa o motor desenvolver teoricament eum cambio clark resolveria o problema, mas já que colocou o motor do JPX poderia ter ccolocado o cambio tb

na relação vc tme de abrir o diferencial e dar uma olhada que coroa e pinhào e tá usando

já comprei o jipe assim, se eu tivesse trocado, teria feito o serviço completo.
valeu !!!

Kim
25/09/2007, 11:38
Caro Maurício Fernandes!

O problema é que está com uma relação curta, provavelmente de motor a gasolina/álcool, onde o torque se alcansa em giros elevados.

A sensação que se tem é que as marchas são "curtas", trocando uma logo após a outra e não desempenhando velocidade.

Existe uma técnica nija do tigre lutando com o dragão vermelho, onde é fácil saber a relação.

Erga um pneu trazeiro;
marque com uma fita um ponto no pneu e no chão;
marque com uma fita o cardãm e o diferencial, onde possa olhar enquanto roda o pneu.

Rode uma volta o pneu (lembra da fita) e conte quantas voltas o cardãm girará.

Multiplique por dois (sistema de planetária na caixa satélite)

De posse do resultado, saberá aproximadamente a relação que tem.

4,888 = 9x44
5,5 = 8x44

Para um motor a diesel, o ideal seria uma 11x47 ou 11x41, respectivamente 4,27 voltas do cardãm ou 3,72 voltas do cardãm.

Ai teria uma relação um pouco mais longa, aproveitando melhor o motor e câmbio.

Abraços.

Kim.

Maurício Fernandes
25/09/2007, 23:31
Caro Maurício Fernandes!

O problema é que está com uma relação curta, provavelmente de motor a gasolina/álcool, onde o torque se alcansa em giros elevados.

A sensação que se tem é que as marchas são "curtas", trocando uma logo após a outra e não desempenhando velocidade.

Existe uma técnica nija do tigre lutando com o dragão vermelho, onde é fácil saber a relação.

Erga um pneu trazeiro;
marque com uma fita um ponto no pneu e no chão;
marque com uma fita o cardãm e o diferencial, onde possa olhar enquanto roda o pneu.

Rode uma volta o pneu (lembra da fita) e conte quantas voltas o cardãm girará.

Multiplique por dois (sistema de planetária na caixa satélite)

De posse do resultado, saberá aproximadamente a relação que tem.

4,888 = 9x44
5,5 = 8x44

Para um motor a diesel, o ideal seria uma 11x47 ou 11x41, respectivamente 4,27 voltas do cardãm ou 3,72 voltas do cardãm.

Ai teria uma relação um pouco mais longa, aproveitando melhor o motor e câmbio.

Abraços.

Kim.

Valeu KIM, vou fazer.
abraço

Varela
27/09/2007, 09:43
Link bacana, pra quem tem dúvida de como funciona um diferencial.

http://www.youtube.com/watch?v=9gp0H0Kf_YA

GBarros
29/09/2007, 17:13
Gente, pode até parecer burrice perguntar isso, mas a dúvida tem que ser solucionada. O que aconteceria se caso fosse colocado relações diferentes em cada eixo, por exemplo: 43/8 na frente e 44/9 atrás? Sei que alguma coisa poderia estragar, mas o que iria primeiro pro saco, por exemplo?
Obrigado!

folgado
29/09/2007, 17:24
A relação 9x44 é mais longa que a 8x43. Assim, acionando a tração 4x4, os pneus do eixo em que estiver instalada a primeira relação "vão querer" percorrer uma distância maior que os pneus do outro eixo. Ou seja, os pneus do eixo da relação mais curta vão arrastar, até uma das relações quebrar.
[]'s. Antonio.

Lucas Nassif
29/09/2007, 17:32
Gente, pode até parecer burrice perguntar isso, mas a dúvida tem que ser solucionada. O que aconteceria se caso fosse colocado relações diferentes em cada eixo, por exemplo: 43/8 na frente e 44/9 atrás? Sei que alguma coisa poderia estragar, mas o que iria primeiro pro saco, por exemplo?
Obrigado!

Descobri que o meu tava assim...tava igual o que vc falou: 43/8 na frente e 44/9 atras...

Bom, quando tem 2 relações diferentes, os 2 cardãs giram em velocidades diferentes. Porém, a engrenagem da Tcase é uma só.

Com o veiculo em 4x2, não causa nenhum estrago, mas quando liga a tração, o jeep fica quadrado. Imagina 2 engrenagens com o mesmo numero de dentes trabalhando, mas 1 engrenagem girando mais rapido. Vai pular dente e quebra.

Respondendo a sua pergunta: Não dá pra ter relações diferentes, e se tiver, a primeira coisa que vai pro saco, é a tcase.

Abrs.

folgado
29/09/2007, 20:34
Descobri que o meu tava assim...tava igual o que vc falou: 43/8 na frente e 44/9 atras...

Lucas, como o jipe andava?
Você nunca acionava o 4x4?
[]'s.
Antonio.

Lucas Nassif
29/09/2007, 21:02
Lucas, como o jipe andava?
Você nunca acionava o 4x4?
[]'s.
Antonio.

Naquela época eu não andava muito com o Jeep na rua...era mais no quintal de casa mesmo, e as vezes eu ligava o 4x4 pra num emperrar.

Nas trilhas não dava diferença nenhuma...ia normal...não parecia que tava trocado.

Mas em casa, ele dava uns tranquinhos quando virava o volante. Eu achava que era normal, pois até a S10 fazia isso.
Eu descobri depois que deitei debaixo do jeep pra olhar um vazamento lá e dei de cara com as plaquinhas do dif. Fui olhar e tava trocado.

Se nao tivesse olhado naquele dia, uma hora dessas eu já tinha explodido a tcase a tempos.

Abrs

PauloValentim
02/10/2007, 13:46
Sei que tô na merda mesmo... O pior que eu gosto do carro, mas vou ter que botar a fila pra andar... hehehe

William_NATAL
06/03/2008, 12:31
Caros amigos

Vi no Fórum , vocês explicando em detalhes as relações de um cj5, comparando com um jeep original se possível você poderia fazer o mesmo com o meu jeep , visto que estou em processo de substituição de motor e com serias duvidas sobre qual relação colocar.

Já acho o meu jeep com a configuração atual com uma relação muito curta e acredito que devido a isto vivo forçando o motor(sibindo dunas)


Cj5 64 pneu 265 75 aro 16
motor atual opala 4 cil, álcool com taxa+comando
Cambio c10
Relação atual 8:43 se substituir pela 9/44 ficaria ideal este motor opala 4 cil?

Outra opção:
Devo substituir o GM 151 por um motor 4.100 (com comando de 250s), já comprado, mantendo a caixa de marchas de c10 (que tb acho muito reduzida) qual a melhor relação? Seria uma 11x45?

Tenho como melhorar estas relações????


William Natal

william artur pussi
06/03/2008, 15:04
Gostaria de aproveitar o tópico para uma dúvida; estou querendo adaptar um v8 292 no meu cj5, sendo que ja uso a relação 11/47, será que terei um carro com boa aceleração e velocidade para uso na estrada e cidade ou seria melhor uma 11/41 ? Aliás, qual carro usava a 11/41 ?:parede:

Panazzolo_R
14/03/2008, 17:53
Pessoal... To com uma dúvida de principiante...
Como sei se o eixo da minha pickup é Dana 44 ou outro, já que não encontrei nada escrito?? A pickup é 59 porém sei que o antigo dono trocou os eixos pelo tal canela grossa.
Segue foto p/ tentar ajudar..

Sergio Rocha
14/03/2008, 18:07
Pessoal... To com uma dúvida de principiante...
Como sei se o eixo da minha pickup é Dana 44 ou outro, já que não encontrei nada escrito?? A pickup é 59 porém sei que o antigo dono trocou os eixos pelo tal canela grossa.
Segue foto p/ tentar ajudar..

Dana 44
[]':concordo:

Sergio Rocha
14/03/2008, 18:09
Caros amigos

Vi no Fórum , vocês explicando em detalhes as relações de um cj5, comparando com um jeep original se possível você poderia fazer o mesmo com o meu jeep , visto que estou em processo de substituição de motor e com serias duvidas sobre qual relação colocar.

Já acho o meu jeep com a configuração atual com uma relação muito curta e acredito que devido a isto vivo forçando o motor(sibindo dunas)


Cj5 64 pneu 265 75 aro 16
motor atual opala 4 cil, álcool com taxa+comando
Cambio c10
Relação atual 8:43 se substituir pela 9/44 ficaria ideal este motor opala 4 cil?

Outra opção:
Devo substituir o GM 151 por um motor 4.100 (com comando de 250s), já comprado, mantendo a caixa de marchas de c10 (que tb acho muito reduzida) qual a melhor relação? Seria uma 11x45?

Tenho como melhorar estas relações????


William Natal

Acredito que uma 11x47 atenda bem com motor 6cil.devew andar bem na areia.

[]'

Sergio Rocha
14/03/2008, 18:12
Gostaria de aproveitar o tópico para uma dúvida; estou querendo adaptar um v8 292 no meu cj5, sendo que ja uso a relação 11/47, será que terei um carro com boa aceleração e velocidade para uso na estrada e cidade ou seria melhor uma 11/41 ? Aliás, qual carro usava a 11/41 ?:parede:


Se o seu objetivo é ter um "carro " , coloque a relação do Landau .
Não to me lembrando qual é, mas de uma olhada no tópico do jeep do mestre leopoldo, que ele tem uma motorização parecida com a sua.

[]'

Panazzolo_R
14/03/2008, 18:27
Grande Sergio..

Obrigado

:concordo:

AndreiMDL
09/06/2008, 19:51
dei uma procurada mas não achei um topcio q tenha informações de qual diferenciais(carcaça) vem originalmente nos willys!
tenho um CJ5 1969, relação sei q eh 44x9
alguem sabe!?

[]'s

anderson_wzorek
25/04/2009, 23:24
Tirando o pó do topico hehe
E ai pessoal blz?
To com uma duvida aqui é o seguinte,to usando pneus tork 33" com relação 9X44,ja quebrei duas vezes o semi eixo dianteiro dele,ai me falaram aki pra substituir por uma 8x53 que acabaria com esse problema.Tal informação precede?
Acredito que pelo tamanho do pneu e a caixa de chevette o jeep não deva ficar amarrado com essa relação 8X53.
E ai pessoal oque acham?
abraços

rubensx
25/04/2009, 23:36
fala anderson blz?

cara se vc tá quebrando semi eixo eu tenho uam solução... CARA, mas é a solução melhor existente no mercado

Coloque semi eixos da ENSIMEC que usa ao invés de cruzetas homocinéticas

pelo que sei é a solução amis robusta, seu problema pode ser motor muito forte, mas porém tb pode reduzir mais usando a 8/53 mas creio que a quebra continua

anderson_wzorek
26/04/2009, 23:30
Fala Rubensx,
aqui ta td blz sim.
Então eu ja estou de olho nesse semi eixo da ensimec,estou juntando as latinhas pra isso,é que me falaram da relação de diferencial ai resolvi investigar por aki,mas mesmo assim acho que vou encurtar um pouco a relação dele.
assim que tiver novidades volto a postar
valeu pela dica,abraços

sdangela
11/10/2009, 23:42
Caro Nilton!

O eixo diânteiro não é bem um canela fina, é um D27 mesmo, com suas configurações.

Como você sabe que tem uma 11x47?

Pelo pouco que sei, não há uma relação para D27 que case com a que está usando no diferencial trazeiro, pois para colocar uma 11x45 no engesa, estou partindo para colocar um D44 na diânteira (vem com D30).

Gostaria de saber se já fez um teste simples, de ligar o 4x4 de sua máquina?

A relação entre canela fina e canela grossa, é realmente isso que apontou, entre D's, existem uns com o tubo de maior diâmetro e menor diâmetro, diferença esta, visivel a olho nú.





Caro dujipe!

Se for utilizar sua máquina somente na cidade, poderá ficar com a 11x47, que saiu na linha automotiva da Willys.
a 11x45 é basicamente do Troller, como também de algumas F1000s.

Essa relação, deixará seu veiculo com as marchas "longas" e, com pouca força para transpor obstáculos, porém na cidade terá algo como os veículos normais...

Se partir para a troca, lembre-se que deve ser comcomitante os dois diferênciais para não ter problema no dia em quew vier precisar, pois se não o fizer, o dia em que engatar o 4x4, poderá moer tudo lá em baixo!!!:shock:

Bem, lembro, que será algo para a cidade e, talvez trilhas leves.
Entre a 11x47 e a 11x45, tanto faz, pois a difeença é pequena entre ambas, só não parta para a 11x41, pois assim somente sairá m primeira se for ladeira a baixo, ou quaimando muita embreagem.:rolleyes:

Antes da troca, analise bem o uso que terá.

Abraços.

Kim.



bom estou terminando minha f75 coloquei toda mecanica caravan 6 cil alccol e cambio clark original caravan diração hidraulica e ventuinha a relção é 11x41 deixo essa ou coloco uma 11x47 ou uma 11x45 obrigado

fabiano carraro
12/10/2009, 23:07
Tirando o pó do topico hehe
E ai pessoal blz?
To com uma duvida aqui é o seguinte,to usando pneus tork 33" com relação 9X44,ja quebrei duas vezes o semi eixo dianteiro dele,ai me falaram aki pra substituir por uma 8x53 que acabaria com esse problema.Tal informação precede?
Acredito que pelo tamanho do pneu e a caixa de chevette o jeep não deva ficar amarrado com essa relação 8X53.
E ai pessoal oque acham?
abraços


ANDERSON só um detalhe:

nao é 8x53 e sim 9x53 (5.88)saiu nas f 75 e é a relaçao mais curta que existe pra DANA 44.

as outras opçoes sao "8x43" e "9x44".relaçoes curtas

vai de 8x43 (5,38) que provavelmente parem as quebras.:pensativo:

pois a uma disparidade muito grande entre a 1º do seu cambio e os pneus 33" sobrando pro semi eixo aguentar o buraco ai no meio, entao se reduzir um pouco a relaçao provavelmente de certo, pois o RAFAEL (filho do KAMINSKI da GOODZILA)usa no DINNO esta configuraçao a mais de 3 anos e nunca quebrou os eixos.

agora se colocar as "9x53" ai sim seu carro toca os 33" susse pois o cambio tem a 1ºcurta (trilha)e a 5º é over (deslocamento),se nao me engano seu motor ainda é o 4cc nao????

lembrando que se colocar o 6zao vç moe o cambio,MAS NAO OS EIXOS POIS O DINNO É 6CC COM C-10 3M.:concordo:

ps:lembrando que existem muitos outros motivos pra quebras de semi eixo.

On cô vô, cê num vai
11/03/2010, 15:31
Troque recentemente minha relação 43/8 para 11/47. Tenho moro 2.2 S10 com caixa de chevete e achei que ficou um pouco fraco alem de nao desenvolver muito, ou seja, nao passa dos 100 Km, sendo que o motor sobra pra andar bem mais. Porque isso, pode ser a caixa?
Tinha relacao 43/8 antes, muito curta visto que ando muito na cidade e em rodovias.

André Luiz Rossetim
11/03/2010, 19:12
Troque recentemente minha relação 43/8 para 11/47. Tenho moro 2.2 S10 com caixa de chevete e achei que ficou um pouco fraco alem de nao desenvolver muito, ou seja, nao passa dos 100 Km, sendo que o motor sobra pra andar bem mais. Porque isso, pode ser a caixa?
Tinha relacao 43/8 antes, muito curta visto que ando muito na cidade e em rodovias.


Bom..vc optou por uma relção 20% mais curta, ou seja, vc diminuiu em 20% o torque disponivel nas rodas, e provavelmente a curva de Torque x rotação do motor não seja adequada para esta relação (qual pneu vc usa??), faltando potencia para vencer o arasto gerado pelo Jeep. Não há como fazer milagre, vc imagine uma caminhonete moderna com todos os detalhes aerodinamicos modernos, e baixo peso, e compare com um Jeep a 40 cm do chão, com um para brisas perpendicular ao fluxo de ar, o dobro do peso e principalmente pneus maiores, é lógico que ele precisará de muito mais potencia do que a caminhonete antiga dona do motor.

Como assim o motor sobra?? se não passa de 100km/h, falta potencia no motor, ele esta operando a uma rotação muito baixa, na qual a potencia gerada não é suficiente para promover aceleração, ou seja, chegou num ponto de equilibrio entre a potencia que o motor gera e o que o carro consume de energia para se deslocar.

Tente diminuir os pneus (empresta de algum amigo), assim talvez vc consiga operar em rotações mais altas no motor, e tenha mais velocidade final.

MOLOKO+
11/03/2010, 20:20
segue tabela relações e breve explicação SDS A TODOS

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm

Links uteis:

http://www.spicer.com.br/files/catalogo/arquivo/3.pdf


http://www.spicer.com.br/default.asp?pt=catalogos

http://www.precisiongear.com/danaring.htm

http://www.spicer.com.br/files/catalogo/arquivo/7.pdf

Pedrão B.
12/03/2010, 00:12
Bom..vc optou por uma relção 20% mais curta, ou seja, vc diminuiu em 20% o torque disponivel nas rodas,

:discordo:
De 43/8 para 47/11 ele "alongou" a relação.
Se você manter a potência, e usar uma relação mais longa o torque na roda diminui.
[]'s

On cô vô, cê num vai
12/03/2010, 11:11
Bom..vc optou por uma relção 20% mais curta, ou seja, vc diminuiu em 20% o torque disponivel nas rodas, e provavelmente a curva de Torque x rotação do motor não seja adequada para esta relação (qual pneu vc usa??), faltando potencia para vencer o arasto gerado pelo Jeep. Não há como fazer milagre, vc imagine uma caminhonete moderna com todos os detalhes aerodinamicos modernos, e baixo peso, e compare com um Jeep a 40 cm do chão, com um para brisas perpendicular ao fluxo de ar, o dobro do peso e principalmente pneus maiores, é lógico que ele precisará de muito mais potencia do que a caminhonete antiga dona do motor.

Como assim o motor sobra?? se não passa de 100km/h, falta potencia no motor, ele esta operando a uma rotação muito baixa, na qual a potencia gerada não é suficiente para promover aceleração, ou seja, chegou num ponto de equilibrio entre a potencia que o motor gera e o que o carro consume de energia para se deslocar.

Tente diminuir os pneus (empresta de algum amigo), assim talvez vc consiga operar em rotações mais altas no motor, e tenha mais velocidade final.

Tenho pneus 265/75 aro 15 recapados. Nao sao uns monstros de pneus, mas provavelmente pra essa relação são mesmo. Pior que estavam nos meus planos uns pneus 33. Ja era entao.So trocando novamente a relação.

Rodrigo Baratti
14/03/2010, 09:09
Amigo,

Sua rotação deve estar a 2970 RPM andando a 100 km/h em 4 marcha.

A formula é: RPM=(336/pneu) x MPH x (rel. cambio x rel. reduzida x rel. diferencial) => com a medida do pneu em polegadas.

[]

On cô vô, cê num vai
15/03/2010, 11:04
Amigo,

Sua rotação deve estar a 2970 RPM andando a 100 km/h em 4 marcha.

A formula é: RPM=(336/pneu) x MPH x (rel. cambio x rel. reduzida x rel. diferencial) => com a medida do pneu em polegadas.

[]

Interessante...mas essa rotação deveria estar maior para ter um desempenho melhor?

marcelo_manaloa
19/05/2010, 09:56
Bom dia a todos.
Estava usando a mecânica da Hilux D4D 3.0 em minha Cherokee.
Agora estou com um MWM 2.8, cambio e redução da Nissan Frontier no lugar do Hilux com diferenciais do Troller com relação 4.09 – 11x45 e pneus 38.
Estou atrás de um conjunto de coroa e peão o mais reduzido possível p/ esse eixo, tipo 9x53 de preferência ou uma 8x43. se alguém tiver me avise.

Emílio Araújo
20/05/2010, 12:30
Cara, é muito torque... dá pra colocar uma 9/44 em vez da 8/43. A não se que você pretenda colocar uns 35"...
Olá Folgado. preciso saber que relação usar para (CJ5 1962 Motor BF161 Câmbio de 4marchas Pneu 33"?

scrat
05/07/2010, 13:19
Boa Tarde,

Dei uma olhada no tópico inteiro e há algum tempo atrás me sugeriram para trocar a relação do meu jeep, mas não estou certo que esta alteração vá me trazer algum beneficio.

Hoje tenho um jeep que está com uma relação 9:44 e me sugeriram colocar uma 8:43.

Meu pneus são 33'', uso cambio de chevette 5 marchas com um AP1.8.
No conjunto tem tambem uma reduzida rural acoplada com o produto da deeptec.

A única coisa que eu noto no jeep, é que mesmo tendo a 5ª marcha, ela parece ser identica a 4ª.

Qual o beneficio que esta troca poderia me trazer? Somente mais torque ?
Pelo que vi no tópico não melhoraria na estrada, que é a única coisa que até o momento notei (4ª e 5ª parecidas).

Só para complementar, os eixos são de Rural.

Grato e Abraço a todos!

marcelo_manaloa
05/07/2010, 13:35
Boa Tarde,

Dei uma olhada no tópico inteiro e há algum tempo atrás me sugeriram para trocar a relação do meu jeep, mas não estou certo que esta alteração vá me trazer algum beneficio.

Hoje tenho um jeep que está com uma relação 9:44 e me sugeriram colocar uma 8:43.

Meu pneus são 33'', uso cambio de chevette 5 marchas com um AP1.8.
No conjunto tem tambem uma reduzida rural acoplada com o produto da deeptec.

A única coisa que eu noto no jeep, é que mesmo tendo a 5ª marcha, ela parece ser identica a 4ª.

Qual o beneficio que esta troca poderia me trazer? Somente mais torque ?
Pelo que vi no tópico não melhoraria na estrada, que é a única coisa que até o momento notei (4ª e 5ª parecidas).

Só para complementar, os eixos são de Rural.

Grato e Abraço a todos!

Vc vai ter ganho de força, a 9x44, 8x43 e a mais reduzida 9x53... vc ganha muita força, porem perde em final.
Dependendo da relação, tipo a 9x53 vc sai de 2º ou ate 3º e não anda mais que 100 km/h com o RPM do motor La nas alturas.
Agora vc tem que dizer p/ que tipo de trilha quer sua viatura...

JCJ
05/07/2010, 13:56
Bom dia a todos.
Estava usando a mecânica da Hilux D4D 3.0 em minha Cherokee.
Agora estou com um MWM 2.8, cambio e redução da Nissan Frontier no lugar do Hilux com diferenciais do Troller com relação 4.09 – 11x45 e pneus 38.
Estou atrás de um conjunto de coroa e peão o mais reduzido possível p/ esse eixo, tipo 9x53 de preferência ou uma 8x43. se alguém tiver me avise.

Marcelo,

Tem um tópico aqui falando sobre a 9/53, apesar de ser a mais reduzida, não é a mais resistente.
O motivo seria justamente a grande quantidade de dentes na coroa, fazendo com que eles sejam mais finos ou estreitos que uma de 43 ou 44 dentes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53605

[]´s
JCJ

nino-ed
05/07/2010, 14:14
Vc vai ter ganho de força, a 9x44, 8x43 e a mais reduzida 9x53... vc ganha muita força, porem perde em final.
Dependendo da relação, tipo a 9x53 vc sai de 2º ou ate 3º e não anda mais que 100 km/h com o RPM do motor La nas alturas.
Agora vc tem que dizer p/ que tipo de trilha quer sua viatura...
Bom...
esse assunto me interessa e muito...caso alguem tem essa configuração Acho que o Anderson
Meu jipe esta com motor de opala 4cc + cambio de chevette + relação 9/44 + pneus 7.50X16

Pretendo colocar pneus 265/75 16...
- Vai ficar "xoxo" para as trilhas ???
- qual seria a medida de pneus apropriada sem trocar a relação do diferencial

marcelo_manaloa
06/07/2010, 08:43
Marcelo,

Tem um tópico aqui falando sobre a 9/53, apesar de ser a mais reduzida, não é a mais resistente.
O motivo seria justamente a grande quantidade de dentes na coroa, fazendo com que eles sejam mais finos ou estreitos que uma de 43 ou 44 dentes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53605

[]´s
JCJ

Valeu amigo...
vou ficar com a 8x43 mesmo.
coloquei ontem a 9x44. Melhorou muito minha 2ª ficou como se fosse a 1ª marcha antes.
não andei com ela reduzida ainda, creio que vai melhorar muito, mas ainda quero colocar algo mais reduzido... Vai ser a 8x43 mesmo.